Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ainda ontem discutíamos aqui a questão do optimismo mas...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 19/2/2004 15:40

Não te vou dar muita conversa pois acho que ainda estás renitente demais em aceitar que estamos mesmo no Bull.

Nota que nunca houve um Bear Ralie de 10 meses nem nunca houve um Bull tão curto.

Mas se ainda precisas de mais 6 meses de subidas para ficares convencido resta-nos esperar...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: re

por D1as » 19/2/2004 15:27

Ai Jazus... no que eu me vou meter... vou dar conversa ao JAS :)

JAS Escreveu:A euforia parece-me natural.

A sério? Tem graça... a mim tb! :)

JAS Escreveu:O pessimismo parece-me mais resultado de uma frustação do que de uma verdeira análise do mercado.

Ou seja, chego á conclusão que não sabes "ler" a frustração... :)

JAS Escreveu:Quando invocam a AF vejo que são apontados motivos como "o mau estado da economia", "o desemprego", etc, etc" quando, se virmos bem, esses são os ingredientes necessários para se iniciar um Bull Market...

Queres AF? Aqui vai: Acho que concordas comigo que em tempos de crise o mercado imobiliário é o sector que mais se valoriza. Em tempos de prosperidade económica, o mercado imobiliário recente-se. Não estou a trazer novidade nenhuma ao Mundo, acho eu. Ora bem, e que tiveste tu nos últimos meses? Subidas. A descontar uma melhoria da economia. Factos de ontem: o mercado imobiliário arrefeceu nos US. Tens a "confirmação, o facto, que a economia está melhor. Mais AF: As yields de 10 anos fizerem um pico nos 4.5%, vieram aos 4%, subiram aos 4.2% e encontram-se de novo nos 4% (apesar de o S&P500 estar perto dos máximos). Sabes tão bem como eu que as yields sobem por o Mercado accionista ter um bom desempenho, ou seja, aumentam o "prémio" por serem mais "seguras" que acções. Qd tens lower highs no valor do "Prémio" não se poderá concluir que o futuro desempenho do mercado accionista não apresenta potencial de valorização num futuro próximo? Mais AF: O mercado das rates já está a descontar uma subida das taxas de juro para o quarto trimestre. o que pode querer dizer que será no início do terceiro trimestre a talk subida das taxas. Não te parece normal que o mercado acionista desconte esse futuro provavel de subidas das taxas, descendo agora, para recomeçar a subir qd aparecer o "facto"? A mim parece-me...

JAS Escreveu:Quando se invoca a AT não me parece que seja realista continuar a ver nos gráficos apenas LTD's...

Parece-me q querias dizer q ainda n se vêm LTD's e q as LTA estão todas válidas. E é verdade. Mas não foi o Nasdaq a iniciar as subidas? Então pq será que o Nasdaq não fez higher highs qd o Dow e o S&P500 fizeram?

JAS Escreveu:É certo que o grande desenvolvimento dos Fóruns se deu em Bear Market e que muita gente entrou na Bolsa nessa época.
É certo que, em geral, só continua na Bolsa quem não faliu em termos bolsisticos.
Da conjugação destes 2 factores resulta que actualmente anda na bolsa uma "geração Bear" ou seja que ganhou dinheiro num período Bear.
Não me admira que ainda haja pessimistas/ saudosistas do Bear Market.

aqui dou-te toda a razão :) Aliás, eu já o admiti, gosto mais de descidas do que subidas. enfim, gostos. e gostos n se discutem. qt muito podem-se lamentar! :)

JAS Escreveu:A minha Carteira vai com uma rentabilidade de +36,35% em 2004 e, neste momento, estou 48,9% líquido (e os lucros também estão de fora...).
Isto aignifica que aproveitei bem a subida e que agora estou apenas moderadamente optimista.

JAS

Optimo! é bom saber que estás bem! :) Eu tou melhor! :)

D1as

Registado: 7/11/2002 19:47

Re: Jas...

por JAS » 19/2/2004 3:08

Surfer Escreveu:Esse bearmarket foi excelente em termos de aprendizagem!

Tens toda a razão! Concordo plenamente contigo que é no Bear que se aprende mais.

Mas nota que também:
- se ganha o vício das mais-valias apressadas.
- se fica com a tendência para prever quedas onde, na maior parte das vezes, iremos ter simples e salutares lateralizações.

