Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Concordo DocMr36 que este tópico está a voltar ao normal, ie, com bastante e boa informação
Um abraço ao Rick pois após um período sabático voltou a dar o seu contributo muito especial e se se mantiver o nível destes últimos dias ele volta mais entusiasmado

Um abraço ao Rick pois após um período sabático voltou a dar o seu contributo muito especial e se se mantiver o nível destes últimos dias ele volta mais entusiasmado

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Eu, que tipicamente não acerto com os momentos de entrada, acho que agora até não é um mau momento para entrar após as correcções destes últimos 2 meses.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
caralmeida030267 Escreveu:x0106559 Escreveu:Realmente acho que deixar 5% num fundo liquidez oferece essa possibilidade mas a verdade é que todos os artigos que vejo mostram que os investidores comuns não sabem medir o tempo de entrada/saída... Por outro lado acho que com a ajuda do pessoal aqui do fórum já consegui rendimentos superiores a um investidor comum! Se o objectivo for seguir os mercados então acho que é bom deixar os 5% num fundo liquidez. Se não for esse o caso acho que reforçaria nos mistos globais que no panorama actual estão muito interessantes.
Penso que tens muita razão neste ponto.
O timing de entrada e/ou saída também é, por vezes, muito importante.
E essa é outra preocupação que tenho neste momento, pois vou ter o capital disponível entre amanhã e sexta e não sei, sinceramente, se este será o momento mais oportuno para constituir a carteira.
O timing de entrada terá que ser uma decisão "solitária"....
Por exemplo os meus fundos da PIMCO foram subscritos em Maio 2013..... infelizmente não foi o ponto de entrada ideal

"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"
- Registado: 2/5/2014 7:58
mwc 2.0 Escreveu:chico_laranja Escreveu:
Vamos tentar transformar esta guerrinha em algo produtivo pois pode haver alguns users que até acabem por encontrar um meio termo e ter uma carteira mista fundos + ETFs mas do lado dos ETFs não vejo um tópico agregador de informação interessante e com um debate cordial e receptivo a dúvidas e onde cada um pode dar a sua visão de mercado sem ser chicoteado e onde até recebe críticas construtivas à sua carteira.
Boa tarde,
É o meu caso. Tenho uma carteira de ETF´s desde Dezembro 2013 (inspirada nos ensinamentos do LTCM) e uma carteira de FI a partir de Maio 2013 com refinamentos em Janeiro e Outubro 2014.
Cumprimentos,
MWC
Também seria interessante se pudesses partilhar com a malta as respectivas carteiras e/ou resultados das mesmas. Em vez de serem medidas pilinhas, tentamos perceber o que o "comum dos investidores" consegue obter com ambas as estratégias e fazemos uma análise conjunta dos resultados. Todos ficamos a ganhar certamente.
Um abraço.
- Registado: 22/3/2014 13:47
chico_laranja Escreveu:dozens
Sabes bem que não é o mesmo. Este tópico é sobre fundos de investimento e não ETFs.
Já cá te foi feito o repto mas volto a fazer-to.
Abre um tópico como este sobre fundos de investimento (ou mutual funds já que não queres ver a diferença em português) onde expliques tudo sobre ETFs:
- quais os melhores dentro de cada categoria em USD e EUR pois é queixa recorrente que ETFs EUR ainda não são muitos e são fracos comparados com os pares americanos;
- quais as diferenças dos ETFs passivos e activos
- esmiúces os activos (os passivos não há necessidade visto serem uma aproximação +- bem conseguida à constituição do índice subjacente);
- os diferentes Lazy portfólios. Prós e contra de cada um. Desempenho deles nos últimos anos e análise aos mesmos e como se comportam nos diferentes cenários: Bear, Bull e Neutro.
- realidade portuguesa Vs realidade americana
- fiscalidade;
- o que é o spread e porque há 2 preços(bid e ask) nos ETFs;
- custos associados - aqui faz simulações para carteiras de 1, 10 e 100k com 5, 10 e 15 movimentos de blocos de 1, 3, 5 e 10% do valor total da carteira tirando ilações sobre a penalidade que terias nos lucros ao fim de 3 anos com rendimento médio teórico de 3, 5, 7 e 10% - e melhores brokers para cada situação pois para casos diferentes os melhores poderão ser diferentes.
- Brokers estrangeiros? Quais? Porque não ou porque sim? Custos associados, limites e obrigações. Fiscalidade associada a esta questão.
Quando tiveres algo deste género feito terás todo o mérito para vires falar de ETFs e fazeres comparação com os Fundos. Aí terás a fundamentação para contrapores a tua estratégia contra a dos outros.
Se tiveres nos ETFs o que o Rick fez aqui com os fundos, depois cada cabeça sua sentença e cada um usa o que acha mais adequado ao seu caso (daí os diferentes cenários que falei acima para simulares).
Vamos tentar transformar esta guerrinha em algo produtivo pois pode haver alguns users que até acabem por encontrar um meio termo e ter uma carteira mista fundos + ETFs mas do lado dos ETFs não vejo um tópico agregador de informação interessante e com um debate cordial e receptivo a dúvidas e onde cada um pode dar a sua visão de mercado sem ser chicoteado e onde até recebe críticas construtivas à sua carteira.
Tive que fazer login só para aplaudir este Post

