Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por albarrã » 6/9/2014 23:58

Estou a gostar do debate! Tem argumentos e considero que é uma discussão saudável em torno das "máquinas de fazer dinheiro". Não querendo tomar parte do debate deixaria só para flexão:
"se na última década se fechassem algumas torneiras à EDP como se fecharam à banca em geral e ao BCP em particular, teríamos aqui no forum a mesma argumentação e tema de conversa "!?
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por jccgold » 6/9/2014 23:29

richardj Escreveu:Não, o senhor é que diz que a EDP se suporta no estado mas depois cala-se quando o estado salva o bcp de fechar portas.

Mas o que é que um empréstimo onde o Estado se pagou a 10% e que foi um excelente negócio para o Estado tem alguma coisa a ver com uma empresa como a EDP pendurada em contratos lesivos para o Estado e rendas fixas altissimas para a EDP e sem risco? O que é que as 2 situacoes têm de igual?

richardj Escreveu:O que se estava a discutir era a capacidade de gerar cash, não a forma, nem o conceito. Como rapidamente se mostrou que a banca nos últimos 11 anos deu retornos a baixo de outras empresas do psi-20,

Nao voce nao discute a capacidade de gerar cash dos bancos. Voce discute a capacidade dos bancos gerarem cash desde 2006 depois duma situacao de crash irrepetivel. Quer tomar o crash como exemplo, mas nao fala dos ultimos 80 anos. Por falar em desonestidade intelectual.

richardj Escreveu:Como se não basta-se diz que só 2 bancos faliram, mas depois quando vé que afinal foram 400, mas já não quer falar de bancos, mas bancos comerciais. E o bcp é o que ? Não é um banco comercial e de investimentos? Pois, a conversa não lhe agradou e mudou de assunto outra vez.

O BCP é actualmente um banco comercial nao anda a comprar quintas da fonte nem a comprar quadros do Berardo. A conversa foi toda que a desregulacao é que provocou o caos, nomeadamente falta de separacao da banca comercial da de investimento.

richardj Escreveu:Quanto ao facto de o bcp ser das acções que pior retorno deu nos últimos anos aos accionistas, nem um comentário.

Porque nao se faz história com os "ultimos anos". Faz-se com "todos os anos". Certo?

richardj Escreveu:Tenho todo o direito a dar a minha opinião, e até fundamentada, o senhor, como muitos outros foristas, muitas vezes funcionários do bcp/ a mando do bcp,

Ui. Sou cá um funcionário. É, voce fundamenta, analiza os dados que lhe interessa e deixa os outros de fora. Por alguma razão algumas análises falham

richardj Escreveu:desinformar potenciais investidores,

Culpado. Passei os ultimos 3 meses a dizer para salvarem o dinheiro e nao investirem no BES, e inicio de Agosto para nao venderem BCP nem BPI. Culpadissimo.

richardj Escreveu:Tudo areia para os olhos. E ficam chateados por de vez em quando aparecer um ou outro forista a contraria-los. Só falta o senhor dizer que o bcp não pode cair mais.

O richardj tem as suas análises feitas nos intervalos temporais que lhe interessam. No fim o dinheiro nao mente. Desde que Nuno Amado entrou no BCP inicio de Fevereiro 2012, até agora Setembro 2014, em 2 anos e meio o valor bolsista do BCP aumentou 110% para mais do dobro. Para alguns será areia para os olhos para outros será um Dividend Yeld de aproximademente 40% ao ano

Registado: 11/11/2011 3:58

por richardj » 6/9/2014 23:07

jccgold Escreveu:O richardj diz que um empréstimo ao BCP é a mesmissima coisa que um contrato de rendas fixas do Estado com a EDP com revenues garantidos e diz-me a mim que tenho desonestidade intelectual. Olhe :lol:
Faça como o AT2014 mantenha-se fora do BCP e do BPI visto que nao vê nenhuma potencial criação de valor.

Não, o senhor é que diz que a EDP se suporta no estado mas depois cala-se quando o estado salva o bcp de fechar portas. Chama-lhe empréstimos, cocos, nomes. Mas porque que o estado tem de emprestar dinheiro aos bancos? Ah o tal suporte. too big to fail. Não.

E segundo, eu não disse, isso, está a por-me palavras na boca. O que se estava a discutir era a capacidade de gerar cash, não a forma, nem o conceito. Como rapidamente se mostrou que a banca nos últimos 11 anos deu retornos a baixo de outras empresas do psi-20, com a EDP, Galp, JMT, portucel, o senhor mudou de conversa, porque não lhe interessava.

Como se não basta-se diz que só 2 bancos faliram, mas depois quando vé que afinal foram 400, mas já não quer falar de bancos, mas bancos comerciais. E o bcp é o que ? Não é um banco comercial e de investimentos? Pois, a conversa não lhe agradou e mudou de assunto outra vez.

Quanto ao facto de o bcp ser das acções que pior retorno deu nos últimos anos aos accionistas, nem um comentário.

Quanto ao facto de nos últimos 10 anos terem pedido aos accionista mais de 5 mil milhões de euros , nenhum comentário.

Quanto ao facto de o banco estar a recuperar desde 2012, ignora que o banco podia ter fechado em 2012 se não tivesse sido injectado capital. E ainda acha que é a empresa bcp é uma maquina de fazer dinheiro, quando na ultima década, e em particular nos últimos anos tem sido das empresas portuguesas que piores retornos teve. E quanto a isso nem um comentário.

Tenho todo o direito a dar a minha opinião, e até fundamentada, o senhor, como muitos outros foristas, muitas vezes funcionários do bcp/ a mando do bcp, vem para este forum, em particular para este tópico, espalhar ruído, desinformar potenciais investidores, literalmente criar falsas expectativas, tudo para arranjar quem meta dinheiro nesta empresa. Onde andam esses chineses? Onde anda a venda da Polónia? Onde estão os lucros de 1700 milhões até 2017 proposta pela a actual administração? Tudo areia para os olhos. E ficam chateados por de vez em quando aparecer um ou outro forista a contraria-los. Só falta o senhor dizer que o bcp não pode cair mais.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por jccgold » 6/9/2014 22:48

O richardj diz que um empréstimo ao BCP é a mesmissima coisa que um contrato de rendas fixas do Estado com a EDP com revenues garantidos e diz-me a mim que tenho desonestidade intelectual. Olhe :lol:
Faça como o AT2014 mantenha-se fora do BCP e do BPI visto que nao vê nenhuma potencial criação de valor.

por richardj » 6/9/2014 22:06

O amigo não permite que se discuta coisas consigo, porque é de uma desonestidade intelectual gritante. Não gostou dos argumentos e agora quer falar do que lhe convém. Espero que tenha percebido que a banca não é uma maquina de fazer dinheiro e que no caso particular do bcp só não fechou portas porque houve muitos investidores enganados que meteram mundo e fundos no banco porque acreditam nesse misticismo de a banca ganha sempre. A verdade é que o bcp, como muitos outros bancos, fez borrada da grande, e só não fechou por sorte e porque enganou bem o zé povinho.

DUNE 2

por jccgold » 6/9/2014 21:40

richardj Escreveu:jccgold como é que pode dizer que a edp se apoia no estado se o bcp foi pedir ao estado 3000 milhões porque os prejuízos eram de tal maneira que senão arranjassem o capital fechavam?

Misturar alhos com bugalhos. O dinheiro injectado pelo estado no BCP foi um empréstimo o dinheiro de rendas garantidas que a EDP contratualizou com o Estado são um direito da EDP ilegítimo mas legal. A EDP recebe rendas não empréstimos. O Estado paga-lhes para construirem barragens para produzir energia que nao é necessária. Pode ser tudo muito legal mas é ilegitimo

richardj Escreveu:Ninguem está a discutir se é legitimo se não, se uma pessoa se revê nos valores da empresa ou no modelo de negocio ou não. O que estamos a discutir são maquinas de fazer dinheiro ou não.

Obviamente que uma pessoa que saiba investir tem também de pesar o facto do negócio ser assente em bases legítimas ou não, pq se for em bases ilegítimas existe um risco no caso, de aparecer algum político a sério e acabar com a festa como aconteceu em Espanha. É claro que esse risco em Portugal é muito baixo. Temos por ex a concorrer para lider do PS um António Costa que na camara de Lisboa quer relatórios publicos vedados na camara Lisboa portanto um Estado portugues transparente é coisa cujo risco é baixo de acontecer
http://www.esquerda.net/artigo/ant%C3%B ... cia-na-aut

Essa lista de bancos sao bancos comerciais ou de investimento? Quero é a lista de bancos comerciais que foram à falencia. Como estava a falar, o q provocou a queda de alguns bancos comerciais foi a desregulacao deixando de haver fronteiras entre bancos comerciais e de investimento. Os de investimento já se sabe que muitos vao à falencia. Quero é saber quantos bancos comerciais só comerciais vao à falencia. O BES por exemplo foi à falencia nao pela parte comercial mas pela parte do grupo nao financeiro Espirito Santo que contaminou o banco comercial. Bancos comerciais puro e duros não vão à falencia muito menos na Europa com os controlos do BCE q existem agora.

O richardj continua a misturar assuntos. O BCP teve os prejuizos que teve uma maneira de fazer negócios que nao é repetivel. Emprestar dinheiro para a compra das próprias accoes por exemplo. Tudo motivado pela falta regulação.
O Richardj tem é de começar a perceber o que vem à frente e nao fazer um copy paste do que está atrás e pensar q é igual pra frente quando as circunstancias e regras mudam

por richardj » 6/9/2014 20:50

jccgold como é que pode dizer que a edp se apoia no estado se o bcp foi pedir ao estado 3000 milhões porque os prejuízos eram de tal maneira que senão arranjassem o capital fechavam?

Ninguem está a discutir se é legitimo se não, se uma pessoa se revê nos valores da empresa ou no modelo de negocio ou não. O que estamos a discutir são maquinas de fazer dinheiro ou não.

Pois, o amigo não gosta de avaliar os resultados do próprio ano, nem os da ultima década. OS resultados do bcp estão a melhorar, mas partem e uma situação de i) quase falência, ii) grande apoio do estado via cocos de 3000 milhões, iii) grande sacrifício dos investidores com sucessivos AC, com mais de 5000 Milhões de euros metidos no bancos nos últimos anos. Dinheiro esse que não foi para investimento/ crescimento/ novos mercados, mas quase na totalidade para pagar os mau negócios. iv) O banco está bastante dependente de elementos que fogem do seu controlo v) Só do caso BES/NB o banco, e considerando uma conta de mercado de 20%, o banco tem uma perda potencial de 700 Para contabilizar a curto médio prazo.

Olhe, a wikipedia não dá grandes confianças, mas, fazendo uma pequena pesquisa, segue a lista dos 465 bancos de deixaram de conseguir cumprir as suas obrigações desde a crise. Também da wikipedia. E só dos Estados Unidos da America.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ba ... %93present)

Por fim, o amigo quer vir para aqui discutir politica, mas não é comigo com certeza. Para a táctica do começa-se no assunto A muda-se para o assunto B para fechar não é comigo :)

Como não comentou muito a tabela que lhe apresentei, de referir que a seguir ao BES que faliu porque questões de crime, o BCP ainda não faliu porque já foi salve pelo estado e pelos accionistas. Quando o amigo diz que em 2012, daqui a 2 anos vai voltar aos lucros, bem não deve ser em 2014 com certeza. Mais, só não fechou em 2012 ou 2013 por causa do estado e dos investidores que meteram capital.Não foi por o banco conseguir gerar cash. E ainda o amigo diz que não o desmontei o argumento de que a banca é uma maquina de fazer dinheiro. :wall:

Faz-me lembrar um antigo forense aqui no caldeirão que a quando de um forense ter dito que o seu sistema dava curto no bcp à 5 anos(2007-2011), este disse que o seu sistema dava longo no bcp nos últimos 5 anos (2007-2011), período no qual o banco desvalorizou mais de 90%. É preciso ter muita lata

DUNE 2

por TheMolle » 6/9/2014 20:49

Tecnicamente falando, vejo o BCP da seguinte forma:

Esta semana e a semana passada confirmou um novo higer high e novo higher low. Acredito, tal como o rsacramento referiu há uns posts atrás que possa fazer brevemente novo higer low, mas no curto/médio prazo penso que tem tudo para voltar a atacar a próxima resistência, que considero andar na ordem dos 0,121 - 0,122€.

- MACD positivo e o sinal quase em positivo também:
- mais recentes subidas com volume a acompanhar;
- cota acima da MM50 e da MM200, embora ficasse mais optimista caso a MM50 cotasse acima da MM200. (mas se a acção continuar a cotar acima de ambas, futuramente uma golden cross há-de voltar a acontecer);

Por tudo isto estou optimista no BCP em todos os horizontes temporais.

No curto prazo parece-me que os 0,0983€ são uma boa referência de negociação enquanto suporte mais próximo. No sentido oposto estão os 0,121 -0,122€ tal como referi anteriormente.

Como estamos em fim de semana deixo também um gráfico semanal para o qual apenas ressalvo:

- MACD quase a dar sinal de compra; (mas ainda não deu)
- volume a acompanhar as recentes subidas;
- MM50 a cotar acima da MM200.

Neste momento para quem está dentro longo parece-me que não há muito a fazer para além de ver o rumo da acção nas próximas semanas. Para quem está de fora, ficaria a aguardar, ou pela quebra em alta da próxima resistência, ou de uma retracção perto do suporte onde possa ter uma boa relação de ganho/perda, entrando sempre a acompanhar a força ascendente e nunca tentando antecipar esse movimento.

Ficarei pessimista no curto / médio prazo se vir quebrado em baixa o suporte dos 0,983€, até lá parece-me que o norte é o caminho.

Esta é apenas a minha análise com os fundamentos técnicos que referi durante o post.

:idea:

P.S: peço desculpa por qualquer lapso ou erro ortográfico. Não tenho tido muita disponibilidade para participar no Caldeirão, pelo que este post não foi muito cuidado na sua edição!
Anexos
B.COM.PORTUGUES06092014.png
B.COM.PORTUGUES06092014TUDO.png
B.COM.PORTUGUES06092014SEMANAL.png

Registado: 19/7/2013 19:23

por jccgold » 6/9/2014 20:05

richardj Escreveu:amigo jccgold, então a EDP, que tem consistentemente lucros acima de 900 Milhões anos não é uma "maquina de fazer dinheiro", mas a banca, nomeadamente a nacional, são grades maquinas de fazer dinheiro. OK :lol:

O richardj nao percebeu o que eu disse. Eu nao disse que a EDP nao tem tido grandes lucros nos ultimos anos. Eu disse é que sao ilegitimos. Sao suportados por rendas contratualizadas com o Estado que só aqui e em Espanha existem como os cmecs e que em Espanha estao a elimina-los. Só em Portugal é que nao. Eu nao invisto em empresas penduradas em contratos ilegitimos com o Estado. Há muita empresa onde posso investir nao tenho de apoiar esse tipo situacoes

richardj Escreveu:Olhe, já que estamos no tópico do bcp, este banco, está maquina de fazer dinheiro, em 2012 fez -1200 Milhões, em 2013 fez -800 Milhões e em 2014, em meio ano ainda está nos -62 Milhões. Resultado, nos ultimos 2,5 ano, está maquina de fazer dinheiro perdeu quase 2100 Milhões, que, entre outras coisas, obrigaram os investidores a por muito $$ apenas para ver reduzido o prejuizo. Bem que o bcp pode/deve/tem de dar lucros nos próximos 10 anos para compensar os accionistas.

Como o richardj sabe, há várias maneiras de avaliar o valor de uma empresa, aquela que eu gosto mais não é a de avaliar os rendimentos do próprio ano, mas aqueles que penso que a empresa terá nos próximos anos. O richardj faça um gráfico com a evolução das contas do BCP a continuarem nessa evolucao quanto acha que vao ser os resultados do BCP em 2/3 anos? Só o facto do BCP ser uma maquina de fazer dinheiro é que permitiu ter essa evolucao de prejuizo de -1200M€ em 2012 para começo de lucros 2 anos depois.
E eu me pouco lixando para a conjuntura de 2007, foi uma situação irrepetível se quer ir buscar 2007 então posso-lhe ir buscar os retornos q os bancos deram desde 1929.

