Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jonas007 » 2/9/2014 12:46

Primvs, sim sou jovem... 8-)

Mas isso não quer dizer que não saiba mais que muitos, que pensam que sabem muito!
"Quem pensa que tudo sabe, na realidade nada sabe" :wink:
Ainda à pouco tempo, no caso BES, estava um forista que dizia que já estava nisto à décadas e ele é que sabia, e ficou a arder com tudo.
E eu anda nisto à +/- 8 anos e percebia mais que décadas... Mas pronto isto é outra conversa.

Primvs, em relação à PVG (que não sei nada) e outras, achas que nunca perdem?! Elas estão salvaguardadas, das perdas, pelas forças ocultas?! :shame:
Pagam na mesma, mas "papam como gente grande".
Ui à muito que já aprendi que isto esta aqui para queimar as nossas sardinhas. Só se safa que as tira do lume antes de queimar...

Registado: 21/5/2014 22:06

por Primvs » 2/9/2014 12:03

jonas007 Escreveu:
Primvs Escreveu:So fico bull no BCP quando o PVG qualquer coisa (sorry...nao me lembro do nick completo) comprar 1 milhao delas :mrgreen: :mrgreen:

1 milhão de acções não é nada, só se fosse para enganar o povo. Porque com 100 K e tal já levas para casa 1 milhão delas.
Se fosse um milhão de euros, já é alguma coisa. Mas continuava a ver fogo para queimar os pequenos.

Es jovem...nao conheces a lenda do nosso caldeireiro PVG e a sua relacao com o BCP
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por jonas007 » 2/9/2014 11:38

Primvs Escreveu:So fico bull no BCP quando o PVG qualquer coisa (sorry...nao me lembro do nick completo) comprar 1 milhao delas :mrgreen: :mrgreen:

1 milhão de acções não é nada, só se fosse para enganar o povo. Porque com 100 K e tal já levas para casa 1 milhão delas.
Se fosse um milhão de euros, já é alguma coisa. Mas continuava a ver fogo para queimar os pequenos.

Registado: 21/5/2014 22:06

por Primvs » 2/9/2014 11:34

So fico bull no BCP quando o PVG qualquer coisa (sorry...nao me lembro do nick completo) comprar 1 milhao delas :mrgreen: :mrgreen:
É da vida...

por Investbem » 2/9/2014 8:20

rsacramento Escreveu:
Investbem Escreveu:Agora ambas as análises são usadas para tentar prever a tendencia e o trajeto que a ação vai fazer no futuro.

o analista técnico limita-se, uma vez identificada a tendência, a segui-la

Obviamente!!![/quote]
não percebi o teu 'obviamente!!!': dizias que a AT era usada para prever a tendência, eu disse que não, que bastava identificar a tendência e segui-la, e tu vens dizer obviamente???
em que é que ficamos, afinal?[/quote]

Meu caro, traçando lt's e a cotação estando a tocar-lhes; atentando a suportes e resistencias, o k qualquer uma delas são indicadores k ao tocar-lhes pode estar para invertes a tendencia caso n sejam rompidas; no caso de as romper k é sinal da continuação da tendencia..., são 3 simples analises tecnicas, principalmente as 2 primeiras k nos podem levar a prever uma alteração de tendencia ou pelo menos um resalto, o k para investidores de curto prazo é importante, e não deixa de ser uma AT k nos leva a preve-lo e o "obviamente" é porque para k nos serviria a analise que fizemos, se quando a cotação chega-se a zona que acha-mos k poderá inverter, não seguissemos a tendencia k após a análise feita, achamos mais provavel?
E um tecnico não segue só a tendencia, a AT leva-o também muitas vezes a entrar ou sair no momento que acha que ela vai inverter, ainda antes de acontecer ou de confirmar, e se vai inverter não está a seguir a tendencia que teve até aí, está a antecipar a tendencia que lhe parece que vai ter num futuro proximo, como é o caso de comprar junto a suportes. Obviamente que estou a falar em investimentos de curto prazo. Para quem está a longo prazo, naturalmente estes ressaltos o correções em pouco influenciam.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por malvoisin » 2/9/2014 3:17

General, por acaso nem me estava a referir a música, quando disse que gosto de franceses referia-me a escritores, mas não me vou alongar sobre este assunto por ser tão off-topic, num dia em que esteja para aí virado, citarei algum em rodapé.

HJOR, já tinha visto algures a sigla "EW" mas fiquei sem saber o que é...

Bom prenúncio para amanhã: NIKKEI a subir 1,18% e futuros do NDX 0,1%,

Registado: 6/3/2014 19:07

por General Patton » 2/9/2014 1:44

rsacramento Escreveu:
General Patton Escreveu:desafio-o a, de cada vez que intervier aqui, apresentar no fundo da mensagem um link para uma das músicas que mais aprecia (francesa). Fá-lo-ei para si e para todos os que a quiserem aproveitar

general: tens um tópico para música aqui

Obrigado, Rsacramento.

Dei uma vista de olhos rápida. O meu objectivo era também estimular o malvoisin a participar, de forma que não se perturbasse o regular funcionamento do tópico - contribuindo até com algum acalento e entretenimento que ajuda sempre a relaxar. É sempre bom conhecer cultura/música nova, mesmo que, no que toca à França, conheça já muita coisa... Mas espero sempre beber de novas fontes... Bastaria um link no fundo... da mensagem (não na assinatura para que a mesma não se altere constantemente).

Obrigado.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por General Patton » 2/9/2014 1:35

Climb (ex-Joao4702) Escreveu:Como é que olhando para o que fica para traz da estrada consegue antecipar o caminho que tem pela frente?
Tem sempre 3 hipoteses, uma mais provavel que outra mas tem sempre 3 opçoes (frente, esquerda, direita) ou parado.
Eu uso AT e AF mas nenhuma me permite antecipar o que o mercado vai fazer.

Ab.

Climb, o seu problema afinal é de língua! É de semântica! É de domínio do português! Desculpe, mas é! E nem percebo como é que a seguir já usa o mesmo verbo que antes negou!!!! Enfim!!!! Quando se usa aqui o verbo "prever" ou o substantivo "certeza" não é com o sentido que inicialmente o Climb queria atacar (mas que afinal mostrou já também o usar...). Ninguém é o professor Mámádu!!! Os estudos de AT e AF permitem-lhe, sim, ter uma ideia do que poderá vir a acontecer, sob a forma - SEMPRE - de conjectura!!!!!!!!!!! Entenda isso!!!!

Sobre o uso do retrovisor, olhe, só me resta dizer-lhe: Se quiser ir a Fátima, ponha o carro na Nacional, aponte a traseira para lá, vá de marcha-atrás e de vagarinho para não dar nas vistas. Vai ver que os usa espontaneamente, já que ter o pescoço torcido durante muito tempo é cansativo e perigoso. (Uma alegoria serve para responder a outra alegoria.) Já agora ainda, como vejo que precisa de fazer estudo, procure desenvolver as noções de lagging indicators e leading indicators.

Da minha parte, sobre esta questão, dou por arrumado o assunto!
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por rsacramento » 2/9/2014 1:14

General Patton Escreveu:desafio-o a, de cada vez que intervier aqui, apresentar no fundo da mensagem um link para uma das músicas que mais aprecia (francesa). Fá-lo-ei para si e para todos os que a quiserem aproveitar

general: tens um tópico para música aqui

Registado: 29/11/2007 12:50

por General Patton » 2/9/2014 0:57

malvoisin Escreveu:ahahaha General Patton, conseguiu arrancar-me uma gargalhada valente!! Já percebi que é um romântico e que, tal como eu, gosta de franceses. Tinha visto há 1s tempos a lista de livros que me enviou, mas desta vez sinto maior motivação, comecei pelo John J. Murphy. A sua descrição do "ambiente de simulação" é verdadeiramente deliciosa, que continue a apreciar a ironia e a felicidade escondida nesta vida!

Fico feliz por também apreciar os franceses... São como a mais fina taça de cristal! Por ser tão raro hoje em dia ver quem aprecie o mesmo género (A cultura inglesa tem, de facto, ocupado todos os espaços... Já agora, não aprecio só a música... Acho que padeço do síndrome de Stendhal, estando em causa a cultura e a geografia francesas... e o amor francês, pois claro!) ;) , desafio-o a, de cada vez que intervier aqui, apresentar no fundo da mensagem um link para uma das músicas que mais aprecia (francesa). Fá-lo-ei para si e para todos os que a quiserem aproveitar... Mas apenas quando a mensagem tiver conteúdo relacionado com o tópico, para que não se instale a balbúrdia, servindo apenas como pequeno contributo para o relaxamento e cultura...

Espero que lhe dê duro nas leituras...
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por rsacramento » 2/9/2014 0:56

Investbem Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Investbem Escreveu:Agora ambas as análises são usadas para tentar prever a tendencia e o trajeto que a ação vai fazer no futuro.

Obviamente!!!

não percebi o teu 'obviamente!!!': dizias que a AT era usada para prever a tendência, eu disse que não, que bastava identificar a tendência e segui-la, e tu vens dizer obviamente???
em que é que ficamos, afinal?

por Investbem » 2/9/2014 0:31

rsacramento Escreveu:

Obviamente!!!
Cordiais cumprimentos
Investbem

por HJOR » 2/9/2014 0:07

rsacramento Escreveu:
HJOR Escreveu:Colocando a "foice em ceara alheia""

querias escrever seara :lol:

Bem apanhado.
A culpa foi dos cereais. :wall:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por HJOR » 2/9/2014 0:06

Climb (ex-Joao4702) Escreveu:Ha quem use a AT por exemplo para identificar padroes de inversao tendencia (prever o que o mercado vai fazer).
Por exemplo ja vi divergencias a dar bons trocos e outras a ser um flop.
Há para todos os gostos e depois para todas as mentes.
Quando olhamos as nuvens uns veem caras, outros veem animais, outros nao vem nada...enfim.

Cuidado em relação às divergências!
Basta estudar um pouco de EW para perceber o porquê de umas darem "bons trocos e outras a ser um flop".

por Climb (ex-Joao4702) » 1/9/2014 23:57

Ha quem use a AT por exemplo para identificar padroes de inversao tendencia (prever o que o mercado vai fazer).
Por exemplo ja vi divergencias a dar bons trocos e outras a ser um flop.
Há para todos os gostos e depois para todas as mentes.
Quando olhamos as nuvens uns veem caras, outros veem animais, outros nao vem nada...enfim.

Registado: 29/4/2014 19:54

por rsacramento » 1/9/2014 23:54

HJOR Escreveu:Colocando a "foice em ceara alheia""

querias escrever seara :lol:

por HJOR » 1/9/2014 23:50

Colocando a "foice em ceara alheia"... aqui vai...

O que não falta na AT é self-fulfilling prophecies.

Por aqui, fico.

:-"

por rsacramento » 1/9/2014 23:46

por Climb (ex-Joao4702) » 1/9/2014 23:45

Nao quero aqui dizer que a AT e AF ou outros meios de analise nao sejam uteis. Sao uteis!
Mas se quiserem ser bem sucedidos aconselho a porem tudo em causa.
A mim pareceu-me bem colocar um pouco de agua na fervura pois pareceu-me que muitos estavam a levar as previsoes aqui dadas muito a serio.

Em especial ao General Patton, que investe mto do seu tempo em estudo desejo os maiores sucessos nos mercados.
Nao entenda estas intervençoes como ofensivas, apenas questiono o seu grau de certeza em alguns posts que leio.

Bons negocios

por Climb (ex-Joao4702) » 1/9/2014 23:34

Como é que olhando para o que fica para traz da estrada consegue antecipar o caminho que tem pela frente?
Tem sempre 3 hipoteses, uma mais provavel que outra mas tem sempre 3 opçoes (frente, esquerda, direita) ou parado.
Eu uso AT e AF mas nenhuma me permite antecipar o que o mercado vai fazer.

Ab.

por Investbem » 1/9/2014 23:25

Climb (ex-Joao4702) Escreveu:Agora prever o que o mercado vai fazer atraves da AT...não me parece viável.

Amigo Climb,
Vai-me desculpar mas nisto que acabou de dizer está a cometer um erro incrivel e primário. Embora não seja uma bola de cristal, porque de facto não é, a AT é precisamente para prever a possivel movimento do papel no futuro, assim como a AF. Senão para que serve?
Agora a grande diferença entre o uso da AT e da AF, alem do k se estuda em cada uma delas, é que a AT é mais destinada a aplicações de curto e médio prazo e a AF para longo prazo.
Agora ambas as análises são usadas para tentar prever a tendencia e o trajeto que a ação vai fazer no futuro.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por malvoisin » 1/9/2014 22:24

ahahaha General Patton, conseguiu arrancar-me uma gargalhada valente!! Já percebi que é um romântico e que, tal como eu, gosta de franceses. Tinha visto há 1s tempos a lista de livros que me enviou, mas desta vez sinto maior motivação, comecei pelo John J. Murphy. A sua descrição do "ambiente de simulação" é verdadeiramente deliciosa, que continue a apreciar a ironia e a felicidade escondida nesta vida!

Registado: 6/3/2014 19:07

por Climb (ex-Joao4702) » 1/9/2014 22:21

General Patton,

Explique-me se conseguir, como posso conduzir um carro recorrendo aos espelhos laterais e retrovisores?
Isto tudo para o fazer refletir naquilo que acabou de escrever: "De cada vez que reparava que tinha conseguido prever o mercado, dava um pulo do sofá. Dava até um pezinho de dança na sala..."
O Sr. não prevê coisa nenhuma nem acerta coisa nenhuma. O Sr. tem 3 alternativas: definir estrategia de subida, consolidação ou descida. Depois de definida a estratégia mais provavel o Sr. age em função dos parametros que definiu...
Agora prever o que o mercado vai fazer atraves da AT...não me parece viável.
Contudo, penso que a sua utupia vai continuar por muitos anos e se tiver disciplina pode inclusive ser bem sucedido nos mercados recorrendo à análise técnica, por exemplo.

por General Patton » 1/9/2014 14:27

malvoisin Escreveu:
General Patton Escreveu:
malvoisin Escreveu:boa noite, aproveito o gráfico que o Primus gentilmente colocou para colocar 1 questão ao General Patton:

porque considera com tão grande probabilidade que o próximo momento é bull, e que esta última "onda" que

se começou a desenhar por volta de 10 de Agosto não terá atingido o topo nesta zona dos 10,35, tornando-se desta forma mais uma onda da tendência

descendente que se verifica desde Abril?

Ainda ontem, antes desta escalada que foi o dia de hoje, e mesmo já há 1s poucos dias, o general

previa precisamente este cenário (até agora) bull com razoável grau de certeza, e daí a minha curiosidade sobre quais os factores

que o levam a ter essa certeza.

Desde já agradeço pois teria muito gosto em ouvir a sua opinião em particular, e obviamente, dos restantes que queiram partilhar as suas.

Malvoisin,

Obrigado pela questão. Depois destas picardias, confesso que me soube bem ler a sua mensagem, sobretudo pelo tom que usa. Evidencia cordialidade, respeito, vontade em conhecer.

Por tudo isso, temo, no entanto, desiludi-lo com a resposta. Espero que não e peço-lhe que atente que o faço para seu bem. Proteja-se dos mercados se nele quer andar. Leia, estude, esforce-se por ler os que realmente sabem disso. À medida que for lendo, irá perceber que também o seu espírito crítico ficará enriquecido e permitir-lhe-á seleccionar melhor as leituras. Mas é importante que se faça esse trabalho. Disponho-me apenas a ajudar os que quiserem ler e estudar. No entanto, esse caminho está também bem iniciado aqui no fórum, na secção pedagógica dedicada à bibliografia e outros textos. Para isso, conte comigo... Por favor, não me peça os fundamentos, no entanto. Em posts atrás, expliquei já, por vezes de forma mais exaltada, o porquê de não expor aqui os fundamentos.

Espero que compreenda. Força para o estudo. Dedique-se, vai gostar.

Abraço.

General, ainda em relação ao esperado momento bullish, há 1s dias tinha-me chamado à atenção a quebra da LTD que vinha desde o início de julho e também a quebra em alta da SMA15 e SMA30 no gráfico diário (as que tenho ligadas neste momento), as quais, ainda para mais, estão agora com concavidade e sentido ascendente, tudo isto na última semana (o mesmo está a acontecer por ex. na Mota e no próprio PSI20, factos que tornam obviamente mais sólida esta tendência do BCP). isto para além da MACD no semanal estar, aparentemente, em sentido ascendente. o meu amadorismo não me permite mais do que isto, são aspectos que qualquer 1 detecta, e que embora possam dar (e dão) algum optimismo, pelo menos a mim, por si só, não me dariam tanta certeza em relação ao curto/médio prazo como o General parece ter. daí continuar a achar que há mais qualquer coisa que escapa ao comum mortal mas que a si não lhe escapou. não volto a pedir fundamentos, no entanto, se tiver a amabilidade de sugerir textos/livros que tratem sobre esses fundamentos que opta por não divulgar, agradeço-lhe sinceramente.
já agora, neste momento não tenho acções do BCP. infelizmente vendi-as a 0,1010, num momento em que, pelos vistos erradamente, me parecia estar a perder força, ainda assim com lucro. tenho, no entanto, acções da Mota e do BPI, e a minha curiosidade em relação ao BCP prende-se com o facto de me parecer que há várias cotadas que seguirão rumos semelhantes, isto para além de estar tb a pensar voltar a comprar acçoes do BCP muito em breve.

Malvoisin,

Quer uma lista de livros? Aqui vai ela: tem de começar por aqui... E já é muito, isto é, já tem leituras para muito tempo. Depois disto, fará com certeza um bom caminho na pesquisa por mais bibliografia.

viewtopic.php?f=3&t=59206

Bom estudo.

P.S.: Já agora, peço-lhe ainda encarecidamente que não me sobrevalorize... Não há razões para isso! Eu ainda há pouco comecei a escrever aqui - mesmo que acompanhe este fórum há vários anos - e não tenho tantas previsões que justifiquem os elogios. Sinto que a cada dia evoluo mais um pouco. Mas é só isso. E tudo graças às diversas leituras. O Ulisses e o Marco organizaram muito bem as recomendações bibliográficas. Como diz o Ulisses, há milhares de livros sobre AT, mas aqueles são a base para depois se aventurar mais alto. Fundamental é que os leia e pratique. Eu estive 6 anos só a ler e a treinar em ambiente de simulação. Passava várias vezes 20 a 30 horas seguidas - sim, sem dormir - apenas pela paixão de perceber os gráficos. Testar e testar e testar e testar tudo, dezenas, centenas de vezes. De cada vez que reparava que tinha conseguido prever o mercado, dava um pulo do sofá. Dava até um pezinho de dança na sala ao som de um housezito (raro, por não ser muito o meu estilo, ainda que confesse que acrescenta a adrenalina que falta na simulação... ou ao som de um Aznavour, um Moustaki ou um Yves Jamait, ou, na verdade, quase qualquer outro francês...). Dedique-se.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Primvs » 1/9/2014 11:46

Investbem Escreveu:
Primvs Escreveu:Opah...chateado...chateado...chateado

Por acaso, cheguei bem cedo ao trabalho...8h ja tava operacional...vejo o bcp em gap up...a fazer daqueles movimentos malucos...

0,106€...ainda vou ver o grafico...vejo aquele traço horizontal que tracei...ainda pensei em vender..."epah...ainda vem fechar o gap..." mas fiquei quieto...

dito e feito :wall: :wall: :wall: :wall:

Calma, não são os fechos de gap's nem algumas correções que vão alterarr o caminho que está a percorrer. Desde que não tenha surgido algo que altere os seus pressupostos quando fez o investimento, não há motivo para preocupação pelo facto de vir fechar um gap ou por fazer uma correção de 2 ou 3 dias. Apesar das oscilações que sempre terá, ela precorrerá o seu caminho...

A cena foi que eu vi...e fiquei letargico...podia nao ter visto e nao estar a ver...mas estava!!!!
É da vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 149 visitantes