Um abraço,
JAS

Jas...

por Surfer » 19/2/2004 0:51

«...Muitos continuarem teimosamente curtos e, infelizmente, vimos desaparecer bons amigos do nosso convívio dos fóruns.
Muitos continuam de fora à espera que acabe o Bear Rallie (parece-me aconselhável que esperem sentados) e, sempre que isto sobe depressa demais, lançam alertas para a próxima e eminente queda...»

É verdade, alguns bons amigos tiveram dificuldade em adaptar-se á inversão da tendência, mas não me parece que muitos dos que tem revelado algum desconfiança em relação à genese deste "bullmarket" estejam necessariamente bears e a remar contra o mercado.

Eu por exemplo guardo excelentes recordações ($$$) de 2003, demorei algum tempo a adaptar-me à inversão, mas felizmente graças à aplicação e estudo da AT consegui "alinhar" com o mercado.

Esse bearmarket foi excelente em termos de aprendizagem!.....

Abraço
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Re

por JAS » 19/2/2004 0:30

Jonas Escreveu:Mas reparem que os papeis,apesar de terem uma boa valorização, não tem uma volatilidade digna de registar e alguns são bastante iliquidos(PTM,Impresa,...)

Tens que considerar que há 6 empresas que representam 83% do PSI. as outras 14 subirem ou não pouco interessa.
E não se pode dizer que as 3 grandes (BCP, PTC e EDP) tenham tido pouco volume.

Jonas Escreveu:Quando se diz que é o mercado que manda,estamos a dizer que são as pessoas(maioria) que investem no mercado que mandam.Ora se o sentimento da (maioria)das pessoas é bearish o mercado entra num bear market.

Quem manda no mercado não é a "maioria" das pessoas.
10 ou 20% dos intervenientes representarão cerca de 80% do mercado em termos de volume.
Por isso se diz muitas vezes que é conveniente estar do lado dos tubarões e contra a maioria.
De qualquer forma não estou de acordo contigo que a maioria esteja agora bear.

Um abraço,
JAS

por Jonas » 19/2/2004 0:00

Estou de acordo com o JAS, este pessimismo é mais uma frustação de quem não esta IN(perdeu o barco)do que um pessimismo tecnico.É uma questão emocional.

No entanto a que ser paciente.Os mercados são ciclicos,sobem,descem,sobem e voltam a descer.Nada sobe indifinidamente e na minah modestia opinião não se pode comparar o mercado(indice PSI20)com o que ele valia à 5,10 anos atrás.Muitas coisas mudaram.
É verdade que o PSI20 tem apresentado uma valorização fora do normal.Mas reparem que os papeis,apesar de terem uma boa valorização, não tem uma volatilidade digna de registar e alguns são bastante iliquidos(PTM,Impresa,...)

A inversão podera começar,já nas primeiras correcções dignas de se-lo.Depois é só esperar,esperar...
Quando se diz que é o mercado que manda,estamos a dizer que são as pessoas(maioria) que investem no mercado que mandam.Ora se o sentimento da (maioria)das pessoas é bearish o mercado entra num bear market.

Registado: 3/1/2004 16:16

por zé povinho » 18/2/2004 23:49

há umas semanas discutiu-se aqui um assunto muito parecido (se a memória não falha, num tópico colocado pelo Ulisses)

na altura dizia eu que andava desconfiado com tanta subida e que começava a preveligiar a liquidez.

a verdade é que procurando manter sempre uma certa margem de liquidez (para ocasiões que surjam), e tendo cometido um erro ao entrar forte em JMT a valores ligeiramente acima do actual...todos os outros negócios que tenho feito têem tido óptimos resultados

não que seja especialmente esperto ou mais sabedor que a maioria, e se me regulo-me um bocado pela AT o outro bocado é pelo instinto e o que vou aprendendo de muitos anos de bolsa.

com isto quero dizer o quê? rentabilidades deixo-as para o fim do ano, e por isso nºao falo delas, mas falo das boas mais valias que tenho tido em: BCP, EDP, PAD, PTM, SNC.

se vamos ter uma retracção? é muito provável e nalguns casos até desejável, mas por enquanto continuo confiante na evolução positiva do nercado português.

Registado: 4/11/2002 23:38

re

por JAS » 18/2/2004 22:04

Parece-me que nos últimos dias, aqui no Caldeirão, tem sido mais notório o pessimismo do que a euforia.

