Obrigações II
Re: Obrigações II
Sr_SNiper Escreveu:PairOfJacks Escreveu:Ambas têm valor nominal de 1000€. O cupão é pago semestralmente para ambas à taxa anual de respectivamente 1,2% e 1,7% (está no post original).
Não consegues seguir os links? Estranho.. aqui funciona.
PS: Sniper, mandei-te um mail para o mail do trabalho.
Eu vi no post original, mas com um cupão ridículo desses pensei que tinha sido engano teu a escrever o primeiro dígito do número, lol
bom, nao sejas mais papista que o papa o santander emitiu cocos a 6,xxx.... 1,xx é fraco, mas a rede comercial trata do dossier....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
PairOfJacks Escreveu:Ambas têm valor nominal de 1000€. O cupão é pago semestralmente para ambas à taxa anual de respectivamente 1,2% e 1,7% (está no post original).
Eu vi no post original, mas com um cupão ridículo desses pensei que tinha sido engano teu a escrever o primeiro dígito do número, lol
Lose your opinion, not your money
série 981 -> ISIN: PTBBB1OM0010 1,2% Min: 1000€
série 982 -> ISIN: PTBBB2OM0019 1,7% Min: 50000€
série 982 -> ISIN: PTBBB2OM0019 1,7% Min: 50000€
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Ambas têm valor nominal de 1000€. O cupão é pago semestralmente para ambas à taxa anual de respectivamente 1,2% e 1,7% (está no post original).
PairOfJacks
Eu também ando a ver se encontro algo interessante. Agora essas obrigações com esse cupão, de 1,20% e 1,70%, sendo obrigação de banco, com os riscos inerentes, depois do estouro do BES e das novas regulamentações, vai lá vai.....então aplico num deposito que o risco é bem menor.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
realmente a inflação está nas lonas.... mas uma taxas dessas é altamente interessante diria.... 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Não li o prospeto mas quase de certeza que a de maior juro deve ter um risco maior, mesmo sendo as duas divida sénior.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Bom dia,
De acordo com a CMVM estão a decorrer duas OPS de obrigações do BPI, com os mesmo prazos, a que eles chamam série 981 e série 982 (os prospectivos respectivos estão acessíveis carregando nos links).
Ora analisando os prospectos, concluo que a data de emissão e maturidade são iguais, ambas são dívida sénior, ambos os cupões são fixos e pagos semestralmente mas... os cupões são diferentes: 1,2% e 1,7% respectivamente.
Pergunta: Que sentido é que isto faz? Emitir dívida na mesma data e com condições semelhantes mas com juro diferente? Ou estou a interpretar mal o(s) prospecto(s)?
Cumps e obrigado
De acordo com a CMVM estão a decorrer duas OPS de obrigações do BPI, com os mesmo prazos, a que eles chamam série 981 e série 982 (os prospectivos respectivos estão acessíveis carregando nos links).
Ora analisando os prospectos, concluo que a data de emissão e maturidade são iguais, ambas são dívida sénior, ambos os cupões são fixos e pagos semestralmente mas... os cupões são diferentes: 1,2% e 1,7% respectivamente.
Pergunta: Que sentido é que isto faz? Emitir dívida na mesma data e com condições semelhantes mas com juro diferente? Ou estou a interpretar mal o(s) prospecto(s)?
Cumps e obrigado
PairOfJacks
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia--- ... -6379.html
Novo Banco prepara solução para pagar dívida sénior do BES
Clientes não estão a conseguir fazer resgates antecipados
Alguém quer especular sobre o que estará por trás desta notícias? Eu tinha ficado com a ideia que o que ia acontecer era "aguentem-se com as obrigações até à maturidade", mas quererá isto dizer que o Novo Banco vai passar a recomprar a dívida senior desde que a transforme-mos em depósitos a prazo?
Novo Banco prepara solução para pagar dívida sénior do BES
Clientes não estão a conseguir fazer resgates antecipados
Alguém quer especular sobre o que estará por trás desta notícias? Eu tinha ficado com a ideia que o que ia acontecer era "aguentem-se com as obrigações até à maturidade", mas quererá isto dizer que o Novo Banco vai passar a recomprar a dívida senior desde que a transforme-mos em depósitos a prazo?
