BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
TexanoBill Escreveu:Boas, aproveito o tópico para colocar uma questão.
Os fundos Espírito Santo (como o Espírito Santo - Euro Bond), é seguro investir nisso ou podem ser alvo de alguma qualquer 'medida de resolução' durante a liquidação do BES?
Se é seguro?
Não faço ideia, quem não metia lá um tosto sei eu, está tudo trodido aqui, tudo... para quê inventar?
Lose your opinion, not your money
Boas, aproveito o tópico para colocar uma questão.
Os fundos Espírito Santo (como o Espírito Santo - Euro Bond), é seguro investir nisso ou podem ser alvo de alguma qualquer 'medida de resolução' durante a liquidação do BES?

silviosilva2 Escreveu:Isto esta tudo acabado, 1ue resultados virao desta crise, e nao falo no bes, mas como vai ser para o futuro do pais? Vamos ter uma crise de divida de novo
Eu já o escrevi, acho que vamos voltar a ter crises de tudo no país!

Isto é mau de mais para ninguém ir preso, é mau de mais para nem um único assumir qualquer tipo de responsabilidades... isto é Portugal! Infelizmente o escrevo!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
É o Correio da Manhã a ajudar a festa com este título na primeira página. Lá vai o resto a correr a tirar o dinheiro do deposito pra pôr na CGD.
- Registado: 23/3/2014 20:46
Banco de Portugal admite falência do Novo Banco
Regulador está habilitado a dissolver o chamado ‘banco bom’ caso conclua que não é possível vender todo o património da instituição.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... novo-banco
Ainda muita coisa esta para vir .
Reestruturação da divida com possíveis consequências para os detentores desta e talvez os depósitos.
Talvez o 2ºo resgate com a desculpa da banca para não dizerem que o 1º resgate correu mal ...
Isto na minha opinião posso estar errado
Regulador está habilitado a dissolver o chamado ‘banco bom’ caso conclua que não é possível vender todo o património da instituição.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... novo-banco
Ainda muita coisa esta para vir .
Reestruturação da divida com possíveis consequências para os detentores desta e talvez os depósitos.
Talvez o 2ºo resgate com a desculpa da banca para não dizerem que o 1º resgate correu mal ...
Isto na minha opinião posso estar errado
- Registado: 1/8/2014 14:27
Isto esta tudo acabado, 1ue resultados virao desta crise, e nao falo no bes, mas como vai ser para o futuro do pais? Vamos ter uma crise de divida de novo
- Registado: 23/9/2011 19:31
Então o BdP emprestou 3.5 MM dois dias antes? Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo. E o incompetente do Carlos Costa com um discurso de confiança dando sinais contraditórios ao mercado. Claro que não podia dizer que estava falido porque senão era um pânico, mas pelo menos estava calado. Esse senhor já não tem credibilidade.
- Registado: 27/12/2011 20:40
ipjmc0 Escreveu:porra...............o bes esta morto .............que descanse em paz
Mas enquanto não houver justiça acho bem que continuem. Nesta incluo os ÉS, antiga administração, BDP e CMVM. Todos à sua maneira formaram este monstro que ainda vai destruir muita coisa. As consequências para Portugal ainda estão longe de terminar.
porra...............o bes esta morto .............que descanse em paz
- Registado: 29/8/2011 16:53
SUPERVISÃO
Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
11 Agosto 2014, 23:20 por Manuel Esteves | mesteves@negocios.pt
30Enviar por emailReportar erro
261
inShare
Luís Durão Barroso foi contratado sem concurso para o Departamento de Supervisão Prudencial. A regra no banco é contratar por concurso salvo situações de "comprovada e reconhecida competência profissional".
O Banco de Portugal contratou o filho do ex-primeiro-ministro e ainda presidente da Comissão Europeia para o Departamento de Supervisão Prudencial, onde iniciou funções há cerca de um mês. A contratação ...
isto é o circo chen?
Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
11 Agosto 2014, 23:20 por Manuel Esteves | mesteves@negocios.pt
30Enviar por emailReportar erro
261
inShare
Luís Durão Barroso foi contratado sem concurso para o Departamento de Supervisão Prudencial. A regra no banco é contratar por concurso salvo situações de "comprovada e reconhecida competência profissional".
O Banco de Portugal contratou o filho do ex-primeiro-ministro e ainda presidente da Comissão Europeia para o Departamento de Supervisão Prudencial, onde iniciou funções há cerca de um mês. A contratação ...
isto é o circo chen?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
BdP emprestou 3,5 mil milhões ao BES
Operação de emergência aconteceu para evitar o colapso do banco
Por: tvi24 / DC | 2014-08-11 20:50
O Banco de Portugal emprestou 3,5 mil milhões de euros ao Banco Espírito Santo, numa operação de emergência, para evitar o colapso do BES no final do mês de julho.
