Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por JorgeNevada » 10/10/2014 9:02

Multiplos dias a caír 2 digitos? Se o caso BES ensinou alguma coisa é que não existe nada que seja tão grande que não possa caír. A quem tem posição na PT avisa-se muita cautela.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Marco Martins » 10/10/2014 7:19

Segundo o belmiro, na altura da opa da sonae a pt foi inventado algo muito importante que não estava previsto...
O que tera sido?
Pode esse ponto por agora em causa a fusão com a oi ou o desmantelamento da pt?
Seria interessante haver algo na lei ou nos estatutos... E que não foi apenas a golden share do estado.

http://m.dn.pt/m/newsArticle?contentId=4171550&page=1

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 10/10/2014 6:57

Bem que o novo banco poderia conprar a pt.... Depois decidia se o passaria para o banco mau ou não..

por Aqui_Vale » 10/10/2014 2:59

"...mais lenha para a fogueira,..."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... tugal.html

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Marco Martins » 9/10/2014 23:23

Melchior Escreveu:. O banco BTG Pactual, um dos maiores acionistas da Oi, informou recentemente a investidores que os negócios da empresa têm mais valor separados do que com a estrutura atual — a Oi vale cerca de 15 bilhões de reais na bolsa. Procurados, Oi, Telecom Italia e BTG Pactual não deram entrevista

http://exame.abril.com.br/blogs/primeir ... tes-da-oi/

Ora vamos la dividir mais um pouco...

por CTT17 » 9/10/2014 22:53

Essa notícia até poderia justificar as quedas brutais da Oi e da PT, mas é inviável, porque não seria autorizado e seria o fim da OI. Na bolsa tudo é possível, contudo se querem levar a "carne, terão que levar os ossos (e são muitos)..."

Registado: 22/12/2013 23:04

por Melchior » 9/10/2014 22:35

A companhia de telefonia TIM, subsidiária da Telecom Italia no Brasil, avisou o Bradesco, banco contratado para avaliar a aquisição da concorrente Oi, que não quer comprar toda a empresa. Os italianos querem evitar o risco de ter de assumir passivos trabalhistas, multas regulatórias e negócios com baixa rentabilidade. Atualmente, interessam à TIM as operações de banda larga e TV por assinatura da Oi, justamente o que a empresa buscava quando tentou comprar outra concorrente, a GVT (que foi vendida para a Telefônica em setembro). A empresa também deve avaliar a operação de telefonia celular da Oi, que tem 47 milhões de clientes. Os italianos informaram ao Bradesco que a operação de telefonia fixa que a Oi tem em 23 estados não está nos planos de aquisição por ter baixa rentabilidade. A estratégia da TIM tem simpatizantes na ponta vendedora. O banco BTG Pactual, um dos maiores acionistas da Oi, informou recentemente a investidores que os negócios da empresa têm mais valor separados do que com a estrutura atual — a Oi vale cerca de 15 bilhões de reais na bolsa. Procurados, Oi, Telecom Italia e BTG Pactual não deram entrevista

http://exame.abril.com.br/blogs/primeir ... tes-da-oi/

Registado: 7/10/2013 23:57

por richardj » 9/10/2014 22:15

Marco Martins Escreveu:E curioso como e que a pt Portugal e avaliada em 7MM, a pt africa em 2MM .
Afinal quanto e que a pt valia e em quanto foi avaliada na fusão?

Como dizem no shark tank uma empresa vale aquilo que as pessoas estão dispostas a pagar, não aquilo que alguém diz que acha que vale, mas que não compra por aquele preço.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Marco Martins » 9/10/2014 21:49

http://m.jornaldenegocios.pt/news.aspx?ID=339196

Fundos apostam na descida da pt...
Se calhar alguns deles ate sugeriram a fusão...

Estou para ver o que acontece se a tim disser que não quer nada com a oi....

por Marco Martins » 9/10/2014 20:45

E curioso como e que a pt Portugal e avaliada em 7MM, a pt africa em 2MM .
Afinal quanto e que a pt valia e em quanto foi avaliada na fusão?

por Artista Romeno » 9/10/2014 19:46

SFT Escreveu:O
Artista Romeno Escreveu:SFT,

pensa no seguinte e abstrai te do resto
quanto são 2,1 acções da oi em euros :oh: é isso que vem no memorando da fusão reajustado pela rio forte, o resto a pt verá pouco
qual é o resultado liquido da oi sem manobras de lease back?

Acho que estás.te a referir aos R$2,0104 das acções ON.

Em termos práticos não vale nada. Mas o memorando fala que a opção de compra de acções da Oi custará esse mesmo valor para as ON durante 6 anos, independentemente do valor delas no mercado.

Quanto ao RL não fiz esse exercício. Nos últimos tempos fundamentei a minha opinião que a AF é subjectiva. Um dia destes explico como se leva os auditores a acreditar no pai natal, por exemplo, para ter uns números bonitos :lol:

nao, estou não estou a referir-me aos 2,1 acçoes oi em que as da pt vão ser convertidas de acordo com os comunicados à cmvm =; e isso diz me que a divida da rio forte está justamente valorizada e até demais a 1,4x.. quanto a aldrabar os auditores ou pior te-los como cumplices isso toda a gente o sabe :mrgreen:
isso que dizes do preço da opção rio forte ainda torna tudo pior pois esse peço de compra é alto.... face ao atual
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por SFT » 9/10/2014 19:41

O
Artista Romeno Escreveu:SFT,

quanto são 2,1 acções da oi em euros :oh: é isso que vem no memorando da fusão reajustado pela rio forte, o resto a pt verá pouco

Acho que estás.te a referir aos R$2,0104 das acções ON.

Em termos práticos não vale nada. Mas o memorando fala que a opção de compra de acções da Oi custará esse mesmo valor para as ON durante 6 anos, independentemente do valor delas no mercado.

Quanto ao RL não fiz esse exercício. Nos últimos tempos fundamentei a minha opinião que a AF é subjectiva. Um dia destes explico como se leva os auditores a acreditar no pai natal, por exemplo, para ter uns números bonitos :lol:
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Mr_L » 9/10/2014 19:17

SFT Escreveu:
JovemHU Escreveu:Para "serenar"....( :mrgreen: :mrgreen: ) um pouco mais os ânimos: Sabiam que enquanto a incorporação das ações da Oi na CorpCo não ocorrer, a participação da PT SGPS na Oi, que é de 25 %, tem os seus diretos de voto limitados a 7,5%, enquanto a participação dos "Brasileiros" não está limitada ? Eh,eh,eh...!

E se resultar uma nova empresa do processo Oi.Tim? A participação da PT SGPS não diminui na CorpCo.

Além disso duvido que os 25% fiquem, para a eternidade, valer apenas 7%. E se a SGPS vender a participação a outra empresa?

É verdade. Mas até haver incorporação a PTC não manda "népias", e é nesse período que tudo se vai jogar. E depois, as ações que a PTC distribuir aos acionistas ficam limitadas a 15 %(por cada um), e não me consta que o mesmo se aplique aos Brasileiros, embora seja difícil que um só acionista da atual PTC venha a deter 15% da mesma, os Brasileiros jogaram pelo seguro, não fosse o diabo "torce-las". Eles não brincam em serviço: Puseram os pequenos acionistas a pagar as dívidas dos acionistas de controlo, mandaram os portugas às ortigas e o que mais se verá..!

:oh:
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Mr_L » 9/10/2014 19:07

http://expresso.sapo.pt/altice-ja-falou-com-paulo-portas-e-a-oi-sobre-o-seu-interesse-na-pt-portugal=f892971

E eu já "sei" quem vai ser o CEO ( ou o Chairman - Remunerado) se a Altice comprar \:D/ \:D/ \:D/

Está no Governo e vai sair quando for "varrido" nas próximas eleições Eh,eh,eh...!

:-$

por Artista Romeno » 9/10/2014 19:06

SFT,

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por SFT » 9/10/2014 19:05

JovemHU Escreveu:Para "serenar"....( :mrgreen: :mrgreen: ) um pouco mais os ânimos: Sabiam que enquanto a incorporação das ações da Oi na CorpCo não ocorrer, a participação da PT SGPS na Oi, que é de 25 %, tem os seus diretos de voto limitados a 7,5%, enquanto a participação dos "Brasileiros" não está limitada ? Eh,eh,eh...!

E se resultar uma nova empresa do processo Oi.Tim? A participação da PT SGPS não diminui na CorpCo.

Além disso duvido que os 25% fiquem, para a eternidade, valer apenas 7%. E se a SGPS vender a participação a outra empresa?

por SFT » 9/10/2014 19:01

Que grande novela vai nesta(s) empresa(s)!

Tamanho o imbróglio que isto vai acabar na SEC pela certa (fusão PT-Oi foi registada nos EUA) e aí tudo pia fininho.

Ainda assim não percebo o porquê da queda, confesso.

Deixo a minha leitura de cenários e ideias.

1. Distinção de Portugais Telecom (para os mais distraídos)

A PT Portugal é a responsável pela operação de telecomunicações. Foi vendida à Oi no âmbito da fusão. Pertence 100% à Oi e é isto que a Altice pretende comprar para obter cota de mercado em Portugal.

A PT SGPS, é a empresa cotada em bolsa. Após o acordo de fusão tem duas coisas: 25% da participação da futura empresa da fusão (passível de ascender aos 40%) e o empréstimos de 900 milhões da Rio Forte.

Neste momento, quem tiver acções da PT não é accionista de uma empresa de telecomunicações: é accionista de uma empresa de investimento! Tirem da cabeça que os MEOs são da PT SGPS! Podem começar a subscrever a NOS/Vodafone/TDT que isso em nada impacta directamente as contas da PT SGPS (cotada).

2. Zeinal Bava

À justificação que a saída do ZB conduziu às quedas de hoje, pergunto: quem não prefere um gestor honesto e conhecedor da sua empresa a outro que não sabe responder onde estão 900 milhões de euro?... (sei que a rede de contactos é importante mas há redes de malhas diferentes e se calhar a do ZB ficou muito grande nestes últimos meses)

3. Altice

Operadora francesa que quer comprar a PT Portugal (ver acima o que é a PT Portugal, se entretanto já não faz parte da memória).

Esta compra em tudo ajuda a PT SGPS (PT cotada em bolsa, ver acima) dado que as mais valias, a existirem, para a Oi representaram ganhos futuros para a PT SGPS (aquando a valorização dos activos na acção da CorpoCo).

Daqui só tenho um conflito que é a notícia que a Alteia planeia desfazer a fusão.

http://www.infomoney.com.br/oi/noticia/3617634/altice-fara-oferta-por-portugal-telecom-quer-desfazer-fusao-com

Só vejo uma forma de fazer isto: OPA à PT SGPS. Sim, uma OPA a sério e não uma "opah" à brasileira...

4. Dívida Rio Forte

Para mim aqui está a resolução/esclarecimento do futuro.

No âmbito do novo acordo de fusão, a PT SGPS tem 6 anos para adquirir cerca de 15% da CorpCo de forma a ser "compensada" pela incompetência dos seus gestores. Neste momento, como empresa de investimento, a PT SGPS apenas tem três formas de comprar a participação: ou com o dinheiro da distribuição de dividendos da CorpCo ou com o dinheiro do pagamento da Rio Forte ou com dinheiro do aumento de capital (solução que menos me agrada).

Neste momento, com o processo de OPA da ESSaúde, do qual a Rio Forte é detentora da maioria do capital, não sei até que ponto este influxo de cash na Rio Forte não pode ser benéfico para a PT SGPS.

Claro que o dinheiro pode ser canalizado para outros fins, por parte da Rio Forte, ou ser insuficiente. Como disse, são cenários e ideias.

Se realmente for benéfico para a PT SGPS, então o aumento da participação na CorpCo pode tornar a PT SGPS num alvo apetecível para alguém que pretenda entrar no mercado brasileiro por via indirecta.

Assumindo a compra de 67% da Oi sobre a Tim Participações (http://economico.sapo.pt/noticias/compra-da-oi-pela-tim-criaria-novo-lider-do-mercado-brasileiro_201613.html), a PT SGPS fica com a seguinte participação na Oi.Tim (estou a assumir que esta só ocorre após a fusão PT.Oi)
. 25% x 67% = 16,75%; ou,
. 40% x 67% = 26,80%.

Em suma, não percebo o porquê das quedas de hoje.

Claro que os cenários são positivos.

Claro que o projecto Oi.Tim pode correr mal e a Oi ficar para trás no mercado brasileiro e acabar por desaparecer. Claro que os 900 milhões da Rio Forte podem valer tanto quanto a água da chuva.

Julgo não ter cometido gaffes em termos de parametros (sei que o acordo inicial falava numa participação da SGPS na Oi de 37% mas li algures que podia ser aumentada para 40% se a SGPS entretanto recebesse o dinheiro da Rio Forte. Não encontrei a notícia para aqui sustentar os 40%). Se cometi, agradeço que mos corrijam.

Disclaimer: tenho acções PT SGPS. E apenas pretendo mostrar o meu ponto de vista sendo o mesmo passível de ser criticado, ou seja, não pretendo influenciar a tomada de decisão de ninguém. Apenas influenciar o pensamento!

por Mr_L » 9/10/2014 18:31

Para "serenar"....( :mrgreen: :mrgreen: ) um pouco mais os ânimos: Sabiam que enquanto a incorporação das ações da Oi na CorpCo não ocorrer, a participação da PT SGPS na Oi, que é de 25 %, tem os seus diretos de voto limitados a 7,5%, enquanto a participação dos "Brasileiros" não está limitada ? Eh,eh,eh...!

O português é mesmo naif ( talvez excetuando o Belmiro, o PQP e os Mello). Primeiro foi a Cimpor ( que sim senhor, era para manter como grupo autónomo, com gestão portuguesa, etc...), depois foi a PT (está a ser...!) e a seguir vai a ESS ( já também anunciaram que a Equipa é para manter, não haverá despedimentos, etc...).

Cá por mim fico à espera dos CTT ( vai a seguir...!)

8-)

Nota: Vem aí o inverno...!

por rafaelspedro » 9/10/2014 18:07

Tendo em conta que a "fusão" ainda não se efectivou, uma vez que ainda não foram convertidas para as novas acções da corpco. Como é que apuramos o valor da PT?

Se a OI pretender vender a PT Portugal (MEO) simplifiquemos, os actuais accionistas da PT ficamos agarrados à OI e perdemos a MEO assim, sem mais?

O valor de mercado actual, pode assemelhar-se ao da NOS +/- 3 MM€ ? Não percebo como é que raio a PT sequer ter um capitalização inferior à NOS!!!! Mesmo descontando o calote do SALGADO E do GRANADEIRO!!!

Isto pra bem era esquecer a fusão e reverter tudo e cada um ficava com os seus calotes. eu a esta situação chamo-lhe um roubo!!!!

RP

Registado: 9/10/2014 17:43

por Lion_Heart » 9/10/2014 17:16

Mais uns processos em tribunal???
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Optimiza » 9/10/2014 17:11

Mjmept Escreveu:Posto este cenário, eis a grande questão :

Quem tem acções da PT será de manter ou vender a posição ?

ME

Ninguém te poderá responder com total clarividência.
Agora, que fica bem mais barato comprar via OPA a OI englobando a PT (e os passivos de ambas), do que comprar a PT sozinha e sem passivo atrelado, é inelutável.
Ou dito por outras palavras, a tua posição na PT (e a minha na OI), só correm riscos de se desvalorizarem mto mais se o Mercado entender que ninguém vai comprar este Grupo multinacional, que os resultados são maus ou péssimos, ou que a OI/PT seguem directamente para a falência. Para além de resultados trimestrais galvanizadores, 0 meu cenário perfilhado é de fusão ou compra pela TIM, e a recuperação da acção até valores de Fevereiro.

p.s. dadas as circunstâncias fizeram bem em chutar o zeinal.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por fff » 9/10/2014 17:01

Eu concordo com a posição expressa há pouco por um analista no economico tv.

A PTC não passa de um veiculo com 25% da OI e opção de recuperação de montante a perder de vista, quem compra acções da PTC não está a comprar o negocio telecomunicações, mas um veiculo exposto á OI.

Se a altice quiser comprar negocio da PTC vao comprá-lo á OI, não vai comprar a PTC cotada. A PTC anda somente ao sabor da cotação da OI. Que ontem e hoje não tem sido famosa.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Mjmept » 9/10/2014 16:55

Posto este cenário, eis a grande questão :

Quem tem acções da PT será de manter ou vender a posição ?

ME

Registado: 9/10/2014 16:47

por Optimiza » 9/10/2014 16:51

jopsilveira Escreveu:Não estou a perceber uma coisa:
Estão os média a falar na venda da PT.
Isto vai fazer com que a PT seja retirada da Bolsa?

É que não estou a entender a razão de uma queda tão abrupta...

À falta de melhor explicação, a razão é verdadeiramente estúpida - o homem que coordenou o desmantelamento da PT e que facturou 50 milhões de euros em 10 anos no processo, ao sair com uma mega indemnização (5,4 milhões de euros), leva a que as casas de investimento (e fundos europeus e norte Americanos), achem que a OI perdeu um grande activo (porque o ditto foi o melhor gestor do sector 3 years in a row), e desatem a vender como se não houvesse amanhã para a empresa.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por jopsilveira » 9/10/2014 16:44

Não estou a perceber uma coisa:
Estão os média a falar na venda da PT.
Isto vai fazer com que a PT seja retirada da Bolsa?

É que não estou a entender a razão de uma queda tão abrupta...

Registado: 5/8/2014 20:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fosgass2020, HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, smog63, trilhos2006 e 326 visitantes