Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/10/2014 19:06

Parece-me que terás razão quanto ao site da CMVM não ser devidamente "alimentado" no que respeita à Mota África, mas como dizes e bem, a informação está disponível se procurarmos. Também tive essa dificuldade há umas semanas e realmente não podem ser as empresas a obrigar a CMVM a fazer o seu trabalho. Por outro lado, se a operação está suspensa desde Julho, não há muito a dizer enquanto durar a suspensão...

Ou seja, compreendo plenamente o desabafo e até a frustração quanto à CMVM, especialmente em face de casos recentes, mas parece-me que a Mota está até acima da média na quantidade de informação fornecida aos investidores (por ela própria). Quanto à qualidade e escrutínio dos números, pouco mais temos que os auditores, é um facto. E nós próprios! Para um investidor médio, isso será insuficiente, reconheço, o que provoca um afastamento cada vez maior das pessoas do mercado de capitais (fenómeno não apenas nacional, diga-se).

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por RaposoTavares » 22/10/2014 18:28

Experimenta abril os links desta página:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... %3DA%3F%0A

Na CMVM, na página da Mota Engil lá encontrei este panfleto...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52375.pdf

Alguém toma decisões com base nisto? A CMVM pode assegurar a fiabilidade deste 'documento'?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por RaposoTavares » 22/10/2014 18:20

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

As continhas da empresa completamente por auditar (sim, sei que não é obrigatório... mas é devido) e quanto a informações sobre a tão propalada operação africana depois de julho: assobiem-lhe às botas. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_fact.cfm?num_ent=%26%23%24W%5D%21%3DA%3F%0A

por trend=friend » 22/10/2014 17:59

Raposo, é possível explicar-nos porquê no caso da Mota? Um abraço
Clint Eastwood

por RaposoTavares » 22/10/2014 17:46

Quando penso em maus exemplos de supervisão e de faltas graves de informação prestada à CMVM, a Mota Engil vem-me sempre ao pensamento. Tal como vinha o BES e satélites associados, e vem a Altri, e vem... enfim!

O PSI está uma desgraça por responsabilidade própria. Quando é que os principais agentes do nosso Índice se consciencializam que desta forma não se vai a lado nenhum?

Quanto ao que a rapaziada da política poderia fazer... disso nem quero falar.

por Ulisses Pereira » 22/10/2014 17:34

np40af, todas as premissas da análise inicial do apolo foi da antecipação de notícias que ainda não sairam e não daquelas já divulgadas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Apolo33 » 22/10/2014 17:28

np40af Escreveu:
Apolo33 Escreveu:
- A IPO não se faz nos jornais, só quando é efectivamente colocada a informação relevante no site da CMVM. Já pensaste que caiu nestas últimas semanas por não ter existido ainda confirmação oficial?
- Mota Engil pré-seleccionada não é o mesmo que dizer seleccionada! Pode estar em todos os concursos e não ganhar nenhum!

Nunca ouviste o ditado «comprar com o rumor e vender com a notícia»?. Se estás à espera das notícias confirmadas para decidires os teus investimentos arriscas alguns dissabores... :wall:

Eu não estou á espera de noticias, já estou dentro! Quem disse que as noticias tinham sido animadoras e não percebias as quedas foste tu!

Surfing the wave!

Registado: 29/4/2014 0:05

por AAA_ » 22/10/2014 16:34

Apolo33 Escreveu:
- A IPO não se faz nos jornais, só quando é efectivamente colocada a informação relevante no site da CMVM. Já pensaste que caiu nestas últimas semanas por não ter existido ainda confirmação oficial?
- Mota Engil pré-seleccionada não é o mesmo que dizer seleccionada! Pode estar em todos os concursos e não ganhar nenhum!

Nunca ouviste o ditado «comprar com o rumor e vender com a notícia»?. Se estás à espera das notícias confirmadas para decidires os teus investimentos arriscas alguns dissabores... :wall:

Registado: 21/10/2010 13:08

por Apolo33 » 22/10/2014 16:23

np40af Escreveu:
Apolo33 Escreveu:
np40af Escreveu:Esta Mota deixa-me baralhado desde há meses. Não vejo coerência nenhuma nos movimentos...
É verdade que depois de quedas 25% no último mês estes ressaltos são naturais. Mas serão ressaltos ou retoma da tendência primária de subida?
Depois de uma queda tão violenta estou com bastante receio de lá entrar...

Normalmente a MOTA sobe nos últimos meses associada a dois motivos e da mesma forma violenta que nas descidas:

- porque está em fase de adjudicação de uma obra importante e a noticia está próxima de sair nos media;
- porque existe a perspectiva de a IPO avançar e os investidores já se estão a posicionar;

Confirmando-se a janela de oportunidade para avançar com a IPO da MOTA Africa até final do ano, pode ser um risk reward +/- 30%. Desde os minimos da semana anterior até aos anteriores máximos de Setembro faz as contas ao risco vs reward! Próxima resistência nos 4,44 Euros

É só seguir a tendência e colocar o stop para limitar as perdas, caso se confirme que a entrada foi em falso!

Um abraço

Peço desculpa de não concordar mas no último mês não faltaram boas notícias:

- Retoma da intenção do IPO (não confirmada oficialmente mas dada como certa nos jornais)
- Propostas pré-seleccionadas no valor de 8 mil milhões, só na participada africana.

E no entanto caiu mais de 30% nesse período. É obra!

Em todo o caso a regra diz " seguir a tendência". Se vires as quedas são violentas mas as subidas igualmente violentas. Até aos últimos máximos estamos a 30%.

Ou uma ou as duas premissas acima podem estar em confirmação!
Editado pela última vez por Apolo33 em 22/10/2014 16:37, num total de 1 vez.

por AAA_ » 22/10/2014 16:17

Apolo33 Escreveu:
np40af Escreveu:Esta Mota deixa-me baralhado desde há meses. Não vejo coerência nenhuma nos movimentos...
É verdade que depois de quedas 25% no último mês estes ressaltos são naturais. Mas serão ressaltos ou retoma da tendência primária de subida?

Normalmente a MOTA sobe nos últimos meses associada a dois motivos e da mesma forma violenta que nas descidas:

- porque está em fase de adjudicação de uma obra importante e a noticia está próxima de sair nos media;
- porque existe a perspectiva de a IPO avançar e os investidores já se estão a posicionar;

Confirmando-se a janela de oportunidade para avançar com a IPO da MOTA Africa até final do ano, pode ser um risk reward +/- 30%. Desde os minimos da semana anterior até aos anteriores máximos de Setembro faz as contas ao risco vs reward! Próxima resistência nos 4,44 Euros

É só seguir a tendência e colocar o stop para limitar as perdas, caso se confirme que a entrada foi em falso!

Um abraço

Peço desculpa de não concordar mas no último mês não faltaram boas notícias:

- Retoma da intenção do IPO (não confirmada oficialmente mas dada como certa nos jornais)
- Propostas pré-seleccionadas no valor de 8 mil milhões, só na participada africana.

E no entanto caiu mais de 30% nesse período. É obra!

por Apolo33 » 22/10/2014 16:07

Um abraço

por AAA_ » 22/10/2014 15:50

Esta Mota deixa-me baralhado desde há meses. Não vejo coerência nenhuma nos movimentos...

por trend=friend » 20/10/2014 11:37

Desde que o direito ao dividendo em espécie transite para 2015, talvez seja o mais inteligente...

A própria EDP Renováveis é um bom exemplo de IPO no intervalo de condições difíceis no mercado - em meados de 2008! Ou seja após a turbulência inicial de fim de festa nos States (2007) e antes das quedas a sério de finais de 2008, aproveitando salvo erro a W2 do Bear nos EUA
Clint Eastwood

por Yurca » 20/10/2014 11:31

...podem estas ser boas noticias para quem está fora, ou para quem está dentro, dado segundo as ultimas noticias estes não terem direito a entrar na Mota Engil África? Ainda não se sabe todo o detalhe mas se for para a frente agora de momento não se sabe o que acontece aos actuais detentores de titulos.

Creio também que os titulos não terem corrigido na sexta de acordo com as ultimas descidas pode já significar algo....que alguém já sabia por exemplo!

No curto prazo quais são as vossas perspectivas?

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2015.html

obrigado pelos vossos comentários

Yurcas

Registado: 29/11/2007 12:54

por chuva » 16/10/2014 11:45

Obrigada pelas respostas!

np40af Escreveu:Concentra-te não no placard mas no terreno de jogo, é lá que se ganham ou se perdem as partidas, como diria o Buffet...

O problema é que o terreno está todo enlameado :?

