Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por NAMC77 » 24/10/2014 17:15

Boa tarde,

Ou seja, mesmo com as "contas de merceeiro", os 1,04 seriam num cenário "hiper-optimista", pelo que não consigo perceber as subidas destes dias.

Claro que, tendo acões em carteira, mesmo não percebendo a subida, é bemvinda. :) Tenho é dúvidas que seja para manter, a menos que a OI dê um grande salto após as eleições (se é que isto é factor de subida/descida).

rollingsnowball Escreveu:
NAMC77 Escreveu:No entanto o meu espanto na ação é a seguinte:

Antes:
1PT=3,64CorpCo e 1OI=1CorpCo
1PT=3,64x1,14Reais
1PT=1,323Euros

Depois da "barraca" Rio Forte:
1PT=2.1CorpCo + %RioForte e 1OI=1CorpCo, neste momento teriamos a PT em:
1PT=2.1x1.14Reais + %RioForte, convertendo em euros
1PT=0,763 + %RioForte

Fazendo umas "contas de merceeiro", neste momento a % da Rio Forte valerá cerca de 0,56 centimos por acao. Se fossem recuperados 50% do valor da Rio Forte, teriamos valores na ordem de 1PT=1,043 Euros.

Será que a impedir estas quedas estão os recentes "bloqueios" às vendas a descoberto da CMVM? Estarei a fazer mal as contas? Estará a OI sub-avaliada?

Falta aí um passo pelo menos.
É que não podes contar com a %Rio Forte diretamente em euros. Tens que converter em Oi e depois voltar a converter em euros. Isto porque o dinheiro recuperado será utilizado para comprar Oi a um preço que (salvo erro) é o dobro do mercado. Muito embora se recupere parte porque é dinheiro utilizado para aumentar capital e os accionistas da PT ficam com mais de 25% do capital injectado a verdade é que mesmo assim é uma diferença muito grande.
Fazendo uns devaneios assim por alto:

100% Rio Forte ~1 euro

20% Rio Forte ~0.20
25%x0.20= 0.05
0.20x50%=0.10
0.10 + 0.05= 0.15

As estimativas que li apontam para um valor próximo de 20% recuperável (e não atiram prazos, de lembrar que quanto mais tempo demorar pior no rácio de troca para Oi, salvo erro).
Então nestas contas de merceeiro que deverão ter algum erro PT= 0.73+0.15=0.88. Não quer dizer que não valha mais, mas que sai mais barato comprar Oi diretamente em vez de PT.

edit: estava aqui a pensar e provavelmente é errado voltar a adicionar o capital investido na Oi. Porque se é certo que se recupera parte dele a verdade é que o mesmo acontece para quem já é accionista da Oi ao ver um aumento de capital acima do preço de mercado. Sendo assim o valor seria 0.10€ +0.73€=0.83€

Registado: 4/6/2014 11:47

por ricardmag » 24/10/2014 17:03

Ok, agora percebi o teu ponto de vista.

A altice não quer comprar a PT SGPS mas sim a PT Portugal.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Aqui_Vale » 24/10/2014 16:53

ricardmag Escreveu:valeaquilino, não percebi :!: Podias explicar :?:

Cumprimentos

[bEu vejo assim:
As duas quedas anteriores, foram de: 32/ e 39%.
Ontem fez uma recuperação de: 22%, mas a recuperação anterior foi de: 35%.
O papel continua a perder força, mas mantém um padrão de queda; a manter-se o padrão, a próxima queda será de 28% / 30%, e o papel virá para os tais: 0,79€: o preço que a Altice está disposta a pagar.

Isto é a minha maneira de ver.

CumPrim/
valeaquilino

[/b]

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Blue Epsilon » 24/10/2014 16:43

ricardmag Escreveu:valeaquilino, não percebi :!: Podias explicar :?:

Cumprimentos

Somos dois...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por ricardmag » 24/10/2014 16:39

valeaquilino, não percebi :!: Podias explicar :?:

Cumprimentos

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 24/10/2014 16:29

ricardmag Escreveu::idea: Incrivel, moedas diferentes mas o mesmo valor :!: 8-)

PTC
O Ficheiro PTC-24102014.png não está disponível

OIBR.4
O Ficheiro PTC-24102014.png não está disponível

Uma "curiosidade interessante;
Vai o boneco sem comentários.