Deixem-se de Guerrinhas, todos somos crescidos para perceber os prós e contras das duas estratégias (Fundos vs. ETF). Também já todos percebemos que ambas são complementares se usadas como deve ser!
Saúdo o regresso do Rick, no último dia parece que voltámos à essência do tópico

Abraços a todos
x0106559 Escreveu:Realmente acho que deixar 5% num fundo liquidez oferece essa possibilidade mas a verdade é que todos os artigos que vejo mostram que os investidores comuns não sabem medir o tempo de entrada/saída... Por outro lado acho que com a ajuda do pessoal aqui do fórum já consegui rendimentos superiores a um investidor comum! Se o objectivo for seguir os mercados então acho que é bom deixar os 5% num fundo liquidez. Se não for esse o caso acho que reforçaria nos mistos globais que no panorama actual estão muito interessantes.
Penso que tens muita razão neste ponto.
O timing de entrada e/ou saída também é, por vezes, muito importante.
E essa é outra preocupação que tenho neste momento, pois vou ter o capital disponível entre amanhã e sexta e não sei, sinceramente, se este será o momento mais oportuno para constituir a carteira.
- Registado: 10/7/2014 21:32
bluechips Escreveu:chico_laranja Escreveu:Carlos
Os 5% de Liquidez é para aproveitar alguma quebra para reforços? É que se é uma carteira agressiva esses 5% são castradores para o objectivo 8% (já agora, brutos ou líquidos, é que 8% brutos são grosso modo 5.76% líquidos)
Chico,
Deixa lá estar os 5% na liquidez, porque isso é a possivel alavancagem dele para reforçar um fundo que começe a bombar ou subscrever um novo fundo tipo foguete, como, por exemplo, a breve prazo, o HSBC Brasil ou JPMorgan Brasil.![]()
Uma coisa é certa não vai ser num ETF passivo, porque aí não há foguetes (a estrutura é pesada)
Abr,
bluechips
Realmente acho que deixar 5% num fundo liquidez oferece essa possibilidade mas a verdade é que todos os artigos que vejo mostram que os investidores comuns não sabem medir o tempo de entrada/saída... Por outro lado acho que com a ajuda do pessoal aqui do fórum já consegui rendimentos superiores a um investidor comum! Se o objectivo for seguir os mercados então acho que é bom deixar os 5% num fundo liquidez. Se não for esse o caso acho que reforçaria nos mistos globais que no panorama actual estão muito interessantes.
- Registado: 14/10/2006 21:40
chico_laranja Escreveu:
Boa tarde,
É o meu caso. Tenho uma carteira de ETF´s desde Dezembro 2013 (inspirada nos ensinamentos do LTCM) e uma carteira de FI a partir de Maio 2013 com refinamentos em Janeiro e Outubro 2014.
Cumprimentos,
MWC
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"
- Registado: 2/5/2014 7:58
chico_laranja Escreveu:Carlos
Os 5% de Liquidez é para aproveitar alguma quebra para reforços? É que se é uma carteira agressiva esses 5% são castradores para o objectivo 8% (já agora, brutos ou líquidos, é que 8% brutos são grosso modo 5.76% líquidos)
Chico,
Deixa lá estar os 5% na liquidez, porque isso é a possivel alavancagem dele para reforçar um fundo que começe a bombar ou subscrever um novo fundo tipo foguete, como, por exemplo, a breve prazo, o HSBC Brasil ou JPMorgan Brasil.

Uma coisa é certa não vai ser num ETF passivo, porque aí não há foguetes (a estrutura é pesada).

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
- Registado: 26/8/2014 18:46
chico_laranja Escreveu:Carlos
Chico,
Os 5% de liquidez se calhar aqui nem fazem falta. A ideia era "temperar" o risco.
Como e onde achas que poderei alocar esses 5%?
Não tenho grande experiência nestas questões, daí a minha dificuldade...
O objetivo era, no mínimo, os 8% brutos. Se possível, chegar aos 10%. Era ótimo, muito bom mesmo.
Carlos Almeida
Carlos
Boas,
Retomando o assunto dos Fundos de Investimento, após uma série de alterações efetuadas (obrigado a todos os que me ajudaram e aconselharam, em especial o Rick, Chico_Laranja e Bluechips), o projeto para a minha 2ª carteira de fundos ficou como segue.
Talvez agora já esteja mais próximo dos tais 8% anuais..
Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%
Obrigações (~33%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 9%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
BNY Mellon Global High Yld Bd A EUR (IE0030011294) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - 6%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 6%
Deutsche Invest I Euro Corp Bds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 4%
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%
Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%
Acções (~52%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
EUA (~10%)
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 10%
Globais (~16%)
Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 8%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Ações Global Cap. Pequena/Média - 8%
Sectoriais (~16%)
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (LU0114721508) - Ações Sector Bens de Consumo - 5%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 6%
MS INVF Global Infrastructure BH (LU0512092577) - Ações Sector Infra-estrutura - 5%
Ainda tenho algumas dúvidas, quer em relação aos pesos de cada fundo da carteira, quer em relação aos fundos de obrigações selecionados/pesos atribuídos.
Conforme já referi anteriormente, e não menosprezando as opiniões dos outros participantes, Mestres Rick, Chico e Bluechips, o vosso feedback e os vossos conselhos são importantes e sempre bem vindos.
Agradeço, pois, comentários e sugestões de melhoria.
Carlos Almeida
Retomando o assunto dos Fundos de Investimento, após uma série de alterações efetuadas (obrigado a todos os que me ajudaram e aconselharam, em especial o Rick, Chico_Laranja e Bluechips), o projeto para a minha 2ª carteira de fundos ficou como segue.
Talvez agora já esteja mais próximo dos tais 8% anuais..
Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%
Obrigações (~33%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 9%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
BNY Mellon Global High Yld Bd A EUR (IE0030011294) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - 6%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 6%
Deutsche Invest I Euro Corp Bds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 4%
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%
Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%
Acções (~52%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
EUA (~10%)
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 10%
Globais (~16%)
Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 8%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Ações Global Cap. Pequena/Média - 8%
Sectoriais (~16%)
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (LU0114721508) - Ações Sector Bens de Consumo - 5%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 6%
MS INVF Global Infrastructure BH (LU0512092577) - Ações Sector Infra-estrutura - 5%
Ainda tenho algumas dúvidas, quer em relação aos pesos de cada fundo da carteira, quer em relação aos fundos de obrigações selecionados/pesos atribuídos.
Conforme já referi anteriormente, e não menosprezando as opiniões dos outros participantes, Mestres Rick, Chico e Bluechips, o vosso feedback e os vossos conselhos são importantes e sempre bem vindos.
Agradeço, pois, comentários e sugestões de melhoria.
Carlos Almeida
DMP Escreveu:chico_laranja Escreveu:dozens
Sabes bem que não é o mesmo. Este tópico é sobre fundos de investimento e não ETFs.
Abre um tópico como este sobre fundos de investimento (ou mutual funds já que não queres ver a diferença em português) onde expliques tudo sobre ETFs:
- quais os melhores dentro de cada categoria em USD e EUR pois é queixa recorrente que ETFs EUR ainda não são muitos e são fracos comparados com os pares americanos;
- esmiúces os activos (os passivos não há necessidade visto serem uma aproximação +- bem conseguida à constituição do índice subjacente);
- os diferentes Lazy portfólios. Prós e contra de cada um. Desempenho deles nos últimos anos e análise aos mesmos e como se comportam nos diferentes cenários: Bear, Bull e Neutro.
- fiscalidade;
- custos associados - aqui faz simulações para carteiras de 1, 10 e 100k com 5, 10 e 15 movimentos de blocos de 1, 3, 5 e 10% do valor total da carteira tirando ilações sobre a penalidade que terias nos lucros ao fim de 3 anos com rendimento médio teórico de 3, 5, 7 e 10% - e melhores brokers para cada situação pois para casos diferentes os melhores poderão ser diferentes.
- Brokers estrangeiros? Quais? Porque não ou porque sim? Custos associados, limites e obrigações. Fiscalidade associada a esta questão.
Quando tiveres algo deste género feito terás todo o mérito para vires falar de ETFs e fazeres comparação com os Fundos. Aí terás a fundamentação para contrapores a tua estratégia contra a dos outros.
Se tiveres nos ETFs o que o Rick fez aqui com os fundos, depois cada cabeça sua sentença e cada um usa o que acha mais adequado ao seu caso (daí os diferentes cenários que falei acima para simulares).

E eu até estou interessado nesse tópico, pois o meu próximo investimento deverá recair nos ETFs.
Devia existir no Caldeirão um tópico completo sobre essa matéria...
chico_laranja Escreveu:dozens
- fiscalidade;

- Registado: 22/3/2014 13:47
dozens
- fiscalidade;
- fiscalidade;
Ulisses Pereira Escreveu:Mas uma coisa é vires aqui recomendar este ou aquele ETF. Faz sentido. Outra coisa é estar a discutir-se um fundo e tu vires, pela enésima vez, dizeres que nos ETF`s não é assim. Já percebemos a ideia e é chover no molhado.
É como num tópico de análise técnica, sempre que alguém apresenta um gráfico, vir um defensor da análise fundamental, dizer que a análise técnica não faz sentido. Uma primeira discussão para expôr a sua ideia faz sentido. Fazê-lo recorrentemente já não é benéfico para ninguém.
Abraço,
Ulisses

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Mas uma coisa é vires aqui recomendar este ou aquele ETF. Faz sentido. Outra coisa é estar a discutir-se um fundo e tu vires, pela enésima vez, dizeres que nos ETF`s não é assim. Já percebemos a ideia e é chover no molhado.
É como num tópico de análise técnica, sempre que alguém apresenta um gráfico, vir um defensor da análise fundamental, dizer que a análise técnica não faz sentido. Uma primeira discussão para expôr a sua ideia faz sentido. Fazê-lo recorrentemente já não é benéfico para ninguém.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:dozens, este tópico é sobre fundos. Recorrentemente, vens aqui falar dos méritos dos ETF`s. Já conhecemos a tua posição sobre esta matéria, por isso, não vale a pena estares constantemente a recordar essa tua posição desviando-te do tema deste tópico.
Abraço,
Ulisses
Longe de mim corrigir um expert dos mercados financeiros, mas um etf não é também um fundo? Exchange traded fund = fundo transacionado em bolsa, certo?

