Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

gestao de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 25/2/2004 2:06

É evidente que as regras rígidas que alguns fundos em Portugal têm os impede de fugirem muito ao que o mercado está a fazer, mas sinceramente para investir num fundo desse género, preferia estar longo em futuros do PSI que pagava menos de comissões. :P

Quanto ao fundo do Pedro Arroja, o ano passado não correu bem, mas ao invés nos outros dois anos anteriores em que houve fundos a perderem mais de 40% ele teve um ano bem positivo.

Mas as contas são fáceis de fazer... basta ver o historial dos últimos 5 anos e comparar as valorizações.

É por isso que eu digo que os gestores de fundos têm das profissões mais fáceis de avaliação do seu desempenho. Noutros sectores de actividade é bem mais subjectiva a avaliação...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Na verdade...

por Brinco na orelha » 25/2/2004 1:55

.....Não há bela sem senão.....O melhor é sermos nós a gerir as nossas carteiras, mas nem todos podem acompanhar os mercados, ou terem conhecimentos que lhe permitam rentabilizar as suas carteiras.

É claro,caro Ulisses que os fundos não podem ter uma actuação com a flexibilidade que nós temos. Primeiro porque têm que obedecer a regras da CMVM, depois gerem carteiras maiores que as nossas(presumo).

Por tais motivos eles fazem as suas carteiras à base das composições dos indícies para se defenderem das "injúrias" no caso de um indície ter valorização superior,mas permite não ter surpresas como aconteceu no passado a quem tinha só titulos das tais que nós conhecemos.Quando as tend~encias lhe são favoraveis eles conseguem bons resultados.

É claro, que no meio disso há os jeitinhos que se fazem aos "amigos", por isso eu prefiro os fundos internacionais.....sempre têm menos conhecidos..

Não percebo como a carteira do fundo do Aroja(como diz o Jota..) teve no ano passado zero de valorização....isso representa um gestor de olhos fechados
Brinco na orelha

por Ulisses Pereira » 25/2/2004 1:34

Caro Brinco na Orelha, mas os fundos dos bancos em 2000 e 2001 tiveram rentabilidades horríveis. Muito más mesmo e que criaram dificuldades a muitos pequenos aforradores que lá colocaram o dinheiro porque nos fundos é que se está bem...

No fundo, os fundos (ficou gira esta figura de estilo) tradicionais como são os dos bancos nacionais acabam por ter comportamentos muito semelhantes ao do seu "benchmark", na maior parte dos casos dos fundos nacionais ao PSI20.

Em relação ao fundo do Pedro Arroja, diria que em Portugal em termos institucionais não conheço nenhum outro melhor.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentário

por jotabil » 25/2/2004 1:22

Caro Pendente

E se formos nós a gerir?...i.é.....se formos nós a estudar, a analisar, a organizar, a propor, a decidir e a controlar....não será preferível?...Mesmo que não tenhamos os réditos devidos ....temos a satisfação de sermos nós a conduzir a acção. Se os referidos réditos forem positivos, tanto melhor.
Cada vez penso mais que estar na bolsa é estar actualizado com a vida real. Sim, compreendo esse Arroja...creio que um liberal à "outrance"...mas os que vêm cá traz, também veem...ora essa!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Caros forenses

por Brinco na orelha » 25/2/2004 1:06

Além da rentabilidade, a segurança é um factor importante,talvez o mais importante. Eu não ponho o meu dinheiro em mãos de qualquer um, nem de qualquer correctora online. Os fundos dos bancos, tanto nacionais como iinternacionais tiveram óptimas valorizações no ano de 2003 e sempre temos a garantia ,maior, de quem gere.Este é o meu conselho, apesar de ter um brinco na orelha já tenho 55, xou moderno e adoro o carnaval
Brinco na orelha

comentário

por jotabil » 25/2/2004 0:54

Compreendo ...nunofaustino
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por Visitante » 25/2/2004 0:43

eu sei jota... mas volto a dizer q prefiro pagar a produtividade... estou com curiosidade em saber a rentabilidade do fundo nestes primeiros meses... é que desde o início de 2002 que a rentabilidade é igual a 0 (e os lucros que eles tiram daí tb são baixos)...

Um abraço
nunofaustino
Visitante

comentário

por jotabil » 25/2/2004 0:30

faustinho

Sim.....tens razão...mas a coisa não é a brincar....acima do 60%.... é de meias até me fazem lembrar os arrendamentos da minha avó....começaram a ser de terças....para o caseiro....passou meias....depois passou a terças para o dono das terras....no fim já era por favor......e mais recentemente, também queriam participar no benefício do vinho......é uma vida.

cumps
Sun Tzu

por £izard » 24/2/2004 23:49

Aqui tb existe umas coisas interessantes para pequenos investidores.
http://www.fmgfunds.com/web/home.nsf/fr ... openform&3

:mrgreen:...tantas oportunidades e tão pouco dinheiro... :mrgreen:
£izard

por Visitante » 24/2/2004 23:47

Jota... eu gosto do facto de eles receber de acordo com a produtividade deles... enquanto que neste fundo eles ganham mais se tu tb ganhares mais, na maioria dos fundo as comissões são sempre iguais, quer tu ganhes 100% ou percas 30%...

Um abraço
Nunofaustino
Visitante

comentário

por jotabil » 24/2/2004 23:32

A sociedade do Pedro Arroja GP....paga-se bem.....bolas!!!!!

cumps
Sun Tzu

por nunofaustino » 24/2/2004 19:30

Por acaso estou com curiosidade em ver quais os resultados que o fundo do Pedro Aroja vai apresentar no fim de Março deste ano... o fundo dele n se tem portado assim muito bem desde o Fevereiro de 2002 (rentabilidade practicamente nula). No entanto, é de realçar que o fundo duplicou de valor de 2000 a 2003...

A outra página que o zepplin mostrou n conhecia mas parece ter uma diversidade de fundos com uma rentabilidade muito interessante...

Um abraço
Nunofaustino

P.S. existem várias corretoras que disponibilizam a gestão de carteiras (a LJ, a Big, ...) e existem alguns individuais que tb fazem essa gestão...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por zeppelin » 24/2/2004 19:23

Ok, agora mais esclarecido, para gestão de carteiras -a sério- para pequenos investidores existe isto:

:arrow: http://www.superfund.com/en/start.asp?l ... partnerId=

Não conheço melhor.

Cá em Portugal existe este http://www.pagp.com/ que parece estar a dar-se muito bem.

Existem mais algumas alternativas...outros forenses dirão de sua justiça.

Registado: 30/1/2004 0:47

por suica » 24/2/2004 19:16

Existe por ex na big, gestao de carteiras para valores acima de 50 000 euros

Registado: 30/12/2003 13:05

por zeppelin » 24/2/2004 19:05

alguem que tenha opiniao na area , de facto resulta ?¨!

Importa-se de desenvolver o assunto mais um pouco,ou seja, clarificar aquilo que disse?
:roll:

Obrigado

Registado: 30/1/2004 0:47

gestao de carteiras

por suica » 24/2/2004 18:54

Penso que o tema ja foi postado a tempo aqui no caldeirao, alguem que tenha opiniao na area , de facto resulta ?¨!Pedem-se opinioes.

Registado: 30/12/2003 13:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 125 visitantes