Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Pata-Hari » 28/11/2014 14:32

logi Escreveu:
pata-hari Escreveu:Logi, penso que o que descreves corresponde a uma doação. Não dá azo a pagamento de imposto mas, para tranquilidade de toda a gente (para o teu filho poder explicar o incremento patrimonial) e cumprimento da lei, deverias ir ao fisco fazer a declaração do donativo. De pais para filhos, não terás que pagar nada.

Obrigado, é mesmo isso. Sabes quanto tempo tenho para fazer esssa comunicação? E o que pode acontecer caso não a faça?

Não sei qual o prazo mas presumo que com uma coima, que possas fazer à posteriori. Aacrescento que me parece que o SKUD tem exactamente razão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Skud » 27/11/2014 21:04

Imposto Selo.pdf
(30.24 KiB) Transferido 337 Vezes
logi Escreveu:
pata-hari Escreveu:Logi, penso que o que descreves corresponde a uma doação. Não dá azo a pagamento de imposto mas, para tranquilidade de toda a gente (para o teu filho poder explicar o incremento patrimonial) e cumprimento da lei, deverias ir ao fisco fazer a declaração do donativo. De pais para filhos, não terás que pagar nada.

Obrigado, é mesmo isso. Sabes quanto tempo tenho para fazer esssa comunicação? E o que pode acontecer caso não a faça?

Logi, penso que ajuda:

"Solicitar certidões para o cumprimento das Obrigações Fiscais em caso de transmissões gratuitas de Valores Mobiliários

A doação ou herança de valores mobiliários (a chamada transmissão gratuita de valores mobiliários) sujeitos a impostos, como por exemplo acções, obrigações ou unidades de participação em fundos de investimento, obriga à apresentação junto das finanças de uma certidão passada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nesse documento, a CMVM certifica:

quanto aos valores mobiliários, o facto de estarem (ou não) cotados e o valor da sua cotação à data do óbito/doação/outro facto transmissivo;
quanto a unidades de participação em fundos de investimento não cotadas, o facto de não estarem cotadas e o último valor disponível anterior ao óbito/doação/outro facto transmissivo.

Para solicitar a certidão à CMVM é necessário preencher o formulário relativo ao requerimento de certidão."

Ver também o anexo de apenas duas páginas.

O modelo a preencher é o modelo 1, anexo 1 e tipo 4 salvo erro (Bens mobiliários).

Atenção com os outros filhos e a possibilidade de anulação da operação!

Abraço

Registado: 30/10/2014 17:19

por logi » 27/11/2014 18:35

Registado: 4/2/2014 15:13

por Pata-Hari » 27/11/2014 17:55

Logi, penso que o que descreves corresponde a uma doação. Não dá azo a pagamento de imposto mas, para tranquilidade de toda a gente (para o teu filho poder explicar o incremento patrimonial) e cumprimento da lei, deverias ir ao fisco fazer a declaração do donativo. De pais para filhos, não terás que pagar nada.
Administrador Fórum

por logi » 27/11/2014 17:09

Boa Tarde;

Tenho obrigações em meu nome numa instituição bancária e pretendo passar a titularidade para o meu filho. Para isso vou fazer um levantamento interno (da minha conta) e posteriormente um depósido interno na conta do meu filho. (tudo dentro da mesma instituição bancária)

Eu comprei os títulos a um Valor "X", e no momento da operação que pretendo fazer eles valem "Y". Penso que esta operação se vai enquadrar no Artigo 45º do Código do IRS - Valor de aquisição a título gratuito. Assim sendo o meu filho passa a deter as obrigações mas com o preço de aquisição Y.

Tenho de fazer alguma comunicação à autoridade tributária ou finanças para quando o meu filho realizar a venda o valor de aquisição das obrigações, seja ao valor da operação que pretendo realizar "Y" e não o valor que eu as comprei efectivamente "X"?

Desde já o meu muito obrigado;

Registado: 4/2/2014 15:13

por jokerportuga » 23/11/2014 16:13

Sr_SNiper Escreveu:E as obrigações do SCP? Quando saem?

Também estou interessado. :D
Já que nas do FCP não obtive as qye tinha planeado.

Registado: 18/1/2010 12:59

por Sr_SNiper » 23/11/2014 14:31

E as obrigações do SCP? Quando saem?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Pata-Hari » 23/11/2014 12:27

Eu já as recebi por transferencia e já as vendi uma vez.
Administrador Fórum

por cliente1 » 23/11/2014 12:25

pata-hari Escreveu:Fala com outro banco, pergunta a quanto as conseguiriam vender e, se for caso disso, transfere e vende noutro banco. Não tenho acompanhado o preço de mercado, não te consigo ajudar nisso.

Eu também tenho dessas e a mim disseram-me que não conseguiam "transferir" (não sei se foi exactamente essa a palavra usada) a custódia dessas obrigações para outros bancos, mas não me souberam indicar exactamente a razão (a "aplicação informática" aqui tinha costas muito largas). Mesmo o processo de venda dessas obrigações BES é diferente das outras (pelo menos foi a conversa que me deram), pois se fossem obrigações da PT, EDP, etc era só questão de dar a ordem e definir o valor mínimo (caso o pretendesse), e neste caso era algo que tinha que ser pedido entre 2ª e 4ª feira, para ser dada a ordem de venda na semana seguinte (e aí estava dependente de haver comprador).

Eu estou meio indeciso sobre essas obrigações LDN 2019, sendo que no limite estou a pensar esperar até 2019 pois quem comprar o Novo Banco terá que levar com o "embrulho todo" e deverá reembolsá-las na maturidade. Não sei se alguém tem um outra opinião/sugestão ...?

Registado: 13/8/2014 17:30

por Pata-Hari » 23/11/2014 12:09

Fala com outro banco, pergunta a quanto as conseguiriam vender e, se for caso disso, transfere e vende noutro banco. Não tenho acompanhado o preço de mercado, não te consigo ajudar nisso.
Administrador Fórum

por Roinas » 22/11/2014 22:54

Boa noite srs
Já estou doido com isto, tenho obrigações sénior do antigo BES (Bes ordens ldn com maturidade em 2019 que passaram para o NovoBanco) em que a minha gestora me disse na altura da compra que caso necessitasse de dinheiro o banco as comprava a qualquer momento, acontece que neste momento até precisava de adquirir um novo carro. Já dei 3 ordens de venda quando elas andavam pelo 97% e nada e neste momento estão a 91,2% e estou inclinado a vende-las, se conseguir.
Caso não as consiga vender gostaria de saber, se alguém me conseguir elucidar porque a minha gestora não o consegue fazer, é o que poderá acontecer a este produto, obrigações sénior, quando o Novo Banco for vendido.
Se dei alguma calinada ou se já existe a informação solicitada em algum tópico agradecia o link.

Agradeço o vosso apoio,
Muito obrigado

Registado: 22/11/2014 14:26

por Pipo79 » 12/11/2014 0:18

Pois era o que eu achava, mas podia haver outro modo.

Sim, ouvi dizer que no primeiro dia o book já ia em 100M.

Já agora, sabes qual é o primeiro dia em que podem ser negociadas em mercado secundário.

Obrigado

Registado: 29/11/2007 1:51

por Pata-Hari » 12/11/2014 0:05

Não sabes a não ser que o teu banco te informe ou que leias no jornal ou aqui. De qualquer modo ficas sempre sujeito a rateio (foi o caso desta emissão, foi ultra rateada).
Administrador Fórum

por Pipo79 » 11/11/2014 23:52

Pata-Hari como é que podemos ter conhecimento das emissões em primário? E podemos concorrer a estas?

Sobre as obrigações do Sporting alguém sabe alguma coisa?
A emissão em vencimento, acaba já dia 22 deste mês e começa a ficar muito em cima da hora.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

por Pata-Hari » 11/11/2014 23:40

ptsemgoe0002, acho.
Administrador Fórum

por Beruno » 11/11/2014 21:36

PataHari consegue facultar-me o isin dessa emissao da semapa?

Registado: 10/7/2013 21:39

por daniel__ » 10/11/2014 1:54

Alguêm tem opiniao sobre estas obrigações?

US24702RAQ48 DELL INC

Pareceram-me interessantes para levar até à maturidade,

YTM 5.2%

1-Abr-21

http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 24702RAQ48

Obrigado :D
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Sr_SNiper » 7/11/2014 15:01

pata-hari Escreveu:Já agora, ontem foi a primário uma emissão de 80 ME da SEMAPA a pagar Euribor 6m + 3.05. Foi ultra-rateado.

3% +euribor é enfracado para a realidade actual, mas é um bocado urto para investidores moderados ( já nem digo agressivos )
Obrigado pela informação Pata.
As do scp devem estar a chegar também

por Pata-Hari » 7/11/2014 14:56

Já agora, ontem foi a primário uma emissão de 80 ME da SEMAPA a pagar Euribor 6m + 3.05. Foi ultra-rateado.
Administrador Fórum

por nursonpsy » 5/11/2014 14:24

Não foi especificado nenhum valor minimo. O que foi dito é que vão ser vendidas no mercado e que realmente só estão a perder cerca de 10% em relação ao que foi investido...mas sem valores fixos. Da perda de capital em relação ao valor que investi no inicio só sei que eles assumem 75% das perdas e eu tenho que assumir os 25% restantes. Apenas pensei que a venda fosse um processo rápido mas afinal n me parece que seja assim...e entretanto o dinheiro tá parado...nem juros nem nada! As ordens de venda são válidas por 30 dias e depois tem que ser renovadas!
Alguém na mesma situação???

