Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 20/10/2014 23:50

Boas,

@ricardmag: Porque será que, no boneco, tinha de ser um negro a pegar na motosserra?

@Rick: Estava a ver que não te acordava ... mas olha que tive de recorrer aos melhores pensamentos de análise quântica do BedRock. Agora, não desiludas o meu amigo BR, e, para isso, faz uma alavancagem do teu lado bom e faz um short ao teu lado mais desconforme (independentemente das razões que nos assistem), que todos temos, e regressa a casa em força, porque a casa precisa de ti e tu ficas mais valorizado com a casa.

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Registado: 26/8/2014 18:46

por Rick Lusitano » 20/10/2014 23:34

Querem uns posts?!

Jornal de Negócios Escreveu:Rendimentos dos fundos passam a ser declarados no IRS
20 Outubro 2014, 23:15 por Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt

A alteração que equipara os rendimentos com os fundos aos obtidos com acções consta da proposta de Reforma do IRS. Para já, inclui apenas os fundos de investimento estrangeiros que até agora eram alvo de retenção na fonte.

Os fundos de investimento também são contemplados na proposta de Reforma do IRS anunciada na semana passada. A alteração que está em cima da mesa visa equiparar as mais-valias obtidas no resgate dos fundos de investimento ...

Jornal de Negócios - Rendimentos dos fundos passam a ser declarados no IRS (20 Outubro 2014, 23:15)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/rendimentos_dos_fundos_passam_a_ser_declarados_no_irs.html

:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

E as menos-valias :?:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por ricardmag » 20/10/2014 23:07

:roll: Seria uma grande perda...
:shock:
Imagem
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por caralmeida030267 » 20/10/2014 22:34

Rick,

Sei que não queres, tens as tuas razões e respeito isso, mas pondera publicares algo aqui no teu tópico de vez em quando.
Algo que tenha a ver com o tópico primordial "Fundos à La Carte". Muitos de nós gostariam disso.
Aquelas tuas análises aos "protótipos" de carteiras eram simplesmente geniais. Todos aprendiam algo, por certo, com os teus comentários e com as tuas análises.
Pensa nisso...

Um abraço

Registado: 10/7/2014 21:32

por Rick Lusitano » 20/10/2014 22:26

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu: Eu é que criei os parâmetros dos primeiros swaps especulativos

Tu sabes quem foi que criou o primeiro SWAP ou mandaste assim para o ar?

O grande David Swenson. Depois de disso ainda foi desenvolver aquilo que se chama de modelo de Yale. Revolucionou completamente as finanças/investimento e é ainda uma lenda no activo sendo que Yale teve a melhor performance nos endowments da Ivy league este último ano fiscal com com 20.2% (em comparação Harvard apenas teve 15.4%).

Aliás o "modelo"/alocação do LTCM é o mais próximo que uma pessoa comum pode estar deste modelo (usando ETFs para o efeito). Ele tb tem um lazy portfolio, mas prefiro a alocação do LTCM.

Este tipo, plagiou a minha ideia. Sabes como é, os Americanos e as mulheres têm a razão. :-$

PS: Por falar em Yale, hoje tenho que fazer a escolinha com Schiller, no 1º dia do curso dele na Coursera. \:D/
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 20/10/2014 22:07

Rick Lusitano (New) Escreveu: Eu é que criei os parâmetros dos primeiros swaps especulativos

Tu sabes quem foi que criou o primeiro SWAP ou mandaste assim para o ar?

O grande David Swenson. Depois de disso ainda foi desenvolver aquilo que se chama de modelo de Yale. Revolucionou completamente as finanças/investimento e é ainda uma lenda no activo sendo que Yale teve a melhor performance nos endowments da Ivy league este último ano fiscal com com 20.2% (em comparação Harvard apenas teve 15.4%).

Aliás o "modelo"/alocação do LTCM é o mais próximo que uma pessoa comum pode estar deste modelo (usando ETFs para o efeito). Ele tb tem um lazy portfolio, mas prefiro a alocação do LTCM.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Rick Lusitano » 20/10/2014 21:48

Este tópico, vai de mal a pior. Agora serve como espaço publicitário ou de auto-promoção. Já no passado detectei alguns "visitantes" que vinham para este tópico, a procura de reconhecimento. Mas realmente, o tópico, virou um daqueles reality-shows manhosos que os canais de televisão nos gostam de presentar. :wall:

Eu tenho 1 sistema matemático, testado em 40 anos de mercados, tenho rendimentos anualizados de cerca de 20%, mas não vou explicar como, por sou uma pessoa muito inteligente... :twisted:

Só venho aqui, para me vangloriar do meu sucesso e fazer inveja aos meros mortais. :D

E já trabalhei na banca privada, da Goldman Sachs, Credit Suisse, UBS, JPMorgan. Eu é que criei os parâmetros dos primeiros swaps especulativos ("tóxicos"), que andaram a ser impingidos aos incautos deste mundo. Trato por tu os 4 responsáveis dos maiores bancos centrais do mundo, a Janete, Mário, o Mark das canecas e o Karaoke Kuroda. :P

Mas valia, fazer a eutanásia neste tópico, para ele estar a definhar lentamente, com as metástases que vão aparecendo, mais vale tentar preservar alguma da glória que outrora eventualmente tenha tido.

por bluechips » 20/10/2014 19:33

Boas,

Da minha parte, vou terminar este jogo de AP (Análise Psicológica) com a (o) Follow-Me (e os seus 2 sócios virtuais), porque apesar de ser um tipo de jogo que me diverte e estimula as minhas capacidades cognitivas, a partir de certa altura temos que saber parar este tipo de virtualidades e voltar à realidade do curso principal do rio.

O post que fiz com os vídeos da Mylene Farmer dirigido a (o) Follow-Me fez parte do tal jogo de AP, o qual me divertiu muito a fazê-lo na presença da minha namorada.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

por Follow-Me » 20/10/2014 15:16

pata-hari Escreveu:Saberás ao que vieste. Eu não sei, não leio mentes, não quero ler mentes, nem tenho que policiar mensagens privadas nem tentar saber o que se passa com a tua vida profissional ou pessoal. Não tenho ir procurar o quer que seja para qualquer tópico tal como ninguém tem que o fazer, como é óbvio. A tua não-resposta mais uma vez indicia uma atitude menos nobre e certamente pouco transparente.

Aqui, no fórum e no tópico, tenho que garantir que não permito que hajam mal entendidos no que concerne propostas encapotadas de actividades ilegais. Aqui, t terei que garantir que fica bem passada a mensagem em como apenas instituições devidamente reguladas podem fazer gestão de património - e sabemos todos que nem isso é garantia da boa qualidade da mesma nem da boa supervisão. Tenho que garantir que todos os participantes sabem que as entidades não-reguladas geram sistematicamente perdas extremamente elevadas aos crentes que acreditam que descobriram o salvador do reino (ou God´s gift to the world - essa deves conhecer).

Acrescento que o fórum é um espaço informal de troca de informação e não um espaço de publicidade encapotada. Quem entra no espirito é muitíssimo bem vindo, quem não entra, é cortado do espaço. O teu plural magéstico ou majestático quer atirar para o ar a ideia que és uma instituição. O que é um problema porque isso pode-se igualmente ler como "esquema" ou "scam" (caso não conheças o termo).

Cara Pata-hari,

Um grande bem-haja para ti por te preocupares com o nosso bem-estar físico e financeiro enquanto frequentadores deste fórum e também enquanto gestores do nosso património! Sabíamos que podíamos contar com a administração para nos mostrar o caminho neste calvário que são os mercados financeiros e tudo o que os rodeia. Com um pouco de fé, ainda que às vezes fazendo como fez São Tomé, chegaremos a bom porto.
Na verdade, é como bem dizes: há muita publicidade, parte feita à vista de toda a gente, outra mais subliminar, e também há propostas encapotadas. Quanto à existência de esquemas ou actividades menos lícitas, deixamos ao teu elevado conhecimento a tarefa de continuar a alertar os leitores, incluindo nós.
Quanto às nossas pessoas, não tenhas temor (tu e quem te acompanha nessa insegurança fruto de saberes(em) que não sabes(em) quem nós somos): não há um facto, uma circunstância, sequer um resquício de suspeita. Basta ver que não fazemos videos, não colocamos links no corpo das mensagens ou em roda-pé, não participamos (como oradores, claro) em eventos da especialidade, não damos formação, não temos um site, não temos um blog, não temos uma página no facebook, não temos twitter, etc. Para quem quer ser uma instituição e "arranjar clientela" convenhamos que isto é muito probezinho!
Achamos muito bem que tenhas essa preocupação com "instituições não reguladas" e "esquemas". Achamos até que nos glorifica ao dirigi-la na nossa direcção. Não no sentido de "bem ou mal, eu quero é que falem de mim!", mas porque - pronto!, chegou a hora de nos confessarmos - nós, na realidade, somos uma instituição e até temos um nome - Os Estarolas Benfeitores - e temos um esquema: obtenção do lucro máximo com risco mínimo. Só um verdadeiro benfeitor tem a paciência de Jó para aceitar certos dislates e continuar a intervir serenamente.
Por falar em lucro e risco, está na hora de voltarmos ao que interessa. Tu sabes do que é que falamos.

Registado: 16/9/2014 2:40

por Pata-Hari » 20/10/2014 11:05

Saberás ao que vieste. Eu não sei, não leio mentes, não quero ler mentes, nem tenho que policiar mensagens privadas nem tentar saber o que se passa com a tua vida profissional ou pessoal. Não tenho ir procurar o quer que seja para qualquer tópico tal como ninguém tem que o fazer, como é óbvio. A tua não-resposta mais uma vez indicia uma atitude menos nobre e certamente pouco transparente.

Aqui, no fórum e no tópico, tenho que garantir que não permito que hajam mal entendidos no que concerne propostas encapotadas de actividades ilegais. Aqui, t terei que garantir que fica bem passada a mensagem em como apenas instituições devidamente reguladas podem fazer gestão de património - e sabemos todos que nem isso é garantia da boa qualidade da mesma nem da boa supervisão. Tenho que garantir que todos os participantes sabem que as entidades não-reguladas geram sistematicamente perdas extremamente elevadas aos crentes que acreditam que descobriram o salvador do reino (ou God´s gift to the world - essa deves conhecer).

Acrescento que o fórum é um espaço informal de troca de informação e não um espaço de publicidade encapotada. Quem entra no espirito é muitíssimo bem vindo, quem não entra, é cortado do espaço. O teu plural magéstico ou majestático quer atirar para o ar a ideia que és uma instituição. O que é um problema porque isso pode-se igualmente ler como "esquema" ou "scam" (caso não conheças o termo).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Follow-Me » 19/10/2014 20:55

pata-hari Escreveu:Follow me, esse plural é mágéstico e gostas de falar de ti no plural ou estás aqui a anunciar análises de alguma tentativa de estrutura semi-formal de gestão de investimentos?

É que a segunda é uma actividade regulada, muito regulada e mesmo assim tem enormes problemas. Se te/vos incluis na segunda, o teu lugar não é aqui. Essa confusão, apesar de linguisticamente poder ser hilariante pelo ridiculo, pode também ser de consequências graves se estivermos a falar de alguém que se propõe vender serviços.​ Como imaginas, não queremos nem aceitamos estar ligados a nenhum tipo de angariação de investimentos ilegais que são sistemáticamente esquemas nos quais só conhecemos (aqui não é magéstico) resultados dantescamente maus.

Esta mensagem merece alguns comentários, necessariamente breves porque o jantar espera por nós e o mercado asiático está prestes a abrir, pelo que não há tempo a perder.

Conhecemos o Majestic. Conhecemos o plural majestático. Não conhecemos o plural magéstico.

Quanto ao exercício de actividades reguladas, bem sabemos ao que viemos. A este respeito remetemos para a nossa apresentação no tópico que criámos. Está lá tudo muito bem explicado. Felizmente as nossas pensões são suficientemente amplas para proporcionar um patamar mínimo de sobrevivência dentro do nosso estatuto social.
Indo directamente ao que interessa: a acusação, mais ou menos velada, que é feita constitui uma séria ofensa ao nosso bom nome. Jamais nos propusemos a isso, directa ou indirectamente. Nunca até hoje recebemos, por mensagem privada (única que pode ser usada para nos contactarem já que o nosso email não está livre no site) qualquer proposta. Consultem à vontade o nosso histórico de mensagens privadas e poderão constatá-lo.
Pouco tempo após a criação do nosso tópico um forista teve a oportunidade de levantar a mesma possibilidade. Perante esta situação e outros comentários que entretanto foram realizados, o seu colega Ulisses Pereira teve a oportunidade de dizer o seguinte:
Já tivemos que apagar posts neste tópico. Até agora, este tópico não viola nada e pode até ser um exercício engraçado. Ou não. Por isso, enquanto se mantiver dentro das regras do fórum, não há razões para o apagar. Por isso, deixem as questões da moderação connosco.

