Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por pepe7 » 7/11/2014 11:25

Bom Dia,
Alguém sabe qual é a formula de calculo do direito? Caro Marco António, é possível colocar aqui :)
É que quem comprou nesta lotaria do AC nos últimos dias a SONI, com o valor teórico de 65 cêntimos por direito e a acção 1,1 cêntimos no ajuste de hoje, mas com a valorização para já da acção hoje :shock: , ao valor actual da cotada, logo para já penso que o direito já vale mais :shock:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por ricardmag » 7/11/2014 11:21

:arrow: Quem esteve atento e quis arriscar um pouco ganhou cerca de 100% que foi o meu caso :!:
Deu para recuperar o que tinha lá entalado (não era muito) e ainda algum lucro. Fiquei com uma pequena posição para vender ainda hoje.
.
Anexos
SONI-07112014.png
SONI-07112014.png (38.68 KiB) Visualizado 6115 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Limones » 7/11/2014 11:19

Bom dia,

confirmem só uma dúvida que eu estou estupefacto com a cotação de hoje.

Ou direitos já foram atribuídos, certo? Obviamente que sim. Se vender hoje as minhas acções em carteira, fico com os direitos a partir do dia 11, certo?

Exemplo:
Quem tem 1000 acções compradas ontem, vende as hoje e tem uma menos valia.
Mas fica com 1000 direitos para comprar 107.000 acções a 0,01 €. Que a manter-se a cotação e vendendo em Dezembro ganha 0,03 € p/ acção.

Ando eu doido?

Registado: 9/9/2014 14:10

por doez » 7/11/2014 10:29

hyped78 Escreveu:Exacto. Ou um actual investidor faz "all in" no AC ou então não tem muito sentido. E o capítulo 2 do prospecto é um aviso claro à navegação... para ir para outras águas.

Porque é que um investidor haveria de fazer "all in" ? :?: :?: :-s

Registado: 4/11/2014 16:35

por hyped78 » 7/11/2014 10:04

ricardmag Escreveu:Atenção ao preço médio que vão ficar depois do aumento de capital, podem ficar muito longe de 0,01€.

Por exemplo quem tiver investido 5000€ a 0,40€ tem 12500 acções. Se exercer 1/4 dos direitos dá 3125 x 107,14 = 334812 novas acções a 0,01€ que dá um investimento no aumento de capital de 3348€ o que dá um preço médio de 0,024.

Neste caso ficasse com o lucro da venda de 3/4 dos direitos, caso haja alguém a querer comprar :lol:, e a uma distância de 140% de 0,01€.
Será necessário uma valorização brutal do papel para se poder recuperar o investimento.

Cumprimentos

Exacto. Ou um actual investidor faz "all in" no AC ou então não tem muito sentido. E o capítulo 2 do prospecto é um aviso claro à navegação... para ir para outras águas.

Registado: 6/8/2014 8:28

por ricardmag » 7/11/2014 0:56

Atenção ao preço médio que vão ficar depois do aumento de capital, podem ficar muito longe de 0,01€.

Por exemplo quem tiver investido 5000€ a 0,40€ tem 12500 acções. Se exercer 1/4 dos direitos dá 3125 x 107,14 = 334812 novas acções a 0,01€ que dá um investimento no aumento de capital de 3348€ o que dá um preço médio de 0,024.

Neste caso ficasse com o lucro da venda de 3/4 dos direitos, caso haja alguém a querer comprar :lol:, e a uma distância de 140% de 0,01€.
Será necessário uma valorização brutal do papel para se poder recuperar o investimento.

Cumprimentos

por JustBull » 7/11/2014 0:23

Boa noite a todos,

Apenas para referir que já tenho o prospeto do aumento de capital na "mesinha de cabeceira" para ler no fim de semana e tentar não perder o sono... :?
Como referi no meu 1º post, apesar de acompanhar cotações, gráficos e análises no fórum quando posso, não tenho know-how que me permita opinar, pelo que, irei ler atentamente o prospeto e fazer a minha avaliação e decidir pelo "write off" (vai-me custar claro/caro) ou por acompanhar o aumento de capital provavelmente com 1/4 dos direitos que vou possuir.
Julgo também que irão sair notícias durante o período de subscrição das novas acções e atento ao calendário tomarei a minha decisão.

