Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento estrangeiro "foge" para outras parage

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A minha avaliação

por MozHawk » 26/2/2004 23:42

Crespo Escreveu:Depois de ler os artigos fiquei com algumas dúvidas. Com que dados estão a avaliar os distintos governos?

Os objectivos ou os subjectivos?

Crespo Escreveu:Só podemos avaliar e comparar coisas da mesma natureza, é assim na fisica,na quimica na matemática ou na economia.

Em democracia eu posso avaliar e comparar qualquer desempenho de um qualquer Governo, qualquer que seja o time-frame bastando-me, para o efeito, ter consciência política, o que não é sinónimo de partidária, e crítica...Afinal, é da minha (nossa) vida de que se trata.

Crespo Escreveu:Se é verdade que governos são governos,também é verdade que as condições dos diferentes governos que estão a analisar são completamente diferentes. Comparem o valor dos bens do estado vendidos por este governo com o de António Guterres ou Cavaco Silva; comparem as épocas de uns e de outros......ó caros amigos!

Exactamente. E por isso mesmo é que o Durão e a sua equipa já deviam ter aprendido com a história até porque, muitos deles, já foram governantes noutros tempos. Cavaco e Guterres tiveram crises nos seus mandatos e souberam sair delas registando fortes taxas de crescimento subsequentes. O Durão optou por rebentar com a procura interna pela via do aumento dos impostos.

Crespo Escreveu:Custa-me ler artigos de pessoas que andam na bolsa e sabem a dificuldade que as mesmas reflectem e o tempo que demoram as mudanças de tendências de uma acção, quanto mais a mudança da tendência da economia de um país!

Por isso mesmo é que fomos moderados, senão tinha mesmo apanhado com um 3!

Crespo Escreveu:É de bradar aos céus acreditar que em seis meses um país consegue inverter uma queda abissal que obrigou o primeiro ministro a fugir para não assistir ao espectáculo !!salve-se o reconhecimento da sua própria incompetência, só isso louvo!!!!

Sim, confesso que seis meses é pouco. Mas pelo tempo que já lá estão, o Cavaco Silva já tinha feito mais e melhor. De qualquer maneira, não sei se 4 anos não serão demais para esta coligação.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por zé povinho » 26/2/2004 23:12

notas à parte, que isso é para o Prof. Martelo

este post do "visitante" tem interesse e deve ser lido porque coloca o dedo nalgumas feridas importantes.

esta Ministra é uma "controleira" fiscal, sem a mínima ideia para o País, e como do lado da Economia não tem muito melhor...estamos nesta de reduzir o problema de Portugal ao cumprir o défict.

entretanto esquecem-se do resto: todo o discurso que usaram desde que tomaram posse é o oposto ao discurso feito em plena campanha eleitoral: fizeram uma subida de todos os impostos (menos o IRC) e isso provocou retracção no consumo, até porque as pessoas tinham ouvido falar em menos impostos.

o aumento do IVA leva a uma maior fuga, e a que muitos produtos entrem em Portugal mais baratos, e os espanhóes são hoje, em muitos lugares, grandes fornecedores dos nossos comércios, especialmente em zonas perto da fronteira ou de fácil acesso.

para fazer as suas contas certas a "controleira" vendeu tudo o que pode, sem se importar se com isso coloca em causa alguma coisa das gerações futuras (ainda não percebi bem como funciona a venda dos créditos do Estado e que consequências isso pode ter.

olham para o dia de hoje e não se importam de pôr em causa o futuro.

quanto a mim o grande problema é o sector público/estatal e o custo que isso tem para o país inteiro, já que a maioria dos Impostos são para custear essa máquina velha e enferrujada.

enquanto não houver coragem de os enfrentar, com os seus sindicatos à frente, nada se fará para modernizar o aparelho estatal e reduzir esse custo imporantissimo e comprometedor de muito do que deveria ser feito e não pode ser, porque o dinheiro não chega para tudo.

depois..temos outras questões que revelam a "bondade" de quem nos governa:travam-se as devoluções de IVA, deixa-se de pagar o subsídio de doença a quem está doente e bem precisa dele, não se investe na Investigação nem na Educação de qualidade, e continua-se a gastar rios de dinheiro com uma TV Pública que só serve para transmitir jogos de futebol.

esta classe política que passou directamente das escolas para a política está adar cabo do pouco que resta de País, e só quando toda a gente se aperceber da má qualidade de todos eles; do seu apego ao poder para tirarem vantagens para eles e amigos, só nessa altura, dizia, saberemos eleger gente com provas dadas e capazes de servirem o País sem pensar primeiro nos seus bolsos.

