Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
maj.lraep Escreveu:Caro Virtuagod e Tridion,
Não vale a pena discutirem com o ser desprezível. A culpa fundamentalmente é da moderação que decidiu expulsar quem defendia os investidores, e deixa continuar por aqui este parasita que não percebe nada de finanças e prefere levar os investidores para estratégias onde eles vão perder dinheiro.
Foi opção da moderação do fórum, agora é levar com o ser desprezível até o infinito.
(Ainda por cima ele tem imenso tempo livre para dizer "baboseiradas" que não interessa a rigorosamente ninguém)
Quem gosta de gestão ativa pode ir perdendo dinheiro por aqui, ouvindo mentiras do ser desprezível.
Quem prefere gestão passiva tem de obedecer às indicações da moderação do fórum e sair.
Este user deve ser o ghorez e tenho a comunicar ao forum que acabei de denunciar à moderação esta linguagem desprezível utilizada pelo mesmo que só incorpora ataque 100% pessoal (eu dou sempre a cara dos meus actos, pelo que não poderia denunciar sem o tornar público). Quanto ao não perceber nada de finanças, segundo o user, eu gostava de fazer um teste teórico-prático com ele para depois se avaliar o nível de saber de cada um, porque pelo pouco que li dos posts do user não encontrei ainda nenhuma diferenciação que nos permita concluir que ele percebe alguma coisa de finanças.
Editado pela última vez por bluechips em 5/9/2014 10:34, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
- Registado: 26/8/2014 18:46
[Artista Romeno Escreveu:
Nao concordo, acho que cada pessoa deve procurar o metodo que lhe traga melhor fit e retorno associado, a meu ver seres inteligente é fazeres isso, o que é bom com uma pessoa, pode nao funcionar com outra... dito isto, 2 investidores podem ter estrategias diferentes, mas optimas para o seu perfil
Absolutamente de acordo. Inteligência é perceber onde começa e acaba as nossas limitações.E se vale a pena combate-las e a que custo de oportunidade, lembrando que o tempo é o bem mais escasso de que dispomos.
Qualquer pessoa bem sucedida sabe que ser inteligente é apenas estar rodeada de pessoas ainda mais inteligentes.
- Registado: 1/7/2014 14:53
bluechips Escreveu:VirtuaGod Escreveu:bluechips Escreveu:
Não me estás a dar novidade nenhuma, pois os passivos que acreditam na EMH percebem pouco disto, mas se até o Sharpe admitia isso ... uma pessoa que não pense pela sua cabeça também pode pensar assim.
Mas achas que uma pessoa por ser investidor passivo não pensa pela própria cabeça? Achas que uma pessoa que opta por ter rentabilidades de 7% ao ano duplicando o capital todos os 10 anos é acéfalo? Escolher algo diferente da tua opção não significa que as outras pessoas são burras. Fazes-me lembrar o Bush Jr.com o "Quem não está connosco está contra nós"![]()
Só te vou responder a esta questão, porque às outras é conversa em círculo (não se avança, está-se sempre à mesma distância do centro).
Tu agora deixaste-me preocupado com a tua capacidade interpretativa de frases, e neste caso nem precisavas de espreitar o que estava por baixo do "capot" da minha frase, a qual quer dizer o seguinte: os passivos que acreditam na EMH percebem pouco disto, porque se soubessem sabiam que tal hipótese nunca se pode verificar no mercado acionista devido ao simples facto do processo dos preços das ações não seguirem um trajeto aleatório. Quanto ao Sharpe, ele também acreditava na EMH, pelo que temos que ter sempre cuidado em seguir os mestres sem pensarmos pelas nossas próprias cabeças. Eu não chamei acéfalo a ninguém, e para terminar vou-te dizer uma verdade teórica absoluta: a gestão 100% passiva é, em termos teóricos, um atentado à inteligência humana.
Abr,
bluechips
Nao concordo, acho que cada pessoa deve procurar o metodo que lhe traga melhor fit e retorno associado, a meu ver seres inteligente é fazeres isso, o que é bom com uma pessoa, pode nao funcionar com outra... dito isto, 2 investidores podem ter estrategias diferentes, mas optimas para o seu perfil
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
VirtuaGod Escreveu:bluechips Escreveu:
Não me estás a dar novidade nenhuma, pois os passivos que acreditam na EMH percebem pouco disto, mas se até o Sharpe admitia isso ... uma pessoa que não pense pela sua cabeça também pode pensar assim.
Mas achas que uma pessoa por ser investidor passivo não pensa pela própria cabeça? Achas que uma pessoa que opta por ter rentabilidades de 7% ao ano duplicando o capital todos os 10 anos é acéfalo? Escolher algo diferente da tua opção não significa que as outras pessoas são burras. Fazes-me lembrar o Bush Jr.com o "Quem não está connosco está contra nós"![]()
Só te vou responder a esta questão, porque às outras é conversa em círculo (não se avança, está-se sempre à mesma distância do centro).
Tu agora deixaste-me preocupado com a tua capacidade interpretativa de frases, e neste caso nem precisavas de espreitar o que estava por baixo do "capot" da minha frase, a qual quer dizer o seguinte: os passivos que acreditam na EMH percebem pouco disto, porque se soubessem sabiam que tal hipótese nunca se pode verificar no mercado acionista devido ao simples facto do processo dos preços das ações não seguirem um trajeto aleatório. Quanto ao Sharpe, ele também acreditava na EMH, pelo que temos que ter sempre cuidado em seguir os mestres sem pensarmos pelas nossas próprias cabeças. Eu não chamei acéfalo a ninguém, e para terminar vou-te dizer uma verdade teórica absoluta: a gestão 100% passiva é, em termos teóricos, um atentado à inteligência humana.
Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Tridion Escreveu:O VirtuaGod é fixe...o problema é que por cada VirtuaGod existem 3 ou 4 estarolas. E não é que muitos acreditam muito mais nos estarolas!?
Tu como tridion és uma espécie de ião com 3 cargas, agora pergunto-te: Tu ao proferires a frase anterior és um dos estarolas (leviano, estroina, estouvado, ... com pouco juízo) que referes, e na tua fase iónica, ao produzir tal pensamento, estavas na fase oxidada ou reduzida, ou será que tu fizeste um processo de oxidação-redução a ti mesmo, do género do caracol (assexuado ... satisfaz-se a ele próprio)?
VirtuaGod Escreveu:Como o VG, respondendo ao meu post, falou "por cima da burra" não pode levar a mal se o outro reagir com umas "jumentices".
Estás à vontade para me responder como quiseres e podes "entrar para matar" DESDE que não incluas ataques pessoais do estilo "és pago para seres normalíssimo e não engrossas a lista dos desempregados." ou "para compensar essa pequenez".
Nunca irei perceber quem responde a divergências de opinião com ataques pessoais... És livre de ter a tua, eu sou livre de ter a minha![]()
Se não és um gestor profissional, então estamos conversados.
Pk? Só discutes com gestores profissionais?Desculpa então
![]()
Abr
VirtuaGod,
"Normalíssimo" e "pequenez" dizem respeito aos resultados e não à pessoa, uma vez que surgiram no contexto da comparação da performance dos gestores portugueses com os gestores que citaste (nenhum deles me impressiona mas tudo é uma questão de gosto por esta ou aquela pessoa ou método). Por isso não são ataques pessoais, no sentido em que colocas a questão. Contudo, como outra foi a tua interpretação das minhas palavras e uma vez que o juízo sobre a ofensa não pode ficar nas mãos do ofensor, retiro tudo o que disse a esse respeito e peço-te desculpa pelo uso daquela linguagem.
Vamos supor que eu sou gestor e obtenho uma valorização de 10% e que tu, também gestor, obtens muito mais. Se disseres que a minha valorização foi normalíssima quando comparada com, por exemplo, o benchmark histórico do sp500 e que fui pago mas não passei da mediania, não é um ataque pessoal, estás apenas a constatar factos.
É verdade que com alguns gestores profissionais não discuto, pois receio pelo bem-estar deles após o confronto argumentativo. Não será o teu caso.
Sejas ou não profissional, deixemos então prosseguir a discussão, pois já vi que por vezes deitas um olho ao marketwatch e pareces gostar dos textos do Morgan Housel.
Abraço
De jumento eu vou...
- Registado: 28/8/2014 15:49
O VirtuaGod é fixe...o problema é que por cada VirtuaGod existem 3 ou 4 estarolas. E não é que muitos acreditam muito mais nos estarolas!? 

