Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
ParaCima Escreveu:este beta é o que tá na Reuters para a jmt... por isso é que pedi a alguém que confirma-se o beta através de outra fonte... com um rf de 0,04 e um rm de 0,12 temos 6,46... não descontei os interesses. se tirar os interesses dá-me 6,05
6 euros e picos não é impossivel se o plano estrategico for um flop e os lucros tambem nao deve falhar muito

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
este beta é o que tá na Reuters para a jmt... por isso é que pedi a alguém que confirma-se o beta através de outra fonte... com um rf de 0,04 e um rm de 0,12 temos 6,46... não descontei os interesses. se tirar os interesses dá-me 6,05
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
mesmo assim este beta nao é o da corticeira
mete o rf em 0,04 e o rm em 0,12 e refaz e vais ver que dá mais que os 5,1 euros 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
boas pessoal...
estive a avaliar a jmt é dá-me um preço de 5,10.
explico os cálculos
Rf=0.06
beta=0,64
RM= 0,15
ao ebitda apliquei uma taxa de decréscimo de 2% ao ano, até 2018... foi o que aconteceu entre o 1 s de 2013 e o 1 s de 2014...
capex 485 milhões no primeiros 2 anos, 480 no terceiro e 475 milhões no ultimo...não haverá tanta disponibilidade de crescimento mas continuará a crescer...
com o crescimento das vendas... parece que vão continuar a subir, prevejo o (aumento) do fundo maneio, isto é, a empresa cada vez terá o fm mais negativo... mesmo sendo explicado (no relatorio) que a empresa teve um problema neste semestre em comparação com os períodos homólogos devido aos stock acumulados, logo maior prazo de rotação de stock´s (diminuído) assim o capital circulante.... como me parece que as lojas têm armazéns limitado... não acredito que possam crescer muito, apostando numa melhoria desse factor devido ao crescimento das vendas e das lojas... se é negativo, certamente mantendo os prazos de stock e de pagamento, com o aumentar das vendas a diferença que já existe terá tendência a tornar-se ainda mais negativo... neste parâmetro dou uma variação de 30 milhões...
com a redução do ebitda certamente que os impostos serão menores... parece-me que a partir do ebitda só teremos os juros e nesta área a empresa terá tendência a subir e nunca a descer, ou temos as depreciações que tb terão tendência a crescer...logo não posso tirar outra conclusão senão a de que os impostos terão um decréscimo...
Ps: Artista agora percebi que o fundo maneio neste caso seria negativo... eu fiz o raciocínio normal, isto é, os capital circulante é "sempre" positivo, logo com menos capital circulante teríamos um fundo maneio melhor...
estas são as minhas contas, são uma partilha que não serve como qualquer recomendação de compra ou de venda. gostaria de agradecer ao artista por me ter ajudado a montar o esquema... cumprimentos
estive a avaliar a jmt é dá-me um preço de 5,10.
explico os cálculos
Rf=0.06
beta=0,64
RM= 0,15
ao ebitda apliquei uma taxa de decréscimo de 2% ao ano, até 2018... foi o que aconteceu entre o 1 s de 2013 e o 1 s de 2014...
capex 485 milhões no primeiros 2 anos, 480 no terceiro e 475 milhões no ultimo...não haverá tanta disponibilidade de crescimento mas continuará a crescer...
com o crescimento das vendas... parece que vão continuar a subir, prevejo o (aumento) do fundo maneio, isto é, a empresa cada vez terá o fm mais negativo... mesmo sendo explicado (no relatorio) que a empresa teve um problema neste semestre em comparação com os períodos homólogos devido aos stock acumulados, logo maior prazo de rotação de stock´s (diminuído) assim o capital circulante.... como me parece que as lojas têm armazéns limitado... não acredito que possam crescer muito, apostando numa melhoria desse factor devido ao crescimento das vendas e das lojas... se é negativo, certamente mantendo os prazos de stock e de pagamento, com o aumentar das vendas a diferença que já existe terá tendência a tornar-se ainda mais negativo... neste parâmetro dou uma variação de 30 milhões...
com a redução do ebitda certamente que os impostos serão menores... parece-me que a partir do ebitda só teremos os juros e nesta área a empresa terá tendência a subir e nunca a descer, ou temos as depreciações que tb terão tendência a crescer...logo não posso tirar outra conclusão senão a de que os impostos terão um decréscimo...
Ps: Artista agora percebi que o fundo maneio neste caso seria negativo... eu fiz o raciocínio normal, isto é, os capital circulante é "sempre" positivo, logo com menos capital circulante teríamos um fundo maneio melhor...
estas são as minhas contas, são uma partilha que não serve como qualquer recomendação de compra ou de venda. gostaria de agradecer ao artista por me ter ajudado a montar o esquema... cumprimentos
o que interessa
o que interessa
alguém me consegue facultar o beta da jeronimo? cumprimentos
eu vi na Reuters e pareceu-me demasiado baixo 0,64
eu vi na Reuters e pareceu-me demasiado baixo 0,64
o que interessa
o que interessa
rsacramento Escreveu:nesta última descida a jmt tem feito uma série de doji, e este de hoje é mais um
Ora nem mais!