Como jogamos sempre na antecipação e dado que aquele tipo de acusação poderia novamente ver a luz do dia (apenas nunca suspeitámos que proviesse da administração do caldeirão), demos instruções ao nosso Advogado para, caso fosse/seja necessário, solicitar um reunião com as seguintes pessoas: nós, os 3 estarolas; vós, a administração do caldeirão; eles, a administração da Cofina para que tudo fique definitivamente esclarecido. Simultaneamente, seriam enviadas missivas à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e ao Banco de Portugal para instauração dos pertinentes inquéritos (quem não deve, não teme, e nós nada tememos).
Por tudo o que se expôs, esperamos que esta situação morra tão depressa como nasceu.
Uma palavra final, dirigida especialmente a si, cara Pata-Hari: Relaxe e just keep following o nosso processo de aprendizagem. É para isso que estamos aqui: para desfrutar de tudo o que este fórum nos pode proporcionar. Tenha, porém, em atenção que, tal como nós fizemos, deverá desenfeudar-se desse seu círculo de competências se quiser ir mais além.

por Pata-Hari » 19/10/2014 18:43

Follow me, esse plural é mágéstico e gostas de falar de ti no plural ou estás aqui a anunciar análises de alguma tentativa de estrutura semi-formal de gestão de investimentos?

É que a segunda é uma actividade regulada, muito regulada e mesmo assim tem enormes problemas. Se te/vos incluis na segunda, o teu lugar não é aqui. Essa confusão, apesar de linguisticamente poder ser hilariante pelo ridiculo, pode também ser de consequências graves se estivermos a falar de alguém que se propõe vender serviços.​ Como imaginas, não queremos nem aceitamos estar ligados a nenhum tipo de angariação de investimentos ilegais que são sistemáticamente esquemas nos quais só conhecemos (aqui não é magéstico) resultados dantescamente maus.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Follow-Me » 19/10/2014 17:16

bluechips Escreveu:Follow-Me,
Os teus 2 sócios masculinos não escrevem? Têm alguma dificuldade com a língua portuguesa? Tu és o porta-voz do grupo? É que já te enviei umas pequenas "armadilhas" e a forma como tu reagiste e o modo como continuas a responder, a repisar certas questões com insistência, insistência ... , começo a ter poucas dúvidas que, porventura, os 3 sócios são afinal um só e tu em vez de uma mulher, deves ser um homem ou uma gaja, sendo que para esta última hipótese só dou uma probabilidade de 5%.
Se estiver enganado, desde já apresento as minhas desculpas virtuais (sim, porque eu também estou a interagir com uma virtualidade que não conheço), mas neste tipo de análises não me costumo enganar muito.
Vou-te fazer um desafio: põe os teus 2 sócios a escrever neste tópico, para depois eu analisar o seu conteúdo.

Antecipámos o desafio e já foi respondido: apesar de haver divisão de tarefas, todos nós escrevemos indistintamente. É o que tem sucedido nesta interacção. É o que sucede agora. Também o fazemos nos nossos "Sinais" pois cada um de nós tem a sua própria técnica de trading.

e seria interessante começarem por darem o vosso insight de outlook, recorrendo à vossa técnica infalível de AT, sobre a tendência do mercado acionista brasileiro no pós 2ª volta das eleições, e aí têm toda a oportunidade de nos demonstrarem toda a vossa competência prática de resultados.

Primeiro: as nossas técnicas não têm nada de infalível. O primeiro negócio identificado no nosso tópico teve um resultado negativo. Desde então até agora só têm tido resultados positivos. Há negócios em aberto que podem correr bem ou mal.
Segundo: Estávamos à espera que fizesses referência ao mercado accionista brasileiro. Mais uma vez jogámos na antecipação (a antecipação é a base de toda a nossa técnica de trading). E como é que o fizemos? Colocámos nos "Sinais" um negócio referente àquele mercado e tomámos uma posição muito antes de se saber o resultado das eleições (ganhe quem ganhar, o mercado fará o que tem de fazer). Notícias, opiniões sobre notícias, sondagens, relatórios económicos, outros relatórios: nada disto nos importa quando estamos a fazer a nossa análise técnica. Se por acaso a análise técnica coincide com a análise fundamental, tanto melhor, mas não é esta coincidência que nos faz avançar.

por bluechips » 19/10/2014 14:31

Follow-Me Escreveu:Bluechips,

Perante o gráfico 1 tu disseste:
Tu na altura apresentaste um gráfico de um ETF da biotecnologia aonde traçaste uma linha de suporte provável que estava apenas assente em 2 pontos, o que, como sabes, é muito pouco para se estabelecer uma linha de suporte ou de resistência. (...) não gostei da tua arrogância intelectual em AT, quando tinhas apresentado um reta de suporte apoiada em apenas 2 pontos.

No gráfico 2 o preço está representado por velas. Note-se as vezes que ela "tocada" por cada barra diária. É claro que ela pode ser desenhada uma danoninho mas para cima ou mais para baixo, mas o seu local não foi mudado quando alterámos a forma como o preço é representado.
Ainda consideras "arrogância" da nossa parte traçar a linha daquela forma?

Mudando de assunto, e aproveitando a deixa sobre a "arrogância", a título excepcional vamos usar este espaço para cometer um sacrilégio (rectius, vários sacrilégios): especular neste tópico usando um timeframe de 30 m e uma única linha e recorrendo ao tape reading (tudo o que um investidor de fundos/etf por norma não faz, como aliás resulta à saciedade deste tópico e do seu "irmão").
Vejamos então o gráfico 3: a ideia é esperar que o preço retorne à linha para efectuarmos uma compra. O "indicador técnico" resume-se apenas à tal linha. O tape reading centra-se no modo como o preço se comportou depois do gap down - ver gráfico 4 para zona ampliada.

Follow-Me,
Os teus 2 sócios masculinos não escrevem? Têm alguma dificuldade com a língua portuguesa? Tu és o porta-voz do grupo? É que já te enviei umas pequenas "armadilhas" e a forma como tu reagiste e o modo como continuas a responder, a repisar certas questões com insistência, insistência ... , começo a ter poucas dúvidas que, porventura, os 3 sócios são afinal um só e tu em vez de uma mulher, deves ser um homem ou uma gaja, sendo que para esta última hipótese só dou uma probabilidade de 5%.
Se estiver enganado, desde já apresento as minhas desculpas virtuais (sim, porque eu também estou a interagir com uma virtualidade que não conheço), mas neste tipo de análises não me costumo enganar muito.

Vou-te fazer um desafio: põe os teus 2 sócios a escrever neste tópico, para depois eu analisar o seu conteúdo, e seria interessante começarem por darem o vosso insight de outlook, recorrendo à vossa técnica infalível de AT, sobre a tendência do mercado acionista brasileiro no pós 2ª volta das eleições, e aí têm toda a oportunidade de nos demonstrarem toda a vossa competência prática de resultados.

Abr,
bluechips

por DMP » 19/10/2014 14:02

É pena! :mrgreen:

Uma última questão, algum critério para selecção dos fundos a subscrever em USD? Os fundos EUR Hedge?

Um abraço e obrigado.

Registado: 22/3/2014 13:47

por VirtuaGod » 19/10/2014 12:15

DMP Escreveu:Porra VG,

Então se procedesse à liquidação do fundo actualmente, sobre esses 7% brutos de rentabilidade adicional que o PIMCO GIS Global Bond E USD Acc tem, tenho ainda os 7% de valorização do dólar face ao Euro na conversão da moeda no acto do resgate. É isto? :shock:

Isso é que era bom. Só tens direito a 1X7%. O câmbio apenas é a razão dessa maior performance de 7%.

Pk o fundo em si tem a mesma performance (é o mesmo fundo). Os 7% de diferença é valorização do USD, não valorização do fundo.

Ou seja o fundo PIMCO GIS Global Bond E valorizou-se cerca de 6.22%, que é a rentabilidade da versão EUR. A versão USD valorizou-se 14.7% pk é 6.22% (da volorização do fundo)+ 8.48% (da valorização do câmbio).

P.S. contas estão extremamente simplificadas para melhor compreensão
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por DMP » 19/10/2014 7:10

VirtuaGod Escreveu:
DMP Escreveu:Outra dúvida que surgiu enquanto analisava este assunto :

PIMCO GIS Global Bond E USD Acc vs PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

Como se explica a diferença de rentabilidades quando têm exactamente a mesma carteira? :roll:

Um tem hedge câmbial (PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc) mas o outro não (PIMCO GIS Global Bond E USD Acc)

Ou seja, no que tem versão em usd podes ganhar ou perder devido às variações do câmbio euro/dólar. Como o dólar se tem vindo a valorizar este ano de certeza que o PIMCO GIS Global Bond E USD Acc está a ganhar.

O USD valorizou-se cerca de 7% desde o início do ano por isso deve ser esse o montante da diferença +/-

Porra VG,

Então se procedesse à liquidação do fundo actualmente, sobre esses 7% brutos de rentabilidade adicional que o PIMCO GIS Global Bond E USD Acc tem, tenho ainda os 7% de valorização do dólar face ao Euro na conversão da moeda no acto do resgate. É isto? :shock:

por Follow-Me » 19/10/2014 0:48

Bluechips,

Perante o gráfico 1 tu disseste:
Tu na altura apresentaste um gráfico de um ETF da biotecnologia aonde traçaste uma linha de suporte provável que estava apenas assente em 2 pontos, o que, como sabes, é muito pouco para se estabelecer uma linha de suporte ou de resistência. (...) não gostei da tua arrogância intelectual em AT, quando tinhas apresentado um reta de suporte apoiada em apenas 2 pontos.

No gráfico 2 o preço está representado por velas. Note-se as vezes que ela "tocada" por cada barra diária. É claro que ela pode ser desenhada uma danoninho mas para cima ou mais para baixo, mas o seu local não foi mudado quando alterámos a forma como o preço é representado.
Ainda consideras "arrogância" da nossa parte traçar a linha daquela forma?

Mudando de assunto, e aproveitando a deixa sobre a "arrogância", a título excepcional vamos usar este espaço para cometer um sacrilégio (rectius, vários sacrilégios): especular neste tópico usando um timeframe de 30 m e uma única linha e recorrendo ao tape reading (tudo o que um investidor de fundos/etf por norma não faz, como aliás resulta à saciedade deste tópico e do seu "irmão").
Vejamos então o gráfico 3: a ideia é esperar que o preço retorne à linha para efectuarmos uma compra. O "indicador técnico" resume-se apenas à tal linha. O tape reading centra-se no modo como o preço se comportou depois do gap down - ver gráfico 4 para zona ampliada.
Anexos
ibb2.png
gráfico 1
ibb1.png
gráfico 2
ibb3.jpg
gráfico 3
ibb4.jpg
gráfico 4

por bluechips » 18/10/2014 20:44

Rick,
Em princípio, nós não devemos concretizar um projeto de sucesso e depois abandoná-lo, ficando assim órfão do seu criador, independentemente das razões que nos assistem, isto porque não devemos desiludir os nossos seguidores. Este tópico não é do grupo Cofina ou da moderação, mas sim de quem o constrói e contribui para o seu desenvolvimento.

Eu se fosse só ligar à minha interação com um dos moderadores e com 2 foristas já tinha feito take-off há muito tempo do Caldeirão, só que existem os outros foristas que nos merecem mais ou menos consideração, e é a esses foristas que não devemos desiludir com atitudes de “ejaculação precoce”, independentemente de podermos ter razão a 95%. Tu como criador do tópico tens responsabilidades acrescidas e, como tal, deves ser o último a deitar a toalha ao chão.

A criação dos teus blogs não são incompatíveis com a continuação deste tópico, isto porque não são mutuamente exclusivos, para além de achar que ambos podem ser valorizados mutuamente.

Um criador não pode desistir mesmo depois dos antibióticos e os anti-inflamatórios deixarem de responder, porque temos que acreditar sempre nos anticorpos de ajuda dos nossos amigos, porque é para isso que servem, senão mandamos rifar os amigos.

Não te esqueças que antes de criares o teu tópico, foste o responsável nº 2 pelo grande desenvolvimento do tópico do VG, pelo que não deves ter uma atitude egoísta de abandonar estes projetos, porque os teus seguidores do Caldeirão não merecem isso.
Por vezes, uma atitude de coerência pode não ser a mais inteligente e eficaz, e uma reversibilidade pode revelar uma inteligência de upgrade.

Portanto: go home with the peers.

Um abraço,
bluechips

por VirtuaGod » 18/10/2014 19:47

DMP Escreveu:Outra dúvida que surgiu enquanto analisava este assunto :

Como se explica a diferença de rentabilidades quando têm exactamente a mesma carteira? :roll:

Um tem hedge câmbial (PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc) mas o outro não (PIMCO GIS Global Bond E USD Acc)

Ou seja, no que tem versão em usd podes ganhar ou perder devido às variações do câmbio euro/dólar. Como o dólar se tem vindo a valorizar este ano de certeza que o PIMCO GIS Global Bond E USD Acc está a ganhar.

O USD valorizou-se cerca de 7% desde o início do ano por isso deve ser esse o montante da diferença +/-

por DMP » 18/10/2014 19:24

Outra dúvida que surgiu enquanto analisava este assunto :

por DMP » 18/10/2014 19:09

VirtuaGod Escreveu:
Sim. Na carteira exemplo no excel já inclui esses fundos descorrelacionados e/ou negativamente correlacionados. Já são técnicas que uso desde alturas de início do meu tópico mas ao longo dos anos fui ajustando os pesos que considero ideal. Quando comecei nos fundos usava 10% acções apenas, assim como 10% em fundos USD.

Neste momento defendo 30% acções e 20% USD. Em 2013 alterei os pesos depois das quedas de Maio/Junho. Essas quedas foi mais violêntas do que eu esperava o que me levou a fazer alguns backtests e alterar os pressupostos que tinha até então.

Fiquei feliz com os resultados e este ano têm funcionado como esperado.

Abr

VG, Chips,

Algum critério para selecção dos fundos a subscrever em USD? Os fundos Hedge? Qualquer um?

É desta que subscrevo o JPM Global Healthcare D (acc) - USD. :mrgreen:

por VirtuaGod » 18/10/2014 10:40

DMP Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:
O câmbio é das últimas grandes diversificações relativamente descorrelacionadas quer com o mercado accionista quer com o obrigacionista (claro que ocasionalmente têm uma correlação positiva ou negativa por periodos que pode levar meses, mas no geral não têm grande correlação pré-definida de médio/longo prazo).

Abr

VG, já utilizas este tipo de "descorrelação" nas tuas carteiras?

Um abraço.

Sim. Na carteira exemplo no excel já inclui esses fundos descorrelacionados e/ou negativamente correlacionados. Já são técnicas que uso desde alturas de início do meu tópico mas ao longo dos anos fui ajustando os pesos que considero ideal. Quando comecei nos fundos usava 10% acções apenas, assim como 10% em fundos USD.

Neste momento defendo 30% acções e 20% USD. Em 2013 alterei os pesos depois das quedas de Maio/Junho. Essas quedas foi mais violêntas do que eu esperava o que me levou a fazer alguns backtests e alterar os pressupostos que tinha até então.

Fiquei feliz com os resultados e este ano têm funcionado como esperado.

Abr

por bluechips » 17/10/2014 22:58

Follow-Me Escreveu: Para finalizar uma pergunta: é por sorte que tens interagido connosco?

Tu foste supostamente a única mulher do Caldeirão que publicamente me enviou um beijinho (e um abraço dos teus 2 sócios), e é claro que interagi porque pressenti que a troca de opiniões podia ser vantajosa para as duas partes e para os foristas em geral do tópico.

Mas continuo a pressentir ainda alguma acidez na tua linguagem e para neutralizar um pouco esse teu azedume, vou propor-te a visualização de 3 vídeos da minha amiga Mylene Farmer, em que o 1º vídeo é do outro mundo, para ver se ficas mais calma. Analisa aquela descida controlada da Mylène que sai da cabeça da esfinge e depois vai descendo até se anichar na minha mão protetora: :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=pLu76CTCPcg

\:D/ \:D/ \:D/

O próximo vídeo é sobre um tour que fizemos para vermos algumas das maravilhas da natureza. A Mylene e eu adoramos as ciências da terra e da vida, e é neste tipo de paisagens que nos inspiramos: eu faço os poemas e ela faz as músicas, sendo que o processo é controlado por um algoritmo interativo de modo a se atingir um coeficiente de correlação r = 1 e um coeficiente de determinação R2 = 0.0% referente ao respetivo index fund, dado que ambos somos 100% ativos e só queremos produzir originais sem influências de nenhum index fund (passivo) :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=K8NDL6VQ60s

Quem compõe e canta assim devia ser imortal:

https://www.youtube.com/watch?v=8sSYknnAApA

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 19/10/2014 13:46, num total de 2 vezes.

por Follow-Me » 17/10/2014 22:07

Bluechips, destacamos a matéria que merece ser comentada por nós.

Tu na altura apresentaste um gráfico de um ETF da biotecnologia aonde traçaste uma linha de suporte provável que estava apenas assente em 2 pontos, o que, como sabes, é muito pouco para se estabelecer uma linha de suporte ou de resistência.

É a tua opinião, é a opinião da ortodoxia livresca. Temos verificado que quando alguém traça uma linha a principal preocupação do leitor é ver se ela respeita os cânones vigentes de forma a enjaulá-la num qualquer tipo. Se tal não suceder, aponta-se o dedo ao autor e automaticamente deixa-se de pensar. As linhas têm outros significados. Acresce que as linhas, em bom rigor, não têm qualquer valor, são uma invenção do "trader moderno", o que abre espaço à subjectividade. Quem está no pit não traça linhas. O que é verdadeiramente importante é o nível de preço: a linha mais não é do que uma ligação entre níveis de preços. Os antigos, que se dedicavam ao tape reading, não traçavam linhas mas não deixavam de ganhar dinheiro. Até certo ponto a linha pode facilitar a demonstração/ensino mas quando se passa para a formulação de regras quase intocáveis "a porca torce o rabo". Tentem robotizar um sistema de negociação que se baseie na concepção tradiconal das linhas e depois contem como foram os resultados.

Assim, não gostei da tua arrogância intelectual em AT, quando tinhas apresentado um reta de suporte apoiada em apenas 2 pontos.

Um modo diferente de usar as ferramentas de AT não é sinónimo de arrogância intelectual. É sinónimo, isso sim, de sermos diferentes. Tal como não é arrogância intelectual "malhar" na doutrina que nos antecede. Cada tese de mestrado, de doutoramento é precisamente isso: "castiga-se" a doutrina vigente para podermos arranjar lugar para a nossa doutrina. Se a nossa doutrina for semelhante à existente, qual será a mais-valia da tese? E repara: verdadeiramente só poderás aprender algo de novo se a priori aceitares dar espaço à novidade. Se não estiveres disposto a aprender, a colocar em questão o que te dizem, estás a afunilar o conhecimento.

Por último, há que referir uma variável mega importante: sorte, sem a qual não há sucesso especialmente nos investimentos de curto prazo, e se nos investimentos de médio-longo prazo (maior nº de dados => diminuição do peso do factor sorte) a sorte estiver sempre contra nós também não nos safamos.

Pois, certamente a sorte joga um papel fundamental na nossa vida. Agora, reduzir o êxito nos negócios e na especulação, áreas altamente profissionais, à sorte é uma ofensa. Que o digam os jogadores profissionais de póquer. Se calhar tivemos sorte quando ontem construímos uma carteira de títulos que hoje apresenta uma simpática valorização. Para nós é sem dúvida melhor aceitar o argumento "sorte" do que perder tempo a explicar o raciocínio que tivemos para a nossa opção, os passos que demos, os estudos que realizámos, mormente em sede de sazonalidade. Mais tarde ou mais cedo poderá verificar-se que a sorte contínua só poderá ser sinónimo de competência. Para finalizar uma pergunta: é por sorte que tens interagido connosco?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Google [Bot], peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 133 visitantes