Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Pata-Hari » 1/10/2014 11:39

Rick, mas tocaste no ponto: uma compra de acções ou obrigações não têm as mesmas exigências que a compra de um fundo nem muda caso subscrevas 2, 3 ou 30 euros. Não tem a ver com o montante, tem a ver com o produto. São regras diferentes para produtos diferentes, regras essas que não são flexíveis ou flexibilizaveis pela avaliação que cada cliente faz dos papeis que quer assinar.

As regras são impostas pelos supervisores, aplicadas do modo mais adequado possível por cada instituição.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por chico_laranja » 1/10/2014 10:48

Posso dizer que tive que entregar um papel para uma ordem de subscrição que ronda os 330€ (não falta nenhum zero, são mesmo trezentos e trinta e picos euros - 2 UPs do UBS European Oportunities já falado aqui). Que eu saiba o Best já tem outros fundos UBS online. Só mesmo uma questão de IT e/ou política é que estará a dificultar o acesso online ao mesmo.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Rick Lusitano » 1/10/2014 2:24

Daemoon Escreveu:Vou dar o meu testemunho.

Já tive 2 PFA e confirmo a dualidade de critérios também, o último PFA explicou-me como as coisas funcionam:

o banco é obrigado pela CMVM/BP em ter arquivo original de tudo, portanto, tudo o que seja necessário papel só podem subscrever com original na mão, no entanto, existe a possibilidade de fazer a subscrição via mail ( papel assinado e scanado ) mas desde que o papel original esteja no banco no máximo no dia seguinte de manhã, porque o banco é alvo de sucessivas auditorias e se pedirem o arquivo e não haver original o banco é multado, portanto se assim for o PFA que aceita as coisas via mail e depois voces não enviam os papeis originais estará a incorrer numa infracção.

Se isto é verdade não sei, se isto funciona com todos os bancos também não sei, agora parece-me uma tempestade num copo de água quando existe centenas de balcões do BES onde se pode entregar a papelada e não é por 1 ou 2 dias que se ganha ou se perde uma pipa de massa em fundos, mas agora há um problema, como se ouve falar por aí que o Saxo pode vir a assumir o controlo total deste banco e deste modo cortar o cordão umbilical com o BES (NB) ou com quem comprar o NB, como vão eles resolver este problema de logistica, não estou para me deslocar ao balcão para entregar a treta de um papel, têm de vir cá a casa se quiserem :-" :-" :-"

Se a CMVM e BdP obrigam a ter tudo em papel, também terão em papel, todas as transações que são feitas online pelos clientes? Incluindo as que são feitas através da plataforma do SaxoBank, em que os activos negociados pelos clientes, são pertença do SaxoBank? :-k

Pois essa questão de logística, é bem lembrada. Poderá de simples solução, quem comprar o BEST, SaxoBank ou outro, ou quem comprar o NB (ex-BES) podem sempre negociar o serviço. Ou até mesmo, o detentor do BEST negociar com outra instituição bancária para fazer o serviço de balcão que actualmente o NB faz.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 1/10/2014 2:02

pata-hari Escreveu:Rick, as regras são definidas pela CMVM e/ou BP e não são para fazer sentido aparente. Obedecem a um critério que, melhor ou pior, é o que é. Eu também posso não concordar mas sou obrigada a reger-me por elas. A aplicação pode ser ligeiramente diferente em função do meio que é usado para dar ordens mas tem que garantir dados critérios de confirmação de cedência de informação (é possível que esse fundo seja um fundo especial de investimento e que por essa razão exija um impresso especial).

O PFA terá certamente as mesmas regras que o outro e um deles estará a pecar ou por excesso, ou por defeito. Não existem regras que se apliquem a uns e que não se apliquem a outros dentro da mesma instituição: apenas existem más aplicações das mesmas.

pata-hari Escreveu:A aplicação pode ser ligeiramente diferente em função do meio que é usado para dar ordens mas tem que garantir dados critérios de confirmação de cedência de informação (é possível que esse fundo seja um fundo especial de investimento e que por essa razão exija um impresso especial)

PH, posso garantir a 100%, que os fundos subscritos por impresso em formato papel, não são FEI, ou hedge funds, ou qualquer fundo especial. Resumindo, são fundos que ainda não se encontram na plataforma online a que os clientes de retalho têm acesso. Uns porque ainda não foram introduzidos, apesar de já terem sido vendidos. Outros porque são novos em Portugal e falta as autorizações legais ou já as têm mas falta ser disponibilizado online. Muitos dos fundos que foram anteriormente subscritos via impresso, já se encontram actualmente disponíveis na plataforma online para os clientes acederem. Eu peço regularmente, fundos novos de gestoras que já estão disponíveis em Portugal e alguns de gestoras estrangeiras que ainda sequer iniciaram comercialização de fundos em Portugal. Mas isto tudo, já é outra história...

