Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 12/8/2014 21:57

The more important point is achieving a portfolio construction process that helps you align your risk tolerance and financial goals with the most efficient portfolio you can maintain. That might involve more “active” portfolio construction and it might not.

http://pragcap.com/putting-the-underper ... erspective
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por RAndrade_74 » 12/8/2014 14:35

Boa tarde,

Agora que estou quase de férias queria aproveitar para ler alguma coisa sobre fundos. Já dei uma vista de olhos no primeiro post do tópico do VG, mas tem tanta coisa que precisava de um conselho. No fundo, o que eu precisava era de um livro (ou livros) com o tipo de informação que até agora só consegui encontrar nos tópicos de fundos deste forum... Que falasse sobre os diversos tipos de fundos (acções, bonds, monetários, commodities...) mais em detalhe. Já li o "Common Sense.." mas continuo com a impressão que aprendi bem mais com o que li por aqui.

Alguma sugestão?

Registado: 29/10/2013 10:04

por caralmeida030267 » 12/8/2014 10:46

Bom dia,

Alguém me sabe dizer qual é o nº máximo de produtos que posso adicionar a um portfólio virtual criado no Unience?
Adicionei 21 fundos ao portfólio virtual que criei, mas apenas consigo visualizar 17 produtos na análise. Sabem se existe algum limite e como se pode alterar?
Obrigado.

Registado: 10/7/2014 21:32

por ghorez » 12/8/2014 10:43

Mouro_Emprestado Escreveu:Simples... ou não. :-k

No caso do Gobulling ou do Best Trading Pro, não se sabe muito bem se és tu que deténs os activos ou não. Por essa razão eles não activam qualquer tipo de Acordo para evitar a Dupla Tributação.

Ora, para um investimento a longo-prazo, sei lá eu se o Saxo dá o estouro daqui a 15 anos e eu depois vejo-me grego para resgatar os meus investimentos.

Caso contrário, até preferia usar o Best Trading Pro (até porque tenho conta no Best).

Sem dúvida que quem gosta de diversificação, o investe parece ser uma boa solução.
De facto é impressionante como a maioria dos bancos (online pelo menos) cobram 6€/trimestre (24€/ano) de custódia, o que torna logo os custos elevadíssimos para quem é pobre (como eu) e quer investir. Só sobra mesmo a plataforma do saxo bank, ou o investe. :?

http://institutional.saxobank.com/why-saxo-bank
tudo muda em menos de 1 mês como o bes é exemplo...mas com um rácio de solvência de 16,2% e a dar lucro, parece estar tudo bem com o saxo. Vamos lá ver.

Protection and Handling of Institutional Client Funds

Risks linked to securities and derivatives are managed within the limits approved by top management. Saxo Bank controls the default risk of all open positions on an on-going basis and has adequate procedures in place.

Client funds are protected and handled as follows:

Institutional clients are, due to their status as licensed financial institutions, not covered for cash in case of Saxo Bank’s default. Cash in this regard includes the netted value of derivative positions.

All securities held with Saxo Bank will be returned to the Institutional Client if they are retrievable from Saxo Bank’s custodian. That the securities are retrievable is ensured by section 72 of the Danish Financial Business Act on Financial Services, which imposes on Danish banks to ensure that, the client’s rights to their securities are at all times protected, also in case of a default.

​Saxo Bank uses a number of different banks to hold client’s cash. Depending on the client’s residence they fund their accounts at Saxo Bank by transfer to the relevant bank in accordance with the settlement instructions for payments visible on Saxo Bank’s website.

Saxo Bank mainly uses one global custodian, currently Citi Bank, for securities and exceptionally other custodians on a few exchanges where local conditions call for it.

Saxo Bank holds client securities segregated from proprietary securities. When a client wishes to transfer securities to Saxo Bank, the client authorizes Saxo Bank to request the securities from the third party bank where the securities are held and ensures a transfer to the relevant custodian depending on the credentials of the security.

Protection of client funds with other Saxo Bank Group entities is covered by local regulations.

É força de acreditar mesmo...confiança nesta conversa toda. :( :?

Auditoria?
Saxo Bank A/S is the parent company of Saxo Bank Group and it holds the majority ​of the activities of the Group. Saxo Bank Group is audited by KPMG.
:( :( :( :lol:
Editado pela última vez por ghorez em 12/8/2014 10:51, num total de 2 vezes.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Rick Lusitano » 12/8/2014 1:11

O Alquimista Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Os princípios dos princípios já não me lembro. Lembro-me recentemente, de algo com o VG. :-k

É uma coisa sem grande importância, tipo "pela boca morre o peixe". É que eu sempre li o "Correio da Manhã". Agora adivinha quem foi o peixe.

