Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bernie Madoff » 3/11/2014 2:54

Chavaskal Escreveu:Já agora complementando o que já disse alguns posts atrás, verifiquei que em dezembro de 2013 o BCP tinha 9,8 mil milhões de euros em divida publica.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... e_bpi.html

Parece-me evidente que o futuro do BCP depende muito da divida publica que tem.

Aliás esta mesma noticia referia que o BCE estava preocupado porque os bancos estavam a financiar-se junto do BCE, não para libertar dinheiro na economia real, mas para comprar divida.
E, porque é que se financiam junto do BCE para comprar divida e não para financiar a economia?
Parece-me evidente que este será um negócio mais rentável e com menos risco.
Parece-me que a correr bem, será por aqui que a Galinha ficará bem GORDA.
Veremos, mas para mim o BCP poderá ser o JOCKER do PSI 20.

Bom Fim de Semana

A galinha tem gordura. E é colesterol do bom 8-)
O BCP vai ter um 2014 perto do break-even e até ao fim do ano que vem, terá os Coco's liquidados.
A grande incógnita é o BES (para o bom e para o mau)

O BCP dispõe de uma folga de capital de 377 milhões de euros conseguida com as mais-valias potenciais na carteira de dívida pública portuguesa
http://economico.sapo.pt/noticias/divida-portuguesa-da-folga-de-377-milhoes-ao-bcp_204783.html
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por O Estóico Ocioso » 3/11/2014 0:57

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 7/2/2015 19:47, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por TheMolle » 2/11/2014 23:59

katz Escreveu:
TheMolle Escreveu:É por dias como o de hoje e de semanas como a que hoje acaba que eu acho a AT um(A) ferramenta indispensável para se negociar em bolsa.

Não há nada mais exacto e menos falacioso do que o preço da acção e ponto final! Se tivermos em consideração a sua variação durante o tempo, eis que tudo ficará mais claro.

- Ah porque nos States desceu muito amanhã aqui vai abrir a descer também! E pumba, abre a subir! - Ah, deve ter sido por coiso e tal. Ou então foi porque não sei mais o quê!

- Hoje nos States subiu muito e aqui subiu pouco é porque deve haver qualquer coisa que ainda não aconteceu mas que estará para acontecer e nós não sabemos! Pois obviamente que haverá muita coisa que não sabemos e que está para acontecer, chama-se FUTURO!!

Obviamente que mesmo a AT é sujeita a vários tipos de interpretação e não quero com este tópico passar a ideia de que sou fundamentalista da AT (trocadilho engraçado) mas quero apenas alertar os mais emotivos e emocionais investidores/traders, que não há nada mais importante na análise de uma acção do que o seu preço.

O BCP cota neste momento a 0,0900€ ! :D

:idea:

O que diz a tua análise técnica para os 0,90?

A minha análise técnica diz-me que, no gráfico que coloco em anexo podemos observar que:

- as linhas acima da cotação actual são valores que a cotação tem tido dificuldade em ultrapassar e que podem ser consideradas como resistências;
- as linhas abaixo da cotação actual são valores que têm sustido a acção e que podem ser consideradas de suportes;

Sendo que a tendência dominante no BCP é neste momento descendente, (fundamentada pelo padrão de mínimos e máximos relativos construtivamente inferiores aos anteriores) penso que devemos focar a nossa atenção no ataque às zonas de resistência e na força, ou falta dela, para quebrar essas zonas. Só com a quebra consistente das resistências o BCP pode voltar ao seu BULL mode.

Vamos acompanhando!

É isto que me diz a minha AT!

Anexos
B.COM.PORTUGUES02NOVEMBRO.png

Registado: 19/7/2013 19:23

por O Estóico Ocioso » 2/11/2014 21:19

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 7/2/2015 19:47, num total de 1 vez.

por Gil Rumor » 2/11/2014 21:18

katz Escreveu:Estranhamente nesta sexta-feira o bcp tinha todos os indicadores para disparar, com todas as bolsas em alta e todos os bancos cotados em bolsas internacionais excepto um, acho eu que só estava um negativo, e no entanto abriu a sessão a subir, depois perdeu força ao longo da sessão e conseguiu no fim subir 1%. Não percebi este comportamento de uma acção que tem nos dias de hoje tanta força e teve um comportamento anormal e diferente de a maioria dos bancos? Alguém sabe explicar o que se passou com sexta-feira, último dia do mês? ???

Kartz,

Ainda recuperou 3% desde do minimo da sessão(nada mau), foi o possivel face à capacidade e interesses dos investidores participantes na sexta-feira.

Registado: 28/8/2014 13:39

por Bernie Madoff » 2/11/2014 20:59

katz Escreveu:Estranhamente nesta sexta-feira o bcp tinha todos os indicadores para disparar, com todas as bolsas em alta e todos os bancos cotados em bolsas internacionais excepto um, acho eu que só estava um negativo, e no entanto abriu a sessão a subir, depois perdeu força ao longo da sessão e conseguiu no fim subir 1%. Não percebi este comportamento de uma acção que tem nos dias de hoje tanta força e teve um comportamento anormal e diferente de a maioria dos bancos? Alguém sabe explicar o que se passou com sexta-feira, último dia do mês? ???

Na minha modesta opinião, o BCP serve bem para a especulação diária neste BEAR Market porque tem liquidez para isso e a prova disso são os esticões que tem levado (ora cai 5%, ora sobe 3%, etc...).

Como já disse atrás, quando outros papéis começam a fazer figura e a melhorar o aspecto, o BCP fica um pouco órfão. (ex: variação semanal mínima, embora com uma volatilidade ampla).
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

por katz » 2/11/2014 19:04

O Estóico Ocioso Escreveu:A minha análise técnica, para os 0,09€, diz-me que no passado o BCP cotou umas vezes acima desse valor e outras abaixo dele, quanto ao futuro não me diz nada, a malandra... (A análise técnica para quem a saiba fazer falar, já pode dizer alguma coisa)

A minha análise senso-comum diz-me que:
- O BCP a 0,09€ tem uma capitalização de 4 877M€, logo, abaixo do valor dos seus capitais próprios (5 584M€);
- Polónia, Moçambique e Angola obtiveram, nos primeiros nove meses, 220M€, extrapolando, de forma simplista, até ao final do ano dá quase 300M€. Assumindo que, em 2015, destes mesmos países venha o mesmo montante e que em Portugal a actividade dê zero, fim dos prejuízos, para uma capitalização de 5 000M€ resulta um PER de 16,7. Tendo em conta que se espera que a actividade doméstica acabe por chegar aos lucros, parece-me um valor aceitável;
- O BCE irá continuar às compras, como tal, o juro da dívida deverá baixar e a cotação dos Bancos subir;
- Mario falará esta semana, não se esperam novidades, por isso mesmo, talvez surpreenda ao indicar quanto já gastou em covered bonds;
- O programa de compra de ABS (não são travões…) inicia-se este mês;
- O S&P 500 deverá continuar o seu caminho ascendente, já que o dinheirinho continua a voar até aos USA.

Como, no meu caso, a AT não me ajuda muito nas previsões, só me resta a outra análise. Numa de bitaite, aponto, até ao final do ano, uma capitalização do BCP acima dos 5 000M e uma cotação entre os 0,10 e os 0,11€.

Obs.: Se alguém largar bombas numa cidade europeia ou o Novo Banco passar de bom a mau, o meu bitaite deixa de ser válido, claramente...

Estranhamente nesta sexta-feira o bcp tinha todos os indicadores para disparar, com todas as bolsas em alta e todos os bancos cotados em bolsas internacionais excepto um, acho eu que só estava um negativo, e no entanto abriu a sessão a subir, depois perdeu força ao longo da sessão e conseguiu no fim subir 1%. Não percebi este comportamento de uma acção que tem nos dias de hoje tanta força e teve um comportamento anormal e diferente de a maioria dos bancos? Alguém sabe explicar o que se passou com sexta-feira, último dia do mês? ???

Registado: 29/11/2007 9:32

por O Estóico Ocioso » 2/11/2014 18:34

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 7/2/2015 19:49, num total de 1 vez.

por katz » 2/11/2014 16:41

TheMolle Escreveu:É por dias como o de hoje e de semanas como a que hoje acaba que eu acho a AT um(A) ferramenta indispensável para se negociar em bolsa.

Não há nada mais exacto e menos falacioso do que o preço da acção e ponto final! Se tivermos em consideração a sua variação durante o tempo, eis que tudo ficará mais claro.

- Ah porque nos States desceu muito amanhã aqui vai abrir a descer também! E pumba, abre a subir! - Ah, deve ter sido por coiso e tal. Ou então foi porque não sei mais o quê!

- Hoje nos States subiu muito e aqui subiu pouco é porque deve haver qualquer coisa que ainda não aconteceu mas que estará para acontecer e nós não sabemos! Pois obviamente que haverá muita coisa que não sabemos e que está para acontecer, chama-se FUTURO!!

Obviamente que mesmo a AT é sujeita a vários tipos de interpretação e não quero com este tópico passar a ideia de que sou fundamentalista da AT (trocadilho engraçado) mas quero apenas alertar os mais emotivos e emocionais investidores/traders, que não há nada mais importante na análise de uma acção do que o seu preço.

O que diz a tua análise técnica para os 0,90?

Registado: 29/11/2007 9:32

por General Patton » 2/11/2014 15:57

De acordo com cada palavra! :)
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por General Patton » 2/11/2014 15:30

romeucosta Escreveu:
nmprc Escreveu:
romeucosta Escreveu:Seja como for, as 56 milhões de acções trocadas no leilão final revitalizaram-me o espírito... Acho que o final quebrou uma linha descendente que o BCP não a estava a conseguir quebrar durante o dia...

Vou tentar escolher a melhor altura para comprar as acções na próxima semana.

Sugestões?

Romeu,

Tenho vindo a acompanhar os teus posts. Se queres o meu conselho - faz uma pausa. O fecho foi bom e talvez não devesses ter vendido, mas era esse o teu plano e foste coerente. Na minha opinião não fará muito sentido reentrares depois de teres saído.

Já o disse aqui, o BCP não é como o Benfica... Olha para outros títulos, define a tua estratégia, procura entrar na zona de suportes ou após passar resistências, define stops.

Mas atendendo ao que tenho lido escrito poer ti, aconselho-te uma paragem.

Abraço

Muito obrigado nmprc pelas tuas palavras.
Efectivamente sinto um cansaço terrível... Hoje parece que levei uma coça.

Já estive noutras acções, mas esta é aquela onde me sinto mais confiante a negociar e até costumo aguentar a sua volatilidade. Aliás, nem perdi muito com estas vendas, mas ver todo o PSI a cair durante tantos meses, venceu-me por cansaço...

Se o BCP fosse como o Benfica nem olhava para elas :-)

Vou parar uns dias, vou seguir o teu conselho, vai ajudar-me a estar mais lúcido na minha decisão.

Obrigado.

Posts bonitos. Gosto de ver bons conselhos e quem saiba ouvir.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por O Estóico Ocioso » 2/11/2014 1:59

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 7/2/2015 19:49, num total de 1 vez.

por Storgoff » 1/11/2014 18:02

doke Escreveu:
Viva Storgoff,

E sobre os Crédito Fiscais... qual o impato que poderão ter em toda esta situação de "Capitais" ?

Obrigado e,
Abraço

O tema do chamado crédito fiscal já foi bastante debulhado aqui no tópico há uns meses atras por diversos participantes , pouco tenho a acrescentar ao tema apenas poderei repetir o que já por aqui foi dito.

Digamos assim que a adesão do BCP à conversão de DTA´s em créditos fiscais é um mal menor.
Desde que entrou em vigor Basel III que os bancos deixaram de poder contabilizar os DTAs como capital core a menos que parte deles fossem garantidos pelo estado.
Portanto o BCP teria mesmo que aderir caso contrário o buraco nos rácios de capital seria enorme. O efeito da adesão é no entanto uma espada sobre a cabeça dos actuais accionistas porque a utilização do referido crédito implica a emissão de direitos de conversão a favor do estado, o que é o mesmo que dizer que o BCP está a emitir novas acções diluindo a posição dos accionistas.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Storgoff » 1/11/2014 17:50

Chavaskal Escreveu:Já agora, uma outra questão para o Storgoff, ou outro qualquer Caldeireiro...
Relativamente ao pagamento dos cocos, como é que o BPI pagou 1,5 mil milhões de cocos?
Fez um pequeno aumento de capital de cento e tal milhões. Não tem tido lucros...
Não percebo nada se AF, mas pareceu-me que o BPI pagou estes valores com recurso à venda de divida pública, onde aliás tem tido prejuizos...
Ao que julgo saber, O BCP está carregadinho de divida pública, e não tem vendido (tenho ideia que o BCP afirmou que iria deixar vencer a maturidade, o que me parece terá direito a um prémio qualquer por a manter), mais, parece-me que entre a data em que a adquiriu e agora tem resultados positivos.
Não poderá passar por aqui, a obtenção de dinheiro para pagar os cocos?

Cumprimentos,

BN

O BPI teve fortes ganhos com trade de divida publica portuguesa em 2013 e com isso gerou lucros que serviram para abater CoCos. Também em 2012 fez um AC de 200M€ que foram directos para abater CoCos que tinham subscrito uns meses antes.
Suponho também que devido a reestruturação do seu balanço também conseguiram reduzir as exigências de capital e com isso libertaram dinheiro para reembolsar o resto dos CoCos.
Enfim, a situação do BPI não era comparável à do BCP.
Não havia por lá esqueletos pelo menos à escala do que surgiu no BCP.
O Problema deles era mesmo a carteira de divida publica ( Grécia, Portugal,...) que desvalorizou brutalmente no auge da crise e que naturalmente provocaram a erosão dos rácios de solvabilidade.
A cura acabou por ser a mesma que provocou a doença...
Valha nos Santo Draghi.
:wink:

No BCP os ganhos potenciais com dívida publica não sei se são assim tão expressivos.
O ano dos grandes ganhos de trading foi 2013. A menos que o BCP tenha em carteira títulos comprados no inicio de 2013 em grande quantidade.
Em 2014 as obrigações já tinham valorizado bastante e portanto a margem para ganhos é bem menor.
De qualquer forma, se não estou em erro, assim como as imparidades tem de ser reconhecidas nos resultados também com a valorização de activos em carteira acontece o mesmo ( o chamado Mark-to-market) e como tal os resultados apresentados já reflectem essa realidade.

por doke » 1/11/2014 17:40

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Joca,

Estas um pouco confuso.
Os Cocos emitidos pelo BCP significaram que entraram 3000M€ nas contas do banco e que funcionam como capital Core.
Neste momento restam apenas 750M€ de CoCos para reembolsar. Ou seja os 3000M€ continuam por lá mas o estado já só tem direito sobre 750M€. Assim que o BCP entregue os ditos 750M ao estado acabou se a contingência e portanto os 3000M€ passam a ser capital dos accionista.

Não faz sentido que agora precisasse de mais outros 750M€.
Assim sendo então para eliminar os 3000M€ de CoCos precisava de 6000M€... :shock:

Tens razão, e é caso para dizer que o que eu digo não se escreve.lol (que grande barbaridade, acho que tenho de fazer pause na escrita aqui no forum)

Sim, entraram 3000 milhões de euros que funcionaram como capital core(em substituição de aumento da capital dos accionistas) para elevar os rácios. No entanto, no caso do banco não conseguir reembolsar os restantes 750 milhões de cocos organicamente ou seja através da realização de resultados durante o prazo acordado, o banco terá de realizar um AC até um máximo de 750 milhões de euros. assim é que está bem...

Boas,

Também não é preciso entrar na auto flagelação. :D

Noto no entanto, que as tuas intervenções agora são bem mais ousadas do ponto de vista técnico do que há uns tempos atrás.
Andamos aí a estudar umas coisas sobre finanças ? :D

Viva Storgoff,

E sobre os Crédito Fiscais... qual o impato que poderão ter em toda esta situação de "Capitais" ?

Obrigado e,
Abraço

Registado: 15/8/2014 22:00

por Storgoff » 1/11/2014 17:32

Joca601 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Joca,

Estas um pouco confuso.
Os Cocos emitidos pelo BCP significaram que entraram 3000M€ nas contas do banco e que funcionam como capital Core.
Neste momento restam apenas 750M€ de CoCos para reembolsar. Ou seja os 3000M€ continuam por lá mas o estado já só tem direito sobre 750M€. Assim que o BCP entregue os ditos 750M ao estado acabou se a contingência e portanto os 3000M€ passam a ser capital dos accionista.

Não faz sentido que agora precisasse de mais outros 750M€.
Assim sendo então para eliminar os 3000M€ de CoCos precisava de 6000M€... :shock:

Tens razão, e é caso para dizer que o que eu digo não se escreve.lol (que grande barbaridade, acho que tenho de fazer pause na escrita aqui no forum)

Sim, entraram 3000 milhões de euros que funcionaram como capital core(em substituição de aumento da capital dos accionistas) para elevar os rácios. No entanto, no caso do banco não conseguir reembolsar os restantes 750 milhões de cocos organicamente ou seja através da realização de resultados durante o prazo acordado, o banco terá de realizar um AC até um máximo de 750 milhões de euros. assim é que está bem...

Boas,

Também não é preciso entrar na auto flagelação. :D

Noto no entanto, que as tuas intervenções agora são bem mais ousadas do ponto de vista técnico do que há uns tempos atrás.
Andamos aí a estudar umas coisas sobre finanças ? :D

por balta » 1/11/2014 1:47

Olá, também aprecio o titulo, nesse gráfico semanal porque traças a linha pelas sombras? Experimenta pelos corpos e verás que quebrou, in mho. :idea:

Registado: 6/4/2005 10:39

por TheMolle » 1/11/2014 0:36

Só porque hoje termina mais um mês aqui fica um gráfico mensal com um risco!

P.S: A cair há 7 meses consecutivos com perdas de 35%, depois de ter subido 150% em 6 meses!!
Anexos
B.COM.PORTUGUESOUTUBROMENSAL.png

por TheMolle » 31/10/2014 23:23

É por dias como o de hoje e de semanas como a que hoje acaba que eu acho a AT um(A) ferramenta indispensável para se negociar em bolsa.

por doke » 31/10/2014 23:17

Bernie Madoff Escreveu:
doke Escreveu:Ora bem,

No PSI se não for no BCP , BPI , MOTA e CTT e ...um pouco de SONAE onde vamos Investir?

No NOVO BANCO :mrgreen:

É precisamente pela comparação com outras cotadas que acho que o BCP não se destaca.

Deste uma boa ideia, abrir parte da venda do Novo Banco a quem quisesse participar embora reconheça que poderia ser visto como ofensivo para os investidores do antigo BES.

...Ou a ESSES ( onde eu estou ... mas por aqui parece-me que somos só meia dúzia... todos ,tiveram esperto no cabeça e bazaram ante das cheias...) pudesse ser dada uma situação de prémio na venda do NB ...Já era melhor que NADA... 8-)

por Bernie Madoff » 31/10/2014 23:05

doke Escreveu:Ora bem,

No PSI se não for no BCP , BPI , MOTA e CTT e ...um pouco de SONAE onde vamos Investir?

É precisamente pela comparação com outras cotadas que acho que o BCP não se destaca.

Deste uma boa ideia, abrir parte da venda do Novo Banco a quem quisesse participar embora reconheça que poderia ser visto como ofensivo para os investidores do antigo BES.
Donald Trump

por Bernie Madoff » 31/10/2014 22:58

Agecanonix Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:
doke Escreveu:Se isto fosse um jogo de Poker, parece-me que o Amado tem na mão... uma boa mão.

Cá por mim pago 5 coroas para ver...

Dis: Claro que estou dentro até ao pescoço 8-)

:lol:

Eu também, casei-me com a acção mas apartir da próxima semana penso que lhe dar umas facadas.

:wall: proxima semana !? Corrigem !!! =;
penso reforçar, nessa altura \:D/ nesta e noutras, porque a amnipulação, continua ! bom fim de semana :-"

Eu acho q a semana não reflete nada de especial no BCP.
Ainda estamos em Bear market, haverá oportunidades para entrar melhor do que se saiu.
Donald Trump

por doke » 31/10/2014 22:43

Ora bem,

por Sacanitajose » 31/10/2014 22:07

Bernie Madoff Escreveu:
doke Escreveu:Se isto fosse um jogo de Poker, parece-me que o Amado tem na mão... uma boa mão.

Cá por mim pago 5 coroas para ver...

Dis: Claro que estou dentro até ao pescoço 8-)

:lol:

Eu também, casei-me com a acção mas apartir da próxima semana penso que lhe dar umas facadas.

:wall: proxima semana !? Corrigem !!! =;
penso reforçar, nessa altura \:D/ nesta e noutras, porque a amnipulação, continua ! bom fim de semana :-"

Registado: 3/5/2014 21:03

por jgut » 31/10/2014 21:55

Hoje, durante a manhã, já deixei a minha visão para o bcp, com o gráfico a 4h. Agora partilha a minha visão no gráfico semanal, parece-me que é positivo e que, estará a iniciar um movimento ascendente, veremos se terá força para fazer um topo superior ao anterior.
Cumps.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Opcard33 e 170 visitantes