Teixeira Duarte - Tópico Geral
Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral
Comecei o meu dia com uma visita, virtual entenda-se à TD e olhando para o que vi não resisto a dizer que não falta neste Mundo global e doido gente de unhas e olhos esbugalhados que procuram empresas c/ as característica da TD e fico espantado com isto ainda não foi alvo de uma OPA não querendo especular e muito menos criar alarmismos em ninguém, obviamente quem um dia se decida por comprar, se isso algum dia vier a acontecer é um ativo a retalhar atendendo as diversas áreas q constituem o universo TD.
Mas o q digo em relação a TD poderia dizer em relação a Nós ou a grande maioria dos t´tulos do PSI 20 agora 18 e quem sabe um destes dias PSI 10 ou coisa q o valha ! Bem vistas as coisas, isto é tudo demasiado pequeno para sobreviver sozinho em qualquer parte do mundo.
Tenho uma pequena participação na TD, este meu desabafo, pensamento como lhe queiram chamar não se destina a recomendar nada a ninguém até porque não tenho essa capacidade nem dom para o fazer, o ato de comprar ou vender qualquer ativo é da inteira responsabilidade de cada um.
Bons investimentos
Mas o q digo em relação a TD poderia dizer em relação a Nós ou a grande maioria dos t´tulos do PSI 20 agora 18 e quem sabe um destes dias PSI 10 ou coisa q o valha ! Bem vistas as coisas, isto é tudo demasiado pequeno para sobreviver sozinho em qualquer parte do mundo.
Tenho uma pequena participação na TD, este meu desabafo, pensamento como lhe queiram chamar não se destina a recomendar nada a ninguém até porque não tenho essa capacidade nem dom para o fazer, o ato de comprar ou vender qualquer ativo é da inteira responsabilidade de cada um.
Bons investimentos
- Registado: 17/12/2002 10:41
Teixeira Duarte ganha contrato de 141 milhões de euros no Brasil
A construtora Teixeira Duarte ganhou um contrato no valor de 141,3 milhões de euros no Brasil. O contrato foi anunciado pela empresa esta terça-feira, 30 de Setembro, em comunicado enviado à CMVM.
Em Angola, a construtora portuguesa ganhou na semana passada uma empreitada para reabilitar e ampliar escolas secundárias e o Centro Pré-Universitário de Luanda.
O contrato tem o valor de 17,5 milhões de euros e insere-se nas várias obras que a empresa tem no país lusófono, com destaque para a construção do edifício sede da Assembleia Nacional, que deverá ser inaugurado este ano.
A construtora teve lucros no valor de 42,5 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 376% face a período homólogo.
in JN
A construtora Teixeira Duarte ganhou um contrato no valor de 141,3 milhões de euros no Brasil. O contrato foi anunciado pela empresa esta terça-feira, 30 de Setembro, em comunicado enviado à CMVM.
Em Angola, a construtora portuguesa ganhou na semana passada uma empreitada para reabilitar e ampliar escolas secundárias e o Centro Pré-Universitário de Luanda.
O contrato tem o valor de 17,5 milhões de euros e insere-se nas várias obras que a empresa tem no país lusófono, com destaque para a construção do edifício sede da Assembleia Nacional, que deverá ser inaugurado este ano.
A construtora teve lucros no valor de 42,5 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 376% face a período homólogo.
in JN
Boa noite,
Notícia q poderá interessar ao Mercado e para quem está investido no título, e assim celebro a minha reentrada no fórum depois de um longo período de ausência.
https://www.bigonline.pt/InformacaoMerc ... dex/201313
Notícia q poderá interessar ao Mercado e para quem está investido no título, e assim celebro a minha reentrada no fórum depois de um longo período de ausência.
https://www.bigonline.pt/InformacaoMerc ... dex/201313
- Registado: 17/12/2002 10:41
dozens Escreveu:Então como é que prevês o futuro?
A empresa em causa já é madura ou ainda cresce muito?, em que mercados esta,? qual a sua posição nos mesmos vs o setor e as suas perspetivas futuras onde ela está..
o modelo de negocio precisa de muito fundo de maneio, muito capex tem economias de escala ainda para serem observadas?
- na certeza que uma empresa muito madura em paises muito desenvolvidos conservadoramente no longo prazo dificilmente cresce muito mais que a inflação
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Então como é que prevês o futuro?
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
dozens Escreveu:Cana é pouco. O ano 2008 + 2011 são mais de 500 milhões de euros de prejuízo. É muuuuuiiiito. Ainda por cima agora estão expostos na construção praticamente à Venezuela e Angola... não é propriamente as fontes mais seguras do mundo.Mas desejo a melhor sorte.
Se no mesmo mercado temos uma mota engil que nunca (?) deu prejuízo, é elementar meu caro Watson.
De qualquer maneira de 2012 para agora têm subido...oxalá consigam manter-se.
2012: 26 M€
2013: 64 M€
1s2014: 43 M€
o que interessa é ver os resultados recorrentes... esses números todos estão atulhados de fatores que os distorcem completamente

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Cana é pouco. O ano 2008 + 2011 são mais de 500 milhões de euros de prejuízo. É muuuuuiiiito. Ainda por cima agora estão expostos na construção praticamente à Venezuela e Angola... não é propriamente as fontes mais seguras do mundo.
Mas desejo a melhor sorte.
Se no mesmo mercado temos uma mota engil que nunca (?) deu prejuízo, é elementar meu caro Watson.

viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
- Registado: 9/9/2014 12:26
pcm1979 Escreveu:jlpa Escreveu:O comboio só sai da estação 2º Feira.......
Já passou um mês e continua igual.
o ano 2000 já lá era..... a tdu dá cana demais nas contas.....

jlpa Escreveu:O comboio só sai da estação 2º Feira.......
Já passou um mês e continua igual.
- Registado: 26/7/2014 12:37
rsacramento Escreveu:nmprc Escreveu:rsacramento Escreveu:é curioso observar que todos os gráficos nesta pág estão ajustados a dividendos
Caro RSacramento, Estes gráficos são os do ProRealTime.
Já agora, e uma vez que gosto sempre de aprender, e leio sempre os teus posts e os teus tópicos se "situações in teressantes...", podes colocar um gráfico não ajustado? e podes dar uma opinião sobre a tua visão para a TD?
Abraço,
NC
também acredito no lema 'aprender até morrer'![]()
nota que não é pelo facto de serem do prt que estão ajustados, e digo 'estão' uma vez que podes configurar isso
vou colocar um gráfico com a tua LTd, que sublinha o facto de não haver qualquer ataque à linha, muito menos ruptura (uso escala log)
na minha opinião a cotada está a querer inverter de uma tendência descendente no médio prazo: neste último rally ocorreu um sinal de força ao fazer-se um higher high seguido de um higher low (este ainda um pouco incerto, na minha opinião)
outra maneira de ver um sinal de força será a acção tornar a cotar acima da zona dos 1.01 euros
a linha a azul é um suporte primário: abaixo dele é o bear market, para mim
Tens razão... estava com escala linear, já corrigi para logarítmica. Mas basicamente temos uma opinião semelhante. Obrigado pela tua opinião

Abraço,
NC
- Registado: 29/11/2007 10:48
nmprc Escreveu:rsacramento Escreveu:é curioso observar que todos os gráficos nesta pág estão ajustados a dividendos
Já agora, e uma vez que gosto sempre de aprender, e leio sempre os teus posts e os teus tópicos se "situações in teressantes...", podes colocar um gráfico não ajustado? e podes dar uma opinião sobre a tua visão para a TD?
Abraço,
NC
também acredito no lema 'aprender até morrer'