Cumprimentos,

Registado: 5/11/2014 13:45

por ROADSTER 1 » 6/11/2014 23:53

"O prospecto do aumento de capital tem um Capítulo 2 que ninguém tentado a investir (ou já investido) na empresa deve deixar de ler."

Pegando neste alerta do Pecunia transcrevo, de entre os riscos relacionados com o emitente e as suas participadas, apenas aqueles que me parecem mais importantes e que atendem à grave situação financeira da empresa. Outros riscos, óbvios, são enumerados e poderiam figurar em qualquer outro prospecto de diferente emitente.

Vejamos então (os sublinhados são meus):

"O Grupo Sonae Indústria foi atingido pela conjuntura profundamente desfavorável vivida nos últimos anos na generalidade dos mercados em que atua, o que conduziu a uma deterioração das suas condições de exploração e, não obstante a redução do seu endividamento líquido, o mesmo ainda se encontra num patamar elevado. Em consequência, o Emitente tem vindo a executar um conjunto de operações de reestruturação mas não consegue garantir que as mesmas resultem nas melhorias estimadas".

"A Sonae Indústria apresentava, em 30 de junho de 2014, capitais próprios consolidados de €89M para um capital social de €700M, evidenciando uma forte erosão de fundos próprios que pode eventualmente conduzir à necessidade de futuras operações de aumento de capital".

"Duas subsidiárias do Emitente, em França, têm atualmente um nível de capitais próprios que é inferior a metade do seu capital social. De acordo com a legislação francesa aplicável, qualquer interessado poderá requerer a liquidação judicial destas sociedades caso não seja tomada uma decisão quanto ao seu reequilíbrio financeiro, ou à sua dissolução, dentro dos prazos legais aplicáveis".

"A potencial alienação de ativos, nomeadamente de unidades fabris pela Sonae Indústria, como parte do Plano Estratégico atualmente em curso, por um preço diferente do seu valor líquido contabilístico, pode implicar o registo de mais ou menos valias que podem ter impacto na sua situação económica e financeira".

"A potencial descontinuação, pela Sonae Indústria, da atividade produtiva em algumas unidades industriais, como parte do Plano Estratégico atualmente em curso, pode implicar o registo de perdas por imparidade que podem ter impacto na sua situação económica e financeira".

"A Sonae Indústria dispõe de um conjunto de linhas de crédito e de programas de papel comercial, com e sem garantia de subscrição, de curto prazo que não foram objeto de renegociação ou de alargamento de prazo no âmbito das negociações com os dois principais bancos credores. A eventual não renovação destas facilidades de crédito obrigaria a Sonae Indústria a encontrar formas alternativas de financiamento e/ou a recorrer a futuros aumentos de capital sem os quais não estaria em condições de cumprir o serviço da dívida e/ou de financiar o Plano Estratégico".

"À data de 30 de junho de 2014, o fundo de maneio, definido pela diferença entre os ativos correntes e os passivos correntes, era negativo em €485M, pelo que o Emitente declara que, na sua opinião, o fundo de maneio não é suficiente para fazer face às suas necessidades nos próximos 12 meses".

"A subscrição da operação de aumento de capital num montante inferior a €150M pode comprometer o Plano Estratégico delineado".

"A Sonae Indústria apresenta na Demonstração consolidada da sua posição financeira, a 30 de junho de 2014, um goodwill de €90M e perdas por imparidade associadas a goodwill de perto de €7,7M (valor líquido de balanço de cerca de €82M). Um aumento significativo destas perdas pode ter impacto na posição financeira do Emitente".

"A Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria sobre a Informação Financeira Consolidada e Individual referente às contas da Sonae Indústria de 2013 e do 1º semestre de 2014 contêm ênfases".

