Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 22/9/2014 21:03

bluechips Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:

Até agora, só coloquei novidades requentadas. :mrgreen:

Estou a actualizar os meus posts, em background, para poder lançar tudo de uma vez só.

Estou acrescentar novas funcionalidades, penso escrever um artigo antes de colocar alguns dos fundos. Porque muito provavelmente, vão fazer perguntas sobre os fundos, e assim, terão já alguma informação. Não é só lançar fundos, apesar de eu também pertencer á família dos Hominídeos, não atirei simplesmente umas setas a um alvo, aleatoriamente, para descobrir fundos bons. :mrgreen:
Se o Warren Buffett é um "stock-picker", então eu sou "fund-picker". :wink:

Entre outras coisas... :-#

:idea: [Não esquecer de ver]
Apesar de não se ter acesso ao BSF European Opportunities Extension E2, existe outro fundo que o pode substituir, não é tão bom como ele, mas também é bom, é o UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc, ele também tido um ano bom, em comparação com outros fundos de acções Europa.

A modéstia do Rick faz com que ele não se auto proclame de “ladies-picker”, também convém esconder um pouco as nossas capacidades de picker senão estraga-se o efeito surpresa do processo, designadamente o da alavancagem at the momentum, pois na hora da verdade é que se vê quem tem ou não uma boa liquidez prolongada para aproveitar a boa onda do upside.

Esta é uma das grandes vantagens de um investidor ativo, o qual reage perante uma boa oportunidade que lhe possa surgir, e quando ela surge há que saber aproveitá-la o melhor possível, e nunca esquecer que se a “moeda” não nos oferecer confiança, devemos utilizar sempre a “protecção cambial”, porque o “hedge” é para ser utilizado e não dá para arriscar, pois nunca se sabe quando a Fed vai fazer mais uma manipulação monetária.

Vamos agora falar de coisas sérias.

O fundo UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc da categoria Europa Cap. Grande Misto, é para mim um dos melhores fundos da Europa que melhor sabe fazer uma verdadeira gestão ativa, revelando a classe da excelência da equipa de gestão, pois apresenta um R2 de 35.29% contra o Standard Index MSCI Europe NR USD, o que quer dizer que 64.71% (100 – 35.29%) do desempenho do fundo se deve à gestão ativa da equipa de gestão e que só 35.29% dos movimentos do fundo é que são justificados pelos movimentos do referido benchmark, ao mesmo tempo que apresenta um excelente alfa de 10.87 e um excelente beta de 0.62, ou seja, apesar de ter incorrido um risco inferior ao do benchmark em cerca de 40%, teve mesmo assim uma outperformance de 10.87 (a gestão ativa no seu melhor). O termo “unconstrained” quer dizer que a equipa de gestão não está amarrada a uma determinada política de gestão restritiva, havendo assim uma grande liberdade na alocação de ativos por parte dos gestores do fundo.

O famoso fundo BSF Eur. Opp. Extn E2 que pertence à categoria Europa Cap. Flexível, diferente da categoria do referido fundo da UBS, apresenta um R2 de 73.72%, um alfa de 10.40 e um beta de 0.92, ou seja, a equipa de gestão do fundo da UBS tem um melhor desempenho em todos estes parâmetros estatísticos e dá uma lição de gestão ativa mesmo à equipa da BlackRock.

Para mim, um fundo só se deveria considerar como estatisticamente pertencente à gestão ativa se tivesse um R2 < 95%, e para o R2 >= 95% deveria ser considerado um index fund (gestão passiva), e com este novo pressuposto de racionalidade estatística, eu queria depois ver o confronto, esse sim mais verdadeiro, da gestão ativa vs passiva. Imaginem que eu só tenho 5% das características específicas da família Silva, então vocês acham que eu já me posso considerar um Silva? É claro que não. Nós devemos ser estatisticamente honestos e saber ver o que está por baixo do “capot” dos estudos ou resultados e não embarcar às cegas em americanices, mas para isso é preciso ser, pelo menos, um mediano teórico, e não apenas um simples leitor de números ou de resultados. A análise crítica dos resultados é a parte mais interessante dos estudos, a qual nunca pode ser feita sem se analisarem os pressupostos e todo o processo do respetivo “lay-out” do modelo utilizado, desde os inputs até aos outputs finais.

Abr,
buechips

BC,
Eu "confrontei" o Lopv no seu blog na Unience sobre esses 2 fundos e o JPMorgan – Europe Equity Plus D (acc) - EUR (LU0289214628) devido a este comentário dele:

Lopv Escreveu:- JPMorgan – Europe Equity Plus D (acc) - EUR (LU0289214628): fondo de RV Europea blended con buen historial. Tiene algo de long/short, ahora en un 35%, esto es, 117,5% en long y 17,5% en short. Sustituye al BlackRock European Opportunities Extension Fund E2 (LU0418790928) por estar cerrado.

Viriatus Escreveu:@Lopv, ¿que tal el UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc (LU0723564463)? Es más como el BSF European Opportunities Extension Fund E2 (LU0418790928), los dos fondos, son ambos, fondos 130/30. El fondo de UBS es más como el fondo del BlackRock, que el fondo del JPMorgan.

He invertido en el fondo UBS, precisamente porque el fondo BlackRock está cerrado.

¿Dónde usted ha visto el fondo del JPMorgan tiene posiciones Long/Short?
Dado que la cartera de JPMorgan con fecha 30/06/2014, en Morningstar sólo tiene posiciones largas en acciones (92,65%).

Lopv Escreveu:@Viriatus, en primer lugar sobre el JPM Europe Equity Plus D (acc) - EUR (LU0289214628). Siempre miro Morningstar, pero no es la biblia, y menos últimamente. Para hacer una pre-selección está muy bien pero cuando tienes que escoger un fondo para meterlo en la cartera tienes que leer en detalle la última ficha del fondo de la Gestora, por lo menos. Por favor, mira en la tercera página, en el párrafo "Exposición total de mercado, como % de activos administrados". Yo también miro lo que se comenta en Rankia, y las opiniones de los analistas del DB.