bluechips Escreveu:Porque carga de água estás a defender o rebanho dos 95% e não exaltas os 5% de um alto nível de competência?
BR eu não estou a defender ng. Ou talvez até os esteja a defender pk sinto que os estás a atacar. Eu sei que não sei fazer market timming. "Perdi" 7 anos que podiam ser extremamente valiosos a tentar fazer market timming. Poucos conhecimentos adquiri excepto que não sei fazer market timming.

bluechips Escreveu:O teu desafio de vida é tentares fazer parte do grupo minoritário, mas com melhores retornos possiveis, ou fazeres parte do grupo maioritário mas com resultados medianos?
O meu desafio pessoal é ter os melhores resultados possíveis sem fazer market timming (uma vez que não sei fazer). Nem me parece que as performances de gestão passiva são medianas quanto mais as que sou capaz de obter se tiver qualquer instrumento financeiro que eu queira à minha disposição.

bluechips Escreveu:Se tu numa entrevista me mostrasses este nível de ambição, passava-te logo para 2º plano.
Como pedi no post anterior, deixem os ataques pessoais para os estádios de futebol etc etc (e não assumas tantas cenas sobre mim que posso-te dizer que cerca de 75% das tuas opiniões sobre mim estão erradas, centra-te nas opiniões, não na pessoa

bluechips Escreveu:O mundo progrediria muito pouco com pessoas demasiado certinhas e pouco ambiciosas em arriscar, isto porque num qualquer processo de transformação a entropia do sistema aumenta e para se otimizar um processo é preciso meter entropia no sistema.
Acredito que percebas mais disso do que eu por isso aceito perfeitamente a tua visão. Fizeste-me lembrar este anúncio da nike http://www.youtube.com/watch?v=mTzMgkwtfiI

VirtuaGod Escreveu:Não me estás a dar novidade nenhuma, pois os passivos que acreditam na EMH percebem pouco disto, mas se até o Sharpe admitia isso ... uma pessoa que não pense pela sua cabeça também pode pensar assim.
Mas achas que uma pessoa por ser investidor passivo não pensa pela própria cabeça? Achas que uma pessoa que opta por ter rentabilidades de 7% ao ano duplicando o capital todos os 10 anos é acéfalo? Escolher algo diferente da tua opção não significa que as outras pessoas são burras. Fazes-me lembrar o Bush Jr.com o "Quem não está connosco está contra nós"

VirtuaGod Escreveu:Dou-te uma resposta qualitativa: conduzir uma carroça, não é a mesma coisa que conduzir um fórmula 1. Ou seja, tu para otimizares a velocidade tens que ter conhecimentos teóricos e práticos de upgrade. Outra coisa diferente, é saberes se tens unhas e não te deixas tolher pelo medo da alta velocidade.
Já andei de fórmula 1 durante 7 anos e não gostei. Tinha até impacto na minha maneira de ser e não pertendo que o meu estado de espírito seja bipolar como os mercados

VirtuaGod Escreveu:Atenção que estas minhas respostas demonstram o apreço que eu tenho por ti, só que há uma coisa que me chega até irritar: és demasiado defensivo (olha que as senhoras não gostam muito disso, elas gostam de quem as saiba surpreender com inovação diferenciadora, e aí elas vão exclamar de orgulho: este é o meu homem, e nem à melhor amiga deixam tocar).
Uma vez li uma cena num livro que me fez pensar no pk sou defensivo etc. Quem presenciou a grande depressão ficou com marcas para o resto da vida e era "permabear". Eu "nasci" um bear market (2000/2002). Tu "nasceste" num bull market. Muita gente adora ver tudo verde e carregar no pedal. Eu, a nível pessoal, VIBRO com TUDO vermelho. Os bull Markets para mim são uma seca. Afinal, é numa recta que se descobre quem tem unhas para o fórmula 1? Ou apenas se descobre quem tem o carro mais rápido?

A maioria sente-se um génio quando ganha mais dinheiro que os outros, eu sinto-me um génio quando perco menos dinheiro que os outros. Defeitos de formação provavelmente.

Nunca tive de facto uma personalidade que atraísse muito o sexo feminino e sou certinho, muito certinho. Mas olha, quem gosta gosta quem não gosta azar. Algumas pessoas , como tu, aprendem a aceitar-me mesmo que esse aspecto da minha personalidade as irrite

Adaptei a minha forma de investimento à minha personalidade pois "the stock market is an expensive way to know yourself"
P.S. Espero que compreendas que te tentei explicar pk sou como sou nos mercados, há formas de estar muito diferentes, diversas formas de ganhar $. Parece-me que a tua forma de estar nos mercados se alinha com a tua personalidade, e nada nos impede a ambos ter sucesso

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
bluechips Escreveu:
Quanto é que estás a ganhar em % no fundo da saúde da BlackRock? Tens de arranjar algum capital para entrares na biotecnologia, porque eu tenho alguma esperança de no final do ano, este setor poder ombrear com os retornos da Índia. Eu posso me enganar, mas uma coisa eu tenho a certeza: apesar das brutais valorizações do setor nos últimos 2 anos, os fundamentais ainda são suficientes para poder terminar o ano junto do pelotão da frente.
Não estou a ver melhores fundamentais nos outros setores e no mercado em geral dos EUA, e agora ainda mais com esta espécie de QE europeu do BCE, parte dos investidores vão fugir para as ações da Europa que estavam em letargia, e nesse sentido os melhores fundamentais dos EUA também devem ser exponenciados, pois os muitos que ficam devem ser mais seletivos em tentar procurar retornos acima da média em desfavor do aumento do risco incorrido.
Um abraço,
bluechips
BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR 12,06%

- Registado: 22/3/2014 13:47
Como o VG, respondendo ao meu post, falou "por cima da burra" não pode levar a mal se o outro reagir com umas "jumentices".
Estás à vontade para me responder como quiseres e podes "entrar para matar" DESDE que não incluas ataques pessoais do estilo "és pago para seres normalíssimo e não engrossas a lista dos desempregados." ou "para compensar essa pequenez".
Nunca irei perceber quem responde a divergências de opinião com ataques pessoais... És livre de ter a tua, eu sou livre de ter a minha
Pk? Só discutes com gestores profissionais?
Desculpa então
Abr
Nunca irei perceber quem responde a divergências de opinião com ataques pessoais... És livre de ter a tua, eu sou livre de ter a minha

Pk? Só discutes com gestores profissionais?

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
DMP Escreveu:bluechips Escreveu:Boas,
A queda vertiginosa do EUR face ao USD na sequência do anúncio, por parte do BCE, da baixa da taxa de juros diretora para o valor de 0.05%.
Neste momento em que escrevo a taxa EUR/USD está em -1.54% e está a caír continuamente, o que para mim é uma grande notícia, pois a semana passada, fiz o que me era possivel em transformar os EUR em USD, pagando uma comissão de negociação cambial de apenas 0.25%, e dei disso conta aqui no tópico a alertar para esse previsível ganho cambial com o anúncio da implementação de uma espécie de QE do BCE (Programa TLTRO de injeção de liquidez de longo prazo na economia europeia: 400 mil milhões de euros ao longo dos próximos 4 anos).
Para quem tem cerca de 75% do seu portfolio em USD e 25% em EUR, esta queda não está nada mal. Pena tenho eu de ainda estar a perder 5.52% no fundo em EUR da Turquia, pois se estivesse a ganhar ou quase nulo, já a semana passada tinha resgatado o fundo e transformar os EUR em USD e reforçar o fundo do Brasil em USD. Daqui a cerca de 1 mês vou fazer o balanço do que se possa estar a ganhar ou a perder no Brasil e se me enganar sou o 1º a admitir o erro e dizer que, nesse caso, a minha gestão ativa foi uma porcaria, mas até lá ... ainda muita água vai correr por baixo das pontes.
Abr,
bluechips
A nossa gestão activa é um espectáculo BR. Sempre a trabalhar para o nosso almoço.![]()
Goldman Sachs India Equity Port E Acc 11,58%
JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR 11,53%
Um abraço.
Quanto é que estás a ganhar em % no fundo da saúde da BlackRock? Tens de arranjar algum capital para entrares na biotecnologia, porque eu tenho alguma esperança de no final do ano, este setor poder ombrear com os retornos da Índia. Eu posso me enganar, mas uma coisa eu tenho a certeza: apesar das brutais valorizações do setor nos últimos 2 anos, os fundamentais ainda são suficientes para poder terminar o ano junto do pelotão da frente.
Não estou a ver melhores fundamentais nos outros setores e no mercado em geral dos EUA, e agora ainda mais com esta espécie de QE europeu do BCE, parte dos investidores vão fugir para as ações da Europa que estavam em letargia, e nesse sentido os melhores fundamentais dos EUA também devem ser exponenciados, pois os muitos que ficam devem ser mais seletivos em tentar procurar retornos acima da média em desfavor do aumento do risco incorrido.
Um abraço,
bluechips
bluechips Escreveu:Boas,
A queda vertiginosa do EUR face ao USD na sequência do anúncio, por parte do BCE, da baixa da taxa de juros diretora para o valor de 0.05%.
Neste momento em que escrevo a taxa EUR/USD está em -1.54% e está a caír continuamente, o que para mim é uma grande notícia, pois a semana passada, fiz o que me era possivel em transformar os EUR em USD, pagando uma comissão de negociação cambial de apenas 0.25%, e dei disso conta aqui no tópico a alertar para esse previsível ganho cambial com o anúncio da implementação de uma espécie de QE do BCE (Programa TLTRO de injeção de liquidez de longo prazo na economia europeia: 400 mil milhões de euros ao longo dos próximos 4 anos).
Para quem tem cerca de 75% do seu portfolio em USD e 25% em EUR, esta queda não está nada mal. Pena tenho eu de ainda estar a perder 5.52% no fundo em EUR da Turquia, pois se estivesse a ganhar ou quase nulo, já a semana passada tinha resgatado o fundo e transformar os EUR em USD e reforçar o fundo do Brasil em USD. Daqui a cerca de 1 mês vou fazer o balanço do que se possa estar a ganhar ou a perder no Brasil e se me enganar sou o 1º a admitir o erro e dizer que, nesse caso, a minha gestão ativa foi uma porcaria, mas até lá ... ainda muita água vai correr por baixo das pontes.
Abr,
bluechips
A nossa gestão activa é um espectáculo BR. Sempre a trabalhar para o nosso almoço.

Goldman Sachs India Equity Port E Acc 11,58%
JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR 11,53%
Um abraço.
- Registado: 22/3/2014 13:47
chico_laranja Escreveu:Acalma ai os jumentos caro dejumentoeuvou![]()
Se há alguém que tem dado bastantes conhecimentos em troca de nada nesta área dos fundos é o VG e o Rick.
Antes de avançares mais lê de cabo a rabo os tópicos do Rick e do VG (de preferência 2 vezes pois a areia é muito e não há camião que leve isso tudo de uma vez) para veres qual o tipo de posicionamento eles têm e se é coerente com os posicionamentos de comerciais.
Talvez tu também deverias ter um disclaimer desses pois o Rick e o VG esfrangalharam as "carteiras mágicas" dos gestores de contas em que o que lhes interessa não é o melhor para o cliente mas sim o que lhe garante as melhores comissões e dá jeito tentar descredibilizar quem quebrou esses dogmas de que se deve aceitar cegamente os conselhos dos PFAs pois pode-te estar a custar algum bónus ao fim do mês.
Se não tens um título pomposo de PFA, financial adviser ou outro do género então volta a ler os parágrafos 2 e 3 deste post e só após isso comenta se continuar a ver o VG como um PFA encapotado (acho até que estão proibidos pelo BdP de tal coisa mas os supervisores nacionais são o que são).
Eu pessoalmente não sou de entrar assim a matar mas por vezes é com comentários destes que se perde a colaboração de pessoas altruístas como o Rick e o VG.
Se ele é comercial ou não, se está encapotado ou não, se pode estar aqui livremente ou não, se o BdP controla muito ou pouco, bem ou mal, não é problema meu. Eu não ponho nem pus em causa o contributo de um ou de outro. Apenas respondi ao VG, não estando o Rick em causa. Como o VG, respondendo ao meu post, falou "por cima da burra" não pode levar a mal se o outro reagir com umas "jumentices".
Eu tenho uma visão contrária à tua: quando entro, é para matar; de outro modo a presa foge. Deixo a conversa mole para os ditos comerciais.
Eu não preciso de disclaimer. Aliás, os negócios de que tenho falado neste fórum até têm saído ao contrário (salvo o caso da galp). Portanto, como vês, pouco percebo disto e de certeza que, se me esforçar muito, vou aprender com eles muitas coisas boas.
Por mim o assunto está encerrado...até surgir um outro caso Pescanova.
Concordo com o que dizes BR
No meu último rebalanceamento fechei o Templeton TR H1 e reforcei esse capital no gémeo sem hedge. Ainda tenho 1 ou 2 posições a mexer.
É insustentável para a Europa manter um Euro forte como está. Infelizmente enquanto os alemães não sofrerem forte e feio na pele quebras nas exportações eles manterão as palas nos olhos e o resto que encolha mas os alemães já estão a começar a levar no pêlo com a desaceleração económica.
No meu último rebalanceamento fechei o Templeton TR H1 e reforcei esse capital no gémeo sem hedge. Ainda tenho 1 ou 2 posições a mexer.
É insustentável para a Europa manter um Euro forte como está. Infelizmente enquanto os alemães não sofrerem forte e feio na pele quebras nas exportações eles manterão as palas nos olhos e o resto que encolha mas os alemães já estão a começar a levar no pêlo com a desaceleração económica.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
chico_laranja Escreveu:Nada como ter fundos USD cotados em EUR como o Eurizon Consumer Staples ou o Templeton TR sem Hedge
Chico: com o teu perfil de investidor de médio-longo prazo e com a moeda mãe em EUR, nem devias ter nenhum fundo com hedge, porque o EUR é uma hard currency e a um prazo de 3-5 anos não é expectável perder para outras moedas, incluindo o USD, que também é uma hard currency. Assim, neste caso, as pessoas que fazem hedge só estão a perder dinheiro em relação ao mesmo fundo sem hedge, isto porque o hedge paga-se, não é de graça, e quanto maior é o nível de proteção cambial, maior será o hedge a pagar.
Chico, eu nomeava-te já para provedor dos tópicos do Rick e do VG. És um tipo certinho, ponderado, e ... até tens frontalidade acima da média, para além de teres jeito para dares raspanetes mais ou menos ácidos, que depois a tua ponderação mais alcalina neutraliza isso fácilmente, sem rancores.
Um abraço,
bluechips
chico_laranja Escreveu:Acalma ai os jumentos caro dejumentoeuvou![]()
Se há alguém que tem dado bastantes conhecimentos em troca de nada nesta área dos fundos é o VG e o Rick.
Antes de avançares mais lê de cabo a rabo os tópicos do Rick e do VG (de preferência 2 vezes pois a areia é muito e não há camião que leve isso tudo de uma vez) para veres qual o tipo de posicionamento eles têm e se é coerente com os posicionamentos de comerciais.
Talvez tu também deverias ter um disclaimer desses pois o Rick e o VG esfrangalharam as "carteiras mágicas" dos gestores de contas em que o que lhes interessa não é o melhor para o cliente mas sim o que lhe garante as melhores comissões e dá jeito tentar descredibilizar quem quebrou esses dogmas de que se deve aceitar cegamente os conselhos dos PFAs pois pode-te estar a custar algum bónus ao fim do mês.
Se não tens um título pomposo de PFA, financial adviser ou outro do género então volta a ler os parágrafos 2 e 3 deste post e só após isso comenta se continuar a ver o VG como um PFA encapotado (acho até que estão proibidos pelo BdP de tal coisa mas os supervisores nacionais são o que são).
Eu pessoalmente não sou de entrar assim a matar mas por vezes é com comentários destes que se perde a colaboração de pessoas altruístas como o Rick e o VG.
X 2
Nada como ter fundos USD cotados em EUR como o Eurizon Consumer Staples ou o Templeton TR sem Hedge 

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Acalma ai os jumentos caro dejumentoeuvou

bluechips Escreveu:Boas,
Para quem tem cerca de 75% do seu portfolio em USD e 25% em EUR, esta queda não está nada mal. Pena tenho eu de ainda estar a perder 5.52% no fundo em EUR da Turquia, pois se estivesse a ganhar ou quase nulo, já a semana passado tinha resgatado o fundo e transformar os EUR em USD e reforçar o fundo do Brasil em USD.
Abr,
bluechips
previsivel durante o verão sem comprometer o equilibrio da carteira em excesso comprei o mais que pude fora do euro a começar pelas acções edit que aqui fui falando
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Boas,
Abr,
bluechips
Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 4/9/2014 16:55, num total de 1 vez.
VirtuaGod Escreveu:dejumentoeuvou... Escreveu: Contudo, a afirmação não deixa de ter um fundo de verdade, mas cada um come como quer a palha que vem nos jornais (online ou outros). Ou outra palha, tipo palha do BES ou da Pescanova. Até ser possível a verificação independente da notícia, bem pode ser um discurso encomendado (e logo nos EUA).
Só faço duas questões:
1º Achas que é possível sair num jornal tipo bloomberg que o gestor X teve 30% de rentabilidade sem uma de duas coisas acontecer caso fosse mentira. Provavelmente ou os clientes se revoltavam e entravam em força em fóruns como o elite trader a dizer que era mentira ou o gestor Y vir dizer que era mentira? Há disformação verdade mas há coisas, como este tipo de factos que cada vez é mais fácil de comprovar se for mentira, ainda por cima com internet etc nos dias de hoje (pelos vistos nem fotos estão a salvo na "nuvem" LOL). Se achas que mesmo assim é possível, passemos ao ponto 2
2º Sabes que quem tem dinheiro com estes gestores o tem voluntariamente certo? Não os vejo a ter Biliões em AUMs se não dessem lucro, ainda por cima com os custos inerentes a investir num Hedge Fund que são altíssimos (2% anuais + 20% dos lucros)dejumentoeuvou... Escreveu:É muito bonito ver os mais variados gestores profissionais portugueses que frequentam ou apenas consultam este fórum citar a performance dos gestores estrangeiros. Mas quando chega a hora de tentar imitar tal performance, lá aparecem as desculpas do costume, as referências à gestão passiva e à gestão activa.
Temos visões diferentes. Eu acho normalíssimo. Por várias razões, primeiro porque se os gestores nacionais conseguissem essas performances tinham Hedge Funds deles. Ou deixas de falar do Ronaldo e do Messi pk não sabes jogar tão bem futebol como eles? Cuidado em falares de filmes e livros a mesmos que sejas um realizador ou escritor bem sucedido. Ou vens com desculpas que não sabes escrever tão bem como o Hemingway para justificares ainda não teres um prémio Nobel?dejumentoeuvou... Escreveu: Hoje em dia, com a informação à distância de um click, seria tão fácil segui-los e imitá-los, pelo menos em parte.
Qual é o teu Hedge Fund? Gostaria de investir nele se possível. "Só" precisas de me dar 15% de rentabilidade com risco de mercado.
P.S. Sabes que os milhões que estes tipos ganham vem da performance deles certo? Não confundas o "Buy Side" com o "Sell Side".
P.S. 2 - Deve ter sido um rival do Paulson que encomendou as notícias a dizer que ele perdeu 50% em 2011 (Não percebo é pk não "comprou" notícias tb em 2013)
Ouve lá, tu és um gestor profissional? É que falei ao de leve na performance (!?) dos gestores portugueses, e falei da Pescanova e do Bes, e o que é que obtive? A resposta que antecede, que te deve ter dado mais trabalho (caso o sejas) do que seleccionares os activos das carteiras passivas, com a agravante que parte dessas carteiras são constituídas, no todo ou em parte, por fundos criados por outros. Enfim, construí-las deve ser uma autêntica canseira!
Pela forma como reagiste deves ser mesmo um gestor profissional, daqueles que está encostado ao grupo dos da "performance mediana" e para compensar essa pequenez falas dos gestores que são extraordinários. Uns falam dos que têm boa performance, outros, como os gestores que citaste, tentam obtê-la e mantê-la e tu sabes onde é que encaixas. É uma opção de vida e há que olhar para o lado positivo das coisas: és pago para seres normalíssimo e não engrossas a lista dos desempregados.
A propósito, um disclaimerzito não calhava mal dados os evidentes conflitos de interesses.O forista Rick dizia-me no outro dia: "Não esqueças, que para além de investidores particulares ou simplesmente, curiosos, existe uma variedade de participantes e leitores, de várias áreas de emprego. Inclusivamente, de vários bancos comerciais, de investimento, corretoras, seguradoras, com os mais variados cargos nas suas empresas, inclusive os "famosos" PFA do Banco Best. Logo poderá não existir a imparcialidade em algumas opiniões de alguns participantes."
Se não és um gestor profissional, então estamos conversados. Para "curiosos das finanças" já chega os que tenho cá em casa.
Quanto ao hedge fund em que invisto, estuda, investiga e encontrarás.
De jumento eu vou...
maj.lraep Escreveu:Amiais Escreveu:Meus caros,
o que podemos esperar como resultado das declarações de hoje do M.Draghi (BCE) para fundos de obrigações e de acções?![]()
Obrigado
Se tens empréstimos anexados à Euribor (tx.variável) é provável que a prestação fique + baixa;![]()
Se estás a pensar constituir depósitos a prazo é provável que os juros pagos baixem ainda mais.
Obrigado, mas para empréstimos e depósitos sei o que acontece, a dúvida era mesmo como se repercutia nos fundos de acções e obrigações, o VG respondeu mais acima (Obrigado VG).

VirtuaGod Escreveu:bluechips Escreveu:Chico, o pessoal do Buy&Hold são dos investidores mais preguiçosos,
E se eu te dizer que são pragmáticos? Está estabelecido que 95% das pessoas não sabe fazer Market Timming, porque é que essas pessoas vão tentar fazer Market Timming? Há uma aceitação que não somos especiais. Uma aceitação que temos a capacidade (ou falta dela) da maioria das pessoas. Não sei onde é que isso me faz perguiçoso. No limite sou uma pessoa com consciência dos meus limites. Algo que tive de estabelecer antes de realmente começar a ganhar dinheiro nos mercados.
Tu sendo um estudioso e com a base teórica que tens, devias saber que a teoria viável e praticável se deve suplantar à prática dos resultados por parte das pessoas mais ou menos competentes. A teoria aponta-nos o caminho da otimização e da excelência suprema dos resultados, que se for seguida por um investidor extremamente competente, chegará ao P5 e não ao P95. Porque carga de água estás a defender o rebanho dos 95% e não exaltas os 5% de um alto nível de competência? O teu desafio de vida é tentares fazer parte do grupo minoritário, mas com melhores retornos possiveis, ou fazeres parte do grupo maioritário mas com resultados medianos?
Se tu numa entrevista me mostrasses este nível de ambição, passava-te logo para 2º plano. O mundo progrediria muito pouco com pessoas demasiado certinhas e pouco ambiciosas em arriscar, isto porque num qualquer processo de transformação a entropia do sistema aumenta e para se otimizar um processo é preciso meter entropia no sistema. Portanto, nunca gostei de coisas demasiado arrumadinhas em prateleiras estáticas.
VirtuaGod Escreveu:bluechips Escreveu: pois estabelecem a sua alocação de investimento e deixam-na correr por conta da Hipótese do Mercado Eficiente (não real) do mercado acionista
E se eu te disser que muita gente que pratica investimento passivo não acredita na EMH?
VirtuaGod Escreveu:bluechips Escreveu: Agora pergunto: sabem quais desses três são os mais conhecedores e mais competentes da matéria? Resposta: são os menos preguiçosos, mas também mais stressante, os que praticam o intraday trading.
Não vejo qualquer tipo de correlação positiva entre conhecimento financeiro e excesso de actividade. Tens algum estudo sobre isso? Pessoalmente tenho mais conhecimentos numa altura em que a minha actividade é baixíssima face à que tinha há 10/12 anos atrás. O Sniper é outro que diz isso recorrentemente.
Dou-te uma resposta qualitativa: conduzir uma carroça, não é a mesma coisa que conduzir um fórmula 1. Ou seja, tu para otimizares a velocidade tens que ter conhecimentos teóricos e práticos de upgrade. Outra coisa diferente, é saberes se tens unhas e não te deixas tolher pelo medo da alta velocidade.
Atenção que estas minhas respostas demonstram o apreço que eu tenho por ti, só que há uma coisa que me chega até irritar: és demasiado defensivo (olha que as senhoras não gostam muito disso, elas gostam de quem as saiba surpreender com inovação diferenciadora, e aí elas vão exclamar de orgulho: este é o meu homem, e nem à melhor amiga deixam tocar).
Um abraço,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 4/9/2014 17:07, num total de 3 vezes.
Amiais Escreveu:Meus caros,
o que podemos esperar como resultado das declarações de hoje do M.Draghi (BCE) para fundos de obrigações e de acções?![]()
Obrigado
Se tens empréstimos anexados à Euribor (tx.variável) é provável que a prestação fique + baixa;

Se estás a pensar constituir depósitos a prazo é provável que os juros pagos baixem ainda mais.

- Registado: 25/8/2014 20:43
Amiais Escreveu:Meus caros,
Obrigado
UPA em acções e obrigações Europeias
É mais complicado nos mercados Americanos, em princípio levaria uma um upa mais gradual mas a verdade é que as treasuries estão negativas hoje (embora o S&P esteja positivo).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, jcpequeno, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, yggy e 157 visitantes