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por Pecunia...olet! » 6/11/2014 16:56

E para quem tiver a tentação de decidir com base apenas no anunciado plano estratégico e reestruturação, vale a pena mencionar que desde 2008 a empresa fala em planos ou acções de reestruturação nos relatórios e contas. E queixa-se da conjuntura. Mas "conjuntural" ao fim de 6 anos pode passar a ser sinónimo de "estrutural"...

Talvez já tenha sido referido antes neste tópico, mas vale a pena relembrar o ênfase nas contas de 2013: “Sem afetar a opinião expressa no parágrafo no 7 acima, chamamos a atenção para o facto de, conforme referido na Nota 3 às demonstrações financeiras consolidadas o grupo ter alterado a 31 de dezembro de 2013 a mensuração subsequente dos terrenos e edifícios para o método de revalorização. O impacto desta alteração nas demonstrações financeiras consolidadas consistiu num aumento do Ativo em cerca de 123.467.047 euros, do Passivo em 22.530.772 euros e do Capital próprio em 100.936.275 euros (dos quais 7.764.937 euros no Resultado do período)”.

Apenas uma alteração contabilística? Sim, mas imaginem o balanço e o capital se a mesma não tivesse sido feita...

O prospecto do aumento de capital tem um Capítulo 2 que ninguém tentado a investir (ou já investido) na empresa deve deixar de ler.

Como já alguém referiu antes: o Eng. Belmiro compromete-se a subscrever 75 milhões de euros mas também se compromete a utilizar 16 milhões desse dinheiro para pagar a si próprio um empréstimo que fez à Sonae Indústria recentemente. Ainda assim, investe líquido 59 milhões. Curioso que a opção seja pagar primeiro os empréstimos dos accionistas do que empréstimos bancários...

Registado: 5/11/2014 11:45

por Pecunia...olet! » 6/11/2014 16:30

Creio que as números são estes para os dois cenários extremos: Subscrição máxima (100%) e mínima (50%).

Imagem

Os cálculos incluem uma série de hipóteses e cenários, uns mais defensáveis que outros. Por exemplo, se a empresa voltar aos lucros é difícil argumentar que apresente os mesmos lucros nos dois cenários da subscrição do aumento de capital. O objectivo é apenas ilustrar o efeito de diluição.

Em relação aos valor dos direitos, o accionista que não pretender subscrever as novas ações deve vender esses direitos. Claro, assumindo que alguém os quer comprar.

Registado: 5/11/2014 11:45

por hyped78 » 6/11/2014 16:04

JustBull Escreveu:
Shevet Escreveu:A passividade do nosso mercado, analistas, jornalistas, reguladores, etc........torna este AC entre outros como um roubo que quer passar despercebido!!
Ninguém se pronuncia quanto a forma como esta a ser conduzido este aumento de capital, antigamente via-se no JORNAL DE NEGOCIOS, calculadoras de aumento de capital, tópicos como "veja se vale a pena acompanhar o aumento de capital", "veja com quantas ações vai ficar", "simuladores", agora......................nada, mais vale não dizer nada, pois vão todos levar uma tetada á portuguesa!!
Já sabemos todos qual a opinião da maioria, "larguem essa porra", mas infelizmente há quem esteja entalado, como eu, não é que tenha muitas, que não tenho, mas se á cotação de 35 cents tinha de lá enterrar mais 3x o capital, agora a esta cotação tenho de lá enterrar 15x o capital avaliado á data de hoje :shock: :shock: :shock: :shock:

Alguém que esteja dentro que tenha vontade de lá ir, que esteja a vêr de forma diferente???

Bom dia (sim bom dia porque ainda não almocei :( ) aos administradores, membros e visitantes do fórum,

Após anos a consultar este fórum como visitante, embora não possa dar grande contributo técnico nesta área, resolvi ontem registar-me e participar neste tópico da Sonae Industria.

Prefiro usar o termo "agarrado" do que "entalado" nesta acção, sempre é mais simpático. Detenho posição, pequena, mas para mim significativa em termos de valor investido nesta acção. Para mim estar a perder 87% ou vir a perder 98% com cotação a 0,010 é indiferente.
Cito o membro "Shevet" apenas para referir que as minhas contas serão semelhantes às deste membro, embora esteja fora de questão ir ao aumento de capital com a totalidade dos direitos. Julgo que será possível apenas exercer parte dos direitos (ainda me estou a informar, dado que nunca participei num aumento de capital) e ficar com uma posição que permita a prazo recuperar as perdas nesta acção - sempre pode ocorrer um Bull Market em que tudo sobe, embora tenha consciência que o cenário não é dos mais favoráveis.
Devo também referir que fiquei surpreendido com os termos do AC, mas não detenho conhecimentos para me pronunciar sobre o mesmo.
Quanto ao resto, julgo que todos os que detêm acções desta empresa, sabiam do alto risco desse investimento, ainda me lembro de ler artigos do Ulisses Pereira a analisar esta acção cotava ela em valores que não vale a pena referir (todos sabem).

Cumprimentos e bons investimentos!

Podes perfeitamente vender parte dos direitos e usar os restantes para participar no aumento de capital.

Registado: 6/8/2014 8:28

por ricardmag » 6/11/2014 15:51

À semelhança das demais ações do Emitente, as Novas Ações a emitir serão inscritas no
sistema centralizado gerido pela Interbolsa. Esta entidade atribuiu, respetivamente às Novas
Ações e aos direitos de subscrição, os códigos ISIN PTS3P8AM0001 e PTS3P0AMS009.

Para acompanharem a negociação dos direitos em principio será aqui e as novas acções aqui

por ricardmag » 6/11/2014 15:42

Moykan Escreveu:Para quem tem 10.000 acções:

Se amanhã vender 10.000 acções a uma cotação de 0,065 quais serão a minhas contas em relação a direitos?

Atribuição aos detentores de direitos de subscrição, do número de Novas Ações que
resultar da aplicação do fator 107,1428571428571 ao número de direitos por si
exercidos, com arredondamento por defeito.

Acho que cada acção dá direito a um direito e cada direito dá 107,1428571428571 novas acções.

por doez » 6/11/2014 15:24

Ropamosa Escreveu:Todos sabemos que as empresas além das condições externas nos ultimos anos (que todos as conhecemos), também necessitam de acesso à banca para gestão de liquidez. No caso da SONI, os seus resultados nos ultimos anos, levou a uma bola de neve e asfixia financeira. Esta situação levou aos titulos terem assistido a uma queda considerável nos ultimos anos. Então o que muda? O que muda com o aumento de capital é a maior credibilidade na banca para reestruturação da divida, possibilitando maior liquidez de tesouraria e restruturação interna (optimização de recursos, redução de custos de produção, etc), aumentando assim a capacidade de gerar maior cashflow e por consequência, mais oportunidades de crescimento. Em ultima instância, o que muda é a probabilidade matemática de voltar aos lucros.

:lol:
Não se pode optimizar recursos e reduzir custos de produção sem 1 aumento de capital?
Eu diria que a probabilidade de uma empresa que dá prejuízos desde 2008 vir eventualmente a ser um bom investimento é no mínimo reduzidíssima. Particularmente para quem já tem esta ação há mais tempo. Que achas que vai acontecer a algo que dá prejuízo há 7 anos, quando se atira mais algum (pouco) dinheiro para cima?

As "condições externas nos últimos anos" são as mesmas para a SONI, para a PTI, COR, ALTR, RAM, etc. A diferença é que uma dá prejuízo e as outra dão lucro. Por isso é que questiono o que levará uma pessoa a ter metido dinheiro na SONI e não na PTI, COR, ALTR e RAM nos últimos 7 anos. (Isto só no sector da Indústria...claro)

Sou estou a tentar avisar, para depois não virem dizer que a culpa é do governo e do regulador.

por Moykan » 6/11/2014 15:11

Para quem tem 10.000 acções:

Se amanhã vender 10.000 acções a uma cotação de 0,065 quais serão a minhas contas em relação a direitos?
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary

Registado: 4/12/2013 16:27

por MVP » 6/11/2014 15:08

StockGalaxy Escreveu:
Não tenho os detalhes da restruturação mas o Belmiro não ia meter 75 milhões para os perder sem ter um plano de re-estruturação mais ou menos credivel.

Contudo, no prospecto, a empresa estabelece que vai reembolsar uma parte da dívida entre 31,7 e 56,7 milhões de euros (consoante os resultados da operação). Também haverá uma amortização de 16,7 milhões de euros de um empréstimo concedido pela Efanor.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... pital.html

Ou talvez uma forma de motivar o "mercado" a meter outros 75, e talvez a unica forma de reembolsar a sua propria empresa neste emprestimo de 16,7 :-k

Registado: 27/6/2010 23:26

por JustBull » 6/11/2014 13:41

Shevet Escreveu:A passividade do nosso mercado, analistas, jornalistas, reguladores, etc........torna este AC entre outros como um roubo que quer passar despercebido!!
Ninguém se pronuncia quanto a forma como esta a ser conduzido este aumento de capital, antigamente via-se no JORNAL DE NEGOCIOS, calculadoras de aumento de capital, tópicos como "veja se vale a pena acompanhar o aumento de capital", "veja com quantas ações vai ficar", "simuladores", agora......................nada, mais vale não dizer nada, pois vão todos levar uma tetada á portuguesa!!
Já sabemos todos qual a opinião da maioria, "larguem essa porra", mas infelizmente há quem esteja entalado, como eu, não é que tenha muitas, que não tenho, mas se á cotação de 35 cents tinha de lá enterrar mais 3x o capital, agora a esta cotação tenho de lá enterrar 15x o capital avaliado á data de hoje :shock: :shock: :shock: :shock:

Alguém que esteja dentro que tenha vontade de lá ir, que esteja a vêr de forma diferente???

Bom dia (sim bom dia porque ainda não almocei :( ) aos administradores, membros e visitantes do fórum,

Após anos a consultar este fórum como visitante, embora não possa dar grande contributo técnico nesta área, resolvi ontem registar-me e participar neste tópico da Sonae Industria.

Prefiro usar o termo "agarrado" do que "entalado" nesta acção, sempre é mais simpático. Detenho posição, pequena, mas para mim significativa em termos de valor investido nesta acção. Para mim estar a perder 87% ou vir a perder 98% com cotação a 0,010 é indiferente.
Cito o membro "Shevet" apenas para referir que as minhas contas serão semelhantes às deste membro, embora esteja fora de questão ir ao aumento de capital com a totalidade dos direitos. Julgo que será possível apenas exercer parte dos direitos (ainda me estou a informar, dado que nunca participei num aumento de capital) e ficar com uma posição que permita a prazo recuperar as perdas nesta acção - sempre pode ocorrer um Bull Market em que tudo sobe, embora tenha consciência que o cenário não é dos mais favoráveis.
Devo também referir que fiquei surpreendido com os termos do AC, mas não detenho conhecimentos para me pronunciar sobre o mesmo.
Quanto ao resto, julgo que todos os que detêm acções desta empresa, sabiam do alto risco desse investimento, ainda me lembro de ler artigos do Ulisses Pereira a analisar esta acção cotava ela em valores que não vale a pena referir (todos sabem).

Cumprimentos e bons investimentos!
Editado pela última vez por JustBull em 6/11/2014 15:10, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2014 13:45

por Ropamosa » 6/11/2014 12:52

doez Escreveu:
Ropamosa Escreveu:Não concordo com a "debandada" que se tem verificado neste titulo. Convém entender que a situação é complicada e entendida pela respectiva Administração. A solução passa inevitavelmente por um aumento de capital de forma a "reestruturar", ou seja, arrumar a casa. É certo que a situação futura não poderá ser idêntica à mantida nos ultimos anos, mas tal também se deveu à conjuntura e se calhar até algum descuido nos custos de produção, decréscimo de vendas, etc. O futuro não é certo, mas a intenção de mudar o rumo parece-me um bom principio para uma mudança eficaz, aprendendo com os erros do passado. Não querendo de forma nenhuma julgar opiniões, parece-me que a empresa apresenta neste momento maior capacidade para mudar o rumo do que à um ano atrás. Acredito também que não demorará 1 ou 2 anos até os resultados deste aumento de capital reflictam melhorias significativas na SONI, mas como anteriormente dito, a venda de participações aos preços actuais do titulo, é de facto uma oportunidade a quem quer manter uma posição neste titulo, podendo vir a tornar-se bastante positiva no futuro. O mercado é soberano e nos ultimos dias para este titulo, agiu-se mais com as emoções do que com a razão.

6 anos para "aprender" com os erros? :lol:
É uma pena em Portugal ainda confundir-se gestão pública com empresas privadas. Eu discordo: não percebo é como a debandada só começou agora. Lembro-me que andei a fazer contas aos relatórios das empresas no PSI 20 ( e algumas do PSI Geral) há coisa de 1 ano...e lembro-me bem que a SONAE Indústria e Capital foi daquelas que abri, e fechei logo... nem me dei ao trabalho.

Cuidado para depois não culparem o regulador e o estado. É que se não houvesse alternativas, uma pessoa ainda percebe.

Todos sabemos que as empresas além das condições externas nos ultimos anos (que todos as conhecemos), também necessitam de acesso à banca para gestão de liquidez. No caso da SONI, os seus resultados nos ultimos anos, levou a uma bola de neve e asfixia financeira. Esta situação levou aos titulos terem assistido a uma queda considerável nos ultimos anos. Então o que muda? O que muda com o aumento de capital é a maior credibilidade na banca para reestruturação da divida, possibilitando maior liquidez de tesouraria e restruturação interna (optimização de recursos, redução de custos de produção, etc), aumentando assim a capacidade de gerar maior cashflow e por consequência, mais oportunidades de crescimento. Em ultima instância, o que muda é a probabilidade matemática de voltar aos lucros.

Registado: 23/4/2014 9:56

por Delaprata » 6/11/2014 12:34

Mas fica a pregunta: então e o que lá andaram a fazer nos últimos 6/7 anos?
Isto porque o cenário é mais ou menos igual.
Talvez não lhe reste é outra alternativa.

Registado: 25/3/2014 18:08

por StockGalaxy » 6/11/2014 12:18

Delaprata Escreveu:Não deixa de ser preocupante o montante da dívida líquida e, mais ainda, o facto de mais ou menos 70% ser de curto prazo. Donde seria imperativo o aumento de capital. Agora uma questão importante é (além do refinanciamento do dívida) da capacidade de operacionalmente se gerarem resultados positivos o que não se tem vindo a verificar. Desta forma o refinanciamento da dívida é apenas adiar o inevitável.
Não tive oportunidade de ler o prospecto do aumento de capital para verificar se existe mais alguma informação adicional que possa tranquilizar o accionista neste capítulo.
Quais os principais argumentos para investir na empresa? O que vai mudar para que se possa gerar R.O. positivos?
Em conclusão o cenário não é optimista.

Bons negocios.

Não tenho os detalhes da restruturação mas o Belmiro não ia meter 75 milhões para os perder sem ter um plano de re-estruturação mais ou menos credivel.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por doez » 6/11/2014 12:15

Ropamosa Escreveu:Não concordo com a "debandada" que se tem verificado neste titulo. Convém entender que a situação é complicada e entendida pela respectiva Administração. A solução passa inevitavelmente por um aumento de capital de forma a "reestruturar", ou seja, arrumar a casa. É certo que a situação futura não poderá ser idêntica à mantida nos ultimos anos, mas tal também se deveu à conjuntura e se calhar até algum descuido nos custos de produção, decréscimo de vendas, etc. O futuro não é certo, mas a intenção de mudar o rumo parece-me um bom principio para uma mudança eficaz, aprendendo com os erros do passado. Não querendo de forma nenhuma julgar opiniões, parece-me que a empresa apresenta neste momento maior capacidade para mudar o rumo do que à um ano atrás. Acredito também que não demorará 1 ou 2 anos até os resultados deste aumento de capital reflictam melhorias significativas na SONI, mas como anteriormente dito, a venda de participações aos preços actuais do titulo, é de facto uma oportunidade a quem quer manter uma posição neste titulo, podendo vir a tornar-se bastante positiva no futuro. O mercado é soberano e nos ultimos dias para este titulo, agiu-se mais com as emoções do que com a razão.

6 anos para "aprender" com os erros? :lol:
É uma pena em Portugal ainda confundir-se gestão pública com empresas privadas. Eu discordo: não percebo é como a debandada só começou agora. Lembro-me que andei a fazer contas aos relatórios das empresas no PSI 20 ( e algumas do PSI Geral) há coisa de 1 ano...e lembro-me bem que a SONAE Indústria e Capital foi daquelas que abri, e fechei logo... nem me dei ao trabalho.

Cuidado para depois não culparem o regulador e o estado. É que se não houvesse alternativas, uma pessoa ainda percebe.

por Delaprata » 6/11/2014 12:10

Não deixa de ser preocupante o montante da dívida líquida e, mais ainda, o facto de mais ou menos 70% ser de curto prazo. Donde seria imperativo o aumento de capital. Agora uma questão importante é (além do refinanciamento do dívida) da capacidade de operacionalmente se gerarem resultados positivos o que não se tem vindo a verificar. Desta forma o refinanciamento da dívida é apenas adiar o inevitável.
Não tive oportunidade de ler o prospecto do aumento de capital para verificar se existe mais alguma informação adicional que possa tranquilizar o accionista neste capítulo.
Quais os principais argumentos para investir na empresa? O que vai mudar para que se possa gerar R.O. positivos?
Em conclusão o cenário não é optimista.

Bons negocios.

Registado: 25/3/2014 18:08

por StockGalaxy » 6/11/2014 11:25

Com uma perda de ja mais de 80% na posição, o valor das ações é residual. Prefiro ficar com as ações e ver o que é que o Belmiro vai fazer com a SONI nos proximos 2 anos.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Ropamosa » 5/11/2014 19:39

Não concordo com a "debandada" que se tem verificado neste titulo. Convém entender que a situação é complicada e entendida pela respectiva Administração. A solução passa inevitavelmente por um aumento de capital de forma a "reestruturar", ou seja, arrumar a casa. É certo que a situação futura não poderá ser idêntica à mantida nos ultimos anos, mas tal também se deveu à conjuntura e se calhar até algum descuido nos custos de produção, decréscimo de vendas, etc. O futuro não é certo, mas a intenção de mudar o rumo parece-me um bom principio para uma mudança eficaz, aprendendo com os erros do passado. Não querendo de forma nenhuma julgar opiniões, parece-me que a empresa apresenta neste momento maior capacidade para mudar o rumo do que à um ano atrás. Acredito também que não demorará 1 ou 2 anos até os resultados deste aumento de capital reflictam melhorias significativas na SONI, mas como anteriormente dito, a venda de participações aos preços actuais do titulo, é de facto uma oportunidade a quem quer manter uma posição neste titulo, podendo vir a tornar-se bastante positiva no futuro. O mercado é soberano e nos ultimos dias para este titulo, agiu-se mais com as emoções do que com a razão.

Registado: 23/4/2014 9:56

por ROADSTER 1 » 5/11/2014 19:35

Depois de 2 horas a ler o Prospecto, também já me decidi pelo Write off. Impossível alguém dar uma segunda oportunidade perante o panorama descrito. Porque não investi metade deste tempo a estudar os fundamentais da empresa antes do investimento inicial ? :wall:
Vou encaixar uma perda substancial (até tenho vergonha de dizer quanto) e, apesar de mais uma vez ter ficado demonstrado que os pequenos accionistas são carne para canhão, não vou culpar ninguém a não ser eu próprio que, conhecendo as regras do jogo, fui extremamente imprudente no momento de investir e indisciplinado perante os sinais de saída posteriormente fornecidos pela AT.

Abraço.
Editado pela última vez por ROADSTER 1 em 5/11/2014 19:41, num total de 1 vez.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, danielme1962, Google [Bot], Massao1, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 368 visitantes