EUR/USD - um yo-yo singular
Claro que os defensores de longo prazo devem ter razão (quando um Marco Ant, um Dj e mesmo os economistas os aconselham
) mas nenhum faz daytrading, será que não existem daytraders com bom sucesso? e qual será o segredo?
Em relação à lavancagem não há nada a fazer: tenho tão pouco dinheiro que se não o alavancar...e se os trades perdedores forem muitos é igual,é só uma questão de tempo!
Ainda em relação à alavancagem pode funcionar exactamente ao contrario do que o Marco diz (quando se tem pouco dinheiro): imaginem 30 pips de lucro vezes um mini contrato = 23 euros, tão pouco que não dá para o trabalho mas, se for 4 ou 5 minis ja dá 100 euros: compenssa.A tendencia no 1º caso é tentar ficar para ver se vem mais um pouco mesmo que estejamos perante um S/R e acabar stopado.

Em relação à lavancagem não há nada a fazer: tenho tão pouco dinheiro que se não o alavancar...e se os trades perdedores forem muitos é igual,é só uma questão de tempo!
Ainda em relação à alavancagem pode funcionar exactamente ao contrario do que o Marco diz (quando se tem pouco dinheiro): imaginem 30 pips de lucro vezes um mini contrato = 23 euros, tão pouco que não dá para o trabalho mas, se for 4 ou 5 minis ja dá 100 euros: compenssa.A tendencia no 1º caso é tentar ficar para ver se vem mais um pouco mesmo que estejamos perante um S/R e acabar stopado.
Re: Ok , entendido ...
Xanax Escreveu:percebi a tua opinião.
Já agora quais são os suportes mais próximos do euro.
Ainda dentro do range temos um pequenino nos 1.25 e depois o mais importante nos 1.235 (ou 1.233/1.235). Este último é o suporte do grande range de consolidação 1.235-1.29...
Uma quebra em baixa deste suporte sería grave, tecnicamente falando, para o EURUSD. Os seguintes, já fora do range, provavelmente 1.215 e 1.20...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PLPINTO Escreveu:[color=blue]Obrigado pelas palavras, Marco mas eu não consigo negociar com base num grafico de longo tempo, se eu não consigo eliminar prejuisos num grafico "pequeno" teria o mesmo problema num de grande amplitude com o agrave de perder enormes quantias de cada vez que falhasse. Num grafico de 30mn ou mesmo 5 mn tambem se consegue apanhar os grandes movimentos (só não sei o porque de eu não o conseguir. Veja o seguinte:
Plpinto, eu não me canso de dizer que o outro inimigo do trading é a alavancagem. Já por isso referi novamente a alavancagem neste meu último post sobre o time-frame. Porque o outro lado da moeda é a alavancagem...
A solução para esse problema das perdas gravosos é reduzir a alavancagem.
Ao reduzires a alavancagem consegues fazer com que uma perda de 50pips acabe por significar o mesmo valor perdido com uma perda de 25pips se tiveres usado o dobro da alavancagem.
Ou seja, o que eu defendo é prazos menos curtos e menos alavancagem.
Experimenta e verás que terás um trading menos atribulado e mais consistente. Poderás admitir perdas maiores (em pips) que resultarão na mesma perda efectiva (em valor monetário) e procurarás movimentos mais significativos e fiáveis...
Por exemplo como aquele movimento todo que foi dos 1.235 aos 1.29. Mesmo que aproveites metade desse movimento (entrando tarde e num sinal fiável como a quebra da LTd anterior e saias cedo atencipando a resistência) estás perante um movimento de 200 pips ou mais que cobriria as perdas de várias trades falhados (porque os haverá sempre).
Em qq time-frame haverá falsos sinais e trades falhados. Contra isso nada a fazer...
Mas alargando o time-frame e reduzindo a alavancagem é possível filtrar os movimentos mais insignificantes (que com alavancagens maiores nos coloca nervosos e hesitantes/indecisos) e até suportar aqui e a acolá um erro mais prolongado sem que isso represente um rombo de todo o tamanho na carteira. Ao mesmo tempo poderemos augurar a efectuar trades de movimentos mais significativos de vários dias ou até semanas.
A outra vantagem é o facto de os custos de negociação (spreads e margens para stop) perderem relevância num plano temporal destes...
Por exemplo, para quem tem um estilo de negociação como o que estou a defender, o spread ser de 4 ou 5 ticks e ser de 6 ou 7 ticks, é pouco relevante quando os ganhos/perdas médios rondam as várias (ou largas) dezenas de pips. Esses pips que se perdem na negociação não são fatais.
Mas quando se negoceia em prazos muito curtos e se realiza um trades com ganhos ou perdas de 20 ou 30 ou 50pips que seja, o peso dos custos de negociação é muito maior.
É como a diferença entre um automovel ter de transportar um passageiro mais e uma bicicleta ter de transportar um passageiro mais (o passageiros são os custos) e a pedalada/gasolina é o trabalho exercido pelo trader.
Para trades em planos temporais mais alargados e ainda menos alavancagem passaríamos a ter um camião com um passageiro a mais...
Ou seja, esses factores adversos são tão mais pesados quanto mais apertamos o plano temporal e quanto mais aumentamos a alavancagem. Acabamos por pedalar, pedalar... e vemo-nos gregos para transportar o peso do passageiro. Para nós não sobra nada a não ser stress...
Espero ter conseguido passar melhor a mensagem com estas analogias entre o peso do passageiro e o peso dos stops e custos de negociação em função do plano temporal e da alavancagem.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
...
.... PLPinto... ainda tem aqui um fã!
Mas já faltou realmente mais para me converter ao médio prazo...
Vamos ver como corre mais uma semana... e no final do mês logo se vê. Penso de qualquer forma que no meio de tanta volatilidade, é normal que o intraday seja mais arriscado.. mas quando as coisas ficarem mais calmas... ainda acredito que é a melhor solução (intraday trading)!!
Cumprimentos e votos de melhores trades,
SirPatrick

Mas já faltou realmente mais para me converter ao médio prazo...

Vamos ver como corre mais uma semana... e no final do mês logo se vê. Penso de qualquer forma que no meio de tanta volatilidade, é normal que o intraday seja mais arriscado.. mas quando as coisas ficarem mais calmas... ainda acredito que é a melhor solução (intraday trading)!!
Cumprimentos e votos de melhores trades,
SirPatrick
- Registado: 6/11/2002 16:28
Ok , entendido ...
percebi a tua opinião.
Xanax
Cumps
Cumps
Desculpa esta grande intromição Dj.
Obrigado pelas palavras, Marco mas eu não consigo negociar com base num grafico de longo tempo, se eu não consigo eliminar prejuisos num grafico "pequeno" teria o mesmo problema num de grande amplitude com o agrave de perder enormes quantias de cada vez que falhasse. Num grafico de 30mn ou mesmo 5 mn tambem se consegue apanhar os grandes movimentos (só não sei o porque de eu não o conseguir. Veja o seguinte:
Obrigado pelas palavras, Marco mas eu não consigo negociar com base num grafico de longo tempo, se eu não consigo eliminar prejuisos num grafico "pequeno" teria o mesmo problema num de grande amplitude com o agrave de perder enormes quantias de cada vez que falhasse. Num grafico de 30mn ou mesmo 5 mn tambem se consegue apanhar os grandes movimentos (só não sei o porque de eu não o conseguir. Veja o seguinte:
- Anexos
-
- Um grafico de 4 horas, em que existem correcções (marcadas a amarelo)superiores a 100 pips. Só esta ultima, não assinalada, foi significativa no contexto, mas eu era incapaz de olhar para as outras e não sair ou inverter ou, por outro lado teria perdido
- 4 horas mm.PNG (42.65 KiB) Visualizado 1081 vezes
-
- Grafico de meia hora, optimos movimentos defenidos. Se em vez de me consentrar nos breakauts, a amarelo, apanha-se as inversões, linhas pretas, daria um bom dia de negocio, mesmo sem contar com a grande.
- 30mn bb.PNG (26.59 KiB) Visualizado 1066 vezes
-
- Mesmo um grafico de 5 mn seria negociavel com sangue frio e cabeça nenhum trade daria prejuiso. Só que eu tenho a tendencia para esperar a recuperação do trade e acabo por sair só no fim do movimento!
- 5 mn bb.PNG (25.14 KiB) Visualizado 1073 vezes
Re: Pois eu continuo na minha ....
Xanax Escreveu:E Marco, não estou a ver porque é que o prazo de duas ou três semanas pode sustentar um terramoto dessa amplitude, se pensar-mos que no prazo de 3 dias estávamos em 1, 29.
Xanax, uma coisa é teres um movimento dessa amplitude em 3 dias. Outra totalmente diferente é teres esse movimento a prolongar-se continuamente por umas 4 ou 5x consecutivas (as tais duas ou tres semanas).
Um movimento desses, sem correcções, sem consolidações, sem hesitações é altamente improvável e só ocorre em circunstâncias muito especiais. Não é impossível, obviamente, mas é altamente improvável. É praticamente o correspondente ao crash no mercado de acções...
O facto é que em 8 anos só uma vez ocorreu um movimento desses e por mais 3 vezes ocorreu no dobro do tempo (cerca de 5 semanas). Em circunstancias normais demora meses.
O cross EURUSD faz com relativa facilidade 200pips num dia. Fazer isso durante várias dias seguidos e sempre no mesmo sentido é praticamente impossível...
Pois eu continuo na minha ....
e olhem que até não sou teimoso.
Este beijo de raspão que o euro deu nos máximos em relação ao dólar, cheira-me a esgotamento de tendência
, desconfio que a altura é de parar e apostar na valorização do dólar.
E Marco, não estou a ver porque é que o prazo de duas ou três semanas pode sustentar um terramoto dessa amplitude, se pensar-mos que no prazo de 3 dias estávamos em 1, 29.
Este beijo de raspão que o euro deu nos máximos em relação ao dólar, cheira-me a esgotamento de tendência

E Marco, não estou a ver porque é que o prazo de duas ou três semanas pode sustentar um terramoto dessa amplitude, se pensar-mos que no prazo de 3 dias estávamos em 1, 29.
Xanax
Cumps
Cumps
...
Bom texto!!!
Para mim pelo menos, com bastante utilidade!!
Obrigado.
SirPatrick
Para mim pelo menos, com bastante utilidade!!
Obrigado.
SirPatrick
Experiência
Na análise dos gráficos, claramente mudei-me para um investimento mais calmo, regulando-me por velas de maior espaço temporal.
Normalmente qd estava colado ao monitor e no período que só dava bull, regia-me por gráficos de 30 minutos por orientaçao, e depois 15 para acompanhar à distância... o de 10 idem idem, e queria ver era o de 5 minutos e 1 minuto.
Procurava figuras padrão, fosse em subida, descida, arrastamento em lateralização, não importava, queria era um trade válido.
Como pago 2 pips de transacção, jogar para 5 de lucro servia.
Ganhava 3 ou 4 trades e logo no seguinte perdia o que somava...
Veio o período da incerteza e de fgrande volatilidade, culminada com a sexta feira "negra".
E foi o dia "d" do fim da negociação ao pip.
Fiz um stop negocial, e revi nas várias demos que tenho o modelo que melhor se deveria aplicar para tentar o lucro.
Hoje invisto num espaço temporal para um "mínimo de 1 a 2 horas, mas sempre balizado por grafico diario e de 8 horas.
Contudo, e pq durante o dia é dificil estar atento, o meu gráfico mestre é o de 4 horas, auxiliado por o de 2 e o de 8.
É mais fácil encntrar as belas rectas paralelas em MACD e até o estocástico.
Os modelos que tinha de minuto a minuto enterrei-os bem fundo, pois até os gráficos os mudava inserindo metodos de reacção mais rapidos principalmente no estocastico...
P.S- claro que ainda estou em profunda convalescença ... mas por ex, neste momento os gráficos apontam só para queda.
Se apertar o espaço temporal, a situação que se vê pode dar para tudo, dependendo do range temporal analisado, mas esse eu enterrei pois foi desastroso no mundo real!
Normalmente qd estava colado ao monitor e no período que só dava bull, regia-me por gráficos de 30 minutos por orientaçao, e depois 15 para acompanhar à distância... o de 10 idem idem, e queria ver era o de 5 minutos e 1 minuto.
Procurava figuras padrão, fosse em subida, descida, arrastamento em lateralização, não importava, queria era um trade válido.
Como pago 2 pips de transacção, jogar para 5 de lucro servia.
Ganhava 3 ou 4 trades e logo no seguinte perdia o que somava...
Veio o período da incerteza e de fgrande volatilidade, culminada com a sexta feira "negra".
E foi o dia "d" do fim da negociação ao pip.
Fiz um stop negocial, e revi nas várias demos que tenho o modelo que melhor se deveria aplicar para tentar o lucro.
Hoje invisto num espaço temporal para um "mínimo de 1 a 2 horas, mas sempre balizado por grafico diario e de 8 horas.
Contudo, e pq durante o dia é dificil estar atento, o meu gráfico mestre é o de 4 horas, auxiliado por o de 2 e o de 8.
É mais fácil encntrar as belas rectas paralelas em MACD e até o estocástico.
Os modelos que tinha de minuto a minuto enterrei-os bem fundo, pois até os gráficos os mudava inserindo metodos de reacção mais rapidos principalmente no estocastico...
P.S- claro que ainda estou em profunda convalescença ... mas por ex, neste momento os gráficos apontam só para queda.
Se apertar o espaço temporal, a situação que se vê pode dar para tudo, dependendo do range temporal analisado, mas esse eu enterrei pois foi desastroso no mundo real!
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Cable
O Cable é o cross GBP/USD.
Cmpts
Dark
Cmpts
Dark
Plpinto, eu sei que estas coisas são complicadas e acontecem...
É por esta razão que eu não aposto em movimentos tão curtos (normalmente aposto em movimentos de 100pips para cima, de preferência na ordem dos 200pips).
Sendo muito sincero e voltando a dizer o que já disse numa troca de impressões contigo já não sei exactamente em que tópico, não acredito que se consiga fazer alguma coisa apostando em movimentos tão curtos (e de tão curtíssimo-prazo).
Porquê? Por variadas razões que vou tentar expor sucintamente:
Ruido e Filtragem: quanto mais alargado for o nosso plano temporal maior será o nível de filtragem de ruído. Como sempre digo, olhar para prazos temporais muito apertados faz-nos perder a noção da verdadeira relevância dos movimentos. Parece que estamos a apostar num movimento significativo e não é bem assim. Às vezes o que em velas de 1h e menos parecem grandes movimentos são simples ruído e indefinição. No caso actual encontramo-nos a meio do range 1.235-1.29 na zona que representa cerca de 50% de retracção ao movimento que levou o EURUSD do suporte à resistência (esse sim um movimento significativo).
Custos de Negociação e Stops: ao negociar prazos tão curtos (e consequentemente targets tão curtos), torna-se difícil obter uma boa relação entre os trades vencedores e os trades perdedores pois cada trade enfrenta o spread e se a isso somarmos os pips de segurança que temos de dar para a activação do stop, ficamos perante trades perdedores muito desgastantes e que não são facilmente colmatados pelos trades vencedores. Ao alargar o prazo podemos estabelecer uma melhor relação entre trades perdedores e ganhadores (por exemplo, apostando em trades ganhadores de 150/200pips, um trade perdedor de 50pips já não será tão desgastante para o capital e mais facilmente recuperável e coberto pelos trades ganhadores).
Enfim, prazos muito curtos e enormes alavancagens é a minha convicção profunda de que tornam mais difícil o trading consistente e por essa razão não me canso de fazer referência a esses dois aspectos.
Uma nota final, é óbvio que ao negociar prazos um pouco mais alargados não se torna tudo fácil. Apenas mais fácil (não tão difícil) e menos desgastante...
É por esta razão que eu não aposto em movimentos tão curtos (normalmente aposto em movimentos de 100pips para cima, de preferência na ordem dos 200pips).
Sendo muito sincero e voltando a dizer o que já disse numa troca de impressões contigo já não sei exactamente em que tópico, não acredito que se consiga fazer alguma coisa apostando em movimentos tão curtos (e de tão curtíssimo-prazo).
Porquê? Por variadas razões que vou tentar expor sucintamente:

Enfim, prazos muito curtos e enormes alavancagens é a minha convicção profunda de que tornam mais difícil o trading consistente e por essa razão não me canso de fazer referência a esses dois aspectos.
Uma nota final, é óbvio que ao negociar prazos um pouco mais alargados não se torna tudo fácil. Apenas mais fácil (não tão difícil) e menos desgastante...
E eu fui um dos Patos que entrou curto na quebra dos 1.2640 para ser stopado 35 pips acima e voltar tudo ao mesmo! De manhã quando tudo se deu eu estava a fazer óó, quarta estava a arrumar o quintal!
A unica desculpa que tenho é que fiz tudo como manda a lei:
1)-os meus sistemas estavam a dár curto
2)- o suporte do Marco Ant foi quebrado
3)- houve uma queda repentina que validou o movimento
Tudo faz parte do meu destino! claro que agora que eu estou desconfiado vou perder o proximo movimento.
Isto de andar a perder o dinheirinho ganho no meu negocio tradicional, que tambem está em crise, não tem muita piada. Se continuo assim vou considerar a hipotese de desistir.
A unica desculpa que tenho é que fiz tudo como manda a lei:
1)-os meus sistemas estavam a dár curto
2)- o suporte do Marco Ant foi quebrado
3)- houve uma queda repentina que validou o movimento
Tudo faz parte do meu destino! claro que agora que eu estou desconfiado vou perder o proximo movimento.
Isto de andar a perder o dinheirinho ganho no meu negocio tradicional, que tambem está em crise, não tem muita piada. Se continuo assim vou considerar a hipotese de desistir.
Ou melhor, encontrei um movimento desse calibre (em 3 semanas) em meados de 1998.
Mas uma vez em 8 anos já permite ter a noção da raridade de um movimento tão violento...
Mas uma vez em 8 anos já permite ter a noção da raridade de um movimento tão violento...
É verdade !! É um mercado muito louco, mas aliciante.
E nos últimos 12 a 18 meses está a passar por uma fase fabulosa, comparável aos anos 70 e 80 !!
Atenção Xanax para a realidade e para a politicagem.
O superavit comercial da zona Euro não pára dek crescer apesar da subida do Euro, portanto esta conversa sobre a valorização do Euro faz parte de motivações políticos, etc...
Em 1994/95 o Euro (sintético) estava ainda mais valorizado do que hoje e isso não impediu que a actual zona Euro entrasse num excelente período de crescimento económico, sendo Portugal um dos que bem cresceram.
E eu pergunto? E se o preço do petróleo ficasse como está (em USD) enquanto o Euro, ao mesmo tempo, caía 10% !!!???
Será que vcs iam gostar de pagar 10% a mais (+ou-) pela gasolina ???
Esse é um dos problemas em querer desvalorizar a moeda por se achar que está demasiado valorizada.
Um abraço
dj
E nos últimos 12 a 18 meses está a passar por uma fase fabulosa, comparável aos anos 70 e 80 !!
Atenção Xanax para a realidade e para a politicagem.
O superavit comercial da zona Euro não pára dek crescer apesar da subida do Euro, portanto esta conversa sobre a valorização do Euro faz parte de motivações políticos, etc...
Em 1994/95 o Euro (sintético) estava ainda mais valorizado do que hoje e isso não impediu que a actual zona Euro entrasse num excelente período de crescimento económico, sendo Portugal um dos que bem cresceram.
E eu pergunto? E se o preço do petróleo ficasse como está (em USD) enquanto o Euro, ao mesmo tempo, caía 10% !!!???
Será que vcs iam gostar de pagar 10% a mais (+ou-) pela gasolina ???
Esse é um dos problemas em querer desvalorizar a moeda por se achar que está demasiado valorizada.
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: Não sei não ....
Xanax Escreveu:Não seria de estranhar dentro de 2 a 3 semanas estar-mos a negociar o crosse junto dos 1,18-1,20.
Xanax, o Forex é um mercado particular e entre as suas características temos a sua baixa volatilidade e enorme inércia.
Um movimento como o que descreves, no Forex, corresponde a um crash. Em condições normais um movimento desses necessitaría de uns 4, 5 ou 6 meses. Em condições excepcionais (raras) e numa rapida pesquisa que fiz, o melhor que encontrei foi cerca de 5 semanas para um movimento desse calibre (aconteceu umas 3 ou 4 vezes nos últimos 8 anos).
A intervenção dos japoneses a favor do USD é mais uma distorção?
Mas, juntando aos japoneses,estão os europeus,ingleses...cada um pela sua razão.O que me leva a querer que se existir um indicador minimo a favor do USD,lá se vai o Euro.
Enquando existir um diferencial nas taxas de juros entre a Europa e os USD isto vai continuar a acontecer.
Mas, juntando aos japoneses,estão os europeus,ingleses...cada um pela sua razão.O que me leva a querer que se existir um indicador minimo a favor do USD,lá se vai o Euro.
Enquando existir um diferencial nas taxas de juros entre a Europa e os USD isto vai continuar a acontecer.
- Registado: 3/1/2004 16:16
...
Boa dia...
Claro que o único pato que foi na conversa da quebra durante a madrugada do range em alta fui eu!!
Ainda bem que entretanto fui stopado... mas isto, apesar de não matar... já se sabe.. não dá muita saúde à carteira!
Neste momento estou curto... penso que o próximo caminho é para baixo... Mas.
também pensava isso quando se deu a quebra da consolidação para o outro lado. Continuo a reagir face ao que o gráfico me mostra... à espera de melhor sorte!!
Bom almoço para todos...
SirPatrick
Claro que o único pato que foi na conversa da quebra durante a madrugada do range em alta fui eu!!

Ainda bem que entretanto fui stopado... mas isto, apesar de não matar... já se sabe.. não dá muita saúde à carteira!

Neste momento estou curto... penso que o próximo caminho é para baixo... Mas.

Bom almoço para todos...
SirPatrick
Comportamentos
Sendo a psicologia aquilo que mais conta no mercado, pois todos os agentes humanos ela rege, situaçãoes destas acontecem...
Ruídos haverá sempre, intervenções de bancos centrais também e como, penso eu, ninguém tem "a bola de cristal", o melhor mesmo é tentar seguir a tendência quando ela se vislumbra.
Mas neste caso a volatilidade complica um pouco as coisas...
Mas não será também isto que torna o Forex atraente ?
Cmpts
Dark
Ruídos haverá sempre, intervenções de bancos centrais também e como, penso eu, ninguém tem "a bola de cristal", o melhor mesmo é tentar seguir a tendência quando ela se vislumbra.
Mas neste caso a volatilidade complica um pouco as coisas...
Mas não será também isto que torna o Forex atraente ?

Cmpts
Dark
djovarius Escreveu:Pois é pessoal. A AT é excelente para o Forex.
Mas o que acontece (digo sobretudo para o Marco) é que este mercado tem várias distorções únicas.
É claro que sim, Djovarius. Mas não é apenas o Forex ou o Forex em particular. São todos os mercados...
O Forex é até o mercado que encontrei até hoje que melhor se comporta tecnicamente. Ainda assim, tem os seus maus momentos, tecnicamente falando...
Nenhum mercado se comporta de forma tecnicamente perfeita o tempo todo...
Considero aliás essencial perceber-se quando os padrões não estão a funcionar da forma ideal pois tal corresponde a um crescer da incerteza e como tal torna-se mais arriscado negociar nessas condições.
Faz-me lembrar uma situação semelhante que ocorreu no BCP recentemente e que me fez ficar neutro, aguardando então por um novo sinal que considerasse credível...
Não sei não ....
Parece-me que o euro já não ostenta a segurança que tinha á um mês face ao dólar. As exportações de certos paises já começam a traduzir a valorização excessiva face ao dólar e daí a uma intervenção concertada entre o BCE e a reserva federal não deve faltar muito, senão é que já não esteja a acontecer.
Não seria de estranhar dentro de 2 a 3 semanas estar-mos a negociar o crosse junto dos 1,18-1,20.
Atenção que esta minha opinião é meramente pessoal e muito menos baseada em AT alguma.
Não seria de estranhar dentro de 2 a 3 semanas estar-mos a negociar o crosse junto dos 1,18-1,20.
Atenção que esta minha opinião é meramente pessoal e muito menos baseada em AT alguma.
Xanax
Cumps
Cumps