Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
AntonioR, eis as respostas possíveis:
Significa esperar que o mercado me dê um lugar onde, com relativa confiança, possa colocar a stoploss.
Se o uso desta técnica se limitasse a colocar umas linhas e esperar pelo melhor, mesmo com a probabilidade do nosso lado, não só já estaria rico, como já não teria o trabalho que tenho e, bem assim, muitos foristas já teriam aderido à mesma. Teria um site próprio, quiçá uma newsletter, dava formação (paga a peso de qualquer coisa mais valiosa que o ouro, que ele agora está barato) e palestras e participava em encontros nacionais e internacionais de investidores e especuladores. Mas não, ainda não é assim. O processo de aprendizagem é contínuo, dispendioso (não pelo custo das "aulas propriamente ditas", mas pelos erros que serão cometidos no seu decurso) e requer paciência e tempo. Enfim, uma maçada que felizmente poucos querem ter.
Não, não é. Ou melhor, poderá ser mas ao contrário da ortodoxia, mormente livresca, inerente a esse tipo de linhas.
Interessante ponto de partida quanto ao fib, para uma não menos interessante conclusão.
O C Ronaldo ou o Messi jogam simples ou com complexidade? A verdadeira simplificação é a redução da complexidade ao minimamente aceitável.
Alquimista, o que significa construir a stopless?
Significa esperar que o mercado me dê um lugar onde, com relativa confiança, possa colocar a stoploss.
Se o uso desta técnica se limitasse a colocar umas linhas e esperar pelo melhor, mesmo com a probabilidade do nosso lado, não só já estaria rico, como já não teria o trabalho que tenho e, bem assim, muitos foristas já teriam aderido à mesma. Teria um site próprio, quiçá uma newsletter, dava formação (paga a peso de qualquer coisa mais valiosa que o ouro, que ele agora está barato) e palestras e participava em encontros nacionais e internacionais de investidores e especuladores. Mas não, ainda não é assim. O processo de aprendizagem é contínuo, dispendioso (não pelo custo das "aulas propriamente ditas", mas pelos erros que serão cometidos no seu decurso) e requer paciência e tempo. Enfim, uma maçada que felizmente poucos querem ter.
Interessante. Das poucas stocks que tenho seguido intraday tenho reparado neste comportamento. Quando lateraliza, há uma tendência para tentar ir ao suporte ou resistência - e consoante a "força" com que esbarra em cada um e o momentum que ganha a seguir para um "reversal", é mais um menos prevísivel perceber o que acontece no curto prazo. Por exemplo, se tocar 2 vezes no suporte máximo ou resistência máxima do espaço e for lá uma terceira vez, normalmente quebra ou rompe a dita. É este o príncipio subjacente à análise que fizeste?
Não, não é. Ou melhor, poderá ser mas ao contrário da ortodoxia, mormente livresca, inerente a esse tipo de linhas.
Entretanto desisti de colocar a minha análise sobre o petróleo. Ainda aguentou no ínicio da queda do novo mínimo (terceira vez) mas a partir de aí comportou-se de forma completamente diferente. As linhas de Fibonacci deixaram de ser qualquer referência (facto que depois de reflectir um pouco parecia-me lógico porque não existiam níveis de referência desde há muito tempo).
Interessante ponto de partida quanto ao fib, para uma não menos interessante conclusão.
Tenho pena, mas fica a lição - demasiada simplificação é um mau método de análise.
O C Ronaldo ou o Messi jogam simples ou com complexidade? A verdadeira simplificação é a redução da complexidade ao minimamente aceitável.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
O Alquimista Escreveu:nzdusd e audusd: duas oportunidades especulativas (compradora e vendedora) em ambos os mercados, construídas com base nas linhas, aguardando-se apenas que o mercado "construa" a stoploss.
Alquimista, o que significa construir a stopless?
No teu exemplo do AUD/USD, eu tinha-me espalhado ao comprimido. Nestes dois gráficos 1 e 2 eu pensei que fazer o cross das 3 linhas significava que iria subir em vez de descer. O que aconteceu foi exactamente o contrário.

O Alquimista Escreveu:Detectada fraqueza no preço com recurso a uma única linha, pode lançar-se mão do indicador e tentar encontrar uma oportunidade especulativa, tendo em mente que "Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH." O gráfico serve de exemplo.
Interessante. Das poucas stocks que tenho seguido intraday tenho reparado neste comportamento. Quando lateraliza, há uma tendência para tentar ir ao suporte ou resistência - e consoante a "força" com que esbarra em cada um e o momentum que ganha a seguir para um "reversal", é mais um menos prevísivel perceber o que acontece no curto prazo. Por exemplo, se tocar 2 vezes no suporte máximo ou resistência máxima do espaço e for lá uma terceira vez, normalmente quebra ou rompe a dita. É este o príncipio subjacente à análise que fizeste?
Entretanto desisti de colocar a minha análise sobre o petróleo. Ainda aguentou no ínicio da queda do novo mínimo (terceira vez) mas a partir de aí comportou-se de forma completamente diferente. As linhas de Fibonacci deixaram de ser qualquer referência (facto que depois de reflectir um pouco parecia-me lógico porque não existiam níveis de referência desde há muito tempo). Também creio que possa ter algo a ver com liquidez e medo no mercado, daí que as subidas são muito curtas (quase scalping com níveis de resistência e suporte diminuídos) e as quedas mais progressivas e menos abruptas. Tenho pena, mas fica a lição - demasiada simplificação é um mau método de análise.
- Registado: 6/11/2014 13:32
- O Alquimista dixitVoltando ao nzdusd e ao audjpy para tentar apanhar a continuação do movimento
Com as ordens já executadas, serve o presente para dar conta do evoluir da situação desde a apresentação das oportunidades especulativas. Não faltará muito para se colapsar o risco no que ao nzd diz respeito. Quanto ao aud aguarda-se pelo preço justo.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
psi 20: "João Moura" volta a entrar na arena. Começou por fazer um zig, agora vai fazendo o zag e de seguida fará o zig-zag.
Voltando ao nzdusd e ao audjpy para tentar apanhar a continuação do movimento e um gráfico gráfico diário do usdcad.
Agora uma pequena exemplificação do desenvolvimento de uma das regras que reza assim: Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH. Junte-se a esta regra um fork modificado de Schiff e uma "banhada" da respectiva linha superior (de amplitude semelhante a uma SH equidistante) e podemos ter locais prováveis de entrada e saída.
De regresso ao audusd para mais 2 oportunidades especulativas com base numa eventual "banhada" à linha inferior do fork modificado de Schiff.
audusd: oportunidade construída e executada com base nas regras 1 e 2: There is a high probability that: prices will reach the latest ML; prices will either reverse on meeting the ML or gap through it. Target atingido, especulação encerrada.
nzdusd: fez o movimento que se perseguia mas nunca me deu oportunidade de entrada segundo a stoploss adequada ao plano. Oportunidade encerrada.
nzdusd: fez o movimento que se perseguia mas nunca me deu oportunidade de entrada segundo a stoploss adequada ao plano. Oportunidade encerrada.
audusd: dado o evoluir do preço, stoploss colocada em b/e e encerramento parcial da posição.
audusd: ordem excutada na confluência das linhas, stoploss colocada acima do pivot neste momento colapsada mas ainda não em b/e. A amarelo vê-se o fork modificado de Shiff baseado no fork que pode ser construído usando os pivots 1-2-3.
nzdusd e audusd: duas oportunidades especulativas (compradora e vendedora) em ambos os mercados, construídas com base nas linhas, aguardando-se apenas que o mercado "construa" a stoploss.
Cont. audjpy, técnica da linha única.
Detectada fraqueza no preço com recurso a uma única linha, pode lançar-se mão do indicador e tentar encontrar uma oportunidade especulativa, tendo em mente que "Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH." O gráfico serve de exemplo.
Detectada fraqueza no preço com recurso a uma única linha, pode lançar-se mão do indicador e tentar encontrar uma oportunidade especulativa, tendo em mente que "Frequently, after crossing a lower MLH, prices continue to rise along the MLH before the further drop that was signaled by passing through. So here you can use a sliding parallel through the bottom of the range of the most recent day as a sell signal if prices drop through that SH." O gráfico serve de exemplo.
Cont. audjpy: na base ta técnica da linha única está informação sobre a fraqueza ou a força do mercado no respectivo sentido. Obtida esta informação, avança-se para a criação do plano para aproveitamento de uma oportunidade especulativa. Aqui fica pois o gráfico com a identificação dos locais a ter em atenção. Parece confuso mas na realidade não é: cada linha relata uma história e quem vem seguindo e estudando a técnica interpretá-la-á com facilidade.
É de admirar que um adivinho não ria ao ver outro adivinho - Cícero
É de admirar que um adivinho não ria ao ver outro adivinho - Cícero
Alquimista, mt obrigado pela atenção que deste ao meu humilde e "verde" rabisco.
- Registado: 6/3/2014 19:07
malvoisin Escreveu:Pois claro, Alquimista, esqueci-me de explicar a razão de ser da miragem da zona dos 9500.
pareceu-me razoável esperar uma correcção do preço, e tb, logo à partida, uma possível aproximação à linha media da fork verde - aquela que me parece poder descrever melhor o preço numa tendência de médio prazo. por outro lado, as forks vermelha e azul "indicariam", por assim dizer, a direcção do preço no curto prazo, reagindo este às respectivas linhas superiores (a qq 1 das 2). Por fim, a intersecção das linhas médias verde e azul com a linha superior vermelha e tb com a linha dos 9480-9500 que passa pelos coils (pelo que fui percebendo dos teus posts a compatibilização de forks é algo que tens em conta, nao sei é se esta "minha" forma de ver as coisas será aceitável... agradeço, se possível, o teu comentário em relação a este aspecto em específico). para além disso, essa intersecção (que ocorreria hipoteticamente daqui a alguns dias) coincidiria com 1 retracement de fibonacci de 32,8% da última leg up, valor que me parece razoável esperar para uma pequena correcção de uma tendência ascendente de médio/longo prazo.
+1x não sei se isto fará algum sentido em termos de teoria das median lines, mas foi isto que me ocorreu.
Malvoisin, essa é uma leitura muito plausível da informação que as tuas linhas te dão. Sim, procuro obter informação de forks de sentido diferente.
O Alquimista Escreveu:malvoisin Escreveu:Caros Chico e Alquimista,
parece-vos razoável este estudo, e a possível ida à zona dos 9500?
identifiquei 3 pitchforks e, na linha horizontal dos 9500, alguns coils. não sei se isto vos fará algum sentido ou se será uma bujarda das grandes, seja como for, aqui vai.
abraço
p.s. peço-vos desculpa pela deficiente definição da imagem.
p.s.2 é claro que estou a incluir a informação do dia de hoje (que obviamente não se encontra no gráfico em anexo) o qual será, porventura, o 1º dia de inversão (se for disso que se trata, como espero), e daí "usar" o máximo de 6ªf como pivot.
Malvoisin, já tive oportunidade de dizer que qualquer pivot pode ser usado para a construção do indicador em causa. Neste sentido todos os forks são "válidos" e, concomitantemente, os respectivos cenários. Mas especular e investir não é uma questão de validade, mas sim de pertinência da informação perante a leitura que se faça do mercado (adequação da realidade àquilo que a gente vê ou pensa estar a ver).
Abraço
Pois claro, Alquimista, esqueci-me de explicar a razão de ser da miragem da zona dos 9500.
pareceu-me razoável esperar uma correcção do preço, e tb, logo à partida, uma possível aproximação à linha media da fork verde - aquela que me parece poder descrever melhor o preço numa tendência de médio prazo. por outro lado, as forks vermelha e azul "indicariam", por assim dizer, a direcção do preço no curto prazo, reagindo este às respectivas linhas superiores (a qq 1 das 2). Por fim, a intersecção das linhas médias verde e azul com a linha superior vermelha e tb com a linha dos 9480-9500 que passa pelos coils (pelo que fui percebendo dos teus posts a compatibilização de forks é algo que tens em conta, nao sei é se esta "minha" forma de ver as coisas será aceitável... agradeço, se possível, o teu comentário em relação a este aspecto em específico). para além disso, essa intersecção (que ocorreria hipoteticamente daqui a alguns dias) coincidiria com 1 retracement de fibonacci de 32,8% da última leg up, valor que me parece razoável esperar para uma pequena correcção de uma tendência ascendente de médio/longo prazo.
+1x não sei se isto fará algum sentido em termos de teoria das median lines, mas foi isto que me ocorreu.
gbpusd: o evoluir da situação quanto à posição aberta
audjpy: continuando a tirar ilações
audjpy: continuando a tirar ilações
malvoisin Escreveu:Caros Chico e Alquimista,
identifiquei 3 pitchforks e, na linha horizontal dos 9500, alguns coils. não sei se isto vos fará algum sentido ou se será uma bujarda das grandes, seja como for, aqui vai.
abraço
p.s.2 é claro que estou a incluir a informação do dia de hoje (que obviamente não se encontra no gráfico em anexo) o qual será, porventura, o 1º dia de inversão (se for disso que se trata, como espero), e daí "usar" o máximo de 6ªf como pivot.
Malvoisin, já tive oportunidade de dizer que qualquer pivot pode ser usado para a construção do indicador em causa. Neste sentido todos os forks são "válidos" e, concomitantemente, os respectivos cenários. Mas especular e investir não é uma questão de validade, mas sim de pertinência da informação perante a leitura que se faça do mercado (adequação da realidade àquilo que a gente vê ou pensa estar a ver).
Abraço
Caros Chico e Alquimista,
abraço
abraço
- Anexos
-
- DAX 8-12-2014.jpg (86.92 KiB) Visualizado 7214 vezes
Uma nova semana, um outro mercado, outra técnica de captura de uma oportunidade especulativa: a técnica da "linha única".
audjpy 45 m: para se comprar e vender apenas se precisa de uma linha. Tudo o que seja construído posteriormente dependerá dela. Neste caso a linha traçada dá toda a informação necessária para criar um negócio: abaixo dela é vender, acima dela é comprar. Se se vende ou compra agora ou mais tarde dependerá do estilo de negociação de cada um e do que se deva entender por target e stoploss. Quem quiser comprar agora pode ver o tamanho do lucro caso o preço salte para cima dela, por comparação à entrada com este acontecimento. O mesmo raciocínio é aplicável à venda. Em qualquer das situações também é visível o tamanho da perda.
audjpy 45 m: para se comprar e vender apenas se precisa de uma linha. Tudo o que seja construído posteriormente dependerá dela. Neste caso a linha traçada dá toda a informação necessária para criar um negócio: abaixo dela é vender, acima dela é comprar. Se se vende ou compra agora ou mais tarde dependerá do estilo de negociação de cada um e do que se deva entender por target e stoploss. Quem quiser comprar agora pode ver o tamanho do lucro caso o preço salte para cima dela, por comparação à entrada com este acontecimento. O mesmo raciocínio é aplicável à venda. Em qualquer das situações também é visível o tamanho da perda.
chico_laranja Escreveu:
Quando falas em atr isso é o quê? valor médio da cotada no timeframe?
Digamos que quando traças os teus pontos de partida, stops e target esperas uma relação de 1:3? Aceitas 10 pips de perda se o target for 30 pips de ganho?
ATR significa average true range, procura na investopedia e encontrarás a definição. Sim, r:r 1/3 significa precisamente isso.
Todos que tenham o mínimo de juízo sabem que nem tudo são rosas.
Por cada rosa há uma vintena de espinhos e até não são dos piores. Conheço árvores com flores bastante bonitas mas até na parte de trás das folhas têm espinhos.
As buganvílias são outro exemplo de beleza mas com cada espeto que nem te conto
.
Ainda não percebi bem esta parte.
Digamos que quando traças os teus pontos de partida, stops e target esperas uma relação de 1:3? Aceitas 10 pips de perda se o target for 30 pips de ganho?
Muito tenho eu ainda para ler mas falta o melhor: tempo
Por cada rosa há uma vintena de espinhos e até não são dos piores. Conheço árvores com flores bastante bonitas mas até na parte de trás das folhas têm espinhos.
As buganvílias são outro exemplo de beleza mas com cada espeto que nem te conto

Por alguma razão procuro neste tipo de negócios um mínimo de r:r 1/3. Assim, e pegando nestes 3 exemplos (2 negócios no usdchf e 1 negócio no gbpusd) tenho em carteira 6 pontos e uma potencial perda de 1. É o líquido (5 pontos) que me faz prosseguir, conferindo-me a possibilidade de perder consecutivamente 5 negócios sem afectar o capital especulativo com que parti para esta semana.
Ainda não percebi bem esta parte.
Muito tenho eu ainda para ler mas falta o melhor: tempo

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
O Alquimista Escreveu: usdchf (...) Salvo se o target for atingido no dia de hoje, o que não creio, a posição vai ficar aberta para a próxima semana.
E não é que o target (a linha superior) foi atingido ainda hoje? Ver gráfico infra só com o fork que deu o target (como sabem, por regra é "negociação à linha").
gbpusd: ordens de entrada na linha executadas, stop e targets nos locais habituais
Chico, só para esclarecer que isto não são só rosas. Tinha mencionado (1/12) a abertura de uma posição no gbpusd que de momento está em perda, como se pode ver do gráfico infra. Sucede que o que me tem safado até ao momento é a colocação da stoploss abaixo do pivot A em um valor aproximado a 2 atr do timeframe em causa. Para já está a aguentar-se, mas tudo pode acontecer (terá chegado a minha ver de ser joãomourizado?) Que o "João Moura" está em campo não há dúvida.
Por alguma razão procuro neste tipo de negócios um mínimo de r:r 1/3. Assim, e pegando nestes 3 exemplos (2 negócios no usdchf e 1 negócio no gbpusd) tenho em carteira 6 pontos e uma potencial perda de 1. É o líquido (5 pontos) que me faz prosseguir, conferindo-me a possibilidade de perder consecutivamente 5 negócios sem afectar o capital especulativo com que parti para esta semana.
Abraço
Boa explicação Alquimista
Estás um professor feito
Agora falta o aluno saber essa história dos Schiff, pendullum pullback e afins que indicas
Mas o tempo não dá para tudo....

Estás um professor feito

Agora falta o aluno saber essa história dos Schiff, pendullum pullback e afins que indicas

Mas o tempo não dá para tudo....
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
- Registado: 29/11/2007 2:37
O Alquimista Escreveu:usdchf (pós fecho da oportunidade especulativa aqui referida, em que se tinha em mente apanhar o movimento rosa: daí a stop e o target estabelecidos): não fixando targets, corro o risco de ser flutuado pelo mercado (caixa azul) e de voltar quase ao ponto de partida. Se há coisa que não admito é que ele flutue contra mim depois de certo patamar. Deixo essa coragem para os especialistas. Já no prelo mais um negócio, pois tenho o defeito de querer entrar com pouca gente ao meu lado, de preferência com o mercado a berrar e com o preço a saltar para fora do fork.
usdchf: o que estava no prelo viu a luz do dia. Nova posição compradora activada (há umas horas), como se pode ver do gráfico infra, estando o preço já em movimento. O que é que se fez? Eis o planeamento:
- criou-se a LMLH de Schiff (linha inferior do fork modificado de Schiff) e respectiva paralela deslizante por forma a apanhar o "João Moura" inclinado;
- criou-se a 2ª warning line do fork vermelho (a 1ª wl ficou prejudicada dada a evolução do preço);
- criou-se o fork verde (que se insere na categoria do fork pendulum pullback);
- esperou-se que o preço se deslocasse para uma zona de interesse (ver rosa), o que é um descanso pois não tenho que me preocupar com fundamentais, notícias, opiniões, "proprietary indicators" de gurus, etc.;
- a queda assustadora do preço é uma das coisas que gosto de apanhar (como value investor, eu quero apanhar valor e este vem sempre com desconto);
- respeito pelo r:r de 1/3.
Seria necessário fazer tanta coisa para se construir um plano? A resposta é não. Bastava executar a técnica do coil atrás do "V", de que me farto de falar neste tópico (ver 2º gráfico).
Plano elaborado, ordens executadas, agora é só esperar que o mercado faça o que tem de fazer. Salvo se o target for atingido no dia de hoje, o que não creio, a posição vai ficar aberta para a próxima semana.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Bar38, darkreflection, GamesOver, Google [Bot], Goya777, latbal, lito, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 125 visitantes