Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 31/10/2014 21:54

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Storgoff Escreveu:Joca,
suponho que estas a fazer alguma confusão.

Se o BCP arranjar 750M€ seja lá porque via for, reembolsa os restantes CoCos ao estado e a sua posição de capital mantém-se como esta, não precisa de mais outros 750M€.

Os CoCos que lá estão actualmente contaram para as contas do BCE como capital core como não podia deixar de ser.

Storgoff,

Os cocos são para todos os efeitos obrigações contingentes convertíveis, ou seja, constituem obrigações convertíveis em acções. Conforme o acordo com o estado, em caso de não pagamento dos cocos ao estado dentro do prazo, os cocos podem ser convertidos em acções de 0,04 valor nominal. isto quer dizer que os cocos concorrem para efeitos de capital e apuramento de rácios. Neste momento o capital do bcp é igual a capital social + os cocos 750 milhões de euros, se o banco devolver os 750 milhões ao estado no imediato ou mesmo dentro do prazo, significa baixar capital e implica baixar significtivamente e automaticamente os racios exigidos pelo BCE.

Hipoteses: E, ou o BCP vende activos(estratégicos) de montante significativo e mantém rácios ou tem resultados significativos(os tais 1500 milhões minimo) ou faz um AC de 750 milhões. (isto só para resolver a questão dos cocos)

Joca,

Estas um pouco confuso.
Os Cocos emitidos pelo BCP significaram que entraram 3000M€ nas contas do banco e que funcionam como capital Core.
Neste momento restam apenas 750M€ de CoCos para reembolsar. Ou seja os 3000M€ continuam por lá mas o estado já só tem direito sobre 750M€. Assim que o BCP entregue os ditos 750M ao estado acabou se a contingência e portanto os 3000M€ passam a ser capital dos accionista.

Não faz sentido que agora precisasse de mais outros 750M€.
Assim sendo então para eliminar os 3000M€ de CoCos precisava de 6000M€... :shock:

Tens razão, e é caso para dizer que o que eu digo não se escreve.lol (que grande barbaridade, acho que tenho de fazer pause na escrita aqui no forum)

Sim, entraram 3000 milhões de euros que funcionaram como capital core(em substituição de aumento da capital dos accionistas) para elevar os rácios. No entanto, no caso do banco não conseguir reembolsar os restantes 750 milhões de cocos organicamente ou seja através da realização de resultados durante o prazo acordado, o banco terá de realizar um AC até um máximo de 750 milhões de euros. assim é que está bem...
Editado pela última vez por Joca601 em 31/10/2014 22:10, num total de 2 vezes.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Bernie Madoff » 31/10/2014 21:35

doke Escreveu:Se isto fosse um jogo de Poker, parece-me que o Amado tem na mão... uma boa mão.

Cá por mim pago 5 coroas para ver...

Dis: Claro que estou dentro até ao pescoço 8-)

:lol:

Eu também, casei-me com a acção mas apartir da próxima semana penso que lhe dar umas facadas.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por jgut » 31/10/2014 21:32

romeucosta Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:a minha sugestão era não as ter vendido... e saber aguardar... infelizmente isto não sobe todos os dias 10% e exactamente naquelas que temos na carteira... se sais-te não entendo o que te faz querer entrar agora de repente por causa do leilão final....

Eu esperei pelas 16h29m59s para decidir se as vendia ou não. Nesse momento estavam abaixo do meu limite mínimo definido. Fiz o que nem sempre consigo fazer, segui o que tinha escrito neste fórum, vender tudo se abaixo de 0.089 e fechar a loja.

O fecho deu-me completamente a volta, mas na plataforma que uso já não deu para as voltar a comprar, portanto tenho que esperar por segunda feira para voltar à acção.

Esta é a acção que melhor conheço e até lhe tenho bastante tolerância de movimento, já as aguentei a perder 20%. Mas ver o mundo lá fora a brilhar e o BCP a fraquejar, sem força para vencer os shorters que a estavam a atacar estava-me a parecer a Jerónimo Martins e não consegui resistir...