até lá a questão não é de direita ou esquerda: hoje as diferenças ideológicas existem, o que cada partido pretende é ocupar e usar a seu proveito o aparelho do Estado.

já vai longa a intervenção, fico por aqui, sem ter falado do investimento estrangeiro, mas esse gosta de regras bem claras - onde estão? e de pouica burocracia - onde é possível criar uma empresa, sem passar horas em filas intermináveis e sem ter que arranjar dezenas de docs. inuteis?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

por Ming » 26/2/2004 23:08

Crespo:
Suponho que ao dar as notas todos tivemos em conta que os governos actuaram em circunstâncias globais diferenciadas.
De qualquer modo o durão já está no poleiro há bem mais de 6 meses... E se eu (por exemplo) tenho uma avaliação negativa do seu governo é tanto pelo que tem feito como (e até talvez principalmente) pelo que não tem feito...

Para o outro visitante, gostaria de dizer que compreendo as preocupações sociais dele, mas em termos económicos seria sempre errado endividar mais o país para dar mais dinheiro em pensões e etc..
Quanto a aumentar o salário mínimo 15%... Bem, nem quero pensar no que isso faria ao que resta em Portugal em termos de indústrias de baixa tecnologia (texteis, etc.). O guterres seguiu essa abordagem "tipo cigarra" e os resultados foram os que estamos a ver...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

A minha avaliação

por Crespo » 26/2/2004 22:41

Depois de ler os artigos fiquei com algumas dúvidas. Com que dados estão a avaliar os distintos governos? Só podemos avaliar e comparar coisas da mesma natureza, é assim na fisica,na quimica na matemática ou na economia. Se é verdade que governos são governos,também é verdade que as condições dos diferentes governos que estão a analisar são completamente diferentes. Comparem o valor dos bens do estado vendidos por este governo com o de António Guterres ou Cavaco Silva; comparem as épocas de uns e de outros......ó caros amigos!

Custa-me ler artigos de pessoas que andam na bolsa e sabem a dificuldade que as mesmas reflectem e o tempo que demoram as mudanças de tendências de uma acção, quanto mais a mudança da tendência da economia de um país!

É de bradar aos céus acreditar que em seis meses um país consegue inverter uma queda abissal que obrigou o primeiro ministro a fugir para não assistir ao espectáculo !!salve-se o reconhecimento da sua própria incompetência, só isso louvo!!!!
Crespo
 

por Visitante » 26/2/2004 20:55

Li este tópico ao viés, e quero só acrescentar o seguinte. Temos políticos muito fracos, e basta ver o que acontece com a actual ministra das finanças, que toda a gente enaltece tipo "dama de ferro", etc, mas até agora ainda não fez nada pelo País, aliás so descredibilizou o estado, os impostos e os contribuintes, tentou ser a salvadora da pátria e para isso não lhe ocorreu mais nada que subir o IVA para 19% quando na mesma altura aqui a Espanha o baixava para 16% ou 15% nem sei bem, ora só não arrecadou receita, pois vulgarizou a fuga ao fisco, como mergulhou o País na crise, não sobe Salário minimo dos Portugueses dignamente, quando aqui ao lado em 2003 subiram os ordenados minimos 15% e as pens~oes minimas em igual percentagem, (isso representa no defice público 0,3%, e já viram o efeito multiplicativo que isso teria na economia?, pois quem ganha esses valores não era com mais 15% que ia fazer aforros, ía sim matar a fome aos filhos e vesti-los). Ora isto são só exemplos da má condução das politicas e em como só estas diferenças resultam nos seguinte Portugal agrava crise, Espanha ainda não saiu do ciclo expansionista.
Palavras mais para quê? Só mais o seguinte os déficits públicos anunciados até agora abaixo de 3%, são à custa dos anéis de todos nós cumpridores, pois fazer perdões fiscais a "malandros", vender a rede fixa da PT, cobrar as receitas do IVA das portagens da CREL à cabeça, vender a falagueira como vendeu, incorporar o fundo de pensões dos correiros na S.S. para não ter de cobrir o défice da mesma à custa do orçamento, são só exemplos do que eles sabem fazer, ou seja nada, e cujos efeitos redundam em igual nada pois quem nos garante que 2004 já não é preciso manobras dessas?, e nimguém lhe teria cobrado nada se em 2002 e até 2003 tivesse pisado o risco do déficit, mas desse garantias e margem de manobra à economia.
Por isso as notas são
Cavaco 13/20
Guterres 10/20
Durão atá agora 7/20.
Visitante
 

por Ming » 26/2/2004 20:51

Acho que respondeste.

