Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Rascacielos » 17/11/2014 19:51

Estou em querer que dado o comportamento dos direitos e na mão de quem estão a cotação até ao dia 4 dezembro não cairá abaixo dos 2 cts??? :-"

Registado: 16/5/2009 0:58

por Pedro1974 » 17/11/2014 19:22

Sim de facto é expectavel que caia para 1 centimo, mas a minha duvida é quando do inicio da negociação em 4/12 será que cairão para baixo de 1 centimo? os que forem ao AC irão vender abaixo do preço que pagaram??

Caso vá ao aumento, estou a admitir uma perca de 12% com stop nessa percentagem de perca....

Registado: 25/10/2013 16:12

por sedna » 17/11/2014 19:12

Parece-me mais que alguém anda a brincar com as suas próprias acções a comprar e a vender, para acharem muito atraentes a compra de direitos, que de outra forma poderiam não se venderem. Aposto que o valor da acção se vai manter nestes valores até ao último dia do exercicio dos direitos ( 24 de Novembro), após isso caiem para 1 cêntimo.

Registado: 4/3/2008 21:24

por fpvt » 17/11/2014 17:55

Ulisses....

Não sou expert, e até achava que comprar acções eram parte do capital de uma empresa, que nos fazia accionista dela para obter dividendos e ajudá-la (aumentos de capital) caso fosse necessário, parece que afinal muitas não passam de papeis baratos que se vendem num "mercado" e valem mais ou menos muitas vezes por motivos "irracionais" digo irracionais para não dizer outra coisa.

Quando dizes que o 1 cêntimo foi para garantir o sucesso.... porque não 0.20€ um desconto de 50%?

O certo é que já se sabia do aumento de capital... não se sabia era as condições (alguns saberiam...) e logo que se souberam qual foi a queda? tremenda, esvaziou o pouco que restava à carteira dos pequenos accionistas...

next step... início do dia seguinte ao destaque dos direitos, óbvio ajustamento teórico para 0.01€ (tal é a diluição que até arredondo).... a partir daqui é que as coisas ficas estranhas... a cotação sobe uns impressionantes 700% :shock: porquê?... nem interessa...
desculpas como "o valor é baixo", "muito volume poucos euros", etc, não passam disso mesmo, por natureza ninguém gosta de perder dinheiro....
Alguém consegue arranjar uma razão minimamente plausível para comprar acções a 4 ou 5 cêntimos, nesses dias?

Ora mas essa subida vertiginosa fez com que os direitos ficassem com um valor teórico louco, e assim chegou o dia da negociação dos direitos.... a acção continua em queda, mas os direitos nem de perto nem de longe chegaram ao valor teórico... e está a chegar ao fim a venda deles e as acções continuam "altas" e os direitos baixos.
Alguém consegue dizer porque alguém compra neste momento acções a 0.03 e não comprar direitos e subscreve acções?
Muito ou pouco, quem compra acções SABE que só pode perder quando as acções (a inundação) do AC chegarem, certo?

O certo é que muitos devem achar que vão ao aumento de capital a 1 cêntimo e com "sorte" elas em 4/12/2014 ainda valem acima do cêntimo... e é apenas aqui que acho que esteja a questão da manutenção artificial da cotação... se não fosse para isso a cotação delas seria abaixo do cêntimo, como se pode ver pela procura nos direitos....

Eu não sei quem anda a comprar SON I, nem meios tenho para saber isso, mas há entidades que sabem e deviam saber....isso há...

O pior de tudo... ler o prospecto do aumento de capital
Editado pela última vez por fpvt em 17/11/2014 19:59, num total de 1 vez.

Registado: 10/11/2014 11:18

por Pedro1974 » 17/11/2014 17:52

Pois é......tenho 12.000 direitos que em caso de ida ao AC me dá + - 1.284.000 acçoes a 0.01 euro, mas estou numa indecisão terrivel em relação ao que fazer....a minha pretenção era tentar recuperar algum do perdido nesta cotada, mas não sei..........mesmo.....

Registado: 25/10/2013 16:12

por HaRt » 17/11/2014 17:49

Não tenho acções da Sonae Industria e estava a pensar participar no aumento de capitais através da compra de direitos (um investimento pequeno, queria comprar apenas 280 direitos, que me daria um investimento de 300€ em acções).
Consultei o meu gestor de conta que me disse que eu não tenho o perfil de risco adequado para comprar direitos.
Este é o nível de risco necessário para comprar direitos:
Nível de Risco - 5 (Alto)
Nível de liquidez - L1 (Horizonte temporal de 5 a 10 anos)

É pena... acho que para despachar no primeiro dia era capaz de dar lucro...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por Ulisses Pereira » 17/11/2014 17:11

Não as retiravam... :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por breda » 17/11/2014 17:07

Se os artistas que lançao empresas em bolsa. Se para a retirar a empresa de bolsa,tivessem que pagar o valor =preço; da oferta publica .. muita coisa mudava .........utopia

Registado: 29/11/2007 2:44

por Ulisses Pereira » 17/11/2014 16:26

Realmente,é estranhíssimo. Vou aqui citar um post do Marco sobre uma hipótese para este comportamento. Mas, repito, estamos a especular apenas sobre um comportamento estranho:

Sim, são efectivamente assim. Mas as condições deste AC são completamente atípicas dado o valor (e respectiva quantidade) a que foram anunciadas as novas acções e como esse valor compara com antigo.

O que se passa neste AC é que as antigas acções ficaram completamente descapitalizadas (foi isso, pelo menos em grande medida caso não tenha sido o único factor) que potenciou já aquele comportamento na sexta-feira. O que está em Bolsa a negociar é menos de 1% do capital da empresa, é uma pequeníssima parcela da "nova" sonae industria. E embora os valores teóricos sejam aqueles, faz pouco sentido usar menos de 1% do capital da empresa para ditar o valor dos restantes 99%.

O que me parece fazer mais sentido e a acontecer isto deve-se, repito, às condições especiais e atípicas deste AC, é que o mercado está a descontar o que espera que ocorra entre agora (ou o fim da subscrição) e o dia em que 100x mais acções do que as agora estão disponiveis vão cair em Bolsa em negociação. Ou se não o que mercado espera que ocorra, pelo menos o risco do que poderá vir a ocorrer nesse espaço de tempo.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JotaFreitas1 » 17/11/2014 16:19

Caro Ulisses, como vê cotação dos direitos face à ação? Obrigado. Aparentemente sem lógica?

Registado: 11/4/2011 23:04

por Ulisses Pereira » 17/11/2014 15:39

O aumento de capital da Sonae Indústria tem gerado revolta entre os accionistas. A decisão da empresa liderada por Belmiro de Azevedo em avançar para um gigantesco aumento de capital levou ao afundar das acções, para desespero dos pequenos accionistas que viram perder praticamente todo o capital que tinham investido na empresa.

Os pequenos investidores acusam a CMVM de permitir este tipo de “jogadas” que prejudicam os pequenos accionistas mas, na verdade, esta situação vai prejudicar todos os accionistas, não apenas os pequenos. E o problema não é este aumento de capital. Ele acontece porque é necessário face à péssima situação financeira da empresa. O verdadeiro problema foi o desempenho da empresa nos últimos anos, acumulando prejuízos atrás de prejuízos.

Por que é que o aumento de capital é a 1 cêntimo? Para garantir o sucesso desta operação pois, caso o preço fosse mais próximo da cotação a que estava na altura do anúncio, o risco era que a cotação descesse abaixo desse valor inviabilizando a mesma, o que seria trágico para a vida da empresa.

Já várias vezes escrevi sobre a mestria de Belmiro de Azevedo como analista de mercados. Colocou várias empresas em Bolsa em momentos de grande euforia e retirou outras do mercado, em momentos de grande depressão da Bolsa portuguesa. Esta poderia ser um daqueles momentos em que Belmiro de Azevedo retiraria do mercado uma empresa a preços muito baixos. Se não o fez foi ou pela dificuldade de financiamento ou por não estar muito confiante no futuro da empresa. Ou ambas…

Compreendo a frustração de quem viu o investimento na Sonae Indústria ir por água abaixo com este aumento de capital mas – repito – o problema não foi desta desesperante operação mas sim do péssimo desempenho da empresa nos últimos anos. E esta era a última solução. Triste realidade.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por doke » 17/11/2014 15:17

pvg80713 Escreveu:sim, vi faz um bocado e a acção subia bastante e os direitos desciam um bocado... o que torna tudo muito ilógico...

alguém conhece algum instrumento que permita shortar SONI ? obrigado

Os CFDs não permitem entrar curto???

Registado: 15/8/2014 22:00

por pvg80713 » 17/11/2014 12:36

sim, vi faz um bocado e a acção subia bastante e os direitos desciam um bocado... o que torna tudo muito ilógico...

alguém conhece algum instrumento que permita shortar SONI ? obrigado

Registado: 19/4/2005 11:11

por Climb (ex-Joao4702) » 17/11/2014 12:21

Pura manipulaçao...
Há tantas açoes para serem emitidas a 0,01€ e há quem as compre a quase 0,04€.
Isto é Portugal no seu pior!
O ti Belmiro a manipular o mercado...
Eu disse que ia ao AC mas temho muitas duvidas de que realmente vá.
Vai chegar o dia e nao vou é nada.
O mercado vai entupir com tantas açoes à negociaçao pos AC

Registado: 29/4/2014 19:54

por Sr_SNiper » 16/11/2014 16:28

Eu é que estou a ficar moderado.
O que o Artista diz até acho que é muito leve, e ninguém pode discordar do que diz, pois é 100% verdade, agora a malta pode dizer isto com mais rodriguinhos, como eu fiz, com poucos rodriguinhos, como ele fez, ou sem rodriguinhos, como eu à pouco tempo fazia.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por JustBull » 16/11/2014 16:25

Artista Romeno Escreveu:Como analisei no tópico be ah nah a Soni está toda queimada, e o just Bull tal como o acor do Bes e vítima do síndrome de Estocolmo como disse o raposo tavares.. ninguém com juízo mete dinheiro em algo que recorrentemente mal gera resultados operacionais positivos e só vê as vendas a cair... carro Jbull o que perdeu esqueça e custo afundado...diga lhe ate sempre e passe para a próxima

Caro Artista Romeno,
Como comentário e a brincar, o máximo que posso aceitar é que diga que estou em "negação", expressão que está ou esteve muito na moda.
As considerações que faz são inaceitáveis (corrigido de "abusivas") e a moderação do fórum que analise e se pronuncie se achar necessário.
Cumprimentos,
Editado pela última vez por JustBull em 16/11/2014 17:32, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2014 13:45

por Artista Romeno » 16/11/2014 13:29

Como analisei no tópico be ah nah a Soni está toda queimada, e o just Bull tal como o acor do Bes e vítima do síndrome de Estocolmo como disse o raposo tavares.. ninguém com juízo mete dinheiro em algo que recorrentemente mal gera resultados operacionais positivos e só vê as vendas a cair... carro Jbull o que perdeu esqueça e custo afundado...diga lhe ate sempre e passe para a próxima
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por JustBull » 16/11/2014 12:50

Sr_Sniper,
Coloco o que escrevi a 6/11
"Prefiro usar o termo "agarrado" do que "entalado" nesta acção, sempre é mais simpático. Detenho posição, pequena, mas para mim significativa em termos de valor investido nesta acção. Para mim estar a perder 87% ou vir a perder 98% com cotação a 0,010 é indiferente."
O momento para sair desta ação para mim ocorreu, se não me falha a memória, em abril... :wall:

rsacramento,
Leio com interesse os teus comentários, bem como os de outros membros.
Sim tenho presente essa informação (o que escrevi foi para "desanuviar" a conversa) . Também tenho presente o que Ulisses Pereira tem dito vezes sem conta - que não devemos ficar agarrados a uma posição.

O atual momento da bolsa nacional também não está a ajudar nada.

por rsacramento » 16/11/2014 12:33

JustBull Escreveu:A SONI não é uma ação é uma paixão! :wall:

google is your friend 8-)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Turtle Trader » 16/11/2014 12:13

-
Editado pela última vez por Turtle Trader em 2/12/2014 0:33, num total de 1 vez.

Registado: 10/7/2013 20:26

por Sr_SNiper » 16/11/2014 2:20

Quem sou eu para te suguerir algo, até porque eu tive um prejuizo de 100% num activo que comprei e pior do que isso é muito difícil.
Mas porque é que com o guito desses 15% não compras um activo que esteja a subir? Eu no teu lugar já me tinha livrado de tudo, vendido acções e direitos. Porque não vendeste tudo quando soubeste das condições do AC? Isso é que não consigo entender.
Mas atenção, um prejuízo maior que o meu não vais ter, que foi de 100%, por isso, quem sou eu.

por JustBull » 16/11/2014 0:37

Sr_SNiper,

Usar os direitos e ficar com uma posição que me permita a prazo recuperar pelo menos parte das perdas. 15% porque corresponde ao valor máximo que estou disposto a investir mais nesta ação, acima disso para mim já não é razoável. 0% não porque tenho para mim que a Sonae Industria não irá falir ou não a deixarão falir.
Cumprimentos,

por Sr_SNiper » 16/11/2014 0:26

Na minha humilde opinião nem olhava para o documento dos resultados.
O preço é soberano, ponto
Qual a razão de ires com apenas 15% e não 0% ou 100% ?
Um abraço

por JustBull » 16/11/2014 0:24

Roadster e Katolo,

Roadster - Tudo OK da minha parte. Perdas? À cotação de sexta-feira -94,68% = -9.448,59€! Claro que estou chateado e estou a pôr-me a jeito para mais uns comentários...

Eu tenho agradecido os alertas que tenho recebido relativamente à Sonae Industria e não foi em vão que, sendo visitante desde 2007 do Caldeirão de Bolsa, resolvi inscrever-me como membro muito recentemente e participar neste tópico, para recolher "posições" de outros investidos nesta ação.

A todos os visitantes e membros e para desanuviar:
A SONI não é uma ação é uma paixão! :wall:

Ainda há os dias pela frente, posso ser obrigado a rever a minha posição escrita numa mensagem anterior "E sim vou ao aumento de capital". Mas de facto estou mais inclinado em participar mas apenas com 15% dos direitos.

Se alguém vislumbrar alguma coisa de positivo no documento dos resultados do 3º Trimestre de 2014, que faça o favor de aqui colocar essas notas.

Muitos bons negócios a todos!

por katolo » 15/11/2014 22:52

JustBull,

Penso que os últimos relatos, inclusive o meu, só pretendem prevenir-te para o risco e eventual erro que possas estar a cometer. Como podes verificar, somos muitos investidores que preferimos assumir as perdas do que correr novamente o risco, sabendo o estado da empresa e a falta de escrúpulos do Ti Belmiro para com os pequenos acionistas.

Eu por ser teimoso e não ouvir os conselhos dos outros mais experientes já cometi demasiados erros que me fizeram perder muito dinheiro...

Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], karaya75, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 149 visitantes