A euforia parece-me natural.
Há por aqui muito boa gente que estava IN en títulos que tiveram fortes valorizações.
Têm razões de sobra para estarem satisfeitos porque, em menos de 2 meses, conseguiram rentabilidades superiores a 15%.
E têm razões para continuarem optimistas pois, com essa rentabilidade, não será grave se forem apanhados por uma correcção de 2 ou 3%.

O pessimismo parece-me mais resultado de uma frustação do que de uma verdeira análise do mercado.
Quando invocam a AF vejo que são apontados motivos como "o mau estado da economia", "o desemprego", etc, etc" quando, se virmos bem, esses são os ingredientes necessários para se iniciar um Bull Market...
Quando se invoca a AT não me parece que seja realista continuar a ver nos gráficos apenas LTD's...

É certo que o grande desenvolvimento dos Fóruns se deu em Bear Market e que muita gente entrou na Bolsa nessa época.
É certo que, em geral, só continua na Bolsa quem não faliu em termos bolsisticos.
Da conjugação destes 2 factores resulta que actualmente anda na bolsa uma "geração Bear" ou seja que ganhou dinheiro num período Bear.
Não me admira que ainda haja pessimistas/ saudosistas do Bear Market.

Muitos adaptaram-se já à nova realidade.
Muitos continuarem teimosamente curtos e, infelizmente, vimos desaparecer bons amigos do nosso convívio dos fóruns.
Muitos continuam de fora à espera que acabe o Bear Rallie (parece-me aconselhável que esperem sentados) e, sempre que isto sobe depressa demais, lançam alertas para a próxima e eminente queda.

A minha Carteira vai com uma rentabilidade de +36,35% em 2004 e, neste momento, estou 48,9% líquido (e os lucros também estão de fora...).
Isto aignifica que aproveitei bem a subida e que agora estou apenas moderadamente optimista.

JAS

Macacos velhos...

por Thomas Hobbes » 18/2/2004 21:14

Até parecem que não são todos uns gandas macacos de calo na bunda.

Choram que o mercado ta bear, ficam histéricos se o mercado entra em bull.

discutem tecnicamente se o psi20 tem mais para subir ou não.

Mas a verdade e que estão todos a ganhar dinheiro ou a recuperar, e muitos de voces são "smart traders" e vão pular fora na altura exacta.

Seja como for ainda bem que isto esta assim, e grande Marco 8-) o que interessa e ter bom senso e acompanhar o caldeirão. 8-)
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Re: Ainda ontem discutíamos aqui a questão do optimismo mas.

por MarcoAntonio » 18/2/2004 21:07

Anonymous Escreveu:ps- tantas reticencias pq? já n estás tão optimista?

Sinceramente não percebi a questão das reticências e do optimismo...

Eu nunca estive eufórico, pelo que o meu sentimento é e sempre foi moderado. Quanto ao optimismo, continuo optimista em termos de médio-prazo pois o mercado ainda não me deu qualquer sinal em sentido contrário. Isto não quer dizer que não possa existir a qualquer momento uma correcção (ou eventualmente uma inversão até). Estou psicologicamente preparado para qualquer uma dessas situações...

O que disse sobre serenidade e pragmatismo diría em qualquer altura, embora agora, pela crescente tendência para o extremar de posições (quer eufóricas quer alarmistas) me pareça fazer mais sentido referi-lo nesta altura.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por D1as » 18/2/2004 21:02

fui eu q escrevi a ultima msg! ai este login...! :lol:

Registado: 7/11/2002 19:47

Re: Ainda ontem discutíamos aqui a questão do optimismo mas.

por Visitante » 18/2/2004 21:00

MarcoAntonio Escreveu:O que pretendo dizer é que é tão (ou mais negativo) reagir contra a força do mercado como agir euforicamente embalado por ele...

Há pois é! Mas qd a embalagem está do nosso lado sabe sempre melhor! :lol:

MarcoAntonio Escreveu:A melhor solução é mesmo ir avaliando a situação ponto a ponto e gerindo as posições e o risco em função da evolução do mercado, com calma, serenidade e pragmatismo. O objectivo não é ter mais razão que o mercado, o objectivo é fazer «dinheiro» no mercado de forma tão consistente quanto o possível...

Há pois é! :lol:

Abraço Marco!

ps- tantas reticencias pq? já n estás tão optimista?
Visitante

por MozHawk » 18/2/2004 21:00

Marco,

Pessoalmente estou completamente de fora do mercado pelo simples facto de não ter mais tempo disponível para ele. E desde a última cacetada em Forex que estou à margem...

