PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
paul_invest Escreveu:AntónioManuel Escreveu:Com a vela de hoje parece querer ir testar o topo do triângulo.
na murche António amanha vamos ver se rompe os 5250 temos nos 5330 uma forte resistência esperar e ver;)
murche?

AntónioManuel Escreveu:Com a vela de hoje parece querer ir testar o topo do triângulo.
na mouche António amanha vamos ver se rompe os 5250 temos nos 5330 uma forte resistência esperar e ver;)
Editado pela última vez por paul_invest em 18/11/2014 19:54, num total de 2 vezes.
- Registado: 15/5/2014 15:51
Boas,
Amanhã era interessante o PSI fechar acima dos 5250, depois de 1 mês de consolidação...
Manchini
Amanhã era interessante o PSI fechar acima dos 5250, depois de 1 mês de consolidação...
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Que vela bonita se esta a formar.
Inicio do rally de natal?
Inicio do rally de natal?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Com a vela de hoje parece querer ir testar o topo do triângulo.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Lateralização nos 5.150 com a M10 e M20 a aproximar-se no semanal.
Para já o teste será à M10.
Para já o teste será à M10.
Por norma, uma consolidação acaba na continuação da tendência anterior.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
AntónioManuel Escreveu:Triangulo Ascendente
Boa Tarde,
Mais que um triângulo a ser quebrado pela parte alta, vejo a continuação da tendência descendente para breve, estamos a tocar na linha de tendência descendente e a média móvel de 20 dias. A projecção da queda seria os 100% da extensão de Fibonacci (ou seja, novos mínimos na longa tendência de queda que levamos desde 2007). A corroborar, não existem padrões de inversão altista. No curto prazo, o rebound das quedas de Outubro já aconteceu.
Esta minha visão sobre o PSI20 enquadra-se também numa visão negativa dos mercados europeus, onde penso que já estamos a inverter a tendência de subida de longo prazo. Primeiro começam a cair os mais frágeis (Portugal e Grécia vão já bastante lançados). O DAX fez um mínimo relativo menor em Outubro depois do máximo relativo menor de Setembro e o Death Cross já aconteceu em Setembro. São tudo sinais que as quedas estão para continuar.
- Registado: 29/11/2007 9:55
Reparem nas coincidências.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Achei curiosa a comparação e a questão é: Estaremos perante um novo contra-ciclo?
É que para alem dos sinais no preço, embora não estejam terminadas as velas, não podemos esquecer o nº de gap's (no diário) da Jeronimo Martins, entendendo que este 5º seja de exaustão, inclusive o comportamento ao seu fecho foi em tudo diferente de todos os outros.
Fica o gráfico mensal.
É que para alem dos sinais no preço, embora não estejam terminadas as velas, não podemos esquecer o nº de gap's (no diário) da Jeronimo Martins, entendendo que este 5º seja de exaustão, inclusive o comportamento ao seu fecho foi em tudo diferente de todos os outros.
Fica o gráfico mensal.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
AntónioManuel Escreveu:Na minha opinião tudo pode acontecer ali; nesta fase penso que ninguém pode afirmar que vai continuar ou inverter a tendência, só resta esperar para ver.
Nem mais segundo o Bulkwoski quebrado em alta dá mais 300 pontos para os 5550 em baixa volta a visitar os 4800.
http://thepatternsite.com/at.html
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Na minha opinião tudo pode acontecer ali; nesta fase penso que ninguém pode afirmar que vai continuar ou inverter a tendência, só resta esperar para ver.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
AntónioManuel Escreveu:Na sequência dos Gráficos que tenho colocado sobre o PSI 20 também estou mais inclinado para uma ida aos mínimos de 2012, mas com a identificação do triângulo ascendente a coisa fica mais clara; com a quebra em alta ou em baixa deste, brevemente ficaremos a saber o caminho que vai seguir.
Se me perguntasses quarta-feira diria o mesmo mas entretanto até recuperou mais ou menos...
Vê lá as semelhanças http://www.investopedia.com/terms/a/asc ... iangle.asp
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... ntinuation
Mas normalmente é pattern de continuação no entanto a resistência dos 5250 está lá e o PSI tem estado a atacar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Na sequência dos Gráficos que tenho colocado sobre o PSI 20 também estou mais inclinado para uma ida aos mínimos de 2012, mas com a identificação do triângulo ascendente a coisa fica mais clara; com a quebra em alta ou em baixa deste, brevemente ficaremos a saber o caminho que vai seguir.
é preciso notar que há várias formas de calcular as médias móveis (na verdade, a maioria dos indicadores).
no gráfico indicado estão a usar a MM ponderada e nem sei se ela não está a ser mal calculada, eventualmente por falta de cotações para um período mais longo.
a MM200 dias exponencial está pelos 6000 e a MM200 normal, usada como referencia nas "biblias do oficio", está pelos 6500.
é certo que a MM200 dias terá de andar bem lá para cima pois o preço afundou desde Junho de forma muito inclinada o que implica vários meses pela frente até o preço poder voltar a convergir (a não ser que inverta também de forma súbita, em espelho, algo que não aconteceu e será muito difícil que aconteça)
um triangulo ascendente quebra normalmente para cima, mas é preciso ter também atenção que os triangulos são figuras de continuação de movimento.
dito isto, pela fase do movimento em que estamos e pelo enquadramento "emocional" sou da opinião que o triangulo seria a figura mais provavel que iria resultar daqui e que as probabilidades maiores são para a quebra em alta.
mas é preciso ter a noção que tudo está orientado para a queda. caso haja quebra em baixa a hipótese mais forte é de teste aos minimos de 2012 (isto é, não é de apostar num duplo fundo)
no gráfico indicado estão a usar a MM ponderada e nem sei se ela não está a ser mal calculada, eventualmente por falta de cotações para um período mais longo.
a MM200 dias exponencial está pelos 6000 e a MM200 normal, usada como referencia nas "biblias do oficio", está pelos 6500.
é certo que a MM200 dias terá de andar bem lá para cima pois o preço afundou desde Junho de forma muito inclinada o que implica vários meses pela frente até o preço poder voltar a convergir (a não ser que inverta também de forma súbita, em espelho, algo que não aconteceu e será muito difícil que aconteça)
um triangulo ascendente quebra normalmente para cima, mas é preciso ter também atenção que os triangulos são figuras de continuação de movimento.
dito isto, pela fase do movimento em que estamos e pelo enquadramento "emocional" sou da opinião que o triangulo seria a figura mais provavel que iria resultar daqui e que as probabilidades maiores são para a quebra em alta.
mas é preciso ter a noção que tudo está orientado para a queda. caso haja quebra em baixa a hipótese mais forte é de teste aos minimos de 2012 (isto é, não é de apostar num duplo fundo)
- Registado: 18/7/2013 15:16
AntónioManuel Escreveu:Triangulo Ascendente
Obrigado pelo gráfico, sigo um semelhante que sigo com atenção, pelos 5270 pontos.
Á medida MM200 entrar no triângulo é que vamos ver a validade do mesmo. Claro que haverá situações onde um esticão de 2 ou 3 cotadas 'de jeito' num dia pode fazer parecer que a MM200 fica para trás.
Este triângulo confirma que a reação é grande no toques no topo,as quedas relevantes, mas cada vez menores.
Pessoalmente penso a MM200 é sempre uma referência para entradas longas, independentemente da figura em que se encontra.
Por isso sou da opinião que o triângulo vai ter vida curta, ou que os toques no topo passam a ser na MM, e mantenho a visão de que visitaremos novos mínimos (fora do Triângulo naturalmente).
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Triangulo Ascendente
- Registado: 27/7/2014 0:32
Caro bogos,
dizes: "Se sabes que há malfeitores no mercado, manipuladores, ladrões e assassinos, e investes nele, então estás a aceitar que ele é perfeito.
Pensem nisso....
O único culpado das nossas perdas não são time frames, não são os gurus, não são os OUTROS.....SOMOS NÓS MESMOS....."
---------
Nunca me ouviste dizer ou defender que o mercado é perfeito. O que digo é que todos os agentes que actuam no mercado com sua decisões erradas baseadas mediante o preço criam uma realidade que se pode afastar -se cada vez mais do equilíbrio ou valor justo das coisas.
Quando a maioria está disposta a acreditar que um dado bem vai dar muito dinheiro, cria-se uma expectativa irrealista e o melhor que se tem a fazer é ficar do lado de fora. Por outro lado, quando milhares de pessoas vendem acções porque estão a perder no negócio e não suportam mais as perdas, vendem a perder e os que não vendem hoje acabam por vender amanhã. Vendem e o mercado autoreforça-se que chega a um ponto em que os preços são tão divergentes do equilibrio que não faz sentido vender, mas sim comprar para o longo prazo.
dizes: "Se sabes que há malfeitores no mercado, manipuladores, ladrões e assassinos, e investes nele, então estás a aceitar que ele é perfeito.
Pensem nisso....
O único culpado das nossas perdas não são time frames, não são os gurus, não são os OUTROS.....SOMOS NÓS MESMOS....."
---------
Nunca me ouviste dizer ou defender que o mercado é perfeito. O que digo é que todos os agentes que actuam no mercado com sua decisões erradas baseadas mediante o preço criam uma realidade que se pode afastar -se cada vez mais do equilíbrio ou valor justo das coisas.
Quando a maioria está disposta a acreditar que um dado bem vai dar muito dinheiro, cria-se uma expectativa irrealista e o melhor que se tem a fazer é ficar do lado de fora. Por outro lado, quando milhares de pessoas vendem acções porque estão a perder no negócio e não suportam mais as perdas, vendem a perder e os que não vendem hoje acabam por vender amanhã. Vendem e o mercado autoreforça-se que chega a um ponto em que os preços são tão divergentes do equilibrio que não faz sentido vender, mas sim comprar para o longo prazo.
- Registado: 16/6/2014 0:01
EuroSexy Escreveu:. Eu por exemplo, já cheguei a conseguir visualizar o mercado a 7 ou 8 dimensões, mas não de forma contínua no tempo. Eu reconheço que tive esse dom, mas também sei reconhecer que em determinados momentos poderei estar errado no espaço e no tempo.
O que eu era capaz de pagar para ter esse dom

EuroSexy Escreveu:bogos, eu não sou adepto daqueles que dizem que o mercado tem sempre razão porque na maioria das vezes ele não a tem.
O mercado não é soberano porque na prática são mais as vezes que não reflecte a realidade ou valor justo dos activos, do que as que reflecte inteiramente de forma contínua.
As universidade ensinam a milhares de alunos que o mercado tende para o equilíbrio de preços, ou que reflectem o preço correcto dos activos com um desvio padrão singular, residual, mas isso não é de todo verdade.
Não há melhor momento para constatar essa minha verdade, do que o actual momento no PSI20. Milhares de pessoas erradas interpretam o mercado como ele está e fazem seus julgamentos tomando posições nele. Mas essas posições podem e estão a maioria das vezes erradas, o que leva o mercado a afastar-se do equilibrio e do real valor das coisas, aniquilando por completo a maioria dos participantes. Milhares de participantes com decisões erradas criam a realidade subjacente, o que leva aos leigos a dizer que o mercado é soberano, mas não é. Pois o mercado é mentiroso a maior parte das vezes e nunca reflecte inteiramente no presente a realidade.
Quando os participantes estão demasiado envolvidos no mercado com dinheiro e com alma, não conseguem a maioria do tempo acompanhar o mercado de forma contínua e constante a poder tirar o máximo partido dele. É necessário um afastamento temporário. Nesse afastamento, é fundamental reflectir e tomar posições de pensamento prático que não estão ao alcance da maioria dos participantes.
A maioria dos participantes vê gráficos a 2 dimensões (xy).![]()
Uma parte dessa maioria fica a entender melhor se conseguir alcançar e projectar preços a 3 dimensões (xyz), mas só uma pequena minoria consegue visualizar mais de 3 dimensões, podendo chegar a infinitas dimensões se a cabeça poder acompanhar todas as formas possíveis do mercado se comportar. Eu por exemplo, já cheguei a conseguir visualizar o mercado a 7 ou 8 dimensões, mas não de forma contínua no tempo. Eu reconheço que tive esse dom, mas também sei reconhecer que em determinados momentos poderei estar errado no espaço e no tempo.
Se os participantes no mercado não conseguem estar certos no espaço, também nunca conseguirão estar certos no tempo. O espaço ganha cada vez mais sentido quantas mais dimensões nós conseguimos alcançar. Mas para alcançar esses espaços é preciso, a meu ver, primeiro conseguir detectar os sub-espaços, que são mini, inferiores em relação ao grã- espaço. Também quero dizer que quantos mais espaços nós conseguimos alcançar estando de acordo com os mesmos, menor a importância do tempo, podendo este deixar de ter sentido. O tempo pode deixar de ter sentido para aqueles que deixam de ver a 2,a 3 dimensões. Isto, porque o tempo é sempre relativo a um espaço.
No caso actual da nova chegada deste satélite ao Cometa que está a 500 milhões de km do planeta Terra, o espaço não está cingido apenas e só em relação à Terra. O satélite demorou 10 anos até lá chegar e deslocou-se a mais de 5000 km/h todos os dias de forma contínua e ininterrupta. A dimensão é infinita que até é possível nem se falar no tempo, pois este deixa de ter sentido. Mas as mais valias que esse satélite pode trazer até nós é imensa também. Da mesma forma que Warren Buffett nos seus investimentos é bem sucedido por alcançar dimensões tamanhas que o tempo deixa de fazer sentido nas suas práticas de investimento, que se confundem com as mais valias no tempo.
Quero com isto dizer que o tempo deixa de fazer sentido quando se consegue visualizar outros espaços do que os normais ou aqueles que nos querem impingir ou que nos demonstram como sendo a realidade. O que passa a fazer sentido é as mais-valias do proveito do reconhecimento desses espaços.
Amigo Euro....
Somente li agora a tua dissertação, que me pôs completamente fora de jogo.
Mas entendo algumas das tuas frases... e deixa-me que diga que foi por não compreender por minha limitação algumas questões que se passam no mercado, que pura e simplesmente me centrei no próprio mercado.
Aqui não adianta vir com teorias elaboradas.
No mercado só há compradores e vendedores que compram e vendem mediante o preço.
Tudo o resto que vos passe pela cabeça é mero bullshit estratégico ao gosto de cada um.
O mercado é perfeito, o mercado é transparente, o mercado é limpinho.....
Já sei que me vão já atacar e dizer que estou redcondamente enganado....Vão dizer? Estás a dizer que o BES foi limpinho? Que manipular Libor é limpinho? Que multas pesadas sobre Banca foi limpinho?
Resposta minha clara....foi...
E sabem porquê?
Porque há partida a 1ª lei do mercado está perfeitamente definida e é totalmente clara...Quem participa no mercado corre o risco de perda...
Quem o interiorizar não culpará os malfeitores, mas sim as suas decisões....
Se sabes que há malfeitores no mercado, manipuladores, ladrões e assassinos, e investes nele, então estás a aceitar que ele é perfeito.
Pensem nisso....
O único culpado das nossas perdas não são time frames, não são os gurus, não são os OUTROS.....SOMOS NÓS MESMOS.....
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
yaya Escreveu:JM e PT as únicas verdes esta semana. Se não fossem as duas o PSI estaria cá mais em baixo.![]()
http://bolsa-trade-invest.blogspot.com/2014/11/psi20-performance-semanal-14-nov-2014.html
Claro. Se não fosse o BES e o GES valerem zero, o índice estaria com valores muito superiores..
Se não for do C* é das calças...
Edit: Só faço este comentário porque esta semana o nosso amigo já não é a 1ª vez que arranja sempre alguma coisa deste tipo para justificar o facto do PSI 20 não ter uma descida mais acentuada. Eu por mim tirava já a JM e a PT do PSI20 para não o desvirtuar. É que elas estão a incomodar...

viewtopic.php?f=3&t=71105&p=1158614#p1158614
Pesos das cotadas no PSI20

07,44% - NOS SGPS
06,98% - EDP RENOV.
05,99% - BCP
05,67% - P. TELECOM
05,27% - SONAE
04,89% - CTT
02,98% - BPI
02,77% - SEMAPA
02,68% - PORTUCEL
02,28% - MOTA ENGIL
01,61% - REN
01,30% - ALTRI
00,90% - BANIF
00,48% - TEIXEIRA DUARTE
00,46% - IMPRESA SGPS
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
JM e PT as únicas verdes esta semana. Se não fossem as duas o PSI estaria cá mais em baixo.
http://bolsa-trade-invest.blogspot.com/2014/11/psi20-performance-semanal-14-nov-2014.html

youmeu Escreveu:Se fosse a analisar o PSI20 pelos seus últimos 10 anos tudo bem, agora quando o junto aos outros índices mundiais tá bem está. Estão eles a bater recordes estamos nós a bater mínimos. Agora deixo-vos um desafio interessante: Encontrem-me um período CONSIDERÁVEL dos últimos 10 anos, em que o SP500 esteja negativo e nós a crescer? Até se pode ignorar os valores das quedas e subidas e focar-se por e simplesmente no simples facto de se cair ou não.
Não existe nenhum período em que eles estejam Bear e nós Bull. Agora o contrário pode ser constatado diversas vezes, incluindo agora. Será que se por ventura eles ponderarem acabar com o seu "pequeno Bull Market" de 5 anos, ou pelo menos fazer uma pausa e dar um passeio cá abaixo, será que nós tínhamos forças para subir sozinhos??? É que existe uma diferença abismal entre ambos os ínices. Supondo que ambos caem 25% dos valores actuais:
Os States ficam nos 1520pts = valor os máximos de 2007
Os Tugas ficam nos 3800pts = valor 3,5x mais baixo dos máximos de 2007, ou seja por e simplesmente menos 10 000 pontos aproximadamente
Estou mesmo curioso para ver o que vai acontecer. Algumas opiniões??? É fisicamente possível eles cairem, o dax cair e nós subirmos todos contentes?![]()
![]()
Olhando para um gráfico mensal longo do psi de 2000 adiante verifica-se que quando o índice inverte para bear e o rsi "afoga-se" abaixo da MA9, para voltar a bull demora imenso tempo. Repara que a MA9 faz sempre curvas suaves, não vejo nenhum pullback rápido como por exemplo fez o DAX recentemente.
Ou entras com posições curtas (mais arriscado e sempre à coca com os indicadores) ou esperas por melhores ventos.
Neste momento vamos na 8ª vela vermelha consecutiva no mensal. O rsi ainda continua bastante afastado da MA9 no mensal, vamos ver se já encontrou poiso ou se ainda vai mais fundo. Dava jeito dar corda ao relógio pra frente.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 69 visitantes