Carteira JAS*2004 - Mês 2
Acho que estás de parabéns por dois factores:
Primeiro: Pela coragem de há muitos meses vires divulgando a tua carteira, fundamentando os investimentos e divulgando os resultados. Alguns houve, certamente, que te " envergonharam ". É a tua carteira, são as tuas opcções, aconteça o melhor ou o pior e acredito que divulgaste sempre a realidade, por mais negra que fosse.
Segundo: A rentabilidade conseguida nos últimos tempos é notável. É certo que é uma carteira de risco e houve alturas em que os warrants eram 90% da carteira ( para mim nem pensar nisso... ). Mas quando resulta - e resultou - é espectacular.
Parabéns. Desejo que se mantenha.
Um abraço sincero,
Primeiro: Pela coragem de há muitos meses vires divulgando a tua carteira, fundamentando os investimentos e divulgando os resultados. Alguns houve, certamente, que te " envergonharam ". É a tua carteira, são as tuas opcções, aconteça o melhor ou o pior e acredito que divulgaste sempre a realidade, por mais negra que fosse.
Segundo: A rentabilidade conseguida nos últimos tempos é notável. É certo que é uma carteira de risco e houve alturas em que os warrants eram 90% da carteira ( para mim nem pensar nisso... ). Mas quando resulta - e resultou - é espectacular.
Parabéns. Desejo que se mantenha.
Um abraço sincero,
-
PIKAS
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - fecho de mês
JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
Continuo à espera de uma pequena retracção e a Carteira está agora com o formato “baixo risco”.
Admito que na 2ª feira ainda possa haver correcção mas já comecei a tomar posição nas duas blue chips preferidas, BCP e PTC, pelo que a Carteira já passou para “médio risco”.
BCP
JAS Escreveu: Continuo na expectativa de uma pequena retracção ou, pelo menos, de uma lateralização
Não me parece que volte abaixo dos 2,00 euros.
Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 que pode vir a ser atingido de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca se sair uma boa notícia sobre a S&P.
Hoje continuei a acumular warrants 7106Z (strike 1,90 e maturidade JUN04).
Cotação=2,03 = MME.5=2,03 >> MME.15=1,97
PTC
JAS Escreveu:
Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado...
Hoje não foi carne nem peixe deixando tudo em aberto para uma possível correcção na 2ª feira.
O meu target da próxima subida serão os 9,50 até ao dia 12MAR.
De qualquer forma já comprei mais alguns warrants continuando no 7130z (strike 8,50, maturidade MAR04).
2ª feira será dia de compras.
Cotação=9,08 ~ MME.5=9,09 > MME.15=8,96
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições.
Estacionou nos 9,50 mas está com mais volume. Parece que iremos ter o esperado arranque.
O arranque deu-se e eu reduzi a posição com vendas nos 9,79/9,81. No fecho recuperei umas tantas a 9,70. Sempre baixei 0,04 o meu break-point sem reduzir grandemente a posição.
Parece-me provável uma subida mas com a JMT nunca há certezas...
Cotação=9,70 > MME.5=9,55 > MME.15=9,50
COR
JAS Escreveu: Tenho andado a olhar para ela e pareceu-me que estava na hora de arrancar.
Just feeling mas com um bocadinho de AT...
Por enquanto tudo bem. Continua bullish.
Cotação=1,24 > MME.5=1,23 > MME.15=1,21
Balanço do Mês 2
RENTABILIDADES
Ao fechar Janeiro com uma rentabilidade de –11,19% nunca esperei terminar Fevereiro com +44,67% em acumulado.
Este Fevereiro, que me deu quase 56%, obteve o meu máximo histórico mensal e fica com um record muito difícil de voltar a bater...
BCP:
A aposta feita, antes de tempo e que tinha um resultado desastroso no final de Janeiro, sempre deu os esperados frutos.
Os lucros foram até acima do esperado pois representaram 2,4x o prejuízo que tinha tido no trade anterior de Dezembro. Também não admira com o BCP a subir mais de 17% num mês...
O BCP, por si só e tendo representado em média sempre menos de 40% da carteira, assegurou-lhe uma rentabilidade de 17,21% em 2004.
PTC
Estava com um forte prejuízo no final de Janeiro mas a situação inverteu-se com a subida do título.
Concluí 4 trades com warrants, todos positivos e elevando o score para 12-0, e já iniciei o 13º.
A PTC é responsável por ter acrescentado 30,03% à rentabilidade da Carteira em 2004.
JMT
A aposta neste título foi feita para o médio prazo e têm sido feitos sucessivos reforços de tal forma que pesa agora quase 48% na carteira.
O trade passou a positivo nos últimos dias e os lucros acrescentam 1,12% à rentabilidade.
COR
É uma aposta de curto prazo baseada num bom momento do título e... porque estava com excesso de liquidez.
O trade tem estado sempre positivo e os lucros acrescentam 0,11% à rentabilidade.
OUTRAS
Tudo o resto foi paisagem... A contribuição total foi de 0,01% na rentabilidade.
A carteira transita para o mês 3 com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
- Anexos
-
- cart 2-27.jpg (80.95 KiB) Visualizado 911 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - dia 27
Mês encerrado com a Carteira a ganhar 44,67%.
Farei os comentários durante o fim de semana.
JAS
Farei os comentários durante o fim de semana.
JAS
- Anexos
-
- cart 2-27.jpg (80.95 KiB) Visualizado 1096 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - dia 26
JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
Continuo à espera de uma pequena retracção e a Carteira está agora com o formato “baixo risco”.
Parece que fiz bem em ficar de fora das blue chips pois sempre tivemos correcção.
Estou na dúvida sobre o que acontecerá amanhã pois é fim de mês. Tanto podemos ter continuação da correcção como poderemos ter puxadas no fecho por acção dos Fundos.
A rentabilidade da Carteira subiu para 44,23% com o PSI a cair.
BCP
JAS Escreveu: Continuo na expectativa de uma pequena retracção ou, pelo menos, de uma lateralização
Iniciei a reentrada no final do dia dado que nos warrants conseguir acumular é lento.
Amanhã e 2ª feira deverão ser bons dias de compras e não me parece que o BCP desça abaixo dos 2,00.
Cotação=2,03 = MME.5=2,03 >> MME.15=1,96
PTC
JAS Escreveu:
Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado... Parece-me natural que ainda se dê uma retracção. Fechei o trade que foi bem lucrativo.
Fez uma boa retracção e o meu warrant de estimação caíu 24%. Gosto sempre de aproveitar os saldos mas o MM “pirou-se” rapidamente e, entretanto, a PTC recuperou um bom bocado.
Amanhã e 2ª feira serão dias de compras.
Cotação=9,09 = MME.5=9,09 > MME.15=8,94
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições.
Estacionou nos 9,50 mas está com mais volume. Parece que iremos ter o esperado arranque.
A cotação não mexe e há poucas cedências abaixo dos 9,50...
Acumulei mais umas.
Cotação=9,50 > MME.5=9,48 > MME.15=9,47
COR
JAS Escreveu: Tenho andado a olhar para ela e pareceu-me que estava na hora de arrancar.
Subiu 1 cêntimo com o PSI em queda. Nada mau.
Cotação=1,25 > MME.5=1,23 > MME.15=1,21
A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
- Anexos
-
- cart 2-26.jpg (82.56 KiB) Visualizado 1227 vezes
Ao valor da minha ordem nem mesmo o MM quer comprar.
Nos cof's existe uma ordem de alguns milhares seja na venda,seja na compra.Em que a ordem de compra esta um tick a baixo da ordem de venda.Deve ser o MM.
A minha ordem está 2 ticks acima dessa ordem de compra e um tick acima da outra ordem de venda ordem de venda.

Nos cof's existe uma ordem de alguns milhares seja na venda,seja na compra.Em que a ordem de compra esta um tick a baixo da ordem de venda.Deve ser o MM.
A minha ordem está 2 ticks acima dessa ordem de compra e um tick acima da outra ordem de venda ordem de venda.
- Registado: 3/1/2004 16:16
Jonas:
Não percebí esta:
Então o MM não assegura a liquidez, funcionando sempre como contraparte para todas as compras e vendas?
Como é que se pode falar de "falta de liquidez do mercado"?
Não percebí esta:
Tenho um trade(warrant) ainda por fechar(por falta de liquidez do mercado),já com -45,76% de Rentab. Liq.
Então o MM não assegura a liquidez, funcionando sempre como contraparte para todas as compras e vendas?
Como é que se pode falar de "falta de liquidez do mercado"?
Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Sou da opinião que os warrants não são nenhum "papão".
Eu que sou um pequeno investidor,eu que não sou profissional(nem pouco mais ou menos
),tenho investido em warrants(com capital muito reduzido) e tenho tido algum sucesso.
Este ano efectuei(abertos e fechados) 4 trades em warrants do EuroUsd.Num total de €701,00(capital+taxas)de investimento,obtive 43.37% de Rentab. Liquida.O time frame médio de cada trade foi de 12 dias.
É certo que nem tudo são rosas.Tenho um trade(warrant) ainda por fechar(por falta de liquidez do mercado),já com -45,76% de Rentab. Liq.
Sei que ainda tenho muito que aprender,mas assumir logo à partida que os warrants são perigosos, e que nos podem levar a falência,à fome e à morte
é puro preconceito.
Para além de efectuar uma analise profunda ao activo e mercado onde ele se insere antes de investir,de inicio acho que o capital a investir deve ser (muito) reduzido,já que as Rentab. podem facilmente cobrir as taxas e resultar em mais-valias(relativas)apreciaveis.Desta forma o risco de ir à falência está controlado.Não vai ser por €50 ou €100 que se vai morrer.Até porque o que se perde num trade ganha-se noutro.
Eu que sou um pequeno investidor,eu que não sou profissional(nem pouco mais ou menos

Este ano efectuei(abertos e fechados) 4 trades em warrants do EuroUsd.Num total de €701,00(capital+taxas)de investimento,obtive 43.37% de Rentab. Liquida.O time frame médio de cada trade foi de 12 dias.
É certo que nem tudo são rosas.Tenho um trade(warrant) ainda por fechar(por falta de liquidez do mercado),já com -45,76% de Rentab. Liq.
Sei que ainda tenho muito que aprender,mas assumir logo à partida que os warrants são perigosos, e que nos podem levar a falência,à fome e à morte

Para além de efectuar uma analise profunda ao activo e mercado onde ele se insere antes de investir,de inicio acho que o capital a investir deve ser (muito) reduzido,já que as Rentab. podem facilmente cobrir as taxas e resultar em mais-valias(relativas)apreciaveis.Desta forma o risco de ir à falência está controlado.Não vai ser por €50 ou €100 que se vai morrer.Até porque o que se perde num trade ganha-se noutro.
- Registado: 3/1/2004 16:16
Bem, venho aqui "postar" um parabéns ao JAS
O rendimento da sua carteira para este início do Ano é espectacular, estou sinceramente impressionado
O PSI20 tem ajudado, mas essa escolha de warrants tem sido boa... e eu que "detesto" warrants por os considerar demasiado arriscados para o que oferecem, acabei de ver aqui um contra-exemplo em como até se pode fazer bastante dinheiro com warrants..
Mesmo assim mantenho-me afastado destes, Abraços e Parabéns!
O rendimento da sua carteira para este início do Ano é espectacular, estou sinceramente impressionado

O PSI20 tem ajudado, mas essa escolha de warrants tem sido boa... e eu que "detesto" warrants por os considerar demasiado arriscados para o que oferecem, acabei de ver aqui um contra-exemplo em como até se pode fazer bastante dinheiro com warrants..
Mesmo assim mantenho-me afastado destes, Abraços e Parabéns!

Re: comentário
jotabil Escreveu:Reentraste a tempo?
Não tinha visto a tua pergunta no outro post.
Ainda não reentrei no BCP.
Ontem, quando fez um mínimo no 2,01/2,02, teria sido uma excelente entrada.
Mas não me deu tempo e não voltou lá.
Acho que quem está dentro, com acções, pode lá continuar.
Com warrants o risco é muito maior e só os devemos utilizar quando prevemos uma variação rápida e tendo uma ideia clara da direcção do movimento.
Neste momento continuo a pensar que iremos ter uma correcção/lateralização e, nessas condições, prefiro ficar de fora.
Só espero que entretanto não saia uma notícia com a venda da S&P...
Um abraço,
JAS
comentário
Caro JAS
Reentraste a tempo?
cumps
Reentraste a tempo?
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
luka Escreveu:1-desvios temporais (por ex: a accão baixa e o CALL nao acompanha imediatamente a descida)...
Não sei se referes ao que se passa durante a sessão ou ao que se passa relativamente ao fecho.
Durante a sessão normalmente o MM acompanha bastante bem a cotação (mas tenho acompanhado mais warrants do CZ). Por vezes quando se está a esgotar determinado valor aumenta o spread de 1 tick. No fecho o MM normalmente retira-se pelo que a compra e venda que lá ficam não são dele e até podem ser muito disparatadas.
Para saberes a verdadeira cotação do warrant vai a "Dados do warrant" mas espera que esteja actualizado com o fecho (por volta das 16.45).
luka Escreveu:2-desvios de valor (en relação ao valor teorico...) normalmente sempre favoraveis ao banco vendedor...
Isso costuma acontecer mas normalmente por aumento do spread e temporariamente.
O MM não pode fugir muito do valor teórico pois arrisca-se a que alguém lhe compre (ou venda).
luka Escreveu:Sabe se há emissores de warrants mais agressivos a niveis de preços que outros ?
Há, pelo menos eu penso que os do BCP são os mais caros.
Para escolheres o warrant mais adequado vai ao "Modelador de Cenários" que te dá a rentabilidade de cada um. Para cenários temporalmente muito curtos não te preocupes com a data de maturidade. O mais importante é acertares no cenário...
Um abraço
JAS
Caro JAS
Tenho seguido as avaliaçoes de warrants atraves da calculadora Commerzbank e verifico 2 coisas:
1-desvios temporais (por ex: a accão baixa e o CALL nao acompanha imediatamente a descida)...
2-desvios de valor (en relação ao valor teorico...) normalmente sempre favoraveis ao banco vendedor...
Sabe se há emissores de warrants mais agressivos a niveis de preços que outros ? (dada a sua experiencia no assunto)
Sei que dada a publicidade e os preços será algo de bastante rentável para as entidades emissoras...
um abraço
Tenho seguido as avaliaçoes de warrants atraves da calculadora Commerzbank e verifico 2 coisas:
1-desvios temporais (por ex: a accão baixa e o CALL nao acompanha imediatamente a descida)...
2-desvios de valor (en relação ao valor teorico...) normalmente sempre favoraveis ao banco vendedor...
Sabe se há emissores de warrants mais agressivos a niveis de preços que outros ? (dada a sua experiencia no assunto)
Sei que dada a publicidade e os preços será algo de bastante rentável para as entidades emissoras...
um abraço
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - dia 25
A rentabilidade subiu para 43,81% e, o que é mais importante, a rentabilidade dos negócios concluídos está em 43,77% pelo que os lucros já estão no bolso...
O PSI voltou a registar um máximo e vai com 13,69%.
BCP
Está difícil de reentrar...
Cotação=2,06 > MME.5=2,03 >> MME.15=1,95
PTC
JAS Escreveu:
Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado... Afinal a suspensão da compra será só nos 10 dias que antecedem a saída dos resultados. Parece-me natural que o mercado antecipe, com os investidores a tomarem posições bem antes do dia 04, pelo que, a haver quedas, estas irão ocorrer apenas nos primeiros dias da próxima semana.
Parece-me natural que ainda se dê uma retracção. Fechei o trade que foi bem lucrativo.
Cotação=9,20 > MME.5=9,09 > MME.15=8,92
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições. Penso que os 9,30 aguentarão o título.
A cotação está acima das duas MME’s quase coincidentes e ambas ascendentes.
Cotação=9,50 > MME.5=9,47 > MME.15=9,46
COR
JAS Escreveu:NOVIDADE
Tenho andado a olhar para ela e pareceu-me que estava na hora de arrancar.
Cotação=1,24 > MME.5=1,22 > MME.15=1,20
JAS
- Anexos
-
- cart 2-25.jpg (77.7 KiB) Visualizado 964 vezes
Re
Isso é um cenário para o médio prazo.
Que pode não acontecer.
Se vires bem, e se fossemos a ligar a essas notícias, quase todas as acções do nosso PSI têm hipóteses parecidas.
De qualquer forma, tirando a JMT, eu ando no curto prazo.
E, nesse time frame, acho que o factor "compra de acções próprias" tem maior influência nas cotações.
JAS
Que pode não acontecer.
Se vires bem, e se fossemos a ligar a essas notícias, quase todas as acções do nosso PSI têm hipóteses parecidas.
De qualquer forma, tirando a JMT, eu ando no curto prazo.
E, nesse time frame, acho que o factor "compra de acções próprias" tem maior influência nas cotações.
JAS
Caro JAS,
não teme que o possivel anuncio da compra de minoritarios da PTM possa prejudicar a PT ?
Segui atentamente o caso da France Telecom com a filial Wanadoo o impacto foi de -4%... no entanto a FTelecom deu no momento da publicações de resultados a má noticia de uma perda de quota de mercado sobre telefones fixos bastante superior ao esperado...
aqui fica a noticia...:
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=238731
não teme que o possivel anuncio da compra de minoritarios da PTM possa prejudicar a PT ?
Segui atentamente o caso da France Telecom com a filial Wanadoo o impacto foi de -4%... no entanto a FTelecom deu no momento da publicações de resultados a má noticia de uma perda de quota de mercado sobre telefones fixos bastante superior ao esperado...
aqui fica a noticia...:
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=238731
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - dia 24
O Carnaval continua... Numa Europa vermelha há alguns títulos do nosso PSI que devem andar “mascarados” de empresas lucrativas...
A Carteira vai de vento em popa e ultrapassou os 43% de rentabilidade, no corrente ano, contra 13,38% do PSI que voltou a registar um máximo.
BCP
JAS Escreveu: Continuo na expectativa de uma pequena retracção ou, pelo menos, de uma lateralização durante o Carnaval.
A retracção começou e estive quase para entrar. Mas achei que era mais prudente continuar a aguardar para iniciar um novo trade.
Cotação=2,03 > MME.5=2,02 >> MME.15=1,94
PTC
JAS Escreveu:
Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado... Afinal a suspensão da compra será só nos 10 dias que antecedem a saída dos resultados. Parece-me natural que o mercado antecipe, com os investidores a tomarem posições bem antes do dia 04, pelo que, a haver quedas, estas irão ocorrer apenas nos primeiros dias da próxima semana.
Esperava que o mercado antecipasse mas não tão depressa...
Continua a parecer-me natural que ainda se dê uma retracção e continuo a reduzir a posição.
Não esperava ganhar tanto, e tão inesperadamente, com este trade... Com um break point de 0,115 praticamente já tenho as mais-valias no bolso.
Cotação=9,15 > MME.5=9,04 > MME.15=8,88
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições. Penso que os 9,30 aguentarão o título.
Dado que estou cheio de liquidez continuo a reforçar a posição. O risco é mínimo, na minha opinião, e pode ser que arranque dado que começa a ficar bulish.
Cotação=9,50 > MME.5=9,45 < MME.15=9,46
SEM
JAS Escreveu: As notícias que a dão como concorrente à privatização da Portucel, como compradora dos 25% que a SON detém na PTI e ainda como tendo obrigatoriamente que lançar uma OPA ao restante capital tornam-me muito céptico
Terminei o trade com um pequeno lucro.
Cotação=3,88 > MME.5=3,87 > MME.15=3,82
JAS
- Anexos
-
- cart 2-24.jpg (77.47 KiB) Visualizado 1097 vezes
Re
bertoluci. Escreveu:Vendeste 5% dos warrants sobre a pt, eu teria feito ao contrário, adquiria em vez de vender... num dia em que a pt não comprou e com os americanos a cair a pt sobe quase para o máximo da sessão, acho que quer dizer qualquer coisa Jas... na minha opinião o sentido é unico....
Pois é, se calhar tinhas razão.
Mas como eu comprei na queda, quando toda a gente pensava que ela ia cair para os 8,60, para os 8,50 ou ainda para os 8,08 (oasme-se...) o meu trade ficou inesperadamente muito lucrativo.
E, nestas condições eu realizo mais valias pimeiro e trato de um próximo trade a seguir...
De qualquer forma continuei hoje a reduzir aproveitando esta euforia carnavalesca.
[quote=Visitante"]Porque diz que a Jm é um investimento de baixo risco?[/quote]
Pelo que vimos nos últimos tempos a JMT resistiu muito bem nos 9,30.
Há quem diga que é pela AT.
Eu digo que é por acção do BPP que não a deixa passar daí.
Portanto, mesmo que volte aos 9,30, o risco são apenas 2%.
E o lucro pode ser interessante se fizer uma nova arrancada pois, em termos de AF, pode ser um título muito interessante no corrente ano.
JAS
Carteira JAS*2004 - Mês 2 - dia 23
O Carnaval começou bem. Há alguns títulos do nosso PSI que devem andar “mascarados” de empresas lucrativas...
A Carteira ultrapassou os 40% de rentabilidade, no corrente ano, contra 12,86% do PSI.
BCP
JAS Escreveu: Continuo na expectativa de uma pequena retracção ou, pelo menos, de uma lateralização durante o Carnaval.
O BCP subiu acima do previsto e resolvi vender a totalidade da posição transformando os lucros potenciais em lucros reais acrescentando 16,66% à rentabilidade dos negócios concluídos.
Aguardemos agora a retracção para iniciar um novo trade.
Cotação=2,06 >> MME.5=2,01 >> MME.15=1,92
PTC
JAS Escreveu:
Esperava que o mercado antecipasse mas não tão depressa.
Sendo parece-me natural que ainda haja uma pequena correcção nos próximos 2 dias e decidi reduzir de forma a ficar com um break point confortável.
De qualquer forma este trade iniciado na 5ª e 6ª feira apresenta uma valorização de 20% o que é bem bom...
Se agora ainda conseguir reforçar abaixo dos preços a que vendi hoje será oiro sobre azul.
Cotação=9,05 > MME.5=8,99 > MME.15=8,84
JMT
Uma correcção num dia em que as atenções andaram viradas para outras estrelas.
Dado que estou cheio de liquidez resolvi aplicar mais no título. O risco é mínimo, na minha opinião, e pode ser que arranque.
Cotação=9,45 > MME.5=9,43 < MME.15=9,45
SEM
JAS Escreveu: As notícias que a dão como concorrente à privatização da Portucel, como compradora dos 25% que a SON detém na PTI e ainda como tendo obrigatoriamente que lançar uma OPA ao restante capital tornam-me muito céptico
Continuei a reduzir a posição.
Cotação=3,88 > MME.5=3,87 > MME.15=3,81
JAS
- Anexos
-
- cart 2-23.jpg (83.25 KiB) Visualizado 1265 vezes
Re: Carteira
jarc Escreveu:Em relação à Semapa não deve ser grave porque o dinheiro vem do encaixe da Secil e o Bes com a Caixa estão para o que der e vier.
Costumo dizer que estes pequenos investimentos da minha Carteira são apenas "divertimento" mas isso não significa que não procure acertar tentando antever o próximo cenário.
Não fiz as contas mas dá-me ideia que os 41% da Secil e os 9% da Cimpor não chegam para a Semapa comprar 100% da PTI e comprar 10% de acções próprias.
Daí ter falado em aumento de endividamento.
De qualquer forma, no curto-prazo que é o que interessa no caso da minha Carteira, não me parece que a SEM vá disparar no imediato pois:
- Se vender os 41% da Secil já sabemos que a primeira aplicação do cash será para comprar a PTI e não para comprar acções próprias.
- Se vender os 9% da CPR idem, idem.
Sendo afastado o cenário de subida acentuada não vale muito a pena lá estar...
jarc Escreveu:Na Pt é que tenho dúvidas se a queda não vai mais além.
Esse warrant é o 06 04 CZ 9C?
Se é o risco tb não me parece muito elevado e a estratégia de reforçar na queda (a existir) tb pode compensar.
O warrant que referes tem strike de 9,00 e maturidade em Junho e é o 7132Z.
Eu estou a usar o 7130Z que tem strike de 8,50 e maturidade em 19 de Março.
O meu cenário é que a PTC volta à compra de acções próprias no dia 8 de Março, e que os investidores vão antecipar isso, pelo que é muito provavel termos um novo máximo antes do dia 12 de Março.
Com esse cenário (PTC=9,30 no dia 12) o 7120Z valorizar-se-à 47,82% e o 7130Z valorizar-se-à muito mais: 73,05%!
Isto relativamente à cotação de fecho de 6ª feira que foi 8,82.
Se descer é muito provavel que use a estratégia do reforço e o lucro será maior. Mas se for "apenas" este já me chega muito bem...
(Nota que o cenário não é válido para a semana 15 a 19 de Março porque se atinge a maturidade do 7130Z)
Um abraço,
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PXYC, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 170 visitantes