O que acho estranho é que posso pedir para me arranjar a obrigação XYZ, que não se encontra na plataforma online, e eles tentam fazer esse negocio e não é preciso papeis. E uma obrigação pode ter valor nominal de 50K ou 100K, ou mais se estiver acima do par (ou menos se estiverem abaixo do par). E fundo pode ter o valor mínimo de 1UP, equivalente a 1,xx EUR, e é preciso papeis. No meu entender, esses papeis, é apenas um pedido ao banco, para subscrever os fundos através do backoffice. Uma mera formalidade, pois não se está a subscrever um produto complexo, ou OTC, ou destinado a investidores "qualificados" ou institucionais, ou de elevado valor, ou que seja um produto ilegal ou não tenha passaporte UCITS como manda a legislação europeia, ou um produto financeiro oriundo de país do 3º mundo que seja raridade em vias de extinção.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Daemoon » 1/10/2014 0:15

Vou dar o meu testemunho.

Já tive 2 PFA e confirmo a dualidade de critérios também, o último PFA explicou-me como as coisas funcionam:

o banco é obrigado pela CMVM/BP em ter arquivo original de tudo, portanto, tudo o que seja necessário papel só podem subscrever com original na mão, no entanto, existe a possibilidade de fazer a subscrição via mail ( papel assinado e scanado ) mas desde que o papel original esteja no banco no máximo no dia seguinte de manhã, porque o banco é alvo de sucessivas auditorias e se pedirem o arquivo e não haver original o banco é multado, portanto se assim for o PFA que aceita as coisas via mail e depois voces não enviam os papeis originais estará a incorrer numa infracção.

Se isto é verdade não sei, se isto funciona com todos os bancos também não sei, agora parece-me uma tempestade num copo de água quando existe centenas de balcões do BES onde se pode entregar a papelada e não é por 1 ou 2 dias que se ganha ou se perde uma pipa de massa em fundos, mas agora há um problema, como se ouve falar por aí que o Saxo pode vir a assumir o controlo total deste banco e deste modo cortar o cordão umbilical com o BES (NB) ou com quem comprar o NB, como vão eles resolver este problema de logistica, não estou para me deslocar ao balcão para entregar a treta de um papel, têm de vir cá a casa se quiserem :-" :-" :-"

Registado: 14/2/2009 14:06

por Pata-Hari » 30/9/2014 22:41

Rick, as regras são definidas pela CMVM e/ou BP e não são para fazer sentido aparente. Obedecem a um critério que, melhor ou pior, é o que é. Eu também posso não concordar mas sou obrigada a reger-me por elas. A aplicação pode ser ligeiramente diferente em função do meio que é usado para dar ordens mas tem que garantir dados critérios de confirmação de cedência de informação (é possível que esse fundo seja um fundo especial de investimento e que por essa razão exija um impresso especial).

O PFA terá certamente as mesmas regras que o outro e um deles estará a pecar ou por excesso, ou por defeito. Não existem regras que se apliquem a uns e que não se apliquem a outros dentro da mesma instituição: apenas existem más aplicações das mesmas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Rick Lusitano » 30/9/2014 21:03

chico_laranja Escreveu:Acho é que as regras internas não são iguais para todos os PFAs, tipo variando com a antiguidade do PFA ou posição na cadeia alimentar :-"

Eu falei com 2 (a minha PFA no início do processo e um segundo PFA depois) A "minha" disse que bastava mandar o mail e o segundo já me pediu para entregar o documento ou enviar por mail ou no balcão.

Acho estranho estas diferenças para 2 pessoas que trabalham lado a lado mas há informações que o comum dos mortais não tem acesso e pode haver razões para tal :-#

Quem sabe se não é um teste aos mais novos para testar a capacidade deles trazerem pessoas até ao escritório. Se hoje é para irem levar um mero papel amanhã poderá ser para uma sessão de marketing :-k

Mas não tem muito sentido, para 1 banco online, exigir papeis para subscrever produtos. Não é como se tivesses a pedir 1 empréstimo para compra da casa, de centenas de milhares de euros, a pagar durante 30 anos. Podes comprar obrigações de milhares de euros de, por exemplo, do BES ( :twisted: ), através do site, mas se quiseres comprar 1.000 paus de M&G, tens que fazer 1 requerimento para compra. Ainda por cima, não é 1 banco com vários balcões espalhados, como o BIG ou o ActivoBank.

por chico_laranja » 30/9/2014 10:21

Acho é que as regras internas não são iguais para todos os PFAs, tipo variando com a antiguidade do PFA ou posição na cadeia alimentar :-"

Eu falei com 2 (a minha PFA no início do processo e um segundo PFA depois) A "minha" disse que bastava mandar o mail e o segundo já me pediu para entregar o documento ou enviar por mail ou no balcão.

Acho estranho estas diferenças para 2 pessoas que trabalham lado a lado mas há informações que o comum dos mortais não tem acesso e pode haver razões para tal :-#

Quem sabe se não é um teste aos mais novos para testar a capacidade deles trazerem pessoas até ao escritório. Se hoje é para irem levar um mero papel amanhã poderá ser para uma sessão de marketing :-k
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Rick Lusitano » 30/9/2014 0:52

O que existe realmente são comerciais (PFA) que não detêm toda a informação. E cometem umas gaffes. Se o vosso PFA, não é um facilitador, então faz parte do problema.

No Banco BIG, também aceitam mails com os documentos assinados.

por RAndrade_74 » 29/9/2014 23:06

Rick Lusitano (New) Escreveu:
DMP Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Julgo que será sempre preciso um impresso assinado pois eles precisam de um documento "certificado" para tal.

Ou "certificas-te" usando a plataforma online, em que usas 2 passwords distintas: Login e Connect Card ou então certificas-te usando um impresso e assinando conforme BI/Cartão de cidadão.

Era uma maravilha fazer por telefone mas levanta-me algumas apreensões ao nível de segurança se assim for.

Eu tentei por mail, imprimindo o impresso, , preenchendo, scannando e enviando novamente para o PFA e mesmo assim terei que me deslocar lá pois não é possível fazer assim :wall:

Se por um lado é seca, por outro lado é um garante da segurança da instituição senão qualquer marmelo que encontrasse a nossa carteira perdida na rua com o conect card fazia o que lhe apetecia :shame: .

Acho que o Best só perde é por não ter esses fundos acessíveis online o que é incompreensível, pelo menos no caso do UBS quando tem outros da mesma gestora acessíveis :oh:

Chico,

Sempre fiz dessa forma com o meu pfa.

Abraço

Se calhar o teu PFA, recebe pouco guito em comissões sobre os teus investimentos. :mrgreen:

Muda de PFA.

Posso confirmar. Disseram-me explicitamente que por mail não era possível. Só enviando o original assinado por correio (interno BES ou CTT) ou num balcão BEST. Pelos vistos há filhos e enteados...

Registado: 29/10/2013 10:04

por Rick Lusitano » 29/9/2014 21:51

DMP Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Julgo que será sempre preciso um impresso assinado pois eles precisam de um documento "certificado" para tal.

Ou "certificas-te" usando a plataforma online, em que usas 2 passwords distintas: Login e Connect Card ou então certificas-te usando um impresso e assinando conforme BI/Cartão de cidadão.

Era uma maravilha fazer por telefone mas levanta-me algumas apreensões ao nível de segurança se assim for.

Eu tentei por mail, imprimindo o impresso, , preenchendo, scannando e enviando novamente para o PFA e mesmo assim terei que me deslocar lá pois não é possível fazer assim :wall:

Se por um lado é seca, por outro lado é um garante da segurança da instituição senão qualquer marmelo que encontrasse a nossa carteira perdida na rua com o conect card fazia o que lhe apetecia :shame: .

Acho que o Best só perde é por não ter esses fundos acessíveis online o que é incompreensível, pelo menos no caso do UBS quando tem outros da mesma gestora acessíveis :oh:

Chico,

Abraço

Se calhar o teu PFA, recebe pouco guito em comissões sobre os teus investimentos. :mrgreen:

Muda de PFA.

por DMP » 29/9/2014 20:11

Chico,

Abraço

Registado: 22/3/2014 13:47

por Rick Lusitano » 29/9/2014 17:51

:-$ Alguns dos fundos subscritos possivelmente não estão registados junto da CMVM. Apesar de alguns fundos estarem registados junto da CMVM, falta a parte de IT, e possivelmente interesse na disponibilização imediata no site, para tentarem vender os fundos que já existem na plataforma.

A maior oferta de fundos nos IF, é uma moeda com 2 faces, se por 1 lado é bom para o cliente, porque tem mais por aonde escolher, por outro lado, é mau para o IF, porque dispersa o volume de vendas de cada fundo. Assim em vez de ter 1 fundo com 10 milhões de volume de vendas de uma só gestora, passa a ter 10 fundos de gestoras diferentes com 1 milhão cada. E assim, não conseguem atingir objectivos e colher mais comissões da gestora.

BEST Escreveu:Opções disponíveis para subscrição via impresso, de fundos:

a) Podes imprimir os impressos, assinas e envias por mail.

b) Podes imprimir os impressos, assinas e envias por correio.

c) Podes imprimir os impressos, assinas e entregas num banco do Novo Banco (ex-BES), eles enviam através de correio interno para o BEST.

Nota: Confirmado por várias fontes, internas e externas ao BEST.

por chico_laranja » 29/9/2014 17:21

Julgo que será sempre preciso um impresso assinado pois eles precisam de um documento "certificado" para tal.

por 0rtega » 29/9/2014 12:15

VG antes de mais aproveito para dar os parabéns pelo excelente tópico que já acompanho há alguns anos.

No meio de tantas páginas de tópico, fica uma pergunta, há alguma página que contenha os fundos que recomendas atualmente? Ou posso continuar a guiar-me pela página 1?

Registado: 29/9/2014 12:12

por Rick Lusitano » 27/9/2014 15:57

VirtuaGod Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Só via papel, entregue ao teu PFA Best!!

Segundo o que me dito, por parte do BB, também poderá ser feito por telefone, através do apoio ao cliente. :wink:

8-)

Mas atenção, que ainda não experimentei essa opção. Vindo de alguém da DC, a informação pode não estar completamente correcta. Eu acho que é muita fruta. E quando a esmola é muita...

Se calhar, pode-se subscrever por telefone com a linha de apoio, mas só para os fundos ditos "oficiais". Os fundos do "underground", requer outras formalidades, penso eu de que. Quem conseguir por telefone, diga alguma coisa. :wink:

por jokerportuga » 27/9/2014 15:15

VirtuaGod Escreveu:
mwc 2.0 Escreveu: Onde podem subscrever o M&G Optimal Income Fund Hedged?

Só via papel, entregue ao teu PFA Best!!

Segundo o que me dito, por parte do BB, também poderá ser feito por telefone, através do apoio ao cliente. :wink:

Grande novidade. Desconhecia por completo.
Não é que para já tenha intenções de reforçar M&G, mas fica esta hipótese que para mim se apresenta como uma melhor opção à subscrição por impresso. :D

Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 27/9/2014 13:24

VirtuaGod Escreveu:

8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Rick Lusitano » 27/9/2014 12:52

VirtuaGod Escreveu:

por VirtuaGod » 27/9/2014 12:21

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por mwc 2.0 » 27/9/2014 9:48

Bom dia,

Estava a pensar refazer a minha carteira de obrigações- devido ao peso excessivo da PIMCO- e fundos mistos para este cenário:

Obrigações:

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc -5%
Schroder ISF Euro Bond B Acc -5%
PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc -5%
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged) -5%
AXA WF Global High Yield -5%
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1-5%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc-5%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR -5%
DWS Euro Corporate Bonds NC Morningstar -5%
Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc -5%

Mistos:

Invesco Balanced Risk Allocation -6,66%

M&G Optimal Income Fund Hedged-6,66%

Nordea-1 Stable Return E EUR -6,66%

Os restantes 30% seriam em fundos de acções (com 50% exposição ao mercado americano). Onde podem subscrever o M&G Optimal Income Fund Hedged?

E sim.... eu sei.....apesar de tudo com esta distribuição ainda tenho muitos fundos da PIMCO, mas acreditem que agora a percentagem de PIMCO na minha categoria de obrigações é de 75%.

Bom fim de semana.
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por Rick Lusitano » 26/9/2014 23:11

VirtuaGod Escreveu:Dito isto estou curiosissímo sobre o que conseguirá fazer na Janus e espero que consiga fazer algo de jeito, gosto de concorrência. :wink:

Se quiseres fundos da Janus, tens ir ao outro lado da fronteira. Pois oficialmente, não são comercializados em Portugal. Visto na diagonal, os fundos da Janus comercializados em Espanha, não são nada de especial. Aliás, nas extensas pesquisas, muito raramente aparece algo relaccionado com a Janus.

Aparentemente o Bill foi falar com o Jeff Gundlach, da DoubleLine, para se juntar ao departamento de Fixed Income da DoubleLine. Bolas, o homem, foi-se oferecer, a um dos maiores rivais/concorrentes nos fundos de obrigações. Até parece 1 estagiário á procura de emprego. Ele devia estar mesmo desesperado, ele já sabia que tinha 1 "deadline", pelo vistos iria ser despedido da PIMCO (ele perdeu o braço de ferro com 5 executivos da PIMCO). Antes de ser despedido da casa que co-fundou, e aonde trabalhou durante 43 anos, e sair pela porta "pequena", ele abdicou da indemnização choruda, e preferiu sair com a cabeça levantada. Mas o homem já tem 70 anos, já deveria ter juízo e gozar a reforma com os milhões já tem.

Já reparastes que tens um fundo gerido pelo Jeff Gundlach, na minha 1ª página do meu tópico? :wink:

Obrigações de Colateral Hipotecário USD - EUR Hedged :: "Total Return" (MBS)
Imagem USD - Nordea-1 US Total Return Bond HE EUR Morningstar Imagem

Eu só coloco os melhores fundos e geridos pelos melhores gestores. :wink:

VirtuaGod Escreveu:P.S. O meu primeiro herói (se é que não chego a considerar alguém muito como herói/modelo) foi o Soros, neste momento é o Ray Dalio. Mas como em tudo encontro defeitos eles às vezes parecem malucos. Talvez faça parte da genialidade não sei... Mas há coisas que acho que eles são demasiado excêntricos. :mrgreen:

Se é por parecer malucos, que seja um sintoma da genialidade, então estou no caminho certo para ser multimilionário como eles. :lol:

Por acaso, ambos que mencionas, juntamente com El-Erian, Buffett, Carl Icahn, são os "pesos pesados" em que tenho alguma admiração. Depois também tenho alguma preferência por determinados gestores, mas isso já é outra História....

por VirtuaGod » 26/9/2014 22:30

Rick Lusitano (New) Escreveu:VG, como te sentes no meio desta nova novela? A "queda" de um "herói" teu, possivelmente o teu 1º "herói" dos fundos". :-k

Se precisares de algo, avisa. Nem que vamos beber uns capirões, á Foz. :D

Aquilo que eu costumo dizer. Eu acho que devo transmitir coisas que não sinto lol A verdade é que há muito que não simpatizo com o homem (a verdade é que a minha admiração inicial por Bill Gross se misturou com gostar do mundo obrigacionista o qual descobri na mesma altura). Diz cada calinada que até doi. Vejo com muito bons olhos a saída de um gestor controlador/quase déspota da pimco e que seja substituido por sangue novo e desta geração.

Dito isto estou curiosissímo sobre o que conseguirá fazer na Janus e espero que consiga fazer algo de jeito, gosto de concorrência. :wink:

P.S. O meu primeiro herói (se é que não chego a considerar alguém muito como herói/modelo) foi o Soros, neste momento é o Ray Dalio. Mas como em tudo encontro defeitos eles às vezes parecem malucos. Talvez faça parte da genialidade não sei... Mas há coisas que acho que eles são demasiado excêntricos. :mrgreen:

por Rick Lusitano » 26/9/2014 21:06

VG, como te sentes no meio desta nova novela? A "queda" de um "herói" teu, possivelmente o teu 1º "herói" dos fundos". :-k

Se precisares de algo, avisa. Nem que vamos beber uns capirões, á Foz. :D

por VirtuaGod » 26/9/2014 18:42

Com tanta telenovela à Volta do Bill Gross as verdadeiras notícias passam despercebidas nos cantos dos sites notíciosos. Será isto o próximo livro do Lewis? (não seria a primeira vez que um artigo do Lewis na bloomberg sobre um escandâlo financeiro se transformava num livro)

:arrow: The Secret Goldman Sachs Tapes By Michael Lewis

:arrow: The Secret Recordings of Carmen Segarra By This American Life

:arrow: NY Fed Fired Examiner Who Took on Goldman By ProPublica

:arrow: Response from the NYFed

:arrow: Goldman Sachs Statement

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], TTM62 e 52 visitantes