Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quando o saber estorva !!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Olááá

por Cinzento-suplente » 24/2/2004 13:21

A todos, o meu muito obrigado, pelo cuidado dispensado e pela genuina amizade evidenciada.

Ao dispôr.

Cinzento-suplente.
Cinzento-suplente

por Visitante » 24/2/2004 1:53

Quanto mais se sabe de Bolsa ( incluino análises técnicas e fundamentais ) mais fácil permite avaliar determinados movimentos das acções. Só que não se deve seguir cegamente as tendências dos gráficos nem dos grandes mercados globais. Deve-se deixar algum espaço para a intuição "estúpida" que muitas vezes tem excelentes resultados.
Visitante

O saber nunca estorva

por Brinco na orelha » 24/2/2004 1:33

O problema é que nas bolsas nunca podemos saber tudo e na vida também não. Costuma-se dizer que o óptimo é inimigo do bom.Acontece frequentemente estarmos à espera do óptimo e perdermos o bom. Não tenhas pressa, não corras atrás de ninharias agora, espera pela oportunidade. As estatisticas das últimas décadas dizem-nos que de 2 em 2 ou 3em 3 anos ocorrem fenómenos que transformam as bolsas em torneiras abertas. Umas vezes por isto,outras por aquilo elas vêm sempre, e a máxima bolsista mais importante para mim é:«compra ao som dos tambores vende ao som dos violinos». O mundo das bolsas é muito grande e, mesmo que as empresas não mereçam a "água que bebem"há sempre alguém que as transforma em "coca cola". Neste momento na nossa bolsa temos "coca cola" a abarrotar. Temos neste momento em prespectiva uma crise cambial de grandes proporções, maior do que as que aconteceram com a Tailândia ou o México há poucos anos. O terrorrismo está á espreita....vais ter tempo,caro amigo,não gastes as munições atirando às penas da perdiz,faz pontaria para o animal.Faz como eu:meti um brinquinho na orelha que aperta e não deita sangue.

Cpts
Brinco na orelha

por josema » 24/2/2004 1:21

:oops: Caro Cinzento, só você me poderia fazer sair do silêncio a que me remeti, voluntariamente, desde que lancei aqui(há cerca de duas semanas) umas "bocas" sobre AT e AF. Nessa altura, você foi o único que, minimamente, entendeu o que eu pretendia dizer. Além disso, as suas palavras "obrigaram-me" a pôr em prática com maior urgência o que há tempos pensava fazer:estudar os aspectos técnicos da bolsa, tais como processos de análise, natureza de produtos, etc.. Estou a estudar e a seguir com muita atenção o que pessoas como você, o Ulisses, o Marco António a Pata-Hari, Ming e outros vão aqui deixando. Desta minha atitude, até agora, apenas num caso saí antes de tempo, mesmo assim, com lucro. A sua calma "ensinou-me" a estar na bolsa com cuidado, mas também com desprendimento; atento, mas sem querer "ordenhar" a última gota. Numa palavra, a ganhar o meu e deixar espaço para que outros também ganhem. Não é por saber em excesso que perde oportunidades, mas, talvez, porque confia tanto no que sabe que não deixa espaço para "ouvir" outros pontos de vista. Fala aqui o prof. de psicologia: está condicionado a um modo de agir "habitual", certo em princípio, mas em relação ao qual as circunstâncias, por natureza sempre mutáveis, se não adequam. Uma das coisas que aprendi neste fórum foi: todos os dias há bolsa. Tenha fé e nunca diga que o saber atrapalha.
Bons negócios e um abraço solidário

Registado: 11/2/2004 18:30

Sim amigo, por vezes o saber "estorva"

por bboniek99 » 23/2/2004 19:42

Mas assim eh construida a experiencia, incluindo os traumas e as aventuras.
Se viveu na Bolsa os ultimos 4 anos sabe que se aplicara sempre proverbios como os do "gato-escaldado".

Compreendo o que diz, penso que na sua totalidade.

O Medo faz parte do pensar Inteligente e o seu reconhecimento eh prova de Coragem.

Bons negocios.
"Ha mais mares que marinheiros"
(tao verdadeiro como a do gato...) :wink:
bboniek99

.

por Guzziman » 23/2/2004 18:56

A globalização não pode ser confundida como o jogo da corda, em que qd a corda é puxada com mais força de um dos lados, os que estão na outra extremidade, caiem no campo do "adversário".

A globalização encerra em si mesma, o bom e o mau de "n" "economias", resumidas dentro da grande economia.

Mas o bem estar de cada uma dessas economia, nao tem de depender do bem estar das outras.

Certo é que em períodos de crise, todas são afectadas, uma mais outras menos, mas o inverso tb é verdade.

Agora a recuperação (situação macro-económica) que estamos a presenciar é feita a diversas velocidades, e a americana, logicamente é feita a velocidade diferente da europeia.

Por sua vez, a velocidade da europa não é toda ela a mesma...

ex: é facil constactar que o nosso psi em 2003 subiu na casa dos 10%, enquanto o dax subiu algo como 30%

sem querer tirar conclusões precipitadas, nao significa isso que a economia portuguesa creceu 1/3 da alemã, mas é um indicador de velocidade.

Apertando o range da análise, e ficando só por portugal, janeiro foi o mês das reds dispararem, e fevereiro o mês das blue chips...

uma economia qd acorda por norma acorda desta forma.
É um padrão repetido no tempo, portanto, a menos que o estado de coisas mude, vamos continuar em bull.

Não sei em que mercados negoceia, ou títulos de que área ou sector, mas, eu não vejo possível recessão para os mercados.

Não há razões macro-económicos que apontem para isso.
Só um 11 de Setembro, ou algo claramente alarmante me deixaria preocupado.

Estou claramente bull desde Julnho de 2003 e julgo que assim ficarei por 2004 fora.

Repare que tb diz a história que a partir desta altura do ano, há a corrida aos títulos que dão bons dividendos por acção...

Portanto o cenário para mim é de "grande" optimismo.
Mas é só o meu parecer ok ?
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por Visitante » 23/2/2004 18:47

:arrow: Se calhar devias rever a tua metodologia, talvez, não seja a mais adequada para um mercado Bull;
:arrow: Ou rever o teu "time frame", pelo que me é dado a ver qualquer sistema de negociação razoável está longo à vários meses;
:arrow: A mim, não me interessa o que o mercado vai fazer, interessa-me sim saber como vou reagir ao que o mercado faz.

and KIS :mrgreen:

Abraço
Visitante

por Visitante » 23/2/2004 18:41

Caro amigo,

Estou certo que o amigo é bem mais formado e experiente nestas andanças bolsistas do que eu.

Acredito que o seu estudo, esforço e empenho venha a ser ainda mais compensado num futuro muito próximo.

Atentamente,
O Visitante
Visitante

Quando o saber estorva !!

por Cinzento-suplente » 23/2/2004 18:28

De relance , o tópico pode parecer presunçoso,dado que alude o saber como posse....e juizos em causa própria são sempre odiosos.
Porém , foi um que me ocorreu, no decurso de um estravazar, num misto de raiva e frustração. Ao longo de todo o percurso de trader, foi sistematizando métodos e ávidamente procurando novas ferramentas, com o intuito de melhor estar munido, logo estar á frente daqueles que o não fazem. Hoje interrogo-me se de facto valeu inteiramente a pena. Sim ,parcialmente é claro que valeu, mas tenho sérias dúvidas se no cômputo geral o esforço é compensatório. Então o porquê de toda esta amargura ?
Taõ só ,porque com toda a panóplia de instrumentos e complexas análises, interiorizei de tal forma convicta que o mercado estaria num ponto extremo, que por consequência desenvolvi medo tal, que me impossibilitou de ter lúcidez para aproveitar este 2/3 das bonitas subidas a que assistimos. E tive saudades dos tempos em que mantinha tudo num regime do simples e algo estúpido. `E verdade que nessa altura também era um alvo fácil em tempos de turbulência, mas bolas , estas subidas não me escapavam !! Belos tempos !!
Hoje, envolto nesta complexidade de sistemas e análises complementares, e convicto na permissa da globalização dos mercados , pressupus que caindo os EUA, todos iriamos atrás!! Uma bosta !!

Moral da história : Ou os mercados caem a galope e eu retiro tudo o que até aqui pensei, não esquecendo o custo imenso das oportunidades perdidas, ou dou por terminado um novo ciclo nesta vida atribulada, e revejo todos os sistemas complexos e volto á primeira forma....mesmo correndo o risco de me tornar demasiado simples e elementar.

Mas que porra ...esta vida é dura...quer quando perdes , quer quando deixas de ganhar.
E acreditem que este estado de espírito é o mais propício para se fazer asneirada!!

Fico na expectativa que o mercado salve o meu trabalho acumulado ao longo de anos de conhecimento, embora não mo faça retribuindo em dinheiro. Evitará pelo menos que o perca.!!

Mas poque raio tudo me indicou que isto iria cair fortemente ?????

Dibujos de um trader angustiado.

Cinzento-suplente
Cinzento-suplente

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 136 visitantes