Cumprim/
valeaquilino
Anexos
curioso.png
curioso.png (43.73 KiB) Visualizado 7250 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por rollingsnowball » 24/10/2014 16:09

NAMC77 Escreveu:No entanto o meu espanto na ação é a seguinte:

Antes:
1PT=3,64x1,14Reais
1PT=1,323Euros

1PT=0,763 + %RioForte

Fazendo umas "contas de merceeiro", neste momento a % da Rio Forte valerá cerca de 0,56 centimos por acao. Se fossem recuperados 50% do valor da Rio Forte, teriamos valores na ordem de 1PT=1,043 Euros.

Será que a impedir estas quedas estão os recentes "bloqueios" às vendas a descoberto da CMVM? Estarei a fazer mal as contas? Estará a OI sub-avaliada?

Falta aí um passo pelo menos.
É que não podes contar com a %Rio Forte diretamente em euros. Tens que converter em Oi e depois voltar a converter em euros. Isto porque o dinheiro recuperado será utilizado para comprar Oi a um preço que (salvo erro) é o dobro do mercado. Muito embora se recupere parte porque é dinheiro utilizado para aumentar capital e os accionistas da PT ficam com mais de 25% do capital injectado a verdade é que mesmo assim é uma diferença muito grande.
Fazendo uns devaneios assim por alto:

100% Rio Forte ~1 euro

20% Rio Forte ~0.20
25%x0.20= 0.05
0.20x50%=0.10
0.10 + 0.05= 0.15

As estimativas que li apontam para um valor próximo de 20% recuperável (e não atiram prazos, de lembrar que quanto mais tempo demorar pior no rácio de troca para Oi, salvo erro).
Então nestas contas de merceeiro que deverão ter algum erro PT= 0.73+0.15=0.88. Não quer dizer que não valha mais, mas que sai mais barato comprar Oi diretamente em vez de PT.

edit: estava aqui a pensar e provavelmente é errado voltar a adicionar o capital investido na Oi. Porque se é certo que se recupera parte dele a verdade é que o mesmo acontece para quem já é accionista da Oi ao ver um aumento de capital acima do preço de mercado. Sendo assim o valor seria 0.10€ +0.73€=0.83€
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por NAMC77 » 24/10/2014 15:35

Boa tarde,
Eu não tenho qualquer tipo de formação nesta área, tenho lido algumas coisas, estado mais atento aos mercados e às noticias e comunicados.
Tenho acoes da PT, como investimento de longo prazo, mas pela má gestão, "golpes contabilisticos", tenho tido alguma dificuldade em gerir o "longo prazo". Tinha um objetivo de investimento, uma margem para reforço e não tinha definido (erro meu) uma estrategia de saída.

Neste momento a minha estratégia na PT é ir aproveitando as flutuações da ação para ir baixando o preço médio, tendo como permissa não investir mais $.

Se quando vendo metade da posicao, dá-lhe para descer, posso recuperar a mesma posição a um valor mais baixo. Se, ao vender, dá para subir, vou valorizando a outra metade que ficou. Provavelmente não será a mais acertada e talvez a mais arriscada, mas a nível psicologico dá para equilibrar. :)

No entanto o meu espanto na ação é a seguinte:

Antes:
1PT=3,64x1,14Reais
1PT=1,323Euros

1PT=0,763 + %RioForte

filipecosta80 Escreveu:É o que eu digo, estas ondulações são para players tipo Cristiano Ronaldo.

Eu fique entalado mas aprendi! Não me meto mais em especulações...só com notícias sérias e o mercado acompanhar as tendências...

Registado: 4/6/2014 11:47

por filipecosta80 » 24/10/2014 14:51

É o que eu digo, estas ondulações são para players tipo Cristiano Ronaldo.

Eu fique entalado mas aprendi! Não me meto mais em especulações...só com notícias sérias e o mercado acompanhar as tendências...

Registado: 1/8/2013 11:30

por ricardmag » 24/10/2014 14:44

:idea: Incrivel, moedas diferentes mas o mesmo valor :!: 8-)

PTC
PTC-24102014.png
PTC-24102014.png (51.53 KiB) Visualizado 7493 vezes

OIBR.4
OIBR4-24102014.png
OIBR4-24102014.png (48.86 KiB) Visualizado 7493 vezes
Editado pela última vez por ricardmag em 24/10/2014 14:52, num total de 1 vez.

por MNFV » 24/10/2014 11:55

Eu antevejo 2 cenários possíveis:

- fusão da Oi com a Tim (melhor para PT SGPS porque não tem que entrar com mais capital e fica com uma fatia menor de um bolo maior ou com o prémio da venda sobre o preço das ações)
ou
- aumento de capital na Oi com entrada ou não de novo accionista (mau para a PT SGPS porque em principio vê a sua participação dissipada no mesmo bolo)

Registado: 28/12/2007 17:02

por Eurobrexit » 24/10/2014 10:14

euro-born Escreveu:""""
Caro Artista Romeno e quem puder ajudar:

1) qual a probabilidade do novo acordo de fusão não ser aprovado da AG?
2) qual a consequência de tal reprovação, será que a OI vai assumir o acordo anterior e a fusão avança na mesma?
3) quem ganha mais com a fusão?
4) quem mais perde se a fusão não se realizar?
5) qual é % de participação da PT na OI antes da fusão (isto é equivalente à fusão não se realizar)?
6) os ativos da PT (excluindo a participação na OI) foram avaliados em 1.900M€, certo?
7) se a estes 1.900M€ tirarmos os 900M€ da divida rio forte, ficamos com 1.000M€.
8) se a estes 1.000M€ somarmos a valorização da participação na OI (inicial=antes fusão=sem fusão), a preços atuais, ficamos com mais quanto?

Obg

é a ultima mensagem aqui hoje :wall:
1- vai ser aprovado, depois deste filme será aprovado, logo 2 nao creio, quem ganha mais ninguem, a nao ser o banco espirito santo que meteu 900m na pt e os brazileiros controladores que limpara mais de 4mm de reais de divida deles nas holdings de controlo, estas empresas nao operam nos mesmos mercadoslogo nao geram sinergias seja de capex ou operacionais relevantes, o know how a pt passava-o na mesma.... 3 e 4- quem perde, todos pois 2 empresas com divida ate ao pescoço nao se fundiram e vao pa tribunal
5- era 23% salvo erro , mas a oi ja fez um AC portanto isso seria muito menor aquilo deve ter diluido imenso
7 e 8 a pt recebe de volta a divida da oi e fica com 25,6% da nova operadora está no MOU
euro, nao me leves a mal mas a malta tem que se habituar a ir a cmvm consultar as coisas, pois só assim podera estar a par dos seus investimentos http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30452.pdf

Obg,
CMVM consulto bastante.

A) pt sem de fusão
Então, vamos ao ponto oito (8) e somamos os 21.14% (antes fusão = equivalentes a cerca de 9.5% após aumento e sem fusão da PT) dará cerca de 400M€, logo
a PT sem fusão valerá cerca de 1900 (avaliação santander) - 900 (rio forte) + 400 (OI 21.14% antes = cerca 9.5% após aumento sem fusão) = +/- 1400/1500M€.

A capit atual é de 1460M€!!??

B) novo acordo de fusão

Com a fusão proposta (novo acordo) a PT vale quanto?
39.7% da OI equivale a cerca de 1500/1600M€
16.9% da OI equivale a cerca de 650/700M€
como no novo acordo a PT passa a deter 22.8% em vez dos 39.7% iniciais (39.7%-16.9%) por troca com a dívida da rio forte 900M€ (que valem teoricamente zero), então a PT passa a valer:
1600-700=900 M€

Qual será a escolha dos acionistas?

Com fusão vale menos, não pode, logo:

A questão para Euromilhões será mesmo essa. As coisas não são tão lineares como parecem a primeira vista :-"""""

As questões atuais são:
1) Os atuais acionistas da PT (que votaram a favor fusão revista) que fizeram, estão ou vão fazer?;
2) Quanto à OI, cujo valor em bolsa continua a descer, que esperar no curto prazo/medio prazo (proximos 2 anos)?
2.1) Falência;
2.2) Turnaround;
2.3) Fusão/Parceria;
2.4) Alvo de OPA;
2.X) ????

Alguém consegue responder de forma fundamentada?

agradecia algumas respostas objetivas e fundamentadas por parte de todos os interessados/conhecedores.

Registado: 29/11/2007 10:27

por filipecosta80 » 24/10/2014 9:16

jonas007 Escreveu:Em relação à AT, temos...