Fiz referência a este apenas por ter sido formado no dia de hoje. Dia caracterizado por pouca falta de incerteza relativamente ao rumo a tomar na maioria das cotadas do PSI, especialmente os pesos pesados.
Mas não passa de mais um doji num bear market fortíssimo que a JM tem vivido!
nesta última descida a jmt tem feito uma série de doji, e este de hoje é mais um
A JM formou hoje um belo "martelão", ou seja, uma variante do "puro martelo". Caso seja validado amanhã poderemos obter um Morning star, o que a acontecer pode ser um bom indicador para quem quer fazer mais valias com a subida.
Atenção que isto são tudo hipóteses que necessitam de validação, para além de que parece-me que não é necessário lembrar, mas mesmo assim lembro
, a JM está BEAR em todos os horizontes temporais, logo qualquer entrada longa será "mijar contra o vento", mas ...
Vamos acompanhando!

Atenção que isto são tudo hipóteses que necessitam de validação, para além de que parece-me que não é necessário lembrar, mas mesmo assim lembro

Vamos acompanhando!

Contas era bom, mas ...
Eu contentava-me com um "daqueles" gráficos à antiga do EuroVerde.
Eu contentava-me com um "daqueles" gráficos à antiga do EuroVerde.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Eurosexy, para dizeres isso terás que ter feito algumas contas. Podes mostrá-las?
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
dozens Escreveu:EuroSexy Escreveu:Hi hoje é um dia diferente na JM porque toda gente está a ver quedas futuras e a realidade tende a divergir da maioria quando esta se revela errada.
O que acham do preço actual? Está a desconto.
Como é que está a desconto?
Uma empresa que apesar de ter crescido nos últimos 5 anos (resultados líquidos), este semestre apresentou 0,24€/ação (extrapolando 0,48€/ação) o que está em linha com a média dos últimos 5 anos. A manter-se assim precisas de quase 17 anos até atingires o break-even.
Ou sabes de alguma alteração no crescimento dos lucros ou então não estou a ver como possa estar barata.
Para mim só fica realmente barata quando o preço de mercado for inferior a 10 x resultados anuais. (Assumindo tudo o resto igual/estável)
Mas esse molde de pensamento não é o correcto, uma vez que só te estás a basear nos resultados de 2014.
O valor da empresa está mais acima do que o preço actual. É certo que pode ainda ficar mais barata, dado que a tendência ser descendente e não há um catalisador para inverter isso. A única explicação que eu vejo é que o mercado é irracional e que cria oportunidades a longo prazo.
De momento ainda não tenho JM, mas pondero um investimento para 2020.
- Registado: 16/6/2014 0:01
EuroSexy Escreveu:Hi hoje é um dia diferente na JM porque toda gente está a ver quedas futuras e a realidade tende a divergir da maioria quando esta se revela errada.
Como é que está a desconto?
Uma empresa que apesar de ter crescido nos últimos 5 anos (resultados líquidos), este semestre apresentou 0,24€/ação (extrapolando 0,48€/ação) o que está em linha com a média dos últimos 5 anos. A manter-se assim precisas de quase 17 anos até atingires o break-even.
Ou sabes de alguma alteração no crescimento dos lucros ou então não estou a ver como possa estar barata.
Para mim só fica realmente barata quando o preço de mercado for inferior a 10 x resultados anuais. (Assumindo tudo o resto igual/estável)
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
Hi hoje é um dia diferente na JM porque toda gente está a ver quedas futuras e a realidade tende a divergir da maioria quando esta se revela errada.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Badjuras, Não compram por duas razoes
A família Santos tem a maioria do negocio e não vende.
O Negócio do retalho não está mal só na JM.
O Perseu também já respondeu
A família Santos tem a maioria do negocio e não vende.
O Negócio do retalho não está mal só na JM.
O Perseu também já respondeu

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
jonas007 Escreveu:Mas se caso vendesse o negocio polaco, onde ia buscar rendimentos no futuro?
Claro que no curto prazo, resolvia um problema. Mas era possível ficar com um problema BEM PIOR no médio longo prazo. A menos que arranjasse outro negocio jeitoso.
Jonas, o negócio vive do cash liberto (free cash flow), e se neste momento a Polónia é a "Giselle Bundchen" da JM (BOOOA operação, desenvolvimento sequencial, resultados equilibrados), também temos que considerar a operação Portuguesa como a "Naomi Campbel" (Mercado maduro, gerador de cash - a verdadeira cash COW

Editado pela última vez por Optimiza em 2/10/2014 12:09, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Badjuras Escreveu:
Se isto fosse verdade o que impediria um fundo de private equity adquirir hoje a JMT em mercado e vendê-la às partes?
A única coisa que impede é que a maioria do capital pertence à família Soares dos Santos. De outra forma, seria impossível não ter sido OPADA por um grupo internacional.
Bom dia a todos, qual consideram ser o suporte desta cotada ?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 8/1/2008 11:47
perseu Escreveu:jonas007 Escreveu:Teve a 1 euroNem me lembrava.
Quem as tem a 1 euro, não precisa de se preocupar. lol
E teve a 18 euros.... Agora é que se vê a dimensão da coisa.
Tinha em 2003, para além de Portugal, uma desastrosa operação no Brasil (que quase levou a JM à falência e que a levou a abandonar desastradamente esse mercado), daí ter descido até ao 1€. Esse 1€ em 2003 sobreavaliava bem mais a companhia do que os 18€ em 2013.
A operação polaca, líder num Mercado rentável e com penetração inferior a Portugal, com 40 milhões de pessoas é que fez a diferença no balanço da empresa e no valor de Mercado. Por absurdo, se vendesse a operação Polaca agora, receberia mais do que a capitalização bolsista actual da JM.
Se isto fosse verdade o que impediria um fundo de private equity adquirir hoje a JMT em mercado e vendê-la às partes?
- Registado: 15/1/2014 16:45
Mas se caso vendesse o negocio polaco, onde ia buscar rendimentos no futuro?
Claro que no curto prazo, resolvia um problema. Mas era possível ficar com um problema BEM PIOR no médio longo prazo. A menos que arranjasse outro negocio jeitoso.
- Registado: 21/5/2014 22:06
jonas007 Escreveu:Teve a 1 euroNem me lembrava.
Tinha em 2003, para além de Portugal, uma desastrosa operação no Brasil (que quase levou a JM à falência e que a levou a abandonar desastradamente esse mercado), daí ter descido até ao 1€. Esse 1€ em 2003 sobreavaliava bem mais a companhia do que os 18€ em 2013.
A operação polaca, líder num Mercado rentável e com penetração inferior a Portugal, com 40 milhões de pessoas é que fez a diferença no balanço da empresa e no valor de Mercado. Por absurdo, se vendesse a operação Polaca agora, receberia mais do que a capitalização bolsista actual da JM.
Teve a 1 euro
Nem me lembrava.

