BPI - Tópico Geral
Re: BPI - Tópico Geral
Artista Romeno Escreveu:Avaliar empresas pelo per passado é extremamente corretoentão quando esse passado tem eventos nao recorrentes
![]()
Tens razão, comprar a pensar no PER tem tanto de incorreto como comprar ações de empresas que apresentam prejuízo.

- Registado: 26/7/2014 12:37
obrigado Artista R
Contudo os ses do BFA deixam muitas dúvidas e por cá tb ,pois o crescimento sofre de anemia como a economia...penso eu !
Contudo os ses do BFA deixam muitas dúvidas e por cá tb ,pois o crescimento sofre de anemia como a economia...penso eu !
- Registado: 29/11/2007 13:06
pcm1979 Escreveu:sanchobeti Escreveu:Caro Artista Romeno:
Gostaria que fizesse uma análise das suas bem "ancoradas" para saber quanto vale o Bpi.
Obrigado
Quanto vale uma empresa que não tem PER?
Avaliar empresas pelo per passado é extremamente correto

Mais friamente:O bpi tem capitais proprios tangiveis de 2mm euros , sem angola o racio de capital está até ligeiramente folgado, estimado que o rácio acima de 10,5% em fully loaded desde que angola seja vendida pelo tangible book value, já descontando perdas como o novo banco de 200m para o bpi o bpi fica com um rácio de capital de 9,5%
e digo vender angola porque o bfa tem uma exposição tal a titulos em kuanzas de 4mm de euros que atendendo à extrutura de balanço do banco é quase impossivel cortar isso para 600 ou 700m.
dito isto um banco iberico provisionado e com bom balanço como o bpi vale 1,1 a 1,2x o tangible book value, pelo que mesmo assumindo uma venda em angola pelo valor contabilistico o bpi vale 2,16 MM de euros no limite em que tem mesmo que alienar o bfa, pelo que o market cap atual começa a ficar barato mas ainda não é uma bagatela, se o bpi aguentar o bfa vale bem mais mas creio que possa ser dificil faze-lo creio eu e cre o mercado,( este cenário de venda muda muito no valor do banco e naquilo que disse anteriormente)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Luxor Escreveu:Blues Escreveu:Luxor Escreveu:Despachei as minhas a 2,048. Acima do meu target inicial. 82,81% líquidos em menos de 1 ano é mais que gula.
Hoje reforcei no BPI a 1,97. Não quero desperdiçar este BULL MARKET. Estou dentro desde os minimos e a minha "almofada" é suficiente para estar tranquilo no BPI
Tens razão, este bull market no PSI 20 é muito recente ainda.
No entanto, para além de ter saído no target que queria, tive algumas dúvidas alguns dias atrás, se chegaria lá antes de corrigir forte. Com o velocímetro onde está![]()
A velocidade do preço no RSI já próximo dos 90 no semanal, mete medo.
Só volto a entrar depois de uma correcção, se houver...senão paciência.
Já nem me lembrava qd foi.

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Youtube
sanchobeti Escreveu:Caro Artista Romeno:
Gostaria que fizesse uma análise das suas bem "ancoradas" para saber quanto vale o Bpi.
Obrigado
Quanto vale uma empresa que não tem PER?

Caro Artista Romeno:
Obrigado
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 13:06
CONSELHO DIRETIVO DA CMVM DELIBERA A PROIBIÇÃO TEMPORÁRIA DE VENDAS A DESCOBERTO DAS AÇÕES DO BANCO BPI
17 de Dezembro de 2014
Proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco BPI, S.A. (ISIN: PTBPI0AM0004), nos termos do artigo 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012, relativo às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento.
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de 13,05%; e
CONSIDERANDO QUE a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo;
CONSIDERANDO QUE a proibição de short-selling de instrumentos financeiros com uma diminuição de 10% ou mais do preço tem sido adotada como um procedimento quase automático, definido pela ESMA, após consulta prévia às Autoridades Competentes Nacionais,
A CMVM DECIDE:
1. A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco BPI, S.A. (ISIN: PTBPI0AM0004) no Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 18 de dezembro de 2014, até às 23h59m do mesmo dia.
A proibição de vendas a descoberto referida no parágrafo anterior não é aplicável à atividade de criação de mercado, tal como definida na al. k) do n.º 1 do art. 2.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, conforme possibilidade conferida pelo n.º 3 do art. 23.º do mesmo Regulamento.
2. A presente decisão é notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.
17 de Dezembro de 2014
Proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco BPI, S.A. (ISIN: PTBPI0AM0004), nos termos do artigo 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012, relativo às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento.
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de 13,05%; e
CONSIDERANDO QUE a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo;
CONSIDERANDO QUE a proibição de short-selling de instrumentos financeiros com uma diminuição de 10% ou mais do preço tem sido adotada como um procedimento quase automático, definido pela ESMA, após consulta prévia às Autoridades Competentes Nacionais,
A CMVM DECIDE:
1. A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco BPI, S.A. (ISIN: PTBPI0AM0004) no Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 18 de dezembro de 2014, até às 23h59m do mesmo dia.
A proibição de vendas a descoberto referida no parágrafo anterior não é aplicável à atividade de criação de mercado, tal como definida na al. k) do n.º 1 do art. 2.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, conforme possibilidade conferida pelo n.º 3 do art. 23.º do mesmo Regulamento.
2. A presente decisão é notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Goya777 Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Os investidores ouviram falar em Angolariscos
Besa
penso que o bpi perdeu capital no caso 200 milhões , que angola pode não crescer tanto é um facto com petroleo barato, mas BPI se for abaixo de 1 euro para buy and hold pode ser de agarrar, mesmo depois de Angola, mesmo depois de Novo Banco.....isto é uma panic sell
Artista Romeno por acaso estava a pensar que seria interessante ter a tua análise do impacto de Angola nas contas/racios do BPI.
O impacto no capital é cortado pela lei dos DTA em fully loaded, mas o BPI emprestou mesmo mais de 3 mil milhões de euroshttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emiten ... R53260.pdf o total são 3,6mil milhões, no entanto creio que uma coisa foi a garantia ao besa agora isto era o estado angolano entrar em default, no entanto creio que não acaba hoje o festim, não há muito mais que isto para analisar, a exposição em termos de rácios são 200m aproximadamente , o problema é o resto, o bpi argumenta que nao tem ao inves do bes linhas de credito com angola além do capital lá investido pelo que a meu ver abaixo do 1 euro é de se pensar no tema em face do risk reward * o capital do BFA investido pelo BPI são 390milhões de euros diz o comunicado"A perda máxima total que, em qualquer circunstância, o Banco BPI poderia ter relativamente ao
BFA corresponde ao valor da participação de 50.1% no BFA (375 M€) e à exposição de crédito do
Banco BPI ao BFA (19 milhões de euros relacionados com créditos documentários), ou seja,
totaliza 394 milhões de euros."
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:Os investidores ouviram falar em Angolariscos
Besa
penso que o bpi perdeu capital no caso 200 milhões , que angola pode não crescer tanto é um facto com petroleo barato, mas BPI se for abaixo de 1 euro para buy and hold pode ser de agarrar, mesmo depois de Angola, mesmo depois de Novo Banco.....isto é uma panic sell
Artista Romeno por acaso estava a pensar que seria interessante ter a tua análise do impacto de Angola nas contas/racios do BPI.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:16% num dia???
Lembro-me do escandalo que foi quando o BFA pertença do BPI se recusou a emprestar 3bi ao Governo de Angola....
Se calhar emprestaram..........
Editado pela última vez por pvg80713 em 17/12/2014 17:15, num total de 1 vez.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Os investidores ouviram falar em Angola
riscos
Besa

HJOR Escreveu:Só para dizer que está a +/- 3% do mínimo de agosto que foi € 1,123... e se furar... ai ai ai...
E lá furou

- Registado: 24/11/2010 10:03
O ruiemem deixou, de uma forma sucinta, factores que podem estar a contribuir para este movimento. É curioso ver como a maior parte das acções reagem a notícias. As mesmas notícias em "Bull Market" fazem as acções subir, em "Bear Market" descer. Os mercados são mesmo assim.
Deixo os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Deixo os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
pvg80713 Escreveu:decididamente não acerto uma. por isso se quiserem saber algo, perguntem-me e depois façam o contrário.
ontem quando se soube da declaração de intenção do BPI no NovoBanco.... e acheir que o BPI ia subir muito hoje !
é um sinal de Força, Vitalidade.... etc.........
e está a descer 5%....
Se até o ITUB está em queda tendo bons lucros, quanto mais um banquinho que dá prejuízo...
Editado pela última vez por pcm1979 em 17/12/2014 13:28, num total de 1 vez.
Só para dizer que está a +/- 3% do mínimo de agosto que foi € 1,123... e se furar... ai ai ai...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Vários fatores explicam descida:
-tendência baixista geral.
-exposição a Angola.
-formalização de investimento no novobanco (esforço acrescido, aumento do risco)
-daí adivinhar-se perspetiva de aumento de capital social.
Pela avaliação do gráfico poderá ir pelo menos aos ao 1 - 1,1 Euros ou menos.
Boas Festas.
-tendência baixista geral.
-exposição a Angola.
-formalização de investimento no novobanco (esforço acrescido, aumento do risco)
-daí adivinhar-se perspetiva de aumento de capital social.
Pela avaliação do gráfico poderá ir pelo menos aos ao 1 - 1,1 Euros ou menos.
Boas Festas.

- Registado: 29/11/2013 15:15
pvg80713 Escreveu:decididamente não acerto uma. por isso se quiserem saber algo, perguntem-me e depois façam o contrário.
ontem quando se soube da declaração de intenção do BPI no NovoBanco.... e acheir que o BPI ia subir muito hoje !
e está a descer 5%....
o rumor ja andava ai ha uns tempos e ja foi justificação para a subida....
eu pessoalmente ja estive mais longe de deixar de ler noticias....e cada vez mais tenho a certeza de uma coisa, nao percebo nada de bolsa e só confio nos graficos!
- Registado: 10/11/2011 10:05
decididamente não acerto uma. por isso se quiserem saber algo, perguntem-me e depois façam o contrário.
e está a descer 5%....
e está a descer 5%....
- Registado: 19/4/2005 11:11
O BCE depois da telenovela do BESA decidiu não ir em brincadeiras e lixou bancos que têm operações em paises marados nos racios de capital nos racios de capital
o bcp vai mesmo vender uma posição minoritaria na polonia neste novo cenário quanto querem apostar, assim do nada o BPI viu voarem mais 200 milhões de euros em capital associando isto à baixa do petroleo dá um movimento de venda se calhar exagerado, mas é o que temos 

Santinislb Escreveu:mas o que é que se passa??? 24% em 7 sessões??? Isto já me parece extremamente exagerado...certamente que não é um "mera" publicação de um PT (1,25 neste caso) que provoca este descalabro...
e que tal...35% em 10 sessoes?

- Registado: 10/11/2011 10:05
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR53260.pdf
Equivalencia de supervisao em Angola. Comentários? Influencia nos racios?
Em relação à manifestação de interesse no Novo Banco acho que nao é grande novidade.
Equivalencia de supervisao em Angola. Comentários? Influencia nos racios?
Em relação à manifestação de interesse no Novo Banco acho que nao é grande novidade.
- Registado: 22/4/2014 16:39
Será pela descida do preço do petróleo e o impacto na economia Angolana? É outra das razões que se apontam por aí... Quer-me parecer que para um país como Portugal esta descida até deverá ajudar a economia. Pelo menos no meu bolso já se nota bem, e o que não gasto na Galp gasto noutro lado.
Certo, certo, é que desceu forte e feio seja algo racional ou não.
Certo, certo, é que desceu forte e feio seja algo racional ou não.
- Registado: 17/7/2014 22:33
HJOR Escreveu:Santinislb Escreveu:mas o que é que se passa??? 24% em 7 sessões??? Isto já me parece extremamente exagerado...certamente que não é um "mera" publicação de um PT (1,25 neste caso) que provoca este descalabro...
E se fosse ao contrário, "24% em 7 sessões", parecia-te exagerado?
Penso eu, de que, só parecerá exagerado para quem está do lado errado!
Não é uma questão de estar do lado certo ou errado, é uma questão de não conseguir perceber quais os motivos para esta queda em tão pouco tempo.
E o que disse foi que me parecia...não que é...exagerado...até porque não tenho informação suficiente para o poder afirmar...e mesmo se tivesse...o mercado é que manda!
Agora...certamente que não o PT de 1,25 que justifica esta queda...
- Registado: 22/4/2014 16:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 166 visitantes