Filipe em relação aos fundamentais, nós os pequenos somos sempre os últimos a saber...
Quando sai a noticia, já foste. A AT é a forma mais rápida de saber noticias. :wink:

Pois mas estas-te a esquecer que caso a tendência de baixa se mantenha, temos uma descida que nem quero pensar...

para a empresa recuperar até aos 1.4€ (estamos a falar 40%) vai precisar de muito empurrão para cima e esperemos que sim pois levou muita "porrada" nestes últimos dias e ficou sem força...uma recuperação desse tamanho pode levar muito tempo e depende do tratamento que façam nas feridas que afectaram a empresa...por isso calma para ir ao pote porque a PT não vale o que está em bolsa de facto mas, como disse, ainda não temos notícias de como vão sarar essas feridas...

por jonas007 » 24/10/2014 9:14

Em relação à AT, temos...

Filipe em relação aos fundamentais, nós os pequenos somos sempre os últimos a saber...
Quando sai a noticia, já foste. A AT é a forma mais rápida de saber noticias. :wink:
Anexos
Sem Título.png

Registado: 21/5/2014 22:06

por filipecosta80 » 24/10/2014 9:11

jonas007 Escreveu:Sim é verdade, mas o cenário de muito curto prazo mudou. No semanal está com bom aspecto. (gráfico dos últimos 7 dias)
E outra é a recompra de uma instituição. Ela reduziu porque teve os seus motivos.
Eu não os sei, mas esse motivo pode ser o inicio das subidas.
Se fez reduziu um pode muito bem fazer reduzir outros.

Pois mas a AT tem de ser acompanhada com AF e nesta ainda não temos grandes novidades que fundamentam a entrada...sendo assim, não passa de especulação e isso é complicado...mas mesmo com informações relevantes, como disse o presidente da CMVM numa entrevista, o PSI20 perdeu muita credibilidade com o caso GES que surpreendeu mais de meio mundo...e os grandes hedge funds também não acertam sempre...
Editado pela última vez por filipecosta80 em 24/10/2014 9:14, num total de 1 vez.

por jonas007 » 24/10/2014 9:02

Sim é verdade, mas o cenário de muito curto prazo mudou. No semanal está com bom aspecto. (gráfico dos últimos 7 dias)
E outra é a recompra de uma instituição. Ela reduziu porque teve os seus motivos.
Eu não os sei, mas esse motivo pode ser o inicio das subidas.
Se fez reduziu um pode muito bem fazer reduzir outros.

por filipecosta80 » 24/10/2014 8:47

Isto está muito perigoso! Tentar apanhar facas com as maos...porque se ela cai, pode ser logo aos 5%...e isso é uma pipa de massa...eu ainda não aprendi de vez mas estou quase a ficar convicto que não devo entrar nestas e entrar só em tendências bem definidas...porque o dinheiro hoje em dia custa a ganhar e ve-lo a perder como eu já vi o meu a desaparecer por erros...custa muito...por isso, na dúvida eu acho que é melhor sempre esperar embora, como eu disse, eu ainda vou arriscando mas...

por jonas007 » 24/10/2014 8:41

Entrei... Eu sei que é arriscado! Mas os indicadores estão super hiper esmagados e podemos dar um pulo daqueles nestes dias.

Pode ser que a saída dos grandes seja para breve... Um já reduziu! Lá teve as suas razões.
Vou deixar rolar!

por filipecosta80 » 24/10/2014 8:31

A barreira de 1.06 está dificil para quebrar...se ela quebra, vai por aí a cima...cá vai outra vez para baixo...tendência de baixa mantida...esta PT está de difícil digestão...

por filipecosta80 » 24/10/2014 7:51

por Marco Martins » 24/10/2014 7:45

Para fazer aquilo que parece estar a acontecer que e retalhar a pt, então mais vale a fusão não avancar e a pt vender africa para se financiar ou então vender parte dos 25% que tinha na oi sem a fusão.

Certamente que assim pelo menos teria controlo sobre o seu futuro e o centro de decisão continuaria em Portugal.

Neste momento se fosse accionista tentaria evitar a fusão a todo o custo...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Eurobrexit » 24/10/2014 3:44

""""
Caro Artista Romeno e quem puder ajudar:

1) qual a probabilidade do novo acordo de fusão não ser aprovado da AG?
2) qual a consequência de tal reprovação, será que a OI vai assumir o acordo anterior e a fusão avança na mesma?
3) quem ganha mais com a fusão?
4) quem mais perde se a fusão não se realizar?
5) qual é % de participação da PT na OI antes da fusão (isto é equivalente à fusão não se realizar)?
6) os ativos da PT (excluindo a participação na OI) foram avaliados em 1.900M€, certo?
7) se a estes 1.900M€ tirarmos os 900M€ da divida rio forte, ficamos com 1.000M€.
8) se a estes 1.000M€ somarmos a valorização da participação na OI (inicial=antes fusão=sem fusão), a preços atuais, ficamos com mais quanto?

