Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
chico_laranja Escreveu:Algo como o que está em anexo
A notar:
- A confluência de resistências na área roxa demarcada (terá força suficiente para segurar os ursos?)
- O novo fork verde mostra que a cotação está na median line.
- Linha p1-p4 foi testada como resistência 6 vezes (deve ter algum significado alguém segurar a cotação acima dessa linha de forma consistente não?)
Um abraço
Nota: A ferramenta de desenho usada é o paint pelo que as simetrias devidas são mais para o lado das assimetrias que das simetrias
Chico, algumas ideias:
- embora haja alguma liberdade/subjectividade no modo como as forquilhas são construídas, haverá sempre um limite: o desenho deve ter um propósito;
- é preciso algum cuidado no uso de conceitos/expressões como p1, p2, p3: quando eu uso esta nomenclatura (tal como foi criada) começo sempre pelo p0;
- a forquilha tem 3 pivots e identifico-os com 1, 2, 3 ou com A, B, C, reservando os nomes p0, p1, p2 etc para o seu contexto próprio (contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson).
Dito isto, faço um pequeno comentário ao teu desenho:
- a tua linha p1-p4 parece-me algo arbitrária, mas isto não quer dizer que esteja errada. Se dela conseguires retirar informação, usa-a. Se me perguntares se eu a usaria ou a desenharia, dir-te-ei que não, mas a sensibilidade de cada chartista é diferente;
- se decides avanças os pivots 2 e 3 criando um novo fork mas mantendo o seu ponto de origem estás a agarrar um novo swing (o que constitui a onda p2 - p3) com a origem de um antigo swing, o que pode trazer alguns problemas pois cada swing tem o seu próprio parceiro.
Deixo um gráfico com as linhas que propões. Analisa-o, segue-o conforme o teu desenho, confronta com o meu, apaga e faz de novo e vai tirando as tuas conclusões.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Algo como o que está em anexo
A notar:
- A confluência de resistências na área roxa demarcada (terá força suficiente para segurar os ursos?)
- Linha p1-p4 foi testada como resistência 6 vezes (deve ter algum significado alguém segurar a cotação acima dessa linha de forma consistente não?)
Um abraço
Nota: A ferramenta de desenho usada é o paint pelo que as simetrias devidas são mais para o lado das assimetrias que das simetrias
A notar:
Um abraço

- Anexos
-
- hal.jpg (51.13 KiB) Visualizado 7933 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
E se apresentasses um desenho onde apontasses as linhas a que te referes?
Qualquer pivot pode servir para se traçarem linhas. Se desenhares linhas suficientes, em alguma, mais tarde ou mais cedo, o preço irá "bater". Uma linha que é tocada dá-nos uma informação, tal como a linha que não é tocada. A mensagem que cada uma delas transmite e o valor a dar-lhes dependerá do que em concreto quisermos fazer.
Quanto à suposta "caixa": em sim mesma não tem valor nenhum, serve apenas para destacar certa área.
Qualquer pivot pode servir para se traçarem linhas. Se desenhares linhas suficientes, em alguma, mais tarde ou mais cedo, o preço irá "bater". Uma linha que é tocada dá-nos uma informação, tal como a linha que não é tocada. A mensagem que cada uma delas transmite e o valor a dar-lhes dependerá do que em concreto quisermos fazer.
Quanto à suposta "caixa": em sim mesma não tem valor nenhum, serve apenas para destacar certa área.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Grande trambolhão.
Uma vez que está a igualar o mínimo que está dentro da caixa não será de esperar que se encoste à median line superior do fork?
Traçando uma linha que passa no pivot superior do fork assinalado e no poi que deu aquele disparo monumental dá para ver que nesse gráfico essa linha está a funcionar como suporte.
Irá descer junto desse suporte até encostar à linha média do fork para então subir? Só isso para safar os desprevenidos (para não lhes chamar outra coisa pior) que não usam stoploss?