De qualquer maneira, o que me parece é que não há assim tantas razões fundamentais que justifiquem a forte valorização que se está a registar. Mas isto daria pano para mangas.

Um abraço,

MozHawk

PS-Com mais tempo e vagar, daqui a algumas semanas se ainda houver oportunidade cá virei com algo de mais consistente.

Registado: 25/10/2002 10:08

Assobio

por bboniek99 » 18/2/2004 20:52

Ha os que assobiam para espantar o Medo...

Mas, convenhamos, que depois de 3 (TRES) anos de quedas (Mar2000-Mar2003), alguma Cautela eh recomendavel.

Oxala que os "euforicos" saibam passar a "alarmistas" com a mesma rapidez com que os "alarmistas" passaram ao estado de Euforia.

E que todos tentem manter o Equilibrio ! 8-)
bboniek99

Re: relatividade

por MarcoAntonio » 18/2/2004 20:45

mec Escreveu:Estou, neste preciso momento, à espera de uma correcção nos mercados, o que não quer dizer que esteja "liquido" ou fora de mercado, e que não esteja a aproveitar em pleno esta subida que considero "euforica" dos mercados. Posso, felizmente, dizer que efectuei uma excelente performance (para os objectivos a que me tinha proposto) desde 1 de jan (cerca de 19%), e esta tal quebra que estou à espera (e que penso que os tais "pessimistas" de que falas tb) não se trata de uma quebra que invalide a tendencia de medio prazo ascendente, mas apenas de um retracement (se o psi20 agora cair 5/6%, que mal tem? até me atreveria a chamar-lhe "saudavel").

Sim, eu tb consideraría saudável e não acho que tivesse mal algum. O meu post não se dirigía a esses investidores, apenas referí que havia aparentemente muita gente nessa situação. O meu post dirigia-se isso sim a posts «eufóricos» e a posts «alarmistas» (a existencia de muitos investidores pessimistas ou cautelosos foi usado como argumento).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Bicho » 18/2/2004 20:45

Quando falava do Caldeirão representar o mercado, estava a referir-me a particulares.

Quanto a essas pessoas que faltam entrar, conheço muitas que entraram em Janeiro de 2000. Tantas como as que entraram em Abril, Maio, Junho, etc, do mesmo ano.

Penso que o PSI pode ir mais acima, mas também penso que pode acontecer algo semelhante a 1998, em que lá fora já estava tudo a cair e por cá subia tudo alucinantemente.

Um abraço
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

por Vic » 18/2/2004 20:39

Marco eu estou a adorar esta subida, mas acredita que tambem estou com receio que uma menos boa noticia atire isto cá para baixo, por isso os meus stops, apesar de os subir todos os dias :lol: :lol: , são cada vez mais apertado :wink: :wink:

Ainda há dias nos Estados Unidos, por uma empresa afirmar que dentro de minutos ia fazer uma comunicação ao mercado caiu 20% num simples minuto!!!
Depois veio a verificar-se que a noticia ate era deveras positiva.

Ou seja eu vejo muita gente um pouco confusa com estas subidas e acredita que cada vez mais isto me faz lembrar um Março de um ano não muito distante.

Graças a Deus agora o Banco tem stops...

Registado: 5/11/2002 1:17

por MarcoAntonio » 18/2/2004 20:38

Bicho Escreveu:Marco, não confundas este forúm com a realidade do mercado.

Eu não confundo e se me leres com atenção perceberás que não confundo.

Bicho Escreveu:Daqui a uns anos será, mas por agora ainda não é.

Nunca será, haverá sempre um mundo de investidores que não estarão «representados» no Forum já para não falar em franjas de investidores (como por exemplo os grandes institucionais ou os Fundos) que nunca estarão devidamente espelhados aqui no Forum da mesma forma que o pequeno investidor «independente».

Bicho Escreveu:Mas ainda assim, já reparaste a quantidade de nicks novos e de visitantes a aparecerem debaixo das pedras. O que é que achas que é?

Sim, reparei claro. É o retorno de pequenos investidores que estavam alheados do mercado. Começam agora a voltar...

Esse movimento de retorno poderá alimentar subidas muito mais significativas (identicas às que assistimos na última década). Não deixa de ser curioso que o mercado já está a subir há cerca de um ano e só agora se começam a ver esses sinais. Ou seja, só agora os pequenos investidores que foram alienados pelo mercado ao longo do Bear começam a dar conta da subida e aos poucos, a retornar...
Imagem

Administrador Fórum

Seria curioso...

por pepe » 18/2/2004 20:34

digo eu,saber o ponto da situação da carteira dos investidores (negativa / positiva);penso que quando a maioria dos pequenos investidores tiverem a sua carteira positiva,ai sim irá haver uma correcção pois muitos apanharam cá um susto que tão depressa não se vão meter noutra...eu falo por mim,é claro.
Alguem tem alguma coisa a dizer,sobre a rentabilidade da sua carteira.
Eu, -17,5% obrigado.
pepe

por Bicho » 18/2/2004 20:33

Já o disse ao Bertolucci e volto a dizer.

Marco, não confundas este forúm com a realidade do mercado.

Daqui a uns anos será, mas por agora ainda não é.

Mas ainda assim, já reparaste a quantidade de nicks novos e de visitantes a aparecerem debaixo das pedras. O que é que achas que é?

Um abraço
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

relatividade

por mec » 18/2/2004 20:32

Marco

Quanto a mim, que em certa medida concordo com a filosofia de que quando o nº de optimismo chega a um determinado ponto está na hora de vender, tenho tb que relatar um pouco a minha experiencia actual de mercados.

Estou, neste preciso momento, à espera de uma correcção nos mercados, o que não quer dizer que esteja "liquido" ou fora de mercado, e que não esteja a aproveitar em pleno esta subida que considero "euforica" dos mercados. Posso, felizmente, dizer que efectuei uma excelente performance (para os objectivos a que me tinha proposto) desde 1 de jan (cerca de 19%), e esta tal quebra que estou à espera (e que penso que os tais "pessimistas" de que falas tb) não se trata de uma quebra que invalide a tendencia de medio prazo ascendente, mas apenas de um retracement (se o psi20 agora cair 5/6%, que mal tem? até me atreveria a chamar-lhe "saudavel").

Fica pelo menos aqui o meu registo (vale o que vale)

Umabraço
mec

Ainda ontem discutíamos aqui a questão do optimismo mas...

por MarcoAntonio » 18/2/2004 20:23

o que tenho notado aqui no Forum em particular é o elevado número de pessoas pessimistas (ou a falar de euforias e de quedas iminentes, por vezes em tom bastante alarmista).

Ou seja, afinal está tudo optimista ou tudo pessimista e apenas uma pequena franja de investidores está de facto a aproveitar este movimento do mercado?

Sobre a questão da euforía, já hoje vimos aqui os gráficos da última década no PSI20 e como esta subida está longe de ser a euforia que alguns descrevem (é certo que é uma subida importante já, mas é das mais consistentes dos últimos 10 anos, até aqui relativamente calma e pausada). Por outro lado, em relação a estar tudo optimista (o tal característica que marca os topos segundo a Teoria da Opinião Contrária) o que verificamos é que existe um elevado número de participantes aqui no Caldeirão (é certo que é apenas uma diminuta parcela dos investidores) que estão ou pessimistas ou de pé-atrás em relação ao actual movimento (talvez a maioria).

Eu penso que devemos avaliar estas situações com frieza e pragmatismo, sem deixar as emoções vir à flor da pele e falar por nós (não quer isto dizer que todos os que estão pessimistas ou de pé-atrás estejam dominados por estes sentimentos, o mercado aliás até lhes poderá vir a dar razão). O que pretendo dizer é que é tão (ou mais negativo) reagir contra a força do mercado como agir euforicamente embalado por ele...

A melhor solução é mesmo ir avaliando a situação ponto a ponto e gerindo as posições e o risco em função da evolução do mercado, com calma, serenidade e pragmatismo. O objectivo não é ter mais razão que o mercado, o objectivo é fazer «dinheiro» no mercado de forma tão consistente quanto o possível.

Espero que não me levem a mal este comentário pois não se dirige a ninguém em particular. Simplesmente noto um crescendo de euforia, por parte de uns, e um crescendo de alarmismo, por parte de outros. E ambas as atitudes são atitudes dominadas pela emoção o que naturalmente não é bom nos mercados. Até porque ele não obedece aos nossos anseios...
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, Google [Bot], HFCA, icemetal, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 159 visitantes