Abraço.
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
dozens, este tópico é sobre fundos. Recorrentemente, vens aqui falar dos méritos dos ETF`s. Já conhecemos a tua posição sobre esta matéria, por isso, não vale a pena estares constantemente a recordar essa tua posição desviando-te do tema deste tópico.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
chico_laranja Escreveu:dozens Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O Franklin é uma novela, foi fechado a novas subscrições neste Verão (para supostamente não prejudicar o fundo) e simplesmente a equipa de gestão demitiu-se e saiu da Franklin Templeton passado cerca de 1 mês. Tens o Frank no Red, tenho eu, e de certeza mais pessoas.
![]()
Deixa cá ver quem é o gestor do meu etf e se há risco de ele se demitir ou de se tornar uma "vedeta com ego insuflado"....hmm....oh wait.![]()
Não tenho esse problema, porque não há gestores nos etf.
Mais uma vantagem.![]()
Os etfs passivos são a escola dos futuros gestores servindo para eles aprenderem a usar a plataforma de trading e as rotinas da casa. Até eu podia ser gestor de um ETF passivo. O S&P indica qual a % que tem de cada constituinte. O gestor só tem que guardar 0.5 a 1% em liquidez e com o resto copiar a alocação para fazer um ETF S&P500.
Não é por acaso que não aparecem os gestores. Hoje é o estagiário A, amanhã é o estagiário B daí aparecer como gestor "a equipa de gestão". Basta não fazer mer** para ser satisfatório.
Errado: Os etf não têm gestores que vão adivinhar o futuro (como aquele que disse que o brasil é que é, levando às perdas de quem segue este tópico), logo podem:
- diminuir custos: 1 etf do SP500 pode ter apenas 0,05% de custos de gestão;
(por cada 10'000 EUR, o etf leva-me 5 EUR de gestão por ano: 5 EUR para ter melhores resultados que a maioria dos gestores ativos)

- diminuir a possibilidade de eventos inesperados, que podem conduzir a maus desempenhos do fundo: como o exemplo da franklin ou da PIMCO - não ficamos a depender de despedimentos/egos/etc;

- como não dependo tanto de eventos inesperados posso dormir descansado, precisando de olhar para o mercado 1 vez por ano. Ao contrário de quem agora olha diariamente para o brasil, para vir a correr fazer um post neste tópico.

dozens Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O Franklin é uma novela, foi fechado a novas subscrições neste Verão (para supostamente não prejudicar o fundo) e simplesmente a equipa de gestão demitiu-se e saiu da Franklin Templeton passado cerca de 1 mês. Tens o Frank no Red, tenho eu, e de certeza mais pessoas.
![]()
Deixa cá ver quem é o gestor do meu etf e se há risco de ele se demitir ou de se tornar uma "vedeta com ego insuflado"....hmm....oh wait.![]()
Mais uma vantagem.![]()
Os etfs passivos são a escola dos futuros gestores servindo para eles aprenderem a usar a plataforma de trading e as rotinas da casa. Até eu podia ser gestor de um ETF passivo. O S&P indica qual a % que tem de cada constituinte. O gestor só tem que guardar 0.5 a 1% em liquidez e com o resto copiar a alocação para fazer um ETF S&P500.
Não é por acaso que não aparecem os gestores. Hoje é o estagiário A, amanhã é o estagiário B daí aparecer como gestor "a equipa de gestão". Basta não fazer mer** para ser satisfatório.
bluechips Escreveu:Boas,
Hoje dia 28 de outubro, o fundo do HSBC Brasil teve uma subida de 7.10% enquanto que o fundo da Nordea teve 4.12%, ao passo que os fundos do JPMorgan e da quase totalidade dos restantes fundos do Brasil ainda não estão neste momento disponíveis pela Morningstar.
Eu até aposto que o fundo do HSBC vai ser hoje o campeão. Este fundo tem o record de 9.1% num só dia, que a juntar a este 7.1% de hoje, dá uma subida de 16.2% em 2 dias, pelo que a pequena ave de rapina agoirenta que de vez em quando passa por aqui, pode ter que engolir o riso, sobre a desgraça dos outros, até ao final do ano ou dentro de um prazo de 6 meses, e aí, se Deus quiser, eventualmente, poder-se-á perguntar: Afinal hiena ris de quê? Era o maior prazer que eu iria ter dos mercados. É que esta foi a única recomendação que eu errei redondamente até à data, e mesmo assim um palermóide teve que vir cobrar essa falha quando o Outlook dele é ZERO.
Abr,
Bluechips
De acordo com os dados da Morningstar, hoje já posso dizer que o JPMorgan Brasil USD teve um ganho diário de 6.08%, ficando atrás dos fundos do Deutsche com 6.38% (NC) e do campeão HSBC com 7.10%.
Eu quando entrei no Brasil (junho passado) escolhi o JPMorgan porque tinha (e tem) a Petrobras com um bom peso na alocação e como esta empresa estava (e está) muito subvalorizada, seria um dos ativos que mais poderia valorizar com a derrota da Dilma, agora a Petrobras é de certa maneira um fardo de curto prazo para o JPMorgan, e é, essencialmente, por esta razão que o HSBC está a valorizar mais que o JPMorgan, tendo este fundo a Petrobras em 7º lugar na alocação com 3.67% e no HSBC a Petrobras não aparece nas 10 primeiras posições.
Há que ter calma, pois no Brasil ainda não começaram as "vindimas" e até ao lavar dos cestos tudo pode acontecer ... e ainda podemos produzir um vinho tinto de upgrade, só que esse eventual bom vinho da colheita de 2014 não pode ser guardado na garrafeira (portfolio) durante muito tempo, porque lhe faltam os taninos (bons fundamentais) para lhe prolongar a sua longevidade.
Digam lá que eu não tenho uma escrita original?

Abr,
bluechips
Rick Lusitano (New) Escreveu:O Franklin é uma novela, foi fechado a novas subscrições neste Verão (para supostamente não prejudicar o fundo) e simplesmente a equipa de gestão demitiu-se e saiu da Franklin Templeton passado cerca de 1 mês. Tens o Frank no Red, tenho eu, e de certeza mais pessoas.

Deixa cá ver quem é o gestor do meu etf e se há risco de ele se demitir ou de se tornar uma "vedeta com ego insuflado"....hmm....oh wait.

Mais uma vantagem.

Rick,
Vi agora que o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR é Inc e não Acc. É mesmo assim?
Sabes se existe uma versão Acc?
Vi agora que o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR é Inc e não Acc. É mesmo assim?
Sabes se existe uma versão Acc?
caralmeida030267 Escreveu:bluechips Escreveu:O fundo JPM STEEP manda-o à vida (o seu irmão dos EUA é muito bom, mas este da Europa não estou a gostar muito dele apesar de ser superior à média). Na Europa, o melhor fundo JPM é o JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628), só que no confronto com o fundo da UBS Unconstrained, perde ligeiramente para este, para além de que considero este fundo unconstrained (sem restrições) da UBS como o 2º melhor da Europa que temos disponível em Portugal.
Neste fundo unconstrained, o gestor não tem restrições para ter que cumprir uma determinada % do seu índex fund (fundo passivo) ou benchmark, tendo assim total liberdade para alocar o que bem entender, e, desse modo, este tipo de fundos é que são de uma verdadeira gestão ativa, não tendo que seguir o seu índice passivo. É com este tipo de fundos com um R2 < 50% (este da UBS tem um R2 de 30.99%) que devem ser comparados os ETF's passivos e os respetivos índex funds, e não compará-los com falsos fundos de gestão ativa que têm um R2 > 95%, por isso é que as famosas estatísticas que circulam por aí de confronto da gestão passiva vs gestão ativa é uma falácia e um logro matemático-estatística, porque estamos a comparar cabras com ovelhas.
Abr,
bluechips
Bluechips,
Obrigado pela tua análise.
Eu já tinha decidido que apostaria no UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc. Só não sabia se devia arranjar-lhe companhia.
Diz-me apenas, se puderes e quiseres, claro, achas que vale a pena apostar nalgum outro fundo europeu para complementar?![]()
É que começo a ficar preocupado... apenas com 1 fundo para ações Europa e 1 fundo para ações EUA, se começam ambos a descambar, vai ser lindo, vai...![]()
Na minha 1ª carteira tenho o Invesco Pan Eurp Structured Eq E, o Franklin European Growth N Acc € e o MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc, e apenas o ranhoso do Franklin é que está negativo com -6.27%![]()
, enquanto que os outros estão positivos, embora abaixo de 1%
O Franklin é uma novela, foi fechado a novas subscrições neste Verão (para supostamente não prejudicar o fundo) e simplesmente a equipa de gestão demitiu-se e saiu da Franklin Templeton passado cerca de 1 mês. Tens o Frank no Red, tenho eu, e de certeza mais pessoas.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bar38, Google [Bot], Goya777, HFCA, JUKIMSUNG, m-m, malakas, Masterchief, MR32, nunorpsilva, OverDose, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 66 visitantes