Alquimista
Achas que a linha que falo tem algum sentido? No fundo é uma linha p1-p4 se adiantarmos o fork apresentado 2 pivots, ficando um fork descendente com p2 no mínimo na caixa indicada e p3 no pico na passagem do dia 7 para o dia 10 (na escala).
O mais engraçado é que mantendo o p1 do novo fork onde o actual está o momento actual bate na linha p1-p4 que falei acima e na median do novo fork. Faz algum sentido avançar os dentes da forquilha mantendo o cabo no mesmo sítio?
Uma vez que está a igualar o mínimo que está dentro da caixa não será de esperar que se encoste à median line superior do fork?
Traçando uma linha que passa no pivot superior do fork assinalado e no poi que deu aquele disparo monumental dá para ver que nesse gráfico essa linha está a funcionar como suporte.
Irá descer junto desse suporte até encostar à linha média do fork para então subir? Só isso para safar os desprevenidos (para não lhes chamar outra coisa pior) que não usam stoploss?
Alquimista
Achas que a linha que falo tem algum sentido? No fundo é uma linha p1-p4 se adiantarmos o fork apresentado 2 pivots, ficando um fork descendente com p2 no mínimo na caixa indicada e p3 no pico na passagem do dia 7 para o dia 10 (na escala).
O mais engraçado é que mantendo o p1 do novo fork onde o actual está o momento actual bate na linha p1-p4 que falei acima e na median do novo fork. Faz algum sentido avançar os dentes da forquilha mantendo o cabo no mesmo sítio?
Editado pela última vez por chico_laranja em 17/11/2014 19:39, num total de 1 vez.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Regressando ao hal 30 m:
Serve o o gráfico seguinte para ponderar os prós e os contras do uso de targets: quem entrou e saiu ("pesca à linha") levou dinheiro no bolso; quem entrou e decidiu permanecer está levando com um gap e, de momento, a sua arma mais poderosa é a
. Ou então a stoploss, se a usar.
Serve o o gráfico seguinte para ponderar os prós e os contras do uso de targets: quem entrou e saiu ("pesca à linha") levou dinheiro no bolso; quem entrou e decidiu permanecer está levando com um gap e, de momento, a sua arma mais poderosa é a

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 16:38, num total de 1 vez.
- Registado: 27/7/2014 0:32
Algumas dúvidas têm ocupado o meu espírito a propósito do psi20:
de que é que se está à espera para se continuar a queda?
quando uma coisa que é suposto acontecer não acontece, o que é que acontece?
um consolidação com ambiente negativo é boa ou má?
o smart money espera pela confirmação para comprar e vender?
se sim, quem é que faz o primeiro movimento, que dará origem à confirmação? o dumb money?
de que é que se está à espera para se continuar a queda?
quando uma coisa que é suposto acontecer não acontece, o que é que acontece?
um consolidação com ambiente negativo é boa ou má?
o smart money espera pela confirmação para comprar e vender?
se sim, quem é que faz o primeiro movimento, que dará origem à confirmação? o dumb money?
OK
Acho k estou a perceber.
Usando gráficos mais longos apanho facilmente as tendencias gerais mas poederei perder os swings como o do gráfico anterior.
Obrigado
Acho k estou a perceber.
Usando gráficos mais longos apanho facilmente as tendencias gerais mas poederei perder os swings como o do gráfico anterior.
Obrigado

chico_laranja Escreveu:O Alquimista Escreveu:Chico,
- atr significa average true range, http://www.investopedia.com/articles/tr ... -range.asp
- sim, a bola de cristal pode dar duas ou mais possibilidades (se fosse só uma era fácil)
- se quiseres escolher os activos com base num critério temporal (ex. só fundos com 5 o mais anos), pode suceder que o prazo que referes seja insuficiente, mas tudo dependerá do investimento que queiras fazer (ex. se é só para aproveitar um sector cíclico não fará sentido usar mais de 1 ano); é uma questão de estudares vários gráficos em que o preço seja apenas um valor diário e ver se te agrada aos olhos (muita da nossa análise passa por esta coisa comezinha)
- usar vários timeframes pode tornar mais complexa a tarefa de escolher as entradas e saídas: como estás em fase de estudo eu ficar-me-ia por um tipo de timeframe - o diário - e só iria para o semanal ou mensal se por exemplo o diário não fosse aprazível à vista
abraço
A ideia será para apostas no curto/médio prazo, o que nos fundos será algo como poucas semanas.