Mas com base nas tuas respostas tenho dificuldade em ver outra possível solução para um líder da oposição senão expor a "realidade real" a todos...

Um abraço,
Ming
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por MozHawk » 26/2/2004 20:47

Ming Escreveu:Achas que o durão devia ter tentado produzir uma versão da realidade difrente para a Europa e outra (mais verdadeira, presumo) para consumo interno?

Claro que não. Apenas acho que era escusado fazer o alarde que fez. Na minha opinião foi quase um acto de traição à pátria. Afinal ganhou o quê? Uma palmadinha nas costas?

Ming Escreveu:Achas que os sugeitos (da Comissão, do Eurostat, etc.) são tão burros que não se aperceberiam da diferença entre as duas versões?

Precisamente por não serem burros e por ser o Durão Barroso "apenas" o líder da oposição, qual a necessidade do acto em si? Chamar a atenção? É que o grande problema reside no facto de não ter sido um tipo qualquer a fazer as afirmações. Foi tão só o potencial primeiro-ministro de Portugal... Esperava ele com isso o quê? Ser melhor aceite em Portugal e na Europa por ser "honesto"?

Ming Escreveu:Ou achas que devia ter produzido só uma versão, falsa mas idêntica, tanto para consumo externo como interno?

Eu sou contra as falsidades. O que é é. Seja o que for. Cada um que assuma as suas responsabilidades. Agora, fale-se e a seguir apresentem-se soluções reais para a resolução dos problemas e não panaceias que não levam a lado nenhum.

Ming Escreveu:Achas que a melhor solução é tentar enganar toda a gente, incluindo os eleitores, que deveriam ser os chefes e controladores dos políticos? E se achas isso ainda achas que faz sentido haver eleições?

Caro Ming, eu não admiro a grande maioria da nossa classe política, sendo uma das principais razões a ausência de coragem para lutar contra quem e o que for necessário para o bem comum. O Durão Barroso, pelo facto de ter posto o país a nu, não se exclui do que acabei de dizer.

Ming Escreveu:
E como é que (nesse caso), estando colocados perante "factos" completamente falsos (sobre o andamento da economia, dos deficits públicos, etc.) os eleitores podem escolher quem os governe bem, ao invés de quem os governe mal?

Não podem. Já respondi a isto mais acima.

Respondi a tudo?

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ming » 26/2/2004 20:22

Moz:

Há coisas que não compreendo na tua posição:

Achas que o durão devia ter tentado produzir uma versão da realidade difrente para a Europa e outra (mais verdadeira, presumo) para consumo interno?
Achas que os sugeitos (da Comissão, do Eurostat, etc.) são tão burros que não se aperceberiam da diferença entre as duas versões?

Ou achas que devia ter produzido só uma versão, falsa mas idêntica, tanto para consumo externo como interno?

Achas que a melhor solução é tentar enganar toda a gente, incluindo os eleitores, que deveriam ser os chefes e controladores dos políticos?
E se achas isso ainda achas que faz sentido haver eleições?
E como é que (nesse caso), estando colocados perante "factos" completamente falsos (sobre o andamento da economia, dos deficits públicos, etc.) os eleitores podem escolher quem os governe bem, ao invés de quem os governe mal?

Naturalmente estas são questões que para mim tem resposta óbvia.
Só que as minhas respostas conduzem a uma contradição completa com a tua posição.
Assim, gostaria de saber em que ponto é que os nossos pontos de vista entram em divergência, de forma a justificar a chegada a conclusões finais tão diferentes.
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

governos à parte

por didi » 26/2/2004 19:38

direita ou esquerda ou mesmo centro, o que é preciso é colocar o país de pé de novo!
Quanto ao investimento estrangeiro em Portugal, as razões apontadas para o desvio deste cantinho da Europa são muitas, ficam aqui algumas das que me lembro de momento:
- Legislador que "vomita" legislação sem qualquer nexo e espaço temporal de forma a amadurecer as regras do jogo por parte de quem quer entrar nele;
- Burocracia excessiva;
- Ausência de reformulação séria ao nível legislativo que torne o país mais competitivo como é o caso da legislação laboral, a qual apesar de ter sido revista actualmente, ainda fica a anos-luz de outros países, nomeadamente países que se preparam para entrar para a União Europeia. Dando o beneficio da dúvida à nova legislação laboral, a que vigorou até há pouco tempo premiava os negligentes ( trabalhadores e entidades patronais);
- Regras fiscais pouco competitivas ( mas aqui compare-se com o exemplo Irlandês que sem conceder os beneficios fiscais que se reclamam em Portugal conseguiu aumentar esse investimento, usando entre outros, o trunfo da lingua, conseguiu muito investimento americano);
- Instabilidade e descrédito da classe politica que por vezes dá uma imagem deste país, como autêntica República das Bananas.
- E estas razões servem também para o pouco interesse no nosso psi, quem tem interesse em investir em empresas sujeitas a estas regras?
Querem que continue?
razões não faltam e a nossa classe politica em vez de andar às cabeçadas na AR e entretidos a chamar os Ministros à AR para explicar o que já todos sabemos, podia era tomar uma posição perante o exterior pois ficaríamos todos a ganhar, mas enfim, isto sou eu com devaneios de fim de tarde.
beijinhos
didi
 
Mensagens: 224
Registado: 5/11/2002 1:49
Localização: Porto

por MozHawk » 26/2/2004 18:27

Surfer,

Sinceramente devo confessá-lo: nunca achei grande piadão ao Durão Barroso, nem mesmo quando foi Ministro dos Negócios Estrangeiros - área que me é cara. Ele não tem muito jeito para comediante.

Mas já achei um grande piadão às suas intervenções na campanha eleitoral e pré-campanha. Ir lá para fora dizer o que disse, é exactamente o mesmo que o aluno bem comportado faz quando vê o colega a dar um beijinho na colega do lado: queixinhas! Claro que depois até sente remorsos por ter feito queixa pois quando tentou dar um beijinho na colega que era um borracho aconteceu-lhe pior...

Ele disse o que disse e com isso, não tenhas dúvidas, a nossa credibilidade foi atingida. E foi atingida porque, por muito que fosse verdade, há interesses nacionais (a Europa ainda não é exactamente um país e nem toda a gente gosta de nós) que devem ser preservados. A luta é cá dentro e não ir à Europa dizer que estamos na miséria. E se já toda a gente sabia para que é que ele foi fazer queixinhas? E estaríamos mesmo na miséria? Que milagre fez Durão Barroso e a sua equipa para agora virem dizer que o país já não está de tanga mas apenas em topless? Adiante...

Mais do que palavras e reality-shows em que se tornaram as conferências de imprensa live para o telejornal, é preciso fazer o que nunca ninguém teve coragem para fazer: as reformas estruturais tão importantes e fundamentais para que o país possa andar para a frente. Onde estão? Não se vê nada. O Cavaco ainda tentou mas foi esmagado pelo sistema cujos tentáculos são de tal forma que o cercaram dentro do partido (interpretação livre de quem não tem nada a ver com partidos lol).

Enfim, grande discussão que poderia surgir daqui.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Moz...

por Surfer » 26/2/2004 16:31

«...Mas também te digo, o discurso miserabilista do então principal líder da oposição levou para o exterior uma imagem totalmente contraproducente para a credibilidade do país.Não me lembro de ver ninguém nessa posição, em qualquer regime democrático, fazer o que o Durão Barroso fez...»

Nem penses nisso. Então o homem disse alguma mentira? - Foi alguma novidade para todos nós e ou para os restantes membros da comunidade europeia?
Naquela altura já há muito tempo que não se ouvia uma boa verdade neste pais vindo de alguém de responsabilidades institucionais.
A reacção do povo português em "silêncio" em relação a essa forte e indesmentivel verdade, só veio em minha opinião revelar-se como prova real da «mea culpa» que todos sentimos. A oposição é claro que não pensa assim, infelizmente para nós.

Já agora a credibilidade de um pais vé-se pelas condições e funcionamento dos sistemas básicos sociais, gestão publica dos meios financeiros/sociais, produtividade e rentabilidade industrial e funcionamento integral das leis. A economia assenta nestes pilares e é através do equilibrio/desiquilibrio dela que poderemos analisar e se as bases de um pais credivel são sólidas ou não.

Isto é simples e claro de analisar, tudo o resto é conversa de «encher o saco» independentemente da cor ou tendência partidária. Somos o que somos porque não fomos capazes de fazer melhor, essa é a realidade e todos nós cidadãos deste pais temos uma quota dessa responsabilidade. Não temos o direito de decidir o nosso futuro?!

Minha votação:

Governos do cavaco: 14/20
Governos do guterres: 3/20 (não me lembro de pior, os erros começarão logo no 1º mandato ao tentarem fazer o povo acreditar que Portugal era um pais...cor-de rosa!)
Governo do durão: 7.5/20 (Já deveria estar a fazer muito mais e espero que não cai nos erro dos seus antecessores, porque senão daqui a médio-prazo somos «uma cueca a cheirar mal!...)

Abraço
Surfer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 864
Registado: 5/11/2002 1:11

por otis » 26/2/2004 14:53

Não vou dar notas mas lembro que Durão citou Sá Carneiro durante a campanha elitoral com "os ministros apenas se podem desculpar com o governo anterior durante 6 meses".
A quem servir a carapuça...
 
Mensagens: 65
Registado: 12/11/2002 0:38

por Ming » 26/2/2004 14:36

Este tipo de notas tem piada!

Não há mais votantes?

Moz:
A minha vontade tambem era dar 7.5 ao durão, só que arrendondei para o inteiro seguinte...
Por isso temos coincidência neste último, o que não deixa de ter alguma piada já que temos perspectivas um pouco diferentes sobre os outros...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por MozHawk » 26/2/2004 14:31

Governos do cavaco: 14/20 (fica na história)
Governos do guterres: 8/20
Governo do durão: 7.5/20 (por enquanto, para não anular já a matrícula...)

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ming » 26/2/2004 13:45

Embora isto já seja fugir um pouco aos assuntos mais relevantes para o forum, sempre deixo a minha opinião política, dando notas como o magnífico prof. martelo:

Governos do cavaco: 10/20.
Governos do guterres: 4/20.
Governo do durão: 8/20.

E lá está:
Para votar nestes marmelos, dá vontade de votar com os pés... (Ou, se preferirem, de votar com as pernas e ir embora daquí...)
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por MozHawk » 26/2/2004 13:32

Lion,

Não tenhamos ilusões. Até poderiam ter "enterrado" em Portugal muitos mais triliões que não seria por aí que Portugal conseguiria chegar ao nível dos demais Estados-membros da UE. É demasiadamente complexo para ser resolvido apenas com dinheiro.

Claro que não concordo contigo JAS. No nosso caso concreto a questão não reside apenas na velha dicotomia direita/esquerda. Infelizmente. Nestas questões penso que há que manter a objectividade alheados de questões político-partidárias.

Na minha opinião, a parte final do XI Governo Constitucional e o XII foram particularmente nefastos quanto às ambições nacionais de atingirmos os padrões europeus. Isto sem invalidar e retirar qualquer mérito à lufada de ar fresco que veio da Figueira da Foz, rompendo com um ciclo extremamente negativo que vivemos no pós-25 de Abril.

O mesmo direi do XIII Governo Constitucional que, com António Guterres, devolveram à alma nacional a componente "humana" de que se revestem as pessoas e deverá, também na minha opinião, estar presente na nossa sociedade. O descalabro do XIV GC é que nos ajudou, e bastante, a chegar à situação presente. Mas também te digo, o discurso miserabilista do então principal líder da oposição levou para o exterior uma imagem totalmente contraproducente para a credibilidade do país. Não me lembro de ver ninguém nessa posição, em qualquer regime democrático, fazer o que o Durão Barroso fez. Anda agora, o coitado, a apregoar aos 7 ventos que Portugal é o melhor país do mundo...

Quanto ao sacrifício a que nos obrigou, a todos os portugueses, vamos ver a que resultados nos levarão.

Se ir no bom caminho é aumentar a Despesa Corrente Primária em Janeiro de 2004 em +5.6% ou seja +€129.2 milhões contra apenas uma variação positiva das Receitas Correntes de +1.9% ou +€45.4 milhões, então sim, vamos a isso!

Quando tens um Saldo de Execução Orçamental a mergulhar de -€158.1 MEUR em 01.2003 para -€267.5 MEUR em 01.2004 e um saldo primário a disparar de -€29.0 MEUR para -€163.5 MEUR, sem incluir os valores de anos anteriores, é motivo para dizer que estamos a ir bem (embora não se possa extrapolar nada por ser ainda o primeiro mês...), bom então haverá que rever muitos conceitos. Teremos batido no fundo? Talvez. Agora que o aumento de +37.0%, em 2003, dos subsídios de desemprego e apoio ao emprego são assustadores, lá isso são.

Em suma, se se pode chamar a este Governo de Centro-Direita, pelo que já fez apenas posso dizer que não me serve. O país tem que ser renovado. E o actual sistema político-partidário não serve.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Exemplo da suiça

por Thomas Hobbes » 26/2/2004 12:59

Neste momento a confederação helvética está a atrair para lá a sede de muitas multinacionai, unicamente porque pratica um taxa de IRC de 8%

Mais vale 8% de lucros consolidados que a nossa taxa vezes zero.

Alguem sabe se o BCP ainda tem benesse fiscal?
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

Re

por JAS » 26/2/2004 12:43

Lion_Heart Escreveu:Por ex. Espanha teve um saldo positivo de 0,6% do PIB.Pois é, uns tentam os outros conseguem!

Pois é... Eles já não têm por lá, há muitos anos, as maravilhas dos governos cor-de-rosa e já endireitaram o país.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ming » 26/2/2004 12:39

Realmente é dificil que em 2004 o investimento estrangeiro continue a diminuir como nos últimos anos, até porque já desceu para perto de zero.

Agora é preciso ver que um aumento de 50% (por exemplo) entre 2003 e 2004 significará recuperar de 12 para 18% do saldo de 2000, o que não faz muita diferença real para a evolução do conjunto da economia nacional...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por Ertai » 26/2/2004 12:34

Os resultados para 2004 embora ainda longe estamos do fim do ano, penso que serão mais interessantes.

Não tenho dúvidas em como este ano o investimento estrangeiro irá aumentar..

Já vemos isso no comportamento do PSI20 como também o Euro poderá apresentar alguma atractividade psicológica para todo o tipo de investimentos em Portugal, não falo por isso apenas dos mercados do Psizito.. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2140
Registado: 11/5/2003 12:11
Localização: Lisboa

por Lion_Heart » 26/2/2004 11:54

Bem,vou dar aqui algumas das minhas ideias sobre o assunto.
A Realidade por muito que custe.
Portugal é um Pais periferico da UE ,longe dos centros de decisao ,pobre ,sem recursos e mal gerido.
Com a entrada dos novos Paises a situaçao ainda vai piorar pois vamos ficar ainda mais longe do centro da Europa e cada vez mais pobres.
Razoes para preocupaçao : Demos cabo de bilioes e bilioes de euros que nos deram para reestruturar a nossa economia e po-la ao nivel dos restantes Paises da UE.O Governo fica todo contente com os 2,8% (seriam 5% senao fossem deitas as famosas artimanhas).Conclusao: nao se faz uma unica tentativa para reduzir isto!!!Por ex. Espanha teve um saldo positivo de 0,6% do PIB.Pois é, uns tentam os outros conseguem!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por MozHawk » 26/2/2004 11:39

Ming,

Li agora a notícia e diz praticamente o mesmo, lol :oops:

Aliás, há muitos dados que estão a ser publicados e que, quanto a mim, são preocupantes daí, talvez, o embandeirar em arco do Durão Barroso aquando da divulgação dos 2.8%...

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ming » 26/2/2004 11:17

Tambem fiquei com a sensação que quereria dizer qualquer coisa como isso... :(
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por MozHawk » 26/2/2004 11:11

Quer dizer várias coisas:

1. Que a contracção e incerteza quanto ao futuro afectou fortemente países periféricos como é o caso de Portugal, com grande parte dos investidores estrangeiros (multinacionais, etc) a retraírem-se e/ou adiarem sine die novos investimentos ou investimentos já previstos;

2. Que a entrada de novos Estados na UE fará com que Portugal se torne menos interessante redireccionando as suas políticas de investimento;

3. Que, contrariamente à retórica oficial, estamos mesmo no "mau" caminho...

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Investimento estrangeiro "foge" para outras parage

por Ming » 26/2/2004 10:55

Leiam:

http://www.diarioeconomico.com/edicion/noticia/0,2458,451533,00.html

Uma redução de 10% em 2001, de 70% em 2002 e de 56% em 2003.
Umas contas básicas apontam para que o investimento estrangeiro em Portugal em 2003 foi 12% do de 2000.

Que é que isto diz sobre como os estrangeiros veem a competitividade e actractividade internacional do nosso país?
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Dar Adal, Eduardo R., Google [Bot], hugob0ss, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PMP69, PXYC, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, Xãd e 184 visitantes