Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
Depois do excelente post do Pecunia parece-me ser extremamente arriscado participar num AC com a empresa nesta situação. Aos actuais accionistas que estão com dilema entre o write off e participar no AC, apenas posso dizer que é preferível pensar racionalmente do que ter uma ligação emotiva a esta acção.
- Registado: 6/8/2014 8:28
ricardmag Escreveu:AlanTejano, devias ter lido as condições da tua corretora quando te iniciaste e já saberias que os recalls são permitidos.
Cumprimentos
A mim avisaram-me por telefone ontem de manhã. Pelo menos na GB, quando abres uma posicção curta aparece uma janela onde é explicado precisamente que a posição pode ser fechada em determinadas condições. Já abri muitas posições curtas em diversos títulos e foi a primeira vez que tal me aconteceu. Tive a posição apenas aberta um dia.
A chatice é que isto hoje dava mais um bom lucro, e não me parece que ficasse por aqui...
Mas aposto que quem quer shortar via corretora estrangeira com um contrato short REPO o pode fazer. O Cem penso que fez dessa forma com o Banif.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
AlanTejano, devias ter lido as condições da tua corretora quando te iniciaste e já saberias que os recalls são permitidos.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
TInha posição curta na SONI que foi fechada por iniciativa da plataforma BTP. Sem qualquer consentimento da minha parte, fecharam a posição curta, alegando que o detentor exigiu a devolução das acções que sustentam o produto derivado (neste caso CFDs). O mais interessante foi a justificação: "Foi feito o recall da posição da SONI a todos os clientes com posições curtas"... mas se a posição fosse longa? "Nesse caso não, a posição não é encerrada." Muito interessante...
Este procedimento é legal? Alguém me pode informar se noutras plataformas, aconteceu o mesmo?

Este procedimento é legal? Alguém me pode informar se noutras plataformas, aconteceu o mesmo?
I love this game!
Pecunia...olet! Escreveu:Podemos ou não gostar do Eng. Azevedo, da sua actuação no mercado de capitais, do seu estilo de gestão, dos resultados das suas empresas ou do seu relacionamento com os accionistas das empresas nas quais tem controlo accionista, mas no caso da Sonae Indústria, para além de olhar para as condições do aumento de capital, vale a pena olhar para o histórico da empresa. E para o futuro!
Em termos muito genéricos, a história recente tem sido madrasta para os accionistas:
Desde 2008 até Jun14 a empresa acumulou resultados negativos de 519 milhões de Euros.
As vendas no final de 2013 caíram 40% face ao final de 2007.
O passivo total acima de 1000 milhões de euros, que a empresa não tem conseguido reduzir.
Os capitais próprios desapareceram nestes últimos 5 anos (por isso o aumento de capital).
No prospecto do aumento de capital refere que à data de 30 de Junho o fundo de maneio era negativo no montante de 485 milhões de euros! Naturalmente que também afirma que não será suficiente para as necessidades dos próximos 12 meses. Com a renegociação da dívida e o aumento de capital alivia a corda mas não a retira do pescoço. Mesmo após a renegociação dos prazos das dívidas e do aumento de capital, o fundo de maneio estimado é negativo em 56 milhões de euros.
Mais do que as condições do aumento de capital, a questão essencial é: a equipa de gestão e o plano estratégico são os mais adequados para que a empresa regresse aos lucros e possa ser sustentável na sua forma actual? Ou seja, mais do que o passado importa o futuro do negócio da empresa. Uma coisa parece óbvia: sem aumento de capital dificilmente sobreviveria dada a pressão dos credores (que já fizeram depender a renegociação da dívida da concretização do aumento de capital) e das margens do negócio. Sem aumento de capital e mais um ano como os últimos e a empresa estaria em falência técnica.
As condições e os objectivos do aumento de capital podem ser discutidas até à exaustão, mas nada altera a história e as necessidades actuais da empresa. Mesmo após o aumento de capital (admitindo que será totalmente subscrito) e a renegociação da dívida, a pressão não acabará. Para os actuais accionistas, o dilema é entre não ir ao aumento de capital e fazer write-off agora ou dar mais uma oportunidade ao Eng. Azevedo e esperar por melhores tempos. Admito que perante resultados tão desastrosos nos últimos 6 anos e as perspectivas apresentadas não é uma decisão fácil. Mais ainda quando um dos seus principais mercados (Alemanha) parece a caminho de recessão.
E até arrisco que o Eng. Azevedo não deve estar entusiasmado com o facto de ter que investir mais 75 milhões de euros. Creio que no intervalo de uma partida de squash deve estar a pensar: "não seria a minha primeira opção, mas as alternativas...". Afinal também perdeu quase a totalidade do dinheiro que lá tinha investido. E ele só tem 51%!
Não sou accionista da Sonae Industria, compreendo a indignação de quem perdeu dinheiro neste investimento, mas a realidade da empresa não é das mais risonhas. Espero sinceramente que a empresa dê rapidamente a volta à situação. Caso contrário, a perder entre 60-100 milhões de euros ao ano, este dinheiro novo também desaparecerá num ápice.

