Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas II

por O Alquimista » 25/11/2014 20:02

chico_laranja Escreveu:Versão arrojada
Entrada nos +-54, stoploss nos 40, alvo nos 80, 2º alvo nos 89. Ganhar 26$/35$ ou perder 14$

Cotação chegando passando os 60$ subia o stop para a linha vermelha e passando os 70$ subia o stop para break event. Proteger ganhos ou reduzir percas é preferível que arriscar não subindo o stop e perder um hipotético ganho.

Versão mais conservadora:
Colocava a entrada na linha vermelha.

Aqui arriscava menor perda mas poderia perder ponto de entrada caso já não vá tocar a vermelha.

Como imagens valem mais que 1000 palavras aqui vai:

Em ambos os casos a stoploss está no gap, o que me parece temerário.

De qualquer modo, Alea jacta est!
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por chico_laranja » 25/11/2014 19:37

Versão arrojada
Entrada nos +-54, stoploss nos 40, alvo nos 80, 2º alvo nos 89. Ganhar 26$/35$ ou perder 14$

Cotação chegando passando os 60$ subia o stop para a linha vermelha e passando os 70$ subia o stop para break event. Proteger ganhos ou reduzir percas é preferível que arriscar não subindo o stop e perder um hipotético ganho.

Versão mais conservadora:
Colocava a entrada na linha vermelha.

Aqui arriscava menor perda mas poderia perder ponto de entrada caso já não vá tocar a vermelha.

Como imagens valem mais que 1000 palavras aqui vai:
Anexos
sol_arriscada.jpg
Versão arrojada/arriscada
sol_conservador.jpg
Versão conservadora/cautelosa
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 25/11/2014 19:04

chico_laranja Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Solarcity diário: tentando escapar. As ordens estão no mercado. A seguir de perto.

Estás à espera de algo deste género? Ou vai romper as linhas de Gap e colocas um short à espera de bater na Linha central do fork que marcaste??

Apenas 1 dúvida
Porque colocaste o pivot B do teu fork no primeiro mínimo e não no 2º?

NOTA: Aos incautos, eu sou um aprendiz de aprendiz de feiticeiro a brincar com forquilhas, não passam de rabiscos com um probabilidade alta de estarem errados :-"

Sim, essas são algumas possibilidades. Uma outra poderá ser uma entrada do preço no gap.

A que fork te referes? Tenho uma para cima e outro para baixo.

Agora, um desafio: supondo que entrarias num dos locais que identificaste, onde colocarias a stoploss (caso a uses)?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por chico_laranja » 25/11/2014 18:38

O Alquimista Escreveu:Solarcity diário: tentando escapar. As ordens estão no mercado. A seguir de perto.

Estás à espera de algo deste género? Ou vai romper as linhas de Gap e colocas um short à espera de bater na Linha central do fork que marcaste??

Apenas 1 dúvida
Porque colocaste o pivot B do teu fork no primeiro mínimo e não no 2º?

NOTA: Aos incautos, eu sou um aprendiz de aprendiz de feiticeiro a brincar com forquilhas, não passam de rabiscos com um probabilidade alta de estarem errados :-"
Anexos
sol.jpg
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por O Alquimista » 25/11/2014 17:59

Solarcity diário: tentando escapar. As ordens estão no mercado. A seguir de perto.

Gild diário: esperando por um sinal de compradores nas áreas seleccionadas.
Anexos
sol.jpg
gild.png

por O Alquimista » 24/11/2014 1:32

No dia 11 de Agosto disse que a cemex (CX) era um activo a ponderar para esta carteira, aguardando-se apenas que entrasse em saldos (sim, eu gosto de saldos porque o dinheiro é meu e é pouco). Quem não estivesse distraído podia ter acompanhado este activo com uma simples forquilha como se vê no gráfico. Uso este tipo de forquilha para ir aos saldos. Eu andei distraído e deixei passar os primeiros saldos. Veremos se não deixo passar outra oportunidade.

