Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Melhoria da Proposta pela PT SGPS
Revisão dos dos pontos de OPA e melhoria do preço.
Revisão dos dos pontos de OPA e melhoria do preço.
- Registado: 10/7/2014 17:38
parece que a OI comunicou à Admin da PT SGPS, hoje domingo o que vai fazer com a PT Portugal... se assim for e eu estiver certo, amanhã antes da 8h00 vai haver comunicado à CMVM... a ver vamos.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Para mim fica tudo igual.
Especulação.
Especulação.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Como o arquimedes123 tinha dito, chegou à pouco.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _a_pt.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _a_pt.html
- Registado: 24/10/2014 7:53
Novas condições da OPA da Isabel dos Santos apresentados antes da abertura das BOLSAS amanhã.
Estou curioso para ver o contêm.
Fonte - J.N.
Cump.s
Estou curioso para ver o contêm.
Fonte - J.N.
Cump.s
- Registado: 15/7/2014 15:02
analisei no topico be ah bah os resutados da OI e a meu ver são péssimos como explico aqui viewtopic.php?f=3&t=83650&start=250 receitas em queda, rentabilidade recorrente em queda, divida a disparar, resultados negativos recorrentes, sem martelar provisões... tirando o rebuçado da tv que diliuido no todo dá uma queda da receita no segmento fixo de -2,7% igual a da empresa do 2,8%........a divida não mente
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral " uma opinião "
Agecanonix Escreveu::shame: Claro, estás fora !!!![]()
![]()
![]()
valeaquilino Escreveu:
Não passem cartão aos meus números; vejam só o que lhes convém.
Quanto a mim, os indicadores vão iniciar a descida:
Há um buraco para tapar a: 1,296.
A 0,98 temos um suporte.
A 0,76 temos uma queda de 50%.
Mas isto sou eu a SONHAR.
CumPrim/
valeaquilino
Normalmente digo qual é a minha situação.
Desta vez esqueci-me. Mas sim, estou de fora, mas isso não altera a minha maneira de ver os bonecos que faço.
Repara bem que nos meus riscos também há hipóteses de subida.
Cada um que veja como mais lhe convem.
Mas se for para cima, não fico com inveja de quem está dentro.
Amanhã é sexta- feira, logo veremos o que nos diz o mercado.
CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

valeaquilino Escreveu:
A 0,98 temos um suporte.
CumPrim/
valeaquilino
A 0,98 temos um suporte.
CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- PT.13.11.png (51.5 KiB) Visualizado 11081 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Após a apresentação dos dados trimestrais da Oi há dois deles que considero no minimo curiosos.
No 2 trimestre a dívida líquida Oi/PT era de 46.200 M reais - ao câmbio de hoje = 14.438 M euros
No 3 trimestre a dívida líquida Oi/PT passou para 47.799 M reais - ao câmbio de hoje = 14.937 M euros
Em 3 meses conseguiu subir a dívida em aproximadamente 500 M euros (pese embora as fluctuações cambiais).
Mantendo este ritmo, estamos a falar de uma dívida Rioforte estoirada em menos de 6 meses (5 meses e meio para ser mais correcto).
Segundo dado curioso, a PT Portugal, subsidiária da Oi, por outro lado consegue reduzir a sua divida para cerca de 18.300 M reais, ou seja, 5.719 M euros (atenuando por isso uma dívida global da Oi que poderia ainda ser maior). Fazendo apenas um pequeno raciocinio simplista, podemos concluir que neste momento a PT Portugal vale mais do que a PT SGPS, mesmo que englobando toda a sua divida actual.
Ou seja, se o valor de mercado actual tem já duas ofertas um pouco acima de 7.000 M euros para os activos da PT Portugal livres de dívida, se também a considerarmos obtemos um valor de cerca de 1.306 - 1.356 M euros (7.025 - 5719 ou 7.075 - 5729).
Uma PT Portugal que estivesse cotada em bolsa poderia por isso valer entre 1.300 e 1.400 M euros dispondo apenas dos seus activos portugueses.
Uma PT SGPS vale hoje 1.300 M euros (outra coincidencia), a mesma PT SGPS que antes do anuncio da fusão era dona desses mesmos activos portugueses (PT Portugal), da Africatel (avaliada em 1.000 M euros) e ainda o maior accionista da Oi, com mais de 20% da empresa brasileira.
Alguém poderá argumentar que a dívida Rioforte, no valor aproximado de 900 M euros, veio alterar tudo. Mesmo descontanto, esse trágico "investimento/doação" em património espiritual, só os activos africanos valem mais do que esse calote.
Se houver alguém que ainda encontre beneficios para a PT SGPS para esta genial operação de fusão, e que não seja obviamente accionista da Oi, que atire a primeira pedra.
