Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por casdio » 12/11/2014 18:47

Muito obrigado :wink:

Explorei tudo menos essa parte, precisamente por não saber que benchmark escolher.

Registado: 30/7/2014 10:13

por chico_laranja » 12/11/2014 17:53

É bastante fácil.

Fazes um portfólio com os fundos que tens e os respectivos pesos (podes colocar as UPs que tens até à centésima e a data em que compraste)

Depois abres o portfólio e carregas no separador scanner

De seguida é seleccionar
1º o benchmark podes escolher um Índice ou a média de um sector. - Eu uso a média do sector Gbl ETF Balanced que é uma média dos ETFs que têm uma estratégia mista balanceada. Não escolher Off Mt pois aí é a médias dos fundos e como os trigémeos têm dito e bem a média dos fundos é bastante má.
2º o prazo da análise (6 meses, 1, 3 ou 5 anos, pena não ter 7 ou 8 anos )
3º clickar em Next et voilá.

Começa por apresentar os retornos por fundo, o top10 do que tens tipo X-ray mas sem detalhes, gráficos circulares com a imagem da tua carteira por activos, sectores e regiões e no fim dá-te um gráfico da tua carteira Vs o benchmark que escolheste e a tabela com os resultados que mostrei. A tabela não tem bem este formato pois optimizei o mesmo para ser mais legível em modo texto.

Tens ainda a facilidade de poderes exportar a análise para um PDF.

Espero que seja suficiente para chegares ao que pretendes :D
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por casdio » 12/11/2014 17:08

chico_laranja Escreveu:Se a minha carteira estivesse fechada teria tido a seguinte performance:
Código: Selecionar todos
Performance Details
Discrete Performance       
07/11/013 a 07/11/014 - 8.5%
07/11/012 a 07/11/013 - 4.7%
07/11/011 a 07/11/012 - 14.5%
07/11/010 a 07/11/011 - 3.3%
07/11/009 a 07/11/010 - 18.6%

Cumulative Performance   3m    6m    1y    3y    5y
Chico_Backtest           3.0    5.0    8.5    30.1    59.5

Performance Analysis
Growth Rate % - 9.4
Volatility - 4.9
Alpha - 3.7
Beta - 0.8
Sharpe - 1.2
Info Ratio % - 0.8

Benchmark - Gbl ETF Mixed Asset - Balanced

Cálculos feitos pelo TrustnetOffshore

Onde consegues obter esses cálculos? Estou a explorar o site mas não consigo encontrar isso tudo :?

Registado: 30/7/2014 10:13

por chico_laranja » 12/11/2014 14:00

Mas não vês nenhum sinal de que está a perder o gás :lol:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por caralmeida030267 » 12/11/2014 12:40

chico_laranja Escreveu:
Daemoon Escreveu:Opiniões sobre este fundo:

Mirabaud Conv. Bonds Europe A EUR

LU0689230778

Tens como alternativa mais calma este:
Nordea 1 SICAV - European Covered Bond Fund - LU0173776989

Esse Mirabaud tem melhor comportamento no passado mas em Junho deste ano quebrou e começou a cair enquanto que o nordea mantem o seu rumo certinho.

Tens que olhar para o seu miolo pois tenho a impressão que embora estejam no mesmo saco o mercado alvo é diferente.

E a cotação do Nordea está em máximos históricos!

Registado: 10/7/2014 21:32

por chico_laranja » 12/11/2014 12:29

LU0689230778

Tens como alternativa mais calma este:
Nordea 1 SICAV - European Covered Bond Fund - LU0173776989

Esse Mirabaud tem melhor comportamento no passado mas em Junho deste ano quebrou e começou a cair enquanto que o nordea mantem o seu rumo certinho.

Tens que olhar para o seu miolo pois tenho a impressão que embora estejam no mesmo saco o mercado alvo é diferente.

por jokerportuga » 12/11/2014 11:57

LU0689230778

Porquê um fundo dessa categoria(Obrigações Convertíveis Europa) que tem rentabilidades negativas no último ano?

Registado: 18/1/2010 12:59

por Daemoon » 12/11/2014 11:29

Opiniões sobre este fundo:

LU0689230778

Registado: 14/2/2009 14:06

por RSI » 11/11/2014 22:06

Sentiment vs Momentum: The Battle Into Year-End.

http://charliebilello.tumblr.com/post/1 ... o-year-end

Bom artigo.
O passado é o suporte do presente e o futuro é o quebrar da resistência do presente.

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti.

Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti.

Registado: 29/11/2007 12:50

por Daemoon » 11/11/2014 20:29

MIFID 2 alguém??? :roll:

Registado: 14/2/2009 14:06

por RSI » 11/11/2014 20:06

There's A Major Problem With The Popular Chart That Connects The Fed To The Stock Market.

http://www.businessinsider.com/ethan-ha ... et-2014-11

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (40.7 KiB) Visualizado 7963 vezes

Abraço.
O passado é o suporte do presente e o futuro é o quebrar da resistência do presente.

por RSI » 11/11/2014 20:02

Europe's Contribution To Global Profits Has Gone Off A Cliff.

http://www.businessinsider.com/markets- ... 10-2014-11

Capturar 2.JPG
Capturar 2.JPG (47.47 KiB) Visualizado 7965 vezes

Abraço

por DMP » 11/11/2014 18:59

Antes de mais obrigado pela disponibildiade.

Apenas uma questão adicional, um portfolio com início a 18/03/2014 de montante de 25.000 k, com essa alocação que sugeres, teria sido um portfolio para estar a render quanto à data? Consegues efectuar essa simulação?

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por doez » 11/11/2014 16:42

DMP Escreveu:Caro doez,

Necessito da sua ajuda uma vez que em gestão passiva sou um grande nabo. Sempre foi uma matéria que me despertou atenção mas para a qual nunca tive tempo/disponibilidade/vontade para aprofundar como deveria.

Sou um tipo bastante práctico, teoria não é bem o meu forte. Queria efectuar uma simulação com a sua ajuda sobre um portfolio com ETF´s, data de início 18/03/2014, 25.000 k, com a seguinte constituição:

Acções: 20% - iShares Core MSCI World UCITS ETF (IWDA)
Obrigações: 70% - LYXOR UCITS ETF EURO CORPORATE BOND - C-EUR (CRP), Custo 0,20%/ano;
10% - ContaPoup/DP tx juro (EURIBOR3M+1,25%+0,4% bonificação)

Ou então podemos utilizar para simplificar 80%/20%.

Um abraço e desde já agradeço o tempo que poderá ou não dispender para me ajudar.

Eu também sou novo, mas não faria essa alocação:

Eu dividiria apenas em 2 etf:
Ações 20% (ou o q te sentires confortável): MSCI World Index UCITS ETF (DR) 1C (mais barato: 0,19%) (XDWD)
Obrigações 80% ((ou o q te sentires confortável): BARCLAYS GLOBAL AGGREGATE BOND UCITS ETF 1C (0,30%) (XBAG)

O etf das obrigações embora bem mais caro, é muito mais diversificado. A parte dos DP/conta poupança não vejo lógica, porque o etf de obrigações já investe 24% em divida curto de prazo (< 3 anos) de países bem classificados (investment grade). Para mim é equiparável a depósitos a prazo. Mas claro que 1 etf pode perder valor, um depósito não. Tens que fazer a tua análise e tomar as tuas decisões.

Registado: 4/11/2014 16:35

por chico_laranja » 11/11/2014 10:28

zeef Escreveu:Boas pessoal,

Só para dizer que estou adorar o tópico e aprender bastante.
Vou ainda na pagina 20 ;).

Abreijos

Benvindo.

Sei que a informação é muita mas quando chegares ao fim volta a ler tudo pois na 1ª volta pode ser complicado perceber tudo.

por zeef » 11/11/2014 3:51

Boas pessoal,

Só para dizer que estou adorar o tópico e aprender bastante.
Vou ainda na pagina 20 ;).

Abreijos

Registado: 9/11/2014 21:16

por RSI » 11/11/2014 1:32

O Alquimista Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Alquimista Escreveu:(...)
Para terminar direi que um dos projectos para 2015 é precisamente fazer uma espécie de trading usando fi e etf com o objectivo de pelo menos duplicar o respectivo benchmark. Veremos se tenho suficiente paciência.

Se o benchmark for a LIBOR ou EURIBOR ou até mesmo, o PSI20, não será muito difícil. :mrgreen:

Posso escolher o benchmark para ti?

Sim, podes, e até te digo mais: escolhe o fundo ou etf (accionista e/ou obrigacionista) para eu tentar fazer o trading. Depois verei se o consigo pôr num gráfico ao meu estilo.

Ora aqui está uma coisa que me agrada: "funds trading" e já agora com avaliação trimestral do desempenho dos mesmos, por forma a se aferir as boas ou más opções do turnover de alocação do portfolio do FI por parte dos gestores.

O Alquimista segue aquele ditado espanhol: Uma coisa é falar de touros, outra é entrar na arena. Ou seja, com os seus gráficos e a análise dos sinais que os mesmos podem dar, ele tenta pegar o touro/bull de caras, tendo sempre em mente o objetivo supremo de um trader de upgrade de um dia poder ser ele próprio, juntamente com a maioria do rebanho dos traders, poder influenciar a trajetória do mercado bolsista através das suas opões de trading, isto no pressuposto de um dia poderem vir a convencer a maioria dos investidores em como a ATA (Advanced Technical Analysis) pode ser bastante preditiva dos movimentos futuros, tal como um toureiro condiciona os movimentos do touro de lide com os movimentos preditivos da sua capa.

É claro que nem todos os toureiros têm a competência suficiente para saberem ler os sinais que o touro vai dando, e por isso é que uns são mais colhidos que outros, mas até mesmo os melhores levam umas valentes cornadas, só que muito menos que os maus toureiros.

Alquimista, és uma mais-valia para o tópico, pois não és do tipo “mais do mesmo” ou do politicamente correto, uma vez que pensas pela tua cabeça e não pela cabeça de terceiros, independentemente dos pensamentos poderem nem sempre ser os mais adequados, mas há uma coisa que eles têm: um ADN próprio e diferenciador da amalgama de pensamentos do meanstream, que por vezes estão a seguir um afluente em vez se seguirem o curso do rio principal.

Um abraço.
Editado pela última vez por RSI em 11/11/2014 19:40, num total de 1 vez.

por O Alquimista » 11/11/2014 0:56

chico_laranja Escreveu:Obrigado Alquimista.

Antes de te bombardear com perguntas vou ter que ler o resto. Tens muito material e não dás a papa toda :twisted:

Se por um lado dificulta a aprendizagem por outro apimenta o cenário e faz-nos puxar pelos neurónios.

Eu diria até que estou tentado a pegar nos fundos e em gráficos a 6 meses começar a fazer riscos. O teletrader é amigo e tem lá esses indicadores no chart o que ajuda. Agora tenho é que aprende a detectar os pivots no sitio certo mas com tempo chego lá :-k

De preferência faz as perguntas no meu tópico pois à velocidade com que este anda posso deixar escapar alguma coisa
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por chico_laranja » 11/11/2014 0:40

Obrigado Alquimista.

Antes de te bombardear com perguntas vou ter que ler o resto. Tens muito material e não dás a papa toda :twisted:

Se por um lado dificulta a aprendizagem por outro apimenta o cenário e faz-nos puxar pelos neurónios.

Eu diria até que estou tentado a pegar nos fundos e em gráficos a 6 meses começar a fazer riscos. O teletrader é amigo e tem lá esses indicadores no chart o que ajuda. Agora tenho é que aprende a detectar os pivots no sitio certo mas com tempo chego lá :-k

por O Alquimista » 11/11/2014 0:13

Para terminar direi que um dos projectos para 2015 é precisamente fazer uma espécie de trading usando fi e etf com o objectivo de pelo menos duplicar o respectivo benchmark. Veremos se tenho suficiente paciência.

Se o benchmark for a LIBOR ou EURIBOR ou até mesmo, o PSI20, não será muito difícil. :mrgreen:

Sim, podes, e até te digo mais: escolhe o fundo ou etf (accionista e/ou obrigacionista) para eu tentar fazer o trading. Depois verei se o consigo pôr num gráfico ao meu estilo.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Rick Lusitano » 10/11/2014 23:29

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Sorry, não reparei no pequeno grande pormenor, "geográfica", podes ver através do Trustnet Offshore.

No Trustnet Offshore consegue-se ver todos os fundos ao mesmo tempo, ou tem que ser um a um?
E também não dá para ver os PT, não é?!

PT só em Portugal. No TO podes ver individualmente e/ou criares um portfolio.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por caralmeida030267 » 10/11/2014 23:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:Sorry, não reparei no pequeno grande pormenor, "geográfica", podes ver através do Trustnet Offshore.

No Trustnet Offshore consegue-se ver todos os fundos ao mesmo tempo, ou tem que ser um a um?
E também não dá para ver os PT, não é?!

Registado: 10/7/2014 21:32

por Rick Lusitano » 10/11/2014 23:03

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 10/11/2014 23:00

caralmeida030267 Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Que aplicação usas (ou é mais adequada) para ver a "desagregação por regiões" das obrigações?

O X-Ray da Morningstar/BB, é uma opção ou então a própria ficha do fundo na Morningstar/BB. Infelizmente, não existe uma solução integrada, online ou em app, com todas as opções e todos os fundos.

Esse X-Ray da BB não me mostra nada.
Tentei analisar os fundos de obrigações de ambas as carteiras, mas não tive sucesso. Não consigo ver nenhuma alocação geográfica das obrigações :evil:

Sorry, não reparei no pequeno grande pormenor, "geográfica", podes ver através do Trustnet Offshore.

por O Alquimista » 10/11/2014 23:00

chico_laranja Escreveu:Uma pergunta a'O Alquimista caso ele tenha possibilidade de responder.

Estou a devorar(devagarinho) o teu tópico. Tem umas técnicas bastante interessantes em torno dos swings e pitchforks :wink:

Agora a(s) dúvida(s) que te coloco acima de tudo devido ao teu uso/estudo intenso sobre o tema.

Achas que é aplicável aos fundos de investimento?

Pergunto isto pois tenho dúvidas sobre se pode perder algum valor/significado ou ficar com a informação comprometida devido aos seguintes factores:
- Velas não o são. Há apenas 1 valor diário
- Não há informação sobre o volume. Saberemos trimestralmente se o AUM subiu ou desceu, pouco mais do que isso (A Pictet tem essa informação ao dia no seu site :clap: )

Há ainda o drawback de não se poder apostar na queda de um fundo mas é uma limitação da negociação e não do método.

Uma dúvida extra é se dá para usar em prazos mais largos pois tens acima de tudo gráficos com velas de 30m ou 240m. Penso que sim mas a "excitação" será outra pois se um trader de acções/forex como tu faz movimentos de 1,2 dias, nos fundos serão sempre noutra escala temporal bastante maior.

Julgo que nos fundos gráficos a 6 meses será algo parecido com os que colocas.

Mais dúvidas virão e serão colocadas no teu tópico pois é distorcer este mas pode ser que desperte curiosidade noutros users :-#

Ainda vou na 1ª volta, a 1/3. Quando chegar ao fim certamente que o lerei novamente para perceber melhor pois é um comboio de informação mas parabéns. Mais um tópico altruísta como este do Rick :clap:

Chico, a técnica é aplicável a tudo o que se mova (flutue) e em qualquer timeframe. Dado o tipo de activo (fi ou etf), a escala temporal de negociação é, como dizes, maior do que a que normalmente uso em forex. Contudo, também nesta sede tudo será um pouco relativo porque, como se pode ver no tópico, estive com uma posição aberta nas bunds quase uma semana usando um gráfico salvo erro de 5 minutos. Quanto ao volume, aprendi a negociar sem precisar dele, tanto mais que no cash fx o volume não é reportado ou, se o é, diz unicamente ao volume que se observa apenas no respectivo broker-dealer. Por isso quando negoceio outros activos que não fx não olho para o volume. Ou melhor, posso olhar, mas o que vejo não condiciona (no sentido de legitimar ou infirmar) a minha opção de negociação. Por isso não haver volume não compromete a negociação (tal como eu a faço, obviamente; para outro trader poderá não ser assim). O facto de o preço/valor da up não ser representada em velas também nada prejudicará a negociação. Há até quem prefira fazer análise técnica usando simplesmente uma linha. Quanto ao facto de não se poder shortar um fi, tens uma boa alternativa: retiras o dinheiro do fundo que na tua ideia irá cair e poderás colocá-lo num fi de um sector dito defensivo (o que pode ser uma alternativa àquela política de teres logo o agressivo e o defensivo desde a constituição da carteira numa óptica de diversificação do risco).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, lito, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 95 visitantes