Grandes credores do BES admitem processar reguladores
BES: «Direito de informar está garantido na Constituição»
A informação consta da ata da reunião da administração do BdP realizada no dia 3 de agosto,e que decidiu a divisão do BES em dois: o Novo Banco e o «banco mau».
Segundo o documento, desde o fim de junho até ao dia 31 de julho o BES viu a sua liquidez encolher em mais de três mil milhões de euros.
O banco central viu-se assim forçado a recorrer a uma cedência de liquidez de emergência. O Novo Banco tem nesta altura os 3,5 mil milhões de euros para devolver ao BdP, além do crédito concedido ao BCE.
---------------------------
E veio ele dizer que estava sólido!
Operação de emergência aconteceu para evitar o colapso do banco
Por: tvi24 / DC | 2014-08-11 20:50
O Banco de Portugal emprestou 3,5 mil milhões de euros ao Banco Espírito Santo, numa operação de emergência, para evitar o colapso do BES no final do mês de julho.
Grandes credores do BES admitem processar reguladores
BES: «Direito de informar está garantido na Constituição»
A informação consta da ata da reunião da administração do BdP realizada no dia 3 de agosto,e que decidiu a divisão do BES em dois: o Novo Banco e o «banco mau».
Segundo o documento, desde o fim de junho até ao dia 31 de julho o BES viu a sua liquidez encolher em mais de três mil milhões de euros.
O banco central viu-se assim forçado a recorrer a uma cedência de liquidez de emergência. O Novo Banco tem nesta altura os 3,5 mil milhões de euros para devolver ao BdP, além do crédito concedido ao BCE.
---------------------------
E veio ele dizer que estava sólido!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Sr_SNiper Escreveu:Vou resumir a situação do BES numa frase simples de fácil compreensão.
O BES estava todo trodido! !!
correto,no final de junho estava, no inicio bastante mas ainda assim menos, o salgado carregou no acelarador até dar

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
como nem sempre muita queda no mercado significa o fim, como nem sempre quem shorta e muito sabe mais do que está a fazer do que os outros, vale a pena ver este top:
http://www.businessinsider.com/most-sho ... 014-7?op=1
http://www.businessinsider.com/most-sho ... 014-7?op=1
- Registado: 18/7/2013 15:16
ou que troderam o BES todo 

- Registado: 18/7/2013 15:16
Vou resumir a situação do BES numa frase simples de fácil compreensão.
Lose your opinion, not your money
+Valias Escreveu:Esta trapalhada toda na minha opinião já dava um bom caso de policia.......a guita anda aos milhares de milhões de um lado para o outro e nínguem esclarece nada.
A minha preocupação já não é só na posição de accionista, como contribuinte ainda estou mais preocupado com esta história dos 10.000 Milhões do BCE e dos 3.500 Milhões do Banco de Portugal......o Novo Banco com esta guita toda mais a recapitalização está carregadinho.
Mesmo bom para assaltar!!
Mas qual "guita toda"?! Os 10 mil milhões não existe fisicamente! Os que eventualmente existiram, já eram, por isso o BES não tinha capacidade para os devolver! Não percebo como é que ainda não perceberam que o BES estava falido, provavelmente 3 ou 4 vezes falido! Eu só fico é surpreendido como é que:
1- Os reguladores não viram nada;
2- Os administradores, sobretudo os representantes dos accionistas de referência (PT, CA, etc, também não viram nada (neste caso até pode funcionar como defesa dos reguladores, por Lei os acinistas têm também a obrigação de fiscalização, neste caso, pelos vistos, andavam todos a dormir);
3- Mais de uma semana depois do governador do BdP (não foi um comentador da TV) ter falado em "fraudes" inda não foi ninguém preso, nem sequer acusado;
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Esta trapalhada toda na minha opinião já dava um bom caso de policia.......a guita anda aos milhares de milhões de um lado para o outro e nínguem esclarece nada.
A minha preocupação já não é só na posição de accionista, como contribuinte ainda estou mais preocupado com esta história dos 10.000 Milhões do BCE e dos 3.500 Milhões do Banco de Portugal......o Novo Banco com esta guita toda mais a recapitalização está carregadinho.
- Registado: 6/8/2014 22:08
5element Escreveu:Já repararam que ninguém do BP, BES (NB), Governo e CMVM fala acerca das perdas dos pequenos acionistas e credores (incluindo os obrigacionistas). Está tudo caladinho.
Por outro lado existem associações, movimentos, membros mediàticos da polítíca, justiça e economia dizem que as medidas tomadas são anticonstitucionais, foram contrariadas algumas leis, etc..
O estranho é que os primeiros que mencionei ninguém nada! muito estranho, no mínimo.
Ja vi que não fui o unico que reparei nisso. Enfim, não falam porque não lhes convém e quando calha em assunto, é desviar o mais depressa possível. Quanto a apuramento de responsabilidades, é passar a batata quente uns aos outros.
Enfim, acho que nos que perdemos (sejam obrigacionistas ou acionistas), temos que nos começar a mentalizar que provavelmente não vemos qualquer retorno no investimento. Não quer dizer que nos tenhamos que calar, já assinei a petição (aqui fica para quem não sabe e queira assinar : http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=atm ), não se perde nada. Mas podiam ter planeado algo a pensar nos investidores que geraram muito dinheiro no banco, mesmo que fosse a aplicar no futuro, como posição no NB ou deixar fazer permuta de algumas ações como sugere a petição, pois todos investimos num conjunto e não só em bens toxicos e penso que isto já acalmaria muitos de nós em que o investimento não era completamente perdido.
E nem quero comentar o facto de estarem a considerar passar a divida do BESA para o NB se virem que este é rentavel. Mais um coisa que ao vir a ser cobrada, podia ajudar a compensar os investidores e é assim retirada.
- Registado: 3/8/2014 23:50
Perdoem-me os ilustres foristas a ignorância. Mas não estarão os 10MM€ protegidos por colateral?
E, por acaso, não será por obrigações do tesouro português? Porque não executam a garantia?
No meu curto entendimento, cheira-me a história mal contada e com água no bico... a grande
questão será " Quem tramou os E. Santo" e porquê? E quem em Portugal os ajudou? Resta saber
se o estoiro do Ges não arrebenta com a economia Portuguesa...vai ser triste de se ver!
E, por acaso, não será por obrigações do tesouro português? Porque não executam a garantia?
No meu curto entendimento, cheira-me a história mal contada e com água no bico... a grande
questão será " Quem tramou os E. Santo" e porquê? E quem em Portugal os ajudou? Resta saber
se o estoiro do Ges não arrebenta com a economia Portuguesa...vai ser triste de se ver!
- Registado: 18/2/2008 22:09
Dividam em banco bom e mau e definam o que está num e noutro. Agora em qualquer altura ter hipóteses de passar activos e passivos entre um e outro é demais. Isto é despotismo onde o resultado está viciado. Isso retira qualquer hipótese aos accionistas e obrigacionistas. Para além da expropriação indevida agora até se dão ao luxo de, à posteriori, escolher aquilo que até pode correr bem no bar Bank. Viva a democracia
http://economico.sapo.pt/noticias/trans ... 99428.html
Dividam em banco bom e mau e definam o que está num e noutro. Agora em qualquer altura ter hipóteses de passar a ti os e passivos entre um e outro é demais. Isto é despotismo onde o resultado está viciado. Isso retira qualquer hipótese aos accionistas e obrigacionistas. Para além da expropriação indevida agora até se dão ao luxo de, à posteriori, escolher aquilo que até pode correr bem no bar Bank. Viva a democracia
Avizinha-se uma guerra entre investidores americanos/brasileiros e a legislação europeia.
Os investidores de hedge funds que detinham obrigações no Banco Espírito Santo (BES) que, com a separação entre o Novo Banco e o ‘BES mau’, deixaram de ter qualquer valor, estão a ponderar ações judiciais contra as entidades de regulação portuguesas, o Banco de Portugal e a Comissão de Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM).
Em causa estará a passagem de alguns empréstimos contraídos pelo Banco Espírito Santo Angola (BESA) e que não foram pagos para o Novo Banco e não para o ‘BES mau’, como os investidores acreditam que devia ter sido feito. Estes empréstimos rondarão os 3,3 mil milhões de euros e entre os seus credores incluem-se alguns dirigentes políticos e económicos de Angola, motivo que, acreditam estes investidores, esteve na origem da colocação destes valores no Novo Banco e não no ‘BES mau’.
Segundo o New York Times, está já constituído um grupo que conta com investidores americanos e brasileiros, pelo menos, grupo esse que adquiriu obrigações emitidas pelo BES em 2013, no total de 750 milhões de euros. O risco dessas obrigações era particularmente elevado, sobretudo tendo em conta as novas regras europeias segundo as quais os investidores perderiam todo o dinheiro em caso de resgate ao banco. Além disso, quando foram emitidas essas obrigações, o BES acabara de anunciar resultados negativos trimestrais, a economia portuguesa estava em recessão e as agências de notação financeira tinham alertado para o risco de incumprimento bancário. Mas os juros eram atrativos: 7,125% ao ano.
