Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Recordo-me de vir aqui há uns 10 anos atrás e o caldeireiro JAS era uma "apaixonado" por esta acção do retalho.
O que é feito desse utilizador que tinha uma fotografia nada apelativa de um bigode, parecia um GNR
O que é feito desse utilizador que tinha uma fotografia nada apelativa de um bigode, parecia um GNR

Deixo aqui os gráficos actualizados da Jerónimo Martins. A acção continua com uma tendência descendente em todos os horizontes temporais e, enquanto a LT descendente de longo prazo não for quebrada, os ursos continuarão a dominar a acção.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Melchior Escreveu:
Há análises que não entendo. Os concursos são agressivos logo são o ultimo fôlego da JM na Polónia. Eu lembro em Portugal, o Continente anda com promoções de 50% há quanto tempo? 10 anos? Há gente convencida que as coisas no Continente são mais baratas devido aos "50%", quando na verdade é o contrário. Não fossem as campanhas agressivas do Continente há muito as pessoas já tinham percebido os preços altos que fazem.
[/quote]
Mas essa sempre foi a política deles, logo são coerente com a sua filosofia. Na JM já é para aí a terceira vez que mudam de política. Agora também vão fazer descontos a acumular em cartão. Afinal será que a JM está a ir de encontro á Sonae??[/quote]
Concordo com uma parte do que dizes (Os concursos são agressivos logo são o ultimo fôlego da JM na Polónia), mas não concordo de todo quando afirmas: "Há gente convencida que as coisas no Continente são mais baratas devido aos "50%", quando na verdade é o contrário. Não fossem as campanhas agressivas do Continente há muito as pessoas já tinham percebido os preços altos que fazem"
E porquê não concordo!?
Primeiro porque as contas fazem-se por dose, por litro, por quilo, etc. O facto de uns vendem o mesmo produto em embalagens de dosagem/peso/medida, etc diferentes engana muita boa gente que apenas olha para o preço. Sei bem do que estou a falar!!
Em segundo o que interessa ao consumidor é ser mais barato (por dose, por litro, por quilo, etc), independentemente se está ou não em promoção de 50%, 25% ou 75% .
Em terceiro à que ter ainda em linha de conta as demais vantagens como: cartões de fidelização e descontos em combustíveis, que não são a mesma coisa para quem faz contas .
O problema está no facto de por exemplo a Jerónimo Martins ter gerentes de hipermercados Pingo Doce com ordenados do "tempo da outra senhora" de 5000€ mais carro e telemóvel.
Que nunca por vencidos se conheçam!
[/quote]
Há análises que não entendo. Os concursos são agressivos logo são o ultimo fôlego da JM na Polónia. Eu lembro em Portugal, o Continente anda com promoções de 50% há quanto tempo? 10 anos? Há gente convencida que as coisas no Continente são mais baratas devido aos "50%", quando na verdade é o contrário. Não fossem as campanhas agressivas do Continente há muito as pessoas já tinham percebido os preços altos que fazem.
[/quote]
Mas essa sempre foi a política deles, logo são coerente com a sua filosofia. Na JM já é para aí a terceira vez que mudam de política. Agora também vão fazer descontos a acumular em cartão. Afinal será que a JM está a ir de encontro á Sonae??
[/quote]
Mas essa sempre foi a política deles, logo são coerente com a sua filosofia. Na JM já é para aí a terceira vez que mudam de política. Agora também vão fazer descontos a acumular em cartão. Afinal será que a JM está a ir de encontro á Sonae??
- Registado: 7/10/2013 23:57
juntos1974 Escreveu:Estes concursos tão agressivos, são, penso eu, o último folgo da JM na Polónia.O pior, é que se eles quiserem vender a Biedronka....aquilo vale muito pouco.
Uma empresa vale pelos seus activos.Um supermercado, só pode ter 2 activos.Infraextrutura, marca.Cliente não conta, pois não existem contratos de fidelização. A Biedronka, falta o primeiro activo.
Isto fez-me soar uma grande campainha de "red alert".
Depois que uma empresa vale pelos activos. Há muita maneira de calcular o valor de uma empresa, essa nao é seguramente. Uma empresa vale pela capacidade de gerar dividendos não só no presente mas como no futuro.
Obviamente há muito cliente fidelizado há qualidade que pensam que os produtos têm num supermercado. Eu sou um deles, por ex não confio na qualidade da carne no LIDL confio na do Pingo Doce. Por alguma razão deixei de ir ao LIDL.
Ela que toque é uma pena não haver um botão fast forward para ver a cotação da JM daqui a 5 anos
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
p3droPT Escreveu:juntos1974 Escreveu:Claramente a JM teve graves erros de gestão. Nunca uma empresa retalhista aluga tantas lojas.Compra-as, se o objectivo é o longo prazo.
Ao longo destes 20 anos na Polonia, as lojas já poderiam ser todas deles, e ter custos fixos muito mais baixos.
Arrendamente só para negocios de curto prazo, ou sazonais.
Estes concursos tão agressivos, são, penso eu, o último folgo da JM na Polónia.O pior, é que se eles quiserem vender a Biedronka....aquilo vale muito pouco.
Uma empresa vale pelos seus activos.Um supermercado, só pode ter 2 activos.Infraextrutura, marca.Cliente não conta, pois não existem contratos de fidelização. A Biedronka, falta o primeiro activo.
Veremos, mas esqueçam a Colombia.Uma cadeia de supermercados, não dá resultados imediatos, e estão a cometer os mesmos erros, que é de alugar os espaços.
Depois temos os riscos cambiais, etc, etc.
Não digo que não seja um bom investimento, mas neste momento, penso que a JM terá que repensar muita coisa, caso contrário pode ser negativo.Veremos.
Admito que não sabia mas consultei agora o relatorio semestral da JM e a rubrica "Rendas e alugueres" tem um valor de 131 350 000 em 6/2013 e 148 456 000 em 6/2014. Um valor de facto alto.
Os financiamentos obtidos não correntes aumentam de 369 para 609 e os Ativos Fixos Tangiveis aumentam em apenas 30 milhoes por isso duvido que o investimento actual la seja para comprar as atuais lojas.
É normal o sector do retalho não deter os espaços onde actua?
Pois isto é que assusta-me.
Até os comunistas, os tão anti capitalismo, sabem que essa é a única opção no longo prazo.
http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/ ... euros.html
A única vantagem, é que se a Polónia correr mal, as cotações devem cair para valores perto de 4 €.A não ser que tenham que pagar brutais indmenizações por deixar os arrendamentos....será que eles sabem o que andam a fazer ?
Espero que sim.
- Registado: 26/8/2014 21:54
Sim a Sonae há algum tempo atras fez um contrato creio que com o montepio para vender os ativos das lojas Continente e psassar a pagar uma renda ao montepio.
Creio nao estar a confundir...
Creio nao estar a confundir...
- Registado: 29/4/2014 19:54
juntos1974 Escreveu:Claramente a JM teve graves erros de gestão. Nunca uma empresa retalhista aluga tantas lojas.Compra-as, se o objectivo é o longo prazo.
Ao longo destes 20 anos na Polonia, as lojas já poderiam ser todas deles, e ter custos fixos muito mais baixos.
Estes concursos tão agressivos, são, penso eu, o último folgo da JM na Polónia.O pior, é que se eles quiserem vender a Biedronka....aquilo vale muito pouco.
Veremos, mas esqueçam a Colombia.Uma cadeia de supermercados, não dá resultados imediatos, e estão a cometer os mesmos erros, que é de alugar os espaços.
Não digo que não seja um bom investimento, mas neste momento, penso que a JM terá que repensar muita coisa, caso contrário pode ser negativo.Veremos.
Admito que não sabia mas consultei agora o relatorio semestral da JM e a rubrica "Rendas e alugueres" tem um valor de 131 350 000 em 6/2013 e 148 456 000 em 6/2014. Um valor de facto alto.
Os financiamentos obtidos não correntes aumentam de 369 para 609 e os Ativos Fixos Tangiveis aumentam em apenas 30 milhoes por isso duvido que o investimento actual la seja para comprar as atuais lojas.
É normal o sector do retalho não deter os espaços onde actua?
Goya777 Escreveu:E os competidores na Polónia não farão o mesmo tipo de marketing?
Ainda agora estive a ver o site da Tesco (www.tesco.pl) e não tem nada deste markting.
E os competidores na Polónia não farão o mesmo tipo de marketing?
- Registado: 17/7/2014 22:33
juntos1974 Escreveu:O problema de estar sob fogo, não é o fogo, é saber se eles estão num ponto de quase não retorno, ou seja, que o investimento a fazer para atrair novos clientes seja tal, que torna o negocio inviável.
Algo está mal.A Biedronka é tida como barata, mas curiosamente em Portugal, o Pingo doce durante muito tempo era visto como o supermercado dos ricos.
Recordo que na europa, o conseito de supermercado sem luxo, feio, sem cor, etc, etc, não deu resultado.Os olhos também comem, e os hiper ganham com a permanencia dos clientes nas instalações.Assim descobrem sempre algo novo.
Mas eu tenho a formula mágica para aumentar as vendas
Convidar milhões de polacos para eventos ao ar livre durante uma manhã, e depois, antes de almoço, leva-los, como última parte do programa ao supermercado...iam ver as vendas a disparar
Mas brincadeiras à parte, só posso dizer...veremos, mas espero que isto ajude a mudar.Mas será que alguém vai ao supermercado para poder ganhar um carro ?
se gastam dinheiro a ligar para o 760xxxxxx, eventualmente sim...

olha que o lidl e o aldi tem sucesso e são....Supermercados feios
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
O problema de estar sob fogo, não é o fogo, é saber se eles estão num ponto de quase não retorno, ou seja, que o investimento a fazer para atrair novos clientes seja tal, que torna o negocio inviável.
Algo está mal.A Biedronka é tida como barata, mas curiosamente em Portugal, o Pingo doce durante muito tempo era visto como o supermercado dos ricos.
Recordo que na europa, o conseito de supermercado sem luxo, feio, sem cor, etc, etc, não deu resultado.Os olhos também comem, e os hiper ganham com a permanencia dos clientes nas instalações.Assim descobrem sempre algo novo.
Convidar milhões de polacos para eventos ao ar livre durante uma manhã, e depois, antes de almoço, leva-los, como última parte do programa ao supermercado...iam ver as vendas a disparar
Mas brincadeiras à parte, só posso dizer...veremos, mas espero que isto ajude a mudar.Mas será que alguém vai ao supermercado para poder ganhar um carro ?

Quem é que está a desejar comprar no dia de hoje?
- Registado: 16/6/2014 0:01
SFT Escreveu:A resposta é a mesma que fez a JM descer: Ucrânia.
Convém não esquecer que a Ucrânia faz fronteira com a Polónia.
Quanto à participação da JM na Polónia, o programa de sorteios engloba:
. 100 carros VW
. 100 PS4
. 4 cameras Nikon Coolpix
. 2 Apple iPad Mini
. 3 Samsung I9195 Galaxy S4.
. máquinas de café "Italico"
. e vales de desconto.
Tudo até 12 de Outubro.
Fonte: http://wyborcza.biz/biznes/1,100896,16568140,Biedronka_rozdaje_100_samochodow_w_miesiac__To_odpowiedz.html
Fica também a nota que a Biedronka começou a vender online.
Fonte: http://www.pcworld.pl/news/398515/Sklep.internetowy.Biedronka.Najpierw.karty.platnicze.teraz.sprzedaz.online.html
Quanto às criticas mais ou menos relevantes que se faz à JM, são como tudo. Basicamente o que vejo é a JM tentar apresentar bons resultados já no 3º trimestre ou não faria uma camapanha destas.
Se não resultar, só sobra a invasão da Rússia sobre a Ucrânia para dar origem a uma corrida aos supermercados na Polónia.
Resposta tactica de desespero, depois de ter perdido vendas like for like, margem ebitda , ( negocio na lama), agora isto, carros, maquinas de café etc.......a seguir é o que premios em cartão ligando para um 760xxxxxx desta vida, a jm está claramente sob fogo e isso já é evidente desde o Q1