En cuanto al UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc (LU0723564463), es muy similar en indicadores y comportamiento al JPM a lo largo de los años. El único punto relevante es que según Morningstar la parte de long/short del UBS es de 150/150, esto es, un 300% en derivados. Me parece brutal. El BlackRock está a 31/7 al 154%. El JPM al 135%. Quitando esto, no lo he analizado porque aunque el DB tiene la gestora UBS, no tiene ese fondo en particular.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 22/9/2014 20:37

chico_laranja Escreveu:Rick

Depois analisa o BGF indicado para ver a qualidade dele sff.
LU0090830810

Aparentemente é um bom fundo de obrigações para temperar uma carteira.

Agora com os mínimos no Best de 100€ para os Blackrock era até interessante no mundo dos low-cost :-k

Ora, sai mais uma novidade... :mrgreen:

Mais primeiro, sobre o fundo da BlackRock, é bom fundo de Obrigações Diversificado EUR, um dos melhores na minha humilde opinião. Mas...

No mesmo género de fundo, gosto mais do:

:arrow: Schroder EURO Bond B Acc (LU0106235707)

Mas foi uma luta muito renhida entre os 2 fundos. Sendo que pretendes um "low cost", a escolha vai sem duvidas, para o fundo da BlackRock, visto que a Schroder tem montantes mínimos iniciais de 500 EUR.

Queria na altura ter colocado um quadro de comparações entre os fundos de Obrigações Diversificado EUR, mas tive que esperar pelo fim de semana, para estar tudo parado.

Morningstar/BB Escreveu:
Top EUR Bonds.gif
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por bluechips » 22/9/2014 20:29

DMP Escreveu:

Mais primeiro, sobre o fundo da BlackRock, é bom fundo de Obrigações Diversificado EUR, um dos melhores na minha humilde opinião. Mas...

Mas foi uma luta muito renhida entre os 2 fundos. Sendo que pretendes um "low cost", a escolha vai sem duvidas, para o fundo da BlackRock, visto que a Schroder tem montantes mínimos iniciais de 500 EUR.

Amigo Rick,

Essa é uma novidade anunciada há já algum tempo, até aqui o aprendiz tem isso em carteira há uns meses. Revela lá a artilharia pesada que a malta anda a salivar com a expectativa! :mrgreen:

Um abraço.

Estou a actualizar os meus posts, em background, para poder lançar tudo de uma vez só.

Estou acrescentar novas funcionalidades, penso escrever um artigo antes de colocar alguns dos fundos. Porque muito provavelmente, vão fazer perguntas sobre os fundos, e assim, terão já alguma informação. Não é só lançar fundos, apesar de eu também pertencer á família dos Hominídeos, não atirei simplesmente umas setas a um alvo, aleatoriamente, para descobrir fundos bons. :mrgreen:

Apesar de não se ter acesso ao BSF European Opportunities Extension E2, existe outro fundo que o pode substituir, não é tão bom como ele, mas também é bom, é o UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc, ele também tido um ano bom, em comparação com outros fundos de acções Europa.

A modéstia do Rick faz com que ele não se auto proclame de “ladies-picker”, também convém esconder um pouco as nossas capacidades de picker senão estraga-se o efeito surpresa do processo, designadamente o da alavancagem at the momentum, pois na hora da verdade é que se vê quem tem ou não uma boa liquidez prolongada para aproveitar a boa onda do upside.

Esta é uma das grandes vantagens de um investidor ativo, o qual reage perante uma boa oportunidade que lhe possa surgir, e quando ela surge há que saber aproveitá-la o melhor possível, e nunca esquecer que se a “moeda” não nos oferecer confiança, devemos utilizar sempre a “protecção cambial”, porque o “hedge” é para ser utilizado e não dá para arriscar, pois nunca se sabe quando a Fed vai fazer mais uma manipulação monetária.

Vamos agora falar de coisas sérias.

O fundo UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc da categoria Europa Cap. Grande Misto, é para mim um dos melhores fundos da Europa que melhor sabe fazer uma verdadeira gestão ativa, revelando a classe da excelência da equipa de gestão, pois apresenta um R2 de 35.29% contra o Standard Index MSCI Europe NR USD, o que quer dizer que 64.71% (100 – 35.29%) do desempenho do fundo se deve à gestão ativa da equipa de gestão e que só 35.29% dos movimentos do fundo é que são justificados pelos movimentos do referido benchmark, ao mesmo tempo que apresenta um excelente alfa de 10.87 e um excelente beta de 0.62, ou seja, apesar de ter incorrido um risco inferior ao do benchmark em cerca de 40%, teve mesmo assim uma outperformance de 10.87 (a gestão ativa no seu melhor). O termo “unconstrained” quer dizer que a equipa de gestão não está amarrada a uma determinada política de gestão restritiva, havendo assim uma grande liberdade na alocação de ativos por parte dos gestores do fundo.

O famoso fundo BSF Eur. Opp. Extn E2 que pertence à categoria Europa Cap. Flexível, diferente da categoria do referido fundo da UBS, apresenta um R2 de 73.72%, um alfa de 10.40 e um beta de 0.92, ou seja, a equipa de gestão do fundo da UBS tem um melhor desempenho em todos estes parâmetros estatísticos e dá uma lição de gestão ativa mesmo à equipa da BlackRock.

Para mim, um fundo só se deveria considerar como estatisticamente pertencente à gestão ativa se tivesse um R2 < 95%, e para o R2 >= 95% deveria ser considerado um index fund (gestão passiva), e com este novo pressuposto de racionalidade estatística, eu queria depois ver o confronto, esse sim mais verdadeiro, da gestão ativa vs passiva. Imaginem que eu só tenho 5% das características específicas da família Silva, então vocês acham que eu já me posso considerar um Silva? É claro que não. Nós devemos ser estatisticamente honestos e saber ver o que está por baixo do “capot” dos estudos ou resultados e não embarcar às cegas em americanices, mas para isso é preciso ser, pelo menos, um mediano teórico, e não apenas um simples leitor de números ou de resultados. A análise crítica dos resultados é a parte mais interessante dos estudos, a qual nunca pode ser feita sem se analisarem os pressupostos e todo o processo do respetivo “lay-out” do modelo utilizado, desde os inputs até aos outputs finais.