Na imagem a 1 ano acabo por ter falhas de informação comparando com a imagem a 2 anos, onde não a via aquele canal longo e certinho que notoriamente tem significado(qual já é trabalho para os garfos).
Julgo que acabarei por usar gráficos com 2 anos.
Sobre os gráficos terem mais do que um cenário possível só confirma o que dizes. Se acontecer isto então faço senão espero outra oportunidade pois não há oportunidades a toda a hora.
Obrigado
Não sei se será boa política usar gráficos a 2 anos para negócios de poucas semanas: corres o risco de sair num simples movimento correctivo e perderes o comboio da tendência (com o receio de perderes um ganho de 5% perdes um ganho de 20% ou mais). Isso revelar-se-á frustrante. Pondera bem essa questão pois estás a lidar com fundos. Se quiseres ir estudando timeframes mais pequenos, então selecciona outro tipo de activos (mas não muitos: 2-3 chegam).
O Alquimista Escreveu:Chico,
- atr significa average true range, http://www.investopedia.com/articles/tr ... -range.asp
- sim, a bola de cristal pode dar duas ou mais possibilidades (se fosse só uma era fácil)
- se quiseres escolher os activos com base num critério temporal (ex. só fundos com 5 o mais anos), pode suceder que o prazo que referes seja insuficiente, mas tudo dependerá do investimento que queiras fazer (ex. se é só para aproveitar um sector cíclico não fará sentido usar mais de 1 ano); é uma questão de estudares vários gráficos em que o preço seja apenas um valor diário e ver se te agrada aos olhos (muita da nossa análise passa por esta coisa comezinha)
- usar vários timeframes pode tornar mais complexa a tarefa de escolher as entradas e saídas: como estás em fase de estudo eu ficar-me-ia por um tipo de timeframe - o diário - e só iria para o semanal ou mensal se por exemplo o diário não fosse aprazível à vista
abraço
A ideia será para apostas no curto/médio prazo, o que nos fundos será algo como poucas semanas.
Na imagem a 1 ano acabo por ter falhas de informação comparando com a imagem a 2 anos, onde não a via aquele canal longo e certinho que notoriamente tem significado(qual já é trabalho para os garfos).
Julgo que acabarei por usar gráficos com 2 anos.
Sobre os gráficos terem mais do que um cenário possível só confirma o que dizes. Se acontecer isto então faço senão espero outra oportunidade pois não há oportunidades a toda a hora.
Obrigado
Chico,
- sim, a bola de cristal pode dar duas ou mais possibilidades (se fosse só uma era fácil
)
abraço
- sim, a bola de cristal pode dar duas ou mais possibilidades (se fosse só uma era fácil

abraço
Primeira volta da leitura feita 
Agora as primeiras questões antes de uma segunda leitura mais profunda.
Falas em atr. O que é? Sei que a resposta pode estar para trás daí o dizer sempre que este género de tópicos é para ler 2 vezes por isso aceito que não respondas a esta questão.
Como já deves ter visto no tópico do Rick para treino/aprendizagem vou olhar para alguns fundos (muitos) e queria ver se consigo ver o que a "bola de cristal" indica.
Dúvidas:
- Para gráficos de uma cotada com apenas 1 valor diário, um gráfico 11 meses(YTD pra ser preciso mas é agora YTD em Janeiro não será
) pode ser insuficiente?
- Mudar o tempo total do gráfico pode mudar a análise de forma bastante considerável para o mesmo timeframe indicando que o mais curto era "insuficiente"?
- É normal a "bola de cristal" dar 2 respostas tipo "Ao chegar ao ponto X, se for para cima o caminho é este mas se for para baixo o caminho é o oposto?
Esta questão apareceu por causa do gráfico em anexo (o YTD), com as linhas que tracei e onde fiz a seguinte análise
Caso consideres que estas questões estejam no tópico OE2 avisa que eu apago aqui e abro lá a mesma questão.
Obrigado.

Agora as primeiras questões antes de uma segunda leitura mais profunda.
Falas em atr. O que é? Sei que a resposta pode estar para trás daí o dizer sempre que este género de tópicos é para ler 2 vezes por isso aceito que não respondas a esta questão.
Como já deves ter visto no tópico do Rick para treino/aprendizagem vou olhar para alguns fundos (muitos) e queria ver se consigo ver o que a "bola de cristal" indica.
Dúvidas:
- Para gráficos de uma cotada com apenas 1 valor diário, um gráfico 11 meses(YTD pra ser preciso mas é agora YTD em Janeiro não será

- Mudar o tempo total do gráfico pode mudar a análise de forma bastante considerável para o mesmo timeframe indicando que o mais curto era "insuficiente"?
- É normal a "bola de cristal" dar 2 respostas tipo "Ao chegar ao ponto X, se for para cima o caminho é este mas se for para baixo o caminho é o oposto?
Esta questão apareceu por causa do gráfico em anexo (o YTD), com as linhas que tracei e onde fiz a seguinte análise
- Código: Selecionar todos
Estudo ao fundo LU0094557526 a 20141113
Este está mais complicado pois tem vários cenários possíveis.
- Vai manter caminho ascendente até tocar na verde testando a mesma (linha azul escuro)?
- Vai inverter e agarrar-se à median line superior? Nesse caso seguirá a linha lilás?
- Ganhará tendência descendente até à median line inferior?
Acções
- Não comprar pois a tendência será de descida e pode não fazer o ricochete.
- Esperar a definição na confluência entre 2 forks e caso vire pra norte comprar, stoploss no equivalente ao P2 e objectivos nos 28.00, 28.80 e 29.00.
- Não comprar
Caso consideres que estas questões estejam no tópico OE2 avisa que eu apago aqui e abro lá a mesma questão.
Obrigado.
No pretérito dia 8 coloquei neste tópico um gráfico de 30 m da hal (haliburton) e identifiquei zonas com interesse. Hoje coloco o gráfico onde se pode ver o movimento. Refira-se que, nesta precisa oportunidade especulativa, o objectivo não era comprar para ter em carteira, mas sim negociar de linha a linha. Foi por isso que, tendo o preço atingido o target (warning line superior descendente), a posição foi encerrada hoje. Como se pode ver, o preço ainda foi além da linha, mas como não sou adivinho fiquei-me pelo target que tracei logo no início. Em conclusão: um plano traçado com antecedência no qual se identificou o método (o mesmo de sempre) e se estabeleceu onde se queria comprar e vender, com colocação das respectivas ordens no mercado. Plano traçado, ordens executadas, negócio encerrado. Entrada e saída no mesmo dia usando um gráfico de 30 m.
Que as acções se movem já todos sabem. Que há umas acções que se movem mais do que outras também não é novidade. O que poderá surpreender é este tipo de movimento numa cotada que se insere no sector petrolífero. Por isso fui à procura de um qualquer catalisador e encontrei esta notícia: http://www.marketwatch.com/story/hallib ... -161035247.
Moral da história: uma vez que não raras as vezes as "notícias" estão no preço, pelos gráficos também é possível detectar o insider trading.
Que as acções se movem já todos sabem. Que há umas acções que se movem mais do que outras também não é novidade. O que poderá surpreender é este tipo de movimento numa cotada que se insere no sector petrolífero. Por isso fui à procura de um qualquer catalisador e encontrei esta notícia: http://www.marketwatch.com/story/hallib ... -161035247.
Moral da história: uma vez que não raras as vezes as "notícias" estão no preço, pelos gráficos também é possível detectar o insider trading.
jotas007 Escreveu:Amigo Alqui, posso usar um pouco do teu espaço?![]()
Gráfico 4h, SPX.
Que dizes?![]()
Bons negócios
Amigo Jota, intervém e questiona quando muito bem entenderes. Ultimamente tenho notado uma maior abordagem ao Alquimista

Quanto ao gráfico, pouco há a dizer para além do que ele mostra de modo inequívoco: preço num extremo do movimento depois de ter ressaltado na median line, cumprindo assim a "profecia". A teoria diz-nos que se deve aguardar a reacção do preço a essa linha:
There is a high probability that:
1. Prices will reach the latest ML (foi o que sucedeu)
2. Prices will either reverse on meeting the ML or gap through it (o gap quer dizer quebrar, quebra esta que pode ser em forma de gap) - (o que se passará a seguir).
Pessoalmente, estamos, melhor, temos estado num poderoso bull market, dê-se a desculpa que se quiser. Não há que complicar: em bull compra-se nas correcções: sempre que estas sucederam apareceram compradores que levaram o preço a novos máximos.
Abraço
jotas007 Escreveu:Amigo Alqui, posso usar um pouco do teu espaço?![]()
Gráfico 4h, SPX.
Que dizes?![]()
Bons negócios
Bom gráfico.

Amigo Alqui, posso usar um pouco do teu espaço?
Gráfico 4h, SPX.
Que dizes?
Bons negócios

Gráfico 4h, SPX.
Que dizes?

Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
O Alquimista Escreveu:Análise fundamental não é a minha área, pelo que não me pronuncio.
Podes começar por estes livros: technical analysis the Edwards e Magee e Atitude Mental do Trader de Sucesso de Mark Douglas.
Bons estudos.
Muito grato pelas recomendações.
Bons negócios.
- Registado: 6/11/2014 13:32
AntonioR. Escreveu:Muito honestamente, nunca li absolutamente nada sobre análise financeira.
Leio imensos blogs e notícias económicas e financeiras e vou acompanhando ocasionalmente a bolsa e as suas variações. Nada de extraordinário. O pouco que referi do que sei surgiu do exercício do jogo da bolsa e de tentar compreender algo que me pudesse auxiliar na análise técnica, uma vez que me pareciam os mínimos para quem estava no Forex. Sei pouco acerca destes conceitos e de forma muito básica. Creio que possam ter muito mais aplicações do que aqueles que conheço actualmente (ou do uso que lhes dou).
Entretanto migrei para as stocks e os indexes mas é extremamente complicado fazer análise porque não só os indicadores parecem mais complexos como creio que a tendêcia é um estudo a longo prazo, com uma análise extensa ao fim de semana para devida preparação e um acompanhamento ao longo da semana. Espero não estar a falar de boca cheia.. De qualquer forma, tenho estado um pouco intra-day mas é difícil fazer algo significativo sem cair na esparradela de apanhar um surto long ou curto. Deduzo que aqui o problema é um método que assegure um melhor money managment e uma redução de risco.
Também gosto imenso de commodities. Em particular porque estas parece que a longo-prazo regem-se não por impulsos mas sim por necessidades. O valor destas pode estar artificialmente elevado ou baixo durante algum tempo, mas certos indicadores como a produção e a procura, assim como os custos envolvidos no processo de fabrico (ou extracção das mesmas) acabam sempre por trazer o preço justo ao de cima. Tenho um carinho especial pelo ouro porque era uma grande aposta minha antes da crise de 2007, e o tempo acabou por me dar razão no curto/médio prazo. Neste caso, presumo que a análise fundamental seja mais importante, mas corrige-me se estiver enganado.
De resto não creio que possa dizer muito mais para além do que foi referido. Talvez que se neste momento tivesse dinheiro real, o meu investimento fosse seguir empresas que apresentam relatórios e notícias e em função desses mesmo valores, investir curto ou longo. Essa parte talvez seja mesmo a qual eu tenha mais jeito para. O caso da Tesla é um acontecimento recente disto que refiro.
Obrigado pelo disponibilidade.
Análise fundamental não é a minha área, pelo que não me pronuncio.
Podes começar por estes livros: technical analysis the Edwards e Magee e Atitude Mental do Trader de Sucesso de Mark Douglas.
Bons estudos.
Muito honestamente, nunca li absolutamente nada sobre análise financeira.
Leio imensos blogs e notícias económicas e financeiras e vou acompanhando ocasionalmente a bolsa e as suas variações. Nada de extraordinário. O pouco que referi do que sei surgiu do exercício do jogo da bolsa e de tentar compreender algo que me pudesse auxiliar na análise técnica, uma vez que me pareciam os mínimos para quem estava no Forex. Sei pouco acerca destes conceitos e de forma muito básica. Creio que possam ter muito mais aplicações do que aqueles que conheço actualmente (ou do uso que lhes dou).
Entretanto migrei para as stocks e os indexes mas é extremamente complicado fazer análise porque não só os indicadores parecem mais complexos como creio que a tendêcia é um estudo a longo prazo, com uma análise extensa ao fim de semana para devida preparação e um acompanhamento ao longo da semana. Espero não estar a falar de boca cheia.. De qualquer forma, tenho estado um pouco intra-day mas é difícil fazer algo significativo sem cair na esparradela de apanhar um surto long ou curto. Deduzo que aqui o problema é um método que assegure um melhor money managment e uma redução de risco.
Também gosto imenso de commodities. Em particular porque estas parece que a longo-prazo regem-se não por impulsos mas sim por necessidades. O valor destas pode estar artificialmente elevado ou baixo durante algum tempo, mas certos indicadores como a produção e a procura, assim como os custos envolvidos no processo de fabrico (ou extracção das mesmas) acabam sempre por trazer o preço justo ao de cima. Tenho um carinho especial pelo ouro porque era uma grande aposta minha antes da crise de 2007, e o tempo acabou por me dar razão no curto/médio prazo. Neste caso, presumo que a análise fundamental seja mais importante, mas corrige-me se estiver enganado.
De resto não creio que possa dizer muito mais para além do que foi referido. Talvez que se neste momento tivesse dinheiro real, o meu investimento fosse seguir empresas que apresentam relatórios e notícias e em função desses mesmo valores, investir curto ou longo. Essa parte talvez seja mesmo a qual eu tenha mais jeito para. O caso da Tesla é um acontecimento recente disto que refiro.
AntonioR. Escreveu:Alquimista, que aconselhas a ler para alguém que ainda está a começar neste mundo? Vou estar um ano a practicar um pouco e quero ter umas bases fortes mas acima de tudo experimentais. Quero perceber qual o uso das ferramentas e o que fazer com elas e quando.
Ainda estou a um nível muito básico de resistências/suportes, linhas de fibonacci, elliot waves, RSI e MACD, canais e trendings.
Creio que os candlesticks, em particular, também possam ser importantes, mas estou a ter alguma dificuldade em identificar esse tipo de sinais devido à time frame.
Obrigado.
António,
Como posso sugerir leituras que já tenhas feito, antes de responder a tão complexa e muito subjectiva questão (ex. quem gosta de negociar médias móveis tem o livro do Sperandeo, quem gosta de negociar contra a tendência tem o livro do Booker, etc) gostaria de saber o que é que já leste, que mercados frequentas ou queres frequentar, se na análise técnica usas simultaneamente todas as ferramentas que referiste ou parte delas, se há alguma ou algumas de que gostes mais, quanto tempo pretendes dedicar a este mundo, se tens bons conhecimentos de Inglês.
Se fosses ao médico e te queixasses de dores no estômago aquando da digestão, ficarias satisfeito se ele te aconselhasse pastilhas Rennie? Eu podia responder-te directamente e "aconselhar" os livros x, y e z. Para além de ser uma resposta fácil e pré-fabricada, penso que andarás à procura de algo diferente do que tens tido acesso, pois falas em elliott waves, fibonacci, padrões de velas, linguagem que sugere uma postura já com alguma desenvoltura. Corrige-me se estiver enganado.
Se porventura quiseres enveredar pela técnica que elegi, então digo-te desde já que só há uma fonte, tudo o resto são meras cópias. Em si mesmo não há mal em se observar a cópia, mas devemos ter consciência disso, tanto mais que o "verdadeiro" está "disponível".
Se não te quiseres expor em público, situação que compreendo perfeitamente, manda-me uma mp.
Cumprimentos
Even with good education, trading will be hard - Tom Busby
Alquimista, que aconselhas a ler para alguém que ainda está a começar neste mundo? Vou estar um ano a practicar um pouco e quero ter umas bases fortes mas acima de tudo experimentais. Quero perceber qual o uso das ferramentas e o que fazer com elas e quando.
Ainda estou a um nível muito básico de resistências/suportes, linhas de fibonacci, elliot waves, RSI e MACD, canais e trendings.
Creio que os candlesticks, em particular, também possam ser importantes, mas estou a ter alguma dificuldade em identificar esse tipo de sinais devido à time frame.
Obrigado.
Obrigado.
Refrescando os gráficos diários do bcp e do bpi.
zecatreca_1 Escreveu:
Vindo de ti acredito que fosse um tratado com todos os pontos nos "i".![]()
Cumprimentos

abraço
O Alquimista Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Al, pelos gráficos, pode-se ver que é mau negócio, estar longo no PSI-20, não será mais "lógico" estar longo no S&P 500 e curto no PSI-20?
O PSI-20 só aparentemente é correlacionado com o S&P 500 nas descidas.
Amigo Rick,
A interpretação que se faça do estado do psi20 ou do sp500 envolve tantas condicionantes que teria de escrever um "tratado" para poder responder à tua questão, condicionantes essas que passam pela "escola de pensamento" em termos de análise técnica, perfil de risco do investidor, opção pelo uso de stops ou não, tipo de investimento (longo, médio ou curto prazo), etc. Nesse "tratado" falaria ainda sobre a teoria de Dow, no que se passou nos mercados há alguns anos quando também se assistiu à criação de liquidez monetária e a baixas taxas de juro, no tipo de comportamento do índice Dow Jones nos anos 40, etc. Nesse discurso lá teria de zurzir, mais uma vez, em certas áreas do mercado e respectivas personalidades. Devo, contudo, conter-me neste meu regresso ao caldeirão, além de que, como já disse, como não devo nada a ninguém, nem ninguém me deve nada, tenho o inalianável direito de não espalhar a minha sabedoria à toa (e concomitantemente de a dar a quem sinta que merece). Sabedoria esta fruto de estudo intenso, muitas leituras e recurso ao pensamento crítico - tu sabes a que me refiro, pois há algum tempo também tiveste oportunidade de "desabafar" aqui no fórum sobre a falta de chá, para não chamar outro nome, de certos participantes perante a tua contribuição para o fórum. Chegou a minha vez de sentir o mesmo. E com razão, dado o êxito estrondoso de todos os tópicos que criei, não em termos de blá, blá, blá, mas de resultados. Sim, eu tenho legitimidade para falar deles porque os apresento e estão aí, à vista de toda a gente; infelizmente ainda não dão para me "reformar".
Indo directamente à tua questão e tentando resumir as ideias em breves palavras, direi apenas que nem sempre será como parece ser. Só faltará saber a que mercado me refiro quando assim falo (sp ou psi20?).
Embora tu, individualmente, merecesses uma resposta cabal, completa e fundamentada, não a darei aqui por causa de todos aqueles que, pouco ou nada contribuindo para o fórum, vêm aqui à espera de muito. É por isso que as minhas últimas intervenções têm sido telegráficas: ponho uns gráficos com umas linhas e pouco mais. Quem conhece o meu método sabe onde é que estou comprador ou vendedor. Quem não sabe não precisa de saber porque tem o seu método e não o vai largar dado o êxito que o tem perseguido.
Como sabes o meu telefone e email, podes contactar-me e dar-te-ei a resposta que mereces.
Abraço
Vindo de ti acredito que fosse um tratado com todos os pontos nos "i".

Cumprimentos
O psi 20 a 30 m, o bpi a 30 m e a egl a 30 m: quem imita quem?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, m-m, malakas, MR32, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006 e 76 visitantes