PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
pacheco1979 Escreveu:Chavaskal Escreveu:C78 Escreveu:O PSI20 continuará a ser constituído por apenas 18 componentes mais 3 meses, pelo menos, segundo comunicado da NYSE Euronext.
Pesos do PSI20 (actualização)
Pois... O problema é que os três pesos pesados do PSI18, não irão contribuir de modo muito positivo para o Psi 18, para já, penso eu de que...
EDP, GALP e JM, têm um peso de quase 50% na composição do Psi18.
GALP e JM, estão claramente em fase Bear. Já a EDP, não sai do marasmo constante.
Eu quase diria, que bom bom é apostar na queda destas 3 e na subida das restantes.
E assim teremos aqui uma boa arbitragem.
BN
discordo....
JM subiu 20% em 1 mês
EDP subiu 10% em 1 mês
GALP sofre naturalmente a desvalorização do petróleo....
eu falo das tendência primárias...
e no caso da JM é descendente, para mim...tal como a GALP.
C78 Escreveu:O PSI20 continuará a ser constituído por apenas 18 componentes mais 3 meses, pelo menos, segundo comunicado da NYSE Euronext
referes-te a isto: https://www.euronext.com/sites/www.euronext.com/files/eia_2014-224_-_pt_-_psi_20_-_quarterly_review_result.pdf?
está a fechar mais um gap e a brincar com a MM50
curiosamente, o nasdaq tanto andou que também fechou o gap aberto no inicio do mês (falata umas centésimas).
curiosamente, o nasdaq tanto andou que também fechou o gap aberto no inicio do mês (falata umas centésimas).
- Registado: 18/7/2013 15:16
Chavaskal Escreveu:C78 Escreveu:O PSI20 continuará a ser constituído por apenas 18 componentes mais 3 meses, pelo menos, segundo comunicado da NYSE Euronext.
Pois... O problema é que os três pesos pesados do PSI18, não irão contribuir de modo muito positivo para o Psi 18, para já, penso eu de que...
GALP e JM, estão claramente em fase Bear. Já a EDP, não sai do marasmo constante.
Eu quase diria, que bom bom é apostar na queda destas 3 e na subida das restantes.
BN
discordo....
JM subiu 20% em 1 mês
EDP subiu 10% em 1 mês
GALP sofre naturalmente a desvalorização do petróleo....
- Registado: 17/8/2013 23:25
Boas,
Retomou hoje o BULL no PSI.
Portugal apareceu na Bloomberg, por boas razões...
Dívida portuguesa é a "campeã" do mercado de obrigações em 2014
05 Dezembro 2014, 10:54 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt
Estou a brincar... a brincar...
Manchini
Retomou hoje o BULL no PSI.
Portugal apareceu na Bloomberg, por boas razões...
Dívida portuguesa é a "campeã" do mercado de obrigações em 2014
05 Dezembro 2014, 10:54 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt
Estou a brincar... a brincar...
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
C78 Escreveu:O PSI20 continuará a ser constituído por apenas 18 componentes mais 3 meses, pelo menos, segundo comunicado da NYSE Euronext.
BN
O PSI20 continuará a ser constituído por apenas 18 componentes mais 3 meses, pelo menos, segundo comunicado da NYSE Euronext.
- Anexos
-
- Pesos do PSI.png (6.99 KiB) Visualizado 5697 vezes
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Bomba atómica: BCE quer dar dinheiro à borla a toda a gente
Dinheiro Vivo Escreveu:A crise é tão prolongada e as medidas tomadas tardam tanto a ter efeitos na inflação e nas economias da zona euro que o Banco Central Europeu (BCE) admitiu hoje, finalmente e após muitos meses, que está a pensar em modelos de "quantitative easing" (QE), isto é, programas de alívio monetário puro que, no fundo, é ter o banco central a imprimir moeda que depois injeta nas economias, sem cobrar em troca.
Será ter o banco central a criar dinheiro novo e a oferecê-lo às economias: aos governos, aos bancos, às empresas, às famílias. Haverá mais dinheiro a circular, sem que o BCE à posteriori faça esterilização ou secagem da liquidez adicional.
A medida, hoje revelada por Mario Draghi, faz com que o BCE financie no limite e de forma direta empresas, bancos e governos a custo zero uma vez que se trata de impressão pura de moeda.
Ora, uma medida desse calibre -- um género de bomba atómica da política monetária, uma solução de último recurso -- levanta problemas sérios e políticos na arquitetura europeia, Draghi mostrou-se confiante de que ela "não é ilegal". E em princípio, pode entrar em vigor "no início do próximo ano".
Quem está contra e porquê
A Alemanha e outros países ricos do centro da Europa sempre se mostraram, e continuam a ser, furiosamente contra este tipo de políticas de financiamento direto via moeda, alegando, entre outras coisas, que é ilegal ter o BCE a fazer financiamento monetário de Estados, por exemplo.
Ao fazê-lo, o BCE pode ficar com o lixo e as dívidas de bancos, empresas e Estado, mutualizando perdas de países mais pequenos, por exemplo. A Alemanha é o país com mais capital na estrutura do BCE.
"Sim, discutimos várias opções de quantitative easing", mas "nenhuma das possíveis futuras decisões têm a ver com financiamento monetário", garantiu Draghi.
O que está a aqui em jogo é que o BCE precisa de ter controlo sobre o tamanho do seu balanço, explicou o banqueiro, algo que atualmente parece não estar resolvido.
Draghi frisou bem que o programa de QE, cujos contornos estão por definir, pode avançar mesmo sem o acordo de todos os governadores, o que desde já pode ser visto como um aviso face a uma previsível oposição do Bundesbank.
E teria de ser para breve já que o BCE está a ficar sem opções de política e tem falhado sucessivamente em puxar a inflação para próximo de 2%, como está no tratado que institui o seu mandato.
"Não precisamos de unanimidade" para levar um plano desses adiante, começou por dizer Draghi. "Mas pode ser desenhado para que haja unanimidade", juntou.
No entanto, tentou logo tranquilizar os alemães dizendo que o BCE não avançará com um QE para criar financiamento monetário, nem tão pouco para fazer "chantagem sobre os governos". É que, no limite, está a dar-lhes dinheiro.
Um programa de alívio monetário "pode incluir obrigações do Tesouro" e "todos os tipos de ativos, exceto ouro", mas a forma como o estão a pensar "respeitará o nosso mandato", garantiu o presidente do BCE. "Comprar obrigações do Tesouro cai claramente dentro do nosso mandato", repetiu, houvessem dúvidas das suas intenções.
Diferença entre QE e programas já lançados
O BCE simplesmente adquire os ativos e compensa com emissão de moeda, que fica a circular no sistema. Só o BCE, único emissor de moeda, tem poder para fazer uma coisa destas.
"Há evidência suficiente de que o QE pode ser eficaz", disse Draghi, dando como exemplos os casos britânico e norte-americano em que os bancos centrais avançaram com programas desse tipo. O Japão também o fez, mas teve pouco sucesso. É um caso "mais complexo", admitiu o banqueiro central.
Com o QE "não queremos afastar investidores privados destes mercados", advertiu o líder do BCE.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Bom dia.
Do meu ponto de vista, em termos técnicos temos o psi20 balizado aqui num range que não agrada nem a bull nem a bear. Para que lado vai romper?
Não si, mas....
A partir de agora vou exponenciar a minha exposição a diversas ações do psi20, no lado longo.
E porquê?
Apesar de ter havido no dia de ontem uma retração no DAX e restantes índices europeus, devido (do meu ponto de vista) ao anuncio de perspetivas de crescimento inferiores às anteriormente perspectivadas em diversos países, e devido ao BCE não anunciar desde já as medidas esperadas, verifica-se que os índices europeus já assumiram este facto, pelo que o mercado acredita que por agora não surgirão novas surpresas no futuro relativamente ao crescimento econômico. Mais, tem agora a garantia de que o BCE irá promover medidas que garantam o crescimento econômico da europa.
Em Portugal, começa a vislumbrar-se uma luz para a resolução da venda do NOVO BANCO, o que retirará muita da pressão vendedora em diversos títulos.
Face a estes fatores, parece-me inevitável o aumento de procura por ações nacionais, pelo que espero uma apreciação jeitosa do psi 20 até meados do mês de março de 2015. Para mim, está Decretado o Rally de NAtal.
Boas Festas....

Do meu ponto de vista, em termos técnicos temos o psi20 balizado aqui num range que não agrada nem a bull nem a bear. Para que lado vai romper?
Não si, mas....
A partir de agora vou exponenciar a minha exposição a diversas ações do psi20, no lado longo.
E porquê?
Apesar de ter havido no dia de ontem uma retração no DAX e restantes índices europeus, devido (do meu ponto de vista) ao anuncio de perspetivas de crescimento inferiores às anteriormente perspectivadas em diversos países, e devido ao BCE não anunciar desde já as medidas esperadas, verifica-se que os índices europeus já assumiram este facto, pelo que o mercado acredita que por agora não surgirão novas surpresas no futuro relativamente ao crescimento econômico. Mais, tem agora a garantia de que o BCE irá promover medidas que garantam o crescimento econômico da europa.
Em Portugal, começa a vislumbrar-se uma luz para a resolução da venda do NOVO BANCO, o que retirará muita da pressão vendedora em diversos títulos.
Face a estes fatores, parece-me inevitável o aumento de procura por ações nacionais, pelo que espero uma apreciação jeitosa do psi 20 até meados do mês de março de 2015. Para mim, está Decretado o Rally de NAtal.
Boas Festas....

Ulisses Pereira Escreveu:Manchini, outra questão é que não nos podemos esquecer o impacto que o que aconteceu a algumas acções nacionais teve na confiança dos investidores no próprio mercado accionista nacional (o aumento de capital do BES antes da falência, a questão da PT, a Sonae Indústria).
Por outro lado, esta legislatura talvez tenha dado a percepção ao exterior que Portugal é um país cumpridor mas com uma economia cm dificuldade em crescer.
Mas estamos a especular, naturalmente. Eu e tu.
Abraço,
Ulisses
É verdade Ulisses há muita coisa que minou a confiança do capital estrangeiro - BES, BESA (aqui está a chave), PT, ESFG, Sonae Indústria.
Questão: não sei até que ponto é que este aumento de capital da Sonae Indústria pode influenciar negativamente futuros aumentos de capital, e quem as faz mais é a banca.

Se o Salgado for condenado lá fora primeiro e cá continuar livre sem qualquer processo então aí é que a imagem do país fica afectada. Atentos ao Wall Street Journal que vem dando regularmente notícias sobre o BES (cá não se sabe nada).
Condenações para Sócrates e Duarte Lima, dizem que o regime mudou mas será mesmo? Ou isto tudo é uma manobra de diversão para desviar os holofotes do Salgado?

aefepenas, sim mais coisa menos coisa.
a configuração aponta para quedas menos inclinadas, até se quebrar os minimos de 2012 onde podemos ter uma queda rápida mas pouco extensa.
os mercados podem sempre surpreender mas estou a avaliar o que tem sido o comportamento do indice até ao momento. a incapacidade em fazer novos highs relativos, a aproximação aos minimos de 2012 "em escada", tudo isto indica-me que estamos num movimento de ataque aos minimos
a configuração aponta para quedas menos inclinadas, até se quebrar os minimos de 2012 onde podemos ter uma queda rápida mas pouco extensa.
os mercados podem sempre surpreender mas estou a avaliar o que tem sido o comportamento do indice até ao momento. a incapacidade em fazer novos highs relativos, a aproximação aos minimos de 2012 "em escada", tudo isto indica-me que estamos num movimento de ataque aos minimos
Desde do ano de 2009 eu só voltei a comprar Soni agora após o aumento de capital (é apenas um desabafo). Uma posição residual que me faz estar confiante na empresa e na sua actividade futura, acho que o Belmiro tem razão ou pelo menos está do lado certo ao ficar com 70% da empresa e possivelmente até mais.
Claro que os aumentos de capital têm sido maus para o nível da bolsa portuguesa, principalmente os feitos nos bancos. Contribuem para destruir valor parcial e baixam os parâmetros dos indices bolsistas.
Mas uma onda primária também se auto-reforça e não é preciso focar nenhuma razão para tal acontecer, a não ser o conjunto de todas as causas que levam os mecanismos da finança a dar seguimento a fluxos de capital gigantescos que não são controláveis por períodos médios ou longos.
Quando se trata de uma onda, tudo vai atrás da tendência. Nesse processo (em caso de bearmarket) o risco baixa à medida que diversos agentes saem a perder de posições longas, ou por não suportar mais perdas, ou por necessitarem de liquidez para outro negócios mais adiante, se vendem, mais o mercado cai consistentemente.
A fraca volatidade em muito tem a ver com a liquidez, mas também com a sintonia unânime dos agentes. Se a bolsa portuguesa neste momento está tão "pesada" é sinal que existe uma tendência bem definida e de pouca volatidade.
Sabemos que o mercado pode fazer tudo a qualquer momento, mas a realidade tem sido pesada.
Neste cenário poderia existir algumas directivas macro que iriam alterar o aspecto da nossa bolsa e existir um corrida para cima. Esse cenário passaria por um perdão parcial da dívida portuguesa por parte da Alemanha já. Mas o mercado não acredita e não viola o auto-reforço da primária.
Os alemães não sofreram praticamente perda nenhuma com os países periféricos (excepto com a Grécia) e pouco têm perdoado.
Os alemães devem perdoar parte da nossa dívida à semelhança do que os EUA fizeram com os próprios alemães após a 2ªGG e começar a pensar na Europa futura a qual querem ter.
Não se vão sentir melhores por ver fome na Europa.
Espero que em 2015 seja o ano da consciencialização, e que a Alemanha assuma algumas perdas por forma a relançar já toda a Europa, não colocando obstáculos ao BCE.
Na Alemanha fui dar com um ambiente incrível:
https://www.youtube.com/watch?v=zpBkUY62TtM
Claro que os aumentos de capital têm sido maus para o nível da bolsa portuguesa, principalmente os feitos nos bancos. Contribuem para destruir valor parcial e baixam os parâmetros dos indices bolsistas.
Mas uma onda primária também se auto-reforça e não é preciso focar nenhuma razão para tal acontecer, a não ser o conjunto de todas as causas que levam os mecanismos da finança a dar seguimento a fluxos de capital gigantescos que não são controláveis por períodos médios ou longos.
Quando se trata de uma onda, tudo vai atrás da tendência. Nesse processo (em caso de bearmarket) o risco baixa à medida que diversos agentes saem a perder de posições longas, ou por não suportar mais perdas, ou por necessitarem de liquidez para outro negócios mais adiante, se vendem, mais o mercado cai consistentemente.
A fraca volatidade em muito tem a ver com a liquidez, mas também com a sintonia unânime dos agentes. Se a bolsa portuguesa neste momento está tão "pesada" é sinal que existe uma tendência bem definida e de pouca volatidade.
Sabemos que o mercado pode fazer tudo a qualquer momento, mas a realidade tem sido pesada.
Neste cenário poderia existir algumas directivas macro que iriam alterar o aspecto da nossa bolsa e existir um corrida para cima. Esse cenário passaria por um perdão parcial da dívida portuguesa por parte da Alemanha já. Mas o mercado não acredita e não viola o auto-reforço da primária.
Os alemães não sofreram praticamente perda nenhuma com os países periféricos (excepto com a Grécia) e pouco têm perdoado.
Os alemães devem perdoar parte da nossa dívida à semelhança do que os EUA fizeram com os próprios alemães após a 2ªGG e começar a pensar na Europa futura a qual querem ter.
Não se vão sentir melhores por ver fome na Europa.
Espero que em 2015 seja o ano da consciencialização, e que a Alemanha assuma algumas perdas por forma a relançar já toda a Europa, não colocando obstáculos ao BCE.
Na Alemanha fui dar com um ambiente incrível:
https://www.youtube.com/watch?v=zpBkUY62TtM
- Registado: 16/6/2014 0:01
Manchini, outra questão é que não nos podemos esquecer o impacto que o que aconteceu a algumas acções nacionais teve na confiança dos investidores no próprio mercado accionista nacional (o aumento de capital do BES antes da falência, a questão da PT, a Sonae Indústria).
Por outro lado, esta legislatura talvez tenha dado a percepção ao exterior que Portugal é um país cumpridor mas com uma economia cm dificuldade em crescer.
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Boas Ulisses,
Com as yields em mínimos de sempre, o PSI não devia de estar ao contrário?
Ou seja, não a tentar tocar em mínimos mas pelo menos a meio, já descontando os escândalos que houve no verão.
Manchini
Olá manchini. Há algum tempo atrás, referi aqui que tinha terminado a correlação (inversa que era a que estava em vigor) entre as yields da dívida e o PSI. Depois escrevi também que a crise da dívida terminou. O mercado accionista deixou de olhar para algo que deixou de ser preocupação.
Abraço,
Ulisses
Boas Ulisses,
Eu entendo, mas realçava o fato de não serem baixos, mas mínimos, nunca no euro ou fora dele foram atingidos.
Como costumas referir, não importa as razões, mas o facto dos gráficos continuarem a apontar para baixo, o que revela as percepções da comunidade internacional para Portugal.
Por isso continuo a achar o Psi desfazado desta realidade, mas isto devo ser só eu...
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Aliás, tomem este comentário "com um grão de sal": faz-me lembrar tanto o "água mole em pedra dura" de há exactamente um ano, relativamente aos 6400... não sei se alguém se recorda desse Novembro/Dezembro de 2013 e os arranques falsos...
Mas lá está, falta que o "thin gentleman sings... em dueto ou não com a "fat lady"!"
Mas lá está, falta que o "thin gentleman sings... em dueto ou não com a "fat lady"!"

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Tem graça estar a aproximar-se da famigerada zona dos 5250/5300 antes do senhor que manda nisto tudo falar...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Ovelhaxone,
Pelas minhas contas isso iria projectar o índice para próximo dos 4130 certo? Isso seria uma valente machadada.
Pelas minhas contas isso iria projectar o índice para próximo dos 4130 certo? Isso seria uma valente machadada.
- Anexos
-
- psi20 03-12-2014.jpg (99.62 KiB) Visualizado 7071 vezes
ovelhaxone Escreveu:viva,
então aqui vai a pintura que o gráfico me transmite
para inviabilizar este cenário é preciso primeiro que o psi vá acima dos 5400.
Estás a pensar em 3 drives to the down?
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
EuroSexy Escreveu:Eu não falei em património, falei em dívida.
Quando refiro por cada 10 euros produzidos deve-se 13 é isso mesmo que me refiro.
Parece que não percebeste....
Eu não faço divida de 13 € por cada 10 € que produzo.
Em média eu devo 1,3 anos da minha produção... Cerca de 130% do PIB (anual)... Ponto!
Ou seja, para pagar a divida, teria de trabalhar 1,3 anos sem receber nada e dar tudo para liquidar a divida.
A partir daí não deveria nada, desde que não gastasse mais do que aquilo que produziria!
Isto é contrário à tua ideia de que sempre que produzo 10 €, estou a produzir divida de 13 €...
Se por exemplo tivermos um défice anual de 5%, significa, que sobre a produção de desse ano fico com uma divida de 5 €, por cada 100 € produzidos.
Nada comparável às tuas contas.
BN
viva,
- Anexos
-
- 123lowattack.png (7.13 KiB) Visualizado 7264 vezes
- Registado: 27/7/2014 0:32
Boas Ulisses,
Ou seja, não a tentar tocar em mínimos mas pelo menos a meio, já descontando os escândalos que houve no verão.
Manchini
Olá manchini. Há algum tempo atrás, referi aqui que tinha terminado a correlação (inversa que era a que estava em vigor) entre as yields da dívida e o PSI. Depois escrevi também que a crise da dívida terminou. O mercado accionista deixou de olhar para algo que deixou de ser preocupação.
Abraço,
Ulisses
Eu não falei em património, falei em dívida.
Quando refiro por cada 10 euros produzidos deve-se 13 é isso mesmo que me refiro.
- Registado: 16/6/2014 0:01
viva yaya,
sim, e em termos de elliot waves há contagens que dão por terminada esta sequência.
contudo o mover do preço aponta para continuarmos a "derrapar" em direcção aos minimos de 2012. teria de haver uma grande alteração das condições do mercado para isto não acontecer.
poderá beneficar da fase de aceleração exponencial do preço nos mercados americanos mas parece-me limitado. dará apenas para este tipo de "brincadeiras", de idas aos topos dos ranges ou pontos médios.
PS: o nasdaq parece estar a querer marcar uma configuração de 1 dia apenas de correcção. ainda não está safo mas um fecho acima dos 0,5% hoje encaminharia o indice para novos máximos anuais.
sim, e em termos de elliot waves há contagens que dão por terminada esta sequência.
contudo o mover do preço aponta para continuarmos a "derrapar" em direcção aos minimos de 2012. teria de haver uma grande alteração das condições do mercado para isto não acontecer.
poderá beneficar da fase de aceleração exponencial do preço nos mercados americanos mas parece-me limitado. dará apenas para este tipo de "brincadeiras", de idas aos topos dos ranges ou pontos médios.
PS: o nasdaq parece estar a querer marcar uma configuração de 1 dia apenas de correcção. ainda não está safo mas um fecho acima dos 0,5% hoje encaminharia o indice para novos máximos anuais.
EuroSexy Escreveu:manchini Escreveu:Boas Ulisses,
Manchini
O mercado ainda não está a reconhecer ou ainda não desconta a possibilidade do perdão da dívida, mas o perdão deverá acontecer a bem de toda a Europa.
Esta dívida é impagável.
Cada português por cada 10 euros deve 13. Não temos nada. Alguém que tenha 1 milhão deve 1,3 milhões teoricamente, mas na prática a grande divida sobrecarrega o resto da população e deixa de fora os próprios detentores de dívida. A Alemanha tem de reconhecer isso a bem da Europa.
Analogamente é como suspeitarmos que temos um cancro e não fazer nada para o eliminar. Seria preferível encarar a doença de caras o mais depressa possível. Seria preferível a Alemanha encarar uma perda com a dívida estatal já do que deixar a Europa desmembrar-se como aconteceu com a URSS em 1989.
que grande confusão vai nessa cabeça....
Cada português deve 1,3 anos de produção média...
Nada tem a ver com o patrimônio de cada um....
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, tami, trend=friend, trilhos2006, Zguibz2 e 92 visitantes