É por todos estes fatores e ainda pelo facto de muitos investidores terem negociado as obrigações já no mês de julho, quando a crise no GES tinha já estalado – convictos de que o banco acabaria por recapitalizar-se ou ser salvo pelo Estado – que, a concretizar-se, uma ação judicial deverá encontrar resistência junto das autoridades europeias. E, a somar-se a isto, os seguros contraídos pelos investidores para proteger o seu dinheiro poderão não ser pagos, uma vez que o banco foi dividido entre ‘bom’ e ‘mau’ e não resgatado, situação em que as perdas estariam cobertas.
Entretanto, por cá, são os pequenos acionistas que se movem. De acordo com o jornal i, foi lançada uma petição – disponível online aqui – para pedir ao Parlamento que delibere a inscrição de uma verba no próximo Orçamento que sirva para indemnizar todos os investidores que detinham menos de 2% de ações do BES – as quais foram oficialmente retiradas da Bolsa esta segunda-feira. A proposta, elaborada pelo ex-deputado Luís Nandin de Carvalho, propõe que sejam reembolsados todos os acionistas com um montante máximo de 137 500 em títulos do BES, à cotação registada aquando do último aumento de capital da instituição, 65 cêntimos.

Os investidores de hedge funds que detinham obrigações no Banco Espírito Santo (BES) que, com a separação entre o Novo Banco e o ‘BES mau’, deixaram de ter qualquer valor, estão a ponderar ações judiciais contra as entidades de regulação portuguesas, o Banco de Portugal e a Comissão de Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM).
Em causa estará a passagem de alguns empréstimos contraídos pelo Banco Espírito Santo Angola (BESA) e que não foram pagos para o Novo Banco e não para o ‘BES mau’, como os investidores acreditam que devia ter sido feito. Estes empréstimos rondarão os 3,3 mil milhões de euros e entre os seus credores incluem-se alguns dirigentes políticos e económicos de Angola, motivo que, acreditam estes investidores, esteve na origem da colocação destes valores no Novo Banco e não no ‘BES mau’.
Segundo o New York Times, está já constituído um grupo que conta com investidores americanos e brasileiros, pelo menos, grupo esse que adquiriu obrigações emitidas pelo BES em 2013, no total de 750 milhões de euros. O risco dessas obrigações era particularmente elevado, sobretudo tendo em conta as novas regras europeias segundo as quais os investidores perderiam todo o dinheiro em caso de resgate ao banco. Além disso, quando foram emitidas essas obrigações, o BES acabara de anunciar resultados negativos trimestrais, a economia portuguesa estava em recessão e as agências de notação financeira tinham alertado para o risco de incumprimento bancário. Mas os juros eram atrativos: 7,125% ao ano.
É por todos estes fatores e ainda pelo facto de muitos investidores terem negociado as obrigações já no mês de julho, quando a crise no GES tinha já estalado – convictos de que o banco acabaria por recapitalizar-se ou ser salvo pelo Estado – que, a concretizar-se, uma ação judicial deverá encontrar resistência junto das autoridades europeias. E, a somar-se a isto, os seguros contraídos pelos investidores para proteger o seu dinheiro poderão não ser pagos, uma vez que o banco foi dividido entre ‘bom’ e ‘mau’ e não resgatado, situação em que as perdas estariam cobertas.
Entretanto, por cá, são os pequenos acionistas que se movem. De acordo com o jornal i, foi lançada uma petição – disponível online aqui – para pedir ao Parlamento que delibere a inscrição de uma verba no próximo Orçamento que sirva para indemnizar todos os investidores que detinham menos de 2% de ações do BES – as quais foram oficialmente retiradas da Bolsa esta segunda-feira. A proposta, elaborada pelo ex-deputado Luís Nandin de Carvalho, propõe que sejam reembolsados todos os acionistas com um montante máximo de 137 500 em títulos do BES, à cotação registada aquando do último aumento de capital da instituição, 65 cêntimos.
Já repararam que ninguém do BP, BES (NB), Governo e CMVM fala acerca das perdas dos pequenos acionistas e credores (incluindo os obrigacionistas). Está tudo caladinho.
Por outro lado existem associações, movimentos, membros mediàticos da polítíca, justiça e economia dizem que as medidas tomadas são anticonstitucionais, foram contrariadas algumas leis, etc..
O estranho é que os primeiros que mencionei ninguém nada! muito estranho, no mínimo.
bogos Escreveu:Se o BCE pediu reembolso dos empréstimos ao BES (hoje banco mau), que razões o levarão a abrir linhas de crédito (ao novo Banco bom)?
Mesmo limpo e imaculado, com novos nomes, o que leva o BCE a largar capital a troco de promessas de quase nada?
Isto realmente na alta finança é uma coisa inatingível há mente do comum cidadão....
Cumprimentos
Provavelmente porque o BES já não cumpria os rácios de capital e o novo banco cumpre...
- Registado: 9/7/2009 14:46
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, jorgemvm, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, VALHALLA, Zguibz2 e 85 visitantes