- Registado: 29/11/2007 3:19
Excelente post. Os resultados líquidos são profundamente...esclarecedores. Não percebo como tendo nos últimos anos empresas de indústria que desde sempre têm dado resultados positivos (Cortiçeira, Portucel) como é que alguém pondera investir nesta empresa. Depois é bom que não se queixem...
(BES, PT, Sonae industria, Sonae capital, praticamente todos os bancos,etc.) acumularam um ou mais exercícios com resultados negativos antes de virem por aí abaixo.. se isto não dá uma boa pista sobre o que incluir na vossa estratégia, depois não culpem o regulador e o governo.
Abraço.
(BES, PT, Sonae industria, Sonae capital, praticamente todos os bancos,etc.) acumularam um ou mais exercícios com resultados negativos antes de virem por aí abaixo.. se isto não dá uma boa pista sobre o que incluir na vossa estratégia, depois não culpem o regulador e o governo.
Abraço.
- Registado: 4/11/2014 16:35
Pecunia, excelente post. Claro e, sobretudo, realista.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Podemos ou não gostar do Eng. Azevedo, da sua actuação no mercado de capitais, do seu estilo de gestão, dos resultados das suas empresas ou do seu relacionamento com os accionistas das empresas nas quais tem controlo accionista, mas no caso da Sonae Indústria, para além de olhar para as condições do aumento de capital, vale a pena olhar para o histórico da empresa. E para o futuro!

Em termos muito genéricos, a história recente tem sido madrasta para os accionistas:
Desde 2008 até Jun14 a empresa acumulou resultados negativos de 519 milhões de Euros.
O passivo total acima de 1000 milhões de euros, que a empresa não tem conseguido reduzir.
Os capitais próprios desapareceram nestes últimos 5 anos (por isso o aumento de capital).
No prospecto do aumento de capital refere que à data de 30 de Junho o fundo de maneio era negativo no montante de 485 milhões de euros! Naturalmente que também afirma que não será suficiente para as necessidades dos próximos 12 meses. Com a renegociação da dívida e o aumento de capital alivia a corda mas não a retira do pescoço. Mesmo após a renegociação dos prazos das dívidas e do aumento de capital, o fundo de maneio estimado é negativo em 56 milhões de euros.
Mais do que as condições do aumento de capital, a questão essencial é: a equipa de gestão e o plano estratégico são os mais adequados para que a empresa regresse aos lucros e possa ser sustentável na sua forma actual? Ou seja, mais do que o passado importa o futuro do negócio da empresa. Uma coisa parece óbvia: sem aumento de capital dificilmente sobreviveria dada a pressão dos credores (que já fizeram depender a renegociação da dívida da concretização do aumento de capital) e das margens do negócio. Sem aumento de capital e mais um ano como os últimos e a empresa estaria em falência técnica.
As condições e os objectivos do aumento de capital podem ser discutidas até à exaustão, mas nada altera a história e as necessidades actuais da empresa. Mesmo após o aumento de capital (admitindo que será totalmente subscrito) e a renegociação da dívida, a pressão não acabará. Para os actuais accionistas, o dilema é entre não ir ao aumento de capital e fazer write-off agora ou dar mais uma oportunidade ao Eng. Azevedo e esperar por melhores tempos. Admito que perante resultados tão desastrosos nos últimos 6 anos e as perspectivas apresentadas não é uma decisão fácil. Mais ainda quando um dos seus principais mercados (Alemanha) parece a caminho de recessão.
E até arrisco que o Eng. Azevedo não deve estar entusiasmado com o facto de ter que investir mais 75 milhões de euros. Creio que no intervalo de uma partida de squash deve estar a pensar: "não seria a minha primeira opção, mas as alternativas...". Afinal também perdeu quase a totalidade do dinheiro que lá tinha investido. E ele só tem 51%!
Não sou accionista da Sonae Industria, compreendo a indignação de quem perdeu dinheiro neste investimento, mas a realidade da empresa não é das mais risonhas. Espero sinceramente que a empresa dê rapidamente a volta à situação. Caso contrário, a perder entre 60-100 milhões de euros ao ano, este dinheiro novo também desaparecerá num ápice.