- Registado: 13/8/2014 17:30
Oculus Escreveu:Alguém que possua obrigações subordinadas do BES está a pensar recorrer à justiça? A quem vocês se dirigiram? Acham que valha a pena ir para esse campo?
Já fiz várias questões ao banco de portugal por causa deste assunto e a resposta é um imenso vazio, enfim...
Eu também tenho e foram vendidas ao balcão do BES.
tenho enviado mail para : INFOBES@BPORTUGAL.PT; info@bes.pt; satisfacao@bes.pt; cmvm@cmvm.pt; clientebancario@bportugal.pt.
também enviei para o BCE.
eles já nem respondem.
o ultimo mail que enviei:
"Eu detenho obrigações subordinadas BES que me foram vendidas a um balcão do BES em 2010, como um investimento seguro.
Com esta crise do BES e com a respectiva operação que ninguém sabe qual foi a sua figura jurídica – cisão, expropriação, roubo…, essas obrigações subordinadas passaram para o chamado banco mau – BES.
Acontece que tudo o que era bom transitou para o NOVO BANCO, ficando o BES só com a parte má, ou seja essas obrigações subordinadas espera a liquidação do BES.
Quando eu subscrevi estas obrigações, o BES tinha um activo grande e agora não tem nada.
Sendo as obrigações títulos de divida, essas obrigações deveriam ter sido pagas.
Ao invés, e não se sabe para proteger quem, vai ser pago papel comercial de uma empresa falida no Luxemburgo, só porque o papel comercial foi vendido aos balcões do BES.
Mas as minha obrigações também foram…
Isto é um abuso de confiança e contraria todas as leis.
Como pode o papel comercial de uma entidade ser transformada em dinheiro e as obrigações que são títulos de divida, não são pagas?
Ninguém dá explicações a ninguém, pretendem que as pessoas se calem para fazer o que entendem.
Será que as entidades que deviam intervir também estão as ser complacentes em conluio?
É vergonhoso o que se está a passar, os credores do BES estão a ser roubados e espoliados do que é seu.
Alguém que responda por este roubo e evite que os clientes fiquem sem nada.
Eu não sou accionista do BES, eu sou credor pois emprestei-lhe dinheiro através das obrigações subordinadas, que são títulos de divida."
PARA JÁ O QUE PODEMOS FAZER É PRESSIONAR, MAS ACHO QUE VALE POUCO, AS ENTIDADES QUE DETEM PAPEL COMERCIAL TÊM UM MAIOR PESO E ELES SIM, APESAR DE INJUSTAMENTE PASSAREM À NOSSA FRENTE, VÃO RECBER O SEU DINHEIRO.
PODERIAM RECEBER, MAS SEMPRE DEPOIS DAS OBRIGAÇÕES...
- Registado: 5/6/2014 23:18
Alguém que possua obrigações subordinadas do BES está a pensar recorrer à justiça? A quem vocês se dirigiram? Acham que valha a pena ir para esse campo?
Já fiz várias questões ao banco de portugal por causa deste assunto e a resposta é um imenso vazio, enfim...
- Registado: 4/2/2014 15:13
Vou aproveitar para deixar aqui algumas informações adicionais que consegui saber sobre as "Obrigações Sénior BES" (aquelas que passaram para o Novobanco).
Em princípio o que irá acontecer é que estas irão seguir o seu "curso normal" (os cupões serão pagos à medida que atingem as datas e capital é reembolsado à medida que se atingir a maturidade). O que deixa de acontecer é a possibilidade do Novobanco recomprar essas obrigações para não ir estragar os rácios de capital, mas quem tem dessas obrigações irá passar a poder vendê-las na bolsa tal como se faz com as restantes obrigações.
Pelo que aqui tem sido dito, na verdade era o banco quem ia dando liquidez, e julgo que sem prejuízo da questão da bolsa, essa liquidez irá ser mais reduzida pois penso que a procura não deve ser muito alta...
Cá estamos para ver até 2015 e 2019
Em princípio o que irá acontecer é que estas irão seguir o seu "curso normal" (os cupões serão pagos à medida que atingem as datas e capital é reembolsado à medida que se atingir a maturidade). O que deixa de acontecer é a possibilidade do Novobanco recomprar essas obrigações para não ir estragar os rácios de capital, mas quem tem dessas obrigações irá passar a poder vendê-las na bolsa tal como se faz com as restantes obrigações.
Pelo que aqui tem sido dito, na verdade era o banco quem ia dando liquidez, e julgo que sem prejuízo da questão da bolsa, essa liquidez irá ser mais reduzida pois penso que a procura não deve ser muito alta...
Cá estamos para ver até 2015 e 2019

- Registado: 13/8/2014 17:30
investor2 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:investor2 Escreveu:Gostava era de perceber os passos
http://www.moneychimp.com/articles/finw ... ondytm.htm
É simples de fazeres isso em excel e usar o "Goal Seek" para encontrares o valor de "r".
EDIT: Tens aqui outra versão em http://www.financeformulas.net/Yield_to_Maturity.html
Mais uma vez obrigado VirtuaGod.
Já estive a tentar aplicar esta forma ao exemplo que dei mas a YTM dá sempre diferente daquela que aparece no outro link que me deste e que calcula automaticamente. Por isso é que gostava que alguém pegasse no exemplo que dei e fizesse as contas passo por passo para perceber onde estou a falhar
Já agora aproveito para perguntar o que significa o "float" nas obrigações. Quer dizer que o cupão não é fixo mas variável?
Gracias!
A formula no link deve ter um bug.Calcula mal os juros corridos.
No exemplo apresentado de Abril (data do ultimo pagamento) a Setembro (data de compra) são 5 meses,o que para uma taxa de 6,875% os juros corridos deveria dar cerca de 2.88 e aparece 1.44. Dá impressão que quando se selecciona 1 pagamento por ano divide os juros corridos por 2 (se houver dois pagamentos por ano aí já parece calcular bem).
O valor correcto é cerca de 2,2%
- Registado: 31/7/2014 18:51
VirtuaGod Escreveu:investor2 Escreveu:Já agora aproveito para perguntar o que significa o "float" nas obrigações. Quer dizer que o cupão não é fixo mas variável?
Sim.investor2 Escreveu:Se reparares não é possível colocar um data anterior ao ano de 2014 no settlement date o que impede de calcular a YTM para algumas obrigações
Podes-me dar um exemplo? O "Settlement Day" é sempre o dia de hoje. Settlement days no passado só se eu quisesse saber qual foi a yield de uma obrigação em 2012 por exemplo, mas isso são dados passados.
Se quiseres saber mais sobre obrigações: http://www.bookdepository.com/Introduct ... 0470687246
VirtuaGod, mais uma vez obrigado pelas tuas respostas.
Já tinha andado à procura de um livro sobre obrigações (em português) mas nada. Na altura até perguntei aqui no forum se conheciam algum.
Quanto ao Settlemen day tens razão. Não tem grande interesse calcular qual foi a rentabilidade de uma obrigação há 1 mês atrás!
O pedido de ajuda ao cálculo "step by step" da ytm para o exemplo que dei continua de pé! Se alguém estiver com tempo para colocar aqui os "passinhos" ou enviar folha de cálculo fico agradecido!

- Registado: 29/11/2007 12:27
investor2 Escreveu:Já agora aproveito para perguntar o que significa o "float" nas obrigações. Quer dizer que o cupão não é fixo mas variável?
Sim.
investor2 Escreveu:Se reparares não é possível colocar um data anterior ao ano de 2014 no settlement date o que impede de calcular a YTM para algumas obrigações
Podes-me dar um exemplo? O "Settlement Day" é sempre o dia de hoje. Settlement days no passado só se eu quisesse saber qual foi a yield de uma obrigação em 2012 por exemplo, mas isso são dados passados.
Se quiseres saber mais sobre obrigações: http://www.bookdepository.com/Introduct ... 0470687246
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:http://www.quantwolf.com/calculators/bondyieldcalc.html
Sim a yield é rentabilidade anual.
Calculei para a obrigação em questão para exemplificar!!
Já agora outra questão sobre o link que mandaste para cálculo da YTM: http://www.quantwolf.com/calculators/bondyieldcalc.html
Se reparares não é possível colocar um data anterior ao ano de 2014 no settlement date o que impede de calcular a YTM para algumas obrigações

VirtuaGod Escreveu:investor2 Escreveu:Gostava era de perceber os passos
É simples de fazeres isso em excel e usar o "Goal Seek" para encontrares o valor de "r".
EDIT: Tens aqui outra versão em http://www.financeformulas.net/Yield_to_Maturity.html
Mais uma vez obrigado VirtuaGod.
Já estive a tentar aplicar esta forma ao exemplo que dei mas a YTM dá sempre diferente daquela que aparece no outro link que me deste e que calcula automaticamente. Por isso é que gostava que alguém pegasse no exemplo que dei e fizesse as contas passo por passo para perceber onde estou a falhar

Já agora aproveito para perguntar o que significa o "float" nas obrigações. Quer dizer que o cupão não é fixo mas variável?
Gracias!
Alguém conhece obrigações da bola de outros pais que não os de cá com o SLB, SCP e FCP?
Lose your opinion, not your money
investor2 Escreveu:Gostava era de perceber os passos
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:http://www.quantwolf.com/calculators/bondyieldcalc.html
Muito obrigado pela resposta! De facto há esses sites que fazem "automaticamente" o cálculo mas eu gostava de perceber a fórmula que usam.
Se alguém tiver um excel em que normalmente só substitua os dados também serve. Gostava era de perceber os passos

http://www.quantwolf.com/calculators/bondyieldcalc.html
- Anexos
-
- Yield Brisa.GIF (57.14 KiB) Visualizado 11707 vezes
Olá a todos!
Gostava que a malta "pro" me ajudasse a esclarecer uma dúvida que tenho.
Como cálculo o yield de uma obrigação?
Dou um exemplo:
Obrigação da Brisa (ISIN: PTBSSGOE0009)
O cupão da obrigação é 6,875% e a maturidade a 02/04/2018.
Aqui estão elas: http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... BSSGOE0009
Posto isto, está visto que a a obrigação está muito acima do par e portanto a yield é certamente bem mais baixa que o cupão oferecido.
Gostava era de saber como se chega a essa yield? Será que alguém pode colocar aqui os cálculos todos direitinhos para perceber como chegaram lá?
Já agora, essa yield é até à maturidade é anualizada certo?
Obrigado desde já a todos pelas respostas!
Gostava que a malta "pro" me ajudasse a esclarecer uma dúvida que tenho.
Como cálculo o yield de uma obrigação?
Dou um exemplo:
Obrigação da Brisa (ISIN: PTBSSGOE0009)
O cupão da obrigação é 6,875% e a maturidade a 02/04/2018.
Aqui estão elas: http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... BSSGOE0009
Posto isto, está visto que a a obrigação está muito acima do par e portanto a yield é certamente bem mais baixa que o cupão oferecido.
Gostava era de saber como se chega a essa yield? Será que alguém pode colocar aqui os cálculos todos direitinhos para perceber como chegaram lá?
Já agora, essa yield é até à maturidade é anualizada certo?
Obrigado desde já a todos pelas respostas!
Pois... mas o que iria acontecer era que face ao aumento da emissão de dívida, o mercado iria exigir juros mais altos e voltava-mos a ter obrigações à mesma taxa das antigas. 
A nossa melhor hipótese é negociar com o BCE/FMI e baixar os juros e adiar o mais possível o pagamento dos empréstimos que eles deram, o que na prática é efectivamente cortar na dívida.

A nossa melhor hipótese é negociar com o BCE/FMI e baixar os juros e adiar o mais possível o pagamento dos empréstimos que eles deram, o que na prática é efectivamente cortar na dívida.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, carlosdsousa, darkreflection, GamesOver, Goya777, icemetal, latbal, lito, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, silva_39, Sulumbra, trilhos2006 e 83 visitantes