Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Artista :
Posso estar errado, mas quando exponho um raciocínio não é para enganar ninguém. Gosto de ouvir outras opiniões e confrontar-me com elas. Não é para influenciar o mercado, mas numa troca de opiniões saudáveis, a que ao longo dos anos me habituei a ter no caldeirão. Muitas vezes tenho razão, outras não.
A base de 1,86€ (considerando os 25% da PT na Oi, para uma valorização de 6,7 MM da PT pORTUGAL) + 0,23 € (25% de recuperação da divida da Rio Forte) + 1,86€ (considerando que a Oi , vale pelo menos o mesmo que a Pt) . Cheguei assim ao valor próximo dos 4 €.
Vamos ver o que ditará o futuro
Posso estar errado, mas quando exponho um raciocínio não é para enganar ninguém. Gosto de ouvir outras opiniões e confrontar-me com elas. Não é para influenciar o mercado, mas numa troca de opiniões saudáveis, a que ao longo dos anos me habituei a ter no caldeirão. Muitas vezes tenho razão, outras não.
A base de 1,86€ (considerando os 25% da PT na Oi, para uma valorização de 6,7 MM da PT pORTUGAL) + 0,23 € (25% de recuperação da divida da Rio Forte) + 1,86€ (considerando que a Oi , vale pelo menos o mesmo que a Pt) . Cheguei assim ao valor próximo dos 4 €.
Vamos ver o que ditará o futuro
xau MEO 

