Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por richardj » 15/8/2014 18:01

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por 654235 » 15/8/2014 17:44

HJOR Escreveu:Deixo-vos o gráfico apresentado pelo Luís Correia Tavares, no programa "Fecho de Contas", de 11 de Agosto de 2014, no canal de televisão ETV.

Se alguém apresentasse o gráfico seguinte caia-lhe o "Carmo e a Trindade", especialmente, na validade técnica e seu significado, nas linhas na diagonal e em algumas na horizontal.

:mrgreen:

PS: já não é a primeira vez que o faz.

E mais, ele usa a escala linear ao invés da logaritmica. E todos sabemos que a 1ª é de extremos e por isso muito pouco fiável. Reparei nisso qd vi um grafico dele do FTSE e fiquei abismado como ele teria conseguido desenhar uma lta de longo prazo...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Jorge Fr. » 15/8/2014 17:05

ai Putin Putin... o dia tava a correr tão bem...

Registado: 7/5/2014 13:33

por jonas007 » 15/8/2014 16:16

Quando chegar e passar os +/- 5800, com 2 fechos.
É para entrar sem questionar nada. :wink:
Anexos
popo.png

Registado: 21/5/2014 22:06

por O Estóico Ocioso » 15/8/2014 12:05

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 18:28, num total de 2 vezes.

Registado: 27/7/2014 0:32

por ghorez » 15/8/2014 8:35

O Estóico Ocioso Escreveu:
ghorez Escreveu:Se imprimir moeda fosse a solução para tudo, a Venezuela era o país + rico do mundo. . . :lol:

Draghi faz mto bem em dizer: 1º reformas estruturais, depois logo se vê o dinheiro...

Concordo!

Mas, se o Mercado afunda isso irá alterar os fundamentais das empresas que o Mercado deveria refletir, afundando mais ainda o Mercado. Tal seria um grande aborrecimento. Com o valor do juro do Euro mais baixo que o do Dólar e da Libra, os capitais já devem estar a voar de cá, o stoxx 600 deu logo por ela. Ou seja, baixar mais o juro não resulta.

Diz-se que o Mercado antecipa a economia. Cá para mim, o Mercado "manda" na economia.

Resumindo, concordo totalmente que "fazer notas" não é solução, mas se o "Mercado", ou seja, todos que andam pela Bolsa, "meter na cabeça" que isto só lá vai à la FED, o Mario não deve ter saída...

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... ion-theory

For more than four years, consumer prices in Switzerland have risen at an annual pace well below 1 percent. In 2012 and 2013, the country even experienced deflation. Yet its economy has grown at a steady pace, and is expected to expand by 2 percent this year. The unemployment rate is a low 3.2 percent.

Imagem

Registado: 25/9/2012 10:49

por O Alquimista » 15/8/2014 3:12

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:Deixo-vos o gráfico apresentado pelo Luís Correia Tavares, no programa "Fecho de Contas", de 11 de Agosto de 2014, no canal de televisão ETV.

Se alguém apresentasse o gráfico seguinte caia-lhe o "Carmo e a Trindade", especialmente, na validade técnica e seu significado, nas linhas na diagonal e em algumas na horizontal.

Ó amigo Hjor, nessas linhas vejo algo alquímico...como diz o outro, as linhas são baratas e se estiverem a atrapalhar é so apagar!

E, rematando, direi que as linhas já existem muito antes de serem desenhadas :D
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 15/8/2014 3:07

Ó amigo Hjor, nessas linhas vejo algo alquímico...como diz o outro, as linhas são baratas e se estiverem a atrapalhar é so apagar!
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por HJOR » 15/8/2014 3:05

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:Haver a possibilidade de ser uma W3, W5 ou até mesmo uma WC, para quem usa EW, não existe subjetividade na sua estrutura porque são sempre 5 ondas.
Este tipo de informação/conhecimento é uma mais valia. :D

Amigo Hjor, a subjectividade a que me refiro não diz respeito ao número de ondas da estrutura mas à identificação de cada uma das ondas dentro dela: será a 3 ou a 5? Quem diz que é a 3 sabe que no total há 5 ondas.
Aliás, tu criticaste o Luis Tavares por apenas ter apresentado uma versão da coisa. Ora, se há várias versões, há subjectividade.

Como bem sabes, porque já vais avançado no estudo das EW, quando identifico o seu principal defeito estou apenas a transmitir o que vejo e o que é dito por outros. São várias as críticas que são dirigidas às EW. E os próprios admitem a bondade de algumas dessas críticas (e não estou a façar dos defensores da teoria da eficiência dos mercados porque esses tendem a atacar toda e qualquer AT: http://www.lbma.org.uk/assets/alch41_elliott2.pdf

Abraço

A subjetividade existe mas eu considero apenas quando o movimento não está completo. A medida que a estrutura vai crescendo a subjetividade diminui.
Estando a estrutura do movimento completa, pode-se prever qual será a(s) estrutura(s) possíveis para o movimento seguinte. Há medida que a construção vai evoluindo vai sendo descartado cenários.
A análise das EW é um processo construtivo.

Em relação ao Luis Tavares, sou da opinião que ou explica os cenários possíveis ou então não diz nada.

Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por HJOR » 15/8/2014 2:56

Deixo-vos o gráfico apresentado pelo Luís Correia Tavares, no programa "Fecho de Contas", de 11 de Agosto de 2014, no canal de televisão ETV.

Anexos
LT.png

por O Alquimista » 15/8/2014 2:55

HJOR Escreveu:Haver a possibilidade de ser uma W3, W5 ou até mesmo uma WC, para quem usa EW, não existe subjetividade na sua estrutura porque são sempre 5 ondas.

Amigo Hjor, a subjectividade a que me refiro não diz respeito ao número de ondas da estrutura mas à identificação de cada uma das ondas dentro dela: será a 3 ou a 5? Quem diz que é a 3 sabe que no total há 5 ondas.
Aliás, tu criticaste o Luis Tavares por apenas ter apresentado uma versão da coisa. Ora, se há várias versões, há subjectividade.

Como bem sabes, porque já vais avançado no estudo das EW, quando identifico o seu principal defeito estou apenas a transmitir o que vejo e o que é dito por outros. São várias as críticas que são dirigidas às EW. E os próprios admitem a bondade de algumas dessas críticas (e não estou a façar dos defensores da teoria da eficiência dos mercados porque esses tendem a atacar toda e qualquer AT: http://www.lbma.org.uk/assets/alch41_elliott2.pdf

Abraço

por O Alquimista » 15/8/2014 2:23

HJOR Escreveu:
O Alquimista Escreveu:(...)
Eu uso ondas, não no sentido das EW, mas num outro sentido, e também têm tempo e espaço projectados. Tais ondas/pivots são fruto de uma tentativa de aperfeiçoamento do trabalho de Elliott realizada por várias pessoas, sendo que uma delas foi Morse (sim, o do código). E se há coisa a que não ligo é ao volume, nem muito menos procuro olhar para os constituintes do índice no sentido de estudar o seu futuro comportamento. Mas, claro está, tudo é uma questão de método e estilo e a esse nível cada um deve encontrar aquilo com que mais se identifica.

Com o desconhecimento que me assiste, pergunto se também não haverá subjetividade no método que utilizas, sabendo que também usas ondas/pivots.
A numeração e escolha dos mesmo não acarreta alguma subjetividade?
Abraço.

O método em si mesmo não tem nada de subjectivo, a não ser que se aceite que uma probabilidade ou um estatística seja algo de subjectivo. Nem de outro modo poderia ser pois foi "testado científica e academicamente". É claro que a escolha do pivot é subjectiva no sentido de que é uma escolha minha, mas não é isto que está em causa quando se fala de subjectividade. Mas, uma vez escolhido o pivot e desenhada a linha, não há lugar para subjectivismos mas apenas para probabilidades. E a probabilidade existe independentemente da natureza da onda, sua duração ou volume.
Na senda dos Mestres, dir-se-á que quanto ao modo como o método passa da teoria à prática, mais do que subjectividade, o que muitas vezes está em causa é Arte. E tenho dúvidas que esta se transmita. É preço que se tem de pagar.

Abraço

por HJOR » 15/8/2014 2:13

O Alquimista Escreveu:Quando eu perguntei ao amigo Hjor sobre a w3 tinha em mente tentar perceber a bondade da argumentação usada para sustentar o tipo de onda (w3 ou w5). Se supostamente os utilizadores das EW discordam da leitura que reciprocamente fazem perante um mesmo gráfico (e repare-se que são gráficos diários e semanais e não intradiários, onde o ruído impera, logo propícios a mais subjectivismo), eu quero saber porquê. Se dentro das EW há varias escolas, tendências ou maneirismos, o público deve aperceber-se delas para poder decidir (no fundo, é saber por qual delas nos deixaremos impressionar e convencer).

Haver a possibilidade de ser uma W3, W5 ou até mesmo uma WC, para quem usa EW, não existe subjetividade na sua estrutura porque são sempre 5 ondas.

Termino concordando inteiramente com a última frase...

O Alquimista Escreveu:(...) Mas, claro está, tudo é uma questão de método e estilo e a esse nível cada um deve encontrar aquilo com que mais se identifica.

Abraço.

por HJOR » 15/8/2014 1:56

O Alquimista Escreveu:(...)
Eu uso ondas, não no sentido das EW, mas num outro sentido, e também têm tempo e espaço projectados. Tais ondas/pivots são fruto de uma tentativa de aperfeiçoamento do trabalho de Elliott realizada por várias pessoas, sendo que uma delas foi Morse (sim, o do código). E se há coisa a que não ligo é ao volume, nem muito menos procuro olhar para os constituintes do índice no sentido de estudar o seu futuro comportamento. Mas, claro está, tudo é uma questão de método e estilo e a esse nível cada um deve encontrar aquilo com que mais se identifica.

Com o desconhecimento que me assiste, pergunto se também não haverá subjetividade no método que utilizas, sabendo que também usas ondas/pivots.
A numeração e escolha dos mesmo não acarreta alguma subjetividade?
Abraço.

por O Alquimista » 15/8/2014 1:42

ovelhaxone Escreveu: alquimista, uma das formas de indentificar ondas é com auxilio de outras métricas como o volume, medições de ondas anteriores e respetivas projecções, dimensões temporais das ondas, etc
(...)
resumindo e baralhando: eu penso que apesar da contagem não ser clara, temos mais probabilidade de continuação do ressalto e que estes minimos irão ser visitados num futuro próximo (1 semana a 3 meses). o que já é bastante útil \:D/

OvelhaXone,

Quando eu perguntei ao amigo Hjor sobre a w3 tinha em mente tentar perceber a bondade da argumentação usada para sustentar o tipo de onda (w3 ou w5). Se supostamente os utilizadores das EW discordam da leitura que reciprocamente fazem perante um mesmo gráfico (e repare-se que são gráficos diários e semanais e não intradiários, onde o ruído impera, logo propícios a mais subjectivismo), eu quero saber porquê. Se dentro das EW há varias escolas, tendências ou maneirismos, o público deve aperceber-se delas para poder decidir (no fundo, é saber por qual delas nos deixaremos impressionar e convencer).

É curioso notar que, não obstante estarmos a analisar gráficos diários e semanais do psi20, onde supostamente as coisas estão mais limpas e não há tanto ruído, nos diga que a contagem não é clara (e quando é que o será? quando for evidente para a maioria? ui, já é um pouco tarde). Esse é o grande defeito que vejo nas EW: abrem portas a um grande subjectivismo.

Num outro tópico tive a oportunidade de dar a conhecer a minha visão sobre a evolução do psi20 com a informação disponível à data e identifiquei, projectando, vários locais para observar com cuidado e agir em conformidade. É só confrontar o boneco de então com a realidade presente e tirar as respectivas ilações.

por HJOR » 15/8/2014 1:03

ovelhaxone Escreveu:(...) . a onda 2 curiosamente tem uma esturtura de impulso de 5 sub-ondas. (...)

Para já, apenas uma análise ao movimento citado, como sendo um zig-zag.
Anexos
PSIa.png

por O Estóico Ocioso » 15/8/2014 0:57

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 18:25, num total de 1 vez.

por RaposoTavares » 15/8/2014 0:31

Achei que podia ter interesse para a vossa interessante discussão, como não tenho nada de novo para dizer, vai daí, pimba!

http://www.expansion.com/2014/08/14/opinion/1408046312.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por O Estóico Ocioso » 15/8/2014 0:22

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 18:24, num total de 1 vez.

por Piu26 » 15/8/2014 0:19

ovelhaxone Escreveu:
(...)
com fecho em maximos dos indices americanos temos caminho aberto para continuação do ressalto, e com a continuação do ressalto temos o fenómeno de feedback e de movimentos reflexivos que irão alimentar o próprio ressalto. algo como 5800 e quem sabe os 6400 daqui a 1 mês e meio.

ainda por outro lado, a minha experiência diz-me que estes movimentos quando se aproximam de niveis relevantes do passado tendem a tocá-los e/ou forçá-los. falo dos minimos de 2013 em julho, na golpada do Portas e dos gaps abertos nessa zona. e também que este tipos de movimentos fortes e muito direccionais para serem a valer muitas vezes são acompanhados de volume, o que não aconteceu.

resumindo e baralhando: eu penso que apesar da contagem não ser clara, temos mais probabilidade de continuação do ressalto e que estes minimos irão ser visitados num futuro próximo (1 semana a 3 meses). o que já é bastante útil \:D/

Caro ovelhaxone
Obrigada por partilhar outra excelente analise com as EW.
Só não entendi o seguinte: a maior probabilidade é de irmos visitar a vela Portas ou lateralizar/dar continuidade á recuperação que já está a acontecer, para depois voltar á queda e então sim, iria fechar os gaps de 2013 ?

Honestamente acho que esta recuperação é sol de pouca dura, para grande mal nosso. A M50 cruzou a M200 quer no grafico semanal quer no diario ,,,

Grata pela resposta (e paciência)

Registado: 26/6/2014 23:20

por ovelhaxone » 15/8/2014 0:13

para leitura de férias recomendo tb o do alexandre elder e estes:
trading in the zone, de mark douglas
reminiscences of a stock operator, de edwin lefevre (biografia ficcionada de Jess Livermore)
market wizards, de jack schwager
special report on money management, de Van Tharp
a arte da guerra, de sun tzu
a psicologia de massas, de gustave le bon

Registado: 18/7/2013 15:16

por ghorez » 15/8/2014 0:01

Se imprimir moeda fosse a solução para tudo, a Venezuela era o país + rico do mundo. . . :lol:

Draghi faz mto bem em dizer: 1º reformas estruturais, depois logo se vê o dinheiro...

Registado: 25/9/2012 10:49

por O Estóico Ocioso » 14/8/2014 23:56

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 18:23, num total de 1 vez.

por ovelhaxone » 14/8/2014 23:51

alquimista, uma das formas de indentificar ondas é com auxilio de outras métricas como o volume, medições de ondas anteriores e respetivas projecções, dimensões temporais das ondas, etc

no caso da sua onda 3, ela tem uma das caracteristicas típicas de uma onda 3 que é o aumento do volume. contudo, a proporção entre ondas fica um pouco desiquilibrada em termos de dimensão temporal da onda 1+2 com a onda 3.
por outro lado, não são claros os impulsos sendo mais visivel estruturas de 3 ondas. por exemplo, a suposta onda 1 foi feita numa abc clara. a onda 2 curiosamente tem uma esturtura de impulso de 5 sub-ondas. a sua onda 3 no entanto consegue-se identificar 5 sub-ondas, embora pouco marcadas.

contudo, se considerarmos toda a onda correctiva desde o maximo de Junho ao minimo desta semana como a onda 3 ter-se-ia também uma estrutura em abc, indo em direcção á contagem que tenho proposto.

se analisarmos o ritmo do movimento, esta ultima onda correctiva desde finais de julho tem todo aspecto de ser o final de alguma coisa. resta saber o quê :). os gaps, o preço que inclina o seu movimento quase na vertical, a apatia do mercado com diminuição de volumes.

portanto eu diria que as contagens ainda com mais sentido e equilibrio são a sua e a minha (modéstia à parte 8-) )

podemos ainda tentar olhar para as constituintes do psi para decifrar mais o movimento. vemos que várias acções atingiram retracements de 61.8% do movimento 2012-2014 e que temos outras que se situam perto de máximos historicos. isto pode significar que temos um low nesta zona, sendo a dúvida maior por quanto tempo esse low irá aguentar.

com fecho em maximos dos indices americanos temos caminho aberto para continuação do ressalto, e com a continuação do ressalto temos o fenómeno de feedback e de movimentos reflexivos que irão alimentar o próprio ressalto. algo como 5800 e quem sabe os 6400 daqui a 1 mês e meio.

ainda por outro lado, a minha experiência diz-me que estes movimentos quando se aproximam de niveis relevantes do passado tendem a tocá-los e/ou forçá-los. falo dos minimos de 2013 em julho, na golpada do Portas e dos gaps abertos nessa zona. e também que este tipos de movimentos fortes e muito direccionais para serem a valer muitas vezes são acompanhados de volume, o que não aconteceu.

Editado pela última vez por ovelhaxone em 15/8/2014 0:14, num total de 1 vez.

Registado: 18/7/2013 15:16

por chuva » 14/8/2014 23:41

quer dizer que não. obrigada! :-k

Registado: 29/11/2007 3:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 182 visitantes