No 2 trimestre a dívida líquida Oi/PT era de 46.200 M reais - ao câmbio de hoje = 14.438 M euros
No 3 trimestre a dívida líquida Oi/PT passou para 47.799 M reais - ao câmbio de hoje = 14.937 M euros
Em 3 meses conseguiu subir a dívida em aproximadamente 500 M euros (pese embora as fluctuações cambiais).
Mantendo este ritmo, estamos a falar de uma dívida Rioforte estoirada em menos de 6 meses (5 meses e meio para ser mais correcto).
Segundo dado curioso, a PT Portugal, subsidiária da Oi, por outro lado consegue reduzir a sua divida para cerca de 18.300 M reais, ou seja, 5.719 M euros (atenuando por isso uma dívida global da Oi que poderia ainda ser maior). Fazendo apenas um pequeno raciocinio simplista, podemos concluir que neste momento a PT Portugal vale mais do que a PT SGPS, mesmo que englobando toda a sua divida actual.
Ou seja, se o valor de mercado actual tem já duas ofertas um pouco acima de 7.000 M euros para os activos da PT Portugal livres de dívida, se também a considerarmos obtemos um valor de cerca de 1.306 - 1.356 M euros (7.025 - 5719 ou 7.075 - 5729).
Uma PT Portugal que estivesse cotada em bolsa poderia por isso valer entre 1.300 e 1.400 M euros dispondo apenas dos seus activos portugueses.
Uma PT SGPS vale hoje 1.300 M euros (outra coincidencia), a mesma PT SGPS que antes do anuncio da fusão era dona desses mesmos activos portugueses (PT Portugal), da Africatel (avaliada em 1.000 M euros) e ainda o maior accionista da Oi, com mais de 20% da empresa brasileira.
Alguém poderá argumentar que a dívida Rioforte, no valor aproximado de 900 M euros, veio alterar tudo. Mesmo descontanto, esse trágico "investimento/doação" em património espiritual, só os activos africanos valem mais do que esse calote.
Se houver alguém que ainda encontre beneficios para a PT SGPS para esta genial operação de fusão, e que não seja obviamente accionista da Oi, que atire a primeira pedra.
- Registado: 29/11/2007 10:33

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Mais de 10% no leilão . Foi forte !!!
- Registado: 16/8/2013 22:40
Grande salto final hoje...
- Registado: 17/7/2014 20:19
Deixa as noticias de parte e olha para o gráfico e terás a resposta, resistência e mais valias.
- Registado: 24/10/2014 7:53
Rafgopt Escreveu:Saxobank não permite entradas curtas...
Confirmo...

Quem está curto, qual a plataforma que usa?
Obrigado.
- Registado: 5/8/2013 13:37
a mim interessava-me entender uma coisa, porque é que as ações da PT descem com a notícia dos CTT e aumento do valor que os brasileiros querem dar por ela ? Não era suposto subirem? 

- Registado: 13/11/2014 14:16
Boa Tarde!
Gostaria de fazer um pedido a quem esteja disponível para me dar uma opinião.
Detenho atualmente 2000 ações da PT a um preço médio de 2,60€, estou numa encruzilhada pois não sei bem o que fazer, se assumo as percas, ou como tenho margem para esperar, espero pela fusão e aguardo a capitalização em bolsa que hipoteticamente pode acontecer.
Agradeço as vossas opiniões.
Obrigado
BN
Gostaria de fazer um pedido a quem esteja disponível para me dar uma opinião.
Detenho atualmente 2000 ações da PT a um preço médio de 2,60€, estou numa encruzilhada pois não sei bem o que fazer, se assumo as percas, ou como tenho margem para esperar, espero pela fusão e aguardo a capitalização em bolsa que hipoteticamente pode acontecer.
Agradeço as vossas opiniões.
Obrigado
BN
- Registado: 2/1/2014 19:58
CTT informou a OI de que está a preparar uma oferta segundo a SIC Noticias em nota de roda
pé
pé
- Registado: 12/12/2002 13:10
CTT preparam-se para entrar na corrida pela PT
Dinheiro Vivo Escreveu:A brasileira Oi foi informada de que os CTT se preparam para fazer uma oferta pela PT Portugal, avança esta quinta-feira a revista Veja. O Dinheiro Vivo já tinha avançado, no início deste mês, que a empresa liderada por Francisco Lacerda mostrava intenções de entrar na corrida pela compra da PT, numa tentativa de reforçar a sua área de telecomunicações, onde têm apenas o operador virtual Phone-ix.
Também esta quinta-feira, a imprensa brasileira dá conta de que a Oi quer receber sete mil milhões de euros limpos pela PT Portugal.
