Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Mr_L » 4/11/2014 20:23

Serra Lapa Escreveu:Vê o editorial de ontem do JN

Os acionistas da PT SGPS ( os que contam) não expressam os seus mais "íntimos" pensamentos sobre Vende / Não Vende através de Editoriais de Jornais. O mais que podem fazer é enviar mensagens "subliminares" ao mercado a dizer: "por esse preço não vendo. Vejam lá se melhoram a proposta ou então negoceio com outros"

É que a administração da PT SGPS não pode furtar-se ao dever fiduciário a que está obrigada, por isso, não é sua obrigação defender a PT Portugal mas sim o interesse dos seus acionistas. O resto é conversa fiada. Que a PT SGPS tem direito de veto, é verdade, mas o uso desse direito está limitado pelo interesse dos seus acionistas e não por qualquer outra consideração.

Nota: Dever Fiduciário - O dever fiduciário é a obrigação de atuar no interesse de todos os acionistas
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Intermediate » 4/11/2014 20:16

RMA33 Escreveu:Peço desculpa pela insistência no assunto, mas ainda não entendi muito bem como é que a capitalização bolsista da PT SGPS e de cerca de Mil Milhões de Euros e os activos que passaram para a OI receberam uma oferta de cerca de 7 Mil Milhões de Euros? :oh:

Um Abraço

Vou tentar demonstrar porque é que a PT vale ~€1bi.

# acções Cot. BRL 4/11 Valor m BRL
OIBR3 2.861.553.199 1,32 3.777
OIBR4 5.723.166.916 1,27 7.268

Cap. Bolsista da OI mBRL 11.046

EUR / BRL 3,14

Cap. Bolsista da OI mEUR 3.518

% de participação da PT SGPS 25,60%

Valor da participação na OI 901 A

# acções da PT 896.512.000

Cotação 4/11 1,197

Cap. Bolsista da PT mEUR 1.073 B

Valor da call option 173 B - A

Registado: 4/11/2014 15:37

por O Estóico Ocioso » 4/11/2014 20:14

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 17:07, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por SERRA LAPA » 4/11/2014 20:13

Vê o editorial de ontem do JN

Registado: 17/3/2008 4:57

por Mr_L » 4/11/2014 20:07

Serra Lapa Escreveu:Completando apenas a minha intervenção anterior:

... Acontece porém que os accionistas da SGPS, também já disseram publicamente que isso não vão permitir, e melhor é que não é só conversa, dado que detém direito de veto.
........

Já disseram ? Não ouvi nada. Devem ter dito baixinho para eu não ouvir ( é que eu tenho algumas ações da Oi). Parece-me que há quem queira que eles digam: não permitimos ! Mas o diabo é que a administração da PT SGPS tem um compromisso é com os seus acionistas e não com o Estado português ( ou seja lá com quem for) e daí que tenham que assegurar que esses mesmos acionistas são beneficiados pela venda ou não venda, e isso dependerá, nas circunstâncias atuais, do preço oferecido pelo comprador e da capacidade da Administração da PT SGPS saber extrair valor do negócio para os seus próprios acionistas. Agora quanto a uma OPA sobre a PT SGPS, deixem-se de fantasias. Quem é que ia querer 25 % da Oi nesta altura do campeonato ? Só para instrumentalizar a venda da PT Portugal em seu proveito ?

Bons sonhos...! :wink:
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por mcluso » 4/11/2014 19:59

Serra Lapa,

Sem querer novamente ser demasiado especulativo: A PT sgps e a Oi parecem ter todas as condições para serem comidas por abutres. Continuo a achar estranho a hipótese de a Oi participar na concertação, o que normalmente acontece no meio empresarial é que os pequenos são comidos pelos grandes. Outra hipótese pode ser a TIM estar concertada com a Altice para, após a aquisição por parte da última dos activos portugueses, a TIM ataca a Oi (TIM não ficou com a GVT).
No prazo de 10 anos, estas decisões fazem mais sentido. No entanto a telefónica seria a que mais tinha a ganhar com isto, acho.

cumps,
Mcluso

Registado: 3/11/2014 17:58

por SERRA LAPA » 4/11/2014 19:40

Completando apenas a minha intervenção anterior:

1-É claro hoje para toda a gente que a Oi está a precisar desesperadamente de vender a PT, PARA PODER ENTRAR NO NEGÓCIO DA TIM. Acontece porém que os accionistas da SGPS, também já disseram publicamente que isso não vão permitir, e melhor é que não é só conversa, dado que detém direito de veto.

Não me parece existir outra solução para quem tiver interessado, senão optar por lançar uma OPA à SGPS, e depois no negócio posterior na compra da PT empresa, acertar com a OI a % na participação nesta última.

O seja compra na mesmo a PT empresa, mas compra participações e direitos da Oi previamente, que posteriormente negoceia com esta.

(Gostaria que dessem o v/ ponto de vista sobre esta situação)
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 4/11/2014 20:11, num total de 1 vez.

por Lion_Heart » 4/11/2014 19:39

Serra Lapa Escreveu:
QUem anda a fazer contas sobre a OI directamente, esquece vários factores um deles e muito importante são os direitos de veto da PT, SOBRE AQUISIÇÕES E ALIENAÇÕES DA Oi, no fundo trata-se de uma Golden share. O outro é a opção de compra sobre os 12%.

Diria que a PT não está mais cara que a Oi por comparação directa, mas sim a grande desconto!

Pois, mas estamos a falar dos chamados "peseteros" (trad: Que no piensa más que en el dinero o en los beneficios) ,desde que lhes paguem...
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por O Estóico Ocioso » 4/11/2014 19:35

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 17:07, num total de 1 vez.

por SERRA LAPA » 4/11/2014 19:21

Mcluso :

As circunstâncias são diferentes. A PT teria de certeza sido alvo de OPA se não existisse a Golden share.

Agora tudo mudou. Não é de excluir essa hipótese. Até para os fundos que estão em negociação, será mais interessante uma OPA sobre a SGPS, do que sobre a PT empresa.

Vamos ver o que nos reserva o futuro.

QUem anda a fazer contas sobre a OI directamente, esquece vários factores um deles e muito importante são os direitos de veto da PT, SOBRE AQUISIÇÕES E ALIENAÇÕES DA Oi, no fundo trata-se de uma Golden share. O outro é a opção de compra sobre os 12%.

Diria que a PT não está mais cara que a Oi por comparação directa, mas sim a grande desconto!

por jonas007 » 4/11/2014 19:17

Serra Lapa Escreveu:Morgan Stanley reforça posição na PT SGPS

A Morgan Stanley apesar de ter vendido mais de 200 mil acções da PT no dia 27 de Outubro, no dia 29 adquiriu 989 mil acções da empresa, readquirindo uma posição participada e reforçando assim a sua posição na PT SGPS.

Temos pesos pesados... Dos dois lados mesmo! Os curtos grandes têm de ter muita atenção porque para sair posições daquelas...
Se saísse esta noticia de manhã ainda se aguentava nos 1,37. Ou não.

Registado: 21/5/2014 22:06

por mcluso » 4/11/2014 19:13

Obrigado Ulisses,

Eu pensei nisto também no caso Telefónica que com isto ficava com o mercado ibérico e presumo que líder brasileiro incontestável. Mas realmente a que mais interessa é a PTportugal.

cumps,
Mcluso

por Ulisses Pereira » 4/11/2014 19:00

mcluso, é um cenário fantasioso mas que me pôs a pensar. No entanto, eu pergunto: Comprar a PT Portugal talvez seja mesmo o mais interessante para os cndidatos à compra, por isso duvido que vão por aí.

Quanto à questão da nacionalização, concordo contigo a 100%.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RMA33 » 4/11/2014 18:59

Peço desculpa pela insistência no assunto, mas ainda não entendi muito bem como é que a capitalização bolsista da PT SGPS e de cerca de Mil Milhões de Euros e os activos que passaram para a OI receberam uma oferta de cerca de 7 Mil Milhões de Euros? :oh:

Um Abraço

Registado: 18/3/2014 17:46

por SERRA LAPA » 4/11/2014 18:57

Morgan Stanley reforça posição na PT SGPS

A Morgan Stanley apesar de ter vendido mais de 200 mil acções da PT no dia 27 de Outubro, no dia 29 adquiriu 989 mil acções da empresa, readquirindo uma posição participada e reforçando assim a sua posição na PT SGPS.

por mcluso » 4/11/2014 18:47

Boas,

Sem querer me meter em grandes especulações, pode a PT SGPS vir a ser alvo de uma OPA dado o poder que tem no veto da PT Portugal e a possibilidade de ser um accionista de quase 40% da Oi? É que, uma vodafone ou tim, cheias de capital, facilmente pagam os 900 M em falta e dão a volta a isto tudo.
O risco de nacionalização não me parece ser relevante, o país está à venda, um governo de direita penso que não vai intervir.

Alguém me pode dizer se o cenário da OPA é provável/possível?

Cumps
Mcluso

por Ulisses Pereira » 4/11/2014 18:15

Eurosexy, o Intermediate tem razão. Investir como se a PT já não existe?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Intermediate » 4/11/2014 17:59

EuroSexy Escreveu:I'm out.

Mesmo que a PT de Portugal seja vendida pela OI, estou convicto que a PT pode posicionar-se para aumentar a posição no Brasil, desde que tenha financiamento para isso. Para quê nacionalizar a PT com gastos desnecessários?

O Brasil é que tem futuro.

Mas a PT que está cotada nem tem uma administração digna desse nome...
Como é que vai obter funding para investir no Brasil?

por EuroSexy » 4/11/2014 17:49

I'm out.

Mesmo que a PT de Portugal seja vendida pela OI, estou convicto que a PT pode posicionar-se para aumentar a posição no Brasil, desde que tenha financiamento para isso. Para quê nacionalizar a PT com gastos desnecessários?

O Brasil é que tem futuro.

Registado: 16/6/2014 0:01

por Intermediate » 4/11/2014 17:41

Quem entra hoja na PT no fundo está a entrar na OI.

Inicialmente uma acção da PT dava direito a 3,64 acções da OI.
Usando a cotação da OI neste momento (16h31) de BRL 1,30 e um EUR/BRL de 3,14 a cotação teórica da PT seria de €1,51. Este é o cenário se a PT receber a totalidade da dívida da Rioforte.

Com a argolada da Rioforte os accionistas da PT têm agora direito a 2,10 acções da OI tendo uma call option para comprar os restantes 1,54 acções da OI com o que receber da Rioforte.

A formula da cotaçao teórica da PT é:

Cotação da OI * (2,10 + 1,54 * X ) / (EUR/BRL), sendo X a % que será possível comprar com o que for possível cobrar da Rioforte.

Assim, se X=100%, a cotação da PT deveria ser €1,51.
se X=0%, a cotação da PT deveria ser €0,86

Neste momento com PT a €1,20 e a OI a 1,30, X=55%. Acham que a PT vai receber 55% dos €900m?

Quem entrar longo na PT não se esqueça que está a entrar na OI, está sujeito ao câmbio EUR/BRL e está a especular sobre quanto vai ser recebido da Rioforte.

For these reasons I'm out!

por SFT » 4/11/2014 17:23

O Estóico Ocioso Escreveu:Aproveito, o facto de hoje este tópico estar a ser bastante solicitado, para lançar a questão:

Após a venda da PT Portugal, que deverá fazer a PT SGPS?
1) Manter a participação na OI e andar a reboque daquilo que a administração brasileira decidir no futuro.
2) Alienar a posição na OI e reembolsar os accionistas.
3) Vender OI e comprar, se possível, uma posição na entidade que comprar a PT Portugal. (Poderá ser negociado já na venda da PT Portugal)
4) Outra hipótese. (Indicar qual)

Após a venda da PT Portugal, sou da opinião que a PT SGPS deve manter a sua posição na Oi, aguardar pela consolidação do mercado brasileiro e, se houver uma fusão da CorpCo com outra empresa, iniciar contactos com grandes operadoras internacionais para levar com uma OPA. Era isto que faria se fosse um administrador/accionista de relevo.

O futuro da PT SGPS é desaparecer, num prazo de 6 anos.

Só não desaparece já, isto é, só não é integrada na Oi/CorpCo (não esquecer que se trata de um processo de fusão), por causa da possibilidade de receber o dinheiro da Rio forte (o prazo dado para receber é de 6 anos, de acordo com o o novo memorando entre Oi e PT de 8 de Setembro).

Durante estes 6 anos, ou menos dependendo do desfecho da Rio Forte, a PT SGPS é uma empresa fantasma. Julgo que não pode sequer investir seja no que for já que o dinheiro obtido é para accionar a Opção de Compra de acções da Oi.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por iurp » 4/11/2014 17:22

Expectavel este movimento. Comprar no rumor, vender notícia. É como o valor oferecido foi acima do previsto, e a especulação tinha atirado o preço para valores tb acima do esperado, quer por engradado longos, quer por saída de curtos, estes voltaram ao ataque e tb os longos perceberam que não será admissível aparecer outra oferta acima desta. Portanto...para baixo é o caminho, com pequenas paragens.

Registado: 23/1/2006 23:54

por Rafgopt » 4/11/2014 17:18

Nas plataformas do Saxobank não é permitido entrar curto na PT...[/quote]

Garanto-te que é possível entrar curo na PT[/quote]

Em que plataforma? Via CFDs?[/quote]

Uso a plataforma saxobank via montepiotrader e confirmo que não permitem entradas curtas.. não percebo, temos filhos e enteados??
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por O Estóico Ocioso » 4/11/2014 17:05

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 16/2/2015 17:08, num total de 1 vez.

por jonas007 » 4/11/2014 17:04

valeaquilino, eu não sei o que se vai passar amanhã.
O Ulisses é que questionou o que me poderia fazer mudar de ideias. E esse gráfico diz isso.

Como posso entrar curto, também posso entrar longo.
Basta a cotada fazer o seu trabalho.

Em relação ao volume repara que tivemos sessões de subidas consecutivas com o volume que à muito não se via.
Talvez os curtos a saírem, não sei.
Editado pela última vez por jonas007 em 4/11/2014 17:05, num total de 1 vez.

Registado: 21/5/2014 22:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], PIKAS e 186 visitantes