Abr,
buechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Registado: 26/8/2014 18:46

por Rick Lusitano » 22/9/2014 17:50

chico_laranja Escreveu:
chico_laranja Escreveu: - A subida dos Juros trará, segundo os manuais da economia, com ela um aumento da inflação. As TIPS até agora têm vivido sobre forte pressão devido às taxas centrais em torno do zero. Quando isto acabar o dinheiro "dado" irá ter consequências e será que não deveríamos ter uma porção da carteira aqui para quando a inflação começar a subir? Olhando para a tabela até agora é quase o mesmo que ter fundos de obrigações de qualidade alta.

Chico, parece-me que confundiste o teu raciocínio. :oops:

Os QE do Fed, a liquidez oferecida pelo BCE, BoE, BoJ, é que podem provocar inflação. O fim deles, significa uma tentativa de controlo da subida da inflação. Como bem sabes, a Zona Euro está a entrar num cenário de deflação semelhante ao que o Japão sofreu durante anos. O Super Mario e o Abe, para combater isso, e estimular as respectivas economias, estão a inundar os países com liquidez a preços reduzidos. Como aconteceu anteriormente com os EUA, com os QE e as taxas de juro baixas.

Agradeço sempre que me corrijam pois é mais um momento para aprender :lol:

Então a inundação dos mercados com dinheiro serve para aumentar a inflacção. É isso?

A teoria por trás disso é que tendo dinheiro "barato" a malta tende a comprar fazendo com que a procure aumente e os preços acompanhem a procura.

Agora a questão que também deverá estar a bater na cabeça do Super Mário e do Abe:

Se a perspective é de deflacção o que me impede de pegar nesse dinheiro, aguardar pela queda dos preços inerente à deflacção e só depois aplicar o mesmo?

Acho que só fazendo o dinheiro chegar à economia real com bancos de fomento estatais e não nos bancos de investimento que são os que têm os dentes afiados para esse "guito barato".

Sei que bancos estatais são ineficientes e lojas de tachos para afilhados mas......neste momento a separação dos bancos em retalho, fomento e investimento não existe pelo que existe risco considerável de um banco pegar nesse dinheiro que era para aplicar na economia real europeia/japonesa, usando um casaco de banco de fomento, assim que lhe deite a mão deite fora o casaco do fomento e vista o de investimento e pegue nesse dinheiro e invista nos mercados emergentes/americanos em instrumentos especulativos.

Nada impede neste momento essa farsa e é isso que deverá estar a tirar o sono ao Draghi e ao Abe.

O problema parece-me bastante grave e sério. Estou a ver mal a coisa?

Caso esteja peço que me corrijam pois são divagações minhas.

Amigo, estás á vontade, ninguém é dono da verdade. A verdade é a interpretação individual da realidade.

Então a inundação dos mercados com dinheiro serve para aumentar a inflacção. É isso?

É principalmente isso.

A teoria por trás disso é que tendo dinheiro "barato" a malta tende a comprar fazendo com que a procure aumente e os preços acompanhem a procura.

As baixas de taxas de juro, faz com que as empresas e as pessoas peçam mais dinheiro emprestado, pois ele está com baixas taxas de juro. As empresas e as entidades governamentais também aproveitam para emitir obrigações, pois as Yields das mesmas também baixam. No lado, dos aforradores, eles pensam, uma vez, que as taxas de juros estão baixas, em instrumentos de crédito, depósitos bancários, certificados de aforro/tesouro, obrigações, papel comercial, a tendência é de diminuir a poupança e aumentar o consumo, e com isso, aumenta a oferta, aumentando os preços (subindo a inflação), estimulando a economia. Tiveste isto, durante os anos 90, com muitas pessoas a comprar casa própria, carros, compras a crédito, ou seja, era a época do crédito barato.

O que tem acontecido não só na Europa, mas também nos EUA, é que o excesso de liquidez, não chegou á economia, os bancos aproveitaram para se desavalancar (ainda para mais, com as novas exigências do Core Tier 1), e fazer investimentos com o dinheiro barato( Quantos bancos Portugueses, pediram emprestado ao BCE, a taxas de juro perto dos 0% e compraram OT com Yields superiores a 4%). Mas este pecado original, não foi exclusivo dos bancos, muitas empresas não financeiras fizeram o mesmo.

Por isso, já pressionam o Mario Draghi, a usar a bazuca, da compra de obrigações governamentais dos países da Zona Euro em grandes quantidades, por recearem que as medidas já anunciadas, serem insuficientes, para tirar a ZE da deflação e estimular as economias estagnadas.

por chico_laranja » 22/9/2014 17:32

chico_laranja em 18/9/2014 18:04 Escreveu:Rick

Mais um para analisares, desta vez a tentar bater no teu top de fundos de acções americanas:
Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc - IE00B19ZB094
A 3 anos:
DP = 10.31, Rentabilidade = 27.80%, RS = 2.37

Concorrentes:
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR - GB00B28CN800
DP = 10.00%, Rentabilidade = 23.76%, RS = 2.12

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318
DP = 8.23%, Rentabilidade = 20.84%, RS = 2.28

O Legg Mason abriu fez agora 4 anos pelo que falta saber como é que ele se comportaria num Bear ou num Crash mas fica a nota.

Aparentemente o irmão em USD (IE00B19Z9Z06) que é de 05/2007 perdeu apenas 40% em 2008 o que não é muito mau sendo um fundo US Growth.

http://www.teletrader.com/lm-clearb-us- ... _100028308

Esse fundo tem tido uma boa performance recentemente, e usando como "proxy" o fundo em USD, o Threadneedle American Extended Alpha, é melhor em 2008 e em 2011, alturas de bear markets.

Morningstar Escreveu:
Top USA.gif

Curiosamente, há pouco dias, também pediram a opinião ao Gregorio ("Lopv") na Unience sobre ele: (El maestro dos fondos, como é conhecido, também anda a ler os teus posts. :wink: )

Gregorio López Vivas (Lopv)/Unience em 19:23 on September 18 2014 Escreveu:
Te copio la respuesta que le di a @Oldb el 7-9 sobre otra clase del mismo fondo:

"los parámetros son extraordinarios, los he contrastado con Morningstar... el problema es que no me los creo!

Por lo que puedo ver en la 10 primeras posiciones, tiene tecnológicas y biotecnológicas, entre otras. De esta forma consigue la rentabilidad, pero lo que no entiendo es que tenga esa volatilidad, y por tanto, ese Ratio Sharpe. Los fondos de Legg Mason suelen ser muy volátiles. Si te vas a meter, prepárate para fuertes sacudidas.

En general, tengo la sensación de que la bolsa USA está cara, en en sentido del P/E. En particular este fondo tiene un P/E de 22,45"

Fonte: Gregorio López Vivas (Lopv)/Unience - Cartera Mixta Flexible con Timing (19:23 on September 18 2014)
https://www.unience.com/blogs-financieros/Lopv/cartera_mixta_flexible_con_timing

Basicamente é um fundo de gestão activa com um performance assinalável mas com um risco potencial enorme 8-)

10 primeiras posições equivalem a 47% da carteira pelo que um abanar de 2 ou 3 acções poderão dar um abanão enorme da cotação do fundo. Sendo algumas do mesmo sector a correlação entre activos que compõem o fundo será grande logo quando 1 constituinte abana fortemente a probabilidade de mais 2 ou 3 constituintes do Top10 abanarem de forma feroz é grande.

Excelente informação.

Aqui entra a distinção entre olhar para os números e analisar "um pouco mais além".

Obrigada Rick e obrigado Gregório, caso passes por este fórum.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por chico_laranja » 22/9/2014 17:22

chico_laranja Escreveu: - A subida dos Juros trará, segundo os manuais da economia, com ela um aumento da inflação. As TIPS até agora têm vivido sobre forte pressão devido às taxas centrais em torno do zero. Quando isto acabar o dinheiro "dado" irá ter consequências e será que não deveríamos ter uma porção da carteira aqui para quando a inflação começar a subir? Olhando para a tabela até agora é quase o mesmo que ter fundos de obrigações de qualidade alta.

Os QE do Fed, a liquidez oferecida pelo BCE, BoE, BoJ, é que podem provocar inflação. O fim deles, significa uma tentativa de controlo da subida da inflação. Como bem sabes, a Zona Euro está a entrar num cenário de deflação semelhante ao que o Japão sofreu durante anos. O Super Mario e o Abe, para combater isso, e estimular as respectivas economias, estão a inundar os países com liquidez a preços reduzidos. Como aconteceu anteriormente com os EUA, com os QE e as taxas de juro baixas.

Agradeço sempre que me corrijam pois é mais um momento para aprender :lol:

Agora a questão que também deverá estar a bater na cabeça do Super Mário e do Abe:

Se a perspective é de deflacção o que me impede de pegar nesse dinheiro, aguardar pela queda dos preços inerente à deflacção e só depois aplicar o mesmo?

Acho que só fazendo o dinheiro chegar à economia real com bancos de fomento estatais e não nos bancos de investimento que são os que têm os dentes afiados para esse "guito barato".

Sei que bancos estatais são ineficientes e lojas de tachos para afilhados mas......neste momento a separação dos bancos em retalho, fomento e investimento não existe pelo que existe risco considerável de um banco pegar nesse dinheiro que era para aplicar na economia real europeia/japonesa, usando um casaco de banco de fomento, assim que lhe deite a mão deite fora o casaco do fomento e vista o de investimento e pegue nesse dinheiro e invista nos mercados emergentes/americanos em instrumentos especulativos.

Nada impede neste momento essa farsa e é isso que deverá estar a tirar o sono ao Draghi e ao Abe.

O problema parece-me bastante grave e sério. Estou a ver mal a coisa?

Caso esteja peço que me corrijam pois são divagações minhas.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Rick Lusitano » 22/9/2014 17:07

chico_laranja em 18/9/2014 18:04 Escreveu:Rick

Mais um para analisares, desta vez a tentar bater no teu top de fundos de acções americanas:
A 3 anos:

Concorrentes:

O Legg Mason abriu fez agora 4 anos pelo que falta saber como é que ele se comportaria num Bear ou num Crash mas fica a nota.

Aparentemente o irmão em USD (IE00B19Z9Z06) que é de 05/2007 perdeu apenas 40% em 2008 o que não é muito mau sendo um fundo US Growth.

Esse fundo tem tido uma boa performance recentemente, e usando como "proxy" o fundo em USD, o Threadneedle American Extended Alpha, é melhor em 2008 e em 2011, alturas de bear markets.

Morningstar Escreveu:
Top USA.gif
Top USA.gif (43.4 KiB) Visualizado 7854 vezes

Curiosamente, há pouco dias, também pediram a opinião ao Gregorio ("Lopv") na Unience sobre ele: (El maestro dos fondos, como é conhecido, também anda a ler os teus posts. :wink: )

Gregorio López Vivas (Lopv)/Unience em 19:23 on September 18 2014 Escreveu:
Te copio la respuesta que le di a @Oldb el 7-9 sobre otra clase del mismo fondo:

"los parámetros son extraordinarios, los he contrastado con Morningstar... el problema es que no me los creo!

Por lo que puedo ver en la 10 primeras posiciones, tiene tecnológicas y biotecnológicas, entre otras. De esta forma consigue la rentabilidad, pero lo que no entiendo es que tenga esa volatilidad, y por tanto, ese Ratio Sharpe. Los fondos de Legg Mason suelen ser muy volátiles. Si te vas a meter, prepárate para fuertes sacudidas.

En general, tengo la sensación de que la bolsa USA está cara, en en sentido del P/E. En particular este fondo tiene un P/E de 22,45"

Fonte: Gregorio López Vivas (Lopv)/Unience - Cartera Mixta Flexible con Timing (19:23 on September 18 2014)
https://www.unience.com/blogs-financieros/Lopv/cartera_mixta_flexible_con_timing

por Rick Lusitano » 22/9/2014 16:34

Tens então um projecto de carteiras tuas a cobrir uns 100 fundos.

Deduzo que grande parte seja para diversificação dentro do mesmo sector/área para dividir o risco caso 1 fundo cometa 1 asneira não?

Já antes de começar a investir, deparei-me com o "problema" do rebalanceamento da carteira de Buy N' Hold, devido aos montantes de investimentos exigidos. Mas transformei o problema numa oportunidade. Como sabemos, no curto prazo, há fundos dentro da mesma categoria, que sobressaem da média, mas no longo prazo, a tendência, será para ficarem mais ou menos, perto uns dos outros (a não ser, que haja, fundos muito maus e outros muitos bons), e apesar de as acções/obrigações/etc, serem as mesmas, os gestores e as políticas de investimento, não o são, (por isso, é que pagamos mais em comissões do que em fundos/ETFs passivos). E não esqueçamos o pequeno grande pormenor do timing de entrada e de saída dos activos por parte dos gestores, que é sempre importante. Se eu atribuía x % a uma categoria, por exemplo, Acções EUA, porque é que compraria tudo num só fundo? Ora se não pago comissões por comprar ou vender fundos, não preciso ter 1 lazy portfolio. Mas são muitos fundos para gerir? Como é uma carteira para o longo prazo (Buy N' Hold), não preciso de fazer a gestão de cada fundo. Como bem sabemos, quando analisamos 1 fundo, se o mesmo tiver apenas 40 acções ou obrigações em carteira, sabemos que o risco para o fundo é maior, assim como o retorno. A principal razão de se investir em fundos em vez de activos individuais, é precisamente a maior diversificação e número de activos em carteira, diminui o risco, á custa de menor retorno do que se investíssemos directamente nos próprios activos, acções, obrigações, etc. Se a isto acrescentamos 2 fundos de gestoras diferentes e/ou políticas de investimento diferentes, na mesma categoria, apesar de existir correlação entre os 2 fundos, é sempre melhor do que investir em apenas 1 fundo, pois o risco é maior. Dito isso tudo, ao atribuir por exemplo, 5% a Acções EUA, divido os 5% em por exemplo, 2 fundos de Acções EUA Cap. Grande, pode até ser 1 de Cap. Grande Valor, e outro de Cap. Grande Crescimento, ou até mesmo num de Cap. Flexível.

Respondendo mais directamente a tua questão, os gestores são humanos, cometem erros, há mudanças de gestores nos fundos, etc, assim ao ter mais do que 1 fundo para cada área geográfica e sector, tento fazer 1 Hedge dentro das mesmas, contra imprevistos que possam acontecer nos fundos, que não tenham a ver com os mercados em si.

(DISCLAIMER: Esta estratégia de investimento, que eu uso, é adequada para mim, mas pode não ser adequada para todas as pessoas. Não pretendo aconselhar o seu uso ou desuso.)

por Rick Lusitano » 22/9/2014 16:07

Rick Lusitano (New) em 18/9/2014 12:40 Escreveu:Ver se hoje, consigo apanhar o "comboio" do tópico. :D

@Chico, já vi o BGF Euro Bond, que foi mencionado a uns dias atrás. Vou comentar sobre ele, vai ser o primeiro comentário. :wink:

3 dias depois, lá consegui apanhar o comboio. 8-)

por Rick Lusitano » 22/9/2014 16:04

por Rick Lusitano » 22/9/2014 15:51

Brans Escreveu:Isto parece-vos diversificado?

Obrigações Europa
ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008 - 13.33%
Invesco European Bond E - LU0115144304 - 13.33%

Obrigações Globais
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - LU0853555380 - 20%

Acções Europa
MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966 - 14.66%

Acções EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 - 13.33%
Threadneedle Investment Funds - American Smaller Companies Fund (US) Retail Net Acc (EUR) - GB00B0WGY707 - 6.66%

Acções Ásia
Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245 - 5.33%

Acções Globais
DB Platinum CROCI World R1C-E - LU0332018422 - 5.33%

Acções Sectoriais
ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642 - 8%

Alguma sugestão para acrescentar/tirar/substituir?

Obrigado.

Já começo achar algo interessante... :clap:

Podes continuar até chegares ao ponto G. :lol:

Comentei aqui, sobre a tua 1ª "tentativa":

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1148282#p1148271

por Rick Lusitano » 22/9/2014 15:42

bluechips Escreveu:
Rambaldi Escreveu:Bluechips,

As suas ultimas escolhas recaem sempre para os fundos da JP Morgan. Existe alguma razão pela preferência por esta instituição financeira ou foi coincidência?

Cumps

Sabes que o melhor fundo ASEAN é o do JPMorgan?

Na minha opinião, em fundos de Acções ASEAN comercializados em Portugal, é o Fidelity ASEAN.

A JPMorgan, nem é das gestoras de fundos minhas preferidas. De uma carteira de 77 fundos que possuo actualmente, só tenho 3 fundos da JPMorgan.

As gestoras, JPMorgan, Franklin Templeton, Pictet, têm uma grande oferta de fundos, mas tirando 3 ou 4 fundos bons, são gestoras medianas.

por chico_laranja » 22/9/2014 15:36

Rick

Tens então um projecto de carteiras tuas a cobrir uns 100 fundos.

Deduzo que grande parte seja para diversificação dentro do mesmo sector/área para dividir o risco caso 1 fundo cometa 1 asneira não?

por Rick Lusitano » 22/9/2014 15:34

dosina Escreveu:
chico_laranja Escreveu:"
dosina Escreveu:qual a principal diferença entre estes 2 fundos:
Ações Global Cap. Grande Valor LU0229519805 Nordea-1 Global Stable Eq Unhedg E EUR (não coberto)
Ações Global Cap. Grande Valor LU0173769935 Nordea-1 Global Value E EUR

Aqui não sei bem mas não os estudei ao pormenor

"
dosina Escreveu:visto isoladamente, dos 5 fundos de ações globais, qual acham o melhor:
Ações Global Cap. Flexível LU0391944815 Pictet Global Megatrend Sel-R EUR
Ações Global Cap. Grande Crescimento IE00B29M2H10 BNY Mellon Lg-Trm Global Eq A EUR Acc
Ações Global Cap. Grande Valor LU0229519805 Nordea-1 Global Stable Eq Unhedg E EUR (não coberto)
Ações Global Cap. Grande Valor LU0173769935 Nordea-1 Global Value E EUR
Ações Global Cap. Grande Crescimento LU0094560744 MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc

Qual acham o melhor em que sentido? Rentabilidade? Menor Risco? Melhor relação rentabilidade/risco? Esclarece ;)

Convém ter noção que o objectivo difere:
- Os fundos Valor têm acima de tudo como objectivo manter o valor logo são os que terão menos risco mesmo que acabem por ter menos valorização.
- Os fundos Crescimento apostam mais em tentar ter a maior valorização possível mesmo que aumente o risco.
- Os fundos Flexível vão oscilando entre estes 2 lados conforme o mercado daí o serem "flexíveis".

Obrigado pela resposta, assim já vou analisar a carteira e ver qual se enquadra melhor, diversificando um pouco.

estas ajudas são muito boas.

É sempre bom, ver também a página das gestoras dos funds: :wink:

Nordea-1 Global Stable Equity Fund - Unhedged [PDF]

Nordea-1 Global Value Fund [PDF]

por Rick Lusitano » 22/9/2014 15:22

chico_laranja Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Em breve, irei colocar mais novidades, inclusive fundos de gestoras estrangeiras novas em Portugal. Vamos ter um enorme menu à la carte de fundos. É a vontade do freguês. :mrgreen:

Rick venham de lá essas novidades de fundos e gestoras :wink:
Depois de vários meses a comer buffet das mais variadas regiões geográficas, nada melhor para variar do que um Menu à la Carte :D

Sim

Venham de lá essas novidades :D

Vais abrir tu um hipermercado de fundos e fazer um banco de investimento a sério é? :idea: :mrgreen:

Amigo Chico. Eu já abri 1 hipermercado para todos nós...

... dentro de 1 supermercado já existente em Portugal, o BB. :wink:

Ainda há pouco tempo, "mandei vir" mais uns fundos estrangeiros novos para Portugal, no BB. :mrgreen:

Se vires a minha carteira, já tem mais fundos do que muitos bancos comerciais, de investimento e inclusive gestoras de fundos. Neste momento, só tenho 77 fundos diferentes. Faltam ainda cerca de 20 fundos novos para entrar no meu "banco de investimento" pessoal. :oops:

por Rick Lusitano » 22/9/2014 15:13

bluechips Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Boas,

Resolvi reestruturar os meus investimentos e abandonei os eft´s para me voltar para os fundos de investimento. A estratégia com os eft´s era de buy and hold de longo prazo, no entanto decidi abondonar esse tipo de estratégia.
Embora a minha estrategia continuará a ser de Buy and hold o mais diversificado possivel pelos vários sectores (tecnologia, saude, imobiliário, comodities, estados, etc) estratégia utilizado nos eft´s, e embora sejam montantes que não necessito para o dia a dia, podem ser precisos para grandes investimentos que possam ser feitos dentro de alguns anos.

A escolha dos Fundos foi feita sem grande criterio e pelo que percebi pelo x-ray á uma grande sobreposição de investimentos entre o BNY e o da Fidelity.

Neste momento a minha carteira é composta por:

BNY Mellon Lg-Trm Global Eq A EUR Acc - 42,00 %
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc - 31,00 %
Fidelity Global Opportunities E-Acc-EUR - 22,00 %
Schroder ISF Euro Equity B Acc - 5,00%

Vê-se claramente que necessito de alguma ajuda... :-)

zekinha,

Vou-te recomendar um fundo que não está na 1ª página mas que é uma boa alternativa de opção: JPM Highbridge US STEEP D (acc)-USD (LU0325075496) ou o seu irmão gémeo - JPM Highbridge US STEEP D (acc)-EUR(Hdg) (LU0325075579) - mas eu prefiro a versão em USD.

Este tipo de fundos STEEP característicos do JPMorgan está explicado num post meu da página 116 deste tópico do dia 29/08/2014 às 00:31H.

A seguir vou postar um gráfico do fundo em USD que compara a sua performance de retornos acumulados com o benchmark e a respetiva categoria, para o período de 11 de setembro de 2008 a 11 de setembro de 2014, podendo-se verificar a banhada que ele dá ao benchmark e à categoria, sendo de salientar que em 2011 (bear) o fundo teve um resultado excelente em retornos de 7.2%.

O Ficheiro capture2.jpg não está disponível

Abr,
bluechips

Sem qualquer comentário em relação á qualidade do fundo em si, apenas para realçar que a verdadeira gestora do fundo, não é a JPMorgan, mas sim, uma gestora, principalmente de hedge fund, o Highbridge Capital Management, LLC

Highbridge Capital Management, LLC Escreveu:Firm Overview

Highbridge Capital Management is an alternative investment management organization founded in 1992. The company has developed a diversified investment platform comprising hedge funds, traditional investment management products, and credit and equity investments with longer-term holding periods. Highbridge and its affiliates manage capital for many of the world’s most prominent institutional investors, public and corporate pension funds, endowments, foundations, family offices and high net worth individuals. The Firm is based in New York with offices in Hong Kong, and London.

In late 2004, J.P. Morgan Asset Management purchased a majority interest in Highbridge, creating one of the first and most significant strategic alliances in the hedge fund industry. In July 2009, J.P. Morgan Asset Management completed its purchase of substantially all remaining shares of the Firm --- a transaction that remains at the vanguard of the institutionalization of the hedge fund industry.

Fonte: Highbridge Capital Management, LLC - Firm Overview
https://www.highbridge.com/web/guest/overview

Bloomberg Businessweek Escreveu:Company Overview

Highbridge Capital Management, LLC (HCM) is a privately owned hedge fund sponsor. The firm primarily provides its services to pooled investment vehicles. It also caters to high net worth individuals and investment companies. The firm invests in the public equity and fixed income markets across the globe. It employs a multi-strategy, a market neutral strategy, an absolute return strategy, an Asian opportunities strategy, a global convertible arbitrage strategy, an event-driven equity arbitrage strategy, a statistical arbitrage strategy, a structured private investments strategy, a European special situations strategy, a long-short equity strategy, and a special opportunities strategy among others as a hedging technique to make its investments. Highbridge Capital Management was founded in 1992 and is based in New York, New York with additional offices London, United Kingdom; Boston, Massachusetts; Dallas, Texas; Hong Kong; and Tokyo, Japan. Highbridge Capital Management, LLC operates as a subsidiary of JPMorgan Chase & Co.

Fonte: Bloomberg Businessweek - Highbridge Capital Management, LLC: Private Company Information (September 22, 2014 9:49 AM ET)
http://investing.businessweek.com/research/stocks/private/snapshot.asp?privcapId=2015431

Deixo o último relatório mensal do JPM Highbridge US STEEP D (acc)-EUR (Hdg) (LU0325075579):

MR_en_LU_LU0325075579_YES_2014-08-31.pdf
(192.07 KiB) Transferido 199 Vezes

E também do muito falado JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628):

MR_en_LU_LU0289214628_YES_2014-08-31.pdf
(204.07 KiB) Transferido 238 Vezes

(Ambos fundos têm em comum, o uso de instrumentos financeiros derivados para obter exposição ás empresas)

por Rick Lusitano » 22/9/2014 14:34

Brans Escreveu:
Brans Escreveu:
Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?

Boa pergunta! Só o facto de fazeres essa pergunta, já indicias que já percebes alguma coisa. :wink:

BC, como vais descalçar esta "bota"? :mrgreen:

Sei o AB, estou a aprender o C. :)

Mas a pergunta vinha a calhar porque estou em fase de constituição de carteira e muito tenho espiolhado e comparado fundos.
Por exemplo, tenho assim:

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008
Invesco European Bond E - LU0115144304
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc - LU0853555380

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966
BlackRock GF - European Value E2 - LU0147394679
(Vale a pena os 2? Têm uma correlação de 0,7)

Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314
Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245
(Para juntar a estes 2 que têm uma correlação de 0.08, será melhor:
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 ou Fidelity - America Fund E-Acc-EUR - LU0115759606? Ou nenhum?)

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642
Invesco Global Leisure E - LU0115139569

Ainda não decidi a distribuição mas que tal a composição?

Nas Acções EUA, prefiro o Pioneer, tem menos volatilidade e bons retornos. É um fundo "calminho" comparado com os outros fundos de Acções EUA.

Nas Acções Globais, esse Invesco, deixa algo a desejar, depois do crash de 2007-2008, demorou 4 anos, para recuperar das suas perdas. Enquanto que os seus pares, conseguiram mais rapidamente. Tens vários fundos de Acções Globais á escolha na listagem da 1ª página.

Nas Acções Sector Saúde, o ING não foi dos melhores, também, como podes ver:

Morningstar Escreveu:
Top Health.gif
Top Health.gif (35.78 KiB) Visualizado 7933 vezes

Isto só para te dar 1 cheirinho. Podes e deves estudar melhor os fundos. Só tu podes escolher os fundos que melhor se adequa ao teu perfil de investidor. Mas tens fundos melhores do que alguns dos que apresentas. Podes começar por comparar as tuas ideias com os fundos da listagem da 1ª página. Se conseguires melhor do que eles, é favor partilhar com a malta. :wink:

Não te dou as alternativas, para te "obrigar" a passar pelo processo de escolha, pois aprendes muito sobre os fundos e as finanças. É um processo trabalhoso, mas recompensador a vários níveis, culturalmente e financeiramente.

Não te stresses, com o trabalho de fazer e refazer a tua carteira, faz parte do processo. É um trabalho em continuo. Quanto mais mexes nela, mais refinada e mais próxima do teu perfil de investidor, ela fica. :wink:

As acções dos REITs e as obrigações

por Rick Lusitano » 22/9/2014 14:06

A correlação entre as acções dos REITs e as obrigações:

Seeking Alpha Escreveu:REIT investors worried about the link - and it's a close one of late - between interest rates and the value of REIT stocks (they go down when rates rise, up when rates fall) might want to take a look at non-U.S. REITs, where the correlation is far lower, says AllianceBernstein's Eric Franco.
Another advantage of non-U.S. REITs - their ratio of cash flow yield to bond yields is well above the long-term average, i.e. they're cheap. The ratio for U.S. REITs is right at the long-term average.

Seeking Alpha - REIT investors may want to gaze overseas (Sep 15 2014, 12:16 ET)
http://seekingalpha.com/news/1982845-reit-investors-may-want-to-gaze-overseas

AllianceBernstein/ValueWalk Escreveu:Imagem

Processo de insolvência do Banque Privée Espírito Santo

por Rick Lusitano » 19/9/2014 14:28

Quem quiser saber mais sobre o processo de insolvência do Banque Privée Espírito Santo:

FINMA - FINMA initiates bankruptcy proceedings against Espirito Santo (Press release) (9/19/2014)
http://www.finma.ch/e/aktuell/Pages/mm-finma-eroeffnet-konkurs-gegen-espirito-santo-20140919.aspx

FINMA - FINMA initiates bankruptcy proceedings against Espirito Santo (Press release) (9/19/2014) [PDF]
http://www.finma.ch/e/aktuell/Documents/mm-finma-eroeffnet-konkurs-gegen-espirito-santo-20140919-e.pdf

Jornal de Negócios - Regulador suíço abre processo de insolvência do Banque Privée Espírito Santo (19 Setembro 2014, 10:14)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/regulador_suico_abre_processo_de_falencia_do_banque_privee_espirito_santo.html

Processo de insolvência e os activos financeiros do cliente

por Rick Lusitano » 19/9/2014 12:32

Porque existe sempre questões sobre os nossos activos e a pertença deles dentro dos intermediários financeiros, deixo um excerto do guia de perguntas e respostas da FINMA, o regulador Suíço dos mercados financeiros, a "CMVM Suíça", sobre a processo de insolvência do Banque Privée Espírito Santo, que pode ser útil para esclarecer algumas dúvidas sobre um processo de insolvência e os activos financeiros dos clientes:

FINMA Escreveu:
Questions regarding securities custody accounts at Banque Privée Espírito Santo SA

1.1.7 What will happen to the securities and other financial assets in my custody account?

At a bank, all clients’ cash holdings are mixed with those of the bank. Unlike cash, securities – such as shares, bonds and fund units – are uniquely attributable to their owner. The bank holds them on behalf of its clients. If it goes bankrupt, the securities are not included in the bankruptcy assets. The liquidator must thus identify the securities and transfer them to each owner (client) in accordance with the instructions from the latter (see question 1.1.8), provided the bank has no right to offset a claim against the client.

1.1.8 When will I have control over my securities?

The liquidators will transfer the securities as soon as they have determined who owns them and received the requisite instructions from clients (a form to this purpose is thus available at http://www.liquidator-bpes.ch.), provided the bank has no right to offset a claim against the client. Identifying and transferring the securities may take several weeks.

Fonte: FINMA - Bankruptcy of Banque Privée Espírito Santo SA: Answers to questions from bank clients (17 September 2014)
http://www.finma.ch/e/aktuell/Documents/faq-finma-konkurs-espirito-santo-20140919-e.pdf

por Rick Lusitano » 18/9/2014 21:19

DMP Escreveu:

Amigo Rick,

Essa é uma novidade anunciada há já algum tempo, até aqui o aprendiz tem isso em carteira há uns meses. Revela lá a artilharia pesada que a malta anda a salivar com a expectativa! :mrgreen:

Um abraço.

por DMP » 18/9/2014 19:56

Amigo Rick,

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por Rick Lusitano » 18/9/2014 18:17

VirtuaGod Escreveu:
dejumentoeuvou... Escreveu:
"Normalíssimo" e "pequenez" dizem respeito aos resultados e não à pessoa, uma vez que surgiram no contexto da comparação da performance dos gestores portugueses com os gestores que citaste (nenhum deles me impressiona mas tudo é uma questão de gosto por esta ou aquela pessoa ou método). Por isso não são ataques pessoais, no sentido em que colocas a questão. Contudo, como outra foi a tua interpretação das minhas palavras e uma vez que o juízo sobre a ofensa não pode ficar nas mãos do ofensor, retiro tudo o que disse a esse respeito e peço-te desculpa pelo uso daquela linguagem.
Vamos supor que eu sou gestor e obtenho uma valorização de 10% e que tu, também gestor, obtens muito mais. Se disseres que a minha valorização foi normalíssima quando comparada com, por exemplo, o benchmark histórico do sp500 e que fui pago mas não passei da mediania, não é um ataque pessoal, estás apenas a constatar factos.
É verdade que com alguns gestores profissionais não discuto, pois receio pelo bem-estar deles após o confronto argumentativo. Não será o teu caso.
Sejas ou não profissional, deixemos então prosseguir a discussão, pois já vi que por vezes deitas um olho ao marketwatch e pareces gostar dos textos do Morgan Housel.

Fico contente que tenha sido mal entendido, talvez provocado por uma interpretação pessoal ao queres referiste à performance.

Se queres usar como "Benchmark" o S&P terá de ser o S&P ajustado ao risco.

Alguém que tem 6% de rentabilidade com metade do risco do S&P 500 (quando este subiu 10% como referiste), bateu o benchmark. Claro que o risco é com cada um e é individual. Pessoamente considero o S&P ajustado ao risco como um bom benchmark, e só assim às vezes descobre Alpha "encapotado". às vezes o gestor bateu o S&P em 10% mas teve 20% de mais risco, o que na minha opinião faz com que não tenha batido o benchmark.

Mas muitas pessoas não usam o S&P como benchmark. Pessoalmente tb considero a carteira da Morgan Stanley (acho) que eles pôem nuns reports que é uma carteira mista de "Asset Allocation".

Há muitos bons benchmarks, na minha opinião ao investir deves logo de inicio definir um, para ver se a tua gestão está a ser bem feita!!

Mr. VG. tal como tu, gosto de retornos ajustados ao risco. Que tal fundos com políticas de investimento semelhantes? :wink:

Eu irei trazer umas novidades sobre isso, brevemente. :-$

por Rick Lusitano » 18/9/2014 18:12

Depois analisa o BGF indicado para ver a qualidade dele sff.
LU0090830810

Aparentemente é um bom fundo de obrigações para temperar uma carteira.

Agora com os mínimos no Best de 100€ para os Blackrock era até interessante no mundo dos low-cost :-k

por chico_laranja » 18/9/2014 18:04

Rick

A 3 anos:

Concorrentes:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], jcpequeno, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, yggy e 179 visitantes