Registado: 29/11/2007 3:10

por AAA_ » 16/10/2014 11:09

Quem toma as suas decisões com base na análise fundamental e num prazo longo, parece-me que está aqui um bom ponto de entrada, os 3.50€.
Claro que não é para todos porque pode cair ainda mais. Mas os fundamentais da empresa está lá.
Concentra-te não no placard mas no terreno de jogo, é lá que se ganham ou se perdem as partidas, como diria o Buffet...

por Gil Rumor » 16/10/2014 10:21

chuva Escreveu:Uma curiosidade de principiante....: perante esta baixa enorme dos últimos dias, quem comprou ações e viu o seu preço descer, faz o quê? Vende o mais rápido possível, ou vai esperando por melhores dias na bolsa?
Imagino que a vossa resposta seja pra vender, especialmente porque me parece que costumam utilizar o "stop loss"...mas e quem não usa o stop loss...deve vender ´na mesma logo que possível ou há alguém que aconselhe a aguentá-las e esperar por melhores dias?

chuva,

Com stop loss colocados ou não, quando chega a área que consideras que já é demasiado para ti ( ou já não vês os argumentos iniciais da compra, já não faz sentido permanecer),chegou à área que não reage favoravelmente, é hora de sair.
Quando houver melhores dias, volta-se a entrar, em vez de esperar, aguentar por melhores dias.

Acontece muito tentar aguentar, quando entraram sem sequer pensar num stop loss ou num valor saída, só pensaram que a cotação poderia ter um sentido " ascendente".

Registado: 28/8/2014 13:39

por chuva » 16/10/2014 9:07

Uma curiosidade de principiante....: perante esta baixa enorme dos últimos dias, quem comprou ações e viu o seu preço descer, faz o quê? Vende o mais rápido possível, ou vai esperando por melhores dias na bolsa?
Imagino que a vossa resposta seja pra vender, especialmente porque me parece que costumam utilizar o "stop loss"...mas e quem não usa o stop loss...deve vender ´na mesma logo que possível ou há alguém que aconselhe a aguentá-las e esperar por melhores dias?

Registado: 29/11/2007 3:10

por trend=friend » 15/10/2014 21:41

apires2 Escreveu:Se a IPO da Mota Engil Africa for colocada até ao final do ano conforme está a ser tratado, apenas vão ter direito ao dividendo extraordinário os acionistas que compraram até janeiro deste ano, quem comprar agora fica de fora.

Quem comprar agora fica de fora do dividendo extraordinário (esse foi só em Janeiro e caduca no fim do ano se nada acontecer), mas convém não esquecer que em Junho, salvo erro, anunciou-se numa segunda-feira que quem quisesse ir ao IPO/aumento de capital tinha dois dias de negociação para adquirir as acções que permitiriam acorrer a essa operação.
Resta saber se nestas condições de mercado farão IPO ou apenas o tal technical listing.
Clint Eastwood

por apires2 » 15/10/2014 21:34

Se a IPO da Mota Engil Africa for colocada até ao final do ano conforme está a ser tratado, apenas vão ter direito ao dividendo extraordinário os acionistas que compraram até janeiro deste ano, quem comprar agora fica de fora.

Registado: 2/2/2014 12:16

por pcm1979 » 15/10/2014 21:10

tncm Escreveu:Hoje estou irritado comigo mesmo... dei ordem de compra a 3,85!!! Os Deuses da bolsa devem estar contra mim!!! :wall:

Deixa lá, hoje tiveste a oportunidade de comprar a 3,80 :lol:

Registado: 26/7/2014 12:37

por Gil Rumor » 15/10/2014 21:07

g.a
Anexos
egl.png
Diário
eglsemanl.png
Semanal

Registado: 28/8/2014 13:39

por jgut » 11/10/2014 10:59

tncm Escreveu:Hoje estou irritado comigo mesmo... dei ordem de compra a 3,85!!! Os Deuses da bolsa devem estar contra mim!!! :wall:

A minha visão para a Mota até provas em contrário.
Bons negócios.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por tncm » 10/10/2014 14:43

Hoje estou irritado comigo mesmo... dei ordem de compra a 3,85!!! Os Deuses da bolsa devem estar contra mim!!! :wall:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por AAA_ » 10/10/2014 14:13

Testou o suporte e reagiu com força, até agora.
Bom sinal!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cftomas, cisne3, farami, GamesOver, Google [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, smog63, trilhos2006 e 186 visitantes