- Registado: 5/11/2014 11:45
Uma questão:
Quem pode ir ao Rateio ?
-so acionistas
_ quem tiver adquirido direitos depois do dia 6 próximo
- todo publico em geral
Obrigado,
Abraço
Quem pode ir ao Rateio ?
-so acionistas
_ quem tiver adquirido direitos depois do dia 6 próximo
- todo publico em geral
Obrigado,
Abraço
- Registado: 15/8/2014 22:00
andre.vez Escreveu:hyped78 Escreveu:Isso pode acontecer. De facto, se não houve procura suficiente no aumento de capital, o Belmiro mais cedo ou mais tarde retira a empresa da bolsa.
Para além disso, segundo parece, o aumento de capital só resolve cerca de metade da dívida da empresa. Continuará, portanto, a ser uma empresa com pouca viabilidade.
Este AC da Sonae Indústria parece-me um péssimo negócio tanto para os actuais accionistas como para eventuais futuros accionistas.
Boas,
Segundo eu percebi o aumento de capital não resolve metade da dívida. Permitirá restroturar parte da dívida entre outras coisas.
Sim, refinanciar, reestruturar, peço desculpa.
Shevet Escreveu:A passividade do nosso mercado, analistas, jornalistas, reguladores, etc........torna este AC entre outros como um roubo que quer passar despercebido!!
Ninguém se pronuncia quanto a forma como esta a ser conduzido este aumento de capital, antigamente via-se no JORNAL DE NEGOCIOS, calculadoras de aumento de capital, tópicos como "veja se vale a pena acompanhar o aumento de capital", "veja com quantas ações vai ficar", "simuladores", agora......................nada, mais vale não dizer nada, pois vão todos levar uma tetada á portuguesa!!
Já sabemos todos qual a opinião da maioria, "larguem essa porra", mas infelizmente há quem esteja entalado, como eu, não é que tenha muitas, que não tenho, mas se á cotação de 35 cents tinha de lá enterrar mais 3x o capital, agora a esta cotação tenho de lá enterrar 15x o capital avaliado á data de hoje![]()
![]()
![]()
![]()
Alguém que esteja dentro que tenha vontade de lá ir, que esteja a vêr de forma diferente???
Bom dia,
Também estou dentro e entalado.
Acho que este aumento de capital é uma falta de ética por parte do conselho de administração para com os pequenos acionistas. No minino a obrigação da adminsitração antes da deliberação do aumento do capital era a apresentação de contas do 3T de 2014.
Em suma, ainda não sei o que fazer mas não vou atirar dinheiro para o Sr. Belmiro se ficar uma vez mais a rir!!!!!!!!!!!
- Registado: 21/7/2008 1:12
A passividade do nosso mercado, analistas, jornalistas, reguladores, etc........torna este AC entre outros como um roubo que quer passar despercebido!!
Ninguém se pronuncia quanto a forma como esta a ser conduzido este aumento de capital, antigamente via-se no JORNAL DE NEGOCIOS, calculadoras de aumento de capital, tópicos como "veja se vale a pena acompanhar o aumento de capital", "veja com quantas ações vai ficar", "simuladores", agora......................nada, mais vale não dizer nada, pois vão todos levar uma tetada á portuguesa!!
Já sabemos todos qual a opinião da maioria, "larguem essa porra", mas infelizmente há quem esteja entalado, como eu, não é que tenha muitas, que não tenho, mas se á cotação de 35 cents tinha de lá enterrar mais 3x o capital, agora a esta cotação tenho de lá enterrar 15x o capital avaliado á data de hoje
Alguém que esteja dentro que tenha vontade de lá ir, que esteja a vêr de forma diferente???
Já sabemos todos qual a opinião da maioria, "larguem essa porra", mas infelizmente há quem esteja entalado, como eu, não é que tenha muitas, que não tenho, mas se á cotação de 35 cents tinha de lá enterrar mais 3x o capital, agora a esta cotação tenho de lá enterrar 15x o capital avaliado á data de hoje

Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
hyped78 Escreveu:Isso pode acontecer. De facto, se não houve procura suficiente no aumento de capital, o Belmiro mais cedo ou mais tarde retira a empresa da bolsa.
Para além disso, segundo parece, o aumento de capital só resolve cerca de metade da dívida da empresa. Continuará, portanto, a ser uma empresa com pouca viabilidade.
Este AC da Sonae Indústria parece-me um péssimo negócio tanto para os actuais accionistas como para eventuais futuros accionistas.
Boas,
Segundo eu percebi o aumento de capital não resolve metade da dívida. Permitirá restroturar parte da dívida entre outras coisas.
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
Isso pode acontecer. De facto, se não houve procura suficiente no aumento de capital, o Belmiro mais cedo ou mais tarde retira a empresa da bolsa.
Shevet Escreveu:Realmente percebo pouco de estruturas empresariais cotadas, mas...............esta ficará o cumulo do exagero, então se o Belmiro fica com cerca de 90% da empresa, pode facilmente retira-la de bolsa sem dar cavaco aos atuais acionistas?? Mesmo que eles vão ao AC, vão ser roubados na cara de todos os reguladores, vão lá meter mais 5 vezes em cash o numero de ações que detêm para não verem a sua participação desaparecer, e depois vem o Mafias e diz agora vou tirar esta trampa de bolsa e só pago meio centimo!! É possivel acontecer isto, ou estou a ver mal??
Mas isso só acontecerá se a maioria dos accionistas não forem ao aumento de capital. Imagina que quase ninguém subscreve novas ações, a família Azevedo vai controlar quase 100% da empresa. Mas eu sinceramente não acredito, e se isso acontecer as coisas estão realmente muito más.
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
Realmente percebo pouco de estruturas empresariais cotadas, mas...............esta ficará o cumulo do exagero, então se o Belmiro fica com cerca de 90% da empresa, pode facilmente retira-la de bolsa sem dar cavaco aos atuais acionistas?? Mesmo que eles vão ao AC, vão ser roubados na cara de todos os reguladores, vão lá meter mais 5 vezes em cash o numero de ações que detêm para não verem a sua participação desaparecer, e depois vem o Mafias e diz agora vou tirar esta trampa de bolsa e só pago meio centimo!! É possivel acontecer isto, ou estou a ver mal??
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith

As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Blue Epsilon Escreveu:AlanTejano Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Tive de fechar a posicão curta na SONI. Ligaram-me da corretora a avisar que hoje às 15h o Saxo vai fazer "recall" de todas as posições curtas da SONI.
Foram 10,6% neste trade puramente especulativo que durou umas 24h!
Próximo short: PT.... Mas não deixam!
Fecharam os cfds todos, ou só as posições curtas?
Só as posições curtas. Para fecharem mesmo os CFDs de acções relevantes, só em títulos suspensos penso eu.
Para além de não compreender qual a diferença entre uma acção "emprestada" para um cfd longo ou curto, o que mais me intriga é como é que este procedimento é legal? Se podem fazer recall das acções emprestadas para derivados (cfds...) levando à liquidação do mesmo, é o mesmo que dizer que existe um stop que pode ser despoletado a qualquer momento? Uma coisa é não deixarem abrir posições (tudo bem), outra coisa é fechar posições arbitrariamente... assim é muito difícil.
I love this game!
AlanTejano Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Tive de fechar a posicão curta na SONI. Ligaram-me da corretora a avisar que hoje às 15h o Saxo vai fazer "recall" de todas as posições curtas da SONI.
Só as posições curtas. Para fecharem mesmo os CFDs de acções relevantes, só em títulos suspensos penso eu.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Blue Epsilon Escreveu:Tive de fechar a posicão curta na SONI. Ligaram-me da corretora a avisar que hoje às 15h o Saxo vai fazer "recall" de todas as posições curtas da SONI.
I love this game!
Um recall sgnifica que o detentor das ações que tu vendeste quer as ações para as negociar (vender)?
Blue Epsilon Escreveu:Tive de fechar a posicão curta na SONI. Ligaram-me da corretora a avisar que hoje às 15h o Saxo vai fazer "recall" de todas as posições curtas da SONI.
Um recall? isso significa o quê?
Eu tenho posição curta aberta...mas no jogo da bolsa. 

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, jprgodinho, m-m, malakas, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, Tiago2006, xeidafome e 206 visitantes