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Negocios Mendes Escreveu:Boa tarde,
os shorts continuam a aumentar. Com tanta euforia, os "shortistas" estarão mesmo enganados?
O tal "Elliott Capital Advisors" começou a shortar a PTC a 3 Eur e ainda lá está com uma posiçao cada vez maior.
Já sei... se tiverem que fechar as posições, a PTC sobre ate aos 10 Eur... ou menos.
Entretanto alguém que me explique o porquê dos pequenos accionistas não poderem shortar?? (pelo menos na plataforma saxo que utilizo...)
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
Marco Martins Escreveu:JovemHU Escreveu:Há sobre esta matéria uma certa confusão. A PTC não vai fundir-se com a Oi ( era para fundir-se mas a solução encontrada para a trapalhada da Rio Forte não permite essa fusão).
Assim, a PT tem neste momento como ativos :
- Participação na Oi
- Papel comercial da Rio Forte ( valor nominal de 900 milhões)
- Opção de compra de ações da Oi que a Oi tem em carteira.
A participação na Oi, será "passada" para os acionistas da PT, quando se der a incorporação da Oi na Telemar, dando origem à CorpCo. Provavelmente essa operação será feita através de uma redução de capital da PTC, mas o desenho da operação ainda não é conhecido. No "day after", a PT ficará apenas com a Rio Forte e a opção de compra, mas continuará cotada. A evolução da sua cotação irá depender muito do que os investidores anteciparem como valor recuperável da Rio Forte e da evolução da cotação da CorpCo, uma vez que a opção de compra terá um valor de mercado em função da cotação da CorpCo.
Acontece que neste momento existem duas pt.
Pt Portugal e pt sgps e que apresentaram contas diferentes.
A pt cotada em bolsa será dona das 2?
Já foi mais que explicado...
a PT Portugal pertence a 100% à OI.
a PT SGPS (cotada em bolsa) pertence aos accionistas e detém cerca de um quarto da OI + 900 milhoes da divida da Rio Forte + opção de compra de cerca de 12% da OI.
- Registado: 15/4/2008 14:12
Boa tarde,
os shorts continuam a aumentar. Com tanta euforia, os "shortistas" estarão mesmo enganados?
O tal "Elliott Capital Advisors" começou a shortar a PTC a 3 Eur e ainda lá está com uma posiçao cada vez maior.
Já sei... se tiverem que fechar as posições, a PTC sobre ate aos 10 Eur... ou menos.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Grande especulação por estas bandas. Quando derem por ela, tudo se esfumou. Começaram anteontem, continuaram ontem e hoje.
Vendedor forte por aí a despachá-las.
Vendedor forte por aí a despachá-las.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Looool o economico da ongoing ,que ta atulhada de accoes da pt...a telefonica tem mesmo em portugal a sua prioridade numero 1 eu a pensar que ra o brasil e a alemanha... a autoridafe da concorrrencia ia mesmo autorizar a vodafone a ficar com 80 por cento do movel..... pt a 4 euros... mas esta gente esta a tentar enganar os outros ?ou engana se a si mesma..?.a pt vale xmm mas tem 4,xmm em divida
Depois a pt e da oi da qual os acionistas da pt so tem 25por cento
Depois a pt e da oi da qual os acionistas da pt so tem 25por cento
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
aINDA MAIS FRESCAS:
"Além da Altice há pelo menos dois outros grupos atentos a uma eventual venda da PT Portugal: a Telefónica e a Vodafone.
O futuro da PT Portugal está dependente da evolução de um outro negócio, entre a Oi e a Tim. A venda da PT Portugal poderá ser concretizada no imediato se a Oi decidir avançar para a compra de uma posição maioritária na Tim, sabe o Económico.
Este primeiro cenário, de usar a PT Portugal para financiar o controlo da Tim, é o preferido dos accionistas brasileiros da Oi. A Altice já desenvolve contactos com vista à possível aquisição da PT Portugal com o apoio do Goldman Sachs e da Morgan Stanley. Mas segundo apurou o Económico há pelo menos mais dois grupos atentos ao futuro da PT Portugal: os espanhóis da Telefónica, antigos parceiros da PT na Vivo sem presença Portugal, e, a uma maior distância, a Vodafone, que está sob pressão no mercado nacional desde o nascimento da NOS.
Uma segunda hipótese também em estudo passa por uma fusão entre a Oi e a Tim, o modelo defendido por Zeinal Bava para ultrapassar a situação de fragilidade da Oi. Uma operação que, por não exigir fundos, pode adiar uma decisão sobre o futuro da PT Portugal.
Qualquer decisão terá de ter a concordância dos accionistas portugueses, sendo que a hipótese de ser a Tim a avançar para a compra da Oi pode minar os planos da equipa liderada por Zeinal Bava."
IN Diário Económico.
Esta última hipótese é que era mesmo uma benção e talvez os cerca de 4 € que apontei até pecassem por escassos!
"Além da Altice há pelo menos dois outros grupos atentos a uma eventual venda da PT Portugal: a Telefónica e a Vodafone.
O futuro da PT Portugal está dependente da evolução de um outro negócio, entre a Oi e a Tim. A venda da PT Portugal poderá ser concretizada no imediato se a Oi decidir avançar para a compra de uma posição maioritária na Tim, sabe o Económico.
Este primeiro cenário, de usar a PT Portugal para financiar o controlo da Tim, é o preferido dos accionistas brasileiros da Oi. A Altice já desenvolve contactos com vista à possível aquisição da PT Portugal com o apoio do Goldman Sachs e da Morgan Stanley. Mas segundo apurou o Económico há pelo menos mais dois grupos atentos ao futuro da PT Portugal: os espanhóis da Telefónica, antigos parceiros da PT na Vivo sem presença Portugal, e, a uma maior distância, a Vodafone, que está sob pressão no mercado nacional desde o nascimento da NOS.
Uma segunda hipótese também em estudo passa por uma fusão entre a Oi e a Tim, o modelo defendido por Zeinal Bava para ultrapassar a situação de fragilidade da Oi. Uma operação que, por não exigir fundos, pode adiar uma decisão sobre o futuro da PT Portugal.
Qualquer decisão terá de ter a concordância dos accionistas portugueses, sendo que a hipótese de ser a Tim a avançar para a compra da Oi pode minar os planos da equipa liderada por Zeinal Bava."
IN Diário Económico.
Esta última hipótese é que era mesmo uma benção e talvez os cerca de 4 € que apontei até pecassem por escassos!
Pode ser que interesse a alguém, acabou de me chegar.
CumPrim/
valeaquilino
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52385.pdf
CumPrim/
valeaquilino
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52385.pdf
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Que grande confusão que vai por aqui...!
Os valores que têm sido adiantados por diversas fontes, são relativos ao EV. Quem comprar a PT Portugal leva consigo a respetiva dívida. Não confundir Capitalização Bolsista ( nº de ações x valor de cada ação) com o EV. A capitalização bolsista é "grosso modo" o EV-Dívida líquida. Não esquecer também que a PTC não é a PT Portugal. A PTC não tem dívida, apenas tem 25 % da Oi + Papel comercial Rio Forte ( 900 Milhões - Valor nominal) + Opção de compra de cerca de 12 % da Oiè da combinação do valor destas três componentes que resulta a cotação da PTC.
Por isso, para os acionistas da PTC, o futuro da PT Portugal, só interessa na medida em que a venda ( a existir) se traduza num aumento de valor da Oi, onde indiretamente ( via PTC) têm interesse.
OK ?

Os valores que têm sido adiantados por diversas fontes, são relativos ao EV. Quem comprar a PT Portugal leva consigo a respetiva dívida. Não confundir Capitalização Bolsista ( nº de ações x valor de cada ação) com o EV. A capitalização bolsista é "grosso modo" o EV-Dívida líquida. Não esquecer também que a PTC não é a PT Portugal. A PTC não tem dívida, apenas tem 25 % da Oi + Papel comercial Rio Forte ( 900 Milhões - Valor nominal) + Opção de compra de cerca de 12 % da Oiè da combinação do valor destas três componentes que resulta a cotação da PTC.
Por isso, para os acionistas da PTC, o futuro da PT Portugal, só interessa na medida em que a venda ( a existir) se traduza num aumento de valor da Oi, onde indiretamente ( via PTC) têm interesse.
OK ?

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40
A noticia do besi e uma noticia para cacar patos....mais uma...pt vale 6,7mm sim, mas a divida liquida esta incluida na estimativa assim sendo a pt portugal vale uns 2mm euros em termos do preco a pagar pela altice dado que compra ativos e passivos enfim a oi ta sob pressao e e uma fire sale portanto a oi nao se importa de perder a pt e os resiltados coreespondentes por um preco desses enfim para min no cp e um balao de oxigenio mas pequeno no longo pouco muda para a oi....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 7/10/2014 14:16, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral " uma opinião "
SERRA LAPA Escreveu:Se a PT Portugal valer 6,7 mil milhões,(e nem admito os 7,8 MM atribuidos pelo BBVA), significa que cada acção valeria 7,47 €, se não tivesse havido fusão.
Agora vale no pior dos cenários 7,47 x 25% = 1,87 € + Créditos da Rio Forte + 25% da Oi.
Vamos admitir um cenário bastante mau que será recuperar apenas 25% dos Créditos da Rio Forte = 0,23 €/acção.
A Oi sabe-se que tem bastante divida, mas acho que não escandalizará ninguém admitir que a Oi vale no minimo o mesmo que a PT Portugal.
Assim por baixo, daria o valor da acção PT= 1,87+0,23+1,87 = 3,97 €
Aceitam-se comentários e criticas a este raciocínio
Aritméticamente, as contas parecem certas, mas...

É no mas,... que tenho que pensar; vamos lá a ver de outra maneira bem menos complicada e mais racional:
valendo " por baixo" a PT: 3,97€ porque razão está a negociar cerca de 60% abaixo do seu valor

1ª Hipótese: não vale os tais 3,97€

2ª Hipótese: se vale, porque razão a PT não compra acções próprias

3ª Hipótese: se vale e não compra é porque está falida

CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Se a PT Portugal valer 6,7 mil milhões,(e nem admito os 7,8 MM atribuidos pelo BBVA), significa que cada acção valeria 7,47 €, se não tivesse havido fusão.
Agora vale no pior dos cenários 7,47 x 25% = 1,87 € + Créditos da Rio Forte + 25% da Oi.
Vamos admitir um cenário bastante mau que será recuperar apenas 25% dos Créditos da Rio Forte = 0,23 €/acção.
A Oi sabe-se que tem bastante divida, mas acho que não escandalizará ninguém admitir que a Oi vale no minimo o mesmo que a PT Portugal.
A fusão foi um embuste (termo muito usado ultimamente), seria melhor chamar-se uma OPA (pseudo) amigável, como tenho princípios, informo que nos próximos anos deixarei de investir na bolsa Portuguesa. Mesmo que as coisas corram bem no futuro, até porque cada vez mais a fusão TIM/OI é uma certeza, todo este processo cheira muito mal, vale tudo, inclusivé, vender-se a "alma ao diabo". E o que diz o "fantoche" Bava?
- Registado: 22/12/2013 23:04
E os 25% são sobre a nova empresa e não sobre a Oi, penso eu de que.
O curioso disto é, caso a fusão Oi-Tim avance e caso a Rio Forte pague os 900 milhões (
) (a percentagem da PT SGPS sobre a CorpCo sobe de 25% para perto de 40%), pode fazer com que qualquer empresa de telecomunicações internacional lance uma OPA à PT SGPS para ficar com a participação na Oi e, por consequência, na fusão Oi-Tim.
Mas até Março é aguardar. Isto vai para aqui uma confusão dos diabos.
O curioso disto é, caso a fusão Oi-Tim avance e caso a Rio Forte pague os 900 milhões (

Mas até Março é aguardar. Isto vai para aqui uma confusão dos diabos.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
25% de 6,7 mim milhões, como diz o cherne, é uma pipa de massa.
Pena é a oi dever resmas de pipas de massas.
Pena é a oi dever resmas de pipas de massas.

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Marco Martins Escreveu:Eis que começa o princípio do fim da PT na visão que conhecemos hoje...
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html
o BESI avalia a PT em 6700M, no entanto os 900M provocaram uma redução da percentagem da PT na OI de 37% para 25%. Será que esses 12% da OI estão avaliados apenas em 900M? Isso quer dizer então que toda a OI está avaliada apenas em 7500M?
Quer dizer então que toda a PT agora (6700M) vale quase o mesmo que toda a OI?
Posso estar aqui a misturar contas... mas estarei assim tão errado?
Há que não confundir as PT's

O que vale 6700M é a PT Portugal, subsidiária da Oi, e não a PT cotada em bolsa, accionista da Oi com 25%.
Dizem que uma imagem vale 1000 palavras, portanto:
- Anexos
-
- imbroglio PT.png (16.11 KiB) Visualizado 5811 vezes
Eis que começa o princípio do fim da PT na visão que conhecemos hoje...
o BESI avalia a PT em 6700M, no entanto os 900M provocaram uma redução da percentagem da PT na OI de 37% para 25%. Será que esses 12% da OI estão avaliados apenas em 900M? Isso quer dizer então que toda a OI está avaliada apenas em 7500M?
- Registado: 7/4/2007 17:13
Estas noticias sobre a Altice comprar a PT Portugal à Oi, cheiram um bocado a noticia de jornal, pois no acordo estabelecido entre a PT e a OI de parceria, existia uma regra de nenhuma das partes poder vender ações da outra, até o negócio estar totalmente formalizado... Alguém confima?
Relativamente ao Zeinal, que é apenas um empregado do BES, com a queda do seu accionista de suporte ficava naturalmente fragilizado e à mercê dos interesses dos accionistas brasileiros... enfim, mais um episódio da novela BES...
Relativamente ao Zeinal, que é apenas um empregado do BES, com a queda do seu accionista de suporte ficava naturalmente fragilizado e à mercê dos interesses dos accionistas brasileiros... enfim, mais um episódio da novela BES...

- Registado: 6/9/2013 23:53
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
bofiafcp Escreveu:JovemHU Escreveu:Alguém tem a bondade de me explicar porque subiu tanto a PTC hoje ? É que me está a fazer uma confusão...!
Talves tenha a ver com esta noticia :
http://economico.sapo.pt/noticias/conso ... 03036.html
Pois temia que assim fosse. Mas não queria creditar..!
A PT Portugal já não é da PTC. É da Oi. Sendo assim, se a Oi vender a PT Portugal, o que é que os acionistas da PTC ganham com a operação ? Nada, a não ser que da mesma resulte uma valorização da Oi, na qual a PTC tem uma participação. Será que estou a ver mal a questão ? É que se estou a ver bem, quem devia estar a subir mais era a Oi e essa está a cair ( para não variar...!).
Visões distintas : Agradecem-se...

JovemHU Escreveu:Alguém tem a bondade de me explicar porque subiu tanto a PTC hoje ? É que me está a fazer uma confusão...!
Talves tenha a ver com esta noticia :
http://economico.sapo.pt/noticias/conso ... 03036.html
- Registado: 11/2/2010 22:46
Alguém tem a bondade de me explicar porque subiu tanto a PTC hoje ? É que me está a fazer uma confusão...!

Agecanonix Escreveu:Artista Romeno Escreveu:nmprc Escreveu:http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
O moçambicano Zeinal Bava está prestes a perder a sua segunda presidência em menos de dois meses. Em agosto, teve que deixar a presidência do conselho de administração da Portugal Telecom, ainda como consequência do imbróglio com o banco Espírito Santo.
Agora, os controladores da Oi se preparam para anunciar no início da semana que vem a saída de Zeinal do comando da operadora .
De imediato, será anunciado Bayard Gontijo como presidente interino. Gontijo é o diretor financeiro da Oi desde o ano passado.
Mas os controladores buscarão no mercado um substituto para Zeinal, cuja saída era cogitada fazia algum tempo
As coisas não se fazem a quente, os brasileiros perceberam bem que o BAVA sempre soube......
Artista Romeno Escreveu:nmprc Escreveu:http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
O moçambicano Zeinal Bava está prestes a perder a sua segunda presidência em menos de dois meses. Em agosto, teve que deixar a presidência do conselho de administração da Portugal Telecom, ainda como consequência do imbróglio com o banco Espírito Santo.
Agora, os controladores da Oi se preparam para anunciar no início da semana que vem a saída de Zeinal do comando da operadora .
De imediato, será anunciado Bayard Gontijo como presidente interino. Gontijo é o diretor financeiro da Oi desde o ano passado.
Mas os controladores buscarão no mercado um substituto para Zeinal, cuja saída era cogitada fazia algum tempo
As coisas não se fazem a quente, os brasileiros perceberam bem que o BAVA sempre soube......
bom dia ! a noticia de ,eventual compra pelo milinario francês, no DN de 4Out, deu algum resyultado. subiu 5%, mas a noticia, fala de, só na eventualidade de TIM OPAr OI !?
não vi nada, acerca, nas noticias francesas... bons negocios, fico a ver até 4ªfeira !!!

16/09/2014 | 18:06
Recommander :
0
L'action Telecom Italia a fini en baisse de 2% à la Bourse de Milan mardi en réaction à des informations faisant état d'une possible OPA sur l'opérateur télécoms brésilien Oi, lequel s'envole de 12% à Sao Paulo.
L'opérateur historique italien s'est entretenu avec ses conseillers de la possibilité d'une acquisition d'Oi par Tim Participações, sa filiale au Brésil, afin d'y contrer son rival Telefonica, rapporte Bloomberg en citant deux sources.
Aucune approche n'a encore été effectuée, ajoute l'agence.
Telecom Italia a clôturé en baisse de 2,01% à 0,90 euro à Milan, après avoir reculé jusqu'à 0,8865 en fin de séance. A la Bourse de Sao Paulo, Tim Participações cédait 2,25 à 13,46 reals vers 15h40 GMT alors qu'Oi affichait un gain de 11,92% à 1,69 real.
Les spéculations sur la consolidation du marché brésilien vont bon train depuis la décision de Vivendi d'ouvrir des négociations exclusives avec Telefonica pour lui céder sa filiale locale GVT, aux dépens de Telecom Italia qui souhaitait la reprendre pour la fusionner avec Tim Participações. (Stephen Jewkes et Asher Levine, Véronique Tison pour le service français)
Valeurs citées dans l'article : Telecom Italia SpA, PORTUGAL TELECOM, Telefonica SA, VIVENDI

PUB
Em agosto, deixou a presidência do conselho de administração da Portugal Telecom (PT) e agora está prestes a suceder-lhe o mesmo na Oi. A decisão, de acordo com a revista Veja, será anunciada pelos acionistas da operadora de telecomunicações brasileira no início desta semana.
Bayard Gontijo, atualmente administrador financeiro da Oi, deverá assumir o cargo de presidente interino, mas já foi iniciada ‘uma busca no mercado’ pelo sucessor de Bava.
Refira-se que, nos últimos meses, têm sido várias as notícias que apontam para algum desconforto entre acionistas e o presidente executivo da Oi, nomeadamente depois de descoberto o investimento de quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), que entrou em incumprimento.
Um investimento que teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, para cerca de 25%.

Para muitos, a capacidade de Zeinal dar a volta à Oi e conqustar o mercado brasileiro era um dos grandes motivos para estarem optimista quanto ao futuro da nova empresa. Esta notícia pode mudar muita coisa nesses pensamentos.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses