PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Bom dia a todos,
"Lisboa é a quarta pior bolsa do mundo" in Jornal de Négócios
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ehman.html
Até este tópico está sem atividade
Caro Ulisses Pereira,
Agradeço o update de ontem aos gráficos, mas... não se consegue traçar nenhum suporte de momento?
"Lisboa é a quarta pior bolsa do mundo" in Jornal de Négócios
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ehman.html
Até este tópico está sem atividade

Caro Ulisses Pereira,
Agradeço o update de ontem aos gráficos, mas... não se consegue traçar nenhum suporte de momento?
- Registado: 5/11/2014 13:45
Os meus 2 principais pressupostos cumpriram-se:
- a zona dos 4620 ficou bem para trás
- a vela foi efectivamente de inversão
Julgo que no curto prazo, estão reunidas condições para o PSI, possa ir visitar o Gap nos 4915.
Cumprimentos bolsistas
.
- a zona dos 4620 ficou bem para trás
- a vela foi efectivamente de inversão
Julgo que no curto prazo, estão reunidas condições para o PSI, possa ir visitar o Gap nos 4915.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Boas,
Com o frio que está, podia ser um bom prenuncio que o Natal está a chegar...
Já agora esta vela está a ficar interessante.
Manchini
Com o frio que está, podia ser um bom prenuncio que o Natal está a chegar...
Já agora esta vela está a ficar interessante.
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
ovelhaxone Escreveu:então é comprar HJOR...
Peço desculpa mas a culpa foi da "tablete" e só agora dei com a "gralha".
Queria escrever "chegarão" e escrevi "chegaram", por isso editei para corrigir.
Mas cuidado com a subida... como decerto saberás.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
ovelhaxone Escreveu:galp já a subir 2%, ainda os meninos na america mal começaram a comprar o crude...
Calma. Já tinha reparado pelos comentários dos últimos dias, que tens tido, que andas desesperado por subidas.
Calma... que elas chegarão...

Editado pela última vez por HJOR em 16/12/2014 16:47, num total de 1 vez.
EuroSexy Escreveu:Como conseguir ter dinheiro numa altura em que o mercado está barato e não há motivação nem dinheiro para fazer levantar o mercado?
Não falta pra'i é dinheiro... o problema é a inflação (ou a falta dela).
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
- Registado: 3/8/2014 16:53
A zona dos 4620 já aguentou várias investidas mais violentas por parte dos Ursos.
Parece-me que para já não deverá quebrar em baixa.
Temos cotadas importantes, cujo estocástico está ao nível do chão....
Já quanto a entrar longo, vamos aguardar por algum sinal..... vela de inversão, seria o mais fiável.
Cumprimentos bolsistas
.
Parece-me que para já não deverá quebrar em baixa.
Temos cotadas importantes, cujo estocástico está ao nível do chão....
Já quanto a entrar longo, vamos aguardar por algum sinal..... vela de inversão, seria o mais fiável.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
galp já a subir 2%, ainda os meninos na america mal começaram a comprar o crude...
- Registado: 18/7/2013 15:16
A volatilidade dos mercados esta ao rubro. Ou se acredita no potencial das empresas ou se aguarda de fora. Especulacao maluca 

- Registado: 20/2/2014 22:01
Ulisses Pereira Escreveu:Hjor, mas o Caldeirão é palco de opiniões, desde as análise técnicas às fundamentais. É a pluralidade de opiniões que confere riqueza a este espaço e o confronto de opiniões é saudável.
Abraço,
Ulisses
Claro que sim, Ulisses, e eu apenas apresentei a minha e o EuroSexy apresentou a dele.
Nunca disse que ele estava errado, apenas que divergimos na análise.
Abraço.
Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, já várias vezes tens repetido que o mercado está barato. Mas nunca o justificaste. Explica lá por que razão dizes isso.
Abraço,
Ulisses
Caro Ulisses,
Eu afirmo hoje que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas desde o 25 de Abril porque o rácio preço/valor está muito baixinho. Porquê?
Salvo um caso ou outro que o preço está perto do valor, todo resto está a desconto.
A galp é uma das empresas que ao cotar hoje está ao valor, mas se descer para 6 fica a desconto desde que o valor futuro se mantenha crescente.
Mesmo com as intervenções do banco central russo, o rubro entra em colapso e a economia provoca danos graves nas redes comerciais entre Europa Russia.
As autoridades têm uma influência controlada mas chega a certo ponto que nem eles conseguem controlar a situação da política monetária proque existem factores externos a influenciar a própria política. Quando isso acontece, o resto dos investidores entendem isso como uma falha grave porque acham que os mercados são eficientes e mesmo eles acabam com suas acções por destruir e reforçar os preços a baixar sem ter em conta a potencialidade futura de certas empresas.
Posso só dizer que desde que a galp entrou em bolsa só a tive uma vez. Todo tempo refutei investimento na galp e noutras porque achava que o mercado não estava a ser eficiente com a empresa.
Como conseguir ter dinheiro numa altura em que o mercado está barato e não há motivação nem dinheiro para fazer levantar o mercado?
Quem conseguir responder - não investindo a preços altos e insensatos.
Mr. Buffett compreende bem o mercado e tem sempre em conta a relação preço/valor de longo prazo. É por ai que devemos ir.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Hjor, mas o Caldeirão é palco de opiniões, desde as análise técnicas às fundamentais. É a pluralidade de opiniões que confere riqueza a este espaço e o confronto de opiniões é saudável.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
EuroSexy Escreveu:HJOR Escreveu:EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)
Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...
É por isso que nós nunca havemos de nos entender.
Uma acção pode subir e ficar mais barata pá! O mercado não tem que cair como dizes (mas tem estado a cair) mas isso não significa que vá cair mais dos 4500 euros, mas pode cair mais ainda...
E pode descer e ficar mais cara, efectivamente.
Mas repito: Desde o 25 de Abril que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas como hoje.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![]()
A galp mesmo assim anda a cotar ao valor hoje. Andou anos acima do valor com o mercado optimista e com investidores contra mim a afirmar que tinha potencial e realmente até tem, mas isso depende do preço.
Sejam disciplinados e não gozem com a galp a 6 euros.
Se tivessem de comprar hoje uma acção e tivessem que a manter por 10 anos qual seria a escolha?
Eu já fiz as minhas escolhas, vocês façam as vossas.
Pois, pois, pois...podes dizer o que quiseres e até justificares, mas só me interessa o preço que aparece nos gráficos.
Eurosexy, já várias vezes tens repetido que o mercado está barato. Mas nunca o justificaste. Explica lá por que razão dizes isso.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
HJOR Escreveu:EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...
É por isso que nós nunca havemos de nos entender.
Uma acção pode subir e ficar mais barata pá! O mercado não tem que cair como dizes (mas tem estado a cair) mas isso não significa que vá cair mais dos 4500 euros, mas pode cair mais ainda...
E pode descer e ficar mais cara, efectivamente.
Mas repito: Desde o 25 de Abril que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas como hoje.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A galp mesmo assim anda a cotar ao valor hoje. Andou anos acima do valor com o mercado optimista e com investidores contra mim a afirmar que tinha potencial e realmente até tem, mas isso depende do preço.
Sejam disciplinados e não gozem com a galp a 6 euros.
Se tivessem de comprar hoje uma acção e tivessem que a manter por 10 anos qual seria a escolha?
Eu já fiz as minhas escolhas, vocês façam as vossas.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Eu na minha analise de entrada parto sempre da visualização da floresta para a arvore. Normalmente do internacional para o nacional, e do nacional para a cotada .
Nunca da arvore para a floresta .
O sentimento destes dias, e o reflexo nas cotadas é um bom exemplo.
Nunca da arvore para a floresta .
O sentimento destes dias, e o reflexo nas cotadas é um bom exemplo.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Caro Alquimista.
Nem mais, este é um excelente exemplo, "in real time", de que tanto falamos e discordamos.
Por isso, deixei de comentar cotadas e raramente coloco um "rabisco", ficando-me pelo PSI20.
Abraço.
O Alquimista Escreveu:- tu olhas para o psi2o e daí procuras retirar informação para as cotadas; eu, se por exemplo quero negociar o bpi, quero lá saber como está o psi20.
O Alquimista Escreveu:Se o teu sistema e a tua opinião te dizem isso, presumo que tenhas recentemente shortado o psi20 (ou uma cotada onde queiras tentar replicar o mesmo movimento e não faltarão bons exemplos) e/ou que tenhas aproveitado toda esta descida.
Nem mais, este é um excelente exemplo, "in real time", de que tanto falamos e discordamos.
O Alquimista Escreveu:(...)Quanto a mim, nem estive/não estou longo ou curto pois dedico-me a outras praças, nem que seja pelo número de "treinadores de bancada" cá da nossa praça.
Por isso, deixei de comentar cotadas e raramente coloco um "rabisco", ficando-me pelo PSI20.

Abraço.
Editado pela última vez por HJOR em 16/12/2014 13:34, num total de 2 vezes.
Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI, sem grandes novidades, com os ursos a dominarem em todos os horizontes temporais.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
HJOR Escreveu:EuroSexy Escreveu:(...)
(...)
Enfim...
Nem mais HJOR. A malta tem a memória curta.
Nessa altura (2012) é que estavam baratas.

Nesta altura entrar só a pensar que estão mais baratas do que há uns meses é um erro porque as médias móveis estão invertidas. A não ser para posições curtas.
Exemplo: a Mota Engil foi de 1€ em 2012 a 6€ em 2014. Agora tá quase a tocar na BBmínima no mensal que anda ali nos 1,7€.
É impressão minha ou quer inverter?
Se fechar assim ou melhor é um bom sinal...
Aguardando
Se fechar assim ou melhor é um bom sinal...
Aguardando

- Registado: 21/5/2014 22:06
pcm1979 Escreveu:gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.
Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos
A Rússia alterou a taxa de juro para 17% !
Isto não pode mesmo ser bom para os BRICS e para o mundo em geral... O petróleo está ao nivel mais baixo de muitos anos, mas nem isto faz as coisas recuperarem...
Também concordo que não se está a fazer nenhum rally de Natal... As principais empresas estão a descer muito... Caso da Galp que salvo erro está abaixo do IPO... e depois há empresas a despenhar-se tipo Mota Engil. Há também a PT que nem se fala... enfim, nenhuma luz de Natal...
Desgraça toda a gente fala... mas nunca acontece....
Todos os sinais de uma Tespestade Perfeita estão em frente de nós.... mas nunca aconteceu.... parece-me mais uma morte lenta...
E não me admirava nada que o PSI fizesse abaixo de 4000 muito em breve....
- Registado: 19/4/2005 11:11
Eh pá!
Fizeram hoje cada vela mais feia, para mim, numa visão apressada, a vela mais decente, menos decadente é a da EDPR, o resto diz bem das quedas que se avizinham.
Quando parar o movimento de queda espero bem que os mais avisados sinalizem, pois tenho aprendido, mas a custo de uns bons tostões queimados. Claro, ainda espero que haja mundo por estes dias e não hajam mais falências pelo caminho.
até lá aguardar com serenidade.
Fizeram hoje cada vela mais feia, para mim, numa visão apressada, a vela mais decente, menos decadente é a da EDPR, o resto diz bem das quedas que se avizinham.
Quando parar o movimento de queda espero bem que os mais avisados sinalizem, pois tenho aprendido, mas a custo de uns bons tostões queimados. Claro, ainda espero que haja mundo por estes dias e não hajam mais falências pelo caminho.
até lá aguardar com serenidade.
- Registado: 8/12/2006 20:38
gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.
Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos

- Registado: 26/7/2014 12:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google Adsense [Bot], nickforum, Shimazaki_2 e 111 visitantes