nota que não é pelo facto de serem do prt que estão ajustados, e digo 'estão' uma vez que podes configurar isso
vou colocar um gráfico com a tua LTd, que sublinha o facto de não haver qualquer ataque à linha, muito menos ruptura (uso escala log)
na minha opinião a cotada está a querer inverter de uma tendência descendente no médio prazo: neste último rally ocorreu um sinal de força ao fazer-se um higher high seguido de um higher low (este ainda um pouco incerto, na minha opinião)
outra maneira de ver um sinal de força será a acção tornar a cotar acima da zona dos 1.01 euros
a linha a azul é um suporte primário: abaixo dele é o bear market, para mim
rsacramento Escreveu:é curioso observar que todos os gráficos nesta pág estão ajustados a dividendos
Abraço,
NC
é curioso observar que todos os gráficos nesta pág estão ajustados a dividendos
Quebrou a LTD com algum volume, MACD a inverter para cima e RSI com espaço para progressão. Próxima resistência 1,01 € e depois 1,12 €. EMA 50 prestes a cruzar a EMA 250 o que será mais um sinal de força.
Bons trades,
NC
Bons trades,
NC
- Anexos
-
- TEIXEIRA DUARTE.png (51.24 KiB) Visualizado 10854 vezes
Com base no velão de Janeiro a linha de tendência descendente apresenta vários toques. Após uma 1ª tentativa de break-out no dia 1 de Setembro, hoje tivemos nova tentativa. Com as 3 EMA's sobrepostas, embora os indicadores RSI e MACD não estejam inteiramente favoráveis, amanhã poderá ser um dia de decisões, ou continua a trajectória descendente, ou inverte e poderá ser o arranque para cima. Estou dentro com uma pequena posição.
NC
NC
- Anexos
-
- TEIXEIRA DUARTE.png (51.13 KiB) Visualizado 11048 vezes
Como sou alérgico à matemática, faço "bonecos"
Que nunca por vencidos se conheçam!
Artista Romeno,
Obrigado pela disponibilidade.
Considero-o um analista fundamental de boa qualidade, mas quero dizer-lhe que não gostei que viesse aqui dizer que a TD precisa mas é de aud. forense quanto à maquilhagem das contas. Esta sua falácia equipara-se à do slogan dos 375% de aumento de resultados.
De facto, no relatório e logo abaixo da DR está explicito quais e quanto valem nos rl os factores extraordinários, que dá para fazer a seguinte conta:
1º S 2014 1º S 2013
result. Líquido 42.509 8.704
dedução factores não recorrentes 26.802 -12.886
result. Líquido recorrente 15.707 21.590.
Apesar da informação imediata ser tendenciosa, para os normalmente atentos está claro que o rl corrigido é substancialmente diferente.
Gostei da análise que faz sobre a avaliação da empresa, com a qual me revejo e agradeço, pois não sei fazer bem.
continuação de BFS
Obrigado pela disponibilidade.
Considero-o um analista fundamental de boa qualidade, mas quero dizer-lhe que não gostei que viesse aqui dizer que a TD precisa mas é de aud. forense quanto à maquilhagem das contas. Esta sua falácia equipara-se à do slogan dos 375% de aumento de resultados.
De facto, no relatório e logo abaixo da DR está explicito quais e quanto valem nos rl os factores extraordinários, que dá para fazer a seguinte conta:
1º S 2014 1º S 2013
result. Líquido 42.509 8.704
dedução factores não recorrentes 26.802 -12.886
result. Líquido recorrente 15.707 21.590.
Apesar da informação imediata ser tendenciosa, para os normalmente atentos está claro que o rl corrigido é substancialmente diferente.
Gostei da análise que faz sobre a avaliação da empresa, com a qual me revejo e agradeço, pois não sei fazer bem.
continuação de BFS
- Registado: 8/12/2006 20:38
Quero so dizer até por aquilo que o sanchobeti falou uma outra coisa esta e a mota a gerar cash flow é uma coisa esperta( mas a outra ao menos sabe fazer as contas.....), por isso o dividendo é um dividendo pateta.... enfim... ( mas a este detalhe o mercado nao pegara a da mota tambem e uma coisa espera), agora com dr tao marteladas só acredita em lucros wow quem quer para um lucro anual verdadeiro de 32 a 35m nao acho cara, mas valer tanto como a mota o tanas.....
- Anexos
-
- Mati.jpg (165.32 KiB) Visualizado 11485 vezes
O comboio só sai da estação 2º Feira.......
- Registado: 31/7/2006 21:23
Quem entrou a 0,60 é que deu um tiro certeiro, grande sniper. 

- Registado: 26/7/2014 12:37
estocástico Escreveu:1. Não vejo como abatem à dívida! Do que vejo os 90 milhões do BCP e BBVA estão lá e não abateram! Pode dizer-me onde está tal abate? Muito obrigado
2. Neste caso ficaria então 1180 - 90 = 1090
3. Mesmo a 8 X EBITDA ( é que o portfolio da TD é diversificado e tem actividades como a distribuição e hotelaria que transacionam a múltiplos superiores...) dá 8 x 230 = 1840 - 1080 = 760 que dividido por 420 m ações dá 1,8 Euros por ação!!! Com um múltiplo de 7,5 dá: 7,5 x 230 = 1725 - 1080 = 645 / 420 = 1,54 Euros por ação!!! Como estão a 0,895 pareceu-me uma boa oportunidade!!!??? Ou não é bem assim? Muito obrigado e boa noite.
Desculpe a ignorância mas o que é o desconto da holding?
a mota engil tem 1200m de divida liquida, 1184m de market cap, ebitda no semestre de 195m euros logo é um multiplo ev/ebitda abaixo de 6 e mais barato que a tdu

acha que a tdu vale 2 euros força seja feliz
a divida liquida é sempre deduzida da totalidade dos cash e dos investimentos convertiveis no mesmo
quanto ao bbva e ao bcp
Eu nao vou queimar mais mensagens, a TDU cota a um EV/EBITDA SUPERIOR AO DA MOTA ENGIL, APRESENTA LUCROS ARTIFICAlemnte altos , se o estocastico acha que vale dois euros força nisso, pode ser que tenha sorte, agora a TDU está mais cara que a engil vista por esse racio ponto final
o ev/ ebitda não é a verdade absoluta da avaliação de empresas por isso ate digo que a tdu pode valer ai 1,2 euros agora 2 euros

já vimos que o estocastico é um novo participante determinado na tdu, boa sorte ao seu investimento, esperemos por suas contribuições futuras noutros topicos

*desconto holing ou desconto conglomerado, é o desconto que se atrbui normalmente a uma empresa de atribui em varios negocios, por ser mais incerto e dificil prever o seu futuro,
- Anexos
-
- a divida liquida ja desconta isto
- BPI.png (37.59 KiB) Visualizado 10370 vezes
1. Não vejo como abatem à dívida! Do que vejo os 90 milhões do BCP e BBVA estão lá e não abateram! Pode dizer-me onde está tal abate? Muito obrigado
3. Mesmo a 8 X EBITDA ( é que o portfolio da TD é diversificado e tem actividades como a distribuição e hotelaria que transacionam a múltiplos superiores...) dá 8 x 230 = 1840 - 1080 = 760 que dividido por 420 m ações dá 1,8 Euros por ação!!! Com um múltiplo de 7,5 dá: 7,5 x 230 = 1725 - 1080 = 645 / 420 = 1,54 Euros por ação!!! Como estão a 0,895 pareceu-me uma boa oportunidade!!!??? Ou não é bem assim? Muito obrigado e boa noite.
- Registado: 29/8/2014 23:15
estocástico Escreveu:O meu raciocínio era:
1. 111 de Ebitda no 1º semestre a crescer 25% no 2º Semestre dava 139 e dá os 250... considerando os seus 20 milhões a mais no 2º semestre dá 111+131 = 242
2. Como as participações disponíveis para venda não abateram ao endividamento, nem os tais 100 milhões recebidos da Venezuela temos aqui 200 milhões
3. O endividamento líquido dava assim 1090
4. Com um múltiplo de 9 (consideravelmente infreior ao que transacionam comparáveis) temos 9 x 242 = 2178 - 1090 = 1088 o que dividido por 420 milhões de ações dá 2,6 Euros por acção!!! Mesmo que o múltiplo fosse 8 dava 8 x 242 = 1936 - 1090 = 846 / 420 = 2 Euros por acção!!!??? Onde é que me enganei nas contas? Muito obrigado pela sua ajuda e comentário Artista Romeno.
É que em termos de EBITDA estamos inertes às compras que refere! Ou não será assim?
os ativos disponiveis para venda são 90 milhoes só e normalmente abatem á divida liquida, quanto muito tire 110 milhoes portanto 1180milhoes de divida liquida
mesmo 25% é muito vamos meter no ano 230m de ebitda dá divida liquida 5,13x mais a equity dá 6,7x,
E porque motivo a tdu vale 9x o ebitda?
é uma holding- desconto holding
- a divida é maior que a da mota
-o ev / ebitda da OHL e da Vinci andam pelas 7X...
- o ev/ebitda da mota é 6x grosso modo
logo 9x porque motivo?
O meu raciocínio era:
1. 111 de Ebitda no 1º semestre a crescer 25% no 2º Semestre dava 139 e dá os 250... considerando os seus 20 milhões a mais no 2º semestre dá 111+131 = 242
2. Como as participações disponíveis para venda não abateram ao endividamento, nem os tais 100 milhões recebidos da Venezuela temos aqui 200 milhões
4. Com um múltiplo de 9 (consideravelmente infreior ao que transacionam comparáveis) temos 9 x 242 = 2178 - 1090 = 1088 o que dividido por 420 milhões de ações dá 2,6 Euros por acção!!! Mesmo que o múltiplo fosse 8 dava 8 x 242 = 1936 - 1090 = 846 / 420 = 2 Euros por acção!!!??? Onde é que me enganei nas contas? Muito obrigado pela sua ajuda e comentário Artista Romeno.
É que em termos de EBITDA estamos inertes às compras que refere! Ou não será assim?
nota: não consigo ver a tal venda de BBVA que refere.. nem a sua imputação nas contas semestrais!? Pode dar-me uma pista? Muito obrigado.
nota: não consigo ver a tal venda de BBVA que refere.. nem a sua imputação nas contas semestrais!? Pode dar-me uma pista? Muito obrigado.
- Registado: 29/8/2014 23:15
estocástico Escreveu:Como a TD tem 100milhões em BCP e BBVA e acaba de receber 100 milhões da Venezuela dá uma dívida líquida de 1090 m euros e um ev=1456. Como o EBITD do 2º semestre é historicamente bem superior ao do 1º apontaria para um mínimo de 250 m euros o que dá 5,9 X... razão pela qual me parece muito barata e daí a questão... Depois temos a tal obra da Venezuela que se cai são 4,5 mil milhões de Euros e um conjunto de opções de crescimento na área da distribuição, automóvel, hotelaria em Angola, uma porta enorme na Argélia e o Brasil a dar os seus frutos...
O PER de 5 era com resultados anuias de 80 milhões de euros ( 40 no 1º semestre + 40 no segundo semestre)... é que parece que a tal compra na Venezuela faz com que os 100 milhões recebidos vão todos para os cofres da TD!!!??? ou estou a ver mal? É que colocando a TD aos múltiplos da Mota a empresa valeria seguramente mais de 2 Euros!!! Muito obrigado.
1- mas vendem-se todos os dias tengaven's ? por 7m com 40m de divida? sim ou nao taxativamente, nao precisa de ser todos os dias mas sim todos os anos (eu nunca vendia por 7m dividas de 40milhoes mas isso era eu.....)
2- minimo de 250 milhoes tem noçao que o ebita crescer 40% no segundo semestre como minimo não é um abuso ... que diga 20m ou 10m a mais tipo 120 ou 130m ainda se aceita
3- remete para a questão 1 vendem-se ou nao se vendem tengaven's todos os dias

4- acções do bcp sao um ativo disponivel para venda no rc se forem vendidas deixam de ser um ativo, por essa logica nao concordo obviamente e como estão disponiveis para venda, e o endividamento é liquido nem sei até que ponto nao foram já incluidos
a mota e a mota a tdu é a tdu ....a tdu tem lucros de 15-16m no EDIT SEMESTRE vale 360m a mota tem 31,1m vale 1100 há um desconto nao excluo que a tdu valha 1,2 euros mas nao vale 2 euros, fundamentalmente nunca na vida
5- edit a tdu ja alienou o bbva só tem o bcp, é pouco relevante, mas errata a tdu tem 20m euros em acções do bbva ( para que nao sei bem...)
6- edit a mota tem menos divida em relação ao ebitda que esta
Editado pela última vez por Artista Romeno em 30/8/2014 2:28, num total de 1 vez.
Quem está ligado: