Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Amigo Barroso,peço desculpa por ter descontextualizado o seu (excelente) comentário. A minha intenção foi exactamente a oposta daquilo que interpretou. Eu entendi perfeitamente o sarcasmo e a ironia aplicados de tal forma brilhante que considerei realçar.
Obviamente que não me referia à sua pessoa mas aos "n" users que aqui vêm passado este tempo todo com valores dum passado muito distante (OPA Belmiro). Espero voltar a ler comentários seus tão bons como este com que nos brindou. Obrigado!
Obviamente que não me referia à sua pessoa mas aos "n" users que aqui vêm passado este tempo todo com valores dum passado muito distante (OPA Belmiro). Espero voltar a ler comentários seus tão bons como este com que nos brindou. Obrigado!
- Registado: 12/11/2014 20:13
Seria uma comedia a autoridade da concorrencia permitir este negocio.
So em Portugal... Palhacada!
So em Portugal... Palhacada!
- Registado: 20/2/2014 22:01
migbarroso, excelente post.
Entre os "méritos" do Zeinal Bava podem contar-se os quase 7 euros de dividendos que pagou aos accionistas pela "ajuda" na luta contra a OPA do Belmiro de Azevedo.

Fonte: relatório e contas PT
Ou seja, excluindo o ganho extraordinário do ano 2010 com a venda da Vivo - e que foi entretanto destruído com o "re-investimento" na Oi - o que temos é uma empresa que de forma sistemática distribuiu mais dividendos do que os lucros anuais apresentados. Só a avidez insaciável dos accionistas de referência - BES, Ongoing... - justificavam esta situação, em particular numa empresa com grandes necessidades de investimento. A solução encontrada: aumentar dívida.
Já em relação à OPA, concordo com o Ulisses. Uma manobra que faz lembrar os recursos nos tribunais: para empatar e ganhar tempo.
Sejamos realistas, a última coisa que a Isabel dos Santos quer é 25% de uma empresa brasileira controlada por accionistas brasileiros (PT SGPS -> 25% CorpCo). O interesse da Isabel dos Santos chama-se PT Portugal e Unitel. Mas comprar a PT sem dívida e pagar 7 mil milhões parece estar fora da sua liga. Por enquanto... Por isso o tempo extra...
Entre os "méritos" do Zeinal Bava podem contar-se os quase 7 euros de dividendos que pagou aos accionistas pela "ajuda" na luta contra a OPA do Belmiro de Azevedo.

Fonte: relatório e contas PT
Ou seja, excluindo o ganho extraordinário do ano 2010 com a venda da Vivo - e que foi entretanto destruído com o "re-investimento" na Oi - o que temos é uma empresa que de forma sistemática distribuiu mais dividendos do que os lucros anuais apresentados. Só a avidez insaciável dos accionistas de referência - BES, Ongoing... - justificavam esta situação, em particular numa empresa com grandes necessidades de investimento. A solução encontrada: aumentar dívida.
Já em relação à OPA, concordo com o Ulisses. Uma manobra que faz lembrar os recursos nos tribunais: para empatar e ganhar tempo.
Sejamos realistas, a última coisa que a Isabel dos Santos quer é 25% de uma empresa brasileira controlada por accionistas brasileiros (PT SGPS -> 25% CorpCo). O interesse da Isabel dos Santos chama-se PT Portugal e Unitel. Mas comprar a PT sem dívida e pagar 7 mil milhões parece estar fora da sua liga. Por enquanto... Por isso o tempo extra...
- Registado: 5/11/2014 11:45
MestreZandinga Escreveu:migbarroso Escreveu:
O outro grande handicap que a Oi apresenta é a sua enorme divida que engole praticamente grande parte dos lucros. A brilhante fusão Oi/Pt idealizada sob a égide de Zeinal Bava conseguiu aliar uma enorme divida da Oi à enorme divida da PT, que assim atinge um valor "simpático" acima de 14.000 M euros. Isto para uma empresa que está no momento avaliada pelo mercado em pouco menos de 4.000 M euros é no minimo preocupante.
A ver se a malta mete isto na cabeça duma vez por todas !![]()
Anda tudo convencido que a PT cai por causa dos curtos. E a achar que a PT ainda é o que era quando foi a OPA do Belmiro.
Abram os olhos duma vez por todas.
Já agora agradecia também que não descontextualizasse parte de uma frase a negrito que ainda para mais foi escrita num tom irónico e sarcástico. Quem lê apenas a parte destacada pode ser induzido em erro que eu esteja a avaliar a Oi/PT em 14.000 M euros quando o sujeito da frase é a divida conjunta da Oi/PT.
- Registado: 29/11/2007 10:33
MestreZandinga Escreveu:migbarroso Escreveu:
O outro grande handicap que a Oi apresenta é a sua enorme divida que engole praticamente grande parte dos lucros. A brilhante fusão Oi/Pt idealizada sob a égide de Zeinal Bava conseguiu aliar uma enorme divida da Oi à enorme divida da PT, que assim atinge um valor "simpático" acima de 14.000 M euros. Isto para uma empresa que está no momento avaliada pelo mercado em pouco menos de 4.000 M euros é no minimo preocupante.
A ver se a malta mete isto na cabeça duma vez por todas !![]()
Anda tudo convencido que a PT cai por causa dos curtos. E a achar que a PT ainda é o que era quando foi a OPA do Belmiro.
Caro Zandinga,
Seguramente não se deve ter apercebido que o meu comentário relativamente à divida conjunta Oi/PT era sobretudo sarcástico e muito pessimista relativamente a estes assunto. Onde se lê "brilhante fusão" como é óbvio foi tudo menos brilhante para os accionistas da PT SGPS. O valor "simpático" que refiro de 14.000 M de euros é obviamente gigantesco e a comparação que faço que chega a ser 3 vezes superior ao valor actual em bolsa é tudo menos simpático para qualquer empresa.
Por essa razão, não compreendo como pode alguém pensar que eu considero que a actual PT SGPS deva ser valorizada ao mesmo nível de quando foi feita a OPA da Sonae, que se não estou em erro a avaliava em mais de 10.000 M de euros.
Se lerem o meu post até ao fim podem constatar que até considero um valor simpático (este "simpático" já pode ser traduzido à letra) para uma compra da Oi a rondar os 7.000 M euros. Ora 25,6% desse valor sao cerca de 1.792 M euros que face aos 10.000 M euros do Belmiro penso que está um bocadinho de nada abaixo (atenção que estou a ser sarcástico outra vez).
MestreZandinga Escreveu:A ver se a malta mete isto na cabeça duma vez por todas !![]()
Portanto amanhã é mais um bom dia para fazer posições longas.

A sério que não compreendo esta lógica de mercado.
- Registado: 6/11/2014 13:32
migbarroso Escreveu:
A ver se a malta mete isto na cabeça duma vez por todas !

- Registado: 12/11/2014 20:13
análise daybyday, disponibilizada pelo GBulling...
eu estou perto de entrar short, aguardo confirmaçao do fim do rally ascendente...
eu estou perto de entrar short, aguardo confirmaçao do fim do rally ascendente...
- Registado: 5/8/2013 13:37
Boa Tarde a Todos,
Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre as seguintes questões que não vi ainda aprofundadas ou abordadas neste tópico (pelo menos deste ponto de vista):
- Não é estranho a Srª Isabel dos Santos ter feito os seus 2 movimentos em relação à PT, nomeadamente, por um lado assumindo-se dísponivel para avançar com outros players (nacionais? Quem? Parece-me um bluff fraco e pouco convincente sobretudo quando as nossas elites não têm capital para números destes, nem a CGD tem capital para financiar o mesmo) para a defesa dos interesses portugueses, fazendo uma possível oferta à OI pela PT Portugal, e depois lança uma OPA aparentemente e deliberadamente com um preço pouco convincente à PT SGPS, esperando ganhar e estando disposta a fazer tudo para ter sucesso na mesma....(quer dizer vai subir o preço?
) e sendo a mesma financiada, com meu grande espanto pela CGD!!
...Esta iniciativa não parece muito mal explicada? Parece-me a mim que a Srª Isabel dos Santos não precisa do nosso financiamento para nada, uma vez que todos conhecemos a sua ascendência e proveniência....parece-me um movimento encomendado por governantes portugueses que estão na sombra, sendo a intenção adquirir o direito de veto nas fusões e aquisições da OI. Por outro lado, fica-me a impressão que se vier a a haver subida de preço na OPA à SGPS e esta tiver sucesso (>30-100%), a Srª Isabel dos Santos garante o seu lugar na OI, defendendo os seus interesses somente pessoais (UNitel, etc) e futuros ganhos em valorização da participação que terá na OI. Porque entra a CGD neste esquema? Para financiar o impedimento da fusão se ainda possível? Esse ato, não retirará valor à PT Portugal e porá em risco a sobrevivência da OI? Irá a Srª Isabel dos Santos pôr-se a dizer à OI podes vender a este e não aquele?...Ainda não percebi onde estão nas 2 manobras da Srª Isabel dos Santos a defesa dos nossos interesses nacionais?
Tenho um dúvida, devido à minha falta de conhecimento profundo sobre os trâmites duma OPA, pode a oferta da Srª Isabel dos Santos ser elevada pela mesma sem ter havido o término do prazo dos 30 dias de resposta à oferta inicial? Tem de ser a sua oferta inicial respondida sempre por AG?;
Agradecia o vosso esclarecimento e opinão sobre estes 2 temas.
Nota: Tenho ações da PT SGPS
Obrigado desde já.
Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre as seguintes questões que não vi ainda aprofundadas ou abordadas neste tópico (pelo menos deste ponto de vista):
- Não é estranho a Srª Isabel dos Santos ter feito os seus 2 movimentos em relação à PT, nomeadamente, por um lado assumindo-se dísponivel para avançar com outros players (nacionais? Quem? Parece-me um bluff fraco e pouco convincente sobretudo quando as nossas elites não têm capital para números destes, nem a CGD tem capital para financiar o mesmo) para a defesa dos interesses portugueses, fazendo uma possível oferta à OI pela PT Portugal, e depois lança uma OPA aparentemente e deliberadamente com um preço pouco convincente à PT SGPS, esperando ganhar e estando disposta a fazer tudo para ter sucesso na mesma....(quer dizer vai subir o preço?

Tenho um dúvida, devido à minha falta de conhecimento profundo sobre os trâmites duma OPA, pode a oferta da Srª Isabel dos Santos ser elevada pela mesma sem ter havido o término do prazo dos 30 dias de resposta à oferta inicial? Tem de ser a sua oferta inicial respondida sempre por AG?;
Agradecia o vosso esclarecimento e opinão sobre estes 2 temas.
Nota: Tenho ações da PT SGPS
Obrigado desde já.
- Registado: 12/11/2014 15:28
Excelente post, migbarroso!
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Não deixa de ser curioso que no meio de toda esta novela luso-brasileira deste último ano, desde o anúncio da fusão Oi/PT (com alguns episódios mais recentes a decorrer também em domínios angolanos), que não tenha vindo a terreno aquela que seria talvez a hipótese mais lógica e racional - uma OPA sobre a Oi, que poderia incluir, ou não, os activos fora do Brasil, nomeadamente a PT Portugal.
Possivelmente tal não terá sido ainda efectuado devido à incerteza das condições finais da fusão da Oi/PT (relembro que esta ainda não foi aprovada pelos reguladores norte-americano e brasileiro) e recordo-me de ter lido que existia um prazo até Março de 2015 para concluir o processo de fusão, sob risco de esta não ter efeito. Desconheço em absoluto como poderia ocorrer um volte face desta fusão e dentro de que condicionantes para as duas partes.
A enorme estrutura da empresa, a necessidade de investimentos constantes em evolução tecnológica sob risco de a tornar rapidamente obsoleta (no Brasil evidentemente), bem como a ausência do leilão 4G ou de uma presença sólida no mercado móvel brasileiro são também problemáticas. Há que adicionar ainda o problema da participaçào conflituosa na Unitel e dos dividendos em falta desde há alguns anos. Quanto à divida Rioforte, essa passou a ser um problema exclusivo dos accionistas da PT SGPS, num processo de alteração das condições do memorando com claro prejuizo para estes em todas a vertentes.
Caso a PT Portugal venha mesmo a ser vendida e se confirme a fusão tal como acordada no ultimo memorando, a Oi julgo que não terá condições para fazer a consolidação avançando sozinha para a compra da TIM Brasil, que de momento está avaliada em cerca de 10.000 M euros de acordo com a actual capitalização bolsista. Seguramente que os seus accionistas iriam forçar uma possível oferta bem acima deste valor para colmatar a abdicação do mercado móvel brasileiro. Uma oferta tripartida, como já se avançou anteriorente, repartindo os espojos entre Claro, Vivo e Oi também terá consequências imprevisíveis, a começar desde logo pelos reguladores brasileiros e também pelo facto de caber à Oi a fatia mais pequeno do bolo TIM Brasil a custos ainda assim elevados que acabam por consumir parte significativa da venda da PT Portugal.
Penso que mais lógico seria talvez efetuar a venda da PT Portugal mais ou menos sob os moldes das duas ofertas apresentadas até ao momento (cerca de 6.200 M euros no imediato e restantes 800 M condicionados no futuro em função das vendas) e resolver o imbroglio da fusão com a PT SGPS. A alienação dos activos em África acabará também por ser inevitável e todas as manobras por parte dos players angolanos visam sobretudo condicionar esta venda de modo a que esta ocorra a preço de saldo e com claro prejuízo para a Oi e PT SGPS (convém lembrar que mais de 240 Milhões de euros de dividendos nos ultimos anos referentes a esta participada africana estão ainda por saldar). A OPA de Isabel dos Santos sobre a PT SGPS a meu ver não tem, nem nunca teve o objectivo de ser de facto concretizada.
Se após a venda da PT Portugal e a "oferta" a preços de amigo dos activos africanos, a Oi conseguir abater parte significativa da divida (talvez 6.000 de euros) reduzindo-a assim para quase metade, talvez se possa tornar um activo interessante de adquirir a preço de saldo, embora inevitavelmente acima da capitalização bolsista actual de pouco menos de 4.000 M euros.
Uma oferta de pelo menos 6.000 a 7.000 M euros por uma empresa que disporia agora de apenas activos no Brasil mas com um EBITDA a rondar os 3.000 M euros e uma divida de cerca de 8.000 M euros poderia configurar-se como uma operação atractiva não apenas para a TIM mas também para outros grandes players mundiais das telecoms.
Possivelmente tal não terá sido ainda efectuado devido à incerteza das condições finais da fusão da Oi/PT (relembro que esta ainda não foi aprovada pelos reguladores norte-americano e brasileiro) e recordo-me de ter lido que existia um prazo até Março de 2015 para concluir o processo de fusão, sob risco de esta não ter efeito. Desconheço em absoluto como poderia ocorrer um volte face desta fusão e dentro de que condicionantes para as duas partes.
A enorme estrutura da empresa, a necessidade de investimentos constantes em evolução tecnológica sob risco de a tornar rapidamente obsoleta (no Brasil evidentemente), bem como a ausência do leilão 4G ou de uma presença sólida no mercado móvel brasileiro são também problemáticas. Há que adicionar ainda o problema da participaçào conflituosa na Unitel e dos dividendos em falta desde há alguns anos. Quanto à divida Rioforte, essa passou a ser um problema exclusivo dos accionistas da PT SGPS, num processo de alteração das condições do memorando com claro prejuizo para estes em todas a vertentes.
Caso a PT Portugal venha mesmo a ser vendida e se confirme a fusão tal como acordada no ultimo memorando, a Oi julgo que não terá condições para fazer a consolidação avançando sozinha para a compra da TIM Brasil, que de momento está avaliada em cerca de 10.000 M euros de acordo com a actual capitalização bolsista. Seguramente que os seus accionistas iriam forçar uma possível oferta bem acima deste valor para colmatar a abdicação do mercado móvel brasileiro. Uma oferta tripartida, como já se avançou anteriorente, repartindo os espojos entre Claro, Vivo e Oi também terá consequências imprevisíveis, a começar desde logo pelos reguladores brasileiros e também pelo facto de caber à Oi a fatia mais pequeno do bolo TIM Brasil a custos ainda assim elevados que acabam por consumir parte significativa da venda da PT Portugal.
Penso que mais lógico seria talvez efetuar a venda da PT Portugal mais ou menos sob os moldes das duas ofertas apresentadas até ao momento (cerca de 6.200 M euros no imediato e restantes 800 M condicionados no futuro em função das vendas) e resolver o imbroglio da fusão com a PT SGPS. A alienação dos activos em África acabará também por ser inevitável e todas as manobras por parte dos players angolanos visam sobretudo condicionar esta venda de modo a que esta ocorra a preço de saldo e com claro prejuízo para a Oi e PT SGPS (convém lembrar que mais de 240 Milhões de euros de dividendos nos ultimos anos referentes a esta participada africana estão ainda por saldar). A OPA de Isabel dos Santos sobre a PT SGPS a meu ver não tem, nem nunca teve o objectivo de ser de facto concretizada.
Se após a venda da PT Portugal e a "oferta" a preços de amigo dos activos africanos, a Oi conseguir abater parte significativa da divida (talvez 6.000 de euros) reduzindo-a assim para quase metade, talvez se possa tornar um activo interessante de adquirir a preço de saldo, embora inevitavelmente acima da capitalização bolsista actual de pouco menos de 4.000 M euros.
Uma oferta de pelo menos 6.000 a 7.000 M euros por uma empresa que disporia agora de apenas activos no Brasil mas com um EBITDA a rondar os 3.000 M euros e uma divida de cerca de 8.000 M euros poderia configurar-se como uma operação atractiva não apenas para a TIM mas também para outros grandes players mundiais das telecoms.
Saxobank não permite entradas curtas... 

Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
Amigo GoMaduro:
Dale duro.
Não me chames guru que não sou nada disso, até fico para aqui sem jeito e depois o pessoal até pensa que é verdade!
Em relação ao rally creio que os indicadores de curto prazo que antecipam os movimentos do mercado parece estarem a dar as últimas golfadas saudáveis de respiração.
Um bom sintoma dessa constatação é olhares para a vela diária de hoje: se o fecho estiver a meio ou abaixo do ponto médio da vela "(High+Low)/2", pouco antes do fecho do mercado, significa que os touros de curto prazo deixaram de ter força para continuar a empurrar o mercado para cima, daí que o mais natural é assistirmos dentro de uma ou duas sessões a uma boa correção em baixa deste papel, na minha humilde opinião, quando o pessoal se começar a desfazer do título.
Abraço.
Dale duro.
Não me chames guru que não sou nada disso, até fico para aqui sem jeito e depois o pessoal até pensa que é verdade!
Em relação ao rally creio que os indicadores de curto prazo que antecipam os movimentos do mercado parece estarem a dar as últimas golfadas saudáveis de respiração.
Um bom sintoma dessa constatação é olhares para a vela diária de hoje: se o fecho estiver a meio ou abaixo do ponto médio da vela "(High+Low)/2", pouco antes do fecho do mercado, significa que os touros de curto prazo deixaram de ter força para continuar a empurrar o mercado para cima, daí que o mais natural é assistirmos dentro de uma ou duas sessões a uma boa correção em baixa deste papel, na minha humilde opinião, quando o pessoal se começar a desfazer do título.
Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
pvg, nada tenho contra a Isabelinha. Até é bem engraçada 
Tenho contra é a demagogia da defesa dos interesses nacionais e, sobretudo, com uma proposta que foi feita com termos em que é óbvio que não se iria concretizar. Por isso, foi um mero expediente, não uma proposta real.
Abraço,
Ulisses

Tenho contra é a demagogia da defesa dos interesses nacionais e, sobretudo, com uma proposta que foi feita com termos em que é óbvio que não se iria concretizar. Por isso, foi um mero expediente, não uma proposta real.
Abraço,
Ulisses
Guru Cem, saudaçoes bolivarianas!
De acordo contigo nas escalas semanais e diárias. Mas tenho dúvidas no timing da entrada.
O stochastic entrou em sobrevenda e, pelo que tenho lido (Alexander Elder), o ponto de entrada deveria ser com a quebra do minimo da vela anterior. O que te levou a entrar hoje? O indicador "negativista" está a antecipar o mercado?
Obrigado.
De acordo contigo nas escalas semanais e diárias. Mas tenho dúvidas no timing da entrada.
O stochastic entrou em sobrevenda e, pelo que tenho lido (Alexander Elder), o ponto de entrada deveria ser com a quebra do minimo da vela anterior. O que te levou a entrar hoje? O indicador "negativista" está a antecipar o mercado?
Obrigado.
- Registado: 5/8/2013 13:37
Esta PT SGPS não tem muito que saber:
- Descendente na escala semanal.
- Descendente na escala diária.
- A tentar arrebitar com estas novelas das OPAs: a fazer um rally de curto prazo.
Conclusão: "Buy the dips, sell the rallies"
A partir de hoje passei a ficar curto nesta ação, justificação exclusivamente técnica e sem querer saber de histórias de Ois, Corpcos, Riofortes, Isabelinhas e fundos estrangeiros que não passam de historietas para animar a malta que compra!
- Descendente na escala semanal.
- Descendente na escala diária.
- A tentar arrebitar com estas novelas das OPAs: a fazer um rally de curto prazo.
Conclusão: "Buy the dips, sell the rallies"
A partir de hoje passei a ficar curto nesta ação, justificação exclusivamente técnica e sem querer saber de histórias de Ois, Corpcos, Riofortes, Isabelinhas e fundos estrangeiros que não passam de historietas para animar a malta que compra!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
- Registado: 4/3/2008 17:21
Gr8 post migbarroso. Thumbsup.
Creio efetivamente que a OPA é um fait divers mas nada disto é feito sem razão portanto...

Creio efetivamente que a OPA é um fait divers mas nada disto é feito sem razão portanto...
- Registado: 12/11/2014 12:26
grato migbarroso pela explicação detalhada
- Registado: 18/7/2013 15:16
obrigado Migbarroso.
obrigado Ulisses, não me lembro de seres tão contudente, em relação a uma proposta... não gostas mesmo da Belinha ?
e se te percebo bem Ulisses, achas que a proposta da Isabel dos Santos é só para empatar.... ?
edit 1 :
realmente a proposta da IdS, é feita por uma empresa criada na sexta-feira passada e com capital de 50.000 euros... ou seja à partida é de desconfiar....
obrigado Ulisses, não me lembro de seres tão contudente, em relação a uma proposta... não gostas mesmo da Belinha ?
e se te percebo bem Ulisses, achas que a proposta da Isabel dos Santos é só para empatar.... ?
edit 1 :
realmente a proposta da IdS, é feita por uma empresa criada na sexta-feira passada e com capital de 50.000 euros... ou seja à partida é de desconfiar....
Editado pela última vez por pvg80713 em 12/11/2014 14:33, num total de 1 vez.
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:sanchobeti Escreveu:regulamentos,vigarices,má gestão etc..etc.
Estamos no tempo de acertos de contas.
O governo não mete o naris mas ESTÁ ATENTO.
Os acionistas acordaram.
Só a Pt Portugal vale para cima de 10000 milhóes;O belmiro dava mais há dez anos.Valerá 15000!? 13000..talvez!
Deixem de ruídos, a caravana só agora se está a iniciar.
já fiz esta pergunta antes e ainda ninguém me explicou : a Altice e a agora dois fundos Britanicos andam nos 7 MM ... A Isabel A. anda nos 1,2MM
já sei que são por coisas diferentes, mas alguém me explica porquê sff ?
não há um jornalista que tenha escrito um artigo sobre isto ?
Vou tentar expor de forma simplista:
- PT SGPS - empresa portuguesa cotada na bolsa que detém 25,6% da Oi (ou futura Corpco) + dívida Rioforte + opção de compra de mais cerca de 11% da Oi,
- PT Portugal - subsidiária da Oi que detém todos os activos da empresa em Portugal, tais como a Meo, Sapo, etc.
- Os 7.000 M euros que avaliam a PT Portugal não incluem naturalmente a dívida original da PT antes da fusão, de cerca de 6.500 M euros, bem como a divida da Rioforte ou os outros activos que a PT SGPS detinha no Brasil (Oi) e África (Africatel) antes do processo de fusão. Avaliam por isso os activos portugueses da Oi em pouco mais de 500 M euros se incluirmos toda a dívida.
- Os 1.200 M euros que avaliam a PT SGPS têm de traduzir essencialmente duas grandes incognitas: o valor global da Oi, da qual deterá pelo menos 25,6%, e do valor susceptível de recuperar da dívida da Rioforte.
Dívida Rioforte
- Com um Universo de cerca de 900 M de accões da PT SGPS, aproximadamente cada 10 M euros recuperados da Rioforte traduzem-se no incremento de 1 cêntimo no valor de cada acção PT SGPS.
- De momento está a decorrer um recurso relativamente ao pedido de gestão controlada da Rioforte após a recusa inicial por parte do tribunal luxemburguês.
- Num cenário bastante optimista, este pedido poderá ser aceite (embora pouco provável) e de acordo com noticias já veinculadas na comunicação social 25% da divida seria paga sendo os restantes 75% perdoados e convertidos sob a forte de participacão dos credores nos corpos sociais de acordo com o valor da divida de cada um. Neste cenário, a PT SGPS poderia então recuperar no imediato cerca de 225 M euros e ficar dona (talvez em 30%) de uma Rioforte bastante fragilizada e descridibilizada mas com grande parte substancial da divida perdoada e com activos importante como a Herdade da Comporta, Hoteis Tivoli. Quanto valeria, isso seria outra grande incógnita sobretudo tendo em conta as ramificações e buracos do universo Espirito Santo.
- Num cenário pessimista, a divida na Rioforte nunca será paga, ou o que for possível de recuperar levará tanto tempo que acabará por consumir todos os custos inerentes para manter um empresa em bolsa que detem como activos apenas a divida de uma empresa falida.
- Num cenário mais realista, o tribunal do Luxemburgo em breve recusará novamente o pedido de gestão controlada. A Rioforte declara insolvência e todos os activos da empresa são avalidos e vendidos. Ao todo não se sabe qual será o valor total de divida Rioforte - até agora não vi exposto em concreto nenhum valor mas fala-se em 3.000 M euros - e sobretudo tendo em conta o universo ramificado de holdings e subholdings dentro do GES nao me admira que mais burancos dentro de outros buracos surjam. Assim como nao se sabe qual o valor e onde foram parar os montantes das vendas de alguns activos tais como a ES Viagens, a Seguradora ou ate mesmo a ES Saude. Ainda restam os Hoteis Tivoli, A Herdade da Comporta, etc. Assumindo por isso que cerca de 30% da divida é pertencente à PT SGPS e que até será um dos credores prioritários, em condições normais (o que talvez não seja o caso) parte importante da dívida até poderia ser recuperada em breve. Assumindo que a venda a retalho de todos os activos Rioforte permita recuperar uns 600 a 800 M euros, talvez a PT SGPS consiga reaver hipoteticamente uns 200 M euros (20 centimos por accao.
Valor da Oi:
- Esta será seguramente a grande incógnita. Quanto valerá uma empresa brasileira gigante mas obsoleta e em declinio constante nos ultimos anos e com uma gigantesca divida mas com potencial para dar a volta por cima sobretudo contando com o apoio de Brasilia ( não esquecer que é o unico grande player de telecoms de capital brasileiro e que o governo brasileiro tambem detem uma importante parte) e susceptivel de ser comprada ou fundir-se com a TIM Brasil.
Assumindo os tais hipoteticos 200 M euros recuperados da Rioforte e os 1.200 M oferecidos na OPA pelo PT SGPS, esta considera o valor da Oi em cerca de 3.900 M euros ( 1.200 - 200 / 0,256 = 3906).
De acordo com a cotacao de hoje de 1,47 reais da OIBR3 a capitalizacao da Oi anda proxima dos 12.000 M reais, ou seja a cambio de 3.20 EUR/BRL, da cerca de 3,750 M euros, muito proximo por isso da avaliação feita pela OPA. No entanto, acho que esta OPA nao pretende de facto adquirir qualquer percentagem da Oi e tão pouco tem possibilidade de chegar a bom porto, sendo movida por outros interesses (Unitel, nomeadamente).
Cumprimentos
pvg, porquê? Porque a Isabel dos Santos quer impedir a venda rápida da PT Portugal.
Ela sabe - e o mundo inteiro também - que esta proposta não vai a lado nenhum.
Abraço,
Ulisses
Ela sabe - e o mundo inteiro também - que esta proposta não vai a lado nenhum.
Abraço,
Ulisses
Aqui está um sinal de que a Oi está no caminho do crescimento e num mercado em expansão. Independentemente de OPA's e vendas, a Oi está a crescer.
Brasil: TV por Assinatura - Serviço chega a 19,43 milhões de lares; mercado tem crescimento constante há 5 meses
Entre as operadoras, a Net vinha mês a mês liderando em número de novas adições, e em setembro ainda manteve o patamar elevado de 63 mil novos assinantes. Mas a liderança nas vendas foi da Oi, que adicionou 67 mil novos clientes à sua base.
http://www.telaviva.com.br/11/11/2014/s ... /news.aspx
Brasil: TV por Assinatura - Serviço chega a 19,43 milhões de lares; mercado tem crescimento constante há 5 meses
Entre as operadoras, a Net vinha mês a mês liderando em número de novas adições, e em setembro ainda manteve o patamar elevado de 63 mil novos assinantes. Mas a liderança nas vendas foi da Oi, que adicionou 67 mil novos clientes à sua base.
http://www.telaviva.com.br/11/11/2014/s ... /news.aspx
- Registado: 17/7/2014 20:19
Re: Interesses a descoberto relevantes
ricardmag Escreveu::arrow: Cheyne Capital Management Limited aumenta posição curta em 0,14%
Não admira. Basta só passar esta "febre" da isabel e isto pode ficar negro.
Porque no dia anterior à noticia a PT estava à "rasca" para manter os 1,2.
E ainda por cima temos um Gap up derivado da Opa.
Nos +/- 1,23
- Registado: 21/5/2014 22:06
Só para me apresentar por aqui, já sigo o Caldeirão há umas semanas mas acho que chega de "voyeurismo"
e por isso espero contribuir de alguma forma positiva para este Fórum.
Neste momento não detenho posições na PT/Oi mas dada a minha atividade profissional, é momento esta a empresa que me ocupa o dia a dia portanto esta vertente interessa-me de sobremaneira. Quero ser membro ativo e participativo.
Bons negócios a todos
e obrigado por me receberem,

Neste momento não detenho posições na PT/Oi mas dada a minha atividade profissional, é momento esta a empresa que me ocupa o dia a dia portanto esta vertente interessa-me de sobremaneira. Quero ser membro ativo e participativo.
Bons negócios a todos

- Registado: 12/11/2014 12:26
Interesses a descoberto relevantes

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], karaya75, Phil2014, PMP69, Rafael Abreu e 147 visitantes