Boas,
Não sei há quanto tempo andas nos mercados, deduzo que muito pouco, tal como eu, contudo há qualidades que tens de desenvolver tais como:
# ler muito sobre diferentes estratégias e, dentro do teu perfil, decidires qual é mais viável para ti;
#seguires as tuas ideias até ao ponto de verificares que estás errado na análise e, para isso está lá o stop (onde também tenho falhado devido em grande parte à plataforma que ainda utilizo, mas da qual estou prestes a sair);
# utilizares dinheiro que não necessites no médio/longo prazo, uma vez que, isso ajuda-te a manter a tranquilidade necessária no caso de quebrares algumas das regras;
# investires em ações que paguem dividendos, dessa forma se algo correr mal e não saíres a tempo, podes sempre encarar como um deposito a prazo;
#ter muita paciência e calma na tomada de decisões, quer na compra como na vendo, nunca deixar que as emoções de momento decidam por ti;
# saber analisar o mercado( dentro do possível)
#Ser persistente
Com certeza haverá mais a acrescentar contudo, se obedeceres a estas regras, já para não falar do gerenciamento do dinheiro, terás sucesso.
Bons negócios futuros.
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por Chavaska » 31/10/2014 21:25

Já agora complementando o que já disse alguns posts atrás, verifiquei que em dezembro de 2013 o BCP tinha 9,8 mil milhões de euros em divida publica.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... e_bpi.html

Parece-me evidente que o futuro do BCP depende muito da divida publica que tem.

Aliás esta mesma noticia referia que o BCE estava preocupado porque os bancos estavam a financiar-se junto do BCE, não para libertar dinheiro na economia real, mas para comprar divida.
E, porque é que se financiam junto do BCE para comprar divida e não para financiar a economia?
Parece-me evidente que este será um negócio mais rentável e com menos risco.
Parece-me que a correr bem, será por aqui que a Galinha ficará bem GORDA.
Veremos, mas para mim o BCP poderá ser o JOCKER do PSI 20.

Bom Fim de Semana

Registado: 3/12/2007 11:12

por Bernie Madoff » 31/10/2014 21:14

Storgoff Escreveu:As poupanças que o BCP já está a fazer com os CoCos que pagou ainda não se veem porque so passaram alguns messes desde que abateu os 1850M€ de CoCos. Nos exercicios futuros será mais significativo é um facto.
De qualquer forma não não me parece que seja por aí que vão surgir resultados fabulosos para fazer face a 750M€ a devolver ao estado em pouco mais de um ano.
Os 400M€ naturalmente que ficaram reservados para reforço do capital porque era óbvio como os testes o demonstraram que o BCP tinha um insuficiência de capital brutal ( 1,2 mil M€) à data de 31 Dez 2013.

Quanto aos testes de stress de facto estes agora foram a sério mas os anteriores levados a cabo pela EBA não passaram de fantochada. É so ver a carrada de bancos europeus que tinham passado nesses testes e que depois deram problemas e graves

Se os resultados não refletem o pagamento dos CoCo mais os +/- 300M€ de imparidades por imposição do BCE, os resultados seriam de +210M€ este trimestre.
Resumindo, ao quando juntares esse efeito num trimestre sem imparidades extraordinárias, terás o BCP a gerar resultados suficientes para pagar os 750m€.
Há dois contras, o BES (para o bom e para o mau) e também os resultados negativos este ano (que vão a CP).
Não ficaria admirado se o banco ainda acabasse o ano com prejuízos anuais 'irrelevantes'.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por doke » 31/10/2014 20:48

Se isto fosse um jogo de Poker, parece-me que o Amado tem na mão... uma boa mão.

Cá por mim pago 5 coroas para ver...

Dis: Claro que estou dentro até ao pescoço 8-)

Registado: 15/8/2014 22:00

por paul_invest » 31/10/2014 20:31

Chavaskal Escreveu:Já agora, uma outra questão para o Storgoff, ou outro qualquer Caldeireiro...
Relativamente ao pagamento dos cocos, como é que o BPI pagou 1,5 mil milhões de cocos?
Fez um pequeno aumento de capital de cento e tal milhões. Não tem tido lucros...
Não percebo nada se AF, mas pareceu-me que o BPI pagou estes valores com recurso à venda de divida pública, onde aliás tem tido prejuizos...
Ao que julgo saber, O BCP está carregadinho de divida pública, e não tem vendido (tenho ideia que o BCP afirmou que iria deixar vencer a maturidade, o que me parece terá direito a um prémio qualquer por a manter), mais, parece-me que entre a data em que a adquiriu e agora tem resultados positivos.
Não poderá passar por aqui, a obtenção de dinheiro para pagar os cocos?

Cumprimentos,

BN

concordo plenamente sera ai o segredo do bcp vamos aguardar por os próximos tempos:)

Registado: 15/5/2014 15:51

por Chavaska » 31/10/2014 20:07

Já agora, uma outra questão para o Storgoff, ou outro qualquer Caldeireiro...
Relativamente ao pagamento dos cocos, como é que o BPI pagou 1,5 mil milhões de cocos?
Fez um pequeno aumento de capital de cento e tal milhões. Não tem tido lucros...
Não percebo nada se AF, mas pareceu-me que o BPI pagou estes valores com recurso à venda de divida pública, onde aliás tem tido prejuizos...
Ao que julgo saber, O BCP está carregadinho de divida pública, e não tem vendido (tenho ideia que o BCP afirmou que iria deixar vencer a maturidade, o que me parece terá direito a um prémio qualquer por a manter), mais, parece-me que entre a data em que a adquiriu e agora tem resultados positivos.
Não poderá passar por aqui, a obtenção de dinheiro para pagar os cocos?

Cumprimentos,

BN

Registado: 3/12/2007 11:12

por doke » 31/10/2014 19:52

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:

Se o BCP arranjar 750M€ seja lá porque via for, reembolsa os restantes CoCos ao estado e a sua posição de capital mantém-se como esta, não precisa de mais outros 750M€.

Os CoCos que lá estão actualmente contaram para as contas do BCE como capital core como não podia deixar de ser.

Storgoff,

Os cocos são para todos os efeitos obrigações contingentes convertíveis, ou seja, constituem obrigações convertíveis em acções. Conforme o acordo com o estado, em caso de não pagamento dos cocos ao estado dentro do prazo, os cocos podem ser convertidos em acções de 0,04 valor nominal. isto quer dizer que os cocos concorrem para efeitos de capital e apuramento de rácios. Neste momento o capital do bcp é igual a capital social + os cocos 750 milhões de euros, se o banco devolver os 750 milhões ao estado no imediato ou mesmo dentro do prazo, significa baixar capital e implica baixar significtivamente e automaticamente os racios exigidos pelo BCE.

Hipoteses: E, ou o BCP vende activos(estratégicos) de montante significativo e mantém rácios ou tem resultados significativos(os tais 1500 milhões minimo) ou faz um AC de 750 milhões. (isto só para resolver a questão dos cocos)

Joca,

Estas um pouco confuso.
Os Cocos emitidos pelo BCP significaram que entraram 3000M€ nas contas do banco e que funcionam como capital Core.
Neste momento restam apenas 750M€ de CoCos para reembolsar. Ou seja os 3000M€ continuam por lá mas o estado já só tem direito sobre 750M€. Assim que o BCP entregue os ditos 750M ao estado acabou se a contingência e portanto os 3000M€ passam a ser capital dos accionista.

Assim sendo então para eliminar os 3000M€ de CoCos precisava de 6000M€... :shock:

Storgoff, uma análise de quem , tem elevado conhecimento.

Mas não faltou aqui uma janela para a Análise do impato dos "Creditos Fiscais" :?:

Muito gostaria da sua observação sobre, este.

Abraço

Registado: 15/8/2014 22:00

por nmprc » 31/10/2014 19:37

romeucosta Escreveu:
nmprc Escreveu:
romeucosta Escreveu:Seja como for, as 56 milhões de acções trocadas no leilão final revitalizaram-me o espírito... Acho que o final quebrou uma linha descendente que o BCP não a estava a conseguir quebrar durante o dia...

Vou tentar escolher a melhor altura para comprar as acções na próxima semana.

Sugestões?

Romeu,

Tenho vindo a acompanhar os teus posts. Se queres o meu conselho - faz uma pausa. O fecho foi bom e talvez não devesses ter vendido, mas era esse o teu plano e foste coerente. Na minha opinião não fará muito sentido reentrares depois de teres saído.

Já o disse aqui, o BCP não é como o Benfica... Olha para outros títulos, define a tua estratégia, procura entrar na zona de suportes ou após passar resistências, define stops.

Mas atendendo ao que tenho lido escrito poer ti, aconselho-te uma paragem.

Abraço

Muito obrigado nmprc pelas tuas palavras.
Efectivamente sinto um cansaço terrível... Hoje parece que levei uma coça.

Já estive noutras acções, mas esta é aquela onde me sinto mais confiante a negociar e até costumo aguentar a sua volatilidade. Aliás, nem perdi muito com estas vendas, mas ver todo o PSI a cair durante tantos meses, venceu-me por cansaço...

Se o BCP fosse como o Benfica nem olhava para elas :-)

Vou parar uns dias, vou seguir o teu conselho, vai ajudar-me a estar mais lúcido na minha decisão.

Obrigado.

O Benfica ao contrário do BCP só dá alegrias... :P

Registado: 29/11/2007 10:48

por malvoisin » 31/10/2014 19:28

romeucosta Escreveu:
nmprc Escreveu:
romeucosta Escreveu:Seja como for, as 56 milhões de acções trocadas no leilão final revitalizaram-me o espírito... Acho que o final quebrou uma linha descendente que o BCP não a estava a conseguir quebrar durante o dia...

Sugestões?

Romeu,

Tenho vindo a acompanhar os teus posts. Se queres o meu conselho - faz uma pausa. O fecho foi bom e talvez não devesses ter vendido, mas era esse o teu plano e foste coerente. Na minha opinião não fará muito sentido reentrares depois de teres saído.

Já o disse aqui, o BCP não é como o Benfica... Olha para outros títulos, define a tua estratégia, procura entrar na zona de suportes ou após passar resistências, define stops.

Abraço

Já estive noutras acções, mas esta é aquela onde me sinto mais confiante a negociar e até costumo aguentar a sua volatilidade. Aliás, nem perdi muito com estas vendas, mas ver todo o PSI a cair durante tantos meses, venceu-me por cansaço...

Vou parar uns dias, vou seguir o teu conselho, vai ajudar-me a estar mais lúcido na minha decisão.

Obrigado.

Romeu, o PSI20 está com tendencia nitida de queda de ha 1s meses para ca, é claro que, de vez em qd, proporciona bons ganhos aos longos, mas dada a tendencia desde Abril ser fortemente bearish, convem que, qd se apanha peixe com longos, se saia rapidamente da agua "because sharks patroll these waters" (musica dos morphine), ou entao se tenha uma forte razao para manter longos por mais tempo (uma determinada acçao que resista à tendencia de queda do indice, o BPI por ex. aparenta ser um desses casos).

cometi esse mesmo erro de entrar longo em acçoes do PSI20 qd comecei ha meses com isto da bolsa, somos portugueses, e por isso é natural que qd começamos, comecemos pelo PSI20 (eu, ainda para mais, comecei precisamente em Abril, ou seja, apanhei o PSI20 no topo, agora imagina o inicio de bolsa que tive - pq la esta, um rookie nunca entra curto (so ha pouco tempo comecei a entrar curto, ainda mt poucas vezes) , qd entra, entra smp longo).

dps comecei a alterar a minha estrategia, e comecei a entrar no PSI20 de forma mais cirurgica (o tal "buy the dip", que por ex. no caso do BCP, em certos valores, normalmente compensa, mas smp com muito cuidado - no meu caso, comprar e largar).

para posiçoes longas de maior prazo, passei a investir apenas no SP500 ou Nasdaq (indices atraves de ETF's com leverage, ou respectivas acçoes - por regra as mais famosas).

o que quero dizer com isto é que, antes de irmos à pesca, se deve, em 1º lugar, ver em que mar estamos a pescar (tendencia de medio/longo prazo do respectivo indice).
Os indices americanos têm estado longos, enquanto que o PSI20 tem estado curto, e muito.

abraço e calma

Registado: 6/3/2014 19:07

por malvoisin » 31/10/2014 18:48

nmprc Escreveu:
malvoisin Escreveu:peço desculpa por nao vir falar do BCP (estou de fora e neutro neste momento).

por acaso há por aqui quem use o investing.com para ver graficos de indices e futuros, se sim, conseguem aceder aos respectivos links dos indices e ver os respectivos graficos? desde ontem à noite que nao consigo...

Malvosin,

Está a funcionar...

http://pt.investing.com/indices/us-spx-500

nmprc, usava a versão inglesa do site, e nessa continuo a nao conseguir abrir os links.

a que enviaste (portuguesa) funciona sem qq problema, muito obrigado!!

por HaRt » 31/10/2014 18:41

nmprc Escreveu:

Sugestões?

Romeu,

Abraço

Obrigado.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por nmprc » 31/10/2014 18:34

malvoisin Escreveu:peço desculpa por nao vir falar do BCP (estou de fora e neutro neste momento).

por acaso há por aqui quem use o investing.com para ver graficos de indices e futuros, se sim, conseguem aceder aos respectivos links dos indices e ver os respectivos graficos? desde ontem à noite que nao consigo...

Malvosin,

Está a funcionar...

http://pt.investing.com/indices/us-spx-500

por Storgoff » 31/10/2014 18:29

Bernie Madoff Escreveu:
Storgoff Escreveu:Neste momento, se alguns investidores até poderiam pensar que os 400 M€ eram apenas uma reserva de salvaguarda agora ficou claro que a reserva foi-se e já não esta disponível para reembolsar mais CoCos, no entanto ainda faltam 750 M€ de CoCos por pagar, e diz o Amado que até 2016 estão pagos.
Como?
Acho praticamente impossível que o BCP gere resultados liquidos para fazer face a esse compromisso com o estado e o mais natural é que daqui por uns tempos venha aí mais um AC.

Convenhamos que 750ME não são propriamente uns trocados e com um balanço significativamente minguado de activos geradores de receita é cada vez mais dificil gerar resultados que se vejam.
Para já o que se vai vendo é o oposto, são prejuízos.

Concordo com tudo excepto nos pontos acima:

penso que estás a subvalorizar as poupanças que vão resultar do abate dos Coco’s sem contar com a recuperação que o próprio banco teve de 2013 para 2014.
O banco está, hoje, com capacidade de gerar resultados superiores a 2M€ diários e portanto os 750M€ eram uma etapa perfeitamente alcançável no processo de reestruturação do banco. E quanto mais rápido os pagarem, maior o impacto nos resultados.
O problema é agora incógnita do BES.

E os 400M€ não se foram, serviram para fazer o matching das imparidades a 31/12 com o BCE e que foram a resultados este trimestre. E mesmo assim, os resultados foram apenas de -90m€, mas não quer dizer que sejam realmente imparidades incobráveis, serão critérios contabilísticos que também podem alterar com a melhoria da situação do banco e do país.

Também não concordo com a ideia que os testes não servem para nada. Eu não tenho fé na UE, mas também não acho que agora com a surpervisão do BCE, os bancos andem a brincar às marteladas. Os bancos de brincar (BES) vão sucumbir perante aqueles que conseguem ser sérios e transparentes, coisa que o BCP anda a preparar-se desde 2010 depois de anos 'supervisão À portuguesa'.

As poupanças que o BCP já está a fazer com os CoCos que pagou ainda não se veem porque so passaram alguns messes desde que abateu os 1850M€ de CoCos. Nos exercicios futuros será mais significativo é um facto.
De qualquer forma não não me parece que seja por aí que vão surgir resultados fabulosos para fazer face a 750M€ a devolver ao estado em pouco mais de um ano.
Os 400M€ naturalmente que ficaram reservados para reforço do capital porque era óbvio como os testes o demonstraram que o BCP tinha um insuficiência de capital brutal ( 1,2 mil M€) à data de 31 Dez 2013.

Quanto aos testes de stress de facto estes agora foram a sério mas os anteriores levados a cabo pela EBA não passaram de fantochada. É so ver a carrada de bancos europeus que tinham passado nesses testes e que depois deram problemas e graves

Registado: 21/5/2009 18:43

por HaRt » 31/10/2014 18:26

pacheco1979 Escreveu:a minha sugestão era não as ter vendido... e saber aguardar... infelizmente isto não sobe todos os dias 10% e exactamente naquelas que temos na carteira... se sais-te não entendo o que te faz querer entrar agora de repente por causa do leilão final....

Eu esperei pelas 16h29m59s para decidir se as vendia ou não. Nesse momento estavam abaixo do meu limite mínimo definido. Fiz o que nem sempre consigo fazer, segui o que tinha escrito neste fórum, vender tudo se abaixo de 0.089 e fechar a loja.

O fecho deu-me completamente a volta, mas na plataforma que uso já não deu para as voltar a comprar, portanto tenho que esperar por segunda feira para voltar à acção.

Esta é a acção que melhor conheço e até lhe tenho bastante tolerância de movimento, já as aguentei a perder 20%. Mas ver o mundo lá fora a brilhar e o BCP a fraquejar, sem força para vencer os shorters que a estavam a atacar estava-me a parecer a Jerónimo Martins e não consegui resistir...

por malvoisin » 31/10/2014 18:25

peço desculpa por nao vir falar do BCP (estou de fora e neutro neste momento).

por Storgoff » 31/10/2014 18:22

Joca601 Escreveu:

Storgoff,

Joca,

Estas um pouco confuso.

Registado: 21/5/2009 18:43

por nmprc » 31/10/2014 18:20

Sugestões?

Romeu,

Abraço

por pacheco1979 » 31/10/2014 18:11

a minha sugestão era não as ter vendido... e saber aguardar... infelizmente isto não sobe todos os dias 10% e exactamente naquelas que temos na carteira... se sais-te não entendo o que te faz querer entrar agora de repente por causa do leilão final....

Registado: 17/8/2013 23:25

por HaRt » 31/10/2014 18:07

Seja como for, as 56 milhões de acções trocadas no leilão final revitalizaram-me o espírito... Acho que o final quebrou uma linha descendente que o BCP não a estava a conseguir quebrar durante o dia...

Sugestões?

por pacheco1979 » 31/10/2014 17:59

Não faço ideia, só sei que os bancos tinham 2 semanas para apresentar os planos...

E sei que só em Outubro de 2014 é que acabaram os testes de stress sobre dados de Dezembro de 2013 :oh: :oh:

por HaRt » 31/10/2014 17:55

E essa resposta chega quando? No fim do ano?

por pacheco1979 » 31/10/2014 17:50

Não te parece que tudo aguarda decisão do BCE? se as medidas chegam ou não? e que provavelmente chegam....

Acredito num disparo à 'BCP' assim que isso ficar definido.

por HaRt » 31/10/2014 17:43

Bom, vendi as acções todas no leilão final porque não estava disposto a ficar com algo que revelou um comportamento decepcionante...
Para mim era Game Over porque ia cumprir com a palavra dada ontem...

Para ser coerente, na segunda feira lá vou ter que voltar a esta acção... Fechou acima do meu limite mínimo, deu um forte sinal que "me quer cá" :-)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], JUKIMSUNG, nbms2012 e 169 visitantes