Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por R2 » 2/12/2014 1:00

Daemoon Escreveu:UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc VS Parworld Quant Equity Europe Guru

Parworld a azul.

Comparar fundos para um período de 1 mês é uma completa brincadeira estatística (o mínimo dos mínimos seria o trimestre que é quando normalmente fazem os ajustes na alocação). Assim, dado o curto período de existência do fundo Parworld, que foi criado em 03/09/2012, aqui vai a comparação dos 2 fundos para o período de 1 ano e de YTD 2014:

Capturar 1.JPG

Capturar 2.JPG
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por R2 » 2/12/2014 0:33

Portugal por ser um País de tesos não tem direito ao fundo Legg Mason Opportunity Fund Class Prem USD Acc (IE00B3FHN967) que existe em Espanha (categoria EUA Cap. Flexível) e de acordo com a morningstar.es é um fundo com uma das melhores rentabilidades a 3 anos a seguir a alguns fundos de biotecnologia mas à frente de outros da biotecnologia e à frente de todos os fundos do setor saúde, o que é impressionante para quem tem actualmente uma alocação no sector saúde de apenas 7.32%.

Por outro lado, este fundo teve uma rentabilidade negativa de -30.7% em 2011, em 2012 foi de 36.93%, em 2013 foi 59.55% e em 2014 YTD é de 19.70%, sendo que a sua Posição do Ranking na categoria (base 100), nesses anos, foi de 99, 1, 1 e 12 respetivamente, sendo assim impressionante a melhoria do fundo de 2011 para 2013 inclusive. Não conheço outro fundo que tenha passado da Posição 99 para a Posição 1 nos 2 anos seguintes.

Só é pena é que para a subscrição do fundo são precisos uns meros trocos de 30 milhões USD.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por Daemoon » 2/12/2014 0:08

UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc VS Parworld Quant Equity Europe Guru

Parworld a azul.
Anexos
ParworldUbs.PNG
ParworldUbs.PNG (18.13 KiB) Visualizado 8426 vezes

Registado: 14/2/2009 14:06

por Daemoon » 2/12/2014 0:00

R2 Escreveu:
Daemoon Escreveu:Uma vez que o BIG e o BEST têm a gestora de fundos BNP Paribas se pedir um fudo tipo este LU0774754435 farão o mesmo?

A tua questão não está clara: ... farão o mesmo? Pergunto eu: O quê?
Por outro lado, o fundo que referencias - "Parworld Quant Equity Europe GURU Classic-Capitalisation" - na morningstar.es (na morningstar.pt não aparece) não apresenta quaisquer dados no separador carteira, então qual é o interesse de um fundo, independentemente do seu desempenho, que é totalmente opaco quanto aos seus dados de análise essenciais? Eu pelo menos não invisto em "caixas negras".

O que eu perguntava era se eles não subscreveriam o mesmo ( fundo ) se fosse pedido.

Eu também não invisto em caixas negras, por isso fica aqui o top 10 da carteira e poderão ver em mais pormenor o fundo no site da BNP Paribas.

http://www.bnpparibas-ip.lu/central/fun ... =EUR#tab=1
Anexos
Parworld.PNG
Parworld.PNG (17.74 KiB) Visualizado 8429 vezes

por R2 » 1/12/2014 22:55

Daemoon Escreveu:Uma vez que o BIG e o BEST têm a gestora de fundos BNP Paribas se pedir um fudo tipo este LU0774754435 farão o mesmo?

A tua questão não está clara: ... farão o mesmo? Pergunto eu: O quê?
Por outro lado, o fundo que referencias - "Parworld Quant Equity Europe GURU Classic-Capitalisation" - na morningstar.es (na morningstar.pt não aparece) não apresenta quaisquer dados no separador carteira, então qual é o interesse de um fundo, independentemente do seu desempenho, que é totalmente opaco quanto aos seus dados de análise essenciais? Eu pelo menos não invisto em "caixas negras".

- BedRock

Re: UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc

por jokerportuga » 1/12/2014 22:35

caralmeida030267 Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Joker, tiveste um melhor timing do que eu.
Apesar de já o ter subscrito em 31.10.2014 na plataforma online, fi-lo a piores valores. :evil: A cotação era mais alta...

Eu quando vou subscrever um fundo para MLP não olho para a cotação do mesmo, a não ser que existam vários dias consecutivos de fortes correcções que me façam bloquear o Enter. :wink:

Também não me estava a referir a essa questão das cotações.
Apenas achei interessante que vários users tenham entrado neste fundo neste pequeno espaço temporal e referi que a minha "aposta" não tinha sido tão boa em termos de timing.
Obviamente, para MLP isso é irrelevante.

Vamos ver é se consigo arranjar um tempinho para analisar os novos fundos que o Rick referiu.
Pode ser que em Janeiro já dê para subscrever qualquer coisita... :-k

Abraço
Carlos Almeida

Tenho esse fundo numa das carteiras À cercas de 2 meses e teve que ser por impresso.
Talvez falando com o PFA já se consiga subscrever por impresso os novos fundos.
Tenho que voltar a analisar os fundos da nova gestora e compará-los com os existentes no Best, mas para já não tenho em mente reforçar as 2 carteiras de MLP, mesmo que tenha capital disponível para tal, no entanto analisar e seleccionar fundos "atractivos" é tarefa que faço constantemente. :D

Registado: 18/1/2010 12:59

por caralmeida030267 » 1/12/2014 22:26

jokerportuga Escreveu:
Apesar de já o ter subscrito em 31.10.2014 na plataforma online, fi-lo a piores valores. :evil: A cotação era mais alta...

Eu quando vou subscrever um fundo para MLP não olho para a cotação do mesmo, a não ser que existam vários dias consecutivos de fortes correcções que me façam bloquear o Enter. :wink:

Também não me estava a referir a essa questão das cotações.
Apenas achei interessante que vários users tenham entrado neste fundo neste pequeno espaço temporal e referi que a minha "aposta" não tinha sido tão boa em termos de timing.
Obviamente, para MLP isso é irrelevante.

Vamos ver é se consigo arranjar um tempinho para analisar os novos fundos que o Rick referiu.
Pode ser que em Janeiro já dê para subscrever qualquer coisita... :-k

Abraço
Carlos Almeida

Registado: 10/7/2014 21:32

por jokerportuga » 1/12/2014 22:01

por R2 » 1/12/2014 21:51

Rambaldi Escreveu:Olá Pessoal,

Por falta de tempo não tenho acompanhado forum, mas entretanto já tive oportunidade de ler últimas páginas e vejo que este tópico continua em força e com artigos muito interessantes.

Gostava de saber a vossa opinião para umas alterações que pretendo fazer à minha carteira para me proteger do risco cambial, nomeadamente da desvalorização do Eur/USD.

Como tenho a conta em Euros, em Março desde ano subscrevi dois fundos em USD, o Morgan Stanley Investment Funds US Advantage B (LU0225744001) e o UBS (Lux) Equity SICAV - USA Growth (USD) P-acc (LU0198837287). A ideia era aproveitar a cotação do eur/usd na altura que estava a 1,38 aliada aos bons fundamentais do mercado acionista dos EUA. Agora que a cotação do EUR/USD está a 1,24, a aproximar-se do valor histórico de 1,20, estou a pensar resgatar os fundos que estão com uma valorização de cerca de 6% da UP e no total com o cambio a valorização traduz-se em cerca de 18% (desprezando comissões).
Depois subscrevo novamente fundos de ações americanas em EURO, para a aproveitar uma desvalorização do USD a médio prazo.

Agora com estas últimas declarações do M. Draghi e com a politica de QE do BCE, o efeito de diluição do EUR vai manter a moeda desvalorizada, o que me deixa a pensar se devo manter a minha estratégia. Por um lado diminuo o risco cambial, por outro lado os fundos em EUR de ações americanas sem hedge podem levar porrada nos próximos tempos.
o que acham?

Eu com o resgate total de um fundo da Turquia, no qual acabei por ganhar 0.7%, fui hoje reforçar um fundo e subscrever outro, ambos dos EUA e em moeda USD.

Eu não resgatava fundos em USD para ganhar no factor cambial para EUR, pelo contrário, pois se o rácio EUR/USD do atual valor de 1.2477 cair para um rácio de 1.20 (referencial histórico equilibrado), então tu ainda vais ganhar mais 3.98%, e se o rácio fosse para o valor de 1.1789 verificado em 01/11/2005, então ainda podias ganhar mais 5.84% em relação à cotação atual.

Não é utopia considerar que o rácio EUR/USD pode baixar para aquele nível de 1.18, isto devido, essencialmente, às seguintes considerações:

a) O BCE ainda não começou a comprar divida a sério, pois não será com os atuais níveis de compras que o BCE vai pôr a Zona Euro na rota do crescimento da inflação para um nível ideal da ordem dos 2%, bem como na rota do crescimento económico adequado para diminuir a taxa de desemprego, uma vez que para atingir esses objetivos é preciso injetar muito mais liquidez na economia e que a mesma chegue às empresas e ao bolso dos consumidores para se exportar mais, aumentando assim o PIB/riqueza europeia, e consumir mais de modo a que o consumo interno puxe também pela economia e assim contribua também para a diminuição da taxa de desemprego.
Assim, com a implementação de um QE a sério por parte do BCE, teoricamente, a moeda EUR irá desvalorizar-se ainda mais face ao USD. A grande dúvida e o grande empecilho desse amplo QE necessário, será a Alemanha imperial;

b) Para além das reservas em ouro e em moedas hard currency, o que dá suporte real à cotação da moeda de um País ou de uma Zona, com a mesma moeda, é o aumento da riqueza nacional ou do PIB desse País ou da Zona. Ora acontece que a economia dos EUA está a começar a ser relativamente pujante, quando comparada com a economia anémica da Zona Euro, logo, por este factor do PIB, a moeda EUR deve desvalorizar ainda mais face ao USD;

c) Os sucessivos alargamentos da Zona Euro a países geralmente mais bébeis, em relação aos anteriores, teoricamente, deveria ter enfraquecido mais o EUR face ao USD, só que tal não se verificou porque nessas alturas estavam em curso os QE’s dos EUA (o último que acabou no passado mês de outubro era o QE3), mas quem sabe se agora começa a chegar a hora da moeda EUR pagar essa factura monetária do alargamento, agravada pelo aumento do gap entre as taxas de crescimento económico dos EUA e a Zona Euro, agravado também pela indefinição da politica dominadora e egoísta da Alemanha, mas determinante, face às politicas dos restantes países membros da Zona Euro.
Ou seja, nos EUA há um Presidente que manda e que ao mesmo tempo está em articulação com a politica monetária da Fed, no Japão a situação é semelhante, pois há um 1º ministro que manda e determina a politica monetária do Banco Central, enquanto na Europa há esta bagunça do ministro das finanças da Alemanha e o Presidente do Bundesbank virem contrariar as politicas monetárias do Draghi, então como é que a Europa pode ir para a rota do crescimento económico quando não há uma politica homogénea entre os diversos países membros e esta não está em sintonia com a politica monetária do seu Banco Central (BCE)?

Abraço
Editado pela última vez por R2 em 1/12/2014 23:00, num total de 2 vezes.

- BedRock

por Daemoon » 1/12/2014 21:43

Uma vez que o BIG e o BEST têm a gestora de fundos BNP Paribas se pedir um fudo tipo este LU0774754435 farão o mesmo?

por caralmeida030267 » 1/12/2014 20:59

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Já está oficialmente disponível na plataforma online do BB:

Rick Lusitano (New) Escreveu:Acções Europa Capitalização Flexível
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar [130/30] [LOW-COST] Imagem Imagem

No dia 21.11.2014 já subscrevi este fundo pela plataforma online :D

Joker, tiveste um melhor timing do que eu.