richardj Escreveu:O tempo de vida de uma empresa é 10 anos???? Isso vem a onde, nós livros de primeiro ano de economia? Nós estamos a falar aqui de grandes empresas, e tanto quanto sei, se não fossem os cocos muitos bancos tiram sofrido muito nos últimos anos. Para não falar do BES, BPN, BPP, Finibanco, etc. Esses sim são empresas "grandes" e foram à falência. De resto, nos últimos anos tivemos a brisa e algumas construtoras que também passaram por muitas dificuldades. Mas lá fora foi pior, nos USA faliram mais de 100 bancos desde 2008 :wink:

richardj estamos no seculo XXI nao no seculo XX. Nao sei se tem visto empresas como a Nokia empresas lideres mundiais desaparecerem, serem reconvertidas, compradas, desmanteladas, fundidas, a valadares em portugal que fechou ha 2 anos, a sanitana q fiquei a saber foi comprada pela roca ha meses, a Alstom francesa. O tempo médio de vida das empresas está a diminuir acelaradamente. Voce pensa que ha muitas empresas diferentes como antigamente, mas uma bosch, uma siemens, uma balay, pertence tudo ao mesmo grupo quando antigamente eram empresas concorrentes. As marcas até se podem manter por aí mas as empresas desapareceram
Nao nao houveram nada 100 bancos que faliram. Tem aqui a lista de bancos q foram fundidos, comprados ou faliram e veja bem a quantos aconteceu isso no mundo todo depois de 2009 até 2014. Nos Estados Unidos desde 2009 foram 2.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ba ... _Recession

richardj Escreveu:Errado, quem o quis foram os bancos, que exerceram grande pressão politica para permitir tal coisa. Claro que podemos achar que quem manda são os políticos, mas depois acordamos para a realidade e percebemos que não é verdadeiramente uma questão politica. Mas dizer que a culpa foi dos políticos que permitiram a junção da banca comercial com a de investimento é puro engano, os banco queriam e desejavam arduamente. Alias, se os bancos não quisessem, não tinham juntado a BC e a BI, mesmo que fosse permitido.

Mas o facto das empresas influenciarem os politicos deixa de ser decisao politica? Se é por aí 2/3 dos deputados portugueses do PS PSD e PP trabalham para empresas privadas. Já se sabe que os politicos obedecem a quem lhes paga nao deixam de ser decisoes politicas até pq o neoliberalismo pode ser uma corrente vinda das empresas, mas há politicos que a assumem como sua. Temos em Portugal o Passos Coelho um neo-liberal em toda a sua plenitude, que quiz por exemplo pôr os trabalhadores a pagar a TSU que isentavam ao mesmo tempo às empresas. Era uma decisão politica que só nao conseguiu levar àvante pq o Conselho de Estado demitia o governo.

richardj Escreveu:Por fim, humildemente, parece-me ter desmontado e demonstrado as coisas tão claro quanto possível, é esta a minha opinião, parece-me que o amigo não está a ver bem as coisas

Nao desmontou coisa nenhuma que quando eu falo é porque tenho fundamentação senao nao escrevo. O ponto essencial aqui, veja a lista de bancos desde 2009 ate 2014 q faliram e nao lhe trago a lista de empresas normais que faliram em comparacao pq nao ha espaço no forum para uma biblioteca

por richardj » 6/9/2014 18:03

Por fim, dei-me ao trabalho de procurar os resultados líquidos do BPI, BCP, BES, EDP, Galp, JMT e Portucel desde 2004 até hoje. São 1 década de resultados. Inclui também os valores totais em AC que foram feitos ao longo dos anos, embora admita que nesse factor os valores possam não estar 100% correctos de tantos que foram os AC desde 2004. A ultima coluna é o somatório dos resultados líquidos desde 2004 até hoje (sem os valores dos AC, para que não restem duvidas). São simplesmente os somatório dos lucros da ultima década.

Penso que os números falam por si.
Anexos
uma decada de fazer dinheiro.jpg

DUNE 2

por richardj » 6/9/2014 16:16

Já agora,

Ulrich: "Estou convicto que o Novo Banco não vale 4,9 mil milhões"

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... lhoes.html

8-) 8-)

DUNE 2

por richardj » 6/9/2014 16:11

amigo jccgold, então a EDP, que tem consistentemente lucros acima de 900 Milhões anos não é uma "maquina de fazer dinheiro", mas a banca, nomeadamente a nacional, são grades maquinas de fazer dinheiro. OK :lol:

jccgold Escreveu:
ok. Entao desde a crise de 2007 quais bancos desde que bateram no fundo nos prejuizos, nao melhoraram consistentemente as contas de ano para ano, em Portugal e mesmo na Europa? Quais começaram a dar lucro e de repente inverteram e recomeçaram nos prejuizos?

Olhe, já que estamos no tópico do bcp, este banco, está maquina de fazer dinheiro, em 2012 fez -1200 Milhões, em 2013 fez -800 Milhões e em 2014, em meio ano ainda está nos -62 Milhões. Resultado, nos ultimos 2,5 ano, está maquina de fazer dinheiro perdeu quase 2100 Milhões, que, entre outras coisas, obrigaram os investidores a por muito $$ apenas para ver reduzido o prejuizo. Bem que o bcp pode/deve/tem de dar lucros nos próximos 10 anos para compensar os accionistas.

Por outro lado, a edp no ano de 2012 teve +1012 Milhões de lucros, em 2013 +1005 Milhões de lucros e nos primeiros 6 meses do ano de 2014, 673 Milhões de lucros. No total, nos últimos 2,5 anos, está maquina de fazer dinheiro fez 2700 Milhões de Calcanhol. Isto sim é fazer dinheiro.

Aquilo que o amigo parece não estar a perceber é que enquanto os banco pós 2007 tiveram prejuízos brutais, outras empresas continuaram a dar grandes retornos aos seus accionistas. E com a saída da crise, ainda mais retorno vão dar. O que não falta em portugal são negócios mais interessantes do que a banca.

Para fechar esta parte dizer que, tendo em conta a situação do NB, se não aparecer um comprador para a batata quente, no curto prazo, todos os resultados dos bancos vão ter de contabilizar as imparidades devido à intervenção do NB. Ai depois vamos ver quem são as empresas que "desde de que bateram no fundo" não voltam para baixo...

jccgold Escreveu:
Os bancos sao maquinas de dinheiro tanto assim é que a falencia de bancos dá para contar por uma mão. O tempo de vida médio de uma empresa é à volta de 10 anos, de um banco, bem nem há estatisticas de tão poucos q faliram.

O tempo de vida de uma empresa é 10 anos???? Isso vem a onde, nós livros de primeiro ano de economia? Nós estamos a falar aqui de grandes empresas, e tanto quanto sei, se não fossem os cocos muitos bancos tiram sofrido muito nos últimos anos. Para não falar do BES, BPN, BPP, Finibanco, etc. Esses sim são empresas "grandes" e foram à falência. De resto, nos últimos anos tivemos a brisa e algumas construtoras que também passaram por muitas dificuldades. Mas lá fora foi pior, nos USA faliram mais de 100 bancos desde 2008 :wink:

jccgold Escreveu:Sim. Isso aconteceu nos Estados Unidos por decisão politica o de eliminar regulação que separava de forma clara bancos de investimento de bancos comerciais. A isso se chama neoliberalismo o ideal de que regulação e intervenção do Estado só atrapalha a criação de riqueza. E tudo por pressão da extrema direita americana chamada partido republicano. Depois o resto do mundo copiou o que por lá se fez. A Europa felizmente funciona de uma maneira um bocadinho diferente e tomaram-se medidas para o que se passou em 2007 nao se repetisse o mesmo nao posso exactamente dizer dos Estados Unidos.

Errado, quem o quis foram os bancos, que exerceram grande pressão politica para permitir tal coisa. Claro que podemos achar que quem manda são os políticos, mas depois acordamos para a realidade e percebemos que não é verdadeiramente uma questão politica. Mas dizer que a culpa foi dos políticos que permitiram a junção da banca comercial com a de investimento é puro engano, os banco queriam e desejavam arduamente. Alias, se os bancos não quisessem, não tinham juntado a BC e a BI, mesmo que fosse permitido.

jccgold Escreveu:Entao nao é? Tira os contratos abusivos da EDP à conta do Estado portugues dos cmecs, da construcao de barragens que nao sao necessárias e logo vês onde há lucros. A EDP nos Estados Unidos dava prejuizo. Podem-me provar que a EDP é um excelente investimento, eu recuso-me a investir nessa empresa, é uma empresa pendurada no Estado com contratos que nao é preciso dizer nada para todos saberem como foram facilitados. O risco é muito maior em investir numa empresa dita normal do que num banco

Se Se Se Se, se isto , se aquilo, mas isso não é a realidade. Se a banca não tivesse investido tanto no imobiliário, se portugal não tivesse pedido tanto dinheiro emprestado nos últimos 40 anos, etc etc. Os Ses não interessam, só criam ruído de fundo.

Por fim, humildemente, parece-me ter desmontado e demonstrado as coisas tão claro quanto possível, é esta a minha opinião, parece-me que o amigo não está a ver bem as coisas, mas como tudo na vida não temos de concordar uns com os outros :)

DUNE 2

por jccgold » 6/9/2014 15:18

richardj Escreveu:1º O que interessa é o retorno ao longo do tempo, agora se tens lucros de 50 M num ano e prejuízos de 100 no seguinte...

ok. Entao desde a crise de 2007 quais bancos desde que bateram no fundo nos prejuizos, nao melhoraram consistentemente as contas de ano para ano, em Portugal e mesmo na Europa? Quais começaram a dar lucro e de repente inverteram e recomeçaram nos prejuizos?

richardj Escreveu:2º A desregulação é que levou a essa mistificação de que a banca é grande maquina de dinheiro,

Os bancos sao maquinas de dinheiro tanto assim é que a falencia de bancos dá para contar por uma mão. O tempo de vida médio de uma empresa é à volta de 10 anos, de um banco, bem nem há estatisticas de tão poucos q faliram.

richardj Escreveu:3º LOL só falta dizeres que os políticos é que tiveram a ideia e iniciativa de juntar a banca comercial e de investimento. A serio?

Sim. Isso aconteceu nos Estados Unidos por decisão politica o de eliminar regulação que separava de forma clara bancos de investimento de bancos comerciais. A isso se chama neoliberalismo o ideal de que regulação e intervenção do Estado só atrapalha a criação de riqueza. E tudo por pressão da extrema direita americana chamada partido republicano. Depois o resto do mundo copiou o que por lá se fez. A Europa felizmente funciona de uma maneira um bocadinho diferente e tomaram-se medidas para o que se passou em 2007 nao se repetisse o mesmo nao posso exactamente dizer dos Estados Unidos.

richardj Escreveu:Maquinas de fazer dinheiro em PT tens muitos outros exemplos, EDP, Galp, Portucel, JMT. Até a corticeira Amorim, em menor escala.

Entao nao é? Tira os contratos abusivos da EDP à conta do Estado portugues dos cmecs, da construcao de barragens que nao sao necessárias e logo vês onde há lucros. A EDP nos Estados Unidos dava prejuizo. Podem-me provar que a EDP é um excelente investimento, eu recuso-me a investir nessa empresa, é uma empresa pendurada no Estado com contratos que nao é preciso dizer nada para todos saberem como foram facilitados. O risco é muito maior em investir numa empresa dita normal do que num banco

por O Estóico Ocioso » 6/9/2014 14:56

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 18/3/2015 0:48, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por richardj » 6/9/2014 14:18

jccgold Escreveu:richardj a banca não é nenhuma mistificação. Em 1º lugar criar lucros para cobrir prejuizos passados é criar lucros e valor na mesma ou não é?
Em 2º a desregulação leva sempre a situações de implusão das empresas. O que levou por ex ao colapso de 1929. Depois da criação de regras quanto tempo passou até haver outro mega colapso bolsista? 80 anos até 2007.
Nos bancos a situação é igual, em ambiente cujos presidentes nao tenham roda livre pra fazer disparates nomeadamente misturar banca comercial com banco de investimento, são máquinas de fazer dinheiro.

1º O que interessa é o retorno ao longo do tempo, agora se tens lucros de 50 M num ano e prejuízos de 100 no seguinte... Claro que convem que a banca tenha lucros nos próximos anos, se é para ter prejuízo mais vale fechar lol.

2º A desregulação é que levou a essa mistificação de que a banca é grande maquina de dinheiro, lucros brutais nesses anos de 2005, 2006, 2007. Na verdade não eram lucros, mas capital a ser distribuído. De 1929 a 2007 já houve muitas bolhas, muitos bancos faliram, muita agua passou por baixo do moinho.

3º LOL só falta dizeres que os políticos é que tiveram a ideia e iniciativa de juntar a banca comercial e de investimento. A serio?

4º As coisas mudaram, o mundo mudou, talvéz lá fora não tanto, talvez os grandes bancos internacionais voltaram ao back to business, mas neste pais à beira mar, muita coisa mudou, sobretudo desde 2008. Dissessem nessa altura que todos os grande bancos nacionais iriam chorar para ao pé do estado a pedir empréstimos e cocos...

Maquinas de fazer dinheiro em PT tens muitos outros exemplos, EDP, Galp, Portucel, JMT. Até a corticeira Amorim, em menor escala.

DUNE 2

por jccgold » 6/9/2014 14:06

richardj a banca não é nenhuma mistificação. Em 1º lugar criar lucros para cobrir prejuizos passados é criar lucros e valor na mesma ou não é?
Em 2º a desregulação leva sempre a situações de implusão das empresas. O que levou por ex ao colapso de 1929. Depois da criação de regras quanto tempo passou até haver outro mega colapso bolsista? 80 anos até 2007.
Nos bancos a situação é igual, em ambiente cujos presidentes nao tenham roda livre pra fazer disparates nomeadamente misturar banca comercial com banco de investimento, são máquinas de fazer dinheiro.

por richardj » 6/9/2014 13:49

não sei como é que há pessoa que continuam a alimentar a mistificação da banca. Parece que ainda estão em 2006. Depois de tudo o que aconteceu, depois de todas as falências, todos os aumentos de capital para cobrir as imparidades, das loucuras do imobiliário, das construções, dos empréstimos a SAD desportivas falidas, e mais do que tudo, dos prejuizos brutais, ainda assim, continuam a mistificar a banca e as suas personalidades. O caso BES, outra mistificação. Tudo isto não mais do que serve para enganar os mais inocentes, os que acreditam mais na imagem do que no relatório de contas...

Felizmente o caldeirão é um dos pouco espaços dos meios bolsistas onde se pode fazer desintoxicação 8-)

DUNE 2

por richardj » 6/9/2014 13:41

jccgold Escreveu:É a norma. Excepto quando em ambiente de desregulação e roda livre se auto-implodem ambiente esse que não é o actual. Em condições normais são máquinas de fazer dinheiro, e vão sê-las nos próximos vários largos anos

chama-lhe nomes :lol:

nos próximos anos precisam de ter lucros para compensar os prejuízos dos últimos anos...

Agora, chamar-lhes "maquinas de fazer dinheiro", é pura ilusão, não mais do que para comer pequenos investidores ao pequeno almoço.

DUNE 2

por jccgold » 6/9/2014 13:20

É a norma. Excepto quando em ambiente de desregulação e roda livre se auto-implodem ambiente esse que não é o actual. Em condições normais são máquinas de fazer dinheiro, e vão sê-las nos próximos vários largos anos

por richardj » 6/9/2014 12:51

jccgold Escreveu:
Infelizmente a economia portuguesa é, e vai continuar rastejante. Nao se pode no entanto substimar a capacidade de adaptação dos bancos. Por mais rastejante que a economia seja os bancos lucram sempre é essa a norma

Então os últimos anos, tem sido só fazer dinheiro... ohoh

DUNE 2

por jccgold » 6/9/2014 12:31

Ulisses Pereira Escreveu:O negócio da Banca em Portugal em 2007 é incomparável com o negócio em 2014. Incomparável.

Infelizmente a economia portuguesa é, e vai continuar rastejante. Nao se pode no entanto substimar a capacidade de adaptação dos bancos. Por mais rastejante que a economia seja os bancos lucram sempre é essa a norma

por Sacanitajose » 6/9/2014 11:06

:clap: concordo com, a afirmação !
para atingurmos essa situação 2007, ainda faltam 4 anos.
contudo dada a miopia, global ! Voltaremos :pray: cair !
Tem sido ciclico.
bom fim de semana 8-)
Ulisses Pereira Escreveu:O negócio da Banca em Portugal em 2007 é incomparável com o negócio em 2014. Incomparável.

Registado: 3/5/2014 21:03

por pcm1979 » 6/9/2014 10:07

A cotação do bcp nos próximos anos vai depender muito do número de aumentos de capital que tiver. :lol: O remédio é participar neles todos ou vender os direitos. :mrgreen:

Registado: 26/7/2014 12:37

por O Estóico Ocioso » 6/9/2014 3:39

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 18/3/2015 0:47, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por 10000 » 5/9/2014 14:33

Boa tarde!
Alguem poderia postar um grafico actualizado com o repectivo canal (maximo e minimo), para termos uma ideia da evoluçao da acção.
Obrigado

Registado: 30/9/2012 20:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA e 236 visitantes