Obg

é a ultima mensagem aqui hoje :wall:
1- vai ser aprovado, depois deste filme será aprovado, logo 2 nao creio, quem ganha mais ninguem, a nao ser o banco espirito santo que meteu 900m na pt e os brazileiros controladores que limpara mais de 4mm de reais de divida deles nas holdings de controlo, estas empresas nao operam nos mesmos mercadoslogo nao geram sinergias seja de capex ou operacionais relevantes, o know how a pt passava-o na mesma.... 3 e 4- quem perde, todos pois 2 empresas com divida ate ao pescoço nao se fundiram e vao pa tribunal
5- era 23% salvo erro , mas a oi ja fez um AC portanto isso seria muito menor aquilo deve ter diluido imenso
7 e 8 a pt recebe de volta a divida da oi e fica com 25,6% da nova operadora está no MOU
euro, nao me leves a mal mas a malta tem que se habituar a ir a cmvm consultar as coisas, pois só assim podera estar a par dos seus investimentos http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30452.pdf

Obg,
CMVM consulto bastante.

A) pt sem de fusão
Então, vamos ao ponto oito (8) e somamos os 21.14% (antes fusão = equivalentes a cerca de 9.5% após aumento e sem fusão da PT) dará cerca de 400M€, logo
a PT sem fusão valerá cerca de 1900 (avaliação santander) - 900 (rio forte) + 400 (OI 21.14% antes = cerca 9.5% após aumento sem fusão) = +/- 1400/1500M€.

A capit atual é de 1460M€!!??

B) novo acordo de fusão

Com a fusão proposta (novo acordo) a PT vale quanto?
39.7% da OI equivale a cerca de 1500/1600M€
16.9% da OI equivale a cerca de 650/700M€
como no novo acordo a PT passa a deter 22.8% em vez dos 39.7% iniciais (39.7%-16.9%) por troca com a dívida da rio forte 900M€ (que valem teoricamente zero), então a PT passa a valer:
1600-700=900 M€

Qual será a escolha dos acionistas?

Com fusão vale menos, não pode, logo:

A questão para Euromilhões será mesmo essa. As coisas não são tão lineares como parecem a primeira vista :-"""""

As questões atuais são:
1) Os atuais acionistas da PT (que votaram a favor fusão revista) que fizeram, estão ou vão fazer?;
2) Quanto à OI, cujo valor em bolsa continua a descer, que esperar no curto prazo/medio prazo (proximos 2 anos)?
2.1) Falência;
2.2) Turnaround;
2.3) Fusão/Parceria;
2.4) Alvo de OPA;
2.X) ????

Alguém consegue responder de forma fundamentada?

Registado: 29/11/2007 10:27

por Ulisses Pereira » 24/10/2014 1:07

Agecanonix, uns compram, outros vendem. Não vás por aí para tirar conclusões, pois irás despistar-te.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por F-Type » 24/10/2014 0:57

Este foi o dia da Oi de hoje...

http://www.bloomberg.com/quote/OIBR4:BZ

Registado: 27/8/2008 12:47

por Sacanitajose » 24/10/2014 0:54

filipecosta80 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:filipe, repara que a Administração da PT Portugal pouco pode fazer. A cotação da PT depende agora, quase em exclusivo, do que se passa no Brasil.

Em relação ao "short selling", não é isso que faz as cotações cairem, como tantas vezes já se constatou.

Abraço,
Ulisses

Sim Ulisses tens razão, mas de qualquer das formas nem a PT nem a Oi estão a respeitar os accionistas porque não dão notícias para impulsionar ou ganhar a confiança dos investidores e se não o fizerem entretanto, o silêncio, creio eu, vai fazer as cotações continuarem a tendência que estão

Cumprs,
Filipe Costa

8-) caros senhores, se os atemorizados , vendem, há uns quantos loucos, que compram, mesmo no período que acaba de, short selling !? Haverá tantos malucos ?!
:shame: não ! SE os " Grandes/ Tubarões" compram, algo irá acontecer !? Ou não !? BES, DDT, devem ter um potencial, na PT, cotada!? :idea: :mrgreen:

Registado: 3/5/2014 21:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1, PMP69 e 258 visitantes