A Folha de São Paulo lembra que tanto a francesa Altice como a Apax e a Bain oferecem cerca de 7 mil milhões pela PT. No entanto, ambas as ofertas preveem um desconto sobre o valor final a ser pago, caso a PT não atinja, já sob a nova administração, certas metas de receitas, geração de cash-flow e objetivos de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).
É precisamente este desconto, que poderá ultrapassar os 780 milhões de euros, que estará a ser negociado. Para fechar a venda da PT Portugal, diz a Folha de São Paulo, a Oi exige receber 7 mil milhões livres de qualquer desconto.
Lucros da Oi caem 4,5% no terceiro trimestre
A operadora brasileira fechou o terceiro trimestre deste ano com uma receita líquida consolidade de 8.842 milhões de reais (2,7 mil milhões de euros), valor que representa uma queda de 4,5% face ao período homólogo.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Não sendo brilhantes (dívida e receita bruta), demonstram a correcta limpeza da casa e a nova estratégia Brasileira (Zeinal nisto foste bom), o up selling (quadruple play e triple play) e cross selling (venda tv cabo e móvel nos clientes de fixo), e defesa do Arpu mesmo no trimestre da Dilma "The bear". Apesar de um EBITDA excelente e em superação, a gestão da enorme dívida limita demasiado a geração de lucros.
surpresa positiva - "No 3T14, a TV paga apresentou um aumento de 55% nas adições brutas em relação ao 2T14. Além disso, em setembro, a Oi TV atingiu a marca de aproximadamente 100 mil instalações. De acordo com a última informação divulgada pela Anatel, referente ao mês de agosto, a Oi foi responsável por 27,4% do total de adições líquidas realizadas pelo mercado brasileiro de TV por assinatura como um todo. Entre as operadoras de TV paga com tecnologia DTH, a Oi alcançou 46,7% do total de adições líquidas no mês".
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
- Registado: 12/11/2014 20:13
MestreZandinga Escreveu:Amigo Barroso,peço desculpa por ter descontextualizado o seu (excelente) comentário. A minha intenção foi exactamente a oposta daquilo que interpretou. Eu entendi perfeitamente o sarcasmo e a ironia aplicados de tal forma brilhante que considerei realçar.
Obviamente que não me referia à sua pessoa mas aos "n" users que aqui vêm passado este tempo todo com valores dum passado muito distante (OPA Belmiro). Espero voltar a ler comentários seus tão bons como este com que nos brindou. Obrigado!
As minhas desculpas também. Afinal fui eu que fui induzido em erro

Pelo menos julgo que só mesmo os muito mal informados podem ainda considerar que a PT SGPS posso valer o mesmo que há não muitos anos valia.
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 10:33
Aqui está tudo mais que bem e extremamente mais do que esclarecidos há um único senão: - esqueçam-se da TIM. É não, não e não.
Poderia ser sim, mas não me convencem que a TIM tenha pedalada para enfrentar o Estado da Republica Federativa do Brasil, o confronto é inevitável, mas não vem não meu irmão que aqui quem manda é a Dilma. Ponto final.
Poderia ser sim, mas não me convencem que a TIM tenha pedalada para enfrentar o Estado da Republica Federativa do Brasil, o confronto é inevitável, mas não vem não meu irmão que aqui quem manda é a Dilma. Ponto final.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Os resultados de amanhã podem ser relevantes para a construção e fundamentação do valor intrínseco vs capit bolsista! Na minha opinião a segunda não reflete minimamente a primeira. Esta é uma perspectiva de quem está longo em OI, porque no final do dia tudo se vai resumir a quantos institucionais vão querer pagar o quê por 100 milhões de clientes para cross/upselling, em activos OI (+-75%) e em ex-activos PT (+-25%).
No tocante à dívida acumulada, muitas vezes mencionada neste tópico como um óbice tremendo, há que colocá-la em perspectiva e perceber até que ponto a OI está ou não em saldos (que seriam justificados all in all pela rocambolesca fusão, pela perda de parte significativa dos 900 milhões Rioforte e pelo expressivo bear market brasileiro e lusitano).
mera comparação lateral - O grupo EDP tem 17mm € de dívida e tem uma capitalização bolsista de 12 mm € / 42 milhões de clientes / margem de EBITDA 19%
- A OI/PT tem 14 mm € de dívida (6 mm € PT e 8 mm € OI), e tem uma capitalização bolsista de quase 5 mm € (OI+PT) / 75 milhões de clientes na OI + 25 milhões na PT / margem de EBITDA 33% .
fontes http://www.teleco.com.br/Operadoras/oibrt_tri.asp / http://ri.oi.com.br/oi2012/web/conteudo ... tipo=43586
http://www.ptportugal.pt/Paginas/inform ... orios.html
Redução da dívida (hipótese)- Partindo do pressuposto que as operações PT em Portugal são para vender à APAX/bain ou a outra companhia - se reduzirmos à dívida o mínimo oferecido de 7 mm€, teriamos apenas outros 7 mm€ de dívida para liquidação teórica. Agora supondo a venda da posição na Unitel por 1.1 mm€, teriamos menos de 6 mm€ de dívida na futura Corpco.
Compra/Fusão baseada no EBITDA - Na média inter-sectorial (exceptuando as Teks), adquirem-se empresas por um valor de 6 a 9X o EBITDA. Nas comunicações adquire-se entre 8 e 12X o EBITDA (devido às sinergias rh+mkt+loc+cross sales, workcap e economias de escala operacionais). A GVT foi adquirida no mesmo Brasil, há 3 meses, pela Vivo/telefónica - 8 mm€ - por 10X EBITDA (e trata-se de uma operação com 12 milhões de clientes apenas com cabo+net e com uma dívida de 3 mm€).
Calculando o EBITDA ajustado como sendo o lucro ou prejuízo líquido antes do resultado financeiro liquido (antes de impostos, depreciação e amortização, participações minoritárias e equivalência patrimonial), temos que o EBITDA anualizado PT/OI ronda os 3.5 mm€ » quanto vale então a soma PT+OI se formos mesmo conservadores e considerarmos o Ebitda GVT -3X? Para sermos mais conservadores ainda, retiremos agora o total da dívida consolidada a esse valor, quanto teriamos de valor NET vs capit?
Ignorou-se nesta conjetura o facto de o Mercado brasileiro estar em expansão acelerada no cabo e na internet, expansão confortável no móvel. Ignorou-se o facto de a redução de um player ter efeito incremental na margem/cashN, ignorou-se o gráfico OI ao abrir a possibilidade, pela primeira vez em mto tempo, de um cenário de rutura.
No tocante à dívida acumulada, muitas vezes mencionada neste tópico como um óbice tremendo, há que colocá-la em perspectiva e perceber até que ponto a OI está ou não em saldos (que seriam justificados all in all pela rocambolesca fusão, pela perda de parte significativa dos 900 milhões Rioforte e pelo expressivo bear market brasileiro e lusitano).
mera comparação lateral - O grupo EDP tem 17mm € de dívida e tem uma capitalização bolsista de 12 mm € / 42 milhões de clientes / margem de EBITDA 19%
- A OI/PT tem 14 mm € de dívida (6 mm € PT e 8 mm € OI), e tem uma capitalização bolsista de quase 5 mm € (OI+PT) / 75 milhões de clientes na OI + 25 milhões na PT / margem de EBITDA 33% .
fontes http://www.teleco.com.br/Operadoras/oibrt_tri.asp / http://ri.oi.com.br/oi2012/web/conteudo ... tipo=43586
http://www.ptportugal.pt/Paginas/inform ... orios.html
Redução da dívida (hipótese)- Partindo do pressuposto que as operações PT em Portugal são para vender à APAX/bain ou a outra companhia - se reduzirmos à dívida o mínimo oferecido de 7 mm€, teriamos apenas outros 7 mm€ de dívida para liquidação teórica. Agora supondo a venda da posição na Unitel por 1.1 mm€, teriamos menos de 6 mm€ de dívida na futura Corpco.
Compra/Fusão baseada no EBITDA - Na média inter-sectorial (exceptuando as Teks), adquirem-se empresas por um valor de 6 a 9X o EBITDA. Nas comunicações adquire-se entre 8 e 12X o EBITDA (devido às sinergias rh+mkt+loc+cross sales, workcap e economias de escala operacionais). A GVT foi adquirida no mesmo Brasil, há 3 meses, pela Vivo/telefónica - 8 mm€ - por 10X EBITDA (e trata-se de uma operação com 12 milhões de clientes apenas com cabo+net e com uma dívida de 3 mm€).
Calculando o EBITDA ajustado como sendo o lucro ou prejuízo líquido antes do resultado financeiro liquido (antes de impostos, depreciação e amortização, participações minoritárias e equivalência patrimonial), temos que o EBITDA anualizado PT/OI ronda os 3.5 mm€ » quanto vale então a soma PT+OI se formos mesmo conservadores e considerarmos o Ebitda GVT -3X? Para sermos mais conservadores ainda, retiremos agora o total da dívida consolidada a esse valor, quanto teriamos de valor NET vs capit?
Ignorou-se nesta conjetura o facto de o Mercado brasileiro estar em expansão acelerada no cabo e na internet, expansão confortável no móvel. Ignorou-se o facto de a redução de um player ter efeito incremental na margem/cashN, ignorou-se o gráfico OI ao abrir a possibilidade, pela primeira vez em mto tempo, de um cenário de rutura.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles