Obrigações II
Re: Obrigações II
Rick Lusitano (New) Escreveu:nursonpsy Escreveu:Estive aqui a pesquisar e encontrei um ISIN a começar também por "sc" num forum a falar sobre o produto "Poupança Plus"
Eu não tenho o prospeto, vou pedir amanhã mas duvido que me vão dar.
Eis o que diz na folha da subscrição do meu produto:
Designação do Fundo: Fundo de Investimento Mobiliário Aberto E.S Liquidez FEI aberto
Entidade Gestora: ESAF, Espirito Santo Fundo de Investimento, TSA
Subscrição feita na OTC
ISIN - SCBES00E0789
Obrigações Senior BES LUX
Agora as questões:
Poupança Plus e Fundo Investimento ESAF são a mesma coisa ou são coisas distintas??
Eu acho que isto vai de acordo ao ponto 2 do comunicado do banco de portugal de 14 de Agosto :
"a) Nao execuçao de qualquer operaçao de compra de açoes preferenciais ou unidades de
participaçao em veiculos cujos ativos sejam constituidos por obrigaçoes emitidas pelo Banco
Espirito Santo, SA;"
Daí elas terem vencido e não terem sido pagas!
Situação complicada! Alguém ouviu falar de divida sénior a passar do novo banco para o Bes (banco mau)?? Ou alguém ouviu dizer que estes produtos não vão ser pagos??
Agradeço toda a informação que me possam dar! Obrigado
Que confusão aqui tens.ISIN - SCBES00E0789
a) O ISIN começado SC, corresponde a produtos financeiros registados (domiciliados) em Seychelles.Designação do Fundo: Fundo de Investimento Mobiliário Aberto E.S Liquidez FEI aberto
O ES Liquidez, fundo que me mencionas é 1 dos maiores fundos domiciliados em Portugal. Ele é um fundo de mercado monetário, gerido pela ESAF, como tantos outros fundos. Aqui tens o link para ficha dele na Morningstar.
ES Liquidez OIAVM A
Categoria Morningstar™ Merc. Monetário EUR
ISIN PTYEVOHM0002
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA
Sobre o "Poupança Plus":
http://economico.sapo.pt/noticias/novo-banco-clarifica-oferta-de-produtos-financeiros_199138.htmlDeco Proteste Escreveu:Banco Espírito Santo
· O funcionário sugeriu quatro produtos diferentes:
Obrigações Poupança Plus;
Conta Rendimento CR - depósito de taxa crescente pelo prazo de três anos;
PPR Poupança Activa - seguro PPR sem capital garantido com investimento em acções e obrigações;
Obrigações Perpétuas BES 2010 - sem prazo e com juros de 8,5% brutos, mas sem garantia de pagamento. Alertou para o facto do PPR e das obrigações BES 2010 serem menos aconselháveis. Entregou a ficha técnica da Conta Rendimento CR e do PPR Poupança Activa e o panfleto das obrigações BES 2010. Em relação às obrigações Poupança Plus, escreveu o rendimento numa folha.
· A não entrega das fichas técnicas é lamentável, sobretudo porque se tratam de produtos com maior risco e menor liquidez (obrigações). Não é possível ao investidor tomar decisões conscientes sem ter toda a informação referente à segurança, liquidez e rendimento.
Não aconselhamos as Obrigações Perpétuas BES 2010, devido ao risco, falta de liquidez, não garantia de capital nem de rendimento. Este produto não deveria ser apresentado como alternativa de poupança. Um PPR, cuja vantagem é o benefício fiscal, também não deveria ser recomendado, já que não poderá usufruir do benefício com esta idade. Além disso, é um produto com risco de perda de capital porque investe em acções. Péssimos conselhos!
Fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/poupanca-para-seniores-s4885924.htm
Deste fórum, um tópico de finais de 2010 especifico sobre o "Poupança Plus":
BES - Poupança Plus? (Um esquema à antiga?) - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=75529
Se continuares a pesquisa pela internet, encontras mais informação...
Obrigado pela resposta!! O facto de estar ligado a este fundo e da aplicação estar nas Seicheles é bom ou mau para a minha situação??
- Registado: 13/9/2014 22:09
nursonpsy Escreveu:Estive aqui a pesquisar e encontrei um ISIN a começar também por "sc" num forum a falar sobre o produto "Poupança Plus"
Designação do Fundo: Fundo de Investimento Mobiliário Aberto E.S Liquidez FEI aberto
Subscrição feita na OTC
ISIN - SCBES00E0789
Agora as questões:
Poupança Plus e Fundo Investimento ESAF são a mesma coisa ou são coisas distintas??
Eu acho que isto vai de acordo ao ponto 2 do comunicado do banco de portugal de 14 de Agosto :
"a) Nao execuçao de qualquer operaçao de compra de açoes preferenciais ou unidades de
participaçao em veiculos cujos ativos sejam constituidos por obrigaçoes emitidas pelo Banco
Espirito Santo, SA;"
Situação complicada! Alguém ouviu falar de divida sénior a passar do novo banco para o Bes (banco mau)?? Ou alguém ouviu dizer que estes produtos não vão ser pagos??
Que confusão aqui tens.
ISIN - SCBES00E0789
a) O ISIN começado SC, corresponde a produtos financeiros registados (domiciliados) em Seychelles.
O ES Liquidez, fundo que me mencionas é 1 dos maiores fundos domiciliados em Portugal. Ele é um fundo de mercado monetário, gerido pela ESAF, como tantos outros fundos. Aqui tens o link para ficha dele na Morningstar.
ES Liquidez OIAVM A
Categoria Morningstar™ Merc. Monetário EUR
ISIN PTYEVOHM0002
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA
Sobre o "Poupança Plus":
http://economico.sapo.pt/noticias/novo-banco-clarifica-oferta-de-produtos-financeiros_199138.html
Deco Proteste Escreveu:Banco Espírito Santo
· O funcionário sugeriu quatro produtos diferentes:
Obrigações Poupança Plus;
Conta Rendimento CR - depósito de taxa crescente pelo prazo de três anos;
PPR Poupança Activa - seguro PPR sem capital garantido com investimento em acções e obrigações;
Obrigações Perpétuas BES 2010 - sem prazo e com juros de 8,5% brutos, mas sem garantia de pagamento. Alertou para o facto do PPR e das obrigações BES 2010 serem menos aconselháveis. Entregou a ficha técnica da Conta Rendimento CR e do PPR Poupança Activa e o panfleto das obrigações BES 2010. Em relação às obrigações Poupança Plus, escreveu o rendimento numa folha.
· A não entrega das fichas técnicas é lamentável, sobretudo porque se tratam de produtos com maior risco e menor liquidez (obrigações). Não é possível ao investidor tomar decisões conscientes sem ter toda a informação referente à segurança, liquidez e rendimento.
Não aconselhamos as Obrigações Perpétuas BES 2010, devido ao risco, falta de liquidez, não garantia de capital nem de rendimento. Este produto não deveria ser apresentado como alternativa de poupança. Um PPR, cuja vantagem é o benefício fiscal, também não deveria ser recomendado, já que não poderá usufruir do benefício com esta idade. Além disso, é um produto com risco de perda de capital porque investe em acções. Péssimos conselhos!
Fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/poupanca-para-seniores-s4885924.htm
Deste fórum, um tópico de finais de 2010 especifico sobre o "Poupança Plus":
BES - Poupança Plus? (Um esquema à antiga?) - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=75529
Se continuares a pesquisa pela internet, encontras mais informação...
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
A minha carteira é de obrigações Bes Lux mas pelo que percebo agora foram adquiridas a partir de um fundo que nem eu sei bem o que é! Mas amanha ja vou saber! Entretanto se alguem souber algo que partilhe informação! Obrigado!
A minha carteira é de obrigações Bes Lux mas pelo que percebo agora foram adquiridas a partir de um fundo que nem eu sei bem o que é! Mas amanha ja vou saber! Entretanto se alguem souber algo que partilhe informação! Obrigado!
nursonpsy Escreveu:Estive aqui a pesquisar e encontrei um ISIN a começar também por "sc" num forum a falar sobre o produto "Poupança Plus"
Subscrição feita na OTC
ISIN - SCBES00E0789
Agora as questões:
Espirito Santo, SA;"
Tu não compraste obrigações... pelo que me parece, subscreveste um fundo!?
Aí a conversa é diferente e não faço a minima ideia como esse fundo funciona... tens mesmo de tirar a limpo o que é que tu subscreveste... que não me parece ser obrigações...
- Registado: 15/4/2008 14:12
Estive aqui a pesquisar e encontrei um ISIN a começar também por "sc" num forum a falar sobre o produto "Poupança Plus"
Subscrição feita na OTC
ISIN - SCBES00E0789
Agora as questões:
Espirito Santo, SA;"
Subscrição feita na OTC
ISIN - SCBES00E0789
Agora as questões:
Espirito Santo, SA;"
Nao tenho prospeto mas amanha sem falta vou pedir e esclarecer isto tudo!
Mto obrigado pela resposta! Amanha tenho a reunião e logo de seguida passo para qui a informação! Obrigado
nursonpsy Escreveu:
Bom dia pata hari
Vi a resposta relativa ao post das Bes Lnd! Se essas sao vendaveis porque é que o meu gestor duz que as Bes Lyx que eu tenho não podem ser vendidas?? Será que tambem as posso vender noutro banco como as bes lnd?? E como posso saber a cotação delas??
Amanha vou reunir com o meu gestor e com o gerente! Agradeço que ne digam todas as perguntas que lhe devo fazer para ver se venho bem esclarecido!
Obrigado
normalmente todas as obrigações / acções / etc são vendáveis fora de mercado oficial. Um exemplo disso foi o Sniper ter vendido as obrigações subordinadas do BES que estavam suspensas a um amigo fora-de-mercado para poder contabilizar as menos-valias da perda. Logo, em principio, desde que haja comprador a oferecer algo por elas fora de mercado (se de facto se encontram suspensas) é possivel fazer a venda. A cotação só é possivel saber ligando para a sala de negociação do banco...
Perguntas a fazer:
-prospecto e termos finais (algo que devias ter lido bem quando subscreveste as obrigações) -> neste documento está o ISIN, está declarado o tipo de obrigação, prazo, etc.
- porque não a podes vender? Não te fiques pela conversa de "o banco de portugal não deixa" porque o banco de portugal nem sequer é regulador de mercados... e porque, como te disseram é possivel fazer vendas OTC (over the counter - i.e. fora dos mercados oficiais, desde que haja alguem interessado em comprar)
- meterem-te em contacto com a sala de mercados do NB (se é aí que tens as obrigações) - normalmente o gestor de conta e o gerente dos balcões entendem tanto de mercados como eu de eng aerospacial... ou seja pouco mais que nada.
Assim por alto, seria isto para começar...
nursonpsy Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:nursonpsy Escreveu:Quanto a isso tenho a certeza que não são perpétuas! São obrigações senior Bes Lux (ISIN FCBESOOE0789). Foram subscritas em fevereiro de 2013 por 18 meses! Venciam a 22 de Agosto e estão no novo banco! Mas para ja nem capital nem juros, estao no banco mas nao posso mobilizar o dinheiro porque segundo o gestor do novo banco as obrigações encontram-se suspensas pelo banco de portugal! Se puderem ajudar agradeço!
Possivelmente está errado o ISIN que indicas, o FC, não está atribuído nos códigos do ISO 3166-1 alpha-2.
Peço desculpa pelo engano
O ISIN é SCBES00E0789
Que me sabem dizer acerca disso?? O produto é BES LUX 02/13 18A03 e no site do banco aparece que o preço é 0,772euros (mas a data desse valor é de dia 05/08/2014). Isso quer dizer o quê??
Agradeço que me deem toda a informação que consigam pois vou falar com o meu gestor e quero saber bem o que perguntar e de seguida transmito a informação aqui tambem!
Obrigado
eu nao te consigo dizer nada, pura e simplesmente porque quando pesquiso por elas não aparece nada... não tens o prospecto/termos finais da mesma?
pata-hari Escreveu:cliente1 Escreveu:nursonpsy Escreveu:Muito obrigado pela resposta. Foi bastante esclarecedor. Entao e alguem faz ideia porque ainda nao foram desbloqueadas nem passaram a deposito a prazo?? E quando teremos resposta?? Vai fazer um mes que as minhas Bes Lux venceram e ate agora nada!!
nursonpsy, estive a ler os seus posts anteriores e apanhei as observações da pata-hari no meio onde ela acha que as do BES LUX eram subordinadas. Parece-me que antes de mais convém é perceber exactamente que tipo de obrigações é que são as suas pois as informações que tenho é que as obrigações seniores que já atingiram a maturidade ou que tinham cupão a pagamento tem sido pagas. Porventura as suas não serão subordinadas....?
Para isso precisamos do ISIN (que é um numero tipo este: XS0782021140). No caso do BES a única maneira de apanhar o ISIN das minhas foi andar a "lamber papel" e só altura da subscrição (na altura em que me tiraram o dinheiro da conta!) é que me enviaram uma carta onde tinha lá esse numero pois não o consegui encontrar nem no site nem nos extractos.
Não me ocorreu que fossem subordinadas. Não sei de onde deduziste isso.
Bom dia pata hari
Vi a resposta relativa ao post das Bes Lnd! Se essas sao vendaveis porque é que o meu gestor duz que as Bes Lyx que eu tenho não podem ser vendidas?? Será que tambem as posso vender noutro banco como as bes lnd?? E como posso saber a cotação delas??
Amanha vou reunir com o meu gestor e com o gerente! Agradeço que ne digam todas as perguntas que lhe devo fazer para ver se venho bem esclarecido!
Obrigado
WHYME Escreveu:Boa tarde.
Tenho Obrigações BES Ldn 5% 23/04/2019 e só agora decidi dar alguma atenção a este tema porque pretendo retirar todos os meus investimentos do NB.
Adquiri as mesmas (20.000) em 28-10-2013 a 94,89%. Em 23-04-2014 creditaram na conta 863,89€ de juros.
A minha gestora diz que não existe cotação e que para vender as mesmas tenho de dar ordem de venda ao valor que pretendo e que assim que existir compra a esse valor as mesmas serão vendidas.
Alguém pode confirmar se esta informação é correcta? Não é possível acompanhar a "cotação" se é assim que possa dizer, ao dia e vender pelo melhor valor?
Entrando hoje na minha conta aparece a indicação que a minha carteira vale 19.790,00 € estando cada obrigação a 0,99€.
Se vender as obrigações recebo algum juro?
Em 23-04-2014 não deveria ter recebido 5% de 20.000€?
Peço a ajuda de entendidos na matéria pois não confio neste Banco e a minha gestora ou não percebe nada ou não me conta a história toda.
Abraço e obrigado.
RS
Já agora, sim, existe cotação e sim, são vendáveis. Se a senhora te diz o oposto, transfere para outro banco. Da ultima vez que vendi dessas, vendi a 97%. A cotação das obrigações é pouco transparente e normalmente tens que consultar a sala de mercados do banco com quem trabalhas, sobretudo nessas que são bem pouco líquidas. Se as venderes, recebes o juro corrido até ao dia da venda.
cliente1 Escreveu:nursonpsy Escreveu:Muito obrigado pela resposta. Foi bastante esclarecedor. Entao e alguem faz ideia porque ainda nao foram desbloqueadas nem passaram a deposito a prazo?? E quando teremos resposta?? Vai fazer um mes que as minhas Bes Lux venceram e ate agora nada!!
nursonpsy, estive a ler os seus posts anteriores e apanhei as observações da pata-hari no meio onde ela acha que as do BES LUX eram subordinadas. Parece-me que antes de mais convém é perceber exactamente que tipo de obrigações é que são as suas pois as informações que tenho é que as obrigações seniores que já atingiram a maturidade ou que tinham cupão a pagamento tem sido pagas. Porventura as suas não serão subordinadas....?
Para isso precisamos do ISIN (que é um numero tipo este: XS0782021140). No caso do BES a única maneira de apanhar o ISIN das minhas foi andar a "lamber papel" e só altura da subscrição (na altura em que me tiraram o dinheiro da conta!) é que me enviaram uma carta onde tinha lá esse numero pois não o consegui encontrar nem no site nem nos extractos.
Não me ocorreu que fossem subordinadas. Não sei de onde deduziste isso.
cliente1 Escreveu:WHYME Escreveu:Boa tarde.
Tenho Obrigações BES Ldn 5% 23/04/2019 e só agora decidi dar alguma atenção a este tema porque pretendo retirar todos os meus investimentos do NB.
Adquiri as mesmas (20.000) em 28-10-2013 a 94,89%. Em 23-04-2014 creditaram na conta 863,89€ de juros.
A minha gestora diz que não existe cotação e que para vender as mesmas tenho de dar ordem de venda ao valor que pretendo e que assim que existir compra a esse valor as mesmas serão vendidas.
Alguém pode confirmar se esta informação é correcta? Não é possível acompanhar a "cotação" se é assim que possa dizer, ao dia e vender pelo melhor valor?
Entrando hoje na minha conta aparece a indicação que a minha carteira vale 19.790,00 € estando cada obrigação a 0,99€.
Peço a ajuda de entendidos na matéria pois não confio neste Banco e a minha gestora ou não percebe nada ou não me conta a história toda.
Abraço e obrigado.
RS
5% de 20,000€ seriam 1,000€. Mas como os impostos são 28% julgo que só deveriam pagar 720€. Não sei muito bem se esses 28% se aplicam à totalidade do cupão...? Algum especialista que opine
1 - IR sobre o cupão = 28% (desde 01.01.2013)
2 - comissões do IF sobre o cupão
Portanto seria 1.000 EUR (cupão) - 28% (IR) = 720 EUR - x (comissões do IF) = y EUR
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
WHYME Escreveu:Boa tarde.
Abraço e obrigado.
RS
5% de 20,000€ seriam 1,000€. Mas como os impostos são 28% julgo que só deveriam pagar 720€. Não sei muito bem se esses 28% se aplicam à totalidade do cupão...? Algum especialista que opine

- Registado: 13/8/2014 17:30
Rick Lusitano (New) Escreveu:nursonpsy Escreveu:Quanto a isso tenho a certeza que não são perpétuas! São obrigações senior Bes Lux (ISIN FCBESOOE0789). Foram subscritas em fevereiro de 2013 por 18 meses! Venciam a 22 de Agosto e estão no novo banco! Mas para ja nem capital nem juros, estao no banco mas nao posso mobilizar o dinheiro porque segundo o gestor do novo banco as obrigações encontram-se suspensas pelo banco de portugal! Se puderem ajudar agradeço!
Possivelmente está errado o ISIN que indicas, o FC, não está atribuído nos códigos do ISO 3166-1 alpha-2.
Peço desculpa pelo engano
O ISIN é SCBES00E0789
Que me sabem dizer acerca disso?? O produto é BES LUX 02/13 18A03 e no site do banco aparece que o preço é 0,772euros (mas a data desse valor é de dia 05/08/2014). Isso quer dizer o quê??
Agradeço que me deem toda a informação que consigam pois vou falar com o meu gestor e quero saber bem o que perguntar e de seguida transmito a informação aqui tambem!
Obrigado
nursonpsy Escreveu:Quanto a isso tenho a certeza que não são perpétuas! São obrigações senior Bes Lux (ISIN FCBESOOE0789). Foram subscritas em fevereiro de 2013 por 18 meses! Venciam a 22 de Agosto e estão no novo banco! Mas para ja nem capital nem juros, estao no banco mas nao posso mobilizar o dinheiro porque segundo o gestor do novo banco as obrigações encontram-se suspensas pelo banco de portugal! Se puderem ajudar agradeço!
Boa tarde.
Abraço e obrigado.
RS
Abraço e obrigado.
RS
- Registado: 20/9/2014 19:49
moppie85 Escreveu:nursonpsy Escreveu:pata-hari Escreveu:Fundof, porque não pagaram nesse caso? e porque razão as perpétuas estão a cotar a 8%, nesse caso?
Mas que obrigações tá o Bes a pagar?? Desde a mudança para o novo banco que tanto as noticias cono os gestores dizem que todas as obrigações estao suspensas e não podem ser resgatadas! E o valor em percentagem que aparece no extrato é mto superior aos 10%! A questao é que venceram e ainda não autorizam a mobilização do dinheiro!
e continuam com a mania dos "resgates". As obrigações normalmente não permitem "resgates" nenhuns. O produto tem uma maturidade e é aí que é reembolsada, a menos que no prospecto/termos finais da obrigação dia que pode ser pedido o reembolso antecipado quer pela entidade que emite a obrigação, quer pelo obrigacionista - o que duvido que exista nas obrigações do BES, BESi e cia lda.
O que acontecia é que o banco mantinha alguma liquidez e recomprava as obrigações aos clientes por um preço proposto por eles... e agora não estão dispostos a fazer a recompra. Não é uma obrigação do banco recomprar quando o obrigacionista lhe apetece... recompra quando quer e bem lhe apetece a menos que seja obrigado pelo contrato a isso.A questao é que venceram e ainda não autorizam a mobilização do dinheiro!
isso é que é um problema. se realmente passaram para o Novo Banco e já chegaram à maturidade, já deviam ter sido reembolsadas. Creio que haverá mais a fazer que ficar a olhar, mas honestamente não sei como isso se processa (os próprios prospectos normalmente têm lá explicado os prazos e os passos em caso de incumprimento.
A minha questão é que elas ja venceram em 22 de Agosto mas pelo que tenho ouvido as obrugaçõez Bes Lux so atingem a maturidade em 2043 (nao sei se isto é verdade ou nao) mas o que conta é a data de vencimento certo?? Eu so subscrevi por 18 meses que terminaram no dia 22 de Agosto!
Bom dia
ALTERAÇÃO CÓDIGO ISIN - OBRIGAÇÕES PERPETUAS SUBORDINADAS BES
em 2010, infelizmente subscrevi obrig. perpetuas subordinadas.
no boletim de subscrição aparece o ISIN PTBENDOM0029 e no meu extracto à muito que aparece outras obrigações não subscritas – PTBENBOM0021
Ou seja, o produto que aparece não é o produto subscrito.
eu subscrevi da 3ª série e foram transformadas nas da 1ª série.
mais alguém lhe aconteceu?
alguém sabe pq isto aconteceu?
o NOVO BANCO não me dá explicações
ALTERAÇÃO CÓDIGO ISIN - OBRIGAÇÕES PERPETUAS SUBORDINADAS BES
em 2010, infelizmente subscrevi obrig. perpetuas subordinadas.
no boletim de subscrição aparece o ISIN PTBENDOM0029 e no meu extracto à muito que aparece outras obrigações não subscritas – PTBENBOM0021
Ou seja, o produto que aparece não é o produto subscrito.
eu subscrevi da 3ª série e foram transformadas nas da 1ª série.
mais alguém lhe aconteceu?
alguém sabe pq isto aconteceu?
o NOVO BANCO não me dá explicações
- Registado: 5/6/2014 23:18
nursonpsy Escreveu:pata-hari Escreveu:Fundof, porque não pagaram nesse caso? e porque razão as perpétuas estão a cotar a 8%, nesse caso?
Mas que obrigações tá o Bes a pagar?? Desde a mudança para o novo banco que tanto as noticias cono os gestores dizem que todas as obrigações estao suspensas e não podem ser resgatadas! E o valor em percentagem que aparece no extrato é mto superior aos 10%! A questao é que venceram e ainda não autorizam a mobilização do dinheiro!
e continuam com a mania dos "resgates". As obrigações normalmente não permitem "resgates" nenhuns. O produto tem uma maturidade e é aí que é reembolsada, a menos que no prospecto/termos finais da obrigação dia que pode ser pedido o reembolso antecipado quer pela entidade que emite a obrigação, quer pelo obrigacionista - o que duvido que exista nas obrigações do BES, BESi e cia lda.
O que acontecia é que o banco mantinha alguma liquidez e recomprava as obrigações aos clientes por um preço proposto por eles... e agora não estão dispostos a fazer a recompra. Não é uma obrigação do banco recomprar quando o obrigacionista lhe apetece... recompra quando quer e bem lhe apetece a menos que seja obrigado pelo contrato a isso.
A questao é que venceram e ainda não autorizam a mobilização do dinheiro!
isso é que é um problema. se realmente passaram para o Novo Banco e já chegaram à maturidade, já deviam ter sido reembolsadas. Creio que haverá mais a fazer que ficar a olhar, mas honestamente não sei como isso se processa (os próprios prospectos normalmente têm lá explicado os prazos e os passos em caso de incumprimento.
pata-hari Escreveu:Fundof, porque não pagaram nesse caso? e porque razão as perpétuas estão a cotar a 8%, nesse caso?
Quanto a isso tenho a certeza que não são perpétuas! São obrigações senior Bes Lux (ISIN FCBESOOE0789). Foram subscritas em fevereiro de 2013 por 18 meses! Venciam a 22 de Agosto e estão no novo banco! Mas para ja nem capital nem juros, estao no banco mas nao posso mobilizar o dinheiro porque segundo o gestor do novo banco as obrigações encontram-se suspensas pelo banco de portugal! Se puderem ajudar agradeço!
nursonpsy Escreveu:Muito obrigado pela resposta. Foi bastante esclarecedor. Entao e alguem faz ideia porque ainda nao foram desbloqueadas nem passaram a deposito a prazo?? E quando teremos resposta?? Vai fazer um mes que as minhas Bes Lux venceram e ate agora nada!!
- Registado: 13/8/2014 17:30
Muito obrigado pela resposta. Foi bastante esclarecedor. Entao e alguem faz ideia porque ainda nao foram desbloqueadas nem passaram a deposito a prazo?? E quando teremos resposta?? Vai fazer um mes que as minhas Bes Lux venceram e ate agora nada!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, boavista, darkreflection, Google [Bot], Goya777, HFCA, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, PXYC, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy, Zguibz2 e 90 visitantes