Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Rambaldi Escreveu:bluechips Escreveu:Rambaldi Escreveu:Bluechips,
As suas ultimas escolhas recaem sempre para os fundos da JP Morgan. Existe alguma razão pela preferência por esta instituição financeira ou foi coincidência?
Cumps
Não trabalho no ramo bancário nem estou ligado a nenhuma instituição financeira, sou é cliente desde 2008 de um banco multinacional em que para certos casos uns dos melhores fundos são do JPMorgan, cujo destaque máximo que deixa a concorrência a milhas é o fundo da saúde da JPMorgan, sabes porquê? Porque são dos gestores que sabem melhor aproveitar as ações da biotecnologia quando esta está a bombar e em períodos de bear ou lateralização refugiam-se nas ações das empresas farmacéuticas com uma menor volatilidade.
Sabes porque é que o fundo JPMorgan Europe Focus D (Acc) EUR deu em 2013 uma banhada no famoso fundo Franklin European Growth N Acc (32.2% vs 23.7%) ambos pertencentes à categoria Europa Cap. Flexível? Foi porque os gestores do JPMorgan souberam utilizar melhor a "boa volatilidade" na situação de bull market. Sabes qual foi em 2013 o melhor fundo de tecnologia da Europa, cilindrando a concorrência? Foi o fundo do JPMorgan. Sabes que o fundos STEEP da JPMorgan não têm paralelo no seu modelo estatistico de negociação bolsista diária? E para mim um dos melhores fundos dos EUA na categoria de Cap. Flexível é o fundo STEEP deles. Sabes que o melhor fundo ASEAN é o do JPMorgan?
Mas em contrapartida os fundos do JPMorgan da Índia são um pouco mais que porcaria, por exemplo, pelo que não me ouviste a recomendar estes fundos.
Se o Brasil entrasse em bull (está muito difícil com tamanha corrupção na economia brasileira), eu acho que o fundo do JPMorgan seria dos que iria aproveitar melhor esse bull, devido à sua alocação e possuir das maiores % em ações, por isso é que o recomendei.
Se eu andasse aqui para vender produtos financeiros, tinha criado um tópico, como outros fizeram no Caldeirão e fora do Caldeirão, contudo isso não quer dizer que essas pessoas sejam intlectualmente desonestas, e até tenho muito respeito por duas dessas pessoas (uma dentro e outra fora do Caldeirão).
Eu ando aqui para divertir, aprender e partilhar os meus conhecimentos com os mais inexperientes, tal como eu era há cerca de 1.5 anos, sendo que me dá um certo gozo em desmontar certas teorias do politicamente correto e pensar de um modo otimizado, para além da média.
Por outro lado, dá-me também um certo gozo observar a facilidade com que alguns foristas aplaudem sempre as mesmas pessoas para depois se aplaudirem a eles próprios, pois, por vezes, não consigo vislumbrar os fundamentos de tais aplausos tão entusiásticos, bem como o ar paternal com que alguns se dirigem aos foristas que eles chamam de incautos (acho piada ao ar de superioridade implícita de alguns que pronunciam esta palavra, às vezes até parece uma pessoa com tiques de professor a falar para miúdos da escola primária). Mas há uma coisa que eu vou respeitar sempre, independentemente do seu feitio, que são os foristas mais trabalhadores, com mais partilha e os que agradecem quando são ajudados. Todos estes, terão sempre o meu voto.
Abr,
bluechips
Bedrock,
Não foi minha intenção fazer qualquer insinuação, apenas achei coincidência e coloquei-te a questão. Até porque dificilmente alguém poderia lucrar individualmente com uma IF de tal dimensão. Talvez com uma gestora de fundos nacionais fosse possível. Também poderia ser algum gosto especial, como há pessoal que de "apaixona por uma ação". Deves lado positivo da minha questão, pois é sinal que acompanho os teus posts. Até simpatizo com a tua forma diferente de pensar e com a tua frontalidade.
Quanto ao fundo JPMorgan Europe Focus D (Acc) EUR tens razão para o ano de 2013, mas já viste o ano de 2011? O JPMorgan rendeu -18,2% enquanto que o Franklin European Growth N Acc rendei -7,98% para o mesmo período. E nem vale a pena falar em 2008, pois ai foi desastroso. Sei que gostas de andar a surfar em fundos mas o pessoal quando investe em fundos tem preferencia por fundos com menores downdraws, pois mesmo que saisses com -15% em 2011 no JPM e voltasses a entrar, no franklin nem tinhas saido e certamente obtinhas uma melhor performance na carteira. Para andar a surfar é preferivel ações ou até ETFs. Por isso eu pessoalmente dou mais importancia ao comportamento dos fundos em Bear do que em Bull.
Agora relativamente ao fundo JPM Highbridge US STEEP D (acc)-USD, esse sim parece-me um fundo muito interessante. Não o tinha encontrado se não o tivesses referido no forum. Tem uma baixa volatilidade e uma performance positiva nos últimos 5 anos. Apesar de terem sido anos de bull, exceto 2011 em que o fundo rendeu uns excelentes 7,19%!! Parece-me um investimento interessante para médio prazo. Só acho estranho a estratégia denominada STEEP utilizar técnicas de trading e o fundo ter 320 ações, um R2 de 94% e um comportamento muito relacionado com o indice S&P 500, que sabemos que os últimos anos tem sido de bull, o que leva a parecer um ETF ligeiramente alavancado deste índice.
Pensava que já andavas por cá à mais tempo. Progrediste muito nestes 1,5 anos. No entanto recomendo-te prudência pois estes ultimos anos tem sido de BULL e quando isto vira é muito mais complicado gerir carteiras de investimento. Eu comecei em 2007 e apanhei o ano de 2008, e se soubesse tinha comprado uns bons travões em vez de andar a acelerar.
Cumps
Rambaldi,
Em resposta à tua resposta, e em particular ao teu último parágrafo, recomendo que leias os meus 2 posts que coloquei hoje no tópico do VG em reação a um artigo que ele postou sobre a anomalia do setor defensivo (baixa volatilidade) em contradição com a teoria CAPM, bem como a anomalia "low vol" (baixa volatilidade) do meu segundo post.
Nesse 1º post é salientada a melhor estratégia de investimento que consiste na rotação do investimento no setor defensivo (menos volatilidade) com o setor cíclico (mais volatilidade), de modo a se poder maximizar o investimento, sendo salientada a importância como factor decisivo do investimento, o saber controlar-se as grandes drawdowns nas situações de bear market.
Já deu para perceber que tu sabes bater umas bolas no jogo do investimento, pelo que vai postando as tuas ideias próprias, porque para nos apresentarem posts com conteúdos 100% de ideias de terceiros e com zero de ideias próprias já nos basta a praga repetitiva do ghorez/dozens (tenho que ver se a Bayer tem um produto capaz de eliminar este tipo de pragas), que se ri por tudo e por nada (como é que uma pessoa desprovida de ideias próprias, ri assim tanto?).
O processo STEEP é mais do que aquilo que referes, mas isso fica para mais tarde.
Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
- Registado: 26/8/2014 18:46
bluechips Escreveu:Rambaldi Escreveu:Bluechips,
As suas ultimas escolhas recaem sempre para os fundos da JP Morgan. Existe alguma razão pela preferência por esta instituição financeira ou foi coincidência?
Cumps
Não trabalho no ramo bancário nem estou ligado a nenhuma instituição financeira, sou é cliente desde 2008 de um banco multinacional em que para certos casos uns dos melhores fundos são do JPMorgan, cujo destaque máximo que deixa a concorrência a milhas é o fundo da saúde da JPMorgan, sabes porquê? Porque são dos gestores que sabem melhor aproveitar as ações da biotecnologia quando esta está a bombar e em períodos de bear ou lateralização refugiam-se nas ações das empresas farmacéuticas com uma menor volatilidade.
Sabes porque é que o fundo JPMorgan Europe Focus D (Acc) EUR deu em 2013 uma banhada no famoso fundo Franklin European Growth N Acc (32.2% vs 23.7%) ambos pertencentes à categoria Europa Cap. Flexível? Foi porque os gestores do JPMorgan souberam utilizar melhor a "boa volatilidade" na situação de bull market. Sabes qual foi em 2013 o melhor fundo de tecnologia da Europa, cilindrando a concorrência? Foi o fundo do JPMorgan. Sabes que o fundos STEEP da JPMorgan não têm paralelo no seu modelo estatistico de negociação bolsista diária? E para mim um dos melhores fundos dos EUA na categoria de Cap. Flexível é o fundo STEEP deles. Sabes que o melhor fundo ASEAN é o do JPMorgan?
Mas em contrapartida os fundos do JPMorgan da Índia são um pouco mais que porcaria, por exemplo, pelo que não me ouviste a recomendar estes fundos.
Se o Brasil entrasse em bull (está muito difícil com tamanha corrupção na economia brasileira), eu acho que o fundo do JPMorgan seria dos que iria aproveitar melhor esse bull, devido à sua alocação e possuir das maiores % em ações, por isso é que o recomendei.
Se eu andasse aqui para vender produtos financeiros, tinha criado um tópico, como outros fizeram no Caldeirão e fora do Caldeirão, contudo isso não quer dizer que essas pessoas sejam intlectualmente desonestas, e até tenho muito respeito por duas dessas pessoas (uma dentro e outra fora do Caldeirão).
Eu ando aqui para divertir, aprender e partilhar os meus conhecimentos com os mais inexperientes, tal como eu era há cerca de 1.5 anos, sendo que me dá um certo gozo em desmontar certas teorias do politicamente correto e pensar de um modo otimizado, para além da média.
Por outro lado, dá-me também um certo gozo observar a facilidade com que alguns foristas aplaudem sempre as mesmas pessoas para depois se aplaudirem a eles próprios, pois, por vezes, não consigo vislumbrar os fundamentos de tais aplausos tão entusiásticos, bem como o ar paternal com que alguns se dirigem aos foristas que eles chamam de incautos (acho piada ao ar de superioridade implícita de alguns que pronunciam esta palavra, às vezes até parece uma pessoa com tiques de professor a falar para miúdos da escola primária). Mas há uma coisa que eu vou respeitar sempre, independentemente do seu feitio, que são os foristas mais trabalhadores, com mais partilha e os que agradecem quando são ajudados. Todos estes, terão sempre o meu voto.
Abr,
bluechips
Bedrock,
Não foi minha intenção fazer qualquer insinuação, apenas achei coincidência e coloquei-te a questão. Até porque dificilmente alguém poderia lucrar individualmente com uma IF de tal dimensão. Talvez com uma gestora de fundos nacionais fosse possível. Também poderia ser algum gosto especial, como há pessoal que de "apaixona por uma ação". Deves lado positivo da minha questão, pois é sinal que acompanho os teus posts. Até simpatizo com a tua forma diferente de pensar e com a tua frontalidade.
Quanto ao fundo JPMorgan Europe Focus D (Acc) EUR tens razão para o ano de 2013, mas já viste o ano de 2011? O JPMorgan rendeu -18,2% enquanto que o Franklin European Growth N Acc rendei -7,98% para o mesmo período. E nem vale a pena falar em 2008, pois ai foi desastroso. Sei que gostas de andar a surfar em fundos mas o pessoal quando investe em fundos tem preferencia por fundos com menores downdraws, pois mesmo que saisses com -15% em 2011 no JPM e voltasses a entrar, no franklin nem tinhas saido e certamente obtinhas uma melhor performance na carteira. Para andar a surfar é preferivel ações ou até ETFs. Por isso eu pessoalmente dou mais importancia ao comportamento dos fundos em Bear do que em Bull.
Agora relativamente ao fundo JPM Highbridge US STEEP D (acc)-USD, esse sim parece-me um fundo muito interessante. Não o tinha encontrado se não o tivesses referido no forum. Tem uma baixa volatilidade e uma performance positiva nos últimos 5 anos. Apesar de terem sido anos de bull, exceto 2011 em que o fundo rendeu uns excelentes 7,19%!! Parece-me um investimento interessante para médio prazo. Só acho estranho a estratégia denominada STEEP utilizar técnicas de trading e o fundo ter 320 ações, um R2 de 94% e um comportamento muito relacionado com o indice S&P 500, que sabemos que os últimos anos tem sido de bull, o que leva a parecer um ETF ligeiramente alavancado deste índice.
Pensava que já andavas por cá à mais tempo. Progrediste muito nestes 1,5 anos. No entanto recomendo-te prudência pois estes ultimos anos tem sido de BULL e quando isto vira é muito mais complicado gerir carteiras de investimento. Eu comecei em 2007 e apanhei o ano de 2008, e se soubesse tinha comprado uns bons travões em vez de andar a acelerar.
Cumps
A meu ver não se deve ter 100% da carteira nem:
- só em fundos mainstream apenas de 1 classe seja de acções obrigações etc
- em apenas 1, 2 ou 3 paises / sectores
- com uma alocação extrema a 1 moeda
- os 3 pontos anteriores podem queimar rentabilidade, mas evitam em larga medida variações descontroladas, dito isto sou partidario de se rebalancear, mas nunca na totalidade
- só em fundos mainstream apenas de 1 classe seja de acções obrigações etc
- em apenas 1, 2 ou 3 paises / sectores
- com uma alocação extrema a 1 moeda
- os 3 pontos anteriores podem queimar rentabilidade, mas evitam em larga medida variações descontroladas, dito isto sou partidario de se rebalancear, mas nunca na totalidade

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
tncm Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:tncm Escreveu:Eu ao invés do JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR optei por este:
Bradesco Global Funds Brazilian Equities Mid Small Caps R USD
Fundo gerido por um banco brazileiro (potencialmente melhor conhecedor do mercado accionista), comissões de gestão mais "leves"... um senão... min. 5000 USD de investimento. Vamos ver como corre esta incursão pelo mercado brazileiro.
PS. Olhando para os fundos que operam com o índice principal, estes tiveram uma volatilidade maior no longo prazo do que este, pelo que se pode pensar neste fundo tanto para curto, médio ou longo prazo... é mais defensivo que o JPMorgan por ex.
Comprastes o fundo em USD, com uma conta em EUR? Se sim, levas 2x com as comissões cambiais do banco. E sujeitas ao risco cambial, EURUSD, com o EUR a desvalorizar por 1 lado e por outro com o USD a valorizar, o par EURUSD, vai no curto/médio prazo, desvalorizar com alguma expressão.
Era essa a ideia, comprei quando o USD estava a 1,29 e qq coisa, daqui a uns meses se o USD cotar a 1,27, suponhamos, então estarei a ganhar (só no cambio) pois na altura da venda o valor em dolares será convertido para euros. Ou estou a ver (muito) mal a coisa!?
Sem entrar nos fundos, se compras USD com EUR, a 1,29 e depois vendes a 1,27, ganhas no câmbio EURUSD, não te esqueças que ainda tens de pagar o spread ao guloso do IF.
E se a isto, acrescentares o risco de mercado no fundo, quando vendes o fundo em USD, podes ter o cambio EURUSD a teu favor, mas o fundo pode ter desvalorizado.
Para veres...
Seeking Alpha Escreveu:
Fonte: Seeking Alpha - Nine week streak marks longest dollar rally in 17 years (Sep 12 2014, 10:43 ET)
http://seekingalpha.com/news/1980475-nine-week-streak-marks-longest-dollar-rally-in-17-years
Eu já comprei USD em Fevereiro em 2013. Desde o final de 2012, no tópico do VG, que andei a falar na oportunidade de comprar USD, quando o EUR estava forte e o USD fraco.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
chico_laranja Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
AT em fundos.![]()
Estás mesmo numa de AT.![]()
Eu primeiro vou pelos dados macroeconómicos, só depois faço AF ao fundo. Se passar as 2 fases, é que vou para a AT, que serve para eu escolher o melhor timing de entrada.
Rick
Isso é enviesar o gráfico![]()
Se estás a investir em EUR então deves tomar a decisão com base nesse gráfico. No pior caso o que tens é um gráfico com maior volatilidade(ou não) para analisar devido aos pontos que referes.
AF para mim não serve. São já muitos os casos de números para inglês ver... ou neste caso... números para accionista(actual ou potencial) ver. O que não faltam é casos de números martelados e não é só cá com o BES/GES/ESFG mas outros noutros países: Bankia, Enron, Madoff...... Tudo números bonitos...... mas falsos![]()
Para AT o que conta é o valor do título e depois no fundo é psicologia pois tendências, suportes e barreiras mais não são que limites psicológicos.
Quando falo em ver os fundos sem a influência do EURUSD, serve apenas para ver o verdadeiro desempenho do fundo. Senão como sabes se o fundo é bem gerido, ou teve o cambio a justificar o desempenho. Se por exemplo, um fundo de acções dos EUA com a moeda original em USD e sem Hedge cambial, vejo o fundo na moeda original em USD, para ver o seu desempenho e comparo com outros nas mesmas condições. E depois vejo, a versão em EUR e sem Hedge cambial, em comparação com os seus pares da mesma categoria. Cada gestora, usa as várias taxas de câmbios, consoante a hora de "cutoff" cambial, que desejam. A Invesco usa por exemplo, o EURUSD á hora x, ou USDJPY á hora y, outra gestora usa outras horas nas mesmas divisas, and so on.
A questão de AF que me refiro, é a analise e o esmiuçar dos fundos (Retornos, DP, Sharpe, DD, histórico, carteira, etc), gestores, gestoras.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Mais importante do que o vídeo da Bloomberg TV, é o texto da notícia.
Jornal de Negócios - Draghi: "BCE está preparado para tomar mais medidas se for necessário" (12 Setembro 2014, 17:44)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/draghi_o_bce_esta_preparado_para_tomar_mais_medidas_se_for_necessario.html
Jornal de Negócios - Draghi: "BCE está preparado para tomar mais medidas se for necessário" (12 Setembro 2014, 17:44)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/draghi_o_bce_esta_preparado_para_tomar_mais_medidas_se_for_necessario.html
Rafaellos_00 Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Em breve, irei colocar mais novidades, inclusive fundos de gestoras estrangeiras novas em Portugal. Vamos ter um enorme menu à la carte de fundos. É a vontade do freguês.
Vá lá...não nos 'aguçes' a curiosidade sem mais detalhes....vão ser novos fundos comercializados em Portugal por uma instituição já existente? Ou vem um concorrente nos 'supermercados' de fundos?....
Eu subscrevi através de 1 IF Português já existente. São fundos que são de top das suas respectivas categorias. Com o tempo, talvez consiga "convencer" o IF, a ter outros fundos estrangeiros, novos em Portugal.
(Se tivesse 1 grande poder negocial, já há muito tempo, teria determinados fundos. Sendo o BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension E2, um exemplo disso, agora, que sei que posso subscrever fundos da "umbrella" BlackRock Strategic Funds da BlackRock, mas este fundo está actualmente "hard-closed" em todas as versões. Sobra outros fundos desta "umbrella".)
Novos "supermercados" estão a "espera" das devidas autorizações legais.
Aos investidores que seguem os praticantes de futurologia:
http://www.etf.com/sections/index-inves ... il-us.html

http://www.etf.com/sections/index-inves ... il-us.html
A large majority of investors have seen their portfolios underperform simple buy-and-hold strategies, despite having followed the stock-picking and market-timing advice of so-called experts.
These “experts” include pundits, gurus and forecasters such as Bill Gross, John Hussman, Nouriel Roubini, Meredith Whitney and, yes, even Jim Cramer. Investors confronting subpar returns are left wondering, “What went wrong?” The answer is that following the advice of “future tellers” disguised as experts is the wrong strategy.
Yet political scientist Philip Tetlock demonstrated in his outstanding book, “Expert Political Judgment,” that even professional economic forecasters don’t make accurate forecasts with any persistence. They’re no better than the proverbial monkey-throwing darts.
The lesson Tetlock’s research provides is that as much as we would like to believe there are people who can predict the future, prognosticating is the occupation of charlatans.

viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... eople-feel
One of the more recent examples is the way some analysts use data on sentiment to determine how much an investor should allocate to equities. The problem is that the sentiment data is inconclusive and sometimes contradictory. There is no signal within the noisy data.
Sentiment is extremely difficult to use as an indicator because it is only rarely at the extreme readings needed to generate a reliable trading signal. Recall the March 2009 low, where every measure of sentiment was deep in the red. Or October 2002, by which time the Nasdaq Composite Index had fallen almost 80 percent from its high and everyone hated tech stocks. These extreme events are rare.
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
- Registado: 9/9/2014 12:26
Rambaldi Escreveu:Bluechips,
Cumps
Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Bluechips,
Cumps
Cumps
Boas,
Está na altura de reentrar nos fundos do setor de tecnologia?
Os fundos de tecnologia tiveram este ano uma grande correção, mas em particular no último mês estão a ter um bom comportamento de recuperação, com alguns fundos a terem valorizações próximas dos 10% no último mês e havendo até um que teve uma valorização de 12.80% (Axa).
Históricamente, um bom fundo da tecnologia é o Franklin Technology N Acc € (LU0140363697), mas agora para entrar eu escolheria o fundo JPM US Technology D (acc) - EUR (LU0159053015), porque foi um dos fundos que sofreu uma maior correção este ano e assim tem mais margem de progressão no curto prazo, para além de ser também um bom fundo, mas não tanto como o seu irmão europeu campeão em 2013 no setor da tecnologia.
Abr,
bluechips
Está na altura de reentrar nos fundos do setor de tecnologia?
Os fundos de tecnologia tiveram este ano uma grande correção, mas em particular no último mês estão a ter um bom comportamento de recuperação, com alguns fundos a terem valorizações próximas dos 10% no último mês e havendo até um que teve uma valorização de 12.80% (Axa).
Históricamente, um bom fundo da tecnologia é o Franklin Technology N Acc € (LU0140363697), mas agora para entrar eu escolheria o fundo JPM US Technology D (acc) - EUR (LU0159053015), porque foi um dos fundos que sofreu uma maior correção este ano e assim tem mais margem de progressão no curto prazo, para além de ser também um bom fundo, mas não tanto como o seu irmão europeu campeão em 2013 no setor da tecnologia.
Abr,
bluechips
Dejumentoeuvou
Tens uma situação de subida clara em 11/Mar nas outras vai acompanhando a linha com um harmónico de em relação à MA que indicas.
Em ETFs com vendas instantâneas e porque houve um overshoot positivo nesta última meia onda eu vendia e depois via o que acontecia. Nos fundos é mais complicado pois tens um delay. Tipicamente consegues vender ao preço do dia seguinte mas os bancos apenas te disponibiliza
Tal como disse vendia e esperava para ver o que ele ia fazer quando batesse no limite inferior do túnel para saber se vai cair ou se mantém a tendência de movimento oscilatório.
A este nível tal só é possível em ETF pois no fundo vendias e só ao fim de 5-8 dias tinhas o dia para poder voltar a entrar
Tens uma situação de subida clara em 11/Mar nas outras vai acompanhando a linha com um harmónico de em relação à MA que indicas.
Em ETFs com vendas instantâneas e porque houve um overshoot positivo nesta última meia onda eu vendia e depois via o que acontecia. Nos fundos é mais complicado pois tens um delay. Tipicamente consegues vender ao preço do dia seguinte mas os bancos apenas te disponibiliza
Tal como disse vendia e esperava para ver o que ele ia fazer quando batesse no limite inferior do túnel para saber se vai cair ou se mantém a tendência de movimento oscilatório.
A este nível tal só é possível em ETF pois no fundo vendias e só ao fim de 5-8 dias tinhas o dia para poder voltar a entrar

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
chico_laranja Escreveu:"dosina Escreveu:qual a principal diferença entre estes 2 fundos:
Ações Global Cap. Grande Valor LU0229519805 Nordea-1 Global Stable Eq Unhedg E EUR (não coberto)
Ações Global Cap. Grande Valor LU0173769935 Nordea-1 Global Value E EUR
Aqui não sei bem mas não os estudei ao pormenor
"dosina Escreveu:visto isoladamente, dos 5 fundos de ações globais, qual acham o melhor:
Ações Global Cap. Flexível LU0391944815 Pictet Global Megatrend Sel-R EUR
Ações Global Cap. Grande Crescimento IE00B29M2H10 BNY Mellon Lg-Trm Global Eq A EUR Acc
Ações Global Cap. Grande Valor LU0229519805 Nordea-1 Global Stable Eq Unhedg E EUR (não coberto)
Ações Global Cap. Grande Crescimento LU0094560744 MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc
Qual acham o melhor em que sentido? Rentabilidade? Menor Risco? Melhor relação rentabilidade/risco? Esclarece
Convém ter noção que o objectivo difere:
- Os fundos Valor têm acima de tudo como objectivo manter o valor logo são os que terão menos risco mesmo que acabem por ter menos valorização.
- Os fundos Crescimento apostam mais em tentar ter a maior valorização possível mesmo que aumente o risco.
- Os fundos Flexível vão oscilando entre estes 2 lados conforme o mercado daí o serem "flexíveis".
Obrigado pela resposta, assim já vou analisar a carteira e ver qual se enquadra melhor, diversificando um pouco.
estas ajudas são muito boas.
- Registado: 5/6/2014 23:18
As 5 razões da Schroders para que seja expectável um crescimento dos lucros das empresas na Europa.
http://www.fundspeople.pt/noticias/89935
http://www.fundspeople.pt/noticias/89935
bluechips Escreveu:Boas,
Isto no brasil não está fácil ... com as últimas sondagens a colocar muitas dúvidas.
(...)
"A 03 de setembro, o Instituto Datafolha indicava que Dilma Rousseff conquistaria 35% e Marina Silva 34%, enquanto Aecio Neves arrecadava 14%.
Já numa segunda volta, a última sondagem aponta Marina Silva como obtendo 47% contra 43% dos votos que seriam recolhidos por Dilma Rousseff.
Há uma semana, a sondagem da Datafolha dava Marina Silva como obtendo 48% do apoio popular e Dilma Rousseff com 41%.
Em ambas as voltas regista-se um empate virtual com a margem de erro de dois pontos percentuais e com o resultado a confirmar a tendência de um reforço da votação em Dilma Rousseff e uma pequena descida nas intenções de voto em Marina Silva, que já chegou a ter “uma vantagem” entre sete e dez pontos em inquéritos semelhantes."
(...)
Abr,
bluechips
Deixo novamente o gráfico do ewz, único activo que estudo quando quero analisar o comportamento da economia/bolsa brasileira.
Quem já se encontre exposto a este instrumento deverá tentar responder a estas perguntas:
- qual é a tendência?
- comprei "cedo"?
- se comprei "cedo", haverá razão para sair agora?
- o que me fará alterar a resposta à primeira pergunta?
- a resposta à última pergunta far-me-á liquidar a posição?
- será ou não verdade que, quanto mais nos aproximarmos das eleições, mais se notará o efeito de desconto de expectativas que a bolsa faz?
- tendo confiança na resposta à primeira e terceira perguntas, será assim tão relevante para o futuro, mais ou menos imediato, da economia brasileira que ganhe uma ou outra? ou seja, será que, ao fim e ao cabo, a cotação bolsista do activo fará o que terá de fazer e mais nada (a tendência é amiga)?
Dica: sempre que o preço quebrou a mm 34 o que se passou a seguir?
De jumento eu vou...
- Registado: 28/8/2014 15:49
bluechips Escreveu:Brans Escreveu:A tua explicação vai ao encontro daquilo que eu já, nebulosamente, me tinha apercebido. No fundo, anda tudo à volta do mesmo.
Obrigado.Brans: No teu nick só falta um "i", mas cá para mim tu não o puseste porque és modesto. Já agora, podias explicitar melhor o teu pensamento quando dizes " No fundo anda tudo à volta do mesmo"? Eu deduzo que tu te estás a referir a que tudo anda à volta da média dos retornos, mas posso estar a interpretar mal, tanto mais que só postaste duas vezes (?) no tópico e como tal não é facil deduzir o teu pensamento, para além de que nem toda a gente é "brains" a interpretar o que pode estar por baixo do "capot" de uma frase, pelo que deverias explicitar melhor o teu pensamento, é que era mais "brains" e pedagógico.
Abr,
bluechips
Na verdade, não há muita pedagogia por trás da dita frase. Acho que explicaste bem e não tenho nada a acrescentar. O que eu quis dizer muito abreviadamente é que no final de contas, no sistemático ciclo de subidas e descidas, o que é dificil não é perceber que isso acontece na realidade mas sim por quanto tempo vai perdurar uma subida/descida, ou seja, qual o momento de viragem.
Já agora, achei muito interessante a ferramenta SMA, MACD e RSI, que me podem ajudar a tornar menos dificil essa percepção de que falei atrás.
- Registado: 8/7/2014 0:13
"
"
Qual acham o melhor em que sentido? Rentabilidade? Menor Risco? Melhor relação rentabilidade/risco? Esclarece
- Os fundos Valor têm acima de tudo como objectivo manter o valor logo são os que terão menos risco mesmo que acabem por ter menos valorização.
- Os fundos Crescimento apostam mais em tentar ter a maior valorização possível mesmo que aumente o risco.
- Os fundos Flexível vão oscilando entre estes 2 lados conforme o mercado daí o serem "flexíveis".
dosina Escreveu:qual a principal diferença entre estes 2 fundos:
"
dosina Escreveu:visto isoladamente, dos 5 fundos de ações globais, qual acham o melhor:
Ações Global Cap. Grande Crescimento IE00B29M2H10 BNY Mellon Lg-Trm Global Eq A EUR Acc
Ações Global Cap. Grande Crescimento LU0094560744 MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
qual a principal diferença entre estes 2 fundos:
visto isoladamente, dos 5 fundos de ações globais, qual acham o melhor:
visto isoladamente, dos 5 fundos de ações globais, qual acham o melhor:
- Registado: 5/6/2014 23:18
Rick
Depois analisa o BGF indicado para ver a qualidade dele sff.
LU0090830810
Aparentemente é um bom fundo de obrigações para temperar uma carteira.
Agora com os mínimos no Best de 100€ para os Blackrock era até interessante no mundo dos low-cost
Depois analisa o BGF indicado para ver a qualidade dele sff.
LU0090830810
Aparentemente é um bom fundo de obrigações para temperar uma carteira.
Agora com os mínimos no Best de 100€ para os Blackrock era até interessante no mundo dos low-cost

jokerportuga Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Em breve, irei colocar mais novidades, inclusive fundos de gestoras estrangeiras novas em Portugal. Vamos ter um enorme menu à la carte de fundos. É a vontade do freguês.
Rick venham de lá essas novidades de fundos e gestoras![]()
Depois de vários meses a comer buffet das mais variadas regiões geográficas, nada melhor para variar do que um Menu à la Carte
Sim
Venham de lá essas novidades

Vais abrir tu um hipermercado de fundos e fazer um banco de investimento a sério é?

pdurex Escreveu:Boa tarde!
Tenho um perfil de investidor moderado, tenho um carteira mas quero fazer outra com mais algum risco.
Tenho 10k para investir, e preciso de ajuda nesta carteira.
Alguém me pode ajudar?
Acções :
Franklin Mutual Global Disc N Acc - LU0211333298
Legg Mason CB US Agrsv Growth - IE00B19ZB094
Templeton Frontier Markets N Acc - LU0390138195
Obrigações
BGF Euro Bond E2 - LU0090830810
Pioneer Fds Emerg Mkts - LU0119438611
Jupiter JGF Dynamic BD L Eur Inc - LU0459992896
Muito obrigado
Tens que ser um pouco mais explícito.
Isso é uma carteira nova a fazer com os 10k?
Quais as percentagens que estás a dar a cada um dos fundos?
Qual é o prazo para o investimento?
Estás disposto a aceitar até quanto de perdas?
Vais estar sempre em cima do acontecimento ou vais olhar para a carteira de vez em quando?
Olhando para os fundos tens algum desequilibro.
Acções
1 fundo global relativamente calmo mas interessante. Aguentou 2008 com um quebra de 23% o que é bastante bom. No total caiu dos 12.3 para 8.5 o que é aprox 40% quando muitos fundos globais cairam 50%+ nesse período. Mas se não cai tanto em momentos maus também não sobe tanto em momentos bons. Demorou 3 anos a recuperar as perdas
1 fundo dos Us que caiu 40% em 2008 (o irmão em USD - IE00B19Z9Z06 - pois este tem apenas 3 anos e desse modo tem números bastante lindos pois é um bull quase sem interrupções) e no total chegou a cair 50%+.
1 fundo muito específico de mercados específicos recomendável apenas para quem tem nervos de aço. Ainda agora o Rick disse que o fundo nem é grande coisa no mundo dos Frontier markets.
Obrigações
1 fundo muito certinho com bons números. Desde 2000 que tem apenas um ano negativo e apenas com -0.78% e um Drawdown máximo na ordem dos 5% em 2010-2011 mas em que recuperou pois mesmo assim nesses anos teve retorno positivo como podes ver aqui: http://www.teletrader.com/bgf-euro-bond ... _100019582
1 fundo de obrigações de mercados emergentes bastante volátil que em 2008 perdeu 43.5%

1 fundo que não o recomendo por não ter o mínimo histórico para se ter percepção dele em diversos períodos e pelo simples facto de distribuir dividendos e o estado ficar com 28% deles de cada vez... certamente há alternativas em acc.
Os desequilíbrios que falo é porque estás a ter pelo menos 3 fundos globais em que numa situação má te limpam facilmente 25-40% da carteira e para quem se diz moderado o aceitável é ter fundos calmos a compensar isso. Já nem falo do de mercados fronteira. Podes usar o Nordea-1 Global stable que é de acções global mas tem um perfil moderado para arrefecer a carteira ou então o UBS infrastructures ou o EEF Consumer Staples.
Para saber como fica a tua carteira e como ela se comporta nos diferentes cenários registas-te no Quantalys e faz carteiras modelo. Depois é ir a Historique e ver como é que a tua carteira se comportaria em momentos chave: rebentar da bolha .com, 9/11(faz hoje 13 anos desse trágico momento da história contemporânea), Bull forte entre 2003 e 2007, Lehman Brother, crise da dívida europeia.......
Depois vais afinando a coisa e colocas aqui a nova carteira com % atribuída a cada fundo. Certamente ainda vais dar muitas voltas a essa carteira que indicaste (nem é bem uma carteira pois não falas em %. Se tiveres 95% no BGF até é uma carteira bem conservadora).
como podes
Boas,
Isto no brasil não está fácil ... com as últimas sondagens a colocar muitas dúvidas.
(...)
"A 03 de setembro, o Instituto Datafolha indicava que Dilma Rousseff conquistaria 35% e Marina Silva 34%, enquanto Aecio Neves arrecadava 14%.
Já numa segunda volta, a última sondagem aponta Marina Silva como obtendo 47% contra 43% dos votos que seriam recolhidos por Dilma Rousseff.
Há uma semana, a sondagem da Datafolha dava Marina Silva como obtendo 48% do apoio popular e Dilma Rousseff com 41%.
Em ambas as voltas regista-se um empate virtual com a margem de erro de dois pontos percentuais e com o resultado a confirmar a tendência de um reforço da votação em Dilma Rousseff e uma pequena descida nas intenções de voto em Marina Silva, que já chegou a ter “uma vantagem” entre sete e dez pontos em inquéritos semelhantes."
(...)
Abr,
bluechips
(...)
(...)
Abr,
bluechips
Rick Lusitano (New) Escreveu:tncm Escreveu:Eu ao invés do JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR optei por este:
Bradesco Global Funds Brazilian Equities Mid Small Caps R USD
Fundo gerido por um banco brazileiro (potencialmente melhor conhecedor do mercado accionista), comissões de gestão mais "leves"... um senão... min. 5000 USD de investimento. Vamos ver como corre esta incursão pelo mercado brazileiro.
PS. Olhando para os fundos que operam com o índice principal, estes tiveram uma volatilidade maior no longo prazo do que este, pelo que se pode pensar neste fundo tanto para curto, médio ou longo prazo... é mais defensivo que o JPMorgan por ex.
Comprastes o fundo em USD, com uma conta em EUR? Se sim, levas 2x com as comissões cambiais do banco. E sujeitas ao risco cambial, EURUSD, com o EUR a desvalorizar por 1 lado e por outro com o USD a valorizar, o par EURUSD, vai no curto/médio prazo, desvalorizar com alguma expressão.
Era essa a ideia, comprei quando o USD estava a 1,29 e qq coisa, daqui a uns meses se o USD cotar a 1,27, suponhamos, então estarei a ganhar (só no cambio) pois na altura da venda o valor em dolares será convertido para euros. Ou estou a ver (muito) mal a coisa!?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Rick Lusitano (New) Escreveu:
AT em fundos.![]()
Estás mesmo numa de AT.![]()
Eu primeiro vou pelos dados macroeconómicos, só depois faço AF ao fundo. Se passar as 2 fases, é que vou para a AT, que serve para eu escolher o melhor timing de entrada.
Rick
Isso é enviesar o gráfico

Se estás a investir em EUR então deves tomar a decisão com base nesse gráfico. No pior caso o que tens é um gráfico com maior volatilidade(ou não) para analisar devido aos pontos que referes.
AF para mim não serve. São já muitos os casos de números para inglês ver... ou neste caso... números para accionista(actual ou potencial) ver. O que não faltam é casos de números martelados e não é só cá com o BES/GES/ESFG mas outros noutros países: Bankia, Enron, Madoff...... Tudo números bonitos...... mas falsos

Para AT o que conta é o valor do título e depois no fundo é psicologia pois tendências, suportes e barreiras mais não são que limites psicológicos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Carlos73, Google [Bot], junas, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 159 visitantes