Quanto à mrcy, outro activo anteriormente referido: para não suceder o que sucedeu com a cx, a ordem de compra já está no mercado, tal como a stoploss.
Anexos
cx.jpg
mrcy.jpg

por O Alquimista » 22/11/2014 23:12

Dos vários activos que estavam em equação para a constituição da carteira, apenas amat e sunpower quiseram entrar. Gilead Sciences é um activo que num primeiro momento se recusou a entrar, embora me pareça que poderá não recusar uma segunda vez. São visíveis os locais (a zona) onde se espera que o preço inverta. A armadilha está colocada, agora é só dar tempo ao tempo.
Anexos
gild.png

por O Alquimista » 22/11/2014 0:54

(...) after a pullback of less than 10 percent in September and October, markets have powered ahead. Despite all of the crash warnings, the Standard & Poor’s 500 Index has managed an 11 percent gain this year. Yes, I know, a 1987-like crash, is imminent; I have been hearing that for five years. Like the boy who cried wolf, should a crash finally occur — and that is always a possibility — you won’t get credit for it.
In trading, early equals wrong.. (...) [b][u] - Barry Ritholtz
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... ock-market

por O Alquimista » 20/11/2014 0:54

perseu Escreveu:
Caro Alquimista, a SBLK tem algo de extraordinário para uma empresa de drybulk (e com a cotação actual do Baltic Dry Index), tem 7 recomendações de strong buy, 5 de Buy, 1 de hold e 0 de sell (e PBV de 1,07). Até agora seguia - ainda que "à distância" - a Drys, a Dsx, Frob e Nat, para além do ìndice referido. O que achas então da SBLK? Sobre a OI conseguirias colocar uma pitchfork que concretize uma perspectiva (é neste momento o meu "pormaior")?
cumprimentos, perseu

Estimado Perseu,

Quanto à OI:
o 1º gráfico representa o pitchfork tradicional, vendo-se que o preço logrou vencer a linha superior descendente, o que constitui um primeiro, mas ainda ténue, sinal de que ele procura um bottom
o 2º gráfico representa as linhas superiores e inferiores do pitchfork modificado de Schiff (nome deriva do seu criador, "aluno" de Alan Andrews e investigador ao lado deste). Note-se a sua semelhança com um canal, mas com este não se confunde. Esta modalidade foi criada para tentar determinar o momento em que o preço poderá inverter a tendência. Segundo a teoria associada ao mesmo, o vencimento do limite superior do "canal" constituirá um sinal de que a tendência poderá inverter. Até lá o preço irá à procura de um bottom, não sendo de descartar novos mínimos ou uma mera lateralização.
O 3º gráfico representa os mesmos pitchforks mas considerando apenas aquela porção de preço e tempo. A elipse pretende destacar uma simples representação do movimento que o preço terá de observar caso decida inverter a tendência, segundo a tal teoria schiffiana.

Em relação à SBLK (último gráfico) e de um ponto de vista técnico, sinto a água a crescer na boca. Porém, o bolo ainda agora foi posto no forno, por isso há que aguardar.

Espero ter ajudado.

Abraço
Anexos
oi.png
oi 2.png
oi3.png
sblk.png

por Optimiza » 19/11/2014 23:37

O Alquimista Escreveu:Acabo de saber que Stephen Mandel (Lone Pine Capital) está comprando LNG e Howard Marks ("dare to be great"- Oaktree Capital Management) está comprando SBLK. Como não sei o que eles sabem nem tenho as armas que eles têm, só posso ir à luta com as minhas armas (um gráfico de preços e a cabeça). Vendo os gráficos dos dois activos, coisas interessantes se passam (quando o smart money compra e vende lá vai deixando algumas marcas). Mais duas possibilidades para a carteira (que é long e short), basta o preço fazer o que quero que ele faça para me suscitar interesse comprador/vendedor.

Caro Alquimista, a SBLK tem algo de extraordinário para uma empresa de drybulk (e com a cotação actual do Baltic Dry Index), tem 7 recomendações de strong buy, 5 de Buy, 1 de hold e 0 de sell (e PBV de 1,07). Até agora seguia - ainda que "à distância" - a Drys, a Dsx, Frob e Nat, para além do ìndice referido. O que achas então da SBLK? Sobre a OI conseguirias colocar uma pitchfork que concretize uma perspectiva (é neste momento o meu "pormaior")?
cumprimentos, perseu
OI adr.png
OI adr.png (27.43 KiB) Visualizado 10888 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por O Alquimista » 19/11/2014 17:18

Desde que tenha um lugar que me dê protecção para a colocação da stop, costumo ser dos primeiros a tentar apanhar mercados em queda. Nos exemplos dados não vejo qualquer estrutura desse tipo. Está por isso fora das minhas capacidades fazer qualquer cogitação probabilística quanto ao que me é perguntado.

por pcm1979 » 19/11/2014 14:55

Qual destes dois ETF's estará mais perto de inverter a tendência?

FXY: (JPY/USD)
fxy.jpg
fxy.jpg (103.04 KiB) Visualizado 10985 vezes

ou

DBO: (OIL)
DBO.jpg
DBO.jpg (109.35 KiB) Visualizado 10985 vezes

Registado: 26/7/2014 12:37

por O Alquimista » 19/11/2014 1:48

vw diário:“Danger, Will Robinson!” Um activo que nos poderá fazer sorrir e ganhar entre 20%-50%. A dificuldade é entrar no local certo. Pista: um local onde poucos queiram entrar? Veremos.
Anexos
vw.jpg

por O Alquimista » 18/11/2014 3:15

Acabo de saber que Stephen Mandel (Lone Pine Capital) está comprando LNG e Howard Marks ("dare to be great"- Oaktree Capital Management) está comprando SBLK. Como não sei o que eles sabem nem tenho as armas que eles têm, só posso ir à luta com as minhas armas (um gráfico de preços e a cabeça). Vendo os gráficos dos dois activos, coisas interessantes se passam (quando o smart money compra e vende lá vai deixando algumas marcas). Mais duas possibilidades para a carteira (que é long e short), basta o preço fazer o que quero que ele faça para me suscitar interesse comprador/vendedor.
Anexos
sb.jpg
lng.jpg

por O Alquimista » 17/11/2014 19:04

Bidu diário, verizon diário, qualcomm diário: à procura de compras.
Anexos
vz.jpg
qc.jpg
bidu.jpg

por O Alquimista » 14/11/2014 1:17

Esta carteira tem amat, adquirida, como se sabe, com base num estudo técnico de Junho. Hoje o mercado ficou "oficialmente" a saber o seguinte: "Applied Materials Inc. said its October-quarter profit rose 58%, but the company expects earnings excluding items to be below analyst projections for the current quarter....The company said it completed a strong fiscal year that included improved margins, adding "we are making our largest gains in areas of the market that are growing the fastest, including etch and deposition, and we carry positive momentum into 2015."
http://www.marketwatch.com/story/applie ... -184852128

O "outro mercado" já saberia esta informação. Felizmente ainda não conseguiram eliminar por completo os vestígios que vai deixando por aqui e por ali.

por O Alquimista » 12/11/2014 22:31

Actualizando o gráfico que, em Junho, fundamentou a compra do activo para a carteira.
Anexos
sun.jpg

por O Alquimista » 12/11/2014 19:10

chico_laranja Escreveu:
Acabei por não perceber bem o ponto em que se entraria.
- Entravas longo se a verde fosse quebrada para cima
- Ressaltando na verde para baixo entravas longo quando tocasse a median line inferior (+ arriscado)
- Ressaltando na verde apenas entravas longo se ressaltasse na horizontal (+ conservador mas poderia esfumar-se a oportunidade)
- Entravas curto se a horizontal fosse quebrada.

Quando coloquei o stop nos 30 foi um pouco o usar/abusar alguma protecção. Num possível ganho de 5-8$ arriscava uma perca de 2$. Também vi o possível stop +- nos 24$ (um pouco abaixo da linha horizontal) mas aí era arriscar uma perca igual ao possível ganho e como nabiço não acho o mais acertado. É preferível ser stopado cedo, mesmo que depois perdesse um ganho do que na expectativa de um ganho ganhe uma perda grande mas talvez esteja ainda com um enviesamento causado pelo meu perfil de investidor de de longo prazo cauteloso/intermédio vindo dos fundos.

Amigo Chico,

Se estivesse de fora e quisesse entrar neste activo, de momento limitar-me-ia a perseguir o preço e veria qual a relação que ele terá quer com o fork, quer com a linha horizontal.

Para comprar tenho duas alternativas. Se optasse por me basear no fork, aguardaria que o preço fizesse o que desenhei no 3º gráfico: a quebra (para cima) da linha verde, que também representará a quebra da linha rosa, o que implicará a feitura de um higher high relativo, e um teste positivo à linha inferior do fork. Isto seriam indícios de força do título, pelo que teria uma ordem de compra nessa linha ascendente do fork, com targets nas linhas seguintes. Se suspeitar que o preço está tentado a cair um pouco mais, então esperaria que o fizesse e assim testasse a linha horizontal e, dependendo do modo como aí se comportasse, lançaria a ordem de compra. Há quem coloque logo as ordens de compra/venda nos lugares seleccionados, outros entendem ser melhor esperar a reacção do preço quando chega às zonas de interesse. Será uma questão de estilo, fruto do nosso perfil de risco.

Para que fosse aceitável usar a stop nos 24, a entrada teria de ser mais próxima da linha horizontal ou então terias de congeminar um target (objectivo e defensável) que te permitisse um ganho de tal forma importante que te levasse a aceitar uma stop assim tão grande.

A análise delineada não é para entrar curto.

Nota: dado que minha carteira só engorda com lucro real e não é "recolectora de fundos", uso sempre targets: uma vez atingido, caio fora do mercado. Bem sei que nos tradicionais fi não é estabelecido este tipo de targets, mas se eu quiser bater o respectivo benchmark tenho de fazer diferente.

Abraço

por chico_laranja » 12/11/2014 12:07

por chico_laranja » 12/11/2014 11:52

Bom dia Alquimista

Comecemos pelo mais simples.

Teletrader é um site que agrega muita informação: http://www.teletrader.com (convém passar para inglês pois sendo ele austríaco/alemão é nessa língua que ele arranca).

Nele tens Índices, Fundos, ETFs, Acções, Obrigações e muito mais.

Tem um monte de informação histórica sobre os activos que me parece bom (para ver como se comportaram fora da janela "standard" dos 5 anos que já escapa ao último Bear com letra grande.

Na zona dos gráficos tem a facilidade de se poder usar com ferramentas automáticas um montão de indicadores sendo um deles o Pitchfork mas pode-se adicionar indicadores de uma listagem com algumas dezenas (Bolingers, MACDs, RSI, etc.... muitas das quais nem sei o que são).
--

Porque comecei a olhar para as forquilhas?

Porque sou um rapaz do campo e trabalhei com as verdadeiras :twisted: (sim, é verdade mas o motivo não foi esse).

Olhei para elas pois como sabes eu sou um rapaz dos fundos de investimento (FI) e tenho um certo fascínio pela AT.

Quando no tópico do Rick comecei a falar em AT foste dos poucos a responder e quem responde normalmente é quem tem o mesmo tipo de interesse.

Por outro lado tenho o que pode ser uma dificuldade e uma facilidade para estudar isto: Não sei mais nada de AT logo se por um lado estou na pré-escola, por outro não tenho "vícios" de outros tipos de análise.

Vou ainda a meio do Oportunidades Especulativas e na 1ª leitura pois houve coisas que tive dificuldade mas lá continuei (uma delas é essa particularidade dos coils que falaste e outra é a parte dos pivots 1 a 5 pois o fork é feito com base neles logo é estar a misturar 2 coisas.... como disse tenho que ler tudo outra vez agora que já percebo minimamente a intenção dos pontos)

--

Agora sobre a análise.

1º que tudo tenho que agradecer pois tudo isto são coisas que levam tempo e é de aplaudir a tua disposição/disponibilidade para ajudar :clap: .

As médias móveis estavam lá pois usei o teu gráfico de um post acima. Eu não sei usar médias móveis pois como disse estou na pré escola da AT :oops:

Acabei por não perceber bem o ponto em que se entraria.
- Entravas longo se a verde fosse quebrada para cima
- Ressaltando na verde para baixo entravas longo quando tocasse a median line inferior (+ arriscado)
- Ressaltando na verde apenas entravas longo se ressaltasse na horizontal (+ conservador mas poderia esfumar-se a oportunidade)
- Entravas curto se a horizontal fosse quebrada.

Quando coloquei o stop nos 30 foi um pouco o usar/abusar alguma protecção. Num possível ganho de 5-8$ arriscava uma perca de 2$. Também vi o possível stop +- nos 24$ (um pouco abaixo da linha horizontal) mas aí era arriscar uma perca igual ao possível ganho e como nabiço não acho o mais acertado. É preferível ser stopado cedo, mesmo que depois perdesse um ganho do que na expectativa de um ganho ganhe uma perda grande mas talvez esteja ainda com um enviesamento causado pelo meu perfil de investidor de de longo prazo cauteloso/intermédio vindo dos fundos.

Obrigado

por O Alquimista » 12/11/2014 2:37

chico_laranja Escreveu:Caro Alquimista

Vamos então tentar ver se percebi alguma coisa do que já li.

Peço-te que comentes o gráfico em anexo feito com base num que apresentaste acima sem medo de ferir susceptibilidades pois talvez esteja a dar o passo maior que a perna e a dizer barbaridades mas julgo que é mais simples aprender em diálogo com o professor que apenas lendo um livro mesmo caindo na asneira de ocupar o seu precioso tempo com dúvidas que devia tirar nos livros.

O meu comentário ao gráfico SPWR:
Consegui desenhar um pitchfork ascendente identificando um coil (azul) com um triplo V invertido em crescendo.

O fim do 3º V aconteceu acima do mínimo que originou o pitchfork.

Neste momento aproxima-se de uma barreira que foi testada já por mais do que uma vez (verde).

Se quebrar a barreira certamente caminhará para a mediana central da forquilha caso contrário poderá ir testar o mínimo marado a roxo.

Se fosse um fundo com este padrão compraria ao ter sinal de quebra da barreira verde, pelos 32$ aprox, teria como 1º objectivo os 37$ e como 2º objectivo uns 43$ (laranja) e colocaria um stoploss nos 30(linha amarela) pois caso ressalte na barreira facilmente poderá testar os mínimos de 1 ano nos 25$(tracejado)

Não quero que ninguém olhe para isto como uma recomendação pois é a primeira vez que estou a fazer este género de análise!!!!

Alquimista.

Agora falando muito a sério. Tem o mínimo de sentido a minha análise? Ou existem erros que não vi/percebi e que me fizeram ver tudo mal?

Obrigado pela ajuda :pray:

Eu ando a ler o outro tópico mas andarei mais por este a colocar as dúvidas pois os meus investimentos são em FI como sabes e só faz sentido eu colocar aqui material devido à questão temporal.

Mais uma questão. Qual a ferramenta que se usa para estes gráficos? É que o Teletrader tem montes de indicadores mas não dá espaço para a frente pelo que projecções é complicado. Fiz isto com o Paint pelo que poderá ter algumas imprecisões por esse motivo (o primeiro anexo correu mal pois foi colocado aqui sem fazer save mas já editei)

Amigo Chico,

Para quem agora começa, não está nada mal, não senhor! :clap:

Embora se possa tentar jogar na antecipação, numa fase inicial do uso desta ferramenta é "aconselhável" que se espere que o preço a teste depois de desenhada: repara que depois de a teres desenhado o preço ainda não tocou em nenhuma das 3 linhas que constitui o fork. É claro que olhando para o passado podes ver que o preço tocou várias vezes na median line (linha do meio, que quebrou ao fazer o último swing para baixo), mas fazer uso desta informação desde já é perigoso, no sentido de que podemos ficar "enfeitiçados" pelos toques existentes, o que nos levará a entrar no mercado um pouco cedo. Não é que entrar cedo seja incorrecto - pelo contrário, sou apologista de entradas bem cedo - mas fazê-lo olhando para os toques do passado pode levar-nos a colocar mal a stoploss, caso decidas usá-la. Se não a usares, então a abordagem poderá outra. Sempre que eu tentei entrar cedo, antes do fork ser testado depois de desenhado, usando aquilo a que chamei o "fork what if...", tinha uma razão, nomeadamente o price action/estrutura do mercado, que me dava confiança para usá-lo como entrada e colocação da stoploss.
Se o preço quebrar a linha verde descendente, há uma terceira hipótese além das duas que apontas: o preço pode descer e tocar a linha média inferior do fork. Este seria o tal toque que falta, o toque/teste do fork depois de desenhado.
O sítio onde colocas a stoploss, pela minha experiência, está destinado a ser "tocado": basta pensar no movimento de queda do preço até à linha média inferior. Sempre que se usa este tipo de fork ascendente, em que a entrada se situa próxima do "cotovelo" inferior, a stoploss deve ser colocada abaixo desse cotovelo (que recebe o nome de pivot C ou então pivot 3), de preferência abaixo da linha horizontal.
Quanto ao coil que identificaste, e bem, dir-te-ei que terá perdido a sua importância porque depois de testado não originou um novo máximo, daí que se tenha tornado um mero percalço no caminho do preço e sem relevo para o futuro. Se aquele coil fosse relevante, o preço teria ressaltado, como ressaltou, e teria feito um novo high, que não fez, novo high esse que significaria a presença de fortes compradores na zona.

Eu uso a plataforma do saxobank para desenhar os indicadores. Não conheço a teletrader.

Da próxima vez que usares a forquilha não coloques mais nenhum indicador, mormente médias móveis. As médias móveis que estão no meu gráfico foram lá postas por mim para tentar demonstrar que, apesar de se encontrarem em fase descendente e o preço circulando abaixo, realizei uma compra.

Na compra para o portfolio ainda não movi a stoploss para outro lugar diferente do original porque o preço, apesar de dar alguns sinais de força, ainda não o fez de modo que me convencesse a fazê-lo. Se mudasse desde dá a stop para por exemplo breakeven, poderia muito bem acontecer que fosse atingida se o preço se decidir a testar a linha horizontal. Teste este que tive em mente quando desenhei o negócio, momento em que decidi aceitar essa possibilidade. Daí a stoploss ser colocada abaixo dessa linha, não de forma aleatória, mas obedecedendo à típica volatilidade do activo.

Deixo-te 3 gráficos para tentar mostrar o que disse com as palavras. No 1º repara que o preço se prepara para testar a linha inferior do fork. A amarelo é aquilo que esperaria que o preço fizesse se quisesse comprar (mas como já estou dentro, é-me indiferente que o faça ou se vá testar a linha horizontal). No 2º desenho aquilo que constituirá a violação da linha inferior do fork com o preço a testar a linha horizontal. O 3º mostra uma zona de confluência de linhas: se o preço aí se encontrar vindo de cima ou em processo de lateralização poderá ser um bom ponto de entrada.

Se tiveres dificuldades com a plataforma/site que usas para fazer a análise técnica, sugiro-te uma coisa muito simples (com o tempo verás que fará maravilhas): imprime o gráfico (dezenas, centenas, milhares) e faz o trabalho à mão com régua e lápis.

Espero que tenha ajudado.

Agora faço-te uma pergunta: com tantas técnicas e indicadores existentes, qual foi a razão que te fez olhar para a forquilha?

Abraço
Anexos
sun.jpg
sun1.jpg
sun2.jpg

por chico_laranja » 12/11/2014 1:04

Caro Alquimista

Vamos então tentar ver se percebi alguma coisa do que já li.

Peço-te que comentes o gráfico em anexo feito com base num que apresentaste acima sem medo de ferir susceptibilidades pois talvez esteja a dar o passo maior que a perna e a dizer barbaridades mas julgo que é mais simples aprender em diálogo com o professor que apenas lendo um livro mesmo caindo na asneira de ocupar o seu precioso tempo com dúvidas que devia tirar nos livros.

O meu comentário ao gráfico SPWR:
Consegui desenhar um pitchfork ascendente identificando um coil (azul) com um triplo V invertido em crescendo.

O fim do 3º V aconteceu acima do mínimo que originou o pitchfork.

Neste momento aproxima-se de uma barreira que foi testada já por mais do que uma vez (verde).

Se quebrar a barreira certamente caminhará para a mediana central da forquilha caso contrário poderá ir testar o mínimo marado a roxo.

Se fosse um fundo com este padrão compraria ao ter sinal de quebra da barreira verde, pelos 32$ aprox, teria como 1º objectivo os 37$ e como 2º objectivo uns 43$ (laranja) e colocaria um stoploss nos 30(linha amarela) pois caso ressalte na barreira facilmente poderá testar os mínimos de 1 ano nos 25$(tracejado)

Não quero que ninguém olhe para isto como uma recomendação pois é a primeira vez que estou a fazer este género de análise!!!!

Alquimista.

Agora falando muito a sério. Tem o mínimo de sentido a minha análise? Ou existem erros que não vi/percebi e que me fizeram ver tudo mal?

Obrigado pela ajuda :pray:

Eu ando a ler o outro tópico mas andarei mais por este a colocar as dúvidas pois os meus investimentos são em FI como sabes e só faz sentido eu colocar aqui material devido à questão temporal.

Mais uma questão. Qual a ferramenta que se usa para estes gráficos? É que o Teletrader tem montes de indicadores mas não dá espaço para a frente pelo que projecções é complicado. Fiz isto com o Paint pelo que poderá ter algumas imprecisões por esse motivo (o primeiro anexo correu mal pois foi colocado aqui sem fazer save mas já editei)
Anexos
sun2.jpg
Esboço de análise usando o método gentilmente demonstrado pel'O Alquimista

por O Alquimista » 11/11/2014 16:50

Uma vez que se atravessa algum contentamento pelo comportamento de certos índices, irei tentar repetir o que fiz para as compras já realizadas para esta carteira (amat e sunpower). É este o fundamento deste tópico: quando o criei disse que seriam compras preparadas com o mercado em alta; quando o mercado estiver em baixa, em saldos e com "gente a berrar" executa-se o plano.

Para quem se quer expor ao sol e ainda não o fez com base na sunpower pode perseguir a solarcity. Eu gosto de comprar sombreros e protector solar no Outono e no Inverno.

Alibaba: já todos aqui a conhecem, por isso não vale a pena entrar em pormenores.

Nota: em todos os meus investimentos, sejam de curto, médio e longo prazo, uso sempre a stoploss (está em estudo a possibilidade de usar stops quando negociar fundos de investimento dado o seu carácter específico). É uma opção estritamente pessoal, uma forma de controlar e gerir o risco, que na sua base tem uma ideia muito simples: como ninguém sabe se a "previsão" irá dar certo, prefiro perder entre 1,5% - 3% do valor da carteira do que ter de ficar agarrado a um investimento que apresenta perdas superiores, ainda que só potencialmente. Na verdade, prefiro que me dêem logo uma bofetada do que ficar dias ou semanas a viver com a ameaça de ser esbofeteado (e quiçá de forma mais violenta do que seria a primeira bofetada).
Anexos
sol.jpg
baba.png

por O Alquimista » 11/11/2014 0:54

Ora bem: esta carteira tem Amat e Sunpower, ambas compradas mediante justificação técnica realizada, recorde-se, em Junho. Estamos em perseguição à VW, esperando um momento de fraqueza do mercado (confesso que tenho esta mania de tentar comprar em saldos: se estiver errado, o mercado logo disso dará notícia; se estiver certo, lá se vai pulverizar o benchmark). Também se perseguem muitos outros activos, como por exemplo EMB, MRCY, CX, NBG.
Se eu fizesse um daqueles gráficos todos catitas com a performance da carteira talvez o número de "São Tomés" diminuísse. A ponderar.
Anexos
emb.jpg
mrcy.jpg
cx.png
nbg.jpg

por O Alquimista » 4/11/2014 14:03

Ora bem...agora que os mercados estão positivos é altura de começar a pensar em novas compras para esta carteira (recorde-se que ela integra Amat e Sunpower e que já vai com 2 dígitos de valorização...em menos de um mês...quem é que disse que não é possível duplicar o investimento num ano!?). Um dos alvos é a VW. Já me cansei de falar do porquê deste activo. A seguir de perto.
Anexos
vw.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], fatura.pt, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 149 visitantes