Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por iront » 6/10/2014 13:37

Paulo0o Escreveu:Bom dia,
Alguém tem noticias da possibilidade de resgatar o produto: "poupança plus" no BES (ações preferenciais sem cotação na bolsa) ?
aparentemente estão bloqueadas pelo banco de Portugal

Foram-me vendidas como obrigações

Muito obrigado

A Poupança Plus que conheço é uma aplicação baseada em Obrigações e a semana passada os clientes que tinham esta aplicação vencida, começaram a receber a proposta para as resgatar (DP 3a e 10a).

A menos que exista mais que um tipo de Poupança Plus.

Registado: 27/3/2010 12:50

por Paulo0o » 6/10/2014 10:20

Bom dia,
Alguém tem noticias da possibilidade de resgatar o produto: "poupança plus" no BES (ações preferenciais sem cotação na bolsa) ?
aparentemente estão bloqueadas pelo banco de Portugal

Foram-me vendidas como obrigações

Muito obrigado

Registado: 16/9/2014 12:51

por moppie85 » 3/10/2014 14:13

Sr_SNiper Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Vêm ai as do SCP, estou curioso sobre o cupão, são 30 milhões delas :) !!!

Sniper, não mudes de assunto. Também apareces na Visão, sobre os espoliados do BES? :wink:

Já me viste aqui a chorar sobre esse assunto? E a dizer que a culpa é de outra pessoa porque eu assinei de cruz e me disseram ao balcão enquanto bebia um café e comia uma mista com o gestor que era um produto seguro?

acho que ele estava a ser sarcastico relativamente a quem se diz "espoliado" do BES (ele sabe que tu não es um deles...)

Registado: 15/4/2008 14:12

por RAndrade_74 » 3/10/2014 10:12

Sr_SNiper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Vêm ai as do SCP, estou curioso sobre o cupão, são 30 milhões delas :) !!!

Sniper, não mudes de assunto. Também apareces na Visão, sobre os espoliados do BES? :wink:

Já me viste aqui a chorar sobre esse assunto? E a dizer que a culpa é de outra pessoa porque eu assinei de cruz e me disseram ao balcão enquanto bebia um café e comia uma mista com o gestor que era um produto seguro?

Já pensei algumas vezes no assunto das subordinadas do BES. E acabo por concluir que serve de lembrança: pondo de parte a desculpa da ignorância, as obrigações têm sempre o risco de falência do emitente. E a nossa tentação é tentar saber até que ponto os activos cobrem essas obrigações. Mas um banco não é uma empresa normal, e por isso têm mecanismos (nacionais e internacionais) de intervenção que as outras empresas não têm. E esses mecanismos criam desvios sérios na análise do risco das obrigações: incumprimento pode decorrer da intervenção, e as contas não são tão lineares. Ainda assim, é absurdo assumir obrigações de terceiros antes de honrar as obrigações próprias. Mas isso já é mais política....

Registado: 29/10/2013 10:04

por Sr_SNiper » 3/10/2014 8:36

Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Rick Lusitano » 3/10/2014 1:36

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Sr_SNiper » 3/10/2014 0:14

Vêm ai as do SCP, estou curioso sobre o cupão, são 30 milhões delas :) !!!

por moppie85 » 2/10/2014 16:58

dosina Escreveu:já alguém viu a Revista VISÃO de hoje?

o titulo é os espoliados do bes.

devo ter recebido a dita em casa ... embora não esteja à espera que traga algo de minimamente informativo sobre o assunto tbh... Basta ver pelo titulo "os espoliados do BES", quando o que aconteceu não foi uma "espoliação" foi uma falência. Se o titulo fosse algo do género "Como caíu o BES" ou algo do género, teria mais curiosidade - assim estou à espera de um artigo pouco objectivo, mais baseado na emoção do que na razão.

Mas para ter uma opinião sobre o mesmo (e não avaliar só pela capa) precisava de ler o artigo primeiro...

Registado: 15/4/2008 14:12

por dosina » 2/10/2014 12:59

já alguém viu a Revista VISÃO de hoje?

o titulo é os espoliados do bes.

Registado: 5/6/2014 23:18

por F-Type » 1/10/2014 22:39

Porque estão os investidores a preferir obrigações em detrimento das acções?

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... uries.html

Registado: 27/8/2008 12:47

por cliente1 » 1/10/2014 15:53

Pedro Filipe Santos Escreveu:essa desvalorização não será do interesse do banco para as contas do 3ºtrimestre uma vez que a cotação é ele que o controla a seu belo prazer...é só uma ideia :roll:

Entretanto no tópico do "BES - A luta" está uma cópia de um artigo estrangeiro que fala em "arderem" as obrigações seniores. Que é muito pouco provável, etc... mas ... é sempre preocupante falar-se nisso :shock:

Registado: 13/8/2014 17:30

por Pedro Filipe Santos » 30/9/2014 22:54

essa desvalorização não será do interesse do banco para as contas do 3ºtrimestre uma vez que a cotação é ele que o controla a seu belo prazer...é só uma ideia :roll:

Registado: 10/5/2014 23:35

por lmabreu » 30/9/2014 19:12

Obrigado cliente1.

Ja tentei vender as minhas a 0,97, mas infelizmente nao consegui. Nesta semana nao volto a tentar visto que elas desvalorizaram imenso (ainda n percebi bem como e que desvalorizam assim tanto de uma altura para outra...sera q a possibilidade de ser reembolsado baixou assim tanto num dia??? enfim...)

Cumprimentos,
Luis

Registado: 21/11/2011 11:04

por cliente1 » 30/9/2014 8:55

investor2 Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.

Quando souber mais alguma informação partilho aqui.

Daquilo que sei, esse meu amigo ainda não vendeu as obrigações dele. Continuo a dizer-lhe que tenho muitas dúvidas que se colocar uma ordem no mercado para vender ao melhor ela seja satisfeita mas....posso estar enganado.

Uma ordem a "vender ao melhor" quase de certeza que tem comprador, o problema é aparecer alguém que oferece 1% e elas são vendidas a esse valor .

Eu de todo este processo gostaria era de ficar mais bem informado destas explicações que me dão o gestor do BES de não se poder dar ordens por valores diferentes daqueles que aparece no sistema interno do BES.

Aparentemente se forem obrigações da PT ou afins pode-se dar ordens de venda acima de X e depois é esperar que exista (ou não) comprador. No caso das do BES esse X é o valor "interno" do BES e que parece-me ser o mesmo que aparece no BESNET.

por investor2 » 30/9/2014 8:38

cliente1 Escreveu:
cliente1 Escreveu:
Senior 14 Escreveu:Investor2

Em relação ás suas obrigações elas são bes london com vencimento em 21/5/2019 com uma taxa de 5% de juros,
Daquilo que eu sei é que a taxa é atraente mais ou menos é o vencimento é daqui a 3,5 anos assim sendo é capaz de haver interessados

Eu dei ordem de venda das minhas e aparentemente os procedimentos internos do BES tem alguma burocracia e as ordens de venda são executadas numa semana e só na segunda feira seguinte é que se sabe se foram vendidas ou não.

Entretanto fui ao BESNET e o valor que aparece agora é 93,20% (o que representa uma uma grande descida desde a semana passada). Não sei muito bem que o que é que esse valor representa mas se por ventura a melhor oferta desta semana foi este valor... as minhas não foram certamente vendidas.

Só para confirmar que as minhas não foram vendidas, e aparentemente não é mesmo possível registar no sistema interno do BES uma ordem acima desse valor que aparece no BESNET pelo que para já não me vou dar ao trabalho de as tentar voltar a vender....

Obrigado pelas vossas respostas.

Quando souber mais alguma informação partilho aqui.

Daquilo que sei, esse meu amigo ainda não vendeu as obrigações dele. Continuo a dizer-lhe que tenho muitas dúvidas que se colocar uma ordem no mercado para vender ao melhor ela seja satisfeita mas....posso estar enganado.

Registado: 29/11/2007 12:27

por cliente1 » 29/9/2014 22:13

lmabreu Escreveu:Boa noite.

EM relacao a estas noticias de transformacao de obrigacoes senior do bes em contas a prazo, alguem consegue-me informar se estamos a falar apenas das obrigacoes do bes lux que terminavam la para 2040 ou se estamos a falar de todas? No meu caso, tenho especial interesse em saber o que vai acontecer as obrigacoes bes senion londres (5% que terminam em 2019)...

obrigado.

Cumprimentos,
Luis

lmabreu, eu tenho dessas BES LDN de 2019, e tanto quanto percebo (pelo menos para já) não se tem ouvido falar muito nelas a não ser que tem pouca liquidez e estranhamente a semana passada baixaram quase 5%, e em princípio não entram nestas "confusões" das obrigações dessas do BES LUX que terminavam em 2043. Acho que quem as tiver ou as vende fora de mercado ou aguenta até 2019 com um cupão anual de 5% pois só serão reembolsadas nessa data...

por lmabreu » 29/9/2014 22:02

Boa noite.

EM relacao a estas noticias de transformacao de obrigacoes senior do bes em contas a prazo, alguem consegue-me informar se estamos a falar apenas das obrigacoes do bes lux que terminavam la para 2040 ou se estamos a falar de todas? No meu caso, tenho especial interesse em saber o que vai acontecer as obrigacoes bes senion londres (5% que terminam em 2019)...

obrigado.

Cumprimentos,
Luis

Registado: 21/11/2011 11:04

por Sr_SNiper » 29/9/2014 20:08

pata-hari Escreveu:Não, Dosina, estás errado. São títulos de dívida com regras especificas. O justo não é para aqui chamado.

Podes dizer que é injusto ter havido uma burla. Mas isso não muda nem o resultado nem as regras.

Como é obvio tens 100% de razão, e é um facto o que dizes, logo não há muito mais a dizer, apenas aceitar o facto e a verdade que referes.
Mas não é fácil aceitar, eu compreendo, quer dizer, para a maior parte das pessoas não é fácil

por Pata-Hari » 29/9/2014 19:53

Não, Dosina, estás errado. São títulos de dívida com regras especificas. O justo não é para aqui chamado.

Podes dizer que é injusto ter havido uma burla. Mas isso não muda nem o resultado nem as regras.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por dosina » 29/9/2014 19:45

pata-hari Escreveu:Dosina,

Vou-te dar a minha opinião. Por favor acredita que tenho imensa pena de quem perdeu dinheiro, é uma situação horrível, horrível, horrível. Nota também que eu nada tenho a ver com a decisão tomada por quem de direito. Só te posso ajudar com argumentação a teu favor e acho que há argumentos no sentido dos detentores da dívida subordinada estarem a ser "mal-tratados" face aos detentores do papel comercial (caso esses venham a ser pagos). O BES é/era uma instituição auditada, profundamente regulada, havia razões para acreditar que o risco era menor do que efectivamente se revelou ser. Isto ao contrário de quem subscreveu papel comercial aceitando risco directo de empresas já em falência técnica. Tu aceitaste risco BES, eles aceitaram risco rio forte e outros. Não sei se isso mudaria o que quer que seja no resultado final, na distribuição dos activos sobrantes mas parece-me uma enorme injustiça, se vier a suceder esse pagamento. Tal como me parece injusto ser o resto da banca a pagar por fraude no BES (dito isto, é muito menos dramático ser a banca a pagar que os particulares embora isso também possa vir a custar muito emprego e muitas empresas caso a restante banca não aguente o fardo).

No entanto, acho é que o argumento do "não sabia" é muito fraco quando as regras das subordinadas e das perpétuas são essas e não foram mudadas. Não há nenhuma surpresa na perda dado o evento da falência do BES. A argumentação a usar está no próprio evento da falência e no tratamento da mesma. Dizer que não sabias em que estavas a aplicar revela desinteresse e irresponsabilidade. Argumenta de outro modo. Isto é apenas a minha opinião e seria o que eu faria se estivesse no teu lugar.

Acredita que tal como eu, 80% das pessoas não tinham noção do risco que estávamos a correr.
eu simplesmente assinei uma folha de subscrição, confiando na instituição e na gestora, pois nunca tinha tido nenhum problema.
parece que o prospecto tinha 288 paginas em ingles, quem ia ler?
e parece que existiu um em português que tinha 16 páginas, mas nem esse me foi dado.

algumas pessoas que não tem este tipo de obrigações, chamam gananciosos, mas se virem bem, as obrigações seniores tb tem uma taxa elevada.

de qq modo, sendo títulos de divida, é injusto não serem pagas qd vão pagar tudo o resto subscrito ao balcão.

e qd se subscreveu, o BES tinha activos, agora desapareceram.

ainda hoje estive numa formação, em que o formador perante 500 pessoas, disse alto e bom som, O BES FOI / É UMA BURLA.

Registado: 5/6/2014 23:18

por cliente1 » 29/9/2014 18:18

cliente1 Escreveu:
Senior 14 Escreveu:Investor2

Em relação ás suas obrigações elas são bes london com vencimento em 21/5/2019 com uma taxa de 5% de juros,
Daquilo que eu sei é que a taxa é atraente mais ou menos é o vencimento é daqui a 3,5 anos assim sendo é capaz de haver interessados

Eu dei ordem de venda das minhas e aparentemente os procedimentos internos do BES tem alguma burocracia e as ordens de venda são executadas numa semana e só na segunda feira seguinte é que se sabe se foram vendidas ou não.

Entretanto fui ao BESNET e o valor que aparece agora é 93,20% (o que representa uma uma grande descida desde a semana passada). Não sei muito bem que o que é que esse valor representa mas se por ventura a melhor oferta desta semana foi este valor... as minhas não foram certamente vendidas.

Só para confirmar que as minhas não foram vendidas, e aparentemente não é mesmo possível registar no sistema interno do BES uma ordem acima desse valor que aparece no BESNET pelo que para já não me vou dar ao trabalho de as tentar voltar a vender....

por zecatreca_1 » 28/9/2014 22:43

Sniper
Eu sei qual é a tua posição. Para mim ,é mais fácil responder a quem tem a mesma opinião (que a minha). Assim não corro o risco de ser insultado por dizer as verdades. 8-)

Registado: 17/2/2012 14:31

por Sr_SNiper » 28/9/2014 22:30

zecatreca_1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:É complicado

Achas?
Se um indivíduo engravatado, te disser que se te atirares a um poço tens lá um pote de ouro....tu vais na antiga? Mesmo que as condições e conseqüências estejam num manual chinês? Antes de tomares uma posição não contratas, pelo menos, um tradutor?
Lê-se cada uma por estes lados, que até magoa a vista de um cego.
:wall:

Pois...
Eu tinha dito isso no post anterior, mas editei e disse simplesmente é complicado, porque sinto me solidario com esta pessoa, mas claro, a culpa é dela.
Relativamente a este assunto já todos sabem a minha opinião e nao me alongarei

por Blue Epsilon » 28/9/2014 22:22

Não vamos ser ingénuos. A maior parte dos produtos bancários de balcão foram sempre vendidos sem explicações muito pormenorizadas, até muitas vezes por falta de conhecimento dos "vendedores". Até é do interesse do banco que seja assim. A questão "confiança" na pessoa que está a vender ou na própria instituição é muita vezes o suficiente para que a compra tenha lugar.
Ileteracia financeira é uma realidade em Portugal e os bancos aproveitam-se disso para cumprir os seus objetivos. Afinal, isto é apenas um negócio!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por zecatreca_1 » 28/9/2014 22:21

Sr_SNiper Escreveu:É complicado

Achas?
Se um indivíduo engravatado, te disser que se te atirares a um poço tens lá um pote de ouro....tu vais na antiga? Mesmo que as condições e conseqüências estejam num manual chinês? Antes de tomares uma posição não contratas, pelo menos, um tradutor?
Lê-se cada uma por estes lados, que até magoa a vista de um cego.
:wall:

Registado: 17/2/2012 14:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Massao1 e 132 visitantes