Registado: 10/7/2014 21:32

por jokerportuga » 1/12/2014 9:53

Rick Lusitano (New) Escreveu:Já está oficialmente disponível na plataforma online do BB:

Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar [130/30] [LOW-COST] Imagem Imagem

No dia 21.11.2014 já subscrevi este fundo pela plataforma online :D

Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 1/12/2014 3:48

Actualizei e acrescentei novos fundos e novas funcionalidades, na listagem dos fundos de investimento em EUR na 1ª página:

Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rambaldi » 1/12/2014 1:40

Obigado Rick,

E também já aparece no funds selector do BB (top 3) da categoria Ações Europa :wink:

Registado: 28/7/2014 10:40

por Rambaldi » 1/12/2014 1:28

Olá Pessoal,

Por falta de tempo não tenho acompanhado forum, mas entretanto já tive oportunidade de ler últimas páginas e vejo que este tópico continua em força e com artigos muito interessantes.

Gostava de saber a vossa opinião para umas alterações que pretendo fazer à minha carteira para me proteger do risco cambial, nomeadamente da desvalorização do Eur/USD.

Como tenho a conta em Euros, em Março desde ano subscrevi dois fundos em USD, o Morgan Stanley Investment Funds US Advantage B (LU0225744001) e o UBS (Lux) Equity SICAV - USA Growth (USD) P-acc (LU0198837287). A ideia era aproveitar a cotação do eur/usd na altura que estava a 1,38 aliada aos bons fundamentais do mercado acionista dos EUA. Agora que a cotação do EUR/USD está a 1,24, a aproximar-se do valor histórico de 1,20, estou a pensar resgatar os fundos que estão com uma valorização de cerca de 6% da UP e no total com o cambio a valorização traduz-se em cerca de 18% (desprezando comissões).
Depois subscrevo novamente fundos de ações americanas em EURO, para a aproveitar uma desvalorização do USD a médio prazo.

Agora com estas últimas declarações do M. Draghi e com a politica de QE do BCE, o efeito de diluição do EUR vai manter a moeda desvalorizada, o que me deixa a pensar se devo manter a minha estratégia. Por um lado diminuo o risco cambial, por outro lado os fundos em EUR de ações americanas sem hedge podem levar porrada nos próximos tempos.
o que acham?

Registado: 28/7/2014 10:40

UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc

por Rick Lusitano » 1/12/2014 1:22

Já está oficialmente disponível na plataforma online do BB:

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 30/11/2014 19:49

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
jokerportuga Escreveu:Excelente informação Rick.
Já tinha analisado alguns no morningstar.es :wink:

Agora, é só esperar que estejam na oferta online. :wink:

pois, ainda nada. :?

Se for como as outras novas gestoras e novos fundos, deve demorar uns mesitos até estar na oferta online e de momento só deve dar através de impresso.

por jokerportuga » 30/11/2014 19:40

Rick Lusitano (New) Escreveu:

pois, ainda nada. :?

por Rick Lusitano » 30/11/2014 19:19

por jokerportuga » 30/11/2014 17:13

Excelente informação Rick.

T. Rowe Price

por Rick Lusitano » 30/11/2014 16:26

Sub-fundos já autorizados da T. Rowe Price para serem comercializados pelo BB:

Gestora: T. Rowe Price (Luxembourg) Management S.A.R.L.

Fundo: T. Rowe Price Funds SICAV

Acções:
Asian Ex Japan Equity Fund
Asian Opportunities Equity Fund

European Equity Fund
European ex-UK Equity
European Smaller Companies Fund

Emerging Europe Equity Fund
Frontier Markets Equity Fund
Global Emerging Markets Equity Fund
Latin American Equity Fund
Middle East And Africa Equity Fund

Global Focused Growth Equity Fund
Global Growth Equity Fund
Global Value Equity Fund

Global Natural Resources Fund

Japanese Equity Fund

US Blue Chip Equity Fund
US Large Cap Equity Fund
US Large Cap Growth Equity Fund
US Large Cap Value Equity Fund
US Smaller Companies Equity Fund

Obrigações:
Emerging Local Markets Bond Fund

Euro Corporate Bond Fund
European High Yield Bond Fund

Global Aggregate Bond Fund
Global Emerging Markets Bond Fund
Global Emerging Markets Corporate Bond Fund
Global High Yield Bond Fund

Imobiliário:
Global Real Estate Securities Fund

Alternativos:
Global Fixed Income Absolute Return Fund

Classes: A; Q
Divisas: EUR; USD
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 30/11/2014 18:00, num total de 1 vez.

Pioneer Funds – Emerging Markets Bond

por Rick Lusitano » 30/11/2014 15:37

Rankia - Entrevista con uno de los gestores del Pioneer Funds – Emerging Markets Bond (24 de noviembre de 2014)
http://www.rankia.com/blog/analisis-financiero-gestion-patrimonial/2555312-entrevista-uno-gestores-pioneer-funds-emerging-markets-bond

Re: Fiscalidade: FI Nacionais

por R2 » 29/11/2014 21:58

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Só falta a questão da tributação das mais e menos-valias. :pray:

E vai dar um jeitaço a imensas pessoas, para abater os prejuizos que têm nas acções do Psi 20 ao lucro dos fundos :twisted:

Sobre a Proposta de Reforma do IRS, aprovada recentemente na Assembleia da República, a qual vai entrar em vigor depois de ser publicada no Diário da República, vou destacar algumas das questões mais importantes para nós:

Rendimentos de capitais e mais-valias.

A Proposta contempla a reestruturação das normas de incidência das categorias E e G (Anexos da Declaração do IRS), passando a ser tributados como mais-valias os rendimentos provenientes de (i) reembolso de obrigações e outros títulos de dívida,(ii) resgate de unidades de participação em fundos de investimentos e a liquidação destes fundos, (iii) cessão de créditos, de prestações acessórias e de prestações suplementares, (iv) swaps cambiais, swaps de taxa de juro e divisas e operações cambiais a prazo.

Atualmente, estes rendimentos são tributados como rendimentos de capitais, logo não são consideradas as rentabilidades negativas ou menos-valias, as quais não podem deduzir as mais-valias para efeitos do IRS atual.

Passa a ser tratado como mais-valia ou menos-valia o valor resultante dos resgates das UP's dos fundos de investimento, sendo que as menos-valias de resgates de uns fundos podem ser deduzidas nas mais-valias dos resgates de outros fundos, e a taxa normal de tributação proposta, que é de 28% como a atual taxa de retenção na fonte, incidirá apenas sobre os ganhos líquidos (já deduzidas as menos-valias) e não como atualmente em que a taxa tributária se aplica aos ganhos ou mais-valias sem contemplar a dedução dos prejuízos ou menos-valias.

Prevê-se que este novo regime tributário seja aplicável a perdas verificadas depois de 1 de Janeiro de 2015.

Abraço.

- BedRock

por R2 » 29/11/2014 20:50

Brans Escreveu:
R2 Escreveu:
Brans Escreveu: Eu tenho lido aqui e ali que em 2015 será um bom ano para a biotecnologia. Há indicadores fiáveis disso?

Sff indica os artigos que leste que dizem que em 2015 vai ser bom para a biotecnologia. É que dizer que para o ano vai ser bom quando em 2013 os fundos da biotecnologia tiveram rentabilidades maiores que 55% e em 2014 YTD já estão com retornos maiores que 40%, não sei o que será bom para o ano, serão valores superiores a 55-60%? Não acredito, mas é possivel! Os fundamentais são muito bons, mas não tanto e seria um caso histórico singular de retornos estratosféricos em 3 anos consecutivos, a juntar ao facto de no pós 2008 serem dos poucos fundos que tiveram todos esses anos com retornos amplamente positivos.

Eu este ano já fui enganado por um artigo de um especialista da Franklin sobre a biotecnologia e adiei por uma semana o resgate de um fundo da biotecnologia na grande correção de finais de fevereiro a março, tendo resgatado com uma drawdown (DD) da ordem dos 13% em cerca de 1 mês quando podia ter resgatado com uma DD da ordem dos 8%, apesar de ter resgatado o fundo com 52% de lucro líquido em 14 meses de existência.

Nós temos que investir de acordo com os ciclos económicos e em função dos sinais que a linha de preços dos ativos financeiros nos pode dar e não propriamente de acordo com artigos de opinião, sendo que alguns deles são autenticas encomendas de interesses pessoais, patronais ou corporativos e nisso os americanos são uns mestres no atraiçoar da técnica em favor de lóbis, sendo que até há professores catedráticos que se prestam a esse serviço.

Abraço.

Eu quando disse "bom" não disse melhor, atenção! Para mim, mesmo que aconteça uma desaceleração, mas desde que continue a subir, é bom.
Estou totalmente de acordo que devemos seguir mais os sinais matemáticos que opiniões, porque "mentem menos", é verdade. No entanto, também gosto de comparar opiniões, pois conseguimos sempre extrair alguma coisa delas.
Quanto aos artigos, andei a vasculhar o histórico e não encontrei o que queria. Fica este já algo datado mas com previsões até 2018 (vale o que vale):

"Biotech Market Size

Healthcare: Biotechnology products represented 21% of the total $714bn global market for prescription drugs in 2012, equating to $150bn of sales. The size of the prescription drugs market is expected to grow at a CAGR of 3.8% to reach $895bn in 2018, and the biotechnology industry’s share of this is expected to grow to 25%, equivalent to $224bn. This represents a CAGR of 6.9% for the biotech market, higher than the growth of aggregate pharmaceutical industry because biotechnology products have a less aggressive rate of sales erosion from generic drugs (Evaluate Pharma ‘World Preview 2013, Outlook to 2018’).

Energy & Industrial: An increasing number of chemicals and materials, like base chemicals, polymers, industrial catalysts, enzymes and detergents are produced using biotechnology. In 2010, the sales of industrial chemicals created using biotechnology in at least one step of the production process equalled €92bn globally, and this is expected to increase to €228bn by 2015 (from Festel, G., Detzel, C. and Maas, R. 2012 ‘Industrial biotechnology – Markets and industry structure’, Journal of Commercial Biotechnology, Volume 18, No. 1).

Agriculture: The size of the agricultural biotechnology market is expected to grow to the value of $12bn by 2015 (Transparency Market Research ‘Agricultural Biotechnology Market, 2012-2018’). "

http://www.datafox.co/blog/2014/03/biot ... re-trends/

E outro:
http://www.ibef.org/industry/biotechnology-india.aspx

Eu já interagi contigo, salvo erro, 2 ou 3 vezes e na 1ª vez associei o teu nick "brans" a "brains", porque logo na altura achei que tinhas conteúdo (daí ter colocado o "i" no nick). Devias contribuir mais para o tópico, mesmo com artigos de terceiros que te possam parecer não de excelência, mas por vezes artigos medianos podem gerar reflexões e discussões de excelência, e isso nós só podemos saber depois dessa discussão ter lugar.

Nós não devemos ter medo de nos expormos em quaisquer comentários, mesmo que alguém depois possa vir a demonstrar que o nosso raciocínio estava errado, isto porque, com o contraditório, muita gente pode ter aprendido qualquer coisa, e uma coisa é certa, à medida que aumentam os nossos conhecimentos, maior será a probabilidade de cometermos menos erros, independente do factor sorte/azar poder estar contra nós não aleatoriamente, logo temos uma maior probabilidade de ganharmos mais dinheiro, e é com este objetivo final que andamos aqui todos a partilhar e a confrontar ideias, pois vale mais nós sofrermos alguma erosão nas ideias, que julgamos estarem certas, do que sofrer uma erosão no capital do nosso portfolio.

Abraço.

- BedRock

por Brans » 29/11/2014 13:54

R2 Escreveu:
Brans Escreveu: Eu tenho lido aqui e ali que em 2015 será um bom ano para a biotecnologia. Há indicadores fiáveis disso?

Sff indica os artigos que leste que dizem que em 2015 vai ser bom para a biotecnologia. É que dizer que para o ano vai ser bom quando em 2013 os fundos da biotecnologia tiveram rentabilidades maiores que 55% e em 2014 YTD já estão com retornos maiores que 40%, não sei o que será bom para o ano, serão valores superiores a 55-60%? Não acredito, mas é possivel! Os fundamentais são muito bons, mas não tanto e seria um caso histórico singular de retornos estratosféricos em 3 anos consecutivos, a juntar ao facto de no pós 2008 serem dos poucos fundos que tiveram todos esses anos com retornos amplamente positivos.

Eu este ano já fui enganado por um artigo de um especialista da Franklin sobre a biotecnologia e adiei por uma semana o resgate de um fundo da biotecnologia na grande correção de finais de fevereiro a março, tendo resgatado com uma drawdown (DD) da ordem dos 13% em cerca de 1 mês quando podia ter resgatado com uma DD da ordem dos 8%, apesar de ter resgatado o fundo com 52% de lucro líquido em 14 meses de existência.

Nós temos que investir de acordo com os ciclos económicos e em função dos sinais que a linha de preços dos ativos financeiros nos pode dar e não propriamente de acordo com artigos de opinião, sendo que alguns deles são autenticas encomendas de interesses pessoais, patronais ou corporativos e nisso os americanos são uns mestres no atraiçoar da técnica em favor de lóbis, sendo que até há professores catedráticos que se prestam a esse serviço.

Abraço.

Eu quando disse "bom" não disse melhor, atenção! Para mim, mesmo que aconteça uma desaceleração, mas desde que continue a subir, é bom.
Estou totalmente de acordo que devemos seguir mais os sinais matemáticos que opiniões, porque "mentem menos", é verdade. No entanto, também gosto de comparar opiniões, pois conseguimos sempre extrair alguma coisa delas.
Quanto aos artigos, andei a vasculhar o histórico e não encontrei o que queria. Fica este já algo datado mas com previsões até 2018 (vale o que vale):

"Biotech Market Size

Healthcare: Biotechnology products represented 21% of the total $714bn global market for prescription drugs in 2012, equating to $150bn of sales. The size of the prescription drugs market is expected to grow at a CAGR of 3.8% to reach $895bn in 2018, and the biotechnology industry’s share of this is expected to grow to 25%, equivalent to $224bn. This represents a CAGR of 6.9% for the biotech market, higher than the growth of aggregate pharmaceutical industry because biotechnology products have a less aggressive rate of sales erosion from generic drugs (Evaluate Pharma ‘World Preview 2013, Outlook to 2018’).

Energy & Industrial: An increasing number of chemicals and materials, like base chemicals, polymers, industrial catalysts, enzymes and detergents are produced using biotechnology. In 2010, the sales of industrial chemicals created using biotechnology in at least one step of the production process equalled €92bn globally, and this is expected to increase to €228bn by 2015 (from Festel, G., Detzel, C. and Maas, R. 2012 ‘Industrial biotechnology – Markets and industry structure’, Journal of Commercial Biotechnology, Volume 18, No. 1).

Agriculture: The size of the agricultural biotechnology market is expected to grow to the value of $12bn by 2015 (Transparency Market Research ‘Agricultural Biotechnology Market, 2012-2018’). "

http://www.datafox.co/blog/2014/03/biot ... re-trends/

E outro:
http://www.ibef.org/industry/biotechnology-india.aspx

Registado: 8/7/2014 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 137 visitantes