Oportunidades especulativas
Re: Oportunidades especulativas
O Alquimista Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Al, pelos gráficos, pode-se ver que é mau negócio, estar longo no PSI-20, não será mais "lógico" estar longo no S&P 500 e curto no PSI-20?
O PSI-20 só aparentemente é correlacionado com o S&P 500 nas descidas.
Amigo Rick,
A interpretação que se faça do estado do psi20 ou do sp500 envolve tantas condicionantes que teria de escrever um "tratado" para poder responder à tua questão, condicionantes essas que passam pela "escola de pensamento" em termos de análise técnica, perfil de risco do investidor, opção pelo uso de stops ou não, tipo de investimento (longo, médio ou curto prazo), etc. Nesse "tratado" falaria ainda sobre a teoria de Dow, no que se passou nos mercados há alguns anos quando também se assistiu à criação de liquidez monetária e a baixas taxas de juro, no tipo de comportamento do índice Dow Jones nos anos 40, etc. Nesse discurso lá teria de zurzir, mais uma vez, em certas áreas do mercado e respectivas personalidades. Devo, contudo, conter-me neste meu regresso ao caldeirão, além de que, como já disse, como não devo nada a ninguém, nem ninguém me deve nada, tenho o inalianável direito de não espalhar a minha sabedoria à toa (e concomitantemente de a dar a quem sinta que merece). Sabedoria esta fruto de estudo intenso, muitas leituras e recurso ao pensamento crítico - tu sabes a que me refiro, pois há algum tempo também tiveste oportunidade de "desabafar" aqui no fórum sobre a falta de chá, para não chamar outro nome, de certos participantes perante a tua contribuição para o fórum. Chegou a minha vez de sentir o mesmo. E com razão, dado o êxito estrondoso de todos os tópicos que criei, não em termos de blá, blá, blá, mas de resultados. Sim, eu tenho legitimidade para falar deles porque os apresento e estão aí, à vista de toda a gente; infelizmente ainda não dão para me "reformar".
Indo directamente à tua questão e tentando resumir as ideias em breves palavras, direi apenas que nem sempre será como parece ser. Só faltará saber a que mercado me refiro quando assim falo (sp ou psi20?).
Embora tu, individualmente, merecesses uma resposta cabal, completa e fundamentada, não a darei aqui por causa de todos aqueles que, pouco ou nada contribuindo para o fórum, vêm aqui à espera de muito. É por isso que as minhas últimas intervenções têm sido telegráficas: ponho uns gráficos com umas linhas e pouco mais. Quem conhece o meu método sabe onde é que estou comprador ou vendedor. Quem não sabe não precisa de saber porque tem o seu método e não o vai largar dado o êxito que o tem perseguido.
Como sabes o meu telefone e email, podes contactar-me e dar-te-ei a resposta que mereces.
Abraço
Grazie.

Só para ilustrar o meu raciocínio. Um gráfico rudimentar da Bloomberg a 5 anos (o máximo permitido).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:Al, pelos gráficos, pode-se ver que é mau negócio, estar longo no PSI-20, não será mais "lógico" estar longo no S&P 500 e curto no PSI-20?
Amigo Rick,
A interpretação que se faça do estado do psi20 ou do sp500 envolve tantas condicionantes que teria de escrever um "tratado" para poder responder à tua questão, condicionantes essas que passam pela "escola de pensamento" em termos de análise técnica, perfil de risco do investidor, opção pelo uso de stops ou não, tipo de investimento (longo, médio ou curto prazo), etc. Nesse "tratado" falaria ainda sobre a teoria de Dow, no que se passou nos mercados há alguns anos quando também se assistiu à criação de liquidez monetária e a baixas taxas de juro, no tipo de comportamento do índice Dow Jones nos anos 40, etc. Nesse discurso lá teria de zurzir, mais uma vez, em certas áreas do mercado e respectivas personalidades. Devo, contudo, conter-me neste meu regresso ao caldeirão, além de que, como já disse, como não devo nada a ninguém, nem ninguém me deve nada, tenho o inalianável direito de não espalhar a minha sabedoria à toa (e concomitantemente de a dar a quem sinta que merece). Sabedoria esta fruto de estudo intenso, muitas leituras e recurso ao pensamento crítico - tu sabes a que me refiro, pois há algum tempo também tiveste oportunidade de "desabafar" aqui no fórum sobre a falta de chá, para não chamar outro nome, de certos participantes perante a tua contribuição para o fórum. Chegou a minha vez de sentir o mesmo. E com razão, dado o êxito estrondoso de todos os tópicos que criei, não em termos de blá, blá, blá, mas de resultados. Sim, eu tenho legitimidade para falar deles porque os apresento e estão aí, à vista de toda a gente; infelizmente ainda não dão para me "reformar".
Indo directamente à tua questão e tentando resumir as ideias em breves palavras, direi apenas que nem sempre será como parece ser. Só faltará saber a que mercado me refiro quando assim falo (sp ou psi20?).
Embora tu, individualmente, merecesses uma resposta cabal, completa e fundamentada, não a darei aqui por causa de todos aqueles que, pouco ou nada contribuindo para o fórum, vêm aqui à espera de muito. É por isso que as minhas últimas intervenções têm sido telegráficas: ponho uns gráficos com umas linhas e pouco mais. Quem conhece o meu método sabe onde é que estou comprador ou vendedor. Quem não sabe não precisa de saber porque tem o seu método e não o vai largar dado o êxito que o tem perseguido.
Como sabes o meu telefone e email, podes contactar-me e dar-te-ei a resposta que mereces.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Al, pelos gráficos, pode-se ver que é mau negócio, estar longo no PSI-20, não será mais "lógico" estar longo no S&P 500 e curto no PSI-20? 

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Um gráfico do sp500 desde 2002 contendo informação pertinente para decifração. Um gráfico do psi20 também de largo espectro. Em ambos está no prelo algo de dramático.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
jotas007 Escreveu:Amigo Alqui, repara onde o SPX foi picar nesta ultima correção.![]()
Até parece que tem olhos!!![]()
Gráfico semanal.
Bons negócios
Excelente post, amigo Jotas!
Forquilha muito bem desenhada e bastante ilustrativa da tendência primária. Espero que continues a conseguir retirar todo o potencial desse indicador.
Já agora, aqui ficam gráficos diários do dax, do footsie e do cac.
Lembrei-me de olhar para o ibex também num gráfico diário. Quando o abri deparei-me com o que se pode ver abaixo e de repente lembrei-me: os desenhos foram por mim feitos neste tópico. Fui consultar os gráficos postados e efectivamente confirma-se: foram aqui colocados no dia 26 de Abril.
Olhando para estes gráficos pode ver-se toda a virtualidade de se seguir uma política de buy and hold e não nos preocuparmos em fazer market timing ou atentar ser day trader usando gráficos diários (com a desculpa de que os inferiores são só ruído).
So many investors have doubt as to the possibility of constantly predicting when and where prices will turn. Therefore the Marechal Chart is a good starting point for your studies as he was one of the first to use mathematics to show what the DJI would do during the coming 20 years from the time he copyrighted his chart. Although Marechal never left us exactly how he was able to predict twenty years in advance what his copyrighted chart showed the Dow Jones Industrial Averages would do, you can draw in the MLs from each P bisecting the distance between the 2 latest alternate Ps, and see that nearly every time the new P occurred when prices met that latest ML.- Alan Andrews
Amigo Alqui, repara onde o SPX foi picar nesta ultima correção.
Até parece que tem olhos!!
Gráfico semanal.
Bons negócios

Até parece que tem olhos!!

Gráfico semanal.
Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
O que estou a preparar para os próximos dias/semanas: hal 30 m e akam 30 m
Nota: ao contrário do que vinha sendo habitual, não irei colocar sugestões de entradas ("compra/vende por aqui, stop por acolá e target além"). Isto estava a tornar-se numa espécie de serviço de trading (com excelentes resultados, passe a imodéstia, e de pôr os cabelos em pé a muita gente), situação que começou a desagradar-me solenemente. Quem se preocupar com o assunto pode dedicar-se ao estudo e verificar pelos seus próprios meios (única maneira de aprender, diga-se de passagem) a ideia que se tem em mente. E não será sacrilégio se o fizer usando outros indicadores pois cada vez mais me convenço que o êxito é independente da ferramenta (tal como o êxito do carpinteiro não depende do martelo). Quem me tem seguido sem ser por puro voyeurismo sabe o que me passa pela cabeça quando uso as minhas linhas. Quem não sabe e quer saber pode começar por ir à pág. 1 deste tópico. Veremos se assim procedendo se incentivará a participação alheia. Preocupar-me-ei em colocar o gráfico sempre que a zona que perseguia seja tocada, mas reservar-me-ei o direito de comentar ou não comentar como é que o negócio corre ou correu. Como não devo nada a ninguém nem ninguém me deve nada, um tratamento telegráfico da situação será a solução mais adequada. Responderei a todas as questões dentro destas balizas, incluindo por mensagem privada.
Self education will make you a fortune - Timothy Morge
Nota: ao contrário do que vinha sendo habitual, não irei colocar sugestões de entradas ("compra/vende por aqui, stop por acolá e target além"). Isto estava a tornar-se numa espécie de serviço de trading (com excelentes resultados, passe a imodéstia, e de pôr os cabelos em pé a muita gente), situação que começou a desagradar-me solenemente. Quem se preocupar com o assunto pode dedicar-se ao estudo e verificar pelos seus próprios meios (única maneira de aprender, diga-se de passagem) a ideia que se tem em mente. E não será sacrilégio se o fizer usando outros indicadores pois cada vez mais me convenço que o êxito é independente da ferramenta (tal como o êxito do carpinteiro não depende do martelo). Quem me tem seguido sem ser por puro voyeurismo sabe o que me passa pela cabeça quando uso as minhas linhas. Quem não sabe e quer saber pode começar por ir à pág. 1 deste tópico. Veremos se assim procedendo se incentivará a participação alheia. Preocupar-me-ei em colocar o gráfico sempre que a zona que perseguia seja tocada, mas reservar-me-ei o direito de comentar ou não comentar como é que o negócio corre ou correu. Como não devo nada a ninguém nem ninguém me deve nada, um tratamento telegráfico da situação será a solução mais adequada. Responderei a todas as questões dentro destas balizas, incluindo por mensagem privada.
psi20 e bpi semanal
dax 4 h, sp500 4 h, eem diário e fxi diário: bem visíveis as zonas com interesse especulativo.
Reverse crash?
Reverse crash?
pinamiranda Escreveu:Caro Alquimista,
A maioria dos fundos nacionais só engana quem quer ser enganado e não está atento às notícias económicas. Eu fui enganado há vários anos por um fundo e tive uma conversa muito desagradável com o meu gestor de conta à data, devido a isso (Na época em que o PSI ganhou mais de 20% num ano, o fundo de acções portuguesas ficou-se pelos 2 ou 3%)
O mesmo se pode dizer da Bolsa portuguesa que depois do caso BES só engana quem quer ser enganado
Este entroito todo só para referir o seguinte:O Alquimista Escreveu:Andava com esta notícia às costas e hesitei largá-la nuns tópicos que eu cá sei. Como pelos vistos há mosquitos por cordas entre a administração e alguns foristas - só assim consigo compreender a razão do recente tópico do Ulisses -, e como gato escaldado de água fria tem medo, decidi colocá-la no meu tópico: Fundos reforçam na PT antes de Outubro "negro" - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... negro.html
Isto só prova que não há insider trading.
Ou talvez prove o contrário ... Quem sabe se não foi o caso de dividir os prejuizos por muitos ...ou talvez não
![]()
Bons negócios,
Jepm
Reverse insider trading

Quando o dinheiro não é nosso tudo aparenta ser mais fácil.
Caro Alquimista,
A maioria dos fundos nacionais só engana quem quer ser enganado e não está atento às notícias económicas. Eu fui enganado há vários anos por um fundo e tive uma conversa muito desagradável com o meu gestor de conta à data, devido a isso (Na época em que o PSI ganhou mais de 20% num ano, o fundo de acções portuguesas ficou-se pelos 2 ou 3%)
O mesmo se pode dizer da Bolsa portuguesa que depois do caso BES só engana quem quer ser enganado
Este entroito todo só para referir o seguinte:
Ou talvez prove o contrário ... Quem sabe se não foi o caso de dividir os prejuizos por muitos ...
ou talvez não
Bons negócios,
Jepm

Este entroito todo só para referir o seguinte:
O Alquimista Escreveu:Andava com esta notícia às costas e hesitei largá-la nuns tópicos que eu cá sei. Como pelos vistos há mosquitos por cordas entre a administração e alguns foristas - só assim consigo compreender a razão do recente tópico do Ulisses -, e como gato escaldado de água fria tem medo, decidi colocá-la no meu tópico: Fundos reforçam na PT antes de Outubro "negro" - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... negro.html
Ou talvez prove o contrário ... Quem sabe se não foi o caso de dividir os prejuizos por muitos ...

Bons negócios,
Jepm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/
http://paisperfeito.blogspot.com/
Rick Lusitano (New) Escreveu:O Alquimista Escreveu:Andava com esta notícia às costas e hesitei largá-la nuns tópicos que eu cá sei. Como pelos vistos há mosquitos por cordas entre a administração e alguns foristas - só assim consigo compreender a razão do recente tópico do Ulisses -, e como gato escaldado de água fria tem medo, decidi colocá-la no meu tópico: Fundos reforçam na PT antes de Outubro "negro" - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... negro.html
Podia tecer os mais vários comentários mas seria injusto porque eles, os gestores em causa, não teriam oportunidade de se defenderem e justificarem a opção de compra. Por isso remeto-me à contemplação, ficoe vou gastar a minha energia no projecto que tenho em curso. Se for uma coisa bem feita, serão eles a contemplarem-me.
Noto um certo receio no ar. Why?![]()
Se precisares de ajuda no teu projecto, já sabes.
Schiller comenta que normalmente, as pessoas gostam de ser contempladas ou louvadas, mas se for por mérito próprio da pessoa. Só assim sentem que tem valor, esse louvor.
Receio, eu? Nadinha de nada! Imagina tu que consigo concretizar um dos meus objectivos (duplicar o capital) mesmo na barba dos...e dos ... e também dos... e já agora dos coitadinhos dos ... (preencham à vontade) e sem recorrer a truques.
Schiller está cheio de razão. Pena é ele desconhecer os feitos d´O Alquimista e do êxito estrondoso que foi o tópico do alibaba e do êxito em curso neste tópico e no OE II.
Quando o telefone toca...era um bonito programa da nossa rádio...
O Alquimista Escreveu:Andava com esta notícia às costas e hesitei largá-la nuns tópicos que eu cá sei. Como pelos vistos há mosquitos por cordas entre a administração e alguns foristas - só assim consigo compreender a razão do recente tópico do Ulisses -, e como gato escaldado de água fria tem medo, decidi colocá-la no meu tópico: Fundos reforçam na PT antes de Outubro "negro" - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... negro.html
Podia tecer os mais vários comentários mas seria injusto porque eles, os gestores em causa, não teriam oportunidade de se defenderem e justificarem a opção de compra. Por isso remeto-me à contemplação, ficoe vou gastar a minha energia no projecto que tenho em curso. Se for uma coisa bem feita, serão eles a contemplarem-me.
Noto um certo receio no ar. Why?

Se precisares de ajuda no teu projecto, já sabes.

Schiller comenta que normalmente, as pessoas gostam de ser contempladas ou louvadas, mas só se for por mérito próprio da pessoa. Só assim sentem que tem valor, esse louvor.
Andava com esta notícia às costas e hesitei largá-la nuns tópicos que eu cá sei. Como pelos vistos há mosquitos por cordas entre a administração e alguns foristas - só assim consigo compreender a razão do recente tópico do Ulisses -, e como gato escaldado de água fria tem medo, decidi colocá-la no meu tópico: Fundos reforçam na PT antes de Outubro "negro" - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... negro.html
Podia tecer os mais vários comentários mas seria injusto porque eles, os gestores em causa, não teriam oportunidade de se defenderem e justificarem a opção de compra. Por isso remeto-me à contemplação, fico
e vou gastar a minha energia no projecto que tenho em curso. Se for uma coisa bem feita, serão eles a contemplarem-me.
Podia tecer os mais vários comentários mas seria injusto porque eles, os gestores em causa, não teriam oportunidade de se defenderem e justificarem a opção de compra. Por isso remeto-me à contemplação, fico

De regresso ao padrão "João Moura" com um gráfico para se ver como se desenvolve, o que o precede e o que sucede. Como uma andorinha não faz a Primavera, estão lançadas as bases para se prosseguir o estudo.
Quanto ao projecto, vai de vento em popa e posso levantar mais um pouco do véu dizendo que terá várias facetas:
- tentar duplicar o capital no prazo de um ano sem recorrer a "truques" (cfd);
- fazer trading de fundos de investimento e/ou d ETF para tentar obter no mínimo o dobro dos ganhos que normalmente estão associados a este tipo de veículos financeiros.
É óbvio que nem tudo são rosas: como bom método nas mãos erradas é tão perigoso como um isqueiro nas mãos de um pirómano, serão tomadas as devidas precauções, por causa das quais espero alguma reacção de "parte da bancada", do tipo "lá está ele a não revelar, a não partilhar, a não ser solidário, blá, blá, blá", o habitual aliás. Sempre que se assistir a este tipo de comentários, serão os comentadores encaminhados para os meus outros tópicos, onde poderão atestar o brilhantismo da performance assente no uso desinteressado e desempoeirado de um método, à vista de toda a gente, com total identificação dos mercados e do que se procurava obter. Só não replicou quem andava distraído ou não teve coragem. Por aquilo que tenho visto, há 2/3 foristas que, a propósito do ipo do alibaba, têm feito ou fizeram bons negócios. Lá diz o povo que depois de mim virá quem de mim bom fará.
Quanto ao projecto, vai de vento em popa e posso levantar mais um pouco do véu dizendo que terá várias facetas:
- tentar duplicar o capital no prazo de um ano sem recorrer a "truques" (cfd);
- fazer trading de fundos de investimento e/ou d ETF para tentar obter no mínimo o dobro dos ganhos que normalmente estão associados a este tipo de veículos financeiros.
É óbvio que nem tudo são rosas: como bom método nas mãos erradas é tão perigoso como um isqueiro nas mãos de um pirómano, serão tomadas as devidas precauções, por causa das quais espero alguma reacção de "parte da bancada", do tipo "lá está ele a não revelar, a não partilhar, a não ser solidário, blá, blá, blá", o habitual aliás. Sempre que se assistir a este tipo de comentários, serão os comentadores encaminhados para os meus outros tópicos, onde poderão atestar o brilhantismo da performance assente no uso desinteressado e desempoeirado de um método, à vista de toda a gente, com total identificação dos mercados e do que se procurava obter. Só não replicou quem andava distraído ou não teve coragem. Por aquilo que tenho visto, há 2/3 foristas que, a propósito do ipo do alibaba, têm feito ou fizeram bons negócios. Lá diz o povo que depois de mim virá quem de mim bom fará.
Boa pergunta:
What Have Economists Ever Done for Us?
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... one-for-us
What Have Economists Ever Done for Us?
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... one-for-us
Se pusesse este gráfico no tópico do dax, ficaria perdido na espuma do tempo. Ficando aqui, e uma vez que este tópico vai andar mais devagar (pelo menos este mês), a ele acederei com mais facilidade. Ainda não sei bem como, mas duvido que me irá ajudar.
Já dei vários exemplos do padrão "João Moura". O russel2000 é um deles. Dele falei com a devida antecedência. Fica o gráfico actualizado para continuação do estudo.
I Like It Best When The Patterns Don’t Work - http://allstarcharts.com/like-best-patterns-dont-work/
I Like It Best When The Patterns Don’t Work - http://allstarcharts.com/like-best-patterns-dont-work/
HJOR Escreveu:
A ideia que tenho é a que transmiti.
O especialista funciona como um moderador entre o bid e o ask, procurando casar a melhor oferta com a melhor procura e vice-versa.
Abraço.
Amigo hjor,
Sim, mas não só: em certas ocasiões ele tem a obrigação de fazer o mercado ou seja de assegurar o outro lado do negócio, casos em que adquire a qualidade de principal:
LaBranche Specialist Frank Costantino ... Costantino stepped in on the open and sold 74,800 shares as principal. In this instance, Costantino was fulfilling his “affirmative obligation” to buy and sell securities when an unreasonable lack of price continuity or
depth would otherwise result. Specialists commit their own capital to supply short-term liquidity in the absence of public bids and offers near last-sale prices.
In the instance where there's a demand-supply imbalance in a particular security, the market maker must make adjustments by purchasing and selling out of his or her own inventory to equalize the market. If the market is in a buying frenzy, the specialist will provide shares from until the price is stabilized. A specialist will also buy shares for his or her inventory in the event of a large selloff.
Eu gostava de ter um amigo especialista. Ou então saber ler num gráfico os trilhos do especialista.

Abraço
O Alquimista Escreveu:Em recente convívio falou-se em market makers e specialists e o que é que eles representam. Aqui fica algum material para visualização. Como sempre, quem quiser saber mais sobre este e outros temas só tem uma solução: estudar. E estudar envolve consultar livros, ler muito (saber o que ler e quando ler também conta). A título de curiosidade fica uma referência ao especialista do alibaba.
http://www.investopedia.com/ask/answers/128.asp
http://www1.nyse.com/pdfs/specialistmagarticle.pdf
http://home.business.utah.edu/finea/JMp ... i_last.pdf
http://www.businessinsider.com/nyse-spe ... ipo-2014-9
A ideia que tenho é a que transmiti.
O especialista funciona como um moderador entre o bid e o ask, procurando casar a melhor oferta com a melhor procura e vice-versa.
Fui ao "baú" dos vídeos para vos deixar um "cheirinho" sobre market makers...
Também tenho algo nesse "baú" imenso sobre especialistas mas não encontrei e por isso desisti.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Aconteça o que acontecer ao "desafio", o meu novo projecto, que dele é totalmente independente, permanece em construção.
Em recente convívio falou-se em market makers e specialists e o que é que eles representam. Aqui fica algum material para visualização. Como sempre, quem quiser saber mais sobre este e outros temas só tem uma solução: estudar. E estudar envolve consultar livros, ler muito (saber o que ler e quando ler também conta). A título de curiosidade fica uma referência ao especialista do alibaba.
Em recente convívio falou-se em market makers e specialists e o que é que eles representam. Aqui fica algum material para visualização. Como sempre, quem quiser saber mais sobre este e outros temas só tem uma solução: estudar. E estudar envolve consultar livros, ler muito (saber o que ler e quando ler também conta). A título de curiosidade fica uma referência ao especialista do alibaba.
dozens Escreveu:O Alquimista,
Aceitas o desafio do Mouro no tópico dos "Fundos" ? É que infelizmente lá ainda ninguém aceitou. Continuam com pouca coragem e eu não percebo porquê...?!![]()
Não pode haver apenas 1 concorrente, senão vou ganhar a quem?![]()
Pensa nisso. Abraço.
Caro Dozens,
Costumo ler o tópico "Fundos", tal como o tópico do Virtuagod, não tanto como antigamente porque foi por causa de um conflito que aí se gerou que a administração decidiu suspender-me do caldeirão por tempo determinado. Desde o meu regresso tenho vindo a refrear o ímpeto e procurado cingir-me àquilo que me poderá fazer distinguir do que existe. Se o conseguirei só o tempo o dirá.
Feito este enquadramento, direi que, como todos já se devem ter apercebido, sou uma pessoa que gosta do confronto, da dialéctica, e não receio dar a cara pelo meu método, pelas minhas ideias, pelas minhas sugestões de investimento ou meramente especulativas. Os três tópicos que criei são prova disso mesmo pois nele apresento ideias fundamentadas. Por vezes sujeito-me às mais descabeladas críticas ou comentários desapropriados, provenientes de quem tem inveja ou pensa que sabe. É usual o recurso ao argumento da "bola de cristal", do "ai não queres partilhar o método secreto" (santa ignorância! se é secreto, não se pode partilhar

Feito este prévio enquadramento, estou totalmente disponível para aceitar esse desafio e cada um irá à luta com as suas armas. Contudo, hás-de convir que entraremos em areias movediças: performance, resultados, ganhos. Sempre que eu tentava falar disso por aqui ou por ali lá vinha um ou outro forista sentir-se incomodado por se estar a falar no "tamanho da coisa", como se o tamanho não contasse no dia-a-dia: para termos boas notas, conta o "tamanho" dos conhecimentos; para se ter certo cargo conta o "tamanho" do cv; para se conseguir certo emprego conta o "tamanho" da cunha; para se aumentar o lucro conta o "tamanho" das vendas, etc.
O projecto que tenho em construção, que pode perfeitamente ser inserido no desafio, visa vários objectivos. Destaco dois: alargar o uso da técnica de trading a outros activos, se necessário entrando na ortodoxia da indústria financeira; mostrar por actos/factos os resultados que podem ser alcançados e que não são fruto do acaso, da sorte, mas sim de trabalho, profissionalismo, sabedoria. O surgimento do projecto, se virmos bem as coisas, foi e é uma forma de tacitamente aceitar o desafio que foi lançado pelo Mouro. Parece que houve alguém que leu "nas minhas entrelinhas".
Abraço
O Alquimista,
Aceitas o desafio do Mouro no tópico dos "Fundos" ? É que infelizmente lá ainda ninguém aceitou. Continuam com pouca coragem e eu não percebo porquê...?!
Não pode haver apenas 1 concorrente, senão vou ganhar a quem?
Pensa nisso. Abraço.
Aceitas o desafio do Mouro no tópico dos "Fundos" ? É que infelizmente lá ainda ninguém aceitou. Continuam com pouca coragem e eu não percebo porquê...?!

Não pode haver apenas 1 concorrente, senão vou ganhar a quem?

Pensa nisso. Abraço.
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
O Estóico Ocioso Escreveu:O Alquimista Escreveu:(…) a ideia de especular com fi e etf pode ser bastante interessante, daí aquela minha ideia de abrir um tópico para esse efeito.
Tens aqui um potencial interessado nesse tópico. Ando, de momento, a ponderar uma abordagem ao mercado, em 2015, mais global, através de ETF, mas negociando-os de forma activa, para aproveitar algumas situações que julgo serem previsíveis com a valorização do USD.
Que venha o tópico!
A ideia é precisamente essa: fazer uma gestão inteligente (ou de market timing, não há que ter medo as palavras: quem tem medo sabe muito bem o que deve fazer porque já o confessou) de instrumentos tradicionalmente vocacionados para outros usos que não meramente especulativos, sejam eles activos ou passivos, para tentar ultrapassar (pulverizar mesmo: no mínimo dos mínimos e só para começar a conversa, tentar alcançar o dobro da média) o respectivo benchmark (do sector ou do índice). Vontade não me falta, embora me pareça que, desta vez, deva ir com mais algum cuidado, não quanto à minha pessoa (eu sei bem o que posso fazer ou com o que posso contar), mas quanto ao potencial universo dos leitores do futuro tópico: se neste tópico foi atingido tão simpático número de visualizações não obstante as características da técnica (mais alguém a faz em Portugal? E se faz, sabe o que está a fazer? Se eu próprio tenho muitas dúvidas e já a uso há algum tempo...) e a natureza dos activos que tenho vindo a seleccionar (onde me parece que a maioria dos foristas não participa), o que sucederá quando se penetrar na área dos fundos e dos etf, ainda que sob outra perspectiva? Basta atentar no número de visualizações de tópicos como o "fundos à la carte" e "fundos de baixo risco". Usando linguagem octaviana, vocês sabem do que é que eu estou a falar...
O projecto permanece em construção.
Thanks to quantitative databases filled with market stats, software programs brimming with options and spectacular advances in asset management products, the portfolio allocation part is much easier than ever before. We can all create models or use the portfolios of outside managers and demonstrate their efficacy with a nearly unlimited array of backtesting and projection tools. A fantastic portfolio that our clients can’t stick to is worthless, we may as well be throwing darts at ETFs. (…) Portfolios are now free – valueless. Advice, on the other hand, is invaluable – but only if it’s delivered with meaning and when it counts.– Joshua Brown, in http://www.thereformedbroker.com/2014/0 ... challenge/
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 27/2/2015 0:49, num total de 1 vez.
- Registado: 27/7/2014 0:32
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], carvman, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, HFCA, lito, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, Pmart 1, Shimazaki_2, Sinedrio, slbnnbobadela, trilhos2006, xeidafome, yggy e 153 visitantes