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A resposta é a mesma que fez a JM descer: Ucrânia.
. 100 carros VW
. 100 PS4
. 2 Apple iPad Mini
. e vales de desconto.
Tudo até 12 de Outubro.
Fonte: http://wyborcza.biz/biznes/1,100896,16568140,Biedronka_rozdaje_100_samochodow_w_miesiac__To_odpowiedz.html
Fonte: http://www.pcworld.pl/news/398515/Sklep.internetowy.Biedronka.Najpierw.karty.platnicze.teraz.sprzedaz.online.html
Quanto às criticas, mais ou menos relevantes, que se fazem à JM, são como tudo. Basicamente o que vejo é a JM tentar apresentar bons resultados já no 3º trimestre ou não faria uma campanha destas.
Se não resultar, só sobra a invasão da Rússia sobre a Ucrânia para dar origem a uma corrida aos supermercados na Polónia.
. 100 carros VW
. 100 PS4
. 2 Apple iPad Mini
. e vales de desconto.
Tudo até 12 de Outubro.
Quanto às criticas, mais ou menos relevantes, que se fazem à JM, são como tudo. Basicamente o que vejo é a JM tentar apresentar bons resultados já no 3º trimestre ou não faria uma campanha destas.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
A resposta é a mesma que fez a JM descer: Ucrânia.
. 100 carros VW
. 100 PS4
. 2 Apple iPad Mini
. e vales de desconto.
Tudo até 12 de Outubro.
Quanto às criticas mais ou menos relevantes que se faz à JM, são como tudo. Basicamente o que vejo é a JM tentar apresentar bons resultados já no 3º trimestre ou não faria uma camapanha destas.
. 100 carros VW
. 100 PS4
. 2 Apple iPad Mini
. e vales de desconto.
Tudo até 12 de Outubro.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Desculpem a minha pergunta, mas houve alguma notícia que esteja fazer a JM subir significativamente hoje?
- Registado: 21/1/2014 13:12
Claramente a JM teve graves erros de gestão. Nunca uma empresa retalhista aluga tantas lojas.Compra-as, se o objectivo é o longo prazo.
Eurosexy,
Como deves saber as coisa na Polónia que é o motor da JM não estão a correr bem, pois e guerra de preços está ao rubro e os custos fixos são ENORMES. Em Portugal a coisa não está melhor pois todas as cadeias estão numa guerra aberta de preços o que leva a uma quebra na margem. No entanto existem algumas cadeias que tẽm os custos baixos (Lidl) e conseguem de alguma maneira dar a volta ao EBITDA. De salientar que o Lidl está a pouco e pouco a introduzir mais oferta e qualidade dos seus produtos o que leva a que os cliente já não vão só lá comprar os detergentes.
Com isto não quero dizer que amanhã a acção não chega aos 15€ mas no longo prazo ou a Colômbia mostra "serviço" ou a coisa fica feia.
Como deves saber as coisa na Polónia que é o motor da JM não estão a correr bem, pois e guerra de preços está ao rubro e os custos fixos são ENORMES. Em Portugal a coisa não está melhor pois todas as cadeias estão numa guerra aberta de preços o que leva a uma quebra na margem. No entanto existem algumas cadeias que tẽm os custos baixos (Lidl) e conseguem de alguma maneira dar a volta ao EBITDA. De salientar que o Lidl está a pouco e pouco a introduzir mais oferta e qualidade dos seus produtos o que leva a que os cliente já não vão só lá comprar os detergentes.
Com isto não quero dizer que amanhã a acção não chega aos 15€ mas no longo prazo ou a Colômbia mostra "serviço" ou a coisa fica feia.
Eu queria ver se a JM subisse já para os 15 ou mais que argumentos vocês iam mostrar para reflectir o que se passa.
Vocês não compreendem que os movimentos do preço em nada têm em sintonia com os resultados de curto prazo?
Independentemente do resultado de curto prazo, há que ter uma ideia muito claro do valor real da empresa. Mais! Não é o resultado de curto prazo que vai mudar o valor da empresa a longo prazo. ok?
Vocês não compreendem que os movimentos do preço em nada têm em sintonia com os resultados de curto prazo?
Independentemente do resultado de curto prazo, há que ter uma ideia muito claro do valor real da empresa. Mais! Não é o resultado de curto prazo que vai mudar o valor da empresa a longo prazo. ok?
- Registado: 16/6/2014 0:01
juntos1974 Escreveu:gostava de um comentário:
http://www.biedronka.pl/pl
Podemos observar, que estão numa campanha: 100 carros W
1000 telefones
25.000 máquinas de café.
Isto é para chamar clientes, certo ?
Estaram as coisas assim tão mal ?
O que acham ?
Cabeça perdida e sem saber o que fazer.
Resultados em vendas Julho e Agosto muito maus. Falta de capacidade de baixar custos por maus investimentos (para crescerem em nº de lojas andaram a arrendar lojas a preços exorbitantes €10.000 e mais) estrutura muito pesada e agora para enfrentar isto andam a escravizar as pessoas. São obrigados a trabalhar mais horas pois não há pessoal para trabalhar.
Não me surpreende nada que no final do 3º trimestre a tendência dos resultados sejam os mesmos.
gostava de um comentário:
1000 telefones
25.000 máquinas de café.
O que acham ?
1000 telefones
25.000 máquinas de café.
O que acham ?
_x_ Escreveu:Pá?![]()
Se comentastes não foi certamente no tópico pois desde ontem que ninguém escreveu aqui e os resultados só estavam na cmvm depois das 17.
O resto do blablabla pode ser giro para os entendidos.
devo ter comentado no bolsa de caldeirão looolhttp://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=63984&start=7000

e sim

Pá?
Se comentastes não foi certamente no tópico pois desde ontem que ninguém escreveu aqui e os resultados só estavam na cmvm depois das 17.

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
_x_ Escreveu:Nem os média, nem aqui comentam os resultados do primeiro semestre.
Por mim foi mais do mesmo, fraquinhos
nao se comentam eu comentei no dia em que sairam e previ corretamente o que se ia passar no dia a seguir....andas a ler keynes a mais pá

Só a confirmar aquilo que ja tinha dito no trimestre anterior.... nada de novo e agora já não há efeitos pascoa as vendas em base comparavel na polonia cairam 1,2%....

PARA o para cima... este ano a pascoa foi no segundo quarter tambem era melhor com a pascoa metida ainda piorar mais.... ao comparar semestres nao há duvidas a pascoa está sempre metida nos 2 periodos é a melhor comparação.... e -1,2% em vendas em base comparável é mau..... péssimo face á tradição

ANEXOS
BPI2.png
Lack of time to explain.....
BPI2.png (66.21 KiB) Visualizado 847 vezes"
pagina 281 deste topico...quanto ao keynes olhe que isto é como o vinho, a mais dá crowding out e isso faz mal a saude

quanto a pensadores chega-me mesmo um karl popper o conhecimento cientifico tem um caracter provisorio, tal e qual o crescimento da jm

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google Adsense [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 109 visitantes