- Registado: 21/5/2014 22:06
Para encerrar, as vendas da jm nos proximos tempos vão crescer moderadamente , mas as margens não serão 7,5% nem la perto diria, se a empresa der o turnarround e o mercado alimentar polaco melhorar há potencial para a margem ser essa e as vendas voltarem a crescer perto dos 2 digitos mas até lá vai haver solha 

Sim concordo que não é a melhor forma de avaliar a empresa, a avaliação por múltiplos tem vários "shortcomings" (perfil de negócios, geografias, potencial de crescimento, margens, etc) e nada substitui um bom DCF.
No entanto não deixa de ser uma forma simples de perceber que os valores a que empresa cotava no início do ano correspondiam a uma avaliação algo esticada, talvez pouco racional, mesmo tendo em conta o seu potencial de crescimento.
O mesmo exercício poderá ser feito se utilizarmos margens EBITDA de 7% ou 7.5% e múltiplos de 8 e 9 e mesmo assim não se chega aos €14 por acção.
No entanto não deixa de ser uma forma simples de perceber que os valores a que empresa cotava no início do ano correspondiam a uma avaliação algo esticada, talvez pouco racional, mesmo tendo em conta o seu potencial de crescimento.
O mesmo exercício poderá ser feito se utilizarmos margens EBITDA de 7% ou 7.5% e múltiplos de 8 e 9 e mesmo assim não se chega aos €14 por acção.
- Registado: 15/1/2014 16:45
Badjuras Escreveu:Deixo aqui uma forma menos técnica de olhar para a acção. Trata-se de um exercício simples de avaliação da JMT por múltiplos de mercado, utilizando múltiplo EV/ EBITDA.
Para os menos familiarizados com o método, a avaliação por múltiplos permite avaliar rapidamente a empresa aplicando um múltiplo a que empresas comparáveis estão a cotar (P/E, EV/EBITDA, EV/Vendas etc). Isto dá-nos o valor da empresa, ao que devemos deduzir a dívida financeira e somar a caixa e equivalentes para obtermos o valor dos capitais próprios.
Alguns pressupostos:
- JMT consegue vendas consolidadas de cerca de € 13b no final de 2014
- Múltiplo médio de 7.0x ev/ebitda de comparáveis. O estudo da Deloitte apontava para 6.9x no primeiro trimestre de 2014 (link no final)
-Valor do EV, assumindo margens EBITDA para a JMT entre 5.75% e 6.25% e múltiplos entre 6.5x e 7.5x (valores em €b):
_________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €4,859 / €5,233 / €5,606
6,00%: €5,070 / €5,460 / €5,850
6,25%: €5,281 / €5,688 / €6,094
-Ao deduzirmos a dívida líquida de € 606.5 M no final do primeiro semestre obtemos o valor dos capitais próprios. Ao dividir esse valor pelo número de acções (629,293,220) obtemos os seguintes valores de € por acção:
________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €6,76 / €7,35 / €7,95
6,00%: €7,09 / €7,71 / €8,33
6,25%: €7,43 / €8,07 / €8,72
Espero que este exercício tenha ajudado a olhar para JMT de uma outra perspectiva.
Bons negócios.
----
http://www2.deloitte.com/content/dam/De ... 1_2014.pdf
o que acabas te de fazer é um exercicio redutor, pois compara empresas com presenças geograficas muito diferentes em mercados com potenciais diferentes a valores que ja nem são de hoje com a jmt, dito isto a acção ate pode cair mais para baixo dos 8 euros, mas assim que a empresa consiga fazer um turnarround na polonia vai recuperar, quanto tempo vai demorar isso já não sei

Quem está ligado: