Petróleo - Tópico Geral
Re: Petróleo...
Boas,
A zona de 50 a 55 USD terá de ser o suporte. Já chegámos aos 51 dólares / barril.
Eis uma zona importante: se não para aqui, só 48, 45 ou mesmo nos 40 USD.
Atenção ao fator técnico: começa a ficar oversold no diário, mas está realmente oversold no semanal e no mensal.
No semanal, o RSI 14 já está em... apenas 10 (!!!??????)
Abraço
dj
A zona de 50 a 55 USD terá de ser o suporte. Já chegámos aos 51 dólares / barril.
Eis uma zona importante: se não para aqui, só 48, 45 ou mesmo nos 40 USD.
Atenção ao fator técnico: começa a ficar oversold no diário, mas está realmente oversold no semanal e no mensal.
No semanal, o RSI 14 já está em... apenas 10 (!!!??????)
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
O crude está no bom caminho para colocar os países arabes em alvoroço, entre os quais Emiratos.
Além da dependência dos Emiratos ser muito menos de metade do PIB, este país tem uma divida para com o Kuwait e EUA que reporta aos tempos que se iniciou as megas construções do imobiliário no país. Que não estão pagas e foram postas em causa pela primeira vez em 2010. Nessa altura especulouse que a bolsa ia cair por causa disso, mas o preço do petróleo permitiu a sustentabilidade da dívida dos Emiratos.
Hoje esses preços do Petróleo não o permitem por muito mais tempo. Pois as receitas do turismo, do petróleo (a estes níveis), dos serviços, e das outras áreas de actividade não permitem o pagamento da dívida nos prazos a que se combinara.
A Rússia é o país mais dependente das receitas do petróleo. Mas os Emiratos não. Mesmo assim, aquela civilização e magnânimalissímo estilo tem de ser revisto.
No BES foi a própria administração que se afundou a si própria. Nos Emiratos são os países árabes produtores que se afundam a si próprios.
Bom para o ocidente?
Além da dependência dos Emiratos ser muito menos de metade do PIB, este país tem uma divida para com o Kuwait e EUA que reporta aos tempos que se iniciou as megas construções do imobiliário no país. Que não estão pagas e foram postas em causa pela primeira vez em 2010. Nessa altura especulouse que a bolsa ia cair por causa disso, mas o preço do petróleo permitiu a sustentabilidade da dívida dos Emiratos.
Hoje esses preços do Petróleo não o permitem por muito mais tempo. Pois as receitas do turismo, do petróleo (a estes níveis), dos serviços, e das outras áreas de actividade não permitem o pagamento da dívida nos prazos a que se combinara.
A Rússia é o país mais dependente das receitas do petróleo. Mas os Emiratos não. Mesmo assim, aquela civilização e magnânimalissímo estilo tem de ser revisto.
No BES foi a própria administração que se afundou a si própria. Nos Emiratos são os países árabes produtores que se afundam a si próprios.
Bom para o ocidente?
- Registado: 16/6/2014 0:01
J Alves Escreveu:ovelhaxone Escreveu:atenção a nova ida acima dos 54 no WTI para primeiro sinal que o breakout em baixa do triangulo foi uma armadilha.
O breakout parece eminente. um fecho acima dos 55 e ai vou eu maria ivone
Para já temos o WTI a cotar nos 52.54 USD.
O Petroleo tem vida propria e continua lentamente no caminho traçado.
Enquanto Arabia Saudita e os outros estiverem a bombar com toda a força e ninguem corte na produção , só o vejo a seguir o mesmo caminho.
Enquanto o USD estiver em subida para máximos tambem ajuda á queda e essa trend para já tambem parece estar para se manter. O DXY já passou os 91 .
Continuo a não ver ainda nenhum factor que inverta a tendência. Quando o vir cá estou para aproveitar a inversão que depois deve durar algum tempo.
- Registado: 29/11/2007 3:19
ovelhaxone Escreveu:atenção a nova ida acima dos 54 no WTI para primeiro sinal que o breakout em baixa do triangulo foi uma armadilha.
O breakout parece eminente. um fecho acima dos 55 e ai vou eu maria ivone
atenção a nova ida acima dos 54 no WTI para primeiro sinal que o breakout em baixa do triangulo foi uma armadilha.
- Registado: 18/7/2013 15:16
Penso que a família Saud está a agir como player e chefe de estado. Mais do que ninguém, perceberam que o petróleo tem os dias contados. Isto porque as energias alternativas se vão desenvolvendo, porque os carros serão electricos, mais década menos década, as casas terão todas painéis solares, as leis nos EUA e na Alemanha começam a quere excluir os carros a gasolina do centro das cidades, a industria automóvel está a passo acelerado de transformação independente da gasolina e gasóleo, as emissões de CO2 vão ter que diminuir etc etc etc.
Então se a Arabia Saudita tem petróleo para mais ? 70 anos? porque não vender os stocks que tem, ganhar o que podem com menos lucro mas com lucro, uma vez que a extracção de petróleo lá é barata comparada com obtenção através do xisto ou nas águas profundas da baia do Tupi? E se o petróleo estiver tão barato por mais umas décadas que as energias alternativas se tornam caríssimas?? e se o petróleo barato obrigar as energia alternativas a tornarem-se baratas também por uma questão competitiva? pagaremos menos impostos?
Qual é o empresário que ao ver o seu stock a ficar desactualizado não abre os saldos ??
É que é melhor vender tudo e mais barato do que ficar com um produto que não vai servir para nada.
E depois, como chefe de estado, junta o útil ao agradável: lixar os iranianos, seus arquiinimigos.
Eu não menosprezo a intelingencia da família Saud. Até acho que estão adiantados no tempo...
Abraços
Clinico
Então se a Arabia Saudita tem petróleo para mais ? 70 anos? porque não vender os stocks que tem, ganhar o que podem com menos lucro mas com lucro, uma vez que a extracção de petróleo lá é barata comparada com obtenção através do xisto ou nas águas profundas da baia do Tupi? E se o petróleo estiver tão barato por mais umas décadas que as energias alternativas se tornam caríssimas?? e se o petróleo barato obrigar as energia alternativas a tornarem-se baratas também por uma questão competitiva? pagaremos menos impostos?
Qual é o empresário que ao ver o seu stock a ficar desactualizado não abre os saldos ??
É que é melhor vender tudo e mais barato do que ficar com um produto que não vai servir para nada.
E depois, como chefe de estado, junta o útil ao agradável: lixar os iranianos, seus arquiinimigos.
Eu não menosprezo a intelingencia da família Saud. Até acho que estão adiantados no tempo...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Começo a achar que um espanhol que citei aí para trás tem toda a razão por pensar que isto pode ser o princípio do fim da OPEP. Com tantos países a passar dificuldades orçamentais que sentido tem estar associado a uma organização que segue os interesses de uma família em vez dos interesses dos seus associados?
Chamo a atenção para o facto de as contas externas da Arábia Saudita se poderem ressentir deste movimento de preços. A família Saud protege-se e age como um player jogaria e não como um chefe de estado faria.
Chamo a atenção para o facto de as contas externas da Arábia Saudita se poderem ressentir deste movimento de preços. A família Saud protege-se e age como um player jogaria e não como um chefe de estado faria.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
PC05 Escreveu:A estes níveis de cotação do petróleo a oferta vai ter que reduzir significativamente, tando no crude como no shale oil, o que resultará na inversão em alta das cotações no curto/médio prazo.
O primeiro a cortar na oferta oferece um bónus aos outros. Mais vale seguir o líder de mercado do que entrar em luta com ele e o mesmo se passa com quem queira entrar neste activo.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
A estes níveis de cotação do petróleo a oferta vai ter que reduzir significativamente, tando no crude como no shale oil, o que resultará na inversão em alta das cotações no curto/médio prazo.
Para o Petroleo mantenho a minha opinião expressa anteriormente. Enquanto não existir um game-changer, o Petroleo continuara a ser atraido pelo suporte anterior na casa dos 40 USD.
Os analistas internacionais afirmam que o 1º Tri é tradicionalmente um periodo fraco para o petroleo. Continuo na expectativa que chegue aos 40 USD , ou que o mercado mostre inversão sustentada , de preferencia com algo que faça mudar susbtancialmente o sentimento do mercado.
Os analistas internacionais afirmam que o 1º Tri é tradicionalmente um periodo fraco para o petroleo. Continuo na expectativa que chegue aos 40 USD , ou que o mercado mostre inversão sustentada , de preferencia com algo que faça mudar susbtancialmente o sentimento do mercado.
- Registado: 29/11/2007 3:19
tivémos teste ontem aos minimos do movimento pelos 54, antes da consolidação em triângulo, o que reforça a ideia de continuação da queda.
pelos vários motivos indicados continuo a ver com pouca margem de progressão em baixa sem um ressalto relevante, mas o facto é que até ao momento o crude ainda não mostrou capacidade de inverter a tendência.
pelos vários motivos indicados continuo a ver com pouca margem de progressão em baixa sem um ressalto relevante, mas o facto é que até ao momento o crude ainda não mostrou capacidade de inverter a tendência.
Re: Petróleo: Uma infografia excelente em 3 imagens
Assim, por alto, já 'chiam' a Venezuela, a Rússia, a Nigéria, a Angola... Tenho de voltar a ir buscar a infografia que saquei do Fígaro há uns dias atrás.
Aí está ele:

Provavelmente, já 'chiam' todos aqueles que se situam acima da Arábia no gráfico... Isto, de facto, a América dobra o mundo quando deixa de estar distraída.
O Putin nem deve ter carcanhol para os gasodutos, quanto mais para os seis couraçados que encomendou ao país governado por esse génio da política internacional que responde pelo nome de Hollande.
E a coisa continua a esmagar:
Aí está ele:

Provavelmente, já 'chiam' todos aqueles que se situam acima da Arábia no gráfico... Isto, de facto, a América dobra o mundo quando deixa de estar distraída.
O Putin nem deve ter carcanhol para os gasodutos, quanto mais para os seis couraçados que encomendou ao país governado por esse génio da política internacional que responde pelo nome de Hollande.
E a coisa continua a esmagar:
preço gas natural (EU imports) fim de dezembro de 2013: 11.55 USD/MMBTU
preço gas natural (EU imports) fim de dezembro de 2014: 8.9 USD/MMBTU
diferença: 2.65 USD/MMBTU
Net imports portugal: 163.470.000 MMBTU /ano
Net imports portugal (diferença): 433M USD/ano
preço petroleo (brent) fim de dezembro de 2013:109.95 USD/bbl
preço petroleo (brent) fim de dezembro de 2014: 56.95 USD/bbl
diferença: 53 USD/bbl
Net imports portugal: 221.620 bbl/day (este valor aparentemente já desconta os ganhos/perdas em refinaria portanto não é preciso ajustar)
Net imports portugal (diferença): 11745860 USD/DAY= 4287M USD/ano
Poupança anualizada: 4720M USD= 3900M€ (a 1,21 EUR/USD)
Talvez seja pouco provável que tenhamos a sorte de os preços em média se manterem a este nível.
A manterem-se temos:
- efeito directo de melhoria na balança comercial de 3900M€/ano (claro que a melhoria em relação a 2014 seria inferior porque já tivemos preços baixos nos últimos meses)
- efeitos positivos indirectos, como no turismo (deslocações mais baratas, maior poder de compra da maior parte dos turistas que vêm a Portugal)
- efeitos negativos indirectos (não me consigo lembrar de nenhum significativo)
preço gas natural (EU imports) fim de dezembro de 2014: 8.9 USD/MMBTU
diferença: 2.65 USD/MMBTU
Net imports portugal: 163.470.000 MMBTU /ano
Net imports portugal (diferença): 433M USD/ano
preço petroleo (brent) fim de dezembro de 2013:109.95 USD/bbl
preço petroleo (brent) fim de dezembro de 2014: 56.95 USD/bbl
diferença: 53 USD/bbl
Net imports portugal: 221.620 bbl/day (este valor aparentemente já desconta os ganhos/perdas em refinaria portanto não é preciso ajustar)
Net imports portugal (diferença): 11745860 USD/DAY= 4287M USD/ano
Poupança anualizada: 4720M USD= 3900M€ (a 1,21 EUR/USD)
Talvez seja pouco provável que tenhamos a sorte de os preços em média se manterem a este nível.
A manterem-se temos:
- efeito directo de melhoria na balança comercial de 3900M€/ano (claro que a melhoria em relação a 2014 seria inferior porque já tivemos preços baixos nos últimos meses)
- efeitos positivos indirectos, como no turismo (deslocações mais baratas, maior poder de compra da maior parte dos turistas que vêm a Portugal)
- efeitos negativos indirectos (não me consigo lembrar de nenhum significativo)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Raposo Tavares Escreveu:Bernie, respondendo ao teu repto pelo lado mais anedótico, poderei dizer-te que se diz que a queda do preço do petróil texano (WTI) vai provoca o aumento da produção de azeite amaricano com nomes manhosos. Logo aí vai haver deflação porque o pessoal do Galo e do Oliveira da serra vão ter de baixar os preços para poder competir. Parece que os amaricanos descobriram que não se pode plantar poços de petróil. (fonte:http://www.bloomberg.com/news/2014-12-29/texans-discover-oil-growing-on-olive-trees-as-crude-drop-deepens.html)
Depois ainda se dá o caso de, aqui em Portugal, andarmos a pagar extras na factura da EDP para energia hídrica, eólica e o diabo a quatro de que não precisamos estando o preço do crude assim tão por baixo. Ora isto já não causa deflação... Isto deprime-nos ainda mais. Mas muito mais... Isto causa irritação!
Fora de coisas: sempre me ensinaram que o sistema capitalista se dá muito bem com a baixa dos custos de produção. Quaisquer que estes sejam.
SE, como dizes -e eu acredito- vai haver tensões deflacionistas num primeiro momento, ou não, não sei. Imagino que sim, repito-o, num primeiro momento.
De qualquer forma, se a sequência lógica do processo for o aumento de salários, a deflação deixará de se fazer sentir. Se nos lembrarmos que estaremos daqui a algumas horas em ano eleitoral, se nos lembrarmos no atenuar dos cortes na função pública que estão previstos, isto deverá ocorrer também em Portugal

Por acaso vi essa reportagem na Bloomberg TV sobre o azeite e há duas semanas uma outra relativamente às quebras de produção no mediterrâneo que me fez pesquisar e ver que eramos o 6º produtor mundial, sendo que os maiores são também importadores de azeite a granel e revendedores Made in Italy (o ferry que ardeu tinha uns 6 camiões de azeite vindos da Grécia)
Voltando ao tópico, também concordo que o efeito deflacionário será limitado, mas falando de custos de energia, temos de ter em conta que arrasta o preço das outras commodities atrás (agricultura, minerais, etc). O impacto vai ser enorme certamente não vai parar aos salários mas aos lucros das empresas, Não esquecer que ao contrário do que é geralmente aceite, os preços não são só definidos pelos custos de produção mas pelo balanço entre oferta e procura.
Dito isto, entendo que se a queda do petróil for consistente por vários meses, a política monetária terá de continuar a ser expansionista e os QE vão persistir por mais tempo do que julgávamos há dois meses atrás. O crescimento começa nos lucros (produtores, distribuidores, etc) e só mais tarde pode vir em crescimento emprego e/ou dos salários.
O QE europeu passou de necessário para indispensável.
O Euro ter que vai desvalorizar para compensar os riscos deflacionistas vindos da decisão da OPEP.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Bernie, respondendo ao teu repto pelo lado mais anedótico, poderei dizer-te que se diz que a queda do preço do petróil texano (WTI) vai provocar o aumento da produção de azeite amaricano com nomes manhosos. Logo aí vai haver deflação porque o pessoal do Galo e do Oliveira da Serra vão ter de baixar os preços para poder competir. Parece que os amaricanos descobriram que não se pode plantar poços de petróil. (fonte:http://www.bloomberg.com/news/2014-12-29/texans-discover-oil-growing-on-olive-trees-as-crude-drop-deepens.html)
Depois ainda se dá o caso de, aqui em Portugal, andarmos a pagar extras na factura da EDP para energia hídrica, eólica e o diabo a quatro de que não precisamos estando o preço do crude assim tão por baixo. Ora isto já não causa deflação... Isto deprime-nos ainda mais. Mas muito mais... Isto causa irritação!
Fora de coisas: sempre me ensinaram que o sistema capitalista se dá muito bem com a baixa dos custos de produção. Quaisquer que estes sejam.
Se, como dizes -e eu acredito- vai haver tensões deflacionistas num primeiro momento, ou não, não sei. Imagino que sim, repito-o, num primeiro momento.
De qualquer forma, se a sequência lógica do processo for o aumento de salários, a deflação deixará de se fazer sentir. Isto deverá ocorrer também em Portugal, se nos lembrarmos que estaremos daqui a algumas horas em ano eleitoral, se nos lembrarmos no atenuar dos cortes na função pública que estão previstos...
Se, como dizes -e eu acredito- vai haver tensões deflacionistas num primeiro momento, ou não, não sei. Imagino que sim, repito-o, num primeiro momento.
De qualquer forma, se a sequência lógica do processo for o aumento de salários, a deflação deixará de se fazer sentir. Isto deverá ocorrer também em Portugal, se nos lembrarmos que estaremos daqui a algumas horas em ano eleitoral, se nos lembrarmos no atenuar dos cortes na função pública que estão previstos...
Sempre a puxar para baixo, a OPEP quer lá saber do preço.... o efeito político da medida pode durar algum tempo, fico a aguardar pelos $4x para tomar decisões.
Fica a questão para discussão:
i) A queda do petróil apresenta riscos ao nível da deflação e vai ter consequências na política monetária do FED (prolongamento do QE) e do BCE (mais que palavras);
ii) A descida vai puxar pelo crescimento da maioria das economias desenvolvidas, sendo que o efeito deflação não passa de um efeito limitado no tempo.
Fica a questão para discussão:
i) A queda do petróil apresenta riscos ao nível da deflação e vai ter consequências na política monetária do FED (prolongamento do QE) e do BCE (mais que palavras);
ii) A descida vai puxar pelo crescimento da maioria das economias desenvolvidas, sendo que o efeito deflação não passa de um efeito limitado no tempo.
- Anexos
-
- cheap oil ahead.PNG (20.65 KiB) Visualizado 6345 vezes
Donald Trump
Donald Trump
saiu da consolidação em baixa. resta ver agora se é trap
fica um gráfico de 30m do oiluscont. vamos ver até quando estas linhas aguentam ...
Não ligues muito ao que o FMI diz, katolo. É o mesmo tipo de tolice que previa que a Grécia chegasse a 2014 (ou era 2015?) e estava a crescer o dobro de Portugal.
Tenho de admitir que os bulls são mesmo muito persistentes. Valoriza tamanho tenacidade.
Mesmo a serem bombardeados com tanta notícia negativa conseguiram consolidar o preço nos $55. Acho plausível que consiga quebrar a barreira dos $60 se mantiverem a força e o mercado não for inundado de negativismo nos próximos dias.
Contudo acho que isto só vai adiar a ressaca.
E quando chegar, creio vai ser bastante violenta..
Veremos como as coisas se desenrolam. Mas o cartel não vai desistir até rebentar a competição e creio que isso tenha ficado suficientemente claro por estas declarações feitas umas atrás das outras nos últimos dias.

Tenho de admitir que os bulls são mesmo muito persistentes. Valoriza tamanho tenacidade.

Contudo acho que isto só vai adiar a ressaca.

Veremos como as coisas se desenrolam. Mas o cartel não vai desistir até rebentar a competição e creio que isso tenha ficado suficientemente claro por estas declarações feitas umas atrás das outras nos últimos dias.
- Registado: 6/11/2014 13:32
"FMI: PIB global pode crescer mais 0,7% devido à queda do preço do petróleo"
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... roleo.html
O meu pai disse-me: "Filho, não te metas na Bolsa que não passa de um casino" E eu, burro e ganancioso cá vim parar
Quando o meu filho crescer, vou-lhe dizer: "Filho, não te metas na Bolsa que não passa de um casino" Só espero que ele seja mais inteligente e humilde que o pai
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... roleo.html
O meu pai disse-me: "Filho, não te metas na Bolsa que não passa de um casino" E eu, burro e ganancioso cá vim parar

Quando o meu filho crescer, vou-lhe dizer: "Filho, não te metas na Bolsa que não passa de um casino" Só espero que ele seja mais inteligente e humilde que o pai

- Registado: 20/2/2014 22:01
mais um falso alarme. estamos em consolidação, eventualmente um triângulo.
triângulos são figuras de continuação mas podem dar reversão quando ocorrem em movimentos já extensos, como é o caso.
triângulos são figuras de continuação mas podem dar reversão quando ocorrem em movimentos já extensos, como é o caso.
Clínico, obrigado pelo link. Já tinha feito um estudo semelhante com futuros no final do mês de Novembro e cheguei à conclusão que projectava uma descida do preço. Olhando para a informação disponibilizada, e visto que nem o volume nem o preço assinalam ganhos significativos de subidas, continuo pessimista.
Entretanto, e para ajudar o fartote, hoje publicou-se esta notícia às 10:30.
http://www.bloomberg.com/news/2014-12-21/non-opec-producers-called-on-to-cut-oil-output-amid-oversupply.html
A Arábia Saudita não ficou nada contente. Durante a parte da tarde, às 17:30 sai isto.
http://www.investing.com/news/commodities-news/saudi-arabia-says-won%27t-cut-oil-output-even-if-non-opec-nations-do-321098
Os jogos de poder começaram. Acho que o mercado vai abrir de forma explosiva. Resta saber qual será a tendência.
Entretanto, e para ajudar o fartote, hoje publicou-se esta notícia às 10:30.
http://www.bloomberg.com/news/2014-12-21/non-opec-producers-called-on-to-cut-oil-output-amid-oversupply.html
A Arábia Saudita não ficou nada contente. Durante a parte da tarde, às 17:30 sai isto.
http://www.investing.com/news/commodities-news/saudi-arabia-says-won%27t-cut-oil-output-even-if-non-opec-nations-do-321098
Os jogos de poder começaram. Acho que o mercado vai abrir de forma explosiva. Resta saber qual será a tendência.
- Registado: 6/11/2014 13:32
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Jonas74, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39 e 197 visitantes