EDP - Vejo poucos comentários ...
10 mensagens
|Página 1 de 1
Rodrigo Escreveu:Marco António,
É precisamente desse curto prazo que eu falo, pois a EDP nas últimas sessões tem vindo a valorizar-se sucessivamente. O que eu gostaria de entender, do ponto de vista fundamental, é o que poderá estar por detrás de uma nova subida de 10% até aos targets de que indicas, e que já vi publicados por bancos nacionais.
Pois, mas Rodrigo, eu não tomo em linha de conta nas minhas análises quaisquer critérios de Fundamentais pelo que o target de médio-prazo que apontem tem por base unicamente critérios técnicos.
Não faço a mínima ideia de qual a justificação fundamental para os tais bancos nacionais também apontarem esse target (se é que têm uma).
Rodrigo Escreveu:A minha pergunta era sem qualquer ironia, sendo um curioso do mercado e apesar de ter estudo gestão, julgo que temos sempre a aprender. E por isso comentei que pudesse ser alguma notícia que eu desconhecesse que estivesse por detrás de tais subidas.
O mesmo se aplica às notícias, eu ignoro completamente as notícias e não faço ideia se há alguma a circular que justifique em termos especulativos esta subida.
Os targets que eu aponto nada têm a ver com fundamentais, notícias ou rumores.
Sinceramente não me preocupo minimamente com qualquer um desses aspectos. No caso particular da EDP, como saberá quem me tem acompanhado o meu optimismo na EDP vem desde meados de Novembro quando a EDP (nessa altura por volta dos 2.00€) quebrou em alta um pendão e o target dos 2.45 apontei-o quando a EDP se encontrava nas proximidades da importante zona de resistencia dos 2.14-2.21, a qual eu considerava que provavelmente iria ser quebrada em alta. Pelo meio existiram obviamente muitas correcções saudáveis (que não afectaram o meu optimismo) e possivelmente existirão mais, mesmo que o meu target venha a ser alcançado....
Rodrigo Escreveu:É certo que o mercado tem um factor de expectativas e daí mutias vezes não ser racional, uma vez que as expectativas dos agentes económicossão diferentes e daí haver compra e venda diária, umas vezes mais para um lado outros para outro.
Do que tenho lido sobre a EDP, os ganhos que possa vir a ter no curto prazo, advém pura e simplesmente de eficiêcnia operacional uma vez que o regular estabelece a margem que a utilitie deve ter.
No final do dia (em termos racionais) é o dinheiro em caixa que conta para a avaliação da empresa (e muitos dirão mais as expectativas descontadas a uma taxa y... certissimo), mas de facto tem de haver $$ que justifique sutentadamente um aumento da cotação.
Bem, tivemos um Bull Market de vários anos de irracionalidade (como hoje é amplamente aceite) no final da década de 90. Ou seja, o mercado pode andar anos a ser irracional. Sinceramente e como sou um investidor de médio-prazo (perfil position trading) não vejo qualquer necessidade de levar em linha de conta os Fundamentais e os aspectos puramente economicos e/ou de avaliação contabilistica de cada empresa. Na minha filosofia de investimento cada acção vale o valor que o mercado lhe atribuí. É esse o valor real e são esses os valores que nos permitem obter ganhos ou perdas. Assim, quer a EDP valha 1.50€ em termos fundamentais ou valha 3.00€, nos últimos meses o que permitiu realizar mais valias (ou menos valias) foi a viagem dos 2.00€ para os 2.27€ (mero exemplo).
Rodrigo Escreveu:
Peço desculpa aos administradores do Forum se estou a lançar alguma confusão, mas entendo que o Forum é um espaço aberto mesmo a pessoas como eu que não entendem de AT.
Não tens nada que pedir desculpa. Estas são, em minha opinião, das melhores discussões que se pode ter num espaço aberto como este, onde cada um pode apresentar livre e descansadamente a sua filosofia de investimento.