Registado: 13/9/2014 22:09

por cliente1 » 3/11/2014 11:02

nursonpsy Escreveu:Boa Noite

Voltando ao tema das Obrigações do Novo banco, relembro que o meu produto é o Poupança Plus (Obrigações Senior Bes Lux), aceitei a proposta do Novo Banco em vender as obrigações e aceitar os dois depositos a prazo. Dei ordem de venda vai fazer 3 semanas, na semana passada disseram que tinham acabado de fazer os lotes e que estavam prontas para venda, mas até agora não tive mais resposta nenhuma.
Alguem tem noticias acerca disto?? Como se processa a venda afinal e quanto tempo vão demorar a ser vendidas?
É que entretanto o dinheiro continua ali parado sem dar juro e sem se poder fazer nada!
Se tiverem noticias façam o favor de partilhar!
Obrigado

Tenho ideia que ouvi uns comentários que o que o NB iria fazer era vender essas tais obrigações a 30 ou 40 anos a quem as quisesse comprar (tipo grandes fundos de investimento). Se assim devem estar a tratar da venda e julgo que não devem querer perder muito mais que os 10% que salvo erro estavam implícitos para o cliente ao aceitar esse negócio (ou pelo menos foi o que eu entendi do exemplo que apareceu na comunicação social).
Já agora, como é que se processou essa "ordem de venda"? Especificaste algum valor mínimo?

Registado: 13/8/2014 17:30

por nursonpsy » 1/11/2014 21:38

Boa Noite

Voltando ao tema das Obrigações do Novo banco, relembro que o meu produto é o Poupança Plus (Obrigações Senior Bes Lux), aceitei a proposta do Novo Banco em vender as obrigações e aceitar os dois depositos a prazo. Dei ordem de venda vai fazer 3 semanas, na semana passada disseram que tinham acabado de fazer os lotes e que estavam prontas para venda, mas até agora não tive mais resposta nenhuma.
Alguem tem noticias acerca disto?? Como se processa a venda afinal e quanto tempo vão demorar a ser vendidas?
É que entretanto o dinheiro continua ali parado sem dar juro e sem se poder fazer nada!
Se tiverem noticias façam o favor de partilhar!
Obrigado

Registado: 13/9/2014 22:09

por Sr_SNiper » 30/10/2014 23:09

almedina Escreveu:Muito obrigado Mopies.
Vamos lá a ver o que se decide na assembleia de obrigacionistas,...
Estou a ver isto muito "nublado",.. Parece-me que a SLN (ou Galilei como se chama agora), vai dar "calote",...
que medidas se podem tomar nestes casos?
alguem tem ideia de que medidas legais s tomam quando o emssor das obrigações não paga o capital ?
Têm ago "religiosamente os juros,.. .... mas também a D. Branca os pagava,...

cmpts

Isto tem liquidez no secundário?

por almedina » 30/10/2014 21:58

Muito obrigado Mopies.
Vamos lá a ver o que se decide na assembleia de obrigacionistas,...
Estou a ver isto muito "nublado",.. Parece-me que a SLN (ou Galilei como se chama agora), vai dar "calote",...
que medidas se podem tomar nestes casos?
alguem tem ideia de que medidas legais s tomam quando o emssor das obrigações não paga o capital ?
Têm ago "religiosamente os juros,.. .... mas também a D. Branca os pagava,...

cmpts

Registado: 30/10/2014 0:10

por moppie85 » 30/10/2014 0:53

almedina Escreveu:Alguém poderá esclarecer o que se está a passar com as obrigações da Galilei ( ex SLN) ? não deveriam reembolsar agora em outubro ?
Li no expresso uma noticia mas não percebi,...
obrigado e cmpts ao Forúm
c. oliveira

eu n tenho acesso a ficha do produto, mas pelo que leio, querem adiar o reembolso para 2016.

http://www.galilei.pt/assets/upload/hig ... s/Conv.pdf

Proposta de redacção para a epígrafe “Reembolso e Prazo” da secção 2.1 (“Ficha
Técnica”) da Nota Informativa relativa à Emissão das Obrigações:

REEMBOLSO E PRAZO O presente empréstimo será amortizado ao par, de uma só vez, no dia 9 de Maio de 2016, salvo se houver reembolso antecipado, nos termos previstos no ponto ”CALL OPTION” abaixo.

Registado: 15/4/2008 14:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, iniciado1, itisi1000, latbal, Àlvaro e 196 visitantes