Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Triplano » 31/10/2014 0:38

A BlackRock comunicou hoje que passou a deter 11.753.943 direitos de voto à data de 28 de Outubro (não sei converter os direitos em ações, mas deve ser ela por ela...) http://www.jeronimomartins.pt/media/599 ... t_2014.pdf

O que é de realçar é que a BlackRock, há menos de 4 meses (a 22 de Julho), detinha 31.436.581 direitos de voto... http://www.jeronimomartins.pt/media/573 ... k_2014.pdf

Ou seja, este 3.º trimestre da JMT deve ter mesmo desiludido os "agiotas" da BlackRock pois reduziram drasticamente a sua posição(alienaram 63% das ações :shock: :roll: :-k )... e quando as grandes casas estão a abandonar o barco é porque ele de facto está a ir ao fundo...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)

Registado: 29/11/2007 12:37

por dozens » 30/10/2014 18:09

traderh Escreveu:

"Ações com PER abaixo de 10 com bons lucros são uma pechincha" Buffet :wink:
e os dividendos de 2015 se o rumo de mantiver? actualmente CTT e JM é que pagam o valor mais alto por ação

Neste momento quem paga mais é a Portucel e os CTT e se por acaso a PT pagar os tais 10 centimos com a cotação a 1,2 tambem fica no top 3 dos melhores dividendos.

A JMT mesmo a estes valores está nos 2%

Eu por mim, eles até nem pagavam dividendos. Pelos meus cálculos (1s2014) a JMT tem um Return on Assets de 3,86%. A média das empresas que considero é 2,06%. Parece-me a mim que eles até sabem gerir bem o dinheiro.
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.

Registado: 9/9/2014 12:26

por traderh » 30/10/2014 18:02

e os dividendos de 2015 se o rumo de mantiver? actualmente CTT e JM é que pagam o valor mais alto por ação

Neste momento quem paga mais é a Portucel e os CTT e se por acaso a PT pagar os tais 10 centimos com a cotação a 1,2 tambem fica no top 3 dos melhores dividendos.

A JMT mesmo a estes valores está nos 2%

Registado: 10/6/2014 9:24

por yaya » 30/10/2014 17:24

dozens Escreveu:
yaya Escreveu:
dozens Escreveu:As minhas contas dão um preço justo de mercado de 5,30€. Só a partir deste preço começo a comprar (neste caso a desconto..)

O PER correcto depende de muitos factores mas para se ter um PER justo de 15 a JM teria de valer 5,7.

Não andamos muito longe um do outro. Basicamente se o preço descer abaixo dos 5 EUR, mantendo-se o resto igual, vai estar a preço de desconto. Quanto maior a queda, maior o desconto. :-k

Registado: 28/8/2013 22:19

por dozens » 30/10/2014 17:10

yaya Escreveu:
dozens Escreveu:As minhas contas dão um preço justo de mercado de 5,30€. Só a partir deste preço começo a comprar (neste caso a desconto..)

O PER correcto depende de muitos factores mas para se ter um PER justo de 15 a JM teria de valer 5,7.

Não andamos muito longe um do outro. Basicamente se o preço descer abaixo dos 5 EUR, mantendo-se o resto igual, vai estar a preço de desconto. Quanto maior a queda, maior o desconto. :-k

por yaya » 30/10/2014 17:04

Registado: 28/8/2013 22:19

por dozens » 30/10/2014 15:25

Ulisses Pereira Escreveu:Porquê 5,3?

Abraço,
Ulisses

Média de 10 x Resultado líquido/ação dos últimos 5 exercícios considerados (1s2014, 2013, 2012, 2011, 2010);
1s2014: 0,24 (0,48)
2013: 0,61
2012: 0,57
2011: 0,54
2010: 0,45
Quando tiver tempo vou fazer as contas para ver se o resultado do 3º trimestre veio alterar substancialmente este número, mas neste momento é o que considero.
(Atenção que isto é só para chegar a 1 valor, a partir do qual se a ação descer eu considero a desconto)

por Ulisses Pereira » 30/10/2014 13:52

Porquê 5,3?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por dozens » 30/10/2014 13:47

perseu Escreveu:
_x_ Escreveu:Hoje devo ter feito uma enorme parvoíce, comprei á pouco a 7,35 fica um stop para os 6,5. :roll:
Primeiro objetivo é vender nos 8. :-k

-X- Comprar uma acção em forte queda é sempre uma "parvoíce"! Never buy a falling Knife (a 55% falling knife)!
Dito isto, vou comprar o meu segundo terço de acções JM a 7,30 de acordo com o meu trade plan (ordem dada e ainda não executada). E o meu primeiro terço ainda foi mais "parvo" - adquirido a 8,15€
Os resultados foram acima das minhas expectativas, mas deixo o ultimo terço para depois de anunciado o plano estratégico.
stop loss global mantem-se nos 6.39€ (porque os 6,5 condicionariam em demasia os stops)
JM hard disccount.gif

As minhas contas dão um preço justo de mercado de 5,30€. Só a partir deste preço começo a comprar (neste caso a desconto..)

por Optimiza » 30/10/2014 13:36

_x_ Escreveu:Hoje devo ter feito uma enorme parvoíce, comprei á pouco a 7,35 fica um stop para os 6,5. :roll:

-X- Comprar uma acção em forte queda é sempre uma "parvoíce"! Never buy a falling Knife (a 55% falling knife)!
Dito isto, vou comprar o meu segundo terço de acções JM a 7,30 de acordo com o meu trade plan (ordem dada e ainda não executada). E o meu primeiro terço ainda foi mais "parvo" - adquirido a 8,15€
Os resultados foram acima das minhas expectativas, mas deixo o ultimo terço para depois de anunciado o plano estratégico.
stop loss global mantem-se nos 6.39€ (porque os 6,5 condicionariam em demasia os stops)
JM  hard disccount.gif
JM hard disccount.gif (22.67 KiB) Visualizado 9134 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por _x_ » 30/10/2014 13:20

Hoje devo ter feito uma enorme parvoíce, comprei á pouco a 7,35 fica um stop para os 6,5. :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por _x_ » 30/10/2014 13:18

Hoje devo ter feito uma enorme parvoíce, comprei á pouco a 7,35 fica um stop para os 6,5. :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por jccgold » 30/10/2014 13:09

perseu Escreveu:
traderh Escreveu:Eu só me record de uma análise do ulisses há algum tempo, onde ele olhava para o passado e viamos uma queda brutal das acções da jerónimo. Motivo? Investimento na Polónia.
E isso faz-me pensar hoje queda brutal das acções da jerónimo. Motivo? Investimento na colômbia?

Análise original.

Nao é bem o 1º que pensou o mesmo. Como já escrevi aqui, espero grandes subidas na JM em 2 anos. Passaram 6 meses

Registado: 11/11/2011 3:58

por ParaCima » 30/10/2014 11:06

perseu Escreveu:
traderh Escreveu:Eu só me record de uma análise do ulisses há algum tempo, onde ele olhava para o passado e viamos uma queda brutal das acções da jerónimo. Motivo? Investimento na Polónia.

E isso faz-me pensar hoje queda brutal das acções da jerónimo. Motivo? Investimento na colômbia?

Análise original. De facto, no PSI privilegiam-se ou grandes dividendos em mercados estagnados (tipo CTT e Portucel), ou empresas com mega prejuízos mas que acenem com uma luz ao fundo do túnel. Sim, fechará o ano a rondar os 320 milhões de lucros. Faz confusão ao Mercado lucros aceitáveis numa growth stock internacional e por isso penalizam em 55% a cotação (ao menos se tivesse tido 100 milhões de euros de prejuízo....)

já reparaste que os aft cresceram emnso que o endividamento??? andam a endividar-se para a actividade corrente?? ou é para pagar juros??

tanto os juros como as depreciações devem ser pagos pela actividade corrente... agora a verdade é que cresceu mais o endividamento que os AFT...

outra situação curiosa é o número de lojas, ent em Portugal o pingo doce tem 380 lojas, a joaninha na polonia tem 2500 lojas... será que há assim tanta margem de crescimento???

a única vantagem da polonia a meu ver será a mudança do zloty para o euro, e os problemas da tesco...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por Optimiza » 30/10/2014 10:14

Análise original. De facto, no PSI privilegiam-se ou grandes dividendos em mercados estagnados (tipo CTT e Portucel), ou empresas com mega prejuízos mas que acenem com uma luz ao fundo do túnel. Sim, fechará o ano a rondar os 320 milhões de lucros. Faz confusão ao Mercado lucros aceitáveis numa growth stock internacional e por isso penalizam em 55% a cotação (ao menos se tivesse tido 100 milhões de euros de prejuízo....)

por traderh » 30/10/2014 10:09

Eu só me record de uma análise do ulisses há algum tempo, onde ele olhava para o passado e viamos uma queda brutal das acções da jerónimo. Motivo? Investimento na Polónia.

Registado: 10/6/2014 9:24

por fff » 30/10/2014 10:06

perseu Escreveu:Resultados anunciados revelam a troca de lucros por crescimento e quota no Mercado chave e o ultimo trimestre mostra recuperação da tendência. A margem foi sacrificada por interesses estratégicos e comerciais.

No curto prazo contribui com um ténue sinal negativo para o desempenho da acção (porque não foram perfeitos para uma acção que caiu 55% dos máximos), mas o focus da acção será sempre o plano estratégico a apresentar. As vendas só subiram 7,3% e o lucro caiu 15% no acumulado. O lucro dos primeiros 9 meses ficou nos 237 milhões de euros (410 milhões anualizados), para um PER de 11,5%.

Não está mal para "depósito a prazo" numa growth stock - extrapolando do ano passado, o dividend yield rondaria os 5,5% (vs certificados de aforro a 3%).
Estratégia - Stand by / Análise técnica - confirmou hoje a quebra do último suporte antes dos 6,5€ ( o que numa acção em queda livre não diz nada de novo)

Pergunta - Numa empresa que cresce, passando a ter um PER baixo e lucros a distribuir, quem é que ainda vai vender próximo do bottom?

http://economico.sapo.pt/noticias/jeron ... 04903.html

Quem vai vender aqui não sei, eu não sou que não tenho nenhumas.
Quanto a ser uma growth stock, penso que vão congelar ou diminuir o ritmo de abertura de lojas na Polonia.
Quanto ao PER baixo um PER neste momento de 15 não me parece baixo, para mim PER baixo significa 7 ou 8.
Para rendimento de Deposito a prazo quem aplicou neste DP há 12 ou 6 meses atras, não estou interessado neste tipo de rendimento , de lá para cá.
Na minha opinião não vejo para já razões para estar bull no titulo.
Editado pela última vez por fff em 30/10/2014 10:39, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Optimiza » 30/10/2014 9:55

Resultados anunciados revelam a troca de lucros por crescimento e quota no Mercado chave e o ultimo trimestre mostra recuperação da tendência. A margem foi sacrificada por interesses estratégicos e comerciais.

No curto prazo contribui com um ténue sinal negativo para o desempenho da acção (porque não foram perfeitos para uma acção que caiu 55% dos máximos), mas o focus da acção será sempre o plano estratégico a apresentar. As vendas só subiram 7,3% e o lucro caiu 15% no acumulado. O lucro dos primeiros 9 meses ficou nos 237 milhões de euros (320 milhões anualizados), para um PER de 11,5%.

Não está mal para "depósito a prazo" numa growth stock - extrapolando do ano passado, o dividend yield rondaria os 5,5% (vs certificados de aforro a 3%).
Estratégia - Stand by / Análise técnica - confirmou hoje a quebra do último suporte antes dos 6,5€ ( o que numa acção em queda livre não diz nada de novo)

Pergunta - Numa empresa que cresce, passando a ter um PER baixo e lucros a distribuir, quem é que ainda vai vender próximo do bottom?

Factor inesperadamente positivo - A JM revela que as vendas ‘like-for-like' da marca polaca Biedronka aumentaram cerca de 1% no trimestre "suportado pelas acções comerciais desenvolvidas e pela introdução dos meios electrónicos de pagamento". No entanto, considerando os nove meses do ano o ‘like-for-like' da marca de ‘discount' caiu 1,2%. As vendas totais da Biedronka, em euros, cresceram 9,7% para 6.191 milhões de euros.

Quota de mercado a crescer na Lusitânia ? Em Portugal, as vendas do Pingo Doce cresceram 1,6% (mais 2% excluindo o combustível) para 2.391 milhões de euros. Foram inauguradas cinco lojas até Setembro e "a quota de mercado da companhia foi fortalecida", refere o comunicado da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos.

Colombia já factura alguma coisita? Os novos negócios na Colômbia - com a s lojas Ara - e na Polónia - com as drogarias Hebe - atingiram vendas de 103 milhões de euros. A marca colombiana fechou o trimestre com 54 lojas.

http://economico.sapo.pt/noticias/jeron ... 04903.html
Editado pela última vez por Optimiza em 30/10/2014 10:26, num total de 1 vez.

por rollingsnowball » 30/10/2014 0:23

ParaCima Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:As vendas totais aumentaram 9% apesar da deflação. 9% é significativo mesmo que haja algum grau de canibalização. Os custos iam subir e as margens descer? É certo. Mas a longo prazo garantiam uma quota de mercado que lhes dava vantagens de escala que só perderiam se não fossem competentes. A longo prazo a medida certa agora é crescer mesmo que à custa dos lucros de curto prazo (basicamente era crescimento subsidiado pelo estado já que não pagavam tanto IRC por terem menos lucro)... E já agora deviam cancelar os dividendos que são outra política de curto prazo... Neste momento têm um mercado ainda muito verde que têm que conquistar antes de amadurecer.. Se não conquistarem eles conquista a concorrência e aí podem ter a certeza que as margens vão ser curtas

a questão é sempre a mesma... para quê vender mais se consigo menos com isso???

parece-me que a lógica dos alugueres é interessante, alugar para depois comprar, se as lojas oferecerem resultados... pelo menos parece-me que era a estrategia que a empresa tinha no ultimo trimestre e que me ficou... mas isso está a fazer com que os custos de aluguer comam uma parte muito interessante do crescimento da empresa... e tb afectados pela deflação...

sinceramente concordo com a conversa dos dividendos, empresas em expansão nao faz sentido terem dividendos, o dividendo é um roubo ao accionista, pk deixa de criar valor, pelo menos, no curto prazo... se eu mantiver a posição mantenho a totalidades, mesmo que um dia pague os 28%, se eu receber hoje os dividendos, 28% deixam imediatamente de ter rendibilidade... partindo do principio que acredito na empresa...

o valor da acção está associado aos cash-flow futuros o que não me parece que seja muito interessante neste momento de expansão...

As estratégias de alugar para depois comprar vs pedir empréstimo para comprar são basicamente duas faces da mesma moeda. Num caso a dívida aparece no balanço no outro não. Se cancelarem o arrendamento habitualmente têm que indemnizar, que é mais ou menos o mesmo que comprarem e venderem com perda de seguida se a coisa não funcionar. Em termos teóricos as diferenças são grandes em termos práticos não tanto.

A expansão traz pouco valor acrescentado a curto prazo. Mas num mercado em que a penetração do comércio em massa é ainda muito baixa o importante não é o valor acrescentado a curto prazo mas o valor acrescentado a longo prazo. E para isso é preciso continuar a conquistar quota de mercado se possível não só à custa do pequeno comércio mas também dos grandes competidores como Tesco e Aldi. Se conseguires uma quota de mercado alta no final tens rendibilidades muito acima dos competidores enquanto manténs preços abaixo deles e aí todos os anos de lucros mais baixos são compensados rapidamente ao mesmo tempo que os competidores afundam cada vez mais (isto se não houver complacência, que costuma haver).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por ParaCima » 30/10/2014 0:00

rollingsnowball Escreveu:
ParaCima Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Interromperam a abertura de lojas na Polónia... Parece-me uma péssima ideia... Estão numa fase em que o principal objectivo tem que ser ganhar quota de mercado e assim aumentar a vantagem sobre a concorrência e assim não é fácil... a menos que estejam a pensar comprar as lojas da Tesco...

Alguém me sabe dizer quanto eles estão a perder trimestralmente com o Hebe e Ara? Obrigado

ps: continuo fora

a mim parece-me bem não abrir mais lojas, os custos logísticos galoparam, parece-me que eles decidiram abrir lojas alugadas... se calhar está na hora de repensar a estrategia e fechar algumas lojas... não se pode estar sempre a crescer no número de lojas se estamos a reduzir as vendas LFL... isto poderá significar uma canibalização...

curioso é o crescimento da dívida liquida com a redução do cash-flow libertado...

As vendas totais aumentaram 9% apesar da deflação. 9% é significativo mesmo que haja algum grau de canibalização. Os custos iam subir e as margens descer? É certo. Mas a longo prazo garantiam uma quota de mercado que lhes dava vantagens de escala que só perderiam se não fossem competentes. A longo prazo a medida certa agora é crescer mesmo que à custa dos lucros de curto prazo (basicamente era crescimento subsidiado pelo estado já que não pagavam tanto IRC por terem menos lucro)... E já agora deviam cancelar os dividendos que são outra política de curto prazo... Neste momento têm um mercado ainda muito verde que têm que conquistar antes de amadurecer.. Se não conquistarem eles conquista a concorrência e aí podem ter a certeza que as margens vão ser curtas

a questão é sempre a mesma... para quê vender mais se consigo menos com isso???

parece-me que a lógica dos alugueres é interessante, alugar para depois comprar, se as lojas oferecerem resultados... pelo menos parece-me que era a estrategia que a empresa tinha no ultimo trimestre e que me ficou... mas isso está a fazer com que os custos de aluguer comam uma parte muito interessante do crescimento da empresa... e tb afectados pela deflação...

sinceramente concordo com a conversa dos dividendos, empresas em expansão nao faz sentido terem dividendos, o dividendo é um roubo ao accionista, pk deixa de criar valor, pelo menos, no curto prazo... se eu mantiver a posição mantenho a totalidades, mesmo que um dia pague os 28%, se eu receber hoje os dividendos, 28% deixam imediatamente de ter rendibilidade... partindo do principio que acredito na empresa...

o valor da acção está associado aos cash-flow futuros o que não me parece que seja muito interessante neste momento de expansão...

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por SFT » 29/10/2014 23:05

Não há muito a acrescentar.

Basicamente os lucros caem por factores externos, não controláveis pela empresa.

O cash flow é menor por causa dos 90-100 milhões do primeiro trimestre. Curioso que, mesmo com o aumento do número de lojas, o cash obtido é praticamente o mesmo. Vende mais mas bem mais barato.

A diminuição do investimento na Polónia é sinal que não vale a pena insistir perante a deflação, apesar do aumento das vendas. Pode ser sinal que estão a tentar aumentar o cash flow gerado, no último trimestre, face a 2013.

Amanhã deve haver queda. Muito pânico. Pouca formação. Tudo à procura da galinha dos ovos d'ouro.

Disclaimer: possuo acções da JMT.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por rollingsnowball » 29/10/2014 21:47

ParaCima Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Interromperam a abertura de lojas na Polónia... Parece-me uma péssima ideia... Estão numa fase em que o principal objectivo tem que ser ganhar quota de mercado e assim aumentar a vantagem sobre a concorrência e assim não é fácil... a menos que estejam a pensar comprar as lojas da Tesco...

Alguém me sabe dizer quanto eles estão a perder trimestralmente com o Hebe e Ara? Obrigado

a mim parece-me bem não abrir mais lojas, os custos logísticos galoparam, parece-me que eles decidiram abrir lojas alugadas... se calhar está na hora de repensar a estrategia e fechar algumas lojas... não se pode estar sempre a crescer no número de lojas se estamos a reduzir as vendas LFL... isto poderá significar uma canibalização...

curioso é o crescimento da dívida liquida com a redução do cash-flow libertado...

As vendas totais aumentaram 9% apesar da deflação. 9% é significativo mesmo que haja algum grau de canibalização. Os custos iam subir e as margens descer? É certo. Mas a longo prazo garantiam uma quota de mercado que lhes dava vantagens de escala que só perderiam se não fossem competentes. A longo prazo a medida certa agora é crescer mesmo que à custa dos lucros de curto prazo (basicamente era crescimento subsidiado pelo estado já que não pagavam tanto IRC por terem menos lucro)... E já agora deviam cancelar os dividendos que são outra política de curto prazo... Neste momento têm um mercado ainda muito verde que têm que conquistar antes de amadurecer.. Se não conquistarem eles conquista a concorrência e aí podem ter a certeza que as margens vão ser curtas
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

por ParaCima » 29/10/2014 21:34

o que interessa

por CTT17 » 29/10/2014 21:17

A nível de AF, haverão outras pessoas bem mais competentes, mas como pequeno empresário e colocando-me no papel do CEO da JM não estaria feliz, mas veria o futuro com alguma confiança.

No meu sector (Turismo)tenho aumentado todos os anos os preços, mas se a JM fizesse isso estaria a cavar a sua própria sepultura. Encaro como normal e transitória a dimimuição das margens e gostaria que, pelo menos, as vendas mantivessem as subidas. Prevejo em 2015 e 2016 algum aumentos dos lucros, com a Colômbia a mostrar serviço, nada comparável à Polónia. Com a forte deflação alimentar na Europa ( não vai durar sempre) é preciso relativizar. Amanhã é um dia para estar atento, quer o mercado goste dos resultados, quer não. Da minha parte, a palavra é compreender (e não estou triste) e nada me diz que o futuro será tumultuoso (pelo menos dá lucros consistentes, ao contrário da banca por ex.)

Registado: 22/12/2013 23:04

por rollingsnowball » 29/10/2014 21:04

Interromperam a abertura de lojas na Polónia... Parece-me uma péssima ideia... Estão numa fase em que o principal objectivo tem que ser ganhar quota de mercado e assim aumentar a vantagem sobre a concorrência e assim não é fácil... a menos que estejam a pensar comprar as lojas da Tesco...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 188 visitantes