Eu defendo que o mercado é um espaço onde podem vingar diversas filosofias de investimento. Análise Fundamental, Especulação ou Análise Técnica, qualquer uma delas pode levar o investidor ao sucesso quando aplicada correctamente...
O melhor que o mercado tem é que não é obrigatório que ganhem todos seguindo a mesma filosofia de investimento nem é obrigatória, quando se executa um negocio entre um comprador e um vendedor, que esteja um perdedor de um lado e um ganhador do outro. Podem ser os dois ganhadores ou até os dois perdedores...
No entanto, naquele momento tomaram decisões opostas relativamente a aquele papel.
Espero com isto ter deixado claro porque é que os aspectos fundamentais e/ou especulativos podem não ter interesse/relevância para um investidor que investe com base em Análise Técnica e porque é que um target não precisa de ser justificado com notícias ou aspectos fundamentais relativos à empresa em questão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Rodrigo,
Não tens que ter problemas nenhuns. Dúvidas e opiniões fundamentadas são sempre bem vindas.
Na minha opinião, o mercado no curto prazo não obedece aos fundamentais. Ou seja, os movimentos diários de curto prazo podem ser absolutamente opostos àquilo que os fundamentais da empresa determinam, sem que nada justifique isso.
O curto prazo é mais influenciado pelo ambiente dos mercados, por factores técnicos. Apesar disso, no longo prazo, as acções tendem a seguir o caminho que os fundamentais das empresas apontam.
É por isso que muitas vezes me perguntam porque é que a acção X subiu Y % hoje, eu respondo simplesmente: Não sei. Porque a maior parte dos movimentos de curto prazo não tem uma justificação racional, embora encontres sempre razões nos comentários do final de dia das diversas agências noticiosas...
Um abraço,
Ulisses
Não tens que ter problemas nenhuns. Dúvidas e opiniões fundamentadas são sempre bem vindas.

Na minha opinião, o mercado no curto prazo não obedece aos fundamentais. Ou seja, os movimentos diários de curto prazo podem ser absolutamente opostos àquilo que os fundamentais da empresa determinam, sem que nada justifique isso.
O curto prazo é mais influenciado pelo ambiente dos mercados, por factores técnicos. Apesar disso, no longo prazo, as acções tendem a seguir o caminho que os fundamentais das empresas apontam.
É por isso que muitas vezes me perguntam porque é que a acção X subiu Y % hoje, eu respondo simplesmente: Não sei. Porque a maior parte dos movimentos de curto prazo não tem uma justificação racional, embora encontres sempre razões nos comentários do final de dia das diversas agências noticiosas...

Um abraço,
Ulisses
EDP
Olhando para o gráfico, o trend de curto prazo está irrepreensível, mesmo hoje que o PSI está a corrigir ligeiramente, a EDP continua a fazer novo máximo e a próxima resistência ainda vem longe.
A menos que o PSI acentue a correcção, não vejo sinais de inversão de tendência na EDP.
Diclosure: tenho uma posição longa em EDP.
A menos que o PSI acentue a correcção, não vejo sinais de inversão de tendência na EDP.
Diclosure: tenho uma posição longa em EDP.
Trade the trend.
Marco António,
É precisamente desse curto prazo que eu falo, pois a EDP nas últimas sessões tem vindo a valorizar-se sucessivamente. O que eu gostaria de entender, do ponto de vista fundamental, é o que poderá estar por detrás de uma nova subida de 10% até aos targets de que indicas, e que já vi publicados por bancos nacionais.
A minha pergunta era sem qualquer ironia, sendo um curioso do mercado e apesar de ter estudo gestão, julgo que temos sempre a aprender. E por isso comentei que pudesse ser alguma notícia que eu desconhecesse que estivesse por detrás de tais subidas.
É certo que o mercado tem um factor de expectativas e daí mutias vezes não ser racional, uma vez que as expectativas dos agentes económicossão diferentes e daí haver compra e venda diária, umas vezes mais para um lado outros para outro.
Do que tenho lido sobre a EDP, os ganhos que possa vir a ter no curto prazo, advém pura e simplesmente de eficiêcnia operacional uma vez que o regular estabelece a margem que a utilitie deve ter.
No final do dia (em termos racionais) é o dinheiro em caixa que conta para a avaliação da empresa (e muitos dirão mais as expectativas descontadas a uma taxa y... certissimo), mas de facto tem de haver $$ que justifique sutentadamente um aumento da cotação.
Peço desculpa aos administradores do Forum se estou a lançar alguma confusão, mas entendo que o Forum é um espaço aberto mesmo a pessoas como eu que não entendem de AT.
A minha pergunta era sem qualquer ironia, sendo um curioso do mercado e apesar de ter estudo gestão, julgo que temos sempre a aprender. E por isso comentei que pudesse ser alguma notícia que eu desconhecesse que estivesse por detrás de tais subidas.
É certo que o mercado tem um factor de expectativas e daí mutias vezes não ser racional, uma vez que as expectativas dos agentes económicossão diferentes e daí haver compra e venda diária, umas vezes mais para um lado outros para outro.
Sobre comentários, não tem sido pela minha parte que eles têm faltado...
Dos price targets não sei, mas o target que apontei como sendo de 2.45/2.50 era um target de médio-prazo (como disse explicitamente). Portanto, não há qq razão neste momento para dizer que era demasiado ambicioso. Antes pelo contrário dado que em poucas semanas já está a 2.27/2.28...
Ou seja, já percorreu quase metade do caminho desde que falei desse target.
Quanto a uma correcção, até era saudável nesta altura dado que a EDP já leva um movimento de curtíssimo-prazo bem significativo.

Dos price targets não sei, mas o target que apontei como sendo de 2.45/2.50 era um target de médio-prazo (como disse explicitamente). Portanto, não há qq razão neste momento para dizer que era demasiado ambicioso. Antes pelo contrário dado que em poucas semanas já está a 2.27/2.28...
Ou seja, já percorreu quase metade do caminho desde que falei desse target.
Quanto a uma correcção, até era saudável nesta altura dado que a EDP já leva um movimento de curtíssimo-prazo bem significativo.
- Anexos
-
- edp-20040219a.png (18.72 KiB) Visualizado 587 vezes
-
- edp-20040219b.png (22.4 KiB) Visualizado 584 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Porquê Morsa?
Desculpem insistir nisto, mas relembro que este fórum só tem razão de ser se os posts tiverem argumentos a defender as suas posições, de forma a que eles possam ser discutidos.
O meu papel não é o mais simpático, mas tenho que manter o fórum dentro do espírito e ritmo de sempre, mesmo quando estamos com um afluxo gigantesco de visitantes.
Um abraço,
Ulisses
Desculpem insistir nisto, mas relembro que este fórum só tem razão de ser se os posts tiverem argumentos a defender as suas posições, de forma a que eles possam ser discutidos.
O meu papel não é o mais simpático, mas tenho que manter o fórum dentro do espírito e ritmo de sempre, mesmo quando estamos com um afluxo gigantesco de visitantes.
Um abraço,
Ulisses
EDP - Vejo poucos comentários ...
... desde a subida espetacular, que uns espervam e outros nem tanto, vejo poucos comentários à EDP. Na minha opinião e com o volume de hoje, parece-me que poderá vir aí uma correcção no curto prazo. Os price targets anunciados de 2,4 e 2,6 parecem demasiadamente ambiciosos não acham?
Eu de não entendo de AT, e ainda assim baseado em fundamentals e um ou outro indicador tenho obtido alguns ganhos (modestos). Por isso não se espantem o que possam ver outras coisas na AT que eu não vi no meu comment.
Obrigado
Eu de não entendo de AT, e ainda assim baseado em fundamentals e um ou outro indicador tenho obtido alguns ganhos (modestos). Por isso não se espantem o que possam ver outras coisas na AT que eu não vi no meu comment.
Obrigado
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 178 visitantes