BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Turtle Trader Escreveu:Investbem Escreveu:... lês que achava que ela iria aos 0,075 /0,08 que é um suporte que considero fortíssimo e que tinha dificuldade em aceitar que fosse quebrado (e considero que ainda não foi quebrado), mas se o for que itá aos 0,065 (valor do AC).
Sou mais um dos agarrados a esta treta que se dá pelo nome de BCP.
Como dizes e bem, essa zona dos 0,075/0,08 e talvez os 0,07 sejam um forte suporte. Para o bem de muitos (onde me incluo), seria bom que não os quebrasse !
Caro Turtle Trader,
O suporte importante agora é pelos 0,065/0,067 e a resistência relevante pelos 0,08/0,085.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 7/2/2015 19:30, num total de 1 vez.
- Registado: 27/7/2014 0:32
Joca601 Escreveu:j0a0 Escreveu:Está na cara que vão ter perdas. Toda a banca vai ter perdas de certa forma.
A venda do NB vai ser complicada, derivado das condições. Porque ninguém agarra nele com todos os buracos.
É impossível ou estupidez, porque em vez de um afundar, afundavam 2 bancos.
Este comentário é muito interessante.. porque traduz o pensamento da maioria dos investidores, inclusive os fundos que vão aumentando quase todas as semanas a sua exposição curta e que segundo a cmvm já vai em 3.35% do capital do bcp. É quase uma FATALIDADE a queda futura do bcp em bolsa. Eu contudo desconfio destas certezas.
Os dois principais bancos nacionais bcp e bpi ganharão qualquer que seja o desfecho do Novo banco... avanço algumas possibilidades:
1 - o NB é avaliado num valor muito abaixo de 4,9 mil milhões.... os bancos bpi e bcp decidem ficar com o NB que retalham entre si... menos um importante player no mercado com clara vantagem para estes dois bancos e claro cgd. pagam um preço, mas eliminam um importante player
2- o NB é avaliado acima ou dentro dos 4,9 mil milhões de euros... os bancos não perdem nada com o fundo de resolução, mas mantém um concorrente no mercado, menos mercado para repartir entre si.
3 - Eventualmente surgem muitos interessados no NB, os bancos da resolução ganham com mais valias da venda.
Como é notório pelas comunicações à cmvm, as ações do bcp só caem em dia de curtos. na minha opinião os fundos que estão neste momento com posições curtas esperam ganhar com alguma especulação que ocorra de uma notícia que o mercado parece já saber.... ou então sabem mais qualquer coisa que o mercado...???
...
A mais óbvia é mesmo a opção 1, e a opção 2 não tem muita lógica porque ele tem de ser obrigatoriamente vendido e até porque a opção 3 nem é válida
http://economico.sapo.pt/noticias/fundo ... 99426.html
- Registado: 5/11/2014 20:06
continuo a achar uma visita aos 0.0920 como um topo no curto prazo o padrão esta a se confirmar dia após dia o importante no BCP 1 ponto será não confirmar este topo ou seja tocar na resistência e recuar isso seria mau a outra possibilidade é ir ao topo superior e quebra-lo em força falo nos 0.1013 e ai seria a inversão de tendencia do medio prazo até lá vamos ter uma espera nos 0.0920/0.0921 ......
- Registado: 15/5/2014 15:51
já tive que levar uma boca do Ulisses, porque sempre fui um Perma Bull de BCP
pvg, sabes que no passado eras mesmo assim. E que, felizmente, conseguiste sair dessa pele a tempo

Abraço,
Ulisses
j0a0 Escreveu:Está na cara que vão ter perdas. Toda a banca vai ter perdas de certa forma.
A venda do NB vai ser complicada, derivado das condições. Porque ninguém agarra nele com todos os buracos.
Este comentário é muito interessante.. porque traduz o pensamento da maioria dos investidores, inclusive os fundos que vão aumentando quase todas as semanas a sua exposição curta e que segundo a cmvm já vai em 3.35% do capital do bcp. É quase uma FATALIDADE a queda futura do bcp em bolsa. Eu contudo desconfio destas certezas.
Os dois principais bancos nacionais bcp e bpi ganharão qualquer que seja o desfecho do Novo banco... avanço algumas possibilidades:
1 - o NB é avaliado num valor muito abaixo de 4,9 mil milhões.... os bancos bpi e bcp decidem ficar com o NB que retalham entre si... menos um importante player no mercado com clara vantagem para estes dois bancos e claro cgd. pagam um preço, mas eliminam um importante player
2- o NB é avaliado acima ou dentro dos 4,9 mil milhões de euros... os bancos não perdem nada com o fundo de resolução, mas mantém um concorrente no mercado, menos mercado para repartir entre si.
3 - Eventualmente surgem muitos interessados no NB, os bancos da resolução ganham com mais valias da venda.
Como é notório pelas comunicações à cmvm, as ações do bcp só caem em dia de curtos. na minha opinião os fundos que estão neste momento com posições curtas esperam ganhar com alguma especulação que ocorra de uma notícia que o mercado parece já saber.... ou então sabem mais qualquer coisa que o mercado...???
...
Está na cara que vão ter perdas. Toda a banca vai ter perdas de certa forma.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Investbem Escreveu:Meus caros, na minha opinião, o maior receio está na venda do NB, esperemos que seja sempre acima dos 4M, já não seria muito mau.
Penso que esta frase resumo o sentimento do mercado e por isso deixo a opinião de António Vieira Monteiro, presidente do Santander Totta (provavelmente pouco isento...) numa notícia do JN para reflectir entre o fórum. Por curiosidade, o market cap do BCP está em 4064M€ ao fecho de Sexta, mesmo considerando uma operação de sucesso na Polónia.
"Analisando o que é o banco hoje e o que são os outros bancos, acho difícil que venha a valer isso [4,9 mil milhões de euros], sobretudo porque esse preço é influenciado por uma operação específica de três mil milhões feita ao BES Angola", diz ao "Expresso". Neste sentido, há risco de perdas para os outros bancos. Por isso, "o Novo Banco deve ser vendido o mais depressa possível, porque à medida que o tempo passa perde valor".
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/vieira_monteiro_e_dificil_que_o_novo_banco_venha_a_valer_49_mil_milhoes.html
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
[/quote] Afinal quando e' que consideram que realmente foi quebrado o suporte?[/quote]
Quando quebrar os 0,075 com volume e confirmado nos nos dias seguintes, neste caso, embora tenha ido abaixo desse valor, rapidamente nos 2 dias seguintes subiu e voltou aos 0,075, o que considero o minimo do intervalo do suporte (0,075/0,08), pelo que não considero quebrado. Acredito que os proximos 2 ou 3 dias mostrarão se realmente segurou e a tendencia de curto prazo.
Quando quebrar os 0,075 com volume e confirmado nos nos dias seguintes, neste caso, embora tenha ido abaixo desse valor, rapidamente nos 2 dias seguintes subiu e voltou aos 0,075, o que considero o minimo do intervalo do suporte (0,075/0,08), pelo que não considero quebrado. Acredito que os proximos 2 ou 3 dias mostrarão se realmente segurou e a tendencia de curto prazo.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Turtle Trader Escreveu:Investbem Escreveu:... lês que achava que ela iria aos 0,075 /0,08 que é um suporte que considero fortíssimo e que tinha dificuldade em aceitar que fosse quebrado (e considero que ainda não foi quebrado), mas se o for que itá aos 0,065 (valor do AC).
Como dizes e bem, essa zona dos 0,075/0,08 e talvez os 0,07 sejam um forte suporte. Para o bem de muitos (onde me incluo), seria bom que não os quebrasse !
Juntamente como vocês eu também.
Tenho STOP nos 0,07! Devem estar milhões a descarregar nesse valor. Se lá toca. Ui pânico!

Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Bem.... um suporte que vai dos 0.08 aos 0.07 ??? Isso são quase 15% já agora porque não ate aos 0.0657 ou mais abaixo.
Afinal quando e' que consideram que realmente foi quebrado o suporte?
Quanto mim foi quebrado ali entre os 0.0775 e os 0.08 e neste momento estará a fazer um teste a nova resistência se esta for quebrada mudo de ideia ate la'....
- Registado: 20/6/2011 21:37
Meus caros, na minha opinião, o maior receio está na venda do NB, esperemos que seja sempre acima dos 4M, já não seria muito mau.
Em relação ao chumbo por parte do bce às medidas tomadas pela administração do bcp, sinceramente não creio que venham a colocar grandes entraves, até pela atual situação economico-financeira europeia e pelo que aconteceu ao bes. Nesta altura quase todas as medidas que contribuam para reduzir os riscos e consolidar a situação do banco, serão no geral aceites. Só colocarão entraves a algo que considerem de facto muito grave. Alem disso acho que as medidas tomadas pelo Amado são alargadas e têm folga suficiente para o caso de ser necessario fazer cair alguma.
Em relação a um novo ac, apos o deste ano que levou a pagar a larga maioria dos cocos, o que leva a poupar muito dinheiro em juros, a alienação dos "cancros" como era o caso da Grecia, a melhoria dos resultados, a Polonia com bons resultados(não concordo com a sua venda a não ser por motivos de força maior), a divida publica que tem em carteira, não me parece espectavel que venha a existir um novo aumento.
Em relação ao chumbo por parte do bce às medidas tomadas pela administração do bcp, sinceramente não creio que venham a colocar grandes entraves, até pela atual situação economico-financeira europeia e pelo que aconteceu ao bes. Nesta altura quase todas as medidas que contribuam para reduzir os riscos e consolidar a situação do banco, serão no geral aceites. Só colocarão entraves a algo que considerem de facto muito grave. Alem disso acho que as medidas tomadas pelo Amado são alargadas e têm folga suficiente para o caso de ser necessario fazer cair alguma.
Em relação a um novo ac, apos o deste ano que levou a pagar a larga maioria dos cocos, o que leva a poupar muito dinheiro em juros, a alienação dos "cancros" como era o caso da Grecia, a melhoria dos resultados, a Polonia com bons resultados(não concordo com a sua venda a não ser por motivos de força maior), a divida publica que tem em carteira, não me parece espectavel que venha a existir um novo aumento.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Turtle Trader Escreveu:
eu também sou. somos muitos.
mas eu agora estou fora de acções. porque há cerca de 55000000000 ! quase uma por cada estrela da Via Lactea !
edit 1 :
e agora quando penso em BCP, penso sempre nos AC do Banif e da Soni a 1 cent .... ou seja já não são AC, são apenas injecções de capital para salvar as empresas por parte dos principais accionistas. o pequeno accionista já não tem nada a ganhar.
edit 2 :
já tive que levar uma boca do Ulisses, porque sempre fui um Perma Bull de BCP... e agora sou Prophet of Doom...
e ele acha que devia ser mais moderado...
eu acredito no BCP a longo prazo. Acredito nas fundações do BCP e tenho saudade de JJG, penso que o Jose Socrates o tentou dominar...
agora já tem uma admin boa....
mas ainda há muita coisa boa ! ainda há a Polónia.
neste fórum houve muitos agarrados a muita coisa... e provávelmente já cá nem estão porque sairam do fórum e saíram da Bolsa...
- Registado: 19/4/2005 11:11
.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 2/12/2014 0:31, num total de 1 vez.
pvg80713 Escreveu:Investbem Escreveu:pvg80713 Escreveu:investbem,
um exemplo de noticia muito negativa seria já em 2015 precisar de um grande AC...
amigo pvg, todos sabem o que é uma boa e uma má noticia..., achei piada porque o que disses-te nada tem a ver com o meu comentário.
Mesmo assim, esse exemplo parece-me querer forçar demais noticias más, quase surreal, pelo menos para 2015..., mas...
ok... basta que o fecho de ano não mostre a recuperação que se espera... basta que em Abril os resultados do 1º trimestre não sejam bons...
agora, para disparar para cima... Banco Alemão ou Austriaco interessado em comprar o BankMillennium Polónia... Resultados de final de ano muito melhores que o esperado... sei lá.
só queria que a malta tivesse mais cuidado, ando à anos a defender o BCP e JJG e o Artista sempre contra... comprou acções... quando o BCP dá sinais que pode.......... descer.
eu tenho que fazer aqui mais uma vez uma declaração sem dizer tudo... (porque não tenho que o fazer ) sobre eu e o BCP :
a maioria dos meus activos e a quase totalidade dos meus passivos está no BCP... ou seja se algo de mau acontecer ao BCP eu fico em deep shit ! quando tinha acções era mais "cego" do que sou agora... agora sou movido por vezes pelo medo. penso eu.
e por favor acabem com ideias básicas do tipo : ahhh o BCP e tal já esteve a 5euros... e agora está a 7,5 centimos.... tem margem para subir imenso......... é possível que o BCP estivesse mais barato a 5euros do que agora a 7,5centimos !!!!!
neste momento há 20 ou 30 vezes mais acções do que havia na altura. Nessa altura o BCP dava bons lucros !!!! e agora tem dado prejuizos....
Amigo pvg, eu não tenho tantos anos de mercado bolsista como alguns, mas já lá vão cerca de 15 anos e já me deixei de ilusões e paixões por ações, nada está caro nem barato, faz-me alguma confusão quando se afirma que uma ação está cara em relação à 5 anos atras e não dizem que há 5 anos é que estava barata. A visão sobre um papel tem sempre duas perspetivas. Eu limito-me a olhar para os gráficos e sem demasiadas conjunturas, tento ver quais os melhores intervalos para entrar e sair.
Devo dizer que estou muito otimista no bcp , principalmente a 2 ou 3 anos, embora a minha exposição ao BCP seja muito pequena. Se leres os meus posts para tras, embora não dê tanto nas vistas como outros intervenientes, sou mais discreto...

Mas a minha observação inicial não foi nada disto. Eu apenas disse que não entendo como por vezes as mesmas pessoas têm dois pesos e duas medidas, quando se pevê o aparecimento de uma boa noticia e a ação já está a subir ha uma semana, dizem que quando a noticia aparecer já não se vai reflectir na cotação porque a semana de subidas já incorporou a noticia, se a noticia esperada, como no caso do BCP, for ma, como alguns desconfiam em relação às medidas tomadas pelo BCP e o caso do NB, mesma que a ação esteja, como é o caso, a cair há meses, porque também não defendem que estas descidas constantes já descontaram essas noticias mas?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
pvg80713 Escreveu:
só queria que a malta tivesse mais cuidado, ando à anos a defender o BCP e JJG e o Artista sempre contra... comprou acções... quando o BCP dá sinais que pode.......... descer.
Comprar em cima de suportes como manda a regra mesmo em tendência descendente há uma forte probabilidade de ressalto. O segredo é ter lá o stop

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Investbem Escreveu:pvg80713 Escreveu:investbem,
um exemplo de noticia muito negativa seria já em 2015 precisar de um grande AC...
amigo pvg, todos sabem o que é uma boa e uma má noticia..., achei piada porque o que disses-te nada tem a ver com o meu comentário.
Mesmo assim, esse exemplo parece-me querer forçar demais noticias más, quase surreal, pelo menos para 2015..., mas...
ok... basta que o fecho de ano não mostre a recuperação que se espera... basta que em Abril os resultados do 1º trimestre não sejam bons...
agora, para disparar para cima... Banco Alemão ou Austriaco interessado em comprar o BankMillennium Polónia... Resultados de final de ano muito melhores que o esperado... sei lá.
eu tenho que fazer aqui mais uma vez uma declaração sem dizer tudo... (porque não tenho que o fazer ) sobre eu e o BCP :
a maioria dos meus activos e a quase totalidade dos meus passivos está no BCP... ou seja se algo de mau acontecer ao BCP eu fico em deep shit ! quando tinha acções era mais "cego" do que sou agora... agora sou movido por vezes pelo medo. penso eu.
e por favor acabem com ideias básicas do tipo : ahhh o BCP e tal já esteve a 5euros... e agora está a 7,5 centimos.... tem margem para subir imenso......... é possível que o BCP estivesse mais barato a 5euros do que agora a 7,5centimos !!!!!
neste momento há 20 ou 30 vezes mais acções do que havia na altura. Nessa altura o BCP dava bons lucros !!!! e agora tem dado prejuizos....
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
pvg80713 Escreveu:investbem,

Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Eu acho engraçado falar em a.c ainda à pouco tivemos 1 mas deixo já uma resposta para os que prevêem a.c....
O BPI apresentou prejuizos atrás de prejuizos e sabem como pagou os cocos? Pois....... e porque o BCP tem divida e pode vender e fazer o mesmo que o BPI fez pensem só digo isto

- Registado: 15/5/2014 15:51
A menos que o rombo do Novo Banco seja gigantesco, não vejo o porquê dessa necessidade. Além do mais, com os investidores queimados com tanta aldrabice na bolsa nacional, não sei de que forma poderia ter sucesso um novo AC...
- Registado: 20/2/2014 22:01
investbem,
Uma ida à casa dos 6,5 cts não é de descurar.
Acho mesmo muito provável.
Do ponto de vista técnico acho que faz muito sentido já que constitui um suporte com muito significado.
Relativamente às incertezas nomeadamente como NB, terão o seu peso.
Mas no fundo O BCP continua igual a si mesmo no seu comportamento em bolsa.
Alimenta especulação desenfreada e depois tudo se desfaz como uma bolha de sabão.
Mas os fundamentais estão lá e quando a febre se esvai são esses que fazem os investidores cair na realidade.
O BCP disse que até ao inicio de 2016 pagaria os restantes CoCos.
No proximo ano vai ter 750 M€ de lucros ?
Mesmo que não chegue lá, vai alienar uma porrada de activos que possa compensar , reduzindo os activos ponderados pelo risco?
Então e se ja estivermos a incorporar perdas com o NB?
Estamos perante uma equação praticamente impossível de resolver.
Tudo não passa de um jogo de dissimulação e cantigas para tolos.
Mas a malta acredita no que quiser.
Eu acredito num novo AC antes de 2017!!
A tradição é para se manter!!!

Acho mesmo muito provável.
Do ponto de vista técnico acho que faz muito sentido já que constitui um suporte com muito significado.
Relativamente às incertezas nomeadamente como NB, terão o seu peso.
Mas no fundo O BCP continua igual a si mesmo no seu comportamento em bolsa.
Alimenta especulação desenfreada e depois tudo se desfaz como uma bolha de sabão.
Mas os fundamentais estão lá e quando a febre se esvai são esses que fazem os investidores cair na realidade.
O BCP disse que até ao inicio de 2016 pagaria os restantes CoCos.
No proximo ano vai ter 750 M€ de lucros ?
Mesmo que não chegue lá, vai alienar uma porrada de activos que possa compensar , reduzindo os activos ponderados pelo risco?
Então e se ja estivermos a incorporar perdas com o NB?
Estamos perante uma equação praticamente impossível de resolver.
Tudo não passa de um jogo de dissimulação e cantigas para tolos.
Mas a malta acredita no que quiser.
Eu acredito num novo AC antes de 2017!!
A tradição é para se manter!!!

- Registado: 21/5/2009 18:43
É sabido que o efeito de "manada" associado à incerteza relativamente a perdas por parte de uma empresa, pode, em Bolsa, fazer cair a cotação de uma ação para um nível irracional ...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Google [Bot], Opcard33, Phil2014, PMP69 e 78 visitantes