:mrgreen:

Bom humor, é o que é preciso.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por O Alquimista » 12/8/2014 0:27

Rick Lusitano (New) Escreveu:Os princípios dos princípios já não me lembro. Lembro-me recentemente, de algo com o VG. :-k

É uma coisa sem grande importância, tipo "pela boca morre o peixe". É que eu sempre li o "Correio da Manhã". Agora adivinha quem foi o peixe.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Rick Lusitano » 11/8/2014 23:58

O Alquimista Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Alquimista Escreveu:http://www.marketwatch.com/story/6-steps-to-dumping-a-bad-mutual-fund-2014-08-11?link=MW_story_investinginsight

Antes de investir num qualquer activo (acções, fundos, etf, futuros, opções, fx, swaps, etc.) haverá alguém a responder às várias questões?
Não? Então, não se queixem.

Num outro artigo o mesmo autor escreve: I want below-average costs—or a darned good reason to pay more—and prefer managers with a track record of at least a decade. Uma década? 3 anos? Já vi isto discutido em qualquer lado.
http://www.marketwatch.com/story/the-ri ... 2014-07-21

Afinal também lês o Correio da Manhã. :D

Amigo Rick, sabes ou não sabes como começou essa história do Correio da Manhã? Por este post parece-me que não, mas posso estar enganado.

Os princípios dos princípios já não me lembro. Lembro-me recentemente, de algo com o VG. :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por O Alquimista » 11/8/2014 23:55

O Alquimista Escreveu:http://www.marketwatch.com/story/6-steps-to-dumping-a-bad-mutual-fund-2014-08-11?link=MW_story_investinginsight

Antes de investir num qualquer activo (acções, fundos, etf, futuros, opções, fx, swaps, etc.) haverá alguém a responder às várias questões?

Num outro artigo o mesmo autor escreve: I want below-average costs—or a darned good reason to pay more—and prefer managers with a track record of at least a decade. Uma década? 3 anos? Já vi isto discutido em qualquer lado.

Amigo Rick, sabes ou não sabes como começou essa história do Correio da Manhã? Por este post parece-me que não, mas posso estar enganado.

por Rick Lusitano » 11/8/2014 23:51

por O Alquimista » 11/8/2014 23:37

http://www.marketwatch.com/story/6-step ... inginsight

Re: O Bazar do Cash

por Rick Lusitano » 11/8/2014 21:56

K2O4 Escreveu:Rick,

Tu disseste "Alternativos 130/30 ações" e eu disse que de acordo com o enquadramento das categorias da Morningstar os fundos tipo 130/30 não se incluiam nas categorias dos alternativos, dando o exemplo do fundo da BlackRock com uma alocação do tipo 130/30 que pertence à categoria "Europa Cap. Flexível".
Onde é que as definições da Wikipedia e da Investopedia permitem concluir que um fundo 130/30 é um fundo alternativo? Se todos os fundos que têm alavancagem (posições longas > 100%) e posições curtas fossem considerados como fazendo parte da categoria Alternativos, então não faltavam alternativos por tudo o que era sítio.

Os fundos 130/30 ou 1X0/X0 é uma estratégia muito especifica, é uma das usadas pelos Hedge Funds. Os fundos com alvancagem podem alavancar a % que quiser, não têm que se preocupar em compensar o excedente dos 100% em posições longas com a % equivalente em posições ou vice-versa. A politica de investimento dos 130/30, é pegar nos lucros das posições curtas e aumentar o valor das posições longas, indirectamente, o gestor fica também com maior possibilidade de investir em curtas, devido ao valor da carteira em longas ter aumentado. O que é diferente de simplesmente alavancar a % que os gestores quiserem. E que também é diferente de ter estratégias Long/Short. Temos que distinguir fundos Long/Short de fundos que usem alavancagem. Existem fundos que recorrem a alavancagem, esporadicamente.

K2O4 Escreveu:Quanto a um fundo "dynamic" tu dizeres que é o mesmo que fundo "flexível", isso não corresponde à realidade do enquadramento definido nas "políticas de investimento" de cada fundo indicado na Morningstar. A definição de um fundo dynamic já a dei acima: liberdade total do gestor em alocar de forma dinâmica os ativos que julgue mais capazes, sem estar amarrado a nenhuma percentagem mínima de cumprimento de um índice qualquer. Quanto à palavra "flexível", a mesma quer dizer que o que é flexível é a liberdade do gestor em poder escolher ações de empresas dos diversos níveis de capitalização bolsista (Muito Grande a Micro Capitalização), e não a liberdade do gestor em adotar uma qualquer "política de investimento" sem a restrição percentual de cumprir um valor mínimo de alocação de referência de um índice qualquer (fundo dynamic).

Óptima descrição do teu pensamento. Será que existe isso em fundos de investimento? Talvez só em Hedge Funds.

K2O4 Escreveu:Quanto à questão das obrigações ultra short, tenho a dizer que uma das categorias da Morningstar é esta: "Obrigações ultra curto prazo EUR". O ultra short quer dizer que a maturidade efetiva das obrigações é inferior a 1 ou próximo de 1 ano.

Ok, já entendi a categoria a que te referias.

K2O4 Escreveu:Quanto à tua afirmação de "Desconheço que haja fundos de investimento UCITS, que permitam apenas shortar", essa questão podias colocá-la num fundo de ações em que as posições short significam que é um empréstimo de ações e que se ganha dinheiro quando o preço de cotação das ações desce, ao contrário das posições long em que se ganha dinheiro com a subida do preço de cotação das ações.

No mundo das finanças, podes shortar o quiseres, ações, obrigações, matérias, ETFs, etc. :wink:

K2O4 Escreveu:Rick, agora mudando de assunto. A tal "votação" do bla bla não foi nenhum ultimato, foi apenas um acto democrático de auscultação do auditório. A "votação" terminou num empate (dois a dois) e de acordo com os pressupostos que eu tinha definido, eu deveria continuar no Caldeirão, só que não vou continuar porque deixei de me sentir feliz a postar no Caldeirão, especialmente quando alguns que eu considerava amigos ficam no silêncio. Eu nunca fui, não sou e nunca serei uma pessoa de silêncios. Nesse sentido, quando tu no tópico do LTCM levas com um ataque ignóbil por parte de um user, eu fui lá pela 1ª vez postar para, de algum modo, te defender, e o que aconteceu? Passei a levar com a contínua mordedura de calcanhares do user que te atacou, e em contrapartida parece que ficaste mais amigo dele.

Para mim o conceito de amizade não é volátil nem segue tendências, e neste caso utilizo uma escala linear e não logarítmica, pois esta última dá mais relevo aos eventos recentes que aos mais antigos. Vou citar a frase de uma grande senhora, com a qual concordo em absoluto: Os verdadeiros amigos são uma espécie de dávida de Deus.
Há 3 coisas que nós nunca devemos renegar: A História porque é um passado factual, a família que é as nossas raízes e os amigos que é o cimento de ligação entre as várias cadeias da nossa vida e uma das fontes principais de alegria desta malfadada vida.

Parece que ficastes com ciumes. :mrgreen:
Não cultivo inimizades ou ódios de estimação. Não posso afirmar que sou amigo do Ghorez, da mesma maneira que posso afirmar que não é meu inimigo.
Ressente-me um pouco, as tuas dúvidas sobre mim. Põe a mão na tua consciência.

K2O4 Escreveu:Por último, vou-me despedir do Caldeirão, desejando a vocês todos os maiores êxitos profissionais e de sucesso nas vossas vidas

BR, és sempre bem-vindo quando quiseres. Tudo de bom para ti.

por ghorez » 11/8/2014 21:12

K2O4 Escreveu:Por último, vou-me despedir do Caldeirão, desejando a vocês todos os maiores êxitos profissionais e de sucesso nas vossas vidas, com o seguinte parágrafo inquestionável técnicamente:
Nos fundos de investimento de gestão ativa é onde se encontram os maiores retornos, mas em contrapartida é também onde se encontram os piores retornos. Nos ETF's passivos com um período de médio-longo prazo é onde se pode encontrar um maior número de retornos médios, devido à proteção de uma menor volatilidade dada pela probabilidade estatística do aumento da quantidade de amostra. Quem tiver a ambição de poder ter retornos acima da média tem de ir para fundos de investimento, e não para ETF's passivos, com uma relativa concentração de ativos de boa qualidade nos fundamentais e não com uma grande diversificação heterogénea de ativos. A correlação negativa entre ativos do portfolio é aquela que em teoria é a menos arriscada no global de todas as tendências do mercado, mas em contrapartida é aquela que pode dar menos retornos numa só tendência de mercado.

Um abraço,
file 112/BedRock/K2O4

Inquestionável?? :lol:
Este caríssimo adora jogos de palavras. Aqui vai algo concreto técnicamente (podem questionar que eu cá não me importo...e lido bem com o contraditório):

-> gestão ativa = + dinheiro no bolso dos gestores/bancos/intermediários
-> ETF's passivos = + dinheiro no bolso dos investidores

Dos que têm ambição, a maioria (como já amplamente demonstrado) vai perder dinheiro face a um barato etf.

http://www.marketwatch.com/story/timing ... 08?siteid=
Mark Hulbert
Aug. 8, 2014, 1:03 p.m. EDT

Timing this market is guaranteed to make you a loser
Opinion: It’s nearly impossible to pick both tops and bottoms in stocks

A Hulbert Financial Digest study of the past 15 years shows that Russell’s experience is more the rule than the exception. Just 11 of the 81 stock-market timers — those advisers who try to predict when to get into or out of the market to sidestep declines and participate in rallies — actually made money during the bear market that began after the Internet bubble burst in March 2000 and ended in October 2002.

These market timers have lost so much since then that, on average, they are in the red over the entire period since March 2000, having chalked up a 0.8% annualized loss.

A simple buy-and-hold approach using the Wilshire 5000 over the same period, by contrast, gained an annualized 4.2%, including reinvested dividends.

por Artista Romeno » 11/8/2014 16:20

x0106559 Escreveu:Consegue-se fazer uma interpretação comparativa mas todos estão abaixo de 50% por isso todos têm low IPC...

sim mas entao no caso dos setores, mais do que nos paises até fica claro em quais é que é mais facil sacar bons resultados através de gestão ativa penso eu... se o valor fosse tipo 80% entao nem valia a pena existirem gestores de carteiras de investimento ativos era mera perda de tempo :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por x0106559 » 11/8/2014 16:15

Consegue-se fazer uma interpretação comparativa mas todos estão abaixo de 50% por isso todos têm low IPC...

Registado: 14/10/2006 21:40

por Artista Romeno » 11/8/2014 16:06

x0106559 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Ativo vs Passivo quais os mercados mais indicados dos 3 principais a uma e a outra, nao tenho muito acrescentar as imagens falam por si

e qual seria o threshold para considerar alto ou baixo IPC?

creio que a leitura é facil dado a escala estar em percetagem, e a ideia e a comparação de paises e setores, que deixo no caso da europa em anexo :wink:
Anexos
vodafone cash flows.png
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por x0106559 » 11/8/2014 15:56

Artista Romeno Escreveu:Ativo vs Passivo quais os mercados mais indicados dos 3 principais a uma e a outra, nao tenho muito acrescentar as imagens falam por si

e qual seria o threshold para considerar alto ou baixo IPC?

Registado: 14/10/2006 21:40

por Artista Romeno » 11/8/2014 15:28

Ativo vs Passivo quais os mercados mais indicados dos 3 principais a uma e a outra, nao tenho muito acrescentar as imagens falam por si
Anexos
vodafone cash flows.png
Ativo ou passivo eur jpn us
vodafone cash flows.png
O metodo

por Mouro_Emprestado » 11/8/2014 13:15

ghorez Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Concordo contigo.. mesmo relativamente ao psi 20, se invisto prefiro sempre o índice do que tentar adivinhar qual a prox granda ação..
Tou curioso, pq preferiste a Invest Trader? É que eu fui p a gobulling PRO pq era mais barata (mercados euronext..)

Invest: 0,10% (min 5 EUR)
Gobulling PRO: 5 EUR

Simples... ou não. :-k

No caso do Gobulling ou do Best Trading Pro, não se sabe muito bem se és tu que deténs os activos ou não. Por essa razão eles não activam qualquer tipo de Acordo para evitar a Dupla Tributação.

Ora, para um investimento a longo-prazo, sei lá eu se o Saxo dá o estouro daqui a 15 anos e eu depois vejo-me grego para resgatar os meus investimentos.

Caso contrário, até preferia usar o Best Trading Pro (até porque tenho conta no Best).

Registado: 13/9/2013 0:16

por K2O4 » 11/8/2014 12:35

K2O4 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Dou eu o 1º passo no Bazar:

Para uma carteira diversificada, escolheria as seguintes classes:

:arrow: Long Acções

:arrow: Long Obrigações

:arrow: Long Imobiliário Directo (visto ser um activo dispendioso, investiria através de um fundo que detenha imobiliário directamente, em vez de deter acções de REITs ou MBS, ou seja, exposição indirecta ao sector do imobiliário)

:arrow: Long Infraestruturas Directo (visto ser um activo dispendioso, investiria através de um fundo que detenha infraestruturas directamente, em vez de deter acções de REITs de infraestruturas, ou seja, exposição indirecta ao sector do infraestruturas)

:arrow: Long Matérias-primas (inclui o ouro e outros metais preciosos)

:arrow: Long Liquidez

:arrow: Alternativos 130/30 Acções

:arrow: Alternativos Long/Short Market Neutral Acções

:arrow: Alternativos Long/Short Market Neutral Divida

:arrow: Alternativos Multi-estratégia Market Neutral (Mistos)

:arrow: Alternativos Private Equity

Eu, de repente, propunha incluir o seguinte:

- Ultra Short obrigações, para fazer a ponte entre o monetário/liquidez e as obrigações de curta maturidade;

- Short obrigações, para se ficar mais defendido num cenário de subida das taxas de juros;

- Quanto às long obrigações, tenho grandes dúvidas dado o novo ambiente e as perspetiva futuras do mercado da dívida com a expetável subida das taxas de juro, para além de que o Real Return histórico das obrigações ao longo de um período muito alargado de várias décadas, pode corresponder a uma rentabilidade real (deduzida a taxa de inflação) só ligeiramente positiva ou quase nula: "The stock market has returned about 10.5 percent a year for the past 75 years or so. Corporate bonds returned 4.5 percent, U.S.Treasuries returned 3.3 percent, and inflation grew at 3.3 percent. Notice that Treasuries and inflation ran neck and neck? That means your investment in Treasuries returned nothing to you after inflation. When you include the drain of taxes, you lost money by investing in Treasuries. You need stocks. Everybody who intends to be around longer than ten years needs to invest in stocks. That’s where the money is. Investing in stocks helps both the investor and the company.", in "THE NEATEST LITTLE GUIDE TO STOCK MARKET INVESTING" (edição 2013).

- Não designaria “Alternativos 130/30 ações” mas antes “ Fundos acções tipo 130/30”, pois o fundo BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension Fund E2 é um fundo tipo 130/30 e não está incluído na categoria Morningstar Alternativos mas sim na categoria Europa Cap. Flexível, dado que na alocação total do fundo, a % dos instrumentos financeiros alternativos é relativamente diminuta.

Para quem não sabe, um fundo tipo 130/30 quer dizer que tem uma alavancagem da ordem de 30% , o que somado ao normal 100% das posições longas nas ações passa a dar um total de long de 130%, isto à custa das posições curtas da ordem dos 30% nas acções, em que se ganha com a descida do preço de cotação das acções e a que corresponde uma espécie de empréstimo de capital para compensar a alavancagem.

Nas posições curtas das ações, os investidores pedem essas ações emprestadas, através da celebração de um acordo com a entidade detentora das mesmas, e vendem-nas mais tarde na esperança de haver uma queda no seu preço de cotação e assim ganharem dinheiro com essa queda. Se a aposta resultar, os investidores podem depois comprar as ações a um preço inferior, pagar o empréstimo e ainda encaixar o lucro resultante da queda entre o preço de referência da ação do empréstimo, no celebrado acordo, e o preço real de cotação da venda.

Um fundo tipo 130/30, tem como objetivo aliviar a restrição long-only para maximizar a rentabilidade potencial das oportunidades.

Acho que se deve incluir, pelo menos, mais os seguintes 2 fundos específicos:

- Fundos Dynamic: rompem com as restrições de terem nas suas carteiras uma determinada percentagem fixa do índice de referência, sendo que o gestor do fundo vai ter toda a liberdade para alocar o que bem entender em função do que ele acha que é mais apropriado no momentum e na tendência do mercado;

- Fundos Recovery: aproveitar as oportunidades das acções muito subvalorizadas de um afundanço exagerado do downside, em situações já de nítida recuperação (recovery) do mercado com potencial de desenvolvimento.

Abr,
K2O4

Da definição de um fundo 130/30:

Wikipedia Escreveu:A 130–30 fund is considered a long-short equity fund, meaning it goes both long and short at the same time. The "130" portion stands for 130% exposure to its long portfolio and the "30" portion stands for 30% exposure to its short portfolio. The structure usually ranges from 120–20 up to 150–50 with 130–30 being the most popular and is limited to 150/50 because of Reg T limiting the short side to 50%.

The Mathematics of 130–30
The 130–30 funds also known as 1X0/X0 funds give ordinary investors a taste of an investing strategy that has been popular among hedge funds, lightly regulated investment pools for institutions and high net worth individuals. Like other "long-short" mutual funds, the 130–30 funds have traditional "long" holdings of stocks but also sell other stocks "short" in a bet that prices will fall. In a short sale, investors sell borrowed shares with the hope of repurchasing them later at a lower price.

The 130–30 funds work by investing, say, $100 in a basket of stocks. They then short $30 in stocks that they believe to be overvalued. Proceeds from that short sale are then used to purchase an additional $30 in stocks thought to be undervalued. The name reflects the fact that the manager ends up with $130 invested in traditional long positions and $30 invested short. A common strategy is to use a traditional index, such as the S&P 500 or NASDAQ-100, and then rate the stocks comprising that index by a proprietary method; the top stocks would be held long, the bottom stocks short.

Fonte: Wikipedia, the free encyclopedia - 130–30 fund
http://en.wikipedia.org/wiki/130%E2%80%9330_fund

Também podes ler na Investopedia:
130-30 Strategy - http://www.investopedia.com/terms/1/130-30_strategy.asp

Conclusão:
São fundos que utilizam uma das estratégias de investimento que os Hedge Funds utilizam. Em que fundos com posições longas/curtas (long/short) são considerados fundos alternativos face aos tradicionais long-only funds.

O que chamas de de "Fundo Dynamic" é o considerado "Flexível".

K2O4 Escreveu:- Ultra Short obrigações, para fazer a ponte entre o monetário/liquidez e as obrigações de curta maturidade;

- Short obrigações, para se ficar mais defendido num cenário de subida das taxas de juros;

Ultra Short? O que queres dizer com isto? Short x2 ou x3 (Short alavancado)? Ou referes-te á maturidade muita curta das obrigações? Se sim, isso, já está incluindo nas obrigações em Long Obrigações.

Desconheço que haja fundos de investimento UCITS, que permitam apenas shortar.

PS: Não fiques "preso" á categorização da Morningstar.

Rick,

Tu disseste "Alternativos 130/30 ações" e eu disse que de acordo com o enquadramento das categorias da Morningstar os fundos tipo 130/30 não se incluiam nas categorias dos alternativos, dando o exemplo do fundo da BlackRock com uma alocação do tipo 130/30 que pertence à categoria "Europa Cap. Flexível".
Onde é que as definições da Wikipedia e da Investopedia permitem concluir que um fundo 130/30 é um fundo alternativo? Se todos os fundos que têm alavancagem (posições longas > 100%) e posições curtas fossem considerados como fazendo parte da categoria Alternativos, então não faltavam alternativos por tudo o que era sítio.

Quanto a um fundo "dynamic" tu dizeres que é o mesmo que fundo "flexível", isso não corresponde à realidade do enquadramento definido nas "políticas de investimento" de cada fundo indicado na Morningstar. A definição de um fundo dynamic já a dei acima: liberdade total do gestor em alocar de forma dinâmica os ativos que julgue mais capazes, sem estar amarrado a nenhuma percentagem mínima de cumprimento de um índice qualquer. Quanto à palavra "flexível", a mesma quer dizer que o que é flexível é a liberdade do gestor em poder escolher ações de empresas dos diversos níveis de capitalização bolsista (Muito Grande a Micro Capitalização), e não a liberdade do gestor em adotar uma qualquer "política de investimento" sem a restrição percentual de cumprir um valor mínimo de alocação de referência de um índice qualquer (fundo dynamic).

Quanto à questão das obrigações ultra short, tenho a dizer que uma das categorias da Morningstar é esta: "Obrigações ultra curto prazo EUR". O ultra short quer dizer que a maturidade efetiva das obrigações é inferior a 1 ou próximo de 1 ano.
Quanto à tua afirmação de "Desconheço que haja fundos de investimento UCITS, que permitam apenas shortar", essa questão podias colocá-la num fundo de ações em que as posições short significam que é um empréstimo de ações e que se ganha dinheiro quando o preço de cotação das ações desce, ao contrário das posições long em que se ganha dinheiro com a subida do preço de cotação das ações.

Rick, agora mudando de assunto. A tal "votação" do bla bla não foi nenhum ultimato, foi apenas um acto democrático de auscultação do auditório. A "votação" terminou num empate (dois a dois) e de acordo com os pressupostos que eu tinha definido, eu deveria continuar no Caldeirão, só que não vou continuar porque deixei de me sentir feliz a postar no Caldeirão, especialmente quando alguns que eu considerava amigos ficam no silêncio. Eu nunca fui, não sou e nunca serei uma pessoa de silêncios. Nesse sentido, quando tu no tópico do LTCM levas com um ataque ignóbil por parte de um user, eu fui lá pela 1ª vez postar para, de algum modo, te defender, e o que aconteceu? Passei a levar com a contínua mordedura de calcanhares do user que te atacou, e em contrapartida parece que ficaste mais amigo dele.

Para mim o conceito de amizade não é volátil nem segue tendências, e neste caso utilizo uma escala linear e não logarítmica, pois esta última dá mais relevo aos eventos recentes que aos mais antigos. Vou citar a frase de uma grande senhora, com a qual concordo em absoluto: Os verdadeiros amigos são uma espécie de dávida de Deus.
Há 3 coisas que nós nunca devemos renegar: A História porque é um passado factual, a família que é as nossas raízes e os amigos que é o cimento de ligação entre as várias cadeias da nossa vida e uma das fontes principais de alegria desta malfadada vida.

Por último, vou-me despedir do Caldeirão, desejando a vocês todos os maiores êxitos profissionais e de sucesso nas vossas vidas, com o seguinte parágrafo inquestionável técnicamente:
Nos fundos de investimento de gestão ativa é onde se encontram os maiores retornos, mas em contrapartida é também onde se encontram os piores retornos. Nos ETF's passivos com um período de médio-longo prazo é onde se pode encontrar um maior número de retornos médios, devido à proteção de uma menor volatilidade dada pela probabilidade estatística do aumento da quantidade de amostra. Quem tiver a ambição de poder ter retornos acima da média tem de ir para fundos de investimento, e não para ETF's passivos, com uma relativa concentração de ativos de boa qualidade nos fundamentais e não com uma grande diversificação heterogénea de ativos. A correlação negativa entre ativos do portfolio é aquela que em teoria é a menos arriscada no global de todas as tendências do mercado, mas em contrapartida é aquela que pode dar menos retornos numa só tendência de mercado.

Um abraço,
file 112/BedRock/K2O4
Editado pela última vez por K2O4 em 11/8/2014 16:22, num total de 2 vezes.

Registado: 4/8/2014 22:47

por DMP » 11/8/2014 8:40

Um gajo afasta-se uns dias e quando volta muito do que tem para ler é " bla bla bla ". :D

BR, ficas conosco pois claro. O teu contributo é apreciado por muitos de nós.

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por Tulipanegra » 11/8/2014 8:31

Tulipanegra Escreveu:Aqui deixo a minha carteira, constituída á mês e meio, apenas os 3 fundos que já tinha desde janeiro, estão no verde. O Santander foi à pouco mais de 15 dias ::) ::) ::)
Que fazer!? É aguentar :o

Obrigações 52%
E.S. Rendimento Plus FIA 15% (6,68)
E.S. Obrigações Europa 10% (-0,62)
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 10% (-0,74)
AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10% (-1,50)
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7% (-1,56)

Mistos 15%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 7,5% (0,44)
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 7,5% (-0,14)

Acções 33%
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3% (-4,02)
Franklin European Growth N Acc 3% (-2,73)
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3% (-2,46)
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5% (5,41)
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4% (-2,96)
Globais
M&G Global Dividend EUR A 5% (-2,20)
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4% (-4,32)

Sectoriais
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 3% (-1,13)
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 3% (0,03)

Santander Ações Portugal (-10,24)

O Pior é sem surpresas, o Acções Portugal... :wall:

Quais os teus objectivos, e o teu horizonte temporal? Se é para médio/longo prazo, vais te sair bem. Tens é de ser paciente, e forte mentalmente, os mercados não podem estar sempre a subir. Se estiverem sempre, é que devemos ter medo, pois uma correcção ou um mesmo crash pode vir acontecer, subidas constantes durante muito tempo, ou repentinas em pouco tempo, originam bolhas, que irão mais cedo ou mais tarde rebentar.

Quem já passou por tempestades e sobreviveu, ficou mais forte mentalmente e aprendeu muita coisa. Tivemos 1 exemplo, bem recente, no Verão passado. A 22/Maio/2013, o Ben Bernake do Fed, estourou a bolha das obrigações a nível mundial e das acções dos emergentes.

Aguenta forte, amigo, que os teus navios são bons. Eu também estou a levar porrada em mais fundos, mais diversificados e mais descorrelaccionados. Aliás, não deve haver muita gente, que não tenha pelo menos 1 fundo a levar porrada. :wall:

Boas Rick!
Sim é para M/L prazo, só quis partilhar com os foristas como se encontra a carteira atualmente! :oops:
Obg

Registado: 3/1/2014 22:00

por O Alquimista » 11/8/2014 0:49

ghorez Escreveu:Creio que o Warren Buffett disse um dia q a volatilidade é amiga de um investidor (por oposição de não ser amiga de um especulador). Penso que ele referia-se ao facto de algo volátil "oferecer" vários pontos de entrada/compra. O psi 20 de 2008 já teve 2 claras zonas de compra...parece que estamos a viver uma 3ª. (2008, 2011, 2014?)

Se ele disse isso, não sabia o que dizia. Mas também não é de estranhar porque ele não é (não tem sido) especulador, embora não tenha torcido o nariz ao uso de algumas "bazucas" ou, por outras palavras, "armas de destruição massiva", tão ao gosto dos especuladores.
Aliás, algo não parece bater certo: se ele é um fundamentalista, em que categoria é ele que encaixa a dita volatilidade amiga dos investidores"? Temos o pe/, o pbv, o eps, etc. e agora o "vai"?

Ele até terá dito, isso sim, que se pegar num gráfico e o estudar normalmente ou de pernas para o ar chega sempre a mesma conclusão. E não é que terá razão, dependendo do que se pretende fazer!? Nunca um fundamentalista esteve tão perto de uma conclusão técnica.

http://www.businessinsider.com/warren-b ... ins-2013-8

http://dealbook.nytimes.com/2011/03/14/ ... y-buffett/

http://finance.yahoo.com/blogs/daily-ti ... 40626.html

http://www.vanityfair.com/online/daily/ ... estruction

Só para respigar uns breves apontamentos aqui dos canhenhos. Nem tudo o que reluz é ouro.

por ghorez » 11/8/2014 0:15

Rick Lusitano (New) Escreveu:Vou chocar a comunidade e mexer num ninho de vespas: :twisted:
Não acredito em investimentos em Acções Portugal para longo-prazo. E mesmo para o curto prazo, senti-me tentado, mas o racional falou mais alto.

Creio que o Warren Buffett disse um dia q a volatilidade é amiga de um investidor (por oposição de não ser amiga de um especulador). Penso que ele referia-se ao facto de algo volátil "oferecer" vários pontos de entrada/compra. O psi 20 de 2008 já teve 2 claras zonas de compra...parece que estamos a viver uma 3ª. (2008, 2011, 2014?)
:-k
Houve uma notícia que circulou há tempos que dizia q o mercado português tem rendido 12%/ano. Não sei onde se basearam...

Mouro_Emprestado Escreveu:Porquê? Porque considero que o risco de uma empresa estoirar é muito superior ao risco de um mercado global ter um crash.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Seria interessante, a partilha de informação do ponto de vista de 1 investidor em ETFs no Invest. Usam a plataforma SaxoBank?

Não, usam uma plataforma própria (Invest Trader), que nunca me debrucei sobre ela (lá está, não sou nem quero ser nenhum trader :twisted: ).

Concordo contigo.. mesmo relativamente ao psi 20, se invisto prefiro sempre o índice do que tentar adivinhar qual a prox granda ação..
Tou curioso, pq preferiste a Invest Trader? É que eu fui p a gobulling PRO pq era mais barata (mercados euronext..)

Invest: 0,10% (min 5 EUR)
Gobulling PRO: 5 EUR

por Rick Lusitano » 10/8/2014 21:50

O Alquimista Escreveu:(...)

O verdadeiro Al Capone procurava encontrar um bem ou serviço de procura elevada mas de oferta limitada. O Alquimista procura encontrar nos gráficos zonas de oferta onde possa vender e zonas de procura onde possa comprar.

abraço

:mrgreen:

like.jpg
like.jpg (1.5 KiB) Visualizado 8038 vezes

por O Alquimista » 10/8/2014 21:40

Al Capone, tu e o BR, são mentes parecidas, deixem-se de picardias. Combinem uma geladinha, troquem ideias, e vão ver que, o que vos une. é mais do que os separa. :wink:

Amigo Rick,

Agora que me tratas por Al Capone :D podia contar-vos uma história que liga a "minha instrução na arte de especular" com essa figura mítica mas não o farei por falta de tempo.

O verdadeiro Al Capone procurava encontrar um bem ou serviço de procura elevada mas de oferta limitada. O Alquimista procura encontrar nos gráficos zonas de oferta onde possa vender e zonas de procura onde